ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 14/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

O Parlamento irlandês aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei que legaliza o aborto, sete meses após o referendo histórico no qual o país se pronunciou contra a proibição constitucional à interrupção voluntária da gravidez. O texto autoriza o aborto sem condições até 12 semanas após a gravidez ou posteriormente em casos de "risco à vida" e "grave perigo para a saúde" da mulher. Em maio, o "sim" à legalização venceu amplamente em um referendo, com 70 por cento dos votos.

O Tribunal Administrativo de Cundinamarca, em Bogotá, multou nesta quinta-feira a construtora Odebrecht em 800 bilhões de pesos, cerca de 251 milhões de dólares e a proibiu de realizar contratos com entidades oficiais por 10 anos, como consequência dos atos de corrupção em que esteve envolvida na Colômbia. De acordo com a Promotoria, a construtora pagou propinas na Colômbia de 84 bilhões de pesos, cerca de 28 milhões de dólares para obter o contrato para a rodovia Rota do Sol Dois.

Promotores federais estão investigando se o comitê de posse do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, fez mau uso de recursos arrecadados, afirmou o "Wall Street Journal" nesta quinta-feira. O inquérito, aberto pelo gabinete do procurador-geral de Manhattan, está examinando se alguns dos doadores do comitê deram dinheiro em troca de concessões políticas, influenciando cargos ou o acesso ao novo governo. A investigação do comitê de posse resultou em parte de materiais apreendidos em uma investigação sobre negociações do ex-advogado de TRUMP, MICHAEL COHEN.

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira a proposta orçamentário para a União de 2019. Será o primeiro Orçamento da gestão do presidente eleito, JAIR BOLSONARO. A tendência é que o projeto seja analisado pelo plenário na semana que vem, uma vez que o recesso parlamentar terá início no dia 23. A proposta prevê receitas e despesas totais para o ano que vem de três trilhões 381 bilhões. O projeto considera que o déficit nas contas públicas pode chegar a 139 bilhões, o equivalente a um virgula nove por cento do PIB.

Em crise financeira e sem capacidade para investir na segurança pública, governadores eleitos se reuniram com o futuro ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, e pediram a ele que os recursos do Fundo Penitenciário sejam automaticamente repassados aos Estados. Hoje o dinheiro é liberado apenas após a aprovação de um projeto apresentado pelos governos estaduais. O pedido é para que a distribuição dos recursos seria feita de acordo com a população carcerária. O repasse seria maior para onde há maior concentração de presos. A transferência automática é um dos seis pontos fundamentais apresentados pelos governadores na reunião com MORO na área da segurança.

O presidente MICHEL TEMER do MDB assinou nesta quinta-feira a medida provisória que autoriza a entrada de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras, sem limitação. A MP é uma resposta à tensão no mercado causada pelo anúncio de recuperação judicial da Avianca, e muda regras que estavam vigentes desde a década de 1960. Atualmente, o limite para participação estrangeira era de 20 por cento das empresas. O ministro-chefe da Casa Civil, ELISEU PADILHA, explicou que desde que a empresa seja nacional, não importará de onde é o capital. O futuro governo de BOLSONARO foi consultado e concorda totalmente com a medida.

Santa Catarina teve uma redução de 20 por cento no número de homicídios até novembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. As polícias Militar e Civil afirmam que a retomada das operações e o policiamento mais presente em áreas críticas geraram a diminuição. O balanço dos 11 meses indica 184 assassinatos a menos: foram 710 homicídios contra 894 em 2017. Não estão computados dados de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, que diminuiu 32 por cento. Também não estão nesse cálculo as mortes em confronto policial e de lesão corporal seguida de morte.

De volta a Santa Catarina após encontro com o presidente eleito JAIR BOLSONARO e participação no Fórum dos Governadores, CARLOS MOISÉS anunciou no fim da tarde desta quinta-feira mais um nome de sua equipe. DIEGO GOULART será responsável pela Secretaria Executiva de Articulação Nacional, pasta do segundo escalão do secretariado que passou a ser subordinada à Casa Civil após a reforma administrativa. Metade das dez principais secretarias já têm seus nomes definidos. Ainda falta definir os secretários de Educação, Segurança Pública, Agricultura e Pesca, Desenvolvimento Social e Infraestrutura e Mobilidade.

O Tribunal Superior Eleitoral atendeu a pedido de liminar e determinou a suspensão do deferimento da candidaturaa deputada federal de IVANA LAÍS, do Partido dos Trabalhadores. Com isso, os 491 votos de Ivana que haviam se somado ao coeficiente do PT foram retirados e ANA PAULA LIMA deixou de figurar na lista de deputados eleitos. Desse modo, volta a ocupar a cadeira RICARDO GUIDI do PSD, que foi o nome que apareceu entre os eleitos no dia sete de outubro. O TSE ainda não analisou o mérito da questão.

