ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 14/11/2017

-SAÍDA DE TUCANO DO GOVERNO DEVE ACELERAR TROCA DE MINISTROS
-ESTADO COMEÇA A ABASTECER LISTA DE ESPERA DO SUS
-COMUNIDADE DE DERRUBADA BAIXA SEDIA EVENTO TRADICIONALISTA AMANHÃ
-MUNICÍPIO PROMOVE HOJE NOITE CULTURAL COM 15 APRESENTAÇÕES
-ÓRGÃOS PÚBLICOS DE SJCEDRO ALTERAM NÚMERO DE TELEFONE
-PROGRAMA PREVÊ A IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DE ALIMENTOS VEGETAIS
-RODOVIÁRIA DE GUARUJÁ SERÁ REABERTA APÓS UM ANO DO FECHAMENTO
-LADROES LEVAM 30 MIL REAIS EM FURTO A COOPERATIVA
-ENVOLVIDOS COM FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS SÃO CONDENADOS PELA JUSTIÇA

O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas e de céu com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores abriu a terça-feira em alta. O dólar começou o dia da mesma forma, cotado em três reais e 29 centavos. O euro vale três reais e 83. Já o peso argentino está cotado a 18,9 centavos para venda e 16,9 para a compra.

Mais de 450 pessoas morreram no Irã em consequência de um terremoto de magnitude sete virgula três que atingiu o país no domingo. O número foi atualizado na manhã de hoje. De acordo com a televisão estatal iraniana, 452 pessoas morreram após o tremor, e ao menos seis mil e 600 ficaram feridas. Autoridades locais estimam que o número de vítimas fatais aumentará à medida que as equipes de busca e resgate chegarem a áreas remotas do país.

Os titulares da Defesa e das Relações Exteriores da Espanha disseram nesta segunda-feira acreditar que grupos sediados na Rússia usaram redes sociais para defender referendo de independência da Catalunha na tentativa de desestabilizar a Espanha. O governo espanhol alega ter indícios de que grupos russos dos setores estatal e privado, além de grupos da Venezuela, usaram Twitter, Facebook e outros sites da internet para divulgar maciçamente a causa separatista. Os líderes separatistas catalães negaram que uma interferência da Rússia os tenha ajudado na eleição.

Vinte e cinco anos depois que cientistas do mundo todo lançaram um "alerta para a humanidade" sobre os perigos para o meio ambiente, uma nova atualização divulgada nesta segunda-feira diz que a maioria das ameaças ao planeta está ficando "muito pior". A carta foi assinada por 15 mil 364 cientistas de 184 países. Desde 1992, quase todas as principais ameaças ao meio ambiente se tornaram mais graves, como a crescente população mundial, o aquecimento global e as constantes emissões de carbono geradas pelo uso de combustíveis fósseis, bem como as práticas agrícolas não sustentáveis, o desmatamento, a falta de água doce, a perda de vida marinha e as crescentes zonas mortas dos oceanos.

O novo diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, EUGÊNIO RICAS, que comandará todas as operações federais no Brasil, entre elas a Lava Jato, prometeu ampliar o combate à corrupção, ao tráfico de drogas e ao tráfico de armas. Ele afirmou que a Lava Jato é uma instituição dentro da Polícia Federal e “não tem como estancar uma instituição”. RICAS reforçou que a missão é intensificar ainda mais os trabalhos que são feitos pela Lava Jato. Ele disse que a sociedade brasileira pode ficar tranquila com relação a isso.

A Petrobras registrou lucro líquido de 266 milhões de reais no terceiro trimestre, revertendo o prejuízo de 16 bilhões do mesmo intervalo do ano passado. Contudo, o resultado veio abaixo das expectativas do mercado, prejudicado por gastos não previstos com provisões para perdas na Justiça e despesas com a adesão ao programa de regularização tributária. No primeiro trimestre, o lucro foi de quatro bilhões 450 milhões. Com o resultado do período, a estatal já soma quatro trimestres consecutivos de ganhos.

Com o pedido de demissão do agora ex-ministro das Cidades, BRUNO ARAÚJO, o presidente MICHEL TEMER confirmou, por meio de nota oficial, que irá iniciar a partir de agora uma reforma ministerial. O objetivo do Planalto é concluir as alterações na esplanada até “meados de dezembro”. Na nota, TEMER confirmou que recebeu a carta de demissão de ARAÚJO, “a quem agradece pelos bons serviços prestados”. Na carta entregue ao presidente, BRUNO ARAÚJO diz que "não há mais apoio" para que ele siga no comando da Pasta.

