ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 14/10/22

-GOVERNO LIBERA VACINA DA COVID PARA CRIANÇAS ACIMA DE 6 MESES

-AO MENOS 13 MIL FAMÍLIAS DE SC PRECISAM ATUALIZAR O CADÚNICO

-FECOCEDRO DEVE CONTAR COM A PRESENÇA DA VICE-GOVERNADORA

-PREFEITO BUSCA GARANTIR RECURSOS PARA 2023 EM FLORIANÓPOLIS

-HABITAÇÃO ENTREGA MATRÍCULAS DE IMÓVEIS PARA 4 FAMÍLIAS

-BAILE COM OS MONARCAS FINALIZA PROGRAMAÇÃO ANUAL DO CTG

-SINDICATO PREVÊ QUEDA NA COMPRA DE LEITE IMPORTADO EM NOVEMBRO

-PREFEITURA PEDE À DEFESA CIVIL AO MENOS TRÊS KITS TRANSPOSIÇÃO

-HOMEM É PRESO COM 160 GRAMAS DE “SUPERMACONHA” NA BR-163

-CARGA DE 18 TONELADAS DE MILHO DESCAMINHADA É APREENDIDA

O tempo na região extremo-oeste é de céu com muitas nuvens. A previsão é de condições parcialmente nubladas durante a tarde. A máxima de hoje deve ser de 23 graus e a mínima desta manhã foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a sexta-feira cotado em cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 12 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

Os jurados de uma corte dos Estados Unidos determinaram nesta quinta-feira que NIKOLAS CRUZ, autor do massacre em uma escola na Flórida que deixou 17 mortos, deve ser condenado à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. Os jurados no entanto, descartaram a pena de morte. No ano passado, o assassino, de 24 anos, já havia se declarado culpado pelo caso em que disparou contra estudantes. Ele usou um rifle semiautomático para matar 14 alunos e três funcionários em um dos tiroteios em escolas mais mortais da história americana.

O comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos que investiga o ataque ocorrido no dia seis de janeiro de 2021 ao Capitólio aprovou nesta quinta-feira uma intimação ao ex-presidente DONALD TRUMP para depor sobre seu papel nas ações cometidas naquele dia. Foi o ex-presidente quem convocou seus apoiadores a Washington no dia em que os membros do Congresso certificariam a vitória de seu rival, o democrata JOE BIDEN, nas eleições presidenciais. Mais de 850 pessoas foram presas pelo ataque ao Congresso, que deixou cinco mortos e 140 policiais feridos.

A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, CARISSA ETIENNE, alertou para quatro emergências sanitárias que ameaçam a região das Américas. Para ela, o recente surto de cólera registrado no Haiti, os casos de varíola dos macacos, as infecções por Covid-19 e as baixas taxas de vacinação contra a poliomielite são grandes preocupações para a região. Ela convocou todos os países pertencentes às américas para trabalharem rapidamente com as ferramentas que possuem em suas mãos para tentar controlar o cenário atual. CARISSA defendeu ainda investimentos e o fortalecimento dos sistemas de Saúde atuais espalhados por todos os países.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ALEXANDRE DE MORAES, tornou sem efeito os inquéritos abertos sobre supostas irregularidades nos institutos de pesquisas. As empresas responsáveis pelos levantamentos tornaram-se alvo de críticas após divergências entre as estimativas e os resultados das urnas. A Polícia Federal já tinha instaurado nesta quinta-feira um inquérito sobre eventuais crimes cometidos por institutos de pesquisa e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica também tinha aberto apuração ontem. Segundo MORAES, compete à Justiça Eleitoral a fiscalização das entidades de pesquisa e, no caso do Cade e da PF, há "incompetência absoluta de seus órgãos prolatores e a ausência de justa causa, inclusive com a participação e possibilidade de impugnação dos envolvidos e com o exercício de poder de polícia para garantir a legitimidade eleitoral", escreveu o magistrado.

