ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo Em Foco Atalaia Terça-Feira 14/11/17

A Bolsa de Valores abriu a terça-feira em alta. O dólar começou o dia da mesma forma,cotado em três reais e 29centavos. O euro vale três reais e 83.Já o peso argentino está cotado a 18,9 centavos para venda e 16,9 para a compra.

Mais de 450 pessoas morreram no Irã em consequência de um terremoto de magnitude sete virgula três que atingiu o país no domingo. O número foi atualizado na manhã de hoje. De acordo com a televisão estatal iraniana, 452 pessoas morreram após o tremor, e ao menos seis mil e 600 ficaram feridas. Autoridades locais estimam que o número de vítimas fatais aumentará à medida que as equipes de busca e resgate chegarem a áreas remotas do país.

Os titulares da Defesa e das Relações Exteriores da Espanha disseram nesta segunda-feira acreditar que grupos sediados na Rússia usaram redes sociais para defender referendo de independência da Catalunha na tentativa de desestabilizar a Espanha. O governo espanhol alega ter indícios de que grupos russos dos setores estatal e privado, além de grupos da Venezuela, usaram Twitter, Facebook e outros sites da internet para divulgar maciçamente a causa separatista. Os líderes separatistas catalães negaram que uma interferência da Rússia os tenha ajudado na eleição.

Vinte e cinco anos depois que cientistas do mundo todo lançaram um "alerta para a humanidade" sobre os perigos para o meio ambiente, uma nova atualização divulgada nesta segunda-feira diz que a maioria das ameaças ao planeta está ficando "muito pior". A carta foi assinada por 15 mil 364 cientistas de 184 países. Desde 1992, quase todas as principais ameaças ao meio ambiente se tornaram mais graves, como a crescente população mundial, o aquecimento global e as constantes emissões de carbono geradas pelo uso de combustíveis fósseis, bem como as práticas agrícolas não sustentáveis, o desmatamento, a falta de água doce, a perda de vida marinha e as crescentes zonas mortas dos oceanos.

O novo diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, EUGÊNIO RICAS, que comandará todas as operações federais no Brasil, entre elas a Lava Jato, prometeu ampliar o combate à corrupção, ao tráfico de drogas e ao tráfico de armas. Ele afirmou que a Lava Jato é uma instituição dentro da Polícia Federal e “não tem como estancar uma instituição”. RICAS reforçou que a missão é intensificar ainda mais os trabalhos que são feitos pela Lava Jato. Ele disse que a sociedade brasileira pode ficar tranquila com relação a isso.

A Petrobras registrou lucro líquido de 266 milhões de reais no terceiro trimestre, revertendo o prejuízo de 16 bilhões do mesmo intervalo do ano passado. Contudo, o resultado veio abaixo das expectativas do mercado, prejudicado por gastos não previstos com provisões para perdas na Justiça e despesas com a adesão ao programa de regularização tributária. No primeiro trimestre, o lucro foi de quatro bilhões 450 milhões. Com o resultado do período, a estatal já soma quatro trimestres consecutivos de ganhos.

Com o pedido de demissão do agora ex-ministro das Cidades, BRUNO ARAÚJO, o presidente MICHEL TEMER confirmou, por meio de nota oficial, que irá iniciar a partir de agora uma reforma ministerial. O objetivo do Planalto é concluir as alterações na esplanada até “meados de dezembro”. Na nota, TEMER confirmou que recebeu a carta de demissão de ARAÚJO, “a quem agradece pelos bons serviços prestados”. Na carta entregue ao presidente, BRUNO ARAÚJO diz que "não há mais apoio" para que ele siga no comando da Pasta.

Cerca de 300 pessoas participaram de um protesto em Florianópolis nesta segunda-feira contra a lei que criminaliza o aborto em casos de estupro. Aprovada em comissão especial da Câmara dos Deputados na semana passada por 18 votos a 1, a PEC impacta na interpretação de leis e portarias que amparam os serviços de abortamento legal no Brasil. Os manifestantes foram às ruas do Centro da capital para pressionar a derrubada da matéria. A maioria dos deputados federais de Santa Catarina está indecisa a respeito da votação, que deve entrar na pauta do Plenário nos próximos dias.

