ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 15/03/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O ciclone tropical Idai causou pelo menos 122 mortes e deixou mais de um milhão pessoas afetadas em Moçambique e no Malaui desde o começo de março. Em Moçambique, 66 pessoas morreram, 111 ficaram feridas e 141 mil já foram afetadas por inundações provocadas pelo Idai desde o começo do mês em Moçambique. No país vizinho, 56 morreram, 577 ficaram feridos e 922 mil 900 pessoas foram afetadas pelos danos gerados pelo ciclone.

Ataques a tiros simultâneos contra duas mesquitas na Nova Zelândia, deixaram 49 mortos e 48 feridos nesta sexta-feira. As autoridades ainda não divulgaram as identidades das vítimas e dos assassinos. Quatro pessoas envolvidas nos ataques foram detidas: três homens e uma mulher. A polícia local informou, porém, que não está descartada a hipótese de que outros criminosos estejam envolvidos.

O Senado norte-americano se uniu à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira ao derrubar a declaração de emergência nacional na fronteira sul feita pelo presidente DONALD TRUMP no dia 15 de fevereiro. O Senado votou por 59 a 41 votos para derrubar a emergência. TRUMP já afirmou que vai vetar a medida. Uma emergência nacional daria a TRUMP a permissão para usar fundos federais sem aprovação do Congresso, inclusive, para construção de um muro na fronteira com o México.

A Câmara dos Deputados criou duas comissões parlamentares de inquérito nesta quinta-feira. Uma das CPIs vai investigar a tragédia em Brumadinho. Em janeiro, uma barragem da mineradora Vale rompeu na cidade, levando uma enxurrada de lama à região e provocando cerca de 200 mortes. A outra CPI será responsável por apurar, conforme o requerimento, supostos "atos ilícitos e irregulares" praticados no BNDES. Com a criação das CPIs, os partidos políticos agora devem indicar quais parlamentares vão compor as comissões.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE afirmou que assinará nesta quinta-feira o ato para criar a comissão da Casa que acompanhará a tramitação da reforma da Previdência. De acordo com ALCOLUMBRE, a comissão especial será formada por nove senadores. O colegiado será presidido por OTTO ALENCAR do PSD da Bahia e e o relator será TASSO JEREISSATI do PSDB do Ceará. O objetivo é acompanhar a reforma, mesmo antes do texto ir para o Senado. Nesta quarta, foi instalada a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, por onde a reforma vai começar a tramitar.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, por seis votos a cinco, que crimes eleitorais como o caixa 2, que tenham sido cometidos em conexão com outros crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, devem ser enviados à Justiça Eleitoral. Integrantes da Operação Lava Jato, em Curitiba, criticaram a decisão, afirmando que não há estrutura para processos mais complexos na justiça eleitoral. Segundo os procurados, isso pode levar à maior demora no julgamento de processos e no risco de prescrições, além da anulação de atos já realizados pela Justiça Federal.

O número de pacientes que tiveram dengue em 2019 no estado chegou a 27. O dado está no boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. O caso de morte por dengue foi descartado após exames feitos no Laboratório de Saúde Pública, o Lacen. Do total de 27, 14 casos foram contraídos dentro de Santa Catarina e 12 pacientes foram infectados em outros estados. Neste ano, Santa Catarina confirmou oito mil 172 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, em 153 municípios. 77 cidades são consideradas infestadas pelo inseto.

O volume de vendas do comércio catarinense cresceu oito vírgula quatro por cento em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado e três ponto oito frente ao mês anterior, dezembro. Em 12 meses, acumulou alta de sete e meio por cento, quase quatro vezes mais do que a média nacional. O volume do varejo ampliado de Santa Catarina, que inclui móveis e materiais de construção, subiu sete por cento em janeiro deste ano na comparação com janeiro do ano passado.

Santa Catarina fechou janeiro com produção industrial zero vírgula oito maior frente ao mês anterior e alta de um vírgula dois por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado. O Brasil, em média, teve queda na produção industrial. Nos últimos 12 meses, o setor cresceu três vírgula seis por cento no Estado. O crescimento da produção industrial de Santa Catarina foi puxado pelos setores de máquinas e equipamentos com 18 por cento de aumento e produtos de metalque subiram 11 e meio.

Jornada Jovem promove mais uma edição do Carreteiro no Tacho. A informação é de CAROLINE SCHWAD – tesoureira do grupo em Campo Erê. Segundo ela, o evento acontece amanhã no Ginásio da Igreja Matriz. Ela reforça que os interessados devem adquirir seus ingressos antecipado. As vendas estão sendo feitas pelos integrantes da Jornada Jovem a 15 reais para adultos e crianças de cinco a dez anos pagam apenas 10 reais. A expectativa para a terceira edição é muito boa, afirma CAROLINE. São esperadas cerca de 280 pessoas.

