ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 14-12-2023 Quinta-feira

-SENADO APROVA FLÁVIO DINO PARA O STF E PAULO GONET PARA A PGR

-GOVERNO DE SC VAI EMITIR DE GRAÇA MAIS DE 30 MIL CNHS E MUDANÇAS DE CATEGORIAS

-IPORÃ DO OESTE TERÁ CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID NESTA SEXTA-FEIRA

-ESCOLA VENDELINO SEIDEL TERÁ ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO EM 2024

-CASAN SOLUCIONA PROBLEMAS NA REDE QUE CAUSARAM FALTA DE ÁGUA NA CIDADE

-GERENTE DA EPAGRI ANUNCIA MEDIDAS QUE BENEFICIAM AGRICULTORES DA REGIÃO

-COLISÃO TRASEIRA ENVOLVE DOIS VEÍCULOS NA RODOVIA SC-163

-MULHER É CONDENADA POR QUEIMAR A CASA DO EX-COMPANHEIRO


O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus e a máxima pode chegar a 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 33 graus. Umidade relativa do ar 63 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 88 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.


A Organização do Tratado do Atlântico Norte disse nesta quarta-feira que aumentará seu orçamento militar para 2024 em 12 por cento. O valor sobe para dois bilhões e 300 milhões de euros. O orçamento civil terá alta de 18 vírgula dois por cneto, passando para 438 milhões de euros. Aumentar e ampliar o uso dos fundos comuns da Otan permite que os aliados enfrentem de forma mais eficaz os desafios de segurança compartilhados, disse o órgão no comunicado que anunciou o aumento. O orçamento civil da Otan fornece fundos para o pessoal, os custos operacionais e as despesas do programa da sede da Otan e sua equipe internacional, enquanto o orçamento militar cobre os custos operacionais da sede da Estrutura de Comando da Otan, missões e operações em todo o mundo.

O presidente da Guiana, IRFAAN ALI, se reúne nesta quinta-feira com o líder venezuelano NICOLÁS MADURO, em meio à crise entre os dois países pela disputa do território de Essequibo. A reunião ocorre durante o encontro de líderes da Comunidade do Caribe, em São Vicente e Granadinas. O governo da Venezuela disse que o encontro “é para preservar a nossa aspiração de manter a América Latina e o Caribe como uma zona de paz”. Já o líder da Guiana afirmou que não pretende abordar a questão de Essequibo com MADURO. A Venezuela voltou a reivindicar o território de Essequibo, na fronteira entre os dois países, nos últimos anos após a descoberta de uma reserva com potencial para produção de cerca de 11 bilhões de barris de petróleo e gás offshore.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos autorizou nesta quarta-feira a investigação formal que pode levar a um processo de impeachment do presidente JOE BIDEN. Os republicanos já haviam começado um inquérito informal sobre o democrata, mas ainda não encontraram nenhuma irregularidade. A investigação foi aprovada na Câmara, que tem maioria republicana, após uma votação em que 221 parlamentares foram a favor do inquérito e 212 contra. A Casa Branca disse que o inquérito é infundado e tem motivação política, pois BIDEN está se preparando para disputar as eleições de 2024 com seu antecessor republicano, DONALD TRUMP.

Deputados e senadores se reúnem nesta quinta-feira para analisar os vetos presidenciais na pauta do Congresso, entre eles os vetos à desoneração da folha de pagamento, ao marco temporal das terras indígenas e ao novo marco fiscal. Com a aproximação do fim do ano, o Congresso faz um esforço concentrado para analisar matérias pendentes na pauta. Outras duas sessões deverão ser realizadas na próxima semana para a conclusão da votação do Orçamento de 2024. No caso da prorrogação da desoneração da folha de pagamento, há uma queda de braço entre as lideranças partidárias. Isso porque a base governista tenta adiar a análise do veto para a próxima semana, depois da apresentação de uma proposta alternativa prometida pelo Ministério da Fazenda.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, reduzir a taxa básica de juros, a taxa Selic, em meio ponto percentual, de 12 vírgula 25 por cento ao ano para 11 virgula 75 ao ano. Este foi o quarto corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto deste ano. A decisão foi unânime. O Copom é formado pelo presidente do Banco Central, ROBERTO CAMPOS NETO, e por oito diretores da autarquia. Cabe ao comitê definir o patamar da Selic a cada 45 dias. No comunicado divulgado após o encontro, o comitê voltou a sinalizar que poderá cortar novamente a Selic neste mesmo patamar, ou seja, meio ponto percentual, nos próximos encontros.

