ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 14/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

O governo da Nicarágua afirmou que o país assistiu a uma tentativa de golpe de Estado por parte de grupos políticos disfarçados de organizações não governamentais, associados ao crime organizado e financiados a partir do exterior. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, as ONGs executaram sequestros, torturas, extorsões, assassinatos, saques, obstrução de vias públicas, destruição e incêndios de edifícios públicos. Segundo o presidente DANIEL ORTEGA, as centenas de mortes ocorridas pela crise na Nicarágua foram provocadas pelos seus opositores no país.

O arquiteto ALEJANDRO PIZANO PONCE DE LEÓN, filho de JORGE ENRIQUE PIZANO, testemunha-chave no escândalo de pagamento de propinas feitos pela construtora Odebrecht na Colombia, morreu por envenenamento três dias após a morte do pai. A polícia investiga o caso. PONCE DE LÉON morreu pouco depois de voltar à Colômbia vindo da Espanha, onde participou do funeral de seu pai, responsável por fazer importantes revelações sobre o caso Odebrecht no país. Segundo a Promotoria da Colômbia, a empresa pagou mais de 28 milhões de dólares em propinas para garantir contratos com o governo.

Cerca de 400 de migrantes chegaram nesta terça-feira à fronteira México-Estados Unidos e alguns escalaram a cerca que divide oss países sob os olhares dos agentes da patrulha fronteiriça americana. Eles planejam solicitar asilo às autoridades americanas nos próximos dias. A grande caravana saiu no último dia 13 de outubro de San Pedro Sula, em Honduras, e chegou a reunir cerca de sete mil migrantes. A maior parte deles ainda permanece longe da fronteira, em cidades como Guadalajara e Culiacan, no oeste do México.

O ex-presidente da República LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA será interrogado, em Curitiba, nesta quarta-feira. A audiência – referente a um processo da Operação Lava Jato – está marcada para as duas da tarde, no prédio da Justiça Federal. Esta será a primeira vez que o ex-presidente deixará a Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde abril. A oitiva será conduzida pela juíza federal GABRIELA HARDT que substitui SERGIO MORO. Conforme o Ministério Público Federal, o ex-presidente recebeu propina de empresas como a OAS e a Odebrecht por meio da reforma e decoração no sítio Santa Bárbara, em Atibaia.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO anunciou o nome do sétimo ministro nesta terça-feira. Ele usou uma rede social para anunciar que o general do Exército FERNANDO AZEVEDO E SILVA foi indicado para assumir o Ministério da Defesa. Enquanto Bolsonaro cumpria agenda, servidores do Ministério do Trabalho protestavam na Esplanada contra a extinção da pasta. Ele disse que não vai tirar do Trabalho o status de ministério, mas disse que haverá a unificação outra pasta. Em outra entrevista, BOLSONARO recuou da ideia de juntar a Secretaria do Ensino Superior ao Ministério de Ciência e Tecnologia e que a princípio, vai ser mantido no Ministério da Educação.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, segue em Brasília e se encontrou hoje com o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA para um café da manhã. Depois, ele recebe a visita dos embaixadores de Chile, Emirados Árabes Unidos, França e Reino Unido e um telefonema do secretário-geral da ONU, o português ANTÓNIO GUTERRES. À tarde deve se encontrar com governadores eleitos. Ontem, um levantamento divulgado pelo Tesouro Nacional mostrou que 14 estados estouraram gasto com pessoal e descumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal em 2017, tema que ser uma das pautas do encontro.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina deve divulgar até o fim de 2018 os editais dos concursos públicos para as carreiras da magistratura e da atividade notarial e de registro. A previsão é que as provas sejam realizadas ainda no primeiro semestre de 2019. O TJ-SC anunciou cinco vagas para juiz substituto, além de formação de cadastro de reserva. Já o número de vagas para cartorários ainda está sob análise. A empresa responsável pela realização do concurso da atividade notarial e de registro é o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul.

A Agência Nacional de Energia Elétrica lançou nesta terça-feira um edital para aprimorar o sistema elétrico em Santa Catarina. Serão licitados três lotes. As obras são para as regiões Norte, Vale do Itajaí e Oeste. O investimento é de três bilhões de reais. No lote de maior investimento, com quase dois bilhões e 800 milhões serão construídas novas linhas de transmissão no Norte e Vale do Itajaí. Os outros dois lotes terão investimento de mais de 500 milhões no Oeste para evitar problemas na rede de distribuição de energia que possam provocar, principalmente, queda no fornecimento.

A Secretaria do Tesouro Nacional informou nesta terça-feira que 14 estados da federação superaram em 2017 o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal de 60 por cento da receita corrente líquida em gastos com pessoal, incluindo ativos a aposentados. Santa Catarina também está nesse grupo O estado gastou 60 vírgula 57 por cento do que arrecadou no ano passado com os servidores. De acordo com o Tesouro Nacional, no seu âmbito, os estados desenquadrados não podem receber aval transferências e aval para operações de crédito. De acordo com a análise da capacidade de pagamento realizada em 2018, somente 13 Estados possuem nota de capacidade de pagamento "A" ou "B", a qual permite que o ente esteja elegível a receber garantia da União para novos empréstimos.