Cerca de 300 pessoas participaram de um protesto em Florianópolis nesta segunda-feira contra a lei que criminaliza o aborto em casos de estupro. Aprovada em comissão especial da Câmara dos Deputados na semana passada por 18 votos a 1, a PEC impacta na interpretação de leis e portarias que amparam os serviços de abortamento legal no Brasil. Os manifestantes foram às ruas do Centro da capital para pressionar a derrubada da matéria. A maioria dos deputados federais de Santa Catarina está indecisa a respeito da votação, que deve entrar na pauta do Plenário nos próximos dias.

Com a publicação do decreto no Diário Oficial do Estado, passam a valer as novas regras para o uso, armazenamento e comércio de agrotóxicos em Santa Catarina. A venda desses produtos será controlada por meio de um sistema informatizado. Santa Catarina é o nono estado que mais consome agrotóxicos, cerca de 30 mil toneladas por ano. Entre as principais mudanças está que a fiscalização do uso passa da Fatma para a Cidasc. A mudança foi feita para ficar mais fácil fiscalizar também o produtor.

Cinco meses após a publicação da lei 17 mil e 066, que obriga o governo de Santa Catarina a disponibilizar informações sobre a lista de espera do Sistema Único de Saúde, o portal da transparência começou a ser abastecido com as informações dos pacientes. A Secretaria de Estado da Saúde vai anunciar os detalhes do sistema na nesta terça-feira. Ontem à tarde, a fila era de 360 mil procedimentos. Assim que estiver completamente abastecido, os usuários do SUS que aguardam por consulta médica, exame ou cirurgia poderão acessar as listas e as datas dos procedimentos agendados.

Comunidade de Derrubada Baixa recebe “Bate Casco da Integração”. No feriado da Proclamação da República, comemorado amanhã, a comunidade de Derrubada Baixa receberá o grupo de cavaleiros que saiu no final de semana de Chapecó e percorrerá a região com objetivo de ressaltar a cultura gaúcha e formar novas amizades. Segundo o presidente da comunidade, ADIR PASQUALON, a chegada dos 40 cavaleiros está prevista para as 17 horas. Ele revela que este é o terceiro ano de evento. As 19 horas acontecem apresentações dos Amigos da Gaita. Ele explica que em seguida, as 20 e 30 será servido o jantar com cardápio a base de churrasco e acompanhamentos. Em seguida, às 21 horas e 30 minutos, iniciam as apresentações de dança das invernadas do CTG Mate Amargo, seguidas do baile. Na quinta-feira a tarde os cavaleiros se deslocarão para Guarujá do Sul. O evento é aberto ao público e as fichas para o jantar e baile estão sendo comercializadas a 18 reais.

Guarujá do Sul promove Noite Cultural hoje. Conforme a secretária de Educação, ROSMÉRI DALLAVECHIA, a programação será realizada a partir das 19 horas e 30 minutos no ginásio de esportes. Ela detalha que, em torno de 15 entidades confirmaram apresentações, entre elas, as escolas, creche, CTG e grupo de danças folclóricas. Haverá transporte para que as pessoas do interior possam ir até a cidade para assistir as apresentações. Na oportunidade haverá apresentação do grupo de patinação Rosas do Sul, de São João do Oeste. Junto às apresentações de dança, canto e poesia está programada uma surpresa para as crianças.

A Faismo de 2017 será aberta oficialmente nesta terça-feira. A abertura oficial, com transmissão ao vivo no Portal da Peperi no facebook, está marcada para as oito horas da noite. A feira terá 250 expositores neste ano e previsão de público entre 50 e 60 mil pessoas. A projeção da comissão de comercialização é de que o volume de negócios gerados pela Faismo fique entre 22 e 25 milhões de reais. A feira vai até domingo e terá cobertura completa da Rede Peperi. O primeiro show nacional será com a cantora sertaneja NAIARA AZEVEDO. Ela vai subir no palco da arena de shows na final desta noite para cantar sucessos nacionais, como por exemplo, “50 reais”. Os valores dos ingressos para o show são 32 reais para a pista, 52 para a ala vip e 62 reais para o Camarote Four Club. No feriado de amanhã, a atração musical será INTEGRAÇÃO GAUDÉRIA com ingressos de 22 reais a pista e 32 a ala vip. Os valores são os mesmos para o show de quinta-feira com a banda gaúcha ACUSTICOS E VALVULADOS.