Objetivo do Itaipu Rural Show é mostrar aos participantes as tecnologias e tendências do agronegócio. O comentário é de MARCELO SALVATORI - um dos organizadores do evento que acontece final de janeiro e início de fevereiro em 2019. A feira é direcionada às propriedades rurais de todo o país. Participam mais de 300 empresas de diferentes segmentos, todas ligadas ao agronegócio. Ele diz que o produtor que visitar o parque com certeza sairá atualizado com muitas tendências de diferentes segmentos dentro do setor.

No evento o público poderá participar de diversas palestras. MARCELO, destaca que haverá assuntos sobre suinocultura, avicultura, bovinocultura de leite, técnicas de ordenha, pastagens, práticas de silagem, plantas medicinais, cultivares de milho, soja, feijão, plasticultura, entre outras. Todas elas com técnicos nos respectivos estandes dos expositores. Além destas atividades, serão realizados eventos com palestrantes de renome nacional tratando de assuntos voltados ao agronegócio.

Cooperativa Regional Itaipu realiza Pré-Assembleias. A informação é do presidente ARNO PANDOLFO. Conforme, ele, a Cooperativa Regional Itaipu, realizou a pré assembleia com associados de Pinhalzinho. O evento aconteceu no auditório do Itaipu Rural Show e contou com a presença de 250 associados. As reuniões estão sendo realizadas em todas os municípios de atuação: Três Amigos - Sul Brasil, Araçazinho e Juvêncio - Saudades, além das pré-assembléias nas sedes dos municípios de Saltinho, Bom Jesus do Oeste, Sul Brasil, Serra Alta, Modelo, Saudades e Pinhalzinho.

Presença e participação dos associados demonstra interesse e envolvimento do associado com a cooperativa. O comentário é do presidente. Após cada encontro os associados foram convidados para um almoço acompanhado da equipe Itaipu. PANDOLFO realizou a abertura e recepção dos participantes. Na oportunidade a Missão e Visão da Cooperativa foram reforçadas juntos aos associados, sendo:

Missão: Coordenar o Desenvolvimento do agronegócio em sua área de atuação; Visão: Ser referência em Cooperativa Agropecuária no estado de Santa Catarina.

Objetivo da Pré Assembleia é esclarecer dúvidas e manter os associados informados sobre o que acontece na Cooperativa. ARNO PANDOLFO, fria que o número de associados e funcionários foi apresentado, sendo que no ano de 2018 a Cooperativa possui um total de dois mil 658 associados e conta com 454 funcionários. O custo de produção dos cereais e leite; Indicadores técnicos da suinocultura, avicultura e leite, acompanhado de orientações de manejo e a Importância dos controles de qualidade na produção de alimentos também foi apresentado pelo Gerente Técnico da Cooperativa, FERNANDO ROHR.

Cooperativa cria constantemente oportunidades para estar ao lado dos associados. Afirmação é do presidente ARNO PANDOLFO. De acordo com ele, este é um momento especial pois se faz um resgate de todos os acontecimentos do ano e apresenta-se as expectativas para 2019. No próximo ano a Itaipu completa 50 anos de fundação e este será um marco na história da Cooperativa, diz PANDOLFO. Diversas ações serão realizadas para comemorar este grande dia com todos que estão envolvidos na construção desta história. O aniversário da Itaipu acontece no dia 26 de Abril de 2019.

Produtores de leite se manifestam pela valorização do produto. JAIR DALMAGRO agricultor e também da organização do movimento salienta que a ideia da manifestação iniciou devido há alguns comunicados dos laticínios de que iriam baixar o valor do leite de 20 à 40 centavos. Afirma que isso preocupou os produtores, pois já estão vindo de uma crise no setor. O ato ocorreu na manhã de hoje na BR 280 trevo de acesso a Marmeleiro, com ato simbólico de derramamento de leite e entrega do produto a famílias carentes.

Pauta de reinvindicação aborda a importação de leite. JAIR DALMAGRO afirma que só um laticínio trás em torno de 400 mil litros por dia do produto vindo do Uruguai e Argentina, além de países europeus. Com a importação, o produto brasileiro acaba ficando desvalorizado. O produtor salienta que o leite muitas vezes só te valor quando está nas prateleiras de mercados, mas não é valorizado todo o trabalho que os agricultores tem de sol a sol.

Custo para o produtor está maior que o preço de venda. SIDICLEI RISSO- Produtor de leite de Marmeleiro, afirma que a atividade leiteira está ficando inviável. Salienta que o produto não está valendo o suficiente para cobrir custo de produção e rentabilidade das famílias. SIDICLEI ressalta que há preocupação de que as pessoas saiam da produção e vão para a cidade trabalhar, o que pode agravar o êxodo rural.

Leite é a principal fonte de renda dos agricultores. De acordo com SIDICLEI RISSO o sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina são os principais responsáveis pela produção do produto. Afirma que o produto que é importado de outros países, não é nem mesmo taxado por impostos

Prefeito participa e apoia manifestação dos produtores de leite. JAIMIR GOMES – chefe do executivo em Marmeleiro relata quena manhã de hoje, esteve no trevo da BR- 280 em Marmeleiro, na saída para Pato Branco, juntamente com agricultores, produtores de leite do município e de cidades da região. Eles realizaram O Manifesto Pró Leite. A principal reivindicação é contra a importação do leite e a desvalorização do produto.

