ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 14 10 2021

-CÂMARA APROVA MUDANÇA NAS REGRAS DO ICMS PARA TENTAR REDUZIR PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

-70% DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO JÁ RECEBERAM AS DUAS DOSES DA VACINA

-FÓRUM DA COMARCA REPASSA AMANHÃ 700 MIL REAIS PARA ENTIDADES DA REGIÃO

-CENTRO INTEGRADO DO TURISMO É ATIVADO NA PRAÇA WALNIR BOTARO DANIEL

-ESTRUTURA TAMBÉM VAI ABRIGAR O BALCÃO DE EMPREGOS DO MUNICÍPIO

-PRF FLAGRA 15 MOTORISTAS EMBRIAGADOS NAS BRs DURANTE O FERIADÃO

-PM REGISTRA OCORRENCIA DE INJÚRIA RACIAL NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Um incêndio em um prédio em uma cidade no sul de Taiwan deixou mais de 80 mortos e feridos, informaram autoridades locais nesta quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade de Kaohsiung foram 46 mortes e 41 feridos. O incêndio começou em prédio de 40 na madrugada e só foi extinto ao amanhecer. O prédio já abrigou restaurantes, salas de karaokê e um cinema, mas atualmente estava parcialmente abandonado. O governo está investigando as causas do incêndio, inclusive se foi um ato criminoso.

Os deputados de oposição do Chile começaram, nesta quarta-feira, os procedimentos para abrir um processo de impeachment do presidente SEBASTIÁN PIÑERA. Ele é acusado de ter cometido possíveis irregularidades ao vender uma empresa de mineração. Os detalhes sobre essa operação foram revelados pela reportagem Pandora Papers. Neste mês, a Procuradoria do Chile afirmou que iria abrir uma investigação sobre a possibilidade de ter havido pagamento de propinas e violações de regras de impostos na venda. O processo de impeachment precisaria de 78 votos na Câmara dos Deputados para avançar.

O Banco Central do Chile anunciou nesta quarta-feira um aumento de sua taxa de juros de referência para dois vírgula 75 por cento ao ano a partir de um e meio por cento, o maior aumento em 20 anos, em um contexto de pressões inflacionárias. Em meio a uma deterioração "marcada e sistemática" dos mercados financeiros, a autoridade monetária elevou em 125 pontos base a taxa de juros a dois vírgula 75 por cento, diante de um "cenário macroeconômico que aumentou os riscos para a convergência da inflação para a meta de três por cento”. O Chile encerrou 2020 com inflação de três por cento.

O ministro MARCOS PONTES, da Ciência e Tecnologia, disse nesta quarta-feira ter sido "pego de surpresa" com o corte do governo em verbas para a ciência. Ele se declarou "chateado" com a decisão, mas afirmou que, em conversas com o presidente JAIR BOLSONARO e com a ministra FLÁVIA ARRUDA da Secretaria de Governo, o Planalto se comprometeu a recompor os recursos. Na quinta-feira da semana passada, o Congresso remanejou mais de 600 milhões do Orçamento da União, que anteriormente seriam utilizados para o financiamento de pesquisas, e destinou recursos para aplicações em outras áreas de sete ministérios. O projeto foi modificado no Congresso a pedido do Ministério da Economia e gerou protesto de oito entidades ligadas à ciência no país.

O Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, um projeto de lei que tenta dar maior rapidez à definição de medidas protetivas às vítimas de violência doméstica e familiar. O texto inclui no Código de Processo Penal a permissão para que o juiz determine medidas cautelares contra os agressores "de imediato",mesmo sem audiência com os envolvidos e sem manifestação do Ministério Público. Atualmente, a lei já prevê que algumas medidas cautelares, como a prisão preventiva, sejam aplicadas sem a manifestação do MP ou das partes, a regra vale para casos "de urgência ou de perigo de ineficácia da medida". A proposta segue agora para a câmara dos deputados.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que muda o cálculo da tributação a fim de se alcançar uma redução nos preços dos combustíveis. A proposta determina que o ICMS cobrado em cada estado será calculado com base no preço médio dos combustíveis nos dois anos anteriores. A votação foi concluída após a rejeição de todos os destaques que são sugestões pontuais de alteração no texto principal. Com isso, a matéria segue para o Senado. Atualmente, o ICMS aplicado nos combustíveis tem como referência o preço médio da gasolina, do diesel e do etanol nos 15 dias anteriores em cada estado. De acordo com o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, a mudança permitirá a redução do preço da gasolina em oito por cento.

No próximo sábado, 16, será realizado em Santa Catarina o Dia D de mobilização estadual da Campanha de Multivacinação. Nesse dia, todos os municípios estarão engajados em um grande mutirão para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A recomendação do Estado é que todas as cidades ofereçam pontos de vacinação durante todo o dia, das oito da manhã as cinco da tarde para que pais e responsáveis possam levar os filhos. A Campanha de Multivacinação vai até o dia 29 de outubro. Nos postos são oferecidas 18 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças. Em uma semana de Campanha, Santa Catarina contabilizou a atualização da caderneta de 20.170 crianças e adolescentes.