O Ministério da Cidadania prorrogou novamente o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único, o Cadúnico. Dessa forma, o beneficiário terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios. Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam oito milhões de famílias. Os beneficiários do Programa Auxílio Brasil que estão em Revisão Cadastral teriam até hoje para fazer a atualização. O procedimento consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do próprio município.

O Ministério da Saúde liberou a aplicação de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer em crianças de seis meses a quatro anos de idade que tenham comorbidades. Ainda não há informações sobre quando a pasta vai receber e qual o total de vacinas específicas para esse público. A ampliação de uso da vacina da Pfizer para essa faixa etária foi aprovada pela Anvisa em setembro ainda. Em nota, a pasta informou que vai solicitar à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS a avaliação de possível ampliação do uso da vacina pediátrica nessa faixa etária. Até que seja analisado pela comissão, a vacinação estará restrita ao público com comorbidades.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina está com três chamadas públicas abertas com vagas para 11 bolsas em diferentes áreas do conhecimento. Em colaboração com a Epagri e a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural o edital tem três vagas para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento e à Estruturação do Observatório do Agronegócio Catarinense e ao Programa Agroinovação SC. O valor global do edital é de até 109 mil, 440 reais para ser aplicado em uma bolsa namodalidade Fixação e Capacitação de Recursos Humanos no valor de sete mil e 200 reais, e duas bolsas modalidade Fixação e Capacitação de Recursos Humanos no valor de 960 reais.As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 28 de outubro.

Entidades denunciaram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a CPI do Aborto, instalada nesta semana na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A investigação vai se debruçar sobre o caso de uma menina de 11 anos, vítima de estupro, que acessou o direito legal de interrupção da gravidez. O ofício leva a assinatura de 15 entidades e foi direcionado à relatoria para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana. O documento considera a CPI inconstitucional porque ela não atende a princípios básicos de uma comissão parlamentar de inquérito, como a relevância para a vida pública ou a proteção da ordem econômica, social e constitucional.

Ao menos 13 mil famílias que moram nas maiores cidades de Santa Catarina têm seus dados do Cadastro Único desatualizados para programas sociais do governo federal. A atualização de informações é essencial para que os beneficiários do Auxílio Brasil não sejam excluídos do projeto. O prazo final para o cadastro terminava nesta sexta-feira, mas, na véspera, o Ministério da Cidadania prorrogou por mais 30 dias. Para as famílias que recebem a Tarifa Social de Luz, o prazo é até dezembro. Qualquer mudança, seja no endereço ou na estrutura da família, como nascimento, morte, separação ou casamento, já é um dado novo que precisa ser atualizado. O Cadúnico é o principal meio de incluir a população de baixa renda em programas sociais, como o Auxílio Brasil, por exemplo.

A secretaria de Obras está executando serviços visando melhorar as condições da malha viária, assim como das propriedades rurais. O secretário ANTÔNIO DE SOUZA, comentou que as obras englobam cascalhamento em propriedades da Linha Caravaggio. Parte da equipe também realizou a limpeza dos bueiros obstruídos pela enxurrada registrada no começo desta semana. Já as estradas, devido ao excesso de umidade, não estão recebendo intervenções para não degradar ainda mais a malha viária. Por isso, ele disse que estão sendo atendidos os pedidos de trabalhos internos. Sem firmar quantidade, ele afirmou que há vários pedidos para trabalhar.

