ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sexta-feira - 14 12 2018

-TEMER LIBERA CEM POR CENTO DE CAPITAL ESTRANGEIRO EM EMPRESA AÉREA

-LIMINAR DO TSE DEVOLVE VAGA NA CÂMARA PARA DEPUTADO DO PSD

-VEREADORES VÃO ELEGER NOVA MESA DIRETORA NA PRÓXIMA TERÇA

-MUNICÍPIO DESISTE DE TRANSFERIR PREFEITURA PARA PRÉDIO DO ANTIGO BESC

-PRESIDENTE DO PSL CONFIRMA MANUTENÇÃO DE GERENCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE

-ACIDENTE NO CENTRO DA CIDADE DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS

-OPERAÇÃO REGRESSO PRENDE CINCO SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.


O Parlamento irlandês aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei que legaliza o aborto, sete meses após o referendo histórico no qual o país se pronunciou contra a proibição constitucional à interrupção voluntária da gravidez. O texto autoriza o aborto sem condições até 12 semanas após a gravidez ou posteriormente em casos de "risco à vida" e "grave perigo para a saúde" da mulher. Em maio, o "sim" à legalização venceu amplamente em um referendo, com 70 por cento dos votos.


O Tribunal Administrativo de Cundinamarca, em Bogotá, multou nesta quinta-feira a construtora Odebrecht em 800 bilhões de pesos, cerca de 251 milhões de dólares e a proibiu de realizar contratos com entidades oficiais por 10 anos, como consequência dos atos de corrupção em que esteve envolvida na Colômbia. De acordo com a Promotoria, a construtora pagou propinas na Colômbia de 84 bilhões de pesos, cerca de 28 milhões de dólares para obter o contrato para a rodovia Rota do Sol Dois.


Promotores federais estão investigando se o comitê de posse do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, fez mau uso de recursos arrecadados, afirmou o "Wall Street Journal" nesta quinta-feira. O inquérito, aberto pelo gabinete do procurador-geral de Manhattan, está examinando se alguns dos doadores do comitê deram dinheiro em troca de concessões políticas, influenciando cargos ou o acesso ao novo governo. A investigação do comitê de posse resultou em parte de materiais apreendidos em uma investigação sobre negociações do ex-advogado de TRUMP, MICHAEL COHEN.


A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira a proposta orçamentário para a União de 2019. Será o primeiro Orçamento da gestão do presidente eleito, JAIR BOLSONARO. A tendência é que o projeto seja analisado pelo plenário na semana que vem, uma vez que o recesso parlamentar terá início no dia 23. A proposta prevê receitas e despesas totais para o ano que vem de três trilhões 381 bilhões. O projeto considera que o déficit nas contas públicas pode chegar a 139 bilhões, o equivalente a um virgula nove por cento do PIB.

Em crise financeira e sem capacidade para investir na segurança pública, governadores eleitos se reuniram com o futuro ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, e pediram a ele que os recursos do Fundo Penitenciário sejam automaticamente repassados aos Estados. Hoje o dinheiro é liberado apenas após a aprovação de um projeto apresentado pelos governos estaduais. O pedido é para que a distribuição dos recursos seria feita de acordo com a população carcerária. O repasse seria maior para onde há maior concentração de presos. A transferência automática é um dos seis pontos fundamentais apresentados pelos governadores na reunião com MORO na área da segurança.


O presidente MICHEL TEMER do MDB assinou nesta quinta-feira a medida provisória que autoriza a entrada de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras, sem limitação. A MP é uma resposta à tensão no mercado causada pelo anúncio de recuperação judicial da Avianca, e muda regras que estavam vigentes desde a década de 1960. Atualmente, o limite para participação estrangeira era de 20 por cento das empresas. O ministro-chefe da Casa Civil, ELISEU PADILHA, explicou que desde que a empresa seja nacional, não importará de onde é o capital. O futuro governo de BOLSONARO foi consultado e concorda totalmente com a medida.


Santa Catarina teve uma redução de 20 por cento no número de homicídios até novembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. As polícias Militar e Civil afirmam que a retomada das operações e o policiamento mais presente em áreas críticas geraram a diminuição. O balanço dos 11 meses indica 184 assassinatos a menos: foram 710 homicídios contra 894 em 2017. Não estão computados dados de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, que diminuiu 32 por cento. Também não estão nesse cálculo as mortes em confronto policial e de lesão corporal seguida de morte.


