ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 15/01/2020

O tempo na região ... é de ... . A previsão para as próximas horas é de tempo instável com pancadas isoladas de chuvas. A mínima das últimas horas foi de ... graus e a máxima deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a quarta-feira em baixa. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Seis pré-candidatos democratas voltaram a se enfrentar, nesta terça-feira no último debate antes do início das primárias nos Estados Unidos marcado pela disputa entre o ex-vice-presidente JOE BIDEN e o senador progressista BERNIE SANDERS. O último debate antes da assembleia em que os democratas escolhem seu candidato começou centrado na política externa e o papel das tropas americanas distribuídas pelo mundo, no momento da crescente tensão entre Estados Unidos e Irã. BIDEN, vice de BARACK OBAMA, chega como favorito em nível nacional, com 28 por cento, seguido de SANDERS com 20 por cento.

A agência estatal Sana informou nesta terça-feira que um porta-voz militar da Síria acusou os militares de Israel de terem atacado uma base na província de Homs. Segundo ele, os sistemas de defesa sírios abateram os mísseis descritos como israelenses. O governo israelense não deu declarações públicas sobre a suposta ação. Israel teme que a Síria, governada por BASHAR AL-ASSAD, torne-se uma base de operações do Irã, sobretudo com a recente tensão no Oriente Médio após a morte do general iraniano QASSEM SOLEIMANI em um ataque aéreo dos Estados Unidos.

O presidente do regime chavista da Venezuela, NICOLÁS MADURO, afirmou que "conhece os planos imperialistas" da Colômbia e do presidente brasileiro, JAIR BOLSONARO. O venezuelano não deu detalhes nem apresentou provas sobre esses supostos planos, e ameaçou reagir caso haja ações militares no país. MADURO declarou que “caso se atrevam, vamos arrebentar seus dentes para que aprendam a respeitar a Força Armada Nacional Bolivariana”.

O Ministério da Saúde afirmou que todos os estados do Nordeste, assim como Espírito Santo e Rio de Janeiro, poderão ter um surto de dengue a partir de março deste ano. O porta-voz do Ministério da Saúde, ROBERTO SAID afirmou que a dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo. Ele disse ainda que no momento, os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão em alerta. No ano passado, o Brasil registrou mais de um milhão de casos de dengue, sendo que desse total, 782 pessoas acabaram morrendo.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, ROGÉRIO MARINHO, anunciou ontem que sete mil militares da reserva vão reforçar o atendimento no INSS. A ideia é que o pacote seja implementado até abril e, com isso, a fila de quase dois milhões de pedidos represados seja resolvida até setembro. O governo também quer restringir a cessão de servidores do INSS a outros órgãos, e instalar uma força-tarefa para a perícia dos mil 514 servidores que estão afastados do instituto. As mudanças serão publicadas em um decreto. Segundo o governo, o texto também vai incluir medidas de desburocratização do atendimento do INSS, como o fim da obrigação em autenticar documentos e atualizar certidões ao longo da tramitação.

O presidente JAIR BOLSONARO informou nesta terça-feira que o governo vai reajustar o valor do salário mínimo de um mil e 39 reais para um mil e 45 reais. Segundo BOLSONARO, o valor vai valer a partir do dia primeiro de fevereiro. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva na sede do Ministério da Economia, onde o presidente se reuniu com o ministro PAULO GUEDES. Segundo BOLSONARO, o reajuste será feito via medida provisória, ato que tem força de lei imediatamente. O objetivo com a medida é evitar perdas inflacionárias. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos o valor do salário mínimo serve de referência para 49 milhões de pessoas.

A Polícia Militar de Santa Catarina recebeu nesta terça-feira o robô Teodor, um reforço no esquadrão antibombas. O equipamento é especializado em operações para identificar e desarmar artefatos explosivos. Ele pode ser controlado a um quilômetro de distância e suportar temperaturas entre 20 graus negativos e 60 graus. O novo integrante da Polícia Militar tem olhos precisos, pesa 375 quilos e pode chegar a dois metros de altura. O robô foi doado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. O valor dele é de um vírgula um milhão de reais.

Santa Catarina comemora o melhor desempenho da história na exportação de carnes. Em 2019, o embarque de carne suína bateu recorde e o de frango teve seu segundo melhor resultado em 22 anos, impulsionando todo o setor de proteína animal. Os catarinenses encerraram o ano com um faturamento de três vírgula 12 bilhões de dólares com as exportações de carnes. Um crescimento de 19 vírgula quatro por cento em relação a 2018. Ao longo do ano passado, o Estado embarcou um vírgula sete milhões de toneladas de carne de frango, suína, bovina, de perus, patos, marrecos e demais carnes e miudezas representando um aumento de onze por cento em comparação a 2018 e fechando o ano como sendo o melhor desde 1997 quando os dados começaram a ser analisados.