Com a publicação do decreto no Diário Oficial do Estado, passam a valer as novas regras para o uso, armazenamento e comércio de agrotóxicos em Santa Catarina. A venda desses produtos será controlada por meio de um sistema informatizado. Santa Catarina é o nono estado que mais consome agrotóxicos, cerca de 30 mil toneladas por ano. Entre as principais mudanças está que a fiscalização do uso passa da Fatma para a Cidasc. A mudança foi feita para ficar mais fácil fiscalizar também o produtor.

Cinco meses após a publicação da lei 17 mil e 066, que obriga o governo de Santa Catarina a disponibilizar informações sobre a lista de espera do Sistema Único de Saúde, o portal da transparência começou a ser abastecido com as informações dos pacientes. A Secretaria de Estado da Saúde vai anunciar os detalhes do sistema na nesta terça-feira. Ontem à tarde, a fila era de 360 mil procedimentos. Assim que estiver completamente abastecido, os usuários do SUS que aguardam por consulta médica, exame ou cirurgia poderão acessar as listas e as datas dos procedimentos agendados.

Comunidade se prepara para mais uma edição da Noite Alemã. Afirmação é do presidente da associação de moradores de Lageado Antunes, São Lourenço do Oeste, ARI HERMES. Conforme ele, objetivo da Noite Alemã é valorizar a cultura germânica da região, e no caso da sua comunidade, apresentando tudo por meio da dança e da culinária. Marcado para o próximo sábado, o jantar inicia ás 20 horas e 30 minutos, com diversos pratos típicos, como: pernil suíno, churrasco, rocambole doce e salgado, salame, batata, arroz, saladas, maionese de pão torrado com peito de frango desfiado, pão de alho, cuca recheada e o tradicional chucrute.

Ingressos da Janta Alemã devem ser adquiridos antecipadamente. Segundo ARI HERMES – Presidente da associação de moradores de Lageado Antunes, São Lourenço do Oeste, é necessário que os interessados comprem seus ingressos até sexta-feira, ao meio dia. O valor da jantar e baile é de 40 reais. Caso alguém queira só participar do baile depois, o ingresso tem o custo de 20 reais antecipado e 25 na hora. Haverá ainda apresentações de clubes de dança da comunidade de Lageado Antunes, Pinhalzinho, São João do Oeste e São José do Cedro.

Noite Alemã já é tradicional na comunidade. ARI HERMES – presidente da associação de moradores de Lageado Antunes, São Lourenço do Oeste, reforça que quem gosta de comida típica e dos costumes da cultura alemã, pode sentir os sabores e assistir as apresentações. A programação também é tradicional com o jantar típico, servindo diversos pratos à base da culinária alemã. Além disso, o público acompanha ainda, as apresentações culturais, e depois o baile do chopp.

Exposições culturais no Centro de Eventos. SUZIANY TESKE – coordenadora de cultura e eventos de Campo Erê relata que estão expostos na entrada do centro diversos painéis com a história do município. Isso é em comemoração ao Centenário do Distrito do município. Quando passou a pertencer ao estado de Santa Catarina. Os painéis contem fotos, e textos explicativos sobre a história de Campo Erê e também como os demais municípios da comarca foram emancipados.

História do município leva três anos de pesquisa. SUZIANY TESKE – coordenadora de cultura e eventos de Campo Erê, relata que todo o material foi montado em parcerias com escolas, pessoas antigas, e dados do município. Esses painéis ficam de tempo em tempo nas escolas do município e atualmente esta no Centro de Eventos e pode ser visitado de manhã e a tarde por toda comunidade.