A maior procura por ingressos da Faismo é para o show de sexta-feira com EDUARDO COSTA. De acordo com o coordenador geral da Feira, EDNEY PRIGOL, o show é que mais vendeu ingressos antecipados até agora. Os valores são de 32 reais para a pista e 52 a ala vip. O camarote Four Club custa 72 reais. No sábado, o show é com a dupla de sertanejo universitário, BRUNINHO e DAVI. No domingo, o show é gratuito com Galinha Pintadinha. O organizador destacou que a Faismo deste ano terá dois estacionamentos oficiais. Os locais ficam na parte dos fundos do parque de exposições, cuja entrada ocorre pela rodovia municipal Leolino Baldissera, e em um terreno ao lado da igreja da Linha Cruzinha, ao lado da SC 163. Os estacionamentos terão segurança, vídeo monitoramento e seguro com cobertura total. Segundo PRIGOL, os valores foram fixados em 10 reais para motocicletas e 15 para veículos.

Nasf de Princesa desenvolve programa “Bem Estar psicológico”. Os encontros são mensais com temáticas voltadas a saúde, medicamentos, bem estar psicológico, doenças e rodas de conversa. Conforme a psicóloga, MARISTELA BARP, o grupo iniciou neste ano e já está no oitavo encontro. Ela destaca que até o momento foram abordados assuntos em que os participantes vivenciam como a ansiedade, melhoria na alimentação, violência doméstica e sexual e dois encontros que trataram sobre a depressão. A psicóloga salienta que a equipe trabalha de forma alternada para fornecer os esclarecimentos necessários sobre as doenças e o tratamento. O encontro de hoje será com a assistente social com tema “A responsabilidade da família com o paciente, direitos e deveres”. Uma das abordagens aconteceu nesta manhã, e a temática da tarde inicia logo mais, as 13 e 30, na casa da cultura.

NASF auxilia nos encontros do grupo de Alcóolicos Anônimos do município. A Secretaria de Saúde de Guaraciaba está ajudando nos encontros do Grupo “De Volta ao Lar”, que atua no município há mais de 20 anos. A psicóloga do núcleo, MARIANE OZELAME, informa que os encontros acontecem todas as quartas-feiras, em uma sala anexa ao Salão Paroquial, com início às 18 horas com os atendimentos individuais e as 19 e 30 com trabalhos de motivação e apoio. Conforme MARIANE, são trabalhados nos encontros, os “12 Passos e Tradições do AA”, que consiste nos propósitos de parar de beber, no bem-estar dos participantes e também na reabilitação individual.

Prefeitura e Secretaria de Saúde de SJCedro terão novos números de telefone a partir de segunda-feira. A Administração está em processo de modernização da telefonia fixa e por isso serão feitas estas alterações. A partir de segunda-feira, o número da prefeitura será 3643-6300. Outra mudança é no contato da secretaria da Saúde, que passará a ter o número 3643-6311. O secretário de Administração, ELANDIR ZANARDI explica que a nova telefonia é digital, e sua implantação, trarão muitos benefícios como a diminuição de custos, aumento da eficiência, facilitará o contato interno entre os setores e ampliará as linhas onde não há cobertura. Essa mudança será nos moldes das feiras pelo Estado, Caixa Econômica Federal e de outros municípios da região que implantaram e apresentaram bons resultados.Socorristas orientam para cuidados com animais peçonhentos que surgem com frequência no calor. O risco de contato com animais peçonhentos, principalmente as cobras, é mais comum nas estações da primavera e do verão que se aproxima. O Comandante do corpo de Bombeiros de Guaraciaba, LAURI KUNZ ressalta que é importante tomar algumas medidas preventivas para evitar picadas. No caso mais específico do perímetro urbano, o subtenente sugere que as famílias mantenham os terrenos limpos, pois a vegetação crescida favorece o aparecimento de cobras. Já no caso do meio rural, o orienta que o agricultor tenha cuidado ao trabalhar perto de pedras e entulhos, pois são locais que geralmente abrigam animais peçonhentos. Além disso, a pessoa deve de preferência utilizar vestimentas compridas, botas e luvas, para evitar ferimento de maior gravidade em casos de a pessoa ser picada.

Ideal é chamar os bombeiros quando uma pessoa for mordida por animal peçonhento. Neste momento, o comandante da corporação em Guaraciaba, LAURI KUHN, sugere que enquanto a guarnição não chega, a pessoa picada mantenha a calma, de preferência ficando sentada ou deitada. O local da picada pode ser higienizado, lavando apenas com água e sabão. O comandante também sugere que, se possível, sejam identificadas algumas características do animal que picou a pessoa, para depois repassar estas informações ao médico ou à equipe de socorro. Estes dados facilitam o trabalho do médico, que poderá aplicar o tratamento adequado à situação, e possibilitar a recuperação mais rápida possível da vitima.