As chuvaradas desta semana deixaram rastros de estragos em diversos municípios do extremo-oeste. Em Palma Sola três pontes foram destruídas pela correnteza dos rios. O prefeito CLEOMAR MANTELLI, comentou que o principal problema é na divisa com Dionísio Cerqueira. O pedido de ponte pré-moldada já foi realizado para colocar na Linha Santa Catarina, faltando agora os serviços de cabeceira para depois instalação do kit transposição. Estes trabalhos foram divididos entre as duas prefeituras, de Palma Sola e de Dionísio. Ele ainda comentou que nesta localidade a ponte vai necessitar de um suporte para aumentar a capacidade de tráfego sobre a ponte. Já na Linha São Paulo, onde duas pontes foram danificadas, o prefeito explicou que o pedido por uma ponte pré-moldada já foi efetuado e em breve deve chegar o kit, mas enquanto isso outros serviços no local serão realizados. A segunda ponte nesta mesma comunidade será solicitada dentro de alguns dias. A Defesa Civil de Palma Sola deve realizar um levantamento e enviar os dados ao órgão estadual.

Este ano, apesar das intempéries climáticas com chuvas desregulares, o Viveiro Municipal de Guaraciaba está com 100 por cento de sua capacidade de cultivo de mudas. O espaço possui capacidade de produzir dois lotes por ano, chegando a 12 mil mudas anualmente. A declaração é do responsável ADRIANO CANCI. Pelo excesso de chuva e falta de sol, algumas mudas foram prejudicadas no tamanho, mesmo assim está sendo efetuada a entrega das mudas, a exemplo, de araucária. Também está sendo feito o cultivo de cerejas e pitangas. Apesar da queda de 40 por cento no desenvolvimento das mudas, ele disse que até então não foram registradas perdas. Todos os anos, segundo ele, cerca de 180 pessoas fazem a retirada de mudas do viveiro seja porque gosta de plantar ou devido à cumprimentos judiciais. Ao todo são mais de 100 espécies cultivadas no viveiro. Segundo ADRIANO, as mudas não tem custo para quem fazer a retirada.

A entrega de leite importado deve começar a registrar uma queda a partir de novembro, conforme prevê o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados – SINDILEITE de Santa Catarina. Conforme o presidente SILVINO GIESEL, a China deixou de comprar leite do Uruguai e da Argentina, o que estimulou a venda do produto para o Brasil. Desta forma, houve maior volume de leite ofertado nos mercados brasileiros, mas uma retração no consumo, fazendo com que os preços caíssem. O que é ruim para quem produz. Por isso, o sindicato espera que a importação comece a cair a partir do mês que vem para melhorar os preços aos produtores, contudo isso poderá encarecer o leite nos supermercados. Ele destacou que o produtor ainda precisa ter cautela durante este mês de outubro com grande volume de leite no mercado, podendo trazer certos prejuízos. Para o presidente os cuidados são necessários para manter o produtor na atividade, porque caso registre perdas, é possível que ele desista da produção leiteira. Desta maneira, repetindo o cenário dos preços altos e desestimulando o consumo.

O SINDILEITE deve debater este assunto novamente na próxima reunião marcada para o dia 25 de Outubro. O presidente SILVINO GIESEL, comentou que as reuniões ocorrem no final de cada mês para apresentar uma melhor percepção do mercado para o mês seguinte. O encontro vai ser por videoconferência e deverá contar com indústrias e o Conseleite, além de alguns produtores rurais. Na última reunião, o presidente lembrou que foi discutido sobre a queda no preço pago ao produtor rural. A projeção é que o cenário melhore até o final deste ano com a queda na compra do leite importado. GIESEL destacou que nos meses passados, como julho, houve uma balança comercial desequilibrada com mais entrada de leite no Estado, prejudicando a atividade catarinense. Este cenário seguiu nos meses posteriores onde, em setembro, foi registrado grande compra de leite fora do Brasil, repetindo agora neste mês.

Os consumidores da Celesc já podem fazer o pagamento da fatura de energia elétrica através de boleto bancário. A novidade foi anunciada na última semana pela companhia catarinense e visa beneficiar as pessoas atendidas pela empresa. Segundo o gerente Regional da Celesc SANDRO VALMORBIDA, a novidade permite que o pagamento seja feito em qualquer agência bancária, casas lotéricas, internet banco, aplicativos de bancos, caixas eletrônicos, bancos digitais, correspondentes e similares. Essa alteração no sistema da Celesc não vai gerar mudanças significativas na fatura tradicional que é recebida em cada unidade consumidora. O layout será praticamente o mesmo, sendo a grande mudança no formato que vai passar do atual convênio, para o formato de boleto bancário. VALMORBIDA disse que isso também vai impedir que haja o pagamento duplo da mesma fatura como ocorre em algumas situações atuais. Quando isso acontece, segundo ele, a Celesc faz o desconto na fatura seguinte, não gerando prejuízos ao consumidor.