Mostra Cultural que marca o Centenário está aberta para visitação. SUZIANY TESKE, coordenadora de cultura e eventos de Campo Erê, ressalta que objetivo é proporcionar a população ampliação do conhecimento sobre a história do município. Na noite do dia 24, agora de novembro, a Cultura está preparando um evento especial em homenagem ao Centenário de Campo Erê e vai finalizar com a procissão Nossa Senhora da Conceição e São João Maria que acontece no dia 8 de dezembro feriado municipal.

Exposição visa apresentar bens culturais e a importância de preservá-los. O comentário é da coordenadora de cultura e eventos de Campo Erê SUZIANY TESKE. De acordo com ela, os temas abordados na mostra são: “Onde nasce nossa identidade – Saberes, culinária, crenças e vocabulário da cultura cabloca”, “No Quintal da Casa de Madeira – Benzedores e Benzedeiras” e “Arquitetura da Memória – Edificações antigas do município e região”. A coordenadora acrescenta que está contribuindo neste importante projeto da escola Raul Pompeia que oferece aos alunos uma oportunidade de conhecerem um pouco mais do lugar onde vivem.

Encerrado prazo para estudantes solicitarem Auxílio Transporte. Quem comenta é o secretário de educação de Anchieta JOSEMIR FORGIARINI. Conforme ele, o prazo para solicitação do Auxílio Transporte Intermunicipal para estudantes de cursos de graduação, técnico profissional e pré-vestibular referente ao segundo semestre de 2017 terminou. O estudante que aderir ao programa pela primeira vez deverá preencher e protolocar o formulário de inscrição com os documentos exigidos pelo edital na Secretaria Municipal de Educação.

Estudantes que já aderiram ao programa no primeiro semestre devem renovar sua inscrição para o segundo. Quem explica é o secretário de educação de Anchieta JOSEMIR FORGIARINI. Conforme ele, é preciso apresentar o formulário de inscrição devidamente preenchido acompanhado do comprovante de residência, atestado de matrícula, comprovante de frequência descrevendo o número de disciplinas frequentadas e ainda a certidão negativa de débitos municipais.

Para ser beneficiado pelo programa estudante precisa atender alguns requisitos exigidos pela Lei Municipal. Segundo o secretário de educação de Anchieta JOSEMIR FORGIARINI, dentre os requisitos exigidos, o estudante deve residir no Município de Anchieta, não possuir formação no nível de ensino que está cursando e frequentar um curso técnico profissional, pré-vestibular ou superior em Instituição de Ensino, onde utilize veículo de transporte coletivo para se deslocar ou carro particular.

Tramita na assembleia legislativa um projeto de lei que permite a contratação de policiais militares de folga para a segurança externa em locais com grande movimentação de pessoas. A proposta é do deputado estadual do PSD, GELSON MERISIO. O projeto “Polícia em dobro” está nas comissões da casa e ainda não tem previsão de votação em plenário. Diz que o projeto vai colocar mais policiais nas ruas para aumentar a segurança da sociedade catarinense. O projeto de lei “Polícia em dobro” vai legalizar o que já acontece na prática sem nenhuma segurança para os policiais e a sociedade.

Muitos PMs acabam prestando serviços particulares fora de hora em todo o estado. Segundo GELSON MERISIO, o projeto que ele apresentou prevê a formalização de convênios entre empresas, condomínios e associações com a PM para o policiamento nas horas de folga dos policiais. Eles farão o patrulhamento fardados e com viaturas. Nestes moldes, as horas trabalhadas serão pagas pela instituição privada que contratou os serviços da PM.

Celesc começa nesta semana mais uma edição do programa de eficiência energética na região. A campanha, conhecida como Bônus Eficiente Quatro, tem objetivo de incentivar a troca de produtos usados por equipamentos novos, que consomem menos energia. A iniciativa permite que os consumidores troquem geladeiras, freezers ou ar condicionados velhos por aparelhos modernos com descontos que podem chegar a 50 por cento. A empresa autorizada pela Celesc a executar o programa na região é a Loja Colombo.