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira a indicação do subprocurador PAULO GONET para o comando da Procuradoria-Geral da República. Ele foi indicado pelo presidente LULA para o cargo. Minutos antes, o plenário do Senado também aprovou a indicação de FLÁVIO DINO para o Supremo Tribunal Federal. A votação no plenário foi secreta. GONET recebeu 65 votos a favor e 11 contra. Já a indicação de DINO para o STF teve 47 votos a favor e 31 contra. Mais cedo, os dois foram aprovados em votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Essa votação também foi secreta. DINO e GONET foram sabatinados pela CCJ em sessão que durou cerca de 10 horas.

A Operação Veraneio 20232024 começa no próximo sábado e se estende até o dia 18 de fevereiro de 2024. Durante esses 65 dias, todos os 430 postos guarda-vidas estarão ativos em 155 praias de 35 municípios catarinenses, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Somente em Florianópolis, são 21 postos ativados. É possível ver quais praias têm o monitoramento pelo aplicativo CBM-SC Cidadão. A ferramenta indica os postos em funcionamento e também a condição para banho em cada local, com as bandeiras vermelha, amarela e verde. A ação é um esforço do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em diminuir o número de afogamentos nas praias catarinenses.

Os deputados de Santa Catarina aprovaram, nesta terça-feira, um projeto que estabelece um cadastro estadual de pessoas em situação de rua. O texto que agora aguarda sanção do governador JORGINHO MELLO indica que a iniciativa pretende subsidiar políticas públicas de acolhimento e reinserção social. Entre outras informações, o cadastro deve coletar biometria e imagens para reconhecimento facial. O projeto também indica que a adesão e prestação de informações fidedignas ao cadastro vai orientar os repasses de verbas do governo estadual aos municípios para financiar políticas públicas a essa população. Atualmente, diferentes entes públicos têm feito uso dos dados do CadÚnico, que cadastra famílias de baixa renda para a cessão de benefícios e programas sociais, para estimar o número de pessoas nas ruas.

O programa CNH Emprego na Pista, do Governo de Santa Catarina, vai oportunizar de graça a emissão de mais de 30 mil carteiras de habilitação eou adições de categorias para condutores residentes há pelo menos dois anos no estado, mediante requisitos. O objetivo é atender esse público ao longo de três anos visando habilitar mais motoristas para atender às demandas de emprego no setor, que tem pelo menos 12 mil oportunidades abertas. Para obter a CNH gratuita, por exemplo, nas categorias A e B, o interessados devem estar inscritos no Cadúnico, Programa de Assistência Social, e ter renda familiar de até três salários mínimos. No site do Detran-SC há um simulador onde o cidadão poderá responder breves perguntas e em seguida ser indicado se está ou não apto ao benefício. Caso esteja, a inscrição poderá ser feita na mesma página.

A última assembleia da Associação dos Municípios do Extremo Oeste está marcada para o final da tarde desta quinta-feira. O evento será realizado a partir das cinco horas, na sede da Ameosc, no bairro Agostini. Durante o encontro, haverá a prestação de contas das atividades realizadas pela diretoria que está encerrando o mandato. O atual presidente é o prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT. Também nesta quinta-feira haverá a eleição da nova diretoria para 2024. Os prefeitos fazem um rodízio de acordo com a representação por partido. A cada ano, um novo prefeito, de um partido diferente, assume a Ameosc. A tendência é que o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assuma a presidência da associação dos municípios.

O presidente da Ameosc, VALDIR RUBERT, em entrevista para a Rede Peperi, fez uma avalição positiva das ações desenvolvidas pela Ameosc no ano de 2023. De acordo com ele, a associação avançou com a ampliação dos serviços prestados aos municípios, como a realização de concursos e processos seletivos e a compra coletiva. Além disso, a entidade fortaleceu os trabalhos realizados pelo CIS-Ameosc e Conder, especialmente o Conder Ambiental. Na visão de RUBERT, a atuação da Ameosc vem sendo fundamental para a busca de soluções para os problemas comuns das prefeituras, além de ressaltar a importância da entidade na defesa da pauta municipalista junto aos governos federal e estadual.

Um dos principais momentos da Ameosc em 2023 foi a inauguração da Usina de Asfalto na Linha Tupancy, interior de São Miguel do Oeste. O comentário é do presidente da Associação, prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT. Ele disse que a estrutura é resultado de uma ampla mobilização dos prefeitos por mais de seis anos até a conclusão do projeto. Outro ponto citado pelo presidente foi a cobrança dos prefeitos em relação aos investimentos federais na infraestrutura do Extremo Oeste, como a obras de pavimentação com concreto da BR 163 e a construção da ponte sobre o rio Uruguai. Ele disse que as duas questões avançaram também por conta da mobilização e do trabalho da Ameosc.