Os consumidores da região do extremo-oeste já estão recebendo, desde o começo deste mês, a nova fatura do boleto em suas residências. A afirmação é do gerente Regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA. Porém, após receber a fatura, o pagamento nas instituições bancárias deve ocorrer sempre no dia seguinte visto a organização da própria companhia. Este tipo de pagamento só será permitido para os consumidores que estão com o cadastro atualizado junto à Celesc. Ele citou que a medida abrange apenas quem possui o CPF cadastrado na fatura de energia atual. Caso algum consumidor deseje fazer o pagamento via boleto e não possuir o CPF cadastrado, deve buscar uma agência da Celesc e solicitar a inclusão do dado junto à fatura de energia elétrica. SANDRO destacou que os cidadãos que não fizerem o procedimento vão continuar recebendo a fatura no formato atual e efetuando o pagamento como já é realizado tradicionalmente.

O Centro de Tradições Gaúchas – CTG Mate Amargo, está trabalhando com a programação de encerramento das atividades de 2022. A informação é do patrão CLAUDEMIR BÖSING. O encerramento será finalizado com um baile do grupo Os Monarcas em dezembro. Ele lembrou que este mesmo grupo esteve no ano passado se apresentando no CTG e, devido ao sucesso, o mesmo grupo vai encerrar as atividades gaúchos em São José do Cedro. O baile gaúcho está marcado para acontecer no dia 9 de Dezembro, na segunda sexta-feira do mês, com início previsto às 22 horas e encerramento às 2 horas da madrugada de sábado. O patrão destacou que este será, novamente, um evento familiar, abrangendo todas as idades. O convite para participar deste baile vale para toda a região. Ele informou que as mesas para este evento já estão sendo comercializadas pela patronagem. O objetivo é vender ao menos 130 meses, como no ano passado, podendo chegar a 140 que é o limite máximo. A mesa para 4 pessoas custa 350 reais. A programação conta apenas com apresentações e o baile.

As atividades no CTG Mate Amargo durante este ano ocorreram dentro do programado pela patronagem. Apesar deste ano marcar o retorno de muitas ações, o patrão CLAUDEMIR BÖSING, avaliou positivamente seu trabalho frente ao centro gaúcho. Para ele, este baile com Os Monarcas vai fechar o ano com ‘chave de ouro’. Neste ano, o CTG inovou com o Chá das Prendas, evento realizado pela primeira vez em setembro. Também foi promovido outros eventos tradicionalista, principalmente em alusão à Semana Farroupilha. Para o próximo ano é planejado outras ações. O patrão afirmou que o centro gaúcho vai encerrar o ano com dinheiro em caixa, o que é bastante importante para as manutenções do CTG. Em fevereiro de 2023, segundo ele, uma nova patronagem deve ser empossada. BÖSING explicou que, a princípio, não há nenhum sucessor definido para assumir a patronagem, mas no decorrer dos próximos meses nomes devem surgir.

O departamento de Habitação de São José do Cedro esteve participando de uma capacitação sobre novas regras do Reurb promovido pela a AMEOSC. A diretora JÂNIA NILSSON, explicou que o encontro abordou ainda sobre a lei de regularização fundiária de chácaras clandestinas urbanas e quais são os principais problemas enfrentados pelo setor público em cada cidade. A administração segue com processo de regularização de 9 loteamentos, mas sete já receberam a matrícula, um no cartório de registros e outro a entrega ocorre hoje à tarde no gabinete do prefeito. Neste caso, os 4 residentes no Loteamento Verona receberão a matrícula. Com isso, os moradores podem buscar financiamentos para obras de melhorias e até mesmo a venda. Todas as chácaras clandestinas anteriores a 2017 são regularizadas através do Reurb. Já as mais recentes, posterior a 2017 seguem o rito do loteamento particular. JÂNIA destacou que os demais lotes ainda irregulares podem procurar o departamento para dar início aos processos.