De volta a Santa Catarina após encontro com o presidente eleito JAIR BOLSONARO e participação no Fórum dos Governadores, CARLOS MOISÉS anunciou no fim da tarde desta quinta-feira mais um nome de sua equipe. DIEGO GOULART será responsável pela Secretaria Executiva de Articulação Nacional, pasta do segundo escalão do secretariado que passou a ser subordinada à Casa Civil após a reforma administrativa. Metade das dez principais secretarias já têm seus nomes definidos. Ainda falta definir os secretários de Educação, Segurança Pública, Agricultura e Pesca, Desenvolvimento Social e Infraestrutura e Mobilidade.


O Tribunal Superior Eleitoral atendeu a pedido de liminar e determinou a suspensão do deferimento da candidaturaa deputada federal de IVANA LAÍS, do Partido dos Trabalhadores. Com isso, os 491 votos de Ivana que haviam se somado ao coeficiente do PT foram retirados e ANA PAULA LIMA deixou de figurar na lista de deputados eleitos. Desse modo, volta a ocupar a cadeira RICARDO GUIDI do PSD, que foi o nome que apareceu entre os eleitos no dia sete de outubro. O TSE ainda não analisou o mérito da questão.


O Peperi Debates vai manter a linha de avalição do ano e projeção de 2019 na edição deste sábado. Depois de reunir prefeitos da região na semana passada, o programa vai contar com a presença de lideranças da agricultura amanhã de manhã na Peperi. O debate será sobre os avanços e dificuldades que marcaram a agricultura em 2018. O programa contará com a presença do presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais, JOEL DE MOURA e o engenheiro agrônomo responsável pelo programa de política da Epagri, ELVIS TAFFAREL. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.


O Retrato Falado deste final de semana vai receber mais um pioneiro de São Miguel do Oeste. O programa de amanhã será com DAVI FRIDERICH. Ele foi um dos primeiros moradores do bairro São Sebastião. O idoso vai lembrar a história de formação do bairro e do município. Conhecido como NONO FREDERICH, ele é natural de Osório no Rio Grande do Sul e vai contar como viu a cidade crescer nas últimas décadas. O Retrato Falado, ao vivo, começa as dez horas da manhã.


O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o deputado federal do PP, ESPIRIDIÃO AMIN. Ele está finalizando o mandato na câmara federal e vai assumir, em primeiro de janeiro, uma das cadeiras de Santa Catarina no senado. No programa de amanhã, AMIN vai falar sobre os trabalhos realizados na câmara, projetar o novo mandato e analisar o momento atual da política brasileira, com a troca dos governos federal e estadual. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas da manhã na Peperi.


O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, fechou o primeiro ciclo do programa Gabinete em Movimento nesta quinta-feira com a Secretaria de Obras. A primeira atividade do dia foi uma reunião com os servidores da pasta. Em seguida, o prefeito, acompanhado do secretário VILMAR BONORA e dos diretores da secretaria vistoriaram o barracão que está sendo construído ao lado da atual garagem. A estrutura deve abrigar toda a Secretaria a partir dos primeiros meses do ano que vem. O grupo também visitou algumas das últimas obras que foram feitas em estradas do interior e da cidade.


A Secretaria de Obras já efetuou a britagem 130 quilômetros de estradas no município. A informação é do secretário de Obras, VILMAR BONORA. De acordo com ele, foram britados 45 quilômetros na cidade e mais 85 no interior. O cronograma desse serviço para 2019 já está definido. Além dele, a secretaria vai priorizar também a recuperação de pontes no interior. A Secretaria de Obras entrará em férias coletivas a partir da próxima segunda-feira. O recesso vai até o dia 15 de janeiro. Neste período, será mantida apenas uma equipe mínima para realização de serviços emergenciais. Esse tempo será utilizado, ainda, para fazer a manutenção de todo o maquinário do município.


O Programa Gabinete em Movimento foi criado pelo prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, para compreender melhor o funcionamento de cada setor. De acordo com ele, as visitas servem para levantar demandas e propor as adequações necessárias para tornar os serviços mais ágeis, efetivos e de qualidade. Neste ano, TREVISAN passou um dia em cada secretaria, vistoriando todas as estruturas municipais, conversando com as equipes de trabalho e com a população. TREVISAN disse que neste primeiro ciclo foram lançadas novas ideias e programas. Na visão do prefeito, a prestação de serviços foi desburocratizada e novas obras e investimentos foram definidos a partir das visitas nas secretarias.