A gerencia regional da Epagri de São Miguel do Oeste anunciou nesta semana, uma série de medidas que beneficiam os agricultores dos municípios de abrangência. De acordo com o gerente regional, SIDNEI SIMON, tratam-se de diversas políticas públicas para quem foi atingido pelas fortes chuvas dos últimos meses. Ele pontuou que na última semana o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural esteve reunido e definiu alguns auxílios para as propriedades atingidas, sendo que o principal deles, trata da prorrogação das parcelas junto ao Fundo de Desenvolvimento Rural nos anos anteriores. Conforme ele, a medida gera inúmeros benefícios para os agricultores, haja visto que grande parte acabou adquirindo financiamentos do programa Reconstrói, sendo cerca de 40 milhões de reais destinados apenas para a região Extremo Oeste catarinense.

SIDNEI SIMON lembrou que esses valores foram adquiridos quando as propriedades sofreram com a falta de chuva, sendo a prorrogação automática para todos os beneficiários. Segundo o gerente regional, a Epagri estima que com essa medida, os agricultores da região não precisarão desembolsar neste momento, cerca de três vírgula dois milhões de reais, fazendo com que cada família possa aplicar esse montante em outras frentes. Ele destacou que o auxílio vem em um bom momento, haja visto que a produtividade nas lavouras será menor e também por conta da recuperação em relação ao leite nas últimas semanas. SIMON também citou outras medidas que estão em processo de implantação e também vão beneficiar os agricultores.

O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON comentou ainda sobre o programa Pronampe e explicou que o estado vai destinar um valor para cobrir os juros para os agricultores que possuem parcelas de custeio agrícola ou pecuário junto às mais diversas instituições financeiras. Ele orientou que nesses casos, os escritórios locais da Epagri devem ser procurados e projetou uma alta demanda, haja visto que a grande maioria fez esses investimentos de custeio. Ele detalhou que reuniões devem ser realizadas em breve com os conselhos municipais de Desenvolvimento Rural, visando a melhor estratégia para atender a demanda. SIMON disse que inicialmente os agricultores terão que se inscrever e após, os critérios serão definidos para verificar quem será beneficiado. Ele antecipou que a medida vai cobrir até três por cento do juro, com montante de até 50 mil reais por propriedade.

A administração municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Educação, está realizando um roteiro para a entrega de kits de uniformes escolares nesta semana. De acordo com o prefeito, SADI BONAMIGO, também está sendo entregue uma pequena lembrança para as crianças. Ele destacou que essa atividade faz parte da programação da Secretaria de Educação para tornar o fim de ano um momento ainda mais especial. BONAMIGO salientou que foram investidos em torno de 57 mil reais na aquisição dos uniformes para todos os alunos da rede municipal de ensino. Ele frisou que esse é um momento gratificante, com boa recepção dos alunos e professores das escolas. O prefeito fez uma avaliação positiva das atividades da Educação neste ano, visto que foram conquistados importantes avanços.

Dentre as principais atividades do ano, o prefeito de Descanso citou as constantes capacitações oferecidas aos profissionais da Educação, melhorias nos espaços físicos dos educandários, oferecimento de transporte escolar de qualidade, dentre outras atividades especiais. SADIN BONAMIGO salientou ainda que será concedido um vale natalino aos profissionais da Educação no valor de 400 para servidores de carreira que trabalham 40 horas semanais e de 200 reais para os Admitidos em Caráter Temporário que possuem carga de 20 horas semanais. O prefeito pontuou que essa é uma forma de valorizar o funcionalismo público de Descanso.

São João do Oeste possui representante na quinta conferência nacional de Saúde mental em Brasília. No ano de 2022 aconteceu na cidade de São João do Oeste, a conferência municipal de saúde mental, que discutiu inúmeras propostas de ações, serviços, projetos, mudanças e intervenções para dar um novo rumo a atenção em relação a Saúde Mental do Brasil. Nesta oportunidade foram eleitos quatro delegados que estiveram na etapa regional na cidade de Chapeco, em seguida dois representantes foram eleitos para estarem na etapa estadual em Florianópolis, onde após votação, foram eleitos os delegados que estariam em Brasília representando o estado de Santa Catarina, e que elegeu o Psicólogo, MIGUEL RODRIGUES, para representar São João do Oeste e Santa Catarina na etapa nacional em Brasília.