Programa de eficiência energética permite a troca de aparelhos usados por novos apenas para consumidores em dia com a conta de luz. Além disso, a iniciativa só prevê a troca de freezers, geladeiras e condicionadores de ar com mais de cinco anos de uso. Ao efetuar a troca, o consumidor ainda precisa entregar cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes e pagar o valor de 50 reais para doação a uma entidade carente definida pela CELESC.

Mudanças nas zonas eleitorais começam a valer oficialmente. ADAIR DA CUNHA – Chefe do cartório eleitoral de Campo Erê, lembra que a Zona eleitoral de Campo Erê teve mudanças de cidade. Santa Terezinha do Progresso passa a pertencer a Comarca eleitoral de Maravilha. A zona eleitoral de Campo Erê, recebe o município de Palma Sola. Esse processo de rezoneamento está em vigor desde ontem.

Rezoneamento das zonas eleitorais é positivo para municípios. A observação é do chefe do cartório eleitoral de Campo Erê ADAIR DA CUNHA. Conforme ele,Santa Terezinha do Progresso fica mais próxima da comarca de Maravilha, assim como Palma Sola de Campo Erê, do que a de Dionísio Cerqueira, onde pertencia antes. O município de Palma Sola conta atualmente com cinco mil oitocentos e cinquenta e um eleitores, que agora somam aos sete mil 280 do restante da comarca de Campo Erê.

Últimas semanas para revisão do eleitorado. ADAIR DA CUNHA- chefe do cartório em Campo Erê, lembra que o prazo para o serviço é até 24, agora de novembro. Observa que a procura tem melhorado, mas ainda está longe de atingir objetivo. De sete mil 280 eleitores, apenas quatro mil 541 compareceram no cartório para fazer a revisão. Reforça que quem não fizer essa revisão, terá p título de eleitor, bem como pode ter o CPF bloqueado junto à receita federal

Polícia Militar Ambiental solicita que a comunidade seja parceria na fiscalização de crimes contra o meio ambiente. O pedido é do comandante no Extremo Oeste, EVERTON RONCÁGLIO. De acordo com ele, muitas vezes há somente uma guarnição em serviço e como a região de atuação é grande, pode haver ocorrências simultâneas. Por isso, o comandante solicita o auxílio da comunidade, primeiro para que cada um faça sua parte cuidando da natureza. Pede ainda, ajuda dos moradores que possam presenciar alguma situação, com o máximo de informações sobre o caso que consideram desrespeito ao meio ambiente.

Fotos e vídeos facilitam a investigação. O comandante da Polícia Militar Ambiental EVERTON RONCÁGLIO justifica a importância dessa parceria justamente por que às vezes a demora no atendimento da ocorrência provoca a descaracterização do crime. Ele enfatiza que o contato com a instituição pode ser feito diretamente na sede do Pelotão ou pelo telefone 3631-3730.

Veículos colidem na SC 305. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a um acidente que ocorreu por volta das 13 horas e 30 minutos de ontem na SC-305 km 32,625 em Campo Erê. Foi uma colisão traseira envolvendo FiatStrada placas de São José do Cedro, conduzido por um homem de 31 anos e o veículo FiatUno emplacado em Campo Erê, motorista de 44 anos.Neste acidente não teve vítimas e nos veículos danos de pequena monta. O condutor do Veículo Fiat Uno foi preso em flagrante por dirigir sob influência de álcool, sendo encaminhado para a Delegacia de Campo Erê.

Pedestre é atropelado na faixa. Por volta das 20 horas e 30 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atendeu na Rua Ernesto Beuter, Bairro Brasília, São Lourenço do Oeste, a um atropelamento de pedestre sobre faixa. Um Fiat uno de São Lourenço, conduzido por um homem atropelou uma pedestre de 48 anos, que apresentava ferimentos considerados médios. Após procedimentos foi conduzida ao pronto atendimento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.