O centro administrativo de São Miguel do Oeste não será mais transferido para a sede do antigo Besc. A informação foi confirmada agora à pouco no Peperi Entrevista pelo prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que a mudança da prefeitura para o prédio do Besc não é viável do ponto de vista técnico. TREVISAN comentou que conversou com as equipes da educação, engenharia e outras pessoas do governo e decidiu desistir da ideia. Ele explicou que o prédio do Besc será adaptado para receber uma creche. Com isso, o Centro Administrativo Municipal, permanecerá no mesmo endereço. Os detalhes da decisão e da entrevista concedida à pouco pelo prefeito estarão no Globo em Foco de amanhã.


Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, em segundo turno, os três projetos de lei que compõem o Orçamento de 2019. As matérias já haviam sido aprovadas na última semana e voltaram à pauta nesta quinta-feira. Com a aprovação, os projetos serão enviados ao prefeito para sanção. O orçamento do município previsto para 2019 é de 146 milhões de reais. A sessão de ontem foi exclusiva para apreciar os projetos de revisão do Plano Plurianual, da Lei de diretrizes orçamentárias e o orçamento geral do ano que vem. As propostas foram aprovadas por unanimidade dos vereadores presentes. Os vereadores ELIAS ARAÚJO, EVERALDO DI BERTI, SILVIA KUHN e VAGNER PASSOS não participaram da sessão pois estão em Florianópolis participando de uma capacitação.


A Câmara de vereadores ainda terá duas sessões neste ano. Os dois últimos encontros do legislativo estão marcados para segunda e terça-feira da semana que vem. Na sessão de terça, dia 18, vai acontecer a eleição da mesa diretora para os próximos dois anos. O novo presidente deve ser o vereador do PSD, EVERALDO DI BERTI. Na última semana, um grupo de dez vereadores do PSD, MDB, PP e PDT anunciou o fechamento de um acordo para a eleição de DI BERTI. O vice-presidente será um vereador do MDB, o primeiro secretário será CARLOS GRASSI e o segundo secretário será indicado pelo PDT.


Um estudo feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação apontou que o orçamento de Santa Catarina para a educação em 2019 sofreu um corte de quase 200 milhões de reais. De acordo com a entidade, a redução nominal dos valores projetados para o setor chega a seis por cento. O coordenador do Sinte, ALDOIR KRAEMMER disse que o fato é lamentável e revela a falta de vontade política do governo em resolver os problemas da educação. Ele comentou que a receita total do estado deve passar de 26 para 28 bilhões em 2019 e, mesmo assim, o governo vai retirar dinheiro da educação e colocar em outros setores menos importantes.


A rubrica da valorização dos profissionais foi o item que teve o maior corte no orçamento da educação do ano que vem. De acordo com o coordenador estadual do Sinte, ALDOIR KRAEMMER são 138 milhões de reais a menos. Ele disse que a previsão orçamentária enviada para a assembleia vai aumentar ainda mais os problemas da educação. KRAEMMER comentou que, mais uma vez, o estado não vai atingir o investimento mínimo de 25 por cento do orçamento para a área, descumprindo assim o que determina a Constituição Federal.

A redução do orçamento da educação denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação foi discutida nesta semana pela comissão de educação da Assembleia. O projeto do orçamento deve ser votado em plenário na semana que vem e o Sinte não tem expectativa de mudança na Alesc. O coordenador do sindicato, ALDOIR KRAEMER disse que os deputados, normalmente, votam a proposta original do executivo. Ele explicou que o Sinte já fez contato com o novo governo para que essa questão seja corrigida durante a execução do orçamento. KRAMMER citou que o futuro governador precisa rever esse ponto e garantir a aplicação de pelo menos 25 por cento do orçamento na educação.


O PSL vê com bons olhos os encaminhamentos do novo governador para assumir o estado a partir de primeiro de janeiro. A declaração é do presidente local do partido, JUNGLES WEGHER. Ele disse que CARLOS MOISES está implantando o discurso de campanha e as ações do governo de transição mostram isso. Ele reforçou que a definição dos cargos de primeiro escalão levou em conta o critério técnico, tanto que dois secretários atuais permanecem no cargo, um porque é servidor de carreira e outro porque conhece a pasta da Fazenda como poucos no estado. JUNGLES citou que o MOISÉS está no caminho certo para enxugar a máquina e fazer um bom mandato.