Calendário contempla a todos. A afirmação é do Padre CILDO ROCKEMBAH. De acordo com ele, a programação é discutida por todos, tanto da católica, quanto de outras igrejas, prefeituras, clubes, entidades e colégios. O pároco salienta que estarão participando os quatro municípios que fazem parte da paróquia, são eles: Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso.

Apae de Palma Sola representa região nas ações do Programa Prevenir. Representantes das nove escolas especiais do Extremo Oeste se reuniram em Anchieta para apresentar as ações de prevenção desenvolvidas nas áreas da saúde, educação e assistência social, realizadas durante o ano de 2018, para disputar prêmio regional e estadual do Programa de Prevenção às Deficiências. Durante o encontro os relatórios feitos pelas equipes de Anchieta, Maravilha, Iraceminha, Romelândia, Campo Erê, Palma Sola, Guarujá do Sul, São José do Cedro e Guaraciaba, foram apresentados, analisados e avaliados.

Apenas quatro instituições tinham critérios mínimos para concorrer. A comissão formada por representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, seguiram os critérios do regulamento sugerido pela Federação Estadual. A escola Pequeno Guinter de Palma Sola ficou em primeiro lugar, seguida pela escola Viviane de São José do Cedro com segunda colocação. A escola Martinho Burger de Anchieta ficou com a terceira posição e a Caminhos Abertos de Guarujá em quarto.

Ações voltadas a prevenção de deficiências tem vários públicos alvos. A coordenadora regional do projeto, VERA JUNGES revela que o foco são gestantes e jovens no primeiro momento. O objetivo é levar informações e dados sobre as estatísticas e quais exames, consultas e demais ações podem ajudar a prevenir as deficiências físicas e intelectuais. A disputa do prêmio estadual em Florianópolis será no dia 28 de novembro, dentre 18 regionais.

Diversas atividades envolveram as Apaes participantes do encontro regional. VERA, destaca que as Apaes participantes do evento que reuniu nove escolas especiais da região também concorram por ações de inovação e iniciativa na área. Neste quesito destaque foi para Apae de Iraceminha. Os alunos foram incentivados a aprender sobre o tema e fizeram poesias sobre a prevenção.

Prazo para requerer auxílio transporte para estudantes inicia na próxima semana. JOSEMIR FORGIARINI – secretário de educação de Anchieta, relata que por meio do Programa Municipal de auxílio financeiro para transporte intermunicipal, estudantes que residem em Anchieta e frequentam cursos de graduação, técnico profissional e pré-vestibular em instituições de ensino da região, poderão requerer o Auxílio Transporte concedido pelo município. Ação inicia na segunda-feira.

Para aderir ao programa é necessário aos estudantes preencher o formulário de inscrição. O secretário frisa que é preciso ainda, juntar ao formulário todos os documentos exigidos no edital do programa e protocolar estes documentos na Junta de Serviço Militar do município. A inscrição no programa não garante o direito ao benefício pois as informações serão conferidas por comissão municipal. Somente após esta análise é que será atestado que o estudante atende aos requisitos do edital, e ai sim será homologada a lista de beneficiários.

O prazo para requerer o benefício inicia segunda e encerra final do mês. FORGIARINI, destaca que os interessados tem até dia 30, agora de novembro, para preencher toda documentação e requerer o benefício. O edital está disponível na íntegra na página eletrônica do município. Para esclarecer dúvidas referente ao edital, o secretário destaca que os estudantes poderão se dirigir até a Secretaria Municipal de Educação.

Estudantes beneficiados com o auxílio transporte são convocados para prestação de serviço voluntário. Quem comenta é o secretário de educação de Anchieta JOSEMIR FORGIARINI. De acordo com ele, os estudantes de cursos de graduação, técnico profissional e pré-vestibular que queiram requerer o auxílio transporte para estudantes estão sendo convocados para prestar serviço voluntário como forma de contrapartida ao subsídio recebido.

O estudante poderá escolher a atividade que deseja ser voluntário. Segundo FORGIARINI, basta entrar no edital disponível no link do programa e efetuar sua inscrição enviando a ficha preenchida para o e-mail auxí[email protected] ou entregue presencialmente na Secretaria Municipal de Educação. O secretário frisa que a prestação de serviço voluntário é obrigatória, estabelecida em Lei Municipal. Caso o estudante deixar de prestar o serviço, será considerado inadimplente perante o município ficando impedido de receber este auxílio.