Objetivo dos organizadores é fazer manifestações pacíficas chamando atenção da sociedade. A ideia, diz o prefeito é que ação chegue a classe política estadual e federal e também da mídia para que as pessoas conheçam de perto as dificuldades que o setor enfrenta, bem como as complicações econômicas que vem inviabilizando o trabalho da categoria, principalmente a permanência dos produtores na agricultura familiar. GOMES, lembra que na semana passada os produtores organizaram também em Marmeleiro, um encontro com lideranças, onde foi feito um Ato de Reivindicações e entrega de uma carta documento para deputados estadual e Federal.

Produtores de leite enfrentam forte crise no setor que põe em risco a continuidade da atividade leiteira. Para o prefeito, a situação é preocupante, pois a produção leiteira é uma das maiores fontes de renda dos agricultores, não só de Marmeleiro, mas de toda região. Conta que no município de Marmeleiro são 754 propriedades de leite que produzem por ano, cerca de 45 milhões de litros de leite. Atualmente, o custo de produção está até 30 por cento mais alto que o preço comercializado e os agricultores reivindicam uma política de preço mínimo para o leite além do fim da política de importação do produto entre outros.

Advogado de Campo Erê participa de protesto em prol do leite em Marmeleiro. ADILSON RAIMONDI que também é produtor de leite, cita que devido as importações em grande volume o produto sofreu quedas de preço muito grandes. Frisa que o problema nunca foi tão grave, atingindo tanto o pequeno, médio e grande produtor. Segundo ele, em 2016, 86 por cento do leite produzido na Argentina veio para o Brasil. 72 por cento do leite integral também entrou no nosso país. Observa que muitas vezes os consumidores compram o produto no mercado e nem sabem a origem.

Somente em julho deste ano, o Brasil importou mais leite da Argentina do que todo ano passado. Para RAIMONDI, se a situação não melhorar, a tendência é que em breve o produtor receba 80 centavos por litro, enquanto que para produzir a mesma quantidade o custo chega a 1 real e 10 centavos. RAIMONDI defende o manifesto de hoje dos produtores em Marmeleiro e pede união de todos os produtores, pequenos e grandes, para defender os interesses da categoria.

Produtores já estão se desfazendo das vacas. A situação está tão preocupante, observa RAIMONDI, que tem produtor de leite que aumentou em sua propriedade 70 mil litros e na hora de receber pela venda sentiu um prejuízo de 100 mil reais. Muitos produtores, principalmente o pequeno, está vendendo vacas que valem 10 mil reais, por no máximo três a quatro mil. Defende mais manifestações da classe e formação de comissão que discuta e leve as reivindicações ao governo federal.

Polícia Militar faz entregas de aparelhos de som apreendidos. Nesta semana foi realizada, na Polícia Militar em Palma Sola, a entrega de aparelhos de som, que foram apreendidos durante ocorrências de perturbação do sossego alheio, para as instituições que prestam serviços à comunidade. Nas ocorrências de perturbação do sossego alheio, a Polícia Militar tenta, no primeiro momento, mediar o conflito, visando encerrar o som alto. Caso a mediação não tenha resultados os policiais militares lavram um termo circunstanciado e apreendem o aparelho de som.

Durante a lavratura do Boletim de Ocorrência, o suposto autor da perturbação já é intimado a comparecer no Juizado Especial Criminal para uma Audiência. Uma portaria conjunta entre Poder Judiciário e Ministério Público foi editada determinando a doação para entidades do município. As instituições agraciadas foram: Associação Jornada Jovem; Creche Lélia Caldato Crestani, Igreja Assembleia de Deus, Associação de Moradores do Bairro Agrícola e Azaléia, Centro Educacional Fada Madrinha, Esporte Clube Sagrada Família, e Creche Criança Feliz.

Polícia apreende mercadoria contrabandeada. Por volta das 20 horas e 50 minutos de ontem, no Km 52,000, da rodovia SC-157, em Quilombo -SC, a guarnição do Grupo de Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, após receber uma denúncia de um policial de folga, abordou o caminhão M.Benz, atrelado a um semirreboque, ambos com placas do município de São João-PR, conduzido por um homem de 33 anos. Foi verificado o transporte de mercadorias contrabandeadas no valor aproximado de três mil reais. O veículo estava carregado com seis pneus de automóvel. Diante da irregularidade foi acionada a receita Federal, e realizados os procedimentos legais.

Polícia cumpre cinco mandados de prisão. A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Campo Erê, deu cumprimento a cinco mandados de prisão por sentença condenatória, expedidos pelo Poder Judiciário. Foram presos dois idosos, um de 71 e outro de 61 anos, além de um homem com 36 anos e dois com 28. Eles respondem por diversos crimes como roubo, ameaça, lesão corporal e maus tratos contra animais. Segundo o delegado, todos eles serão encaminhados ao Presídio Regional de Xanxerê, onde permanecerão à disposição do Judiciário.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.