O presidente local do PSL confirmou confirmou a extinção de todas as ADRs, inclusive a de São Miguel do Oeste, mas estruturas como as gerencias de saúde e educação devem ser mantidas. De acordo com JUNGLES WEGHER, o novo governo tem responsabilidade e compromisso com os catarinenses e não haverá o fechamento de órgãos de suma importância para a região. Ele disse que o novo governo vai acabar com os cargos que servem apenas de enfeite e são usados para emprego político. As gerencias serão mantidas, mas provavelmente, com uma estrutura menor.

O futuro governo já está analisando nomes para cargos regionais que serão mantidos, como as gerencias de Saúde e Educação. O presidente do PSL de São Miguel do Oeste, JUNGLES WEGHER disse que o partido fez algumas indicações que estão na mesa de CARLOS MOISES DO SILVA. Ele não quis antecipar nomes, mas ressaltou que o primeiro critério para preencher as vagas é o técnico. O novo governo também vai definir os novos gerentes regionais de órgãos como Cidasc e Epagri. JUNGLES ressaltou que a preocupação neste momento é com a redução do tamanho do estado para agilizar a prestação dos serviços para os catarinenses.


A Polícia Civil de Campo Erê deu cumprimento nesta quinta-feira, a cinco mandados de prisão por sentença condenatória expedidos pelo Poder Judiciário. Foram presos dois idosos um de 71 e outro de 61 anos de idade, além de um homem com 36 anos e dois com 28. Eles foram condenados por diversos crimes, entre eles, roubo, ameaça, lesão corporal, maus tratos contra animais. Segundo a polícia, todos eles serão encaminhados ao Presídio Regional de Xanxerê, onde permanecerão à disposição do Judiciário.


Um caminhão passou por cima de uma motocicleta nesta quinta-feira em São Lourenço do Oeste. O acidente aconteceu em um posto de combustível no bairro Perpétuo Socorro. O condutor de uma moto CG 150 Titan contou que estava trafegando pelo contorno viário quando um caminhão fechou a sua preferencial, seguindo em direção ao posto. Já no pátio do posto, o caminhão foi em direção da moto e o motociclista teve abandonar o veículo e sair correndo para não ser atingido. O caminhão acabou passando por cima da moto, causando danos materiais. O motorista fugiu e não foi localizado.


Um acidente deixou três pessoas feridas na noite de ontem em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das oito e meia na Waldemar Rangrab e envolveu um Gol e um Corsa. Duas pessoas que estavam no Gol relataram dores na cabeça. O motorista do Corsa também sofreu ferimentos. Eles não tiveram ferimentos graves. Os três foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.


A Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste deflagrou a “Operação Regresso” e prendeu cinco integrantes de uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas. As investigações foram deflagradas há cinco meses após a obtenção de informações que revelaram que um egresso do sistema prisional comandava distribuição de drogas em São Miguel do Oeste e região. O trabalho aponta que o esquema era um dos mais atuantes no Extremo Oeste e com público com maior poder aquisitivo. A Polícia Civil solicitou a expedição de mandados de prisões preventivas e de 13 mandados de busca e apreensão. Desde o dia seis, equipes da Policia Civil foram designadas para cumprimento dos mandados e cinco suspeito foram presos preventivamente e em flagrante após serem flagrados ocultando e armazenando maconha, cocaína, ecstasy e haxixe.


Os mandados e as prisões da Operação Regresso foram cumpridos nas cidades de São Miguel do Oeste, Paraíso, Itapiranga e Chapecó. Na casa do homem apontado como líder, além de considerável quantidade de ecstasy, maconha e cocaína, os agentes encontraram munições de calibre 22 e luneta de uso restrito. No decorrer das diligências, dois investigados foram intimados da decisão judicial que impôs medidas cautelares visando coibir o comércio de entorpecentes. A operação que desmantelou o grupo que atuava com a venda de drogas na região contou com a participação de policiais de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante, Itapiranga, Descanso e Chapecó. O Canil Setorial da PM também foi usado na ação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.