A cada 26 horas uma pessoa morreu afogada no litoral de Santa Catarina durante o primeiro mês da Operação Verão. O estado registrou 29 mortes em rios, cachoeiras e praias até o dia 12 de janeiro. Os casos começaram a ser contabilizados em 12 de dezembro de 2019 e foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina na manhã de ontem. A maioria morreu após se afogar em locais de água doce, como rios e cachoeiras, que terminaram o período com 18 vítimas. Nas praias, desde o início da operação, 11 pessoas perderam a vida. No primeiro mês da Operação Veraneio desta temporada, os socorristas já fizeram mil 316 salvamentos e resgates no Estado. Já o helicóptero Arcanjo operou em 246 ocorrências.

Grupo Jovem Vida tem nova diretoria. SILVANA PASTORELLO foi eleita nova presidente da entidade em São Lourenço do Oeste. Ela conta que já faz parte do Grupo há quatro anos. Já atuou como secretária, vice-presidente e agora como presidente. A ideia para esse mandato, diz SILVANA, é continuar com os programas que deram certo, bem como com as parcerias. No momento as atividades estão mais paradas devido ao período ainda ser de férias de alguns voluntários e dos menores atendidos pelo Grupo. No início de fevereiro, as ações voltam ao normal, e será feita uma reunião com a nova diretoria para acertar os último detalhes.

Meta para 2020 é expandir o Programa “Socializar para um Futuro Melhor”. SILVA PASTORRELO, destaca que essa proposta deu muito certo dentro do Grupo. No ano passado o programa começou atendendo oito adolescentes, a estimativa agora é chegar a 40 atendimentos. Esse e os demais programas desenvolvidos pelo Grupo Jovem Vida, tem como principal objetivo desenvolver os jovens para um futuro melhor.

Sinte se mobiliza para início do ano. ALDROIR KREEMER – coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação conta que o período agora é de escolha dos professores ACT’s. Outra questão que está sendo amplamente discutida na Assembleia Legislativa é a Reforma da Previdência. A nível federal previu que os estados e municípios enquanto não adotarem nenhuma mudança, valem as regras anteriores a reforma da previdência nacional. Hoje a reforma aprovada não está em vigor para os servidores. Diante disso, o governador de Santa Catarina, no final do ano enviou uma proposta prevendo uma reforma no estado, mas muito ruim, no entendimento do coordenador, e isso preocupa muito os trabalhadores em educação.

Reajuste do piso nacional é tema de discussão para 2020. O ano já começa com grandes desafios. KRAEMMER conta que o reajuste do piso nesse ano é de 12 ponto 88 por cento, no ano passado o governo não repassou o reajuste, então agora são dois acumulados para receber. Esse, no ponto de vista do coordenador será o ponto alto das lutas para 2020.

Medidas estão sendo tomadas para evitar problemas com barro na Itaipu Rural Show. Quem conta é o responsável pela manutenção do parque, VALDIR GALIAZI. Segundo ele, para que a água não escorra pelo terreno caso chova, a organização do parque está instalando tubos subterrâneos nas ruas, garantindo que o excesso de água não irá atrapalhar a realização da vigésima segunda edição da feira. VALDIR conta que todos os anos essa tubulação é aumentada, para que esta água fluvial não atrapalhe o funcionamento da feira.

Máquinas da prefeitura estão a mais de uma semana nos preparativos da feira. GALIAZI agradece administração por ter disponibilizado rolos, caminhões e patrola, que vem sendo utilizados na preparação do parque da Itaipu Rural Show. Durante a feira, VALDIR informa que conta com equipes de limpeza, segurança e estacionamento, parte elétrica e também água, totalizando cerca de 30 pessoas envolvidas na manutenção do evento. Além dessas equipes que já estão contratadas, o responsável diz que membros da cooperativa também serão envolvidos, para auxiliar no estacionamento e servindo a alimentação na feira.

IBGE já trabalha intensamente para Censo Demográfico 2020. A informação é de VILMAR DREY – Coordenador na regional de São Lourenço do Oeste. Segundo ele, o trabalho iniciou ainda no ano passado, com as reuniões com o representantes de cada município que pertence a regional. O coordenador adianta que serão dois tipos de questionários que deverão ser respondidos pela população quando os recenseadores passarem pelas residências. Um deles, é o básico. Nele constam 26 perguntas, o nome, quantas pessoas residem na casa, escolaridade e o rendimento da família. O segundo questionário, chamado de amostra, não será aplicado em todas as casas. Nele constam 76 perguntas mais complexas, como migração, mortalidade, transporte das pessoas da casa para estudar e trabalhar.

Censo Demográfico 2020 atinge todas as pessoas da cidade e interior. Afirmação é do coordenador para a região de São Lourenço do Oeste. Lembra que recentemente teve o censo agropecuário, onde o foco eram as propriedades rurais, agora abrangência é total. O censo Demográfico inicia as atividades a campo em agosto e termina em outubro. Antes disso acontece o processo seletivo para contratação do pessoal que vai trabalhar no escritório. Para esse público as inscrições abrem em fevereiro e março. Já para os recenseadores o processo abre, no mês de março.

19 municípios são abrangidos pelo IBGE região São Lourenço. DREY destaca que as cidades que fazem parte da regional abrangem desde Abelardo Luz até São Domingos, São Lourenço do Oeste até Santiago do Sul e os municípios da comarca de Campo Erê, mais Palma Sola. Para atender essa área, são necessários 108 pessoas. Só para Campo Erê, devem ser oito recenseadores. Para Saltinho quatro, Santa Terezinha Três e Palma Sola, sete pessoas. Além, disso tem mais o pessoal do escritório que serão os responsáveis por ministrar o treinamento para os recenseadores.