Palestra para mulheres da Cooperalfa acontece hoje. Quem lembra é o gerente da filial de Campo Erê VICENTE DAMBROS. Segundo ele, acontece daqui a pouco ás 14 horas no centro de eventos do município, uma ação especial para as mulheres. A palestra será ministrada por MARITANIA BAGNARA, que atua nessa área social na Cooperalfa em Chapecó. O gerente frisa que o tema é: “A Arte de Ser Mulher”.

Palestra para mulheres envolve três filiais da Cooperalfa. CÉLIA JACOVAS da filial de Campo Erê, destaca que devem participar mulheres de Campo Erê, São Donato e São Bernardino. Objetivo é mostrar ao público feminino que elas podem e devem ser valorizadas. Durante a palestra, elas serão motivadas a serem mulheres e ocupar seu espaço na sociedade. A entrada será gratuita e após o evento será oferecido um coquetel.

Oficina de Fotografia com celular faz parte das atividades de aniversário do município. A informação é de CAMILA BARONIO – agente de desenvolvimento local de Anchieta. Conforme ela, ação faz parte da programação dos 56 anos de Anchieta. A Oficina de Fotografia com Celular com CAMILA FRANÇA RETRATISTA, ocorre no dia 23, agora de março, às 8 horas e 30 minutos. Objetivo é desenvolver as técnicas que as pessoas já usam no dia a dia, quando utilizam o celular para fotografar.

Celular tem muitos recursos que muitas vezes as pessoas não sabem como utilizar. O comentário é de CAMILA BARONIO de Anchieta. Ela frisa que na oficina os participantes irão aprender a explorar ao máximo o seu celular e descobrir que fotografia é muito mais do que um clique. Segundo CAMILA, qualquer pessoa que queira desenvolver seu olhar e expressão pessoal usando a câmera do telefone pode se inscrever, basta entrar no site da prefeitura e se inscrever pelo link, ou então ir pessoalmente até a Sala do Empreendedor.

Conselho da Agricultura promove reunião na próxima semana. A informação é de JOSÉ BAU – engenheiro agrônomo da prefeitura de Campo Erê. Conforme ele, o encontro será na próxima terça-feira, ás 9 horas da manhã na Câmara de Vereadores. Essas reuniões acontecem várias vezes no ano, sempre quando há necessidade de debater assuntos pertinentes à área agropecuária. Na ocasião será apresentado aos agricultores o novo coordenador de agricultura e secretário, ANTONIO TEIXEIRA e SIDINEI GUETINO.

Assuntos de interesse do Conselho de Agricultura serão debatidos em reunião. O agrônomo JOSÉ BÁU, destaca que é fundamental a participação de todos os membros do conselho. Nesses encontros é discutido tudo que está sendo feito com relação a agricultura e que depois deve ser repassado pelos representantes aos demais agricultores das comunidades.

Caslo realiza assembleias ordinária e extraordinária e elege nova diretoria. De acordo com VALENTIM DE MACEDO da Cooperativa Agropecuária São Lourenço, foi reunido um grande número de sócio ontem, no auditório do Sicoob Original, em São Lourenço do Oeste. A mesa de honra foi composta por ele, presidente da Caslo, OSMAR CHIOT – vice presidente, ARTÊMIO FLACH – secretário, ODAIR BOTIN – Gerente Comercial, FÁTIMA SCARIOT contadora da Caslo e ainda MARINA PISSAIA.

Assembleia da Cooper Caslo inicia com leitura do edital de convocação. Conforme DE MACEDO foram discutidas e aprovadas alterações estatutárias e prestados esclarecimentos com aprovação sobre financiamento por meio de cotas. Na ocasião foi apresentado ainda, o balanço patrimonial referente a 2018 e a destinação de sobras. VALENTIM DE MACEDO foi reconduzido ao cargo de presidente da Caslo.

Seminário discute geração de energia através de energia solar e secagem e armazenamento de grãos. VILMAR PIOVEZANI – vice-prefeito e responsável pela agricultura em Anchieta, frisa que a pasta através do programa aprendendo mais, está organizando seminário para os agricultores. Será segunda-feira, às 14 horas na Câmara de Vereadores. O vice-prefeito ressalta que o seminário está dentro da programação dos 56 anos do município de Anchieta.

Objetivo do Seminário é proporcionar capacitação sobre temas importantes relacionados a agricultura. O comentário é do vice-prefeito de Anchieta. Segundo ele, a expectativa, é reunir agricultores de todas as comunidades do município, representantes de entidades parceiras e de setores do governo, lideranças comunitárias, políticas e sociais.

Seminário conta com duas palestras. VILMAR PIOVEZANI – vice-prefeito de Anchieta, ressalta que a primeira, sobre geração de energia elétrica nas propriedades rurais através da energia solar, com ELVYS TAFFAREL , Engenheiro Agrônomo, especialista em Gestão de Agronegócios. A segunda palestra tratará sobre secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural, com SIMONE BIANCHINI, Engenheira Agrônoma, Mestre em Sistemas de Produção Agrícola Familiar.