O prefeito de São José do Cedro, JOÃO DE ANDRADE, esteve em Florianópolis com intuito de captar empenhos antes de encerrar este ano. O chefe do executivo aproveitou para tratar sobre os projetos em andamento em Cedro, mas que não foram executados devido ao tempo e a falta de mão de obras. Também foi conversado sobre a pendência de algumas máquinas e recursos para pavimentação. A viagem também serviu para tentar incluir no orçamento do Estado recursos para serem empenhados ao município em 2023. O prefeito comentou que esteve em reunião com sua equipe de governo para tratar sobre os projetos que estão praticamente concluídos prevendo importantes investimentos. Ele ainda lembrou que algumas obras seriam custeadas com os recursos obtidos por meio de financiamento de 10 milhões de reais com a Caixa Econômica. ANDRADE destacou que está tentando incluir determinadas ruas para serem pavimentadas com recursos empenhados pelo Estado. Contudo, ele enfatizou que está tentando e não há nada de concreto quanto a isso.

JOÃO DE ANDRADE comentou que os candidatos ao governo de Santa Catarina garantiram que os recursos de obras empenhadas estão garantidos para o próximo ano. Em São José do Cedro, a prefeitura conta com uma obra de asfaltamento entre a ponte sobre o Rio das Flores, na Linha Santo Isidoro, até a Esquina Mariflor para ser executada. Conforme o prefeito, a primeira parcela de um milhão 250 mil reais deve estar nos cofres públicos da municipalidade. Já aqueles projetos que estão cadastrados, mas não cadastrados, dificilmente serão beneficiados pelo governo este ano. JOÃO também lembrou que o atual governador recebeu boa quantidade de votos em Cedro, porém não foi eleito. Contudo, o município teve a eleição de deputados apoiadores de MOISÉS, o que acredita-se ser um fato favorável para receber recursos nesta reta final de ano. ANDRADE aproveitou para comentar sobre os estragos causados pelas chuvas. Segundo ele, acredita-se que deve ser decretado situação de emergência.

A primeira edição da Feira Comercial de São José do Cedro – FECOCEDRO, terá participação de mais de 70 empresas locais. A feira acontece neste final de semana reunindo os mais variados segmentos do comércio cedrense. Os detalhes são da presidente da Comissão Central Organizadora – CCO, KELLY FIGUEIRÓ. O evento acontece neste sábado, 15, e domingo, 16, na gruta São Cristóvão, com a participação de 65 empresas nos espaços internos que foram divididos de forma igual para todas as empresas e outras 9 na área da alimentação. Houve ainda parceria com produtores rurais que vão comercializar alimentos. A presidente afirmou que o principal objetivo do evento é valorizar o comércio cedrense e manter a economia local aquecida. Os estandes foram disponibilizados de forma gratuita padronizados. As empresas estão, desde o começo da semana, organizando o local com decoração e abastecendo com produtos. Haverá venda de roupas, calçados, produtos de higiene, eletrônicos, alimentos, brinquedos, plantas, artesanatos, dentre outros.