Programa lançado pela Cidasc prevê a identificação de origem de hortifrutigranjeiros. Conforme o gerente regional, CLAUDIO TROMBETTA, o programa lançado há cerca de 20 dias serve para que os consumidores possam saber a origem de frutas, verduras e legumes, além de dados sobre o uso de agrotóxicos nos alimentos. Ele explica que o “E-Origem” proporcionará um registro da movimentação dos vegetais. Além disso, facilitará o monitoramento do uso de agrotóxicos e também atenderá a uma demanda dos consumidores, cada vez mais interessados em saber quem produz seus alimentos. A companhia está divulgando o programa na região. Na semana passada os agricultores de SJCedro estiveram reunidos na comunidade de Santo Inácio para apresentação da ação. TROMBETTA destaca que com essa organização e melhorias no sistema de produção, há chances de aumentar as vendas, a qualidade da mercadoria, facilitar o escoamento, e garantir uma alternativa de renda a mais na zona rural.

Para aderir ao Programa, os produtores rurais devem se cadastrar no sistema da Cidasc, onde irão inserir as informações sobre cada produto. O gerente regional no Extremo Oeste, CLAUDIO TROMBETTA explica que esse banco de dados irá gerar uma etiqueta que deve ser colada na embalagem. Segundo ele, todos poderão aderir ao sistema, fazendo o cadastro on-line e passando a preencher os dados dos seus produtos de forma gratuita. Ele afirmou ainda que a adesão não é obrigatória, mas é uma opção essencial para não perder mercado. O gerente comenta que o sistema já está disponível e serão realizadas campanhas junto a entidades e sindicatos rurais, para orientação dos produtores no processo de cadastramento e adaptação ao novo serviço. TROMBETTA cita que as obrigações para quem aderir ao e-Origem são: fazer o cadastro do produtor primário no sistema, garantir a rotulagem e realizar a comercialização utilizando a nota fiscal de produtor.

Celesc começa na sexta-feira mais uma edição do programa de eficiência energética na região. A campanha, conhecida como Bônus Eficiente Quatro, tem o objetivo de incentivar a troca de produtos usados por equipamentos novos, que consomem menos energia. A iniciativa permite que os consumidores troquem geladeiras, freezers ou ar condicionados velhos por aparelhos modernos com descontos que podem chegar a 50 por cento. A empresa autorizada pela Celesc a executar o programa na região é a Loja Colombo. O programa permite a troca de aparelhos usados por novos apenas para consumidores residenciais em dia com a conta de luz. Além disso, a iniciativa só prevê a troca de freezers, geladeiras e condicionadores de ar com mais de cinco anos de uso. Ao efetuar a troca, o consumidor ainda precisa entregar cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes e pagar o valor de 50 reais para doação a uma entidade carente definida pela CELESC.

Secretaria de Obras de Princesa retoma patrolamentos. As melhorias estão focadas nas estradas secundárias do município. O secretário da pasta, CLAUDIO NOS, afirma que a equipe está aproveitando o período de tempo firme, para realizar o patrolamento das estradas danificadas pelas fortes chuvas. Além do patrolamento e compactação é realizada a abertura das valetas, desobstrução de bueiros e de pequenas pontes. Ele orienta os agricultores, para colaborem especialmente na retirada das cercas ou fios elétricos, próximos às estradas, facilitando os trabalhos. A meta é patrolar até o final deste ano, igualmente as estradas gerais. O serviço prevê ainda a colocação de tubos, reformas de cabeceiras de pontes, entre outros.

Está em tramitação na assembleia legislativa um projeto de lei que permite a contratação de policiais militares de folga para a segurança externa em locais com grande movimentação de pessoas. A proposta é do deputado estadual do PSD, GELSON MERISIO. O projeto “Polícia em dobro” está nas comissões da casa e ainda não tem previsão de votação em plenário. O deputado disse que o projeto vai colocar mais policiais nas ruas para aumentar a segurança da sociedade catarinense. O projeto de lei “Polícia em dobro” vai legalizar o que já acontece na prática sem nenhuma segurança para os policiais e a sociedade. Segundo MERISIO, muitos PMs acabam prestando serviços particulares fora de hora em todo o estado. O projeto que ele apresentou prevê a formalização de convênios entre empresas, condomínios e associações com a PM para o policiamento nas horas de folga dos policiais. Eles farão o patrulhamento fardados e com viaturas. Nestes moldes, as horas trabalhadas serão pagas pela instituição privada que contratou os serviços da PM.