Recenseador será pago por questionário preenchido. VILMAR DREY – coordenador da regional de São Lourenço do Oeste, explica que ainda não foi divulgado pelo IBGE, qual o valor pago a cada pessoa que trabalhar no senso, mas acredita que na abertura do edital do processo seletivo o valor esteja anexado. Para trabalhar no escritório do IBGE no período do censo demográfico, é preciso ter ensino médio completo, mais documentos pessoais e título de eleitor em Campo Erê serão três vagas. Já para recenseador o mínimo exigido é ensino fundamental, pelos editais anteriores. No entanto, DREY frisa que só abertura do processo de 20 pode assegurar que esses serão os requisitos.

Regulagem de máquinas é muito importante na produção de silagem. O extensionista da Epagri de Campo Erê CLAUDIR GILIOLLI, salienta que esse é um fator que interfere na uniformidade do tamanho das partículas, que não devem passar de dois virgula cinco centímetros em sua maioria. CLAUDIR diz que a compactação do silo também é importante para garantir uma boa fermentação, sendo essencial para que a silagem mantenha todas as qualidades.

A recomendação passada pela Epagri, é que a compactação do silo seja feita em camadas de 20 a 25 centímetros. GILIOLLI orienta que ao final do processo, o agricultor destine cerca de duas horas de trator sobre o silo para retirada de todo o oxigênio, e posterior cobertura com lona. Essas, segundo o extensionista são algumas medidas que melhoram a qualidade da silagem.

Primeira sessão ordinária do ano está marcada para dia seis de fevereiro. A informação é de NELSON CIVIDINI – vereador de Saltinho. Segundo ele, antes disso deve acontecer uma sessão extraordinária, no dia 23, agora de janeiro. Conta que antes do recesso entrou na casa o projeto do orçamento para 2020, mas teve uma emenda na proposta e tem prazo para ser votada novamente. Por isso da sessão extraordinária.

F-250 pega fogo na SC 157. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, atendeu ontem, na Linha São Paulino, São Lourenço, a um incêndio em veículo de carga, placas do município. O sinistro, foi controlado com uso de extintor, pelo condutor.

Veículos colidem e mulher fica ferida. Por volta do meio dia e 15 de ontem, a guarnição dos bombeiros de São Lourenço do Oeste, atendeu a um acidente de trânsito, na Rua João Beux Sobrinho, Bairro Brasília. A colisão envolveu dois veículos de passeio, um Gol e um Palio ambos emplacados em São Lourenço. Segundo os socorristas, a condutora do Palio, foi conduzida a unidade de saúde.

Polícia recupera celular furtado. Ontem, a Polícia Militar de Renascença foi acionada para atender a um furto. A vítima relatou que dia 5 de janeiro teve seu celular furtado, e suspeitava que o aparelho poderia estar com alguns adolescentes que estariam na praça do município. Com apoio da PM de Marmeleiro, a equipe e a vítima se deslocaram até a praça. Em revista os policiais localizaram no bolso de um menor, o celular que foi reconhecido pela vítima. O adolescente disse ter comprado o aparelho de outro menor que também estava no local. O conselho tutelar foi acionado, e acompanhou todo o procedimento na décima nona Subdivisão de Polícia.

Motorista abastece veículo com placas de Anchieta e sai sem pagar. Ontem em Salto do Lontra, a PM foi chamada por volta das oito horas e 20 minutos, para atender a uma ocorrência com um veículo de Anchieta. A atendente de um posto disse aos policiais, que um Corolla de cor azul abasteceu e se evadiu do local sem pagar a conta. O motorista abasteceu 165 de gasolina. Foram feitas buscas, porém o veículo não foi encontrado. Mais tarde a equipe analisou as câmeras de segurança e conseguiu identificar as placas do Corolla como sendo de Anchieta. O carro foi abordado na cidade de origem dirigido por um homem. A namorada do motorista, proprietária do Corolla, contou aos policiais que ele estava com o automóvel desde o dia anterior. O autor foi reconhecido através de foto pelo frentista.

Homem cai de uma altura de quatro metros. Ontem, foi atendido na Rua Pedro Alvares Cabral, Bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste, a uma queda. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima de 57 anos, realizava manutenção de telhado quando caiu. Ela estava consciente e orientada com sinais vitais estáveis e ferimentos leves. Após procedimentos, o homem foi conduzido a unidade de saúde.

Casa é totalmente destruída em incêndio. Uma residência mista foi completamente destruída no início da tarde de ontem na Linha Baulândia, em Renascença. Segundo informações, a proprietária do imóvel havia saído alguns minutos antes, e os vizinhos perceberam o fogo, e acionaram o Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão. Quando as equipes chegaram no local, a casa já estava tomada pelas chamas. Os profissionais realizaram o trabalho de rescaldo e prevenção no local. Ainda não há informações de como o fogo começou.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.