IBGE faz levantamento agrícola para todas as culturas. ALCEMIR LAMB – técnico chefe da agencia do IBGE de São Lourenço do Oeste, relata que agencia abrange 19 municípios, desde Palma Sola, passando pela divisa com Paraná até Abelardo Luz. O levantamento feito em Campo Erê é das principais culturas que mais movimentam a região. Entre elas, LAMB cita a soja que tem mais de 19 mil hectares plantados no município. Cerca de 35 por cento do produto já foi colhido. Em média o rendimento por hectare é de três mil e quinhentos quilos, sendo 55 sacas, por hectare. Esse percentual só não é maior, lembra ALCEMIR, devido a uma chuva de granizo que atingiu parte das plantações em Campo Erê, no mês passado.

Milho em grão já tem cerca de 70 por cento das lavouras colhidas. ALCEMIR do IBGE agencia de São Lourenço do Oeste, comenta que esta cultura também apresenta uma média de três mil e quinhentos quilos plantados por hectare. Comparado aos anos anteriores, o técnico frisa que neste, o milho tem apresentado bons resultados, com cerca de 180 sacas por hectare. Já o feijão, são cerca de setecentos quilos plantados no município. Tem ainda o fumo com 40 hectares. Esta cultura já foi toda colhida, e os produtores estão na fase de classificação e comercialização do produto.

Campo Erê tem várias culturas que são importantes para o desenvolvimento do município. ALCEMIR LAMB – técnico do IBGE agencia de São Lourenço do Oeste, cita a mandioca que tem aproximadamente 20 hectares plantados. São as agroindústrias do município que trabalham com esse produto. Além disso, o técnico cita também a cana de açúcar com dez hectares plantados. Esses dados são apenas do município de Campo Erê, os demais que abrangem a agencia do IBGE de São Lourenço deverão ser anunciados nos próximos dias.

Preços das culturas mais plantadas em Campo Erê são satisfatórios. A manifestação é do técnico do IBGE, ALCEMIR LAMB. Segundo ele, até agora a estimativa é boa. Porém, não se pode garantir o mesmo valor das culturas até o fim da colheita. LAMB, explica que para chegar a esse levantamento oficial das culturas, são feitas quatro reuniões por ano em cada município. Elas acontecem de forma estratégica, uma no momento de preparação da safra, outra na metade do plantio e na colheita também. O técnico, esclarece que o IBGE é o único detentor de dados oficias no Brasil, os dados levantados colaboram com qualquer tipo de decisão do governo, desde fomentos agrícolas até seguro rural.

Adolescente faz vaquinha pela internet após perder o olho; acidente aconteceu em São Lourenço do Oeste. A estudante RAYLLA FACHIN, 14 anos, realiza uma vaquinha virtual para arrecadar recursos financeiros e assim manter o tratamento que está realizando em um olho. Segundo informações a jovem, que é de Santa Izabel do OestePR, sofreu um acidente em dezembro quando brincava de tiro ao alvo com uma espingarda de pressão. Em um dos disparos, o chumbinho ricocheteou e atingiu seu olho esquerdo. O fato aconteceu em São Lourenço do Oeste, onde a família passava as festas de fim de ano.

Adolescente é socorrida, transferida para Chapecó e passou por cirurgia para a retirada do olho. A jovem diz que a família optou pelo atendimento particular pela agilidade do processo, pois, conta ela, havia a possibilidade de perder o outro olho. O tratamento gerou um custo alto para a família e foi assim que surgiu a ideia de fazer a vaquinha pela internet. Objetivo é chegar aos 20 mil REAIS. Até a manhã de hoje, RAYLLA já havia arrecadado cerca de três mil e meio.

PM apreende drogas com jovens em academia pública. A Polícia Militar de Campo Erê, em rondas de rotina suspeitou da atitude de dois homens e os abordou ontem, nas dependências da Academia Pública do Bairro São Cristóvão, na Rua Damo em Campo Erê. Ao realizar a revista pessoal, foi localizada no bolso da frente da calça de um dos homens uma bucha contendo maconha e na carteira de cigarros do outro envolvido foi encontrada outra bucha de maconha. Ao serem indagados sobre a posse da droga, os abordados confirmaram ser deles e que são usuários. Eles concordaram com o Termo de Compromisso de Comparecimento em juízo no Fórum da Comarca de Campo Erê. A droga, foi apreendida e, os envolvidos liberados.

Adolescente é atropelada por bicicleta.O Samu de Francisco Beltrão foi acionado na noite de ontem, para atender um atropelamento na Avenida Bispo Dom Agostinho José Sartori, próximo ao trevo da PRE, onde um ciclista atropelou uma adolescente de 14 anos. A vítima foi socorrida pelo Samu aparentemente com ferimentos leves. Segundo informações o condutor da bicicleta disse que perdeu o controle num buraco e acabou atingindo a pedestre que caminhava ao lado da rodovia.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.