Prefeitura de Guaraciaba conquista 500 mil reais para aquisição de máquinas e equipamentos. O prefeito ROQUE MENEGHINI, acompanhado de lideranças políticas do município, recebeu em seu gabinete o deputado federal JOÃO RODRIGUES. Na ocasião, foi realizada a entrega oficial do trator de pneus no valor de aproximadamente 100 mil reais. Ainda em outubro o prefeito, viajou até Florianópolis para a solenidade de entrega da máquina, que auxiliará na confecção se silagem para o próximo ano. Ainda na visita, o parlamentar disponibilizou mais meio milhão de reais para o município nos próximos meses. O valor será utilizado para a aquisição de uma retroescavadeira e também equipamentos para a Secretaria de Agricultura como carretões, ensiladeiras e distribuidores de adubo.

Rodoviária de Guarujá do Sul será reaberta após quase um ano do fechamento. O secretário de Indústria e Comércio, RAFAEL BERTO destaca que a estação rodoviária estava fechada desde o ano passado, gerando transtornos para as empresas e principalmente para os passageiros. Não era possível a venda e compra de bilhetes de viagens e os coletivos não estavam mais entrando na cidade para buscar os passageiros. O secretário esclarece que foi feita uma concorrência pública para prestação do serviço que foi ganha por BENHUR PUTTKAMER, que administra o terminal de Dionísio Cerqueira há mais de 20 anos. Ele ressalta que o objetivo além de retomar o atendimento, é ampliar o serviço para entrega e envio de encomendas. BERTO explica que havia um pedido intenso dos idosos e estudantes para a reabertura. O ato solene será na sexta-feira, às 18 horas.

Ladrões furtam 30 mil reais de cofre de cooperativa em Descanso. A quantia que foi levada pelos ladrões no arrombamento seguido de furto na unidade da Cooper A1, foi divulgada na manhã de hoje pelo décimo primeiro batalhão de Polícia Militar. Ontem pela manhã, a polícia militar foi acionada para atender a ocorrência de arrombamento e furto no prédio da cooperativa, no centro da cidade. O gerente informou aos policiais que ao chegar para o trabalho se deparou com o cofre arrombado, sendo levado cerca de 30 mil reais. Os criminosos, que usavam luvas e toucas, acessaram o escritório pelo telhado, onde removeram telhas e parte do forro. O local possui sistema de monitoramento interno, porém, os sensores foram cobertos com plásticos e os alarmes não dispararam. Pelas imagens registradas o fato ocorreu na madrugada de domingo, por volta das três horas.

Colisão frontal deixa motociclista gravemente ferido em SMOeste. O acidente aconteceu na entrada da Pedreira Pedro Paz por volta das 11 horas de ontem. O piloto de uma CG 150 Fan, placa de Guaraciaba, acabou colidindo frontalmente com um Gol. Vizinhos que presenciaram o acidente relataram que o impacto foi forte e o jovem que pilotava a moto foi encaminhado em estado grave para o Hospital Regional. Ele apresentava fratura exposta em uma da pernas e cortes no rosto. O motorista do carro prestou socorro. Cerca de 15 minutos após, outro motociclista ficou ferido ao colidir na traseira de carro também em SMOeste. Desta vez a colisão foi traseira e aconteceu na rua Waldemar Rangrab, próximo ao antigo Posto do Lírio. O piloto, MOISES PRUDENTE, de 28 anos, contou ter colidido no carro porque o motorista não ligou o alerta e parou bruscamente sobre a via. O Corpo de Bombeiros foi chamado e encaminhou a vítima com diversos ferimentos até o Hospital Regional

Justiça aplica sentença aos indiciados na “2ª fase da Operação Falsário". A ação foi desencadeada em março deste ano, após investigação da Dic. O delegado CLÉVERSON MÜLLER, explica que os indiciados foram condenados a penas que ultrapassam os 68 anos de prisão. Eles integravam uma associação criminosa responsável pela comercialização e distribuição de documentos falsificados como cheques, Carteira de Habilitação e documentos de veículos. No imóvel dos criminosos foram encontrados dezenas de cheques já preenchidos, contratos de financiamentos e celulares. Durante as buscas também foram localizadas três armas de fogo. Segundo a sentença, JUDITE LAZAROTTO foi condenada a seis anos de reclusão por organização criminosa. EVALDINIR PIANCINI FILHO, teve a pena fixada em 38 anos de reclusão por cinco crimes. EVERTON MACHADO, foi sentenciado a 18 anos de prisão. MARIA e DAYELLI A DA SILVA, foram condenadas a seis anos de reclusão, cada uma, por receptação qualificada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.