Esta primeira Feira Comercial de São José do Cedro terá atrações para todos os públicos. Além da venda de mercadorias e apresentação de produtos, o evento contará com atrações musicais, brinquedos infláveis e ampla área de alimentação. A presidente da CCO KELLY FIGUEIRÓ, explicou que foram contratadas 11 atrações locais e regionais para animação. Haverá música de diversos gêneros musicais. No sábado, as apresentações iniciam às 13 horas com a artista mirim KARINE MILANI, seguida de NILSON & NELSON; IRMÃOS BERTÉ; ROBSON BRUM; WANDE FLORES, e para terminar a noite se apresenta a banda de pop rock Os Forasteiros de Faraway. Já no domingo as apresentações começam com os AMIGOS DA GAITA seguidos da BANDA INDEXÃO; MARCOS MODÃO; SEBASTIAN E JHAN CARLA, e para encerrar o evento acontece apresentação da dupla, IGOR & JÚNIOR. Durante a feira acontecerá também a divulgação da Oktober da Linha Santa Terezinha prevista para o próximo final de semana.

A abertura da FECOCEDRO deve contar com a presença da vice-governadora, DANIELA REINEHR. A abertura oficial do evento foi às 10 horas deste sábado com a presença de autoridades municipais do executivo, legislativo, judiciário, Ministério Público, Polícias Militar e Civil, bombeiros, CDL, senhoritas cedrenses, expositores. Assim como a vice-governadora, DANIELA REINEHR, que sinalizou sua participação. Ela estará ao longo do sábado prestigiando o evento e visitando os estandes na gruta São Cristóvão. Além disso, durante a abertura da FECOCEDRO ocorrerá o lançamento da campanha do Natal da Sorte da ACISCCDL que, nesta edição, conta com a parceria da prefeitura. A distribuição dos cupons para concorrer aos vales-compra inicia também neste sábado durante a feira comercial em São José do Cedro.

Um caminhão carregado com 18 toneladas de milho descaminhadas da Argentina foi apreendido pela Polícia Militar de Barracão, Paraná. O fato foi ontem às 16 horas e 20 minutos na Avenida Brasília esquina com a Rua Tancredo Neves no Bairro Industrial, onde foi avistado um Mercedes Benz. A PM efetuou a abordagem do motorista onde apresentou uma nota fiscal em nome de outra pessoa e constava que a carga seria de resíduo de soja, com aproximadamente 18 toneladas. Porém, em vistoria da carga, foi constatado que o caminhão estava carregado de milho. Em conversas com o condutor foi informado que receberia 500 reais para levar o caminhão de uma chácara até o endereço que estava na nota. A Polícia Militar apreendeu o caminhão e posteriormente entregue à Receita Federal em Dionísio Cerqueira. O condutor foi encaminhado a delegacia de Polícia para confecção da documentação.

As Polícias Civil e Militar cumpriram na tarde de ontem diversos mandados de busca e apreensão em São Miguel do Oeste. A ação realizada é desdobramento da operação Hórus e contou com a participação do canil de ambas forças de segurança. A operação resultou na prisão em flagrante de um dos investigados e na apreensão de 9 petecas de cocaína. Além disso, também foi apreendido 7 mil e 500 reais em espécie, fruto do tráfico. Em outras residências também foram encontrados entorpecentes, maconha e cocaína e os investigados já eram acompanhados há meses em São Miguel.

A Polícia Rodoviária Federal – PRF, com sede em Guaraciaba, apreendeu na tarde de ontem, às 15 horas e 35 minutos, 160 gramas de “supermaconha” e um celular após abordar um veículo Ecosport na BR-163, em São Miguel do Oeste. De acordo com a PRF, durante a abordagem o motorista apresentou-se nervoso, o que levantou a suspeita da equipe sobre a presença de ilícitos no veículo. Foram realizadas consultas na documentação do veículo e do condutor e nenhuma irregularidade foi encontrada. Após busca no veículo foi encontrada uma pequena bolsa contendo duas buchas de uma substância semelhante à droga "Skunk". O condutor relatou que desviou da base policial pela estrada rural que dá acesso de Guaraciaba a Barra Bonita, atitude comumente realizada por veículos que transportam ilícitos na região de fronteira. O veículo foi entregue para o pátio contratado. O conduzido foi levado à Polícia Civil e preso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.