Prefeituras da comarca e região fazem ponto facultativo nesta sexta-feira. Em Anchieta será ponto facultativo. Administração Municipal faz ponto devido ao feriado nacional de amanhã, será ponto facultativo nas repartições públicas na sexta. Porém, os serviços emergenciais na área de saúde serão atendidos na Unidade de Pronto Atendimento pelos profissionais em regime de plantão. O mesmo ocorre no município de Santa Terezinha do Progresso, São Lourenço do Oeste e Campo Erê. As atividades voltam ao normal na segunda-feira.

Duas prefeituras da comarca trabalham normal na sexta-feira. Administrações de São Bernardino e Saltinho, vão atender normalmente após o feriado. Todas as secretarias estarão abertas com atividades no dia. Nos dois municípios só não haverá aulas para os alunos. As ações voltam ao normal na segunda-feira.

Temporal causa danos na rede de energia e deixa vários municípios sem luz. Conforme o engenheiro da Celesc, JOÃO FRANCISCO VIEIRA, nesta manhã foram diversos registros de problemas principalmente no interior. Ele explica que o temporal gerou vários transtornos com os raios e ventos, mas, as principais causas foram relativas a vegetação que caiu em cima das redes. São três equipes atuando desde a madrugada. O engenheiro explica que o problema foi registrados também em municípios que recebem energia de outras subestações como SMOeste, Campo Erê, São Bernardino e Anchieta.

Equipe verifica cabos que foram danificados. A previsão é restabelecer os sinais até esta tarde. VIEIRA, recomenda que os consumidores com problemas liguem para o 0800 48096 ou com escritórios que repassam as ocorrências aos efetivo. JOÃO também orienta que as pessoas tomam cuidados com os equipamentos para evitar acidentes com a fiação.

Mulher perde controle da direção, sai da pista e bate em árvore no interior. O Corpo de Bombeiros foi acionado ontem na linha Área Nova interior de Campo Erê, para atender a um acidente. Ao chegar no local a Guarnição encontrou uma mulher, consciente e orientada, com corte na cabeça proveniente de um acidente de trânsito. Foi uma saída de pista com colisão em barranco. A vítima foi encaminhada para o hospital Santo Antônio de Campo Erê.

Criança de dois anos é vítima de estupro. A Polícia Militar de Marmeleiro foi acionada por volta das 21 horas e 30 minutos de ontem, após solicitação do Conselho Tutelar relatando que deu entrada ao Hospital Nossa Senhora das Graças uma criança de dois anos e quatro meses vítima de estupro. Diante dos fatos e com apoio da Equipe de Renascença foi deslocado até o Hospital e em conversa com a mãe da criança, ela relatou que deixou seus dois filhos menores de idade com os avós paternos no período da manhã entre as 07h30min até as 11 horas. Durante a tarde e início da noite ela mesma ficou com os filhos os quais não tiveram contato com ninguém e não foi percebido nada de errado com as crianças. Mais tarde ao dar banho e colocar a fralda em seu filho percebeu que a criança tinha sofrido abuso sexual.

Criança é encaminhada para exame mais especifico. A mãe relatou para a polícia que acredita que os possíveis autores poderiam ser inclusive da família, pois não deixam a criança sob cuidados de estranhos. Os familiares foram identificados em Boletim de Ocorrência pela equipe policial militar, e encaminhados à sede do Pelotão PM, em Marmeleiro, para gerar a ocorrência. Eles serão ouvidos hoje na Delegacia de Polícia Civil de Marmeleiro.

Pai mata filho no interior. Segundo a Polícia Militar de Marmeleiro, o crime ocorreu na madrugada de hoje, na Linha Novo Progresso, interior de Marmeleiro. Segundo o sargento ARLINDO MELLO SANTOS, a vítima JUNIOR CÉSAR BIGATON, 36 anos, que tinha problemas psicológicos e com álcool, chegou em casa, que fica próximo a do pai, suspeito autor do homicídio, embriagado e como em outras ocasiões estava agredindo a esposa. O suspeito AVELINO BIGATON, 65 anos, tentou conter o filho, mas acabou atirando nele com uma espingarda, matando o próprio filho.

Vítima causa muitos problemas a família. Afirmação é do comandante do pelotão da Polícia Militar de Marmeleiro Sargento MELLO. Ele diz que JÚNIOR BIGATON, já causou muitos problemas para a família, e com frequência a PM, atendia ameaças, agressão aos pais. Conta que no final de semana passada a equipe esteve na casa dele atendendo a um chamado de agressão e ameaça aos familiares. MELLO diz que a família foi orienta, mas não quiseram representar contra a vítima

Polícia Militar, Polícia Civil e Criminalística realizam levantamentos no local do crime. Segundo o comandante da PM, ARLINDO MELLO SANTOS, o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal de Francisco Beltrão. O suspeito fugiu do local levando a arma utilizada no crime. Ainda segundo o comandante, ele teria ido à casa de um sobrinho e pediu que ele chamasse a polícia. A Polícia Militar fez buscas, mas até o momento o acusado não foi localizado.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.