A quinta Conferência Nacional de Saúde Mental teve a abertura oficial na segunda-feira e prossegue até esta quinta-feira. O evento conta com a presença de líderes nacional e internacional. A etapa nacional dessa conferência que acontece em Brasília, com o tema: A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS. Durante quatro dias, os delegados ficaram confinados em um centro de eventos para discutir em eixos, atuando e trabalhando em propostas, ações, projetos e planejamentos, que após as discussões e votações das propostas elencadas, discutidas e votadas na etapa nacional, poderão se tornar as novas leis e projetos que nortearão as políticas públicas de saúde mental no Brasil.

A CASAN trabalhou nesta semana na resolução de alguns problemas na rede que causaram a falta de água em algumas residências de Iporã do Oeste, entre segunda e terça-feira. De acordo com o chefe do escritório local, LUIS MICKNA, foram constatados vazamentos em mais de três pontos, os quais já foram consertados por uma equipe de profissionais da CASAN vinda de Chapecó. MICKNA observou que devido aos problemas na rede, algumas residências na parte alta da cidade não estavam recebendo água e com isso, foi necessário fechar a rede na parte baixa para que o sistema pudesse ser pressurizado. O chefe do escritório local da CASAN pontuou que os problemas já foram resolvidos e que o abastecimento de água em Iporã do Oeste já está normalizado.

O ano de 2023 foi marcado por muitas atividades no setor do Cadastro Único de Iporã do Oeste. De acordo com a gestora, MARÍLIA RECK, foi realizado um trabalho intenso devido à mudança nas regras e critérios estabelecidos pelo programa Bolsa Família, onde foi necessário adequações e aperfeiçoamento dos profissionais, com participação em capacitações realizadas pelo governo estadual. Ela destacou que no decorrer do ano também foi realizado acompanhamento das condicionalidades das famílias que recebem o Bolsa Família envolvendo os três pólos, sendo o Cadastro Único, a Educação e a Saúde. Ela explicou que a responsabilidade do CadÚnico é atualizar anualmente os cadastros e a composição familiar, enquanto a Educação acompanha a frequência escolar bimestral e a Saúde realiza a cada seis meses, a pesagem e o acompanhamento das vacinas de todos os integrantes da família.

MARÍLIA RECK observou que agora também é exigido que todos os integrantes da família beneficiada pelos Programas Sociais tenham acompanhamento da saúde bucal. A gestora do Cadastro Único de Iporã do Oeste frisou que no decorrer de 2023 também foi realizado um trabalho junto aos idosos, em parceria com a coordenadoria dos grupos, para encaminhamento da carteira da pessoa idosa, levando até esse público, as informações sobre a carteira e os benefícios que ela proporciona. Para 2024, MARÍLIA destacou que setor do Cadastro Único de Iporã do Oeste espera realizar um bom atendimento à população, mantendo os cadastros sempre atualizados e buscando acompanhar as novas regras dos programas sociais, que estão em constante adaptação.

A sala de vacinas do Centro Municipal de Saúde de Iporã do Oeste vai realizar nesta sexta-feira, uma campanha de reforço da vacina COVID bivalente. De acordo com a técnica em enfermagem e responsável pela imunização, KARIN BLATT, todas as pessoas acima de 60 anos que tomaram a dose da vacina COVID há mais de seis meses podem se dirigir até o Centro de Saúde para fazerem o reforço com a vacina bivalente. Ela chamou atenção para a importância de todos levarem consigo o CPF, o cartão específico da vacinação COVID e o cartão de vacinas de rotina para conferência de alguma dose faltante. KARIN observou que neste ano foram aplicadas menos doses de vacinas contra COVID, porém, existe expectativa de aumento na procura para que o ano seja finalizado com segurança.

Para o mês de janeiro, a técnica em enfermagem e responsável pela imunização do Centro Municipal de Saúde de Iporã do Oeste destacou que os atendimentos de rotina serão mantidos normalmente. Já em relação a vacinação contra COVID, KARIN BLATT frisou que não haverá aplicação de doses durante todo o mês de janeiro e por isso, as pessoas interessadas devem aproveitar para se vacinar ainda neste ano. Ela salientou que uma campanha especial será realizada na semana que vem para contemplar também o público em geral com a vacina contra COVID.

A Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste teve mudanças neste ano, em virtude da morte do então diretor, PEDRO VALDIR GAUER, no mês de abril. Por indicação da Coordenadoria Regional de Educação de Itapiranga, o professor VALTUIR MARCO DAL BOSCO assumiu o comando do educandário para terminar o mandato que vai até 31 de dezembro. Ele apresentou um plano de gestão e foi reeleito para comandar a escola nos próximos quatro anos. DAL BOSCO destacou que no segundo semestre deste ano, foi conquistada a implantação do curso técnico em administração no ensino médio, que envolve várias disciplinas específicas. Ele explicou que a primeira turma será iniciada em 2024 e terá disciplinas como administração, economia, contabilidade e direito, consideradas básicas para a formação dos técnicos em administração na conclusão do Ensino Médio.

VALTUIR MARCO DAL BOSCO frisou que foi feita uma campanha junto aos alunos concluintes do ensino fundamental para que eles aderissem à nova modalidade, com cerca de 25 alunos já matriculados para o ensino médio técnico. O diretor da Escola Padre Vendelino Seidel avaliou que é um bom número para uma turma inicial e que ainda há possibilidade de novos interessados se matricularem no início de 2024. Em relação ao novo formato do ensino médio regular, o diretor explicou que no ano que vem, o aluno vai frequentar as aulas em apenas um turno, porém, terá que cumprir seis aulas à distância. Com isso, os alunos terão maior possibilidade de ingressarem no mercado de trabalho ou fazerem algum curso conciliando com os estudos.

Na reta final do ano letivo, VALTUIR MARCO DAL BOSCO destacou que ainda será realizada a tradicional formatura das quatro turmas do ensino médio no dia 20 de dezembro, com cerca de 70 alunos. Ontem foi encerrado o ano letivo para os anos finais do ensino fundamental e hoje o encerramento é com os anos iniciais do fundamental e com os três anos do ensino médio. Na sexta-feira serão iniciados os conselhos de classe, com a entrega dos boletins agendada para o dia 21 de dezembro, na parte da manhã. A partir do dia 22, os professores entrarão em recesso, retornando no início de fevereiro.

Uma colisão envolvendo uma carreta e uma motocicleta foi registrada pelo Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste no trevo de acesso à rodovia BR-282, entre a Rua Waldemar Rangrab e a Avenida Willy Barth, nesta quinta-feira, por volta das quatro horas e 20 minutos. Conforme os bombeiros, na chegada ao local foi encontrada a condutora da motocicleta, uma mulher, que estava consciente e apresentava escoriações pelo corpo. A vítima foi encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. O condutor da carreta permaneceu no local do acidente para os procedimentos necessários.

Uma colisão traseira envolvendo um Fiat Uno e uma Chevrolet S10 foi registrada por volta das 17h45 desta quarta-feira, na rodovia SC-163. O acidente aconteceu na altura da Linha Cristo Rei, no interior de São João do Oeste. A reportagem da Rede Peperi apurou que os dois veículos transitavam em direção a Iporã do Oeste, quando o Fiat Uno, com placas de São João do Oeste, saiu para a lateral direita da pista e ao atravessar a via para a esquerda, acabou sendo atingido pela S10, emplacada em Santa Helena, que transitava na retaguarda. No acidente foram registrados apenas danos materiais. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste.

Uma mulher que ateou fogo na casa do ex-companheiro, pai de sua filha, em São João do Oeste, foi condenada à pena de quatro anos e oito meses de reclusão em regime semiaberto, além da reparação dos danos causados à vítima, com ressarcimento fixado em 50 mil reais. O crime ocorreu em 26 de abril de 2017, às 22 horas e 30 minutos, na Linha Medianeira, interior de São João do Oeste. A ação teria sido motivada pela perda da guarda da criança. A decisão da comarca de Itapiranga foi mantida em julgamento realizado pela quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Segundo o Tribunal de Justiça, a ré pleiteou absolvição por ausência de provas. Segundo os autos, a mulher foi denunciada ao Conselho Tutelar por estar sempre embriagada e não ter condições de cuidar da criança, com dois anos na época. Por conta disso, perdeu a guarda da criança para o pai. Dias após a decisão do repasse da guarda, a mulher se deslocou até a casa do ex-companheiro em horário que sabia não ter ninguém em casa e colocou fogo intencionalmente na residência. Quando o homem retornou, encontrou a casa em chamas e acionou a polícia e os bombeiros. Horas depois de o fogo cessar, a mulher apareceu molhada e suja de terra em frente à casa da vítima para dizer que não tinha responsabilidade pelo sinistro. O colegiado, em decisão unânime, manteve a sentença que condenou a ré pelo crime de causar incêndio na forma qualificada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.