Santa Catarina superou a marca de 146 mil profissionais da educação com a imunização completa contra a Covid-19, número que representa 72 vírgula nove por cento da categoria. Os dados estão disponíveis no Vacinômetro do Estado desta quarta-feira e incluem trabalhadores das redes pública e privada, do ensino básico ao superior. A vacinação dos profissionais da Educação em Santa Catarina começou no dia 26 de maio e, ao término do primeiro semestre letivo de 2021, em julho, cerca de 95 por cento deles já tinham recebido a primeira dose do imunizante. Ao todo, integram o grupo prioritário mais de 201 mil profissionais, entre professores e trabalhadores da equipe gestora, alimentação, transporte, segurança e serviços gerais em escolas e órgãos administrativos de Educação.

Santa Catarina foi o segundo Estado que mais resolveu assassinatos de acordo com o relatório "Onde Mora a Impunidade", divulgado pelo Instituto Sou da Paz nesta quarta-feira. Na pesquisa, os dados apresentados se referem a homicídios dolosos, ou seja, com a intenção de matar, que aconteceram a partir de 2018, mas foram esclarecidos até 2019. O Estado teve resolução de 83 por cento dos casos nesse período. Segundo o governo de SC, alguns municípios do Estado chegaram a atingir cem por cento de resolubilidade em casos de homicídios. O primeiro lugar no ranking é ocupado pelo Mato Grosso do Sul, com índice de 89 por cento de homicídios resolvidos. Os dois piores resultados são Paraná, com 12 por cento, e Rio de Janeiro, com apenas 14 por cento dos casos solucionados. Dez estados não informaram os números solicitados pelo levantamento.

Desde o começo da pandemia da Covid-19 as compras via internet aumentaram significativamente. A informação é da diretora do Procon de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO. De acordo com ela, é fundamental que os consumidores redobrem os cuidados para evitar aborrecimentos futuros. Conforme ela, nessa época do ano as promoções aumentam e os cuidados devem ser maiores ainda, principalmente na hora de pagamentos por boletos. Segundo ANALU, outro fator importante que deve ser observado pelas pessoas éem relação ao site que está sendo realizada a compra.

Compras realizadas em sites duvidosos geram prejuízos aos clientes e dificilmente o Procon consegue reverter a situação. A afirmação é da diretora da unidade de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO. Ela destacou que é de extrema importância que as pessoas pesquisem informações importantes, como por exemplo, número do CNPJ da empresa, se ela possui reclamações no Procon e se ela possui endereço físico. Outro detalhe é conferir se o preço final que será pago é o mesmo que consta no anuncio do produto a ser comprado.

O consumidor também precisa ter atenção em relação ao boleto emitido. O alerta é da diretora do Procon de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO. Ela citou o cuidado com a verificação se o boleto bancário está sendo emitido pela empresa vendedora e se o mesmo está em nome do consumidor. O documento também precisa estar em nome de pessoa jurídica e não física. Em casos de boletos falsificados a orientação é realizar um boletim de ocorrência, porém, o valor pago raras vezes é recuperado por parte do consumidor.

Tanto o Procon de São Miguel do Oeste quanto o órgão estadual possuem uma relação extensa de empresas que devem ser evitadas pelos consumidores. O lembrete é da diretora da unidade local, ANALU VALANDRO. Ela comentou que elas estão inseridas nesse contexto visto o alto número de reclamações existentes contra elas. Ela pontuou ainda que no caso de compras pela internet, o consumidor tem sete dias a contar do recebimento do produto para devolver o mesmo e ter o dinheiro de volta. A profissional frisou que dúvidas podem ser sanadas através do telefone 3631-2093 ou através do email, [email protected]

Nove pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Outras 18 pessoas entraram para a lista de recuperados. Com isso, o total de casos ativos caiu para 57 moradores. Três deles estão internados no hospital e 54 estão em isolamento domiciliar. No Hospital Regional, oito pessoas permanecem internadas na UTI. O setor destinado aos pacientes com Covid tem taxa de ocupação de 32 por cento. Na enfermaria, apenas um paciente está internado com a Covid e taxa de ocupação de menos de 10 por cento.

Em sessão ordinária realizada na noite desta quarta-feira, os vereadores mirins de São Miguel do Oeste apresentaram diversas indicações. Entre os pedidos estão melhorias em ruas e na sinalização de trânsito. Também foram apresentadas as atividades desenvolvidas por escolas na cidade. Entre as indicações dos estudantes estão ainstalação de uma lombada física nas proximidades da escola Aurélio Pedro Vicari do bairro Progresso, a implantação de placas de identificação nos entroncamentos das linhas Sete de Setembro e Vista Alta, no interior do município e a pavimentação com pedras irregulares na Rua Odil de Ramos, até o início da Rua Florianópolis para atender reivindicações da comunidade do bairro Vila Nova Um. Os vereadores mirins se reúnem mensalmente e muitos assuntos abordados pelos estudantes são aproveitados pelos vereadores adultos.

A Justiça de São Miguel do Oeste vai assinar, nesta sexta-feira, os termos de convênio e entrega de valores dos recursos do Fundo de Prestações Pecuniárias da comarca. Neste ano, 25 entidades foram beneficiadas com valores do fundo. O montante ultrapassa o valor de 700 mil reais. A ato de assinatura e entrega dos valores vai acontecer amanhã, as 10 horas da manhã, no salão do Tribunal do Júri. A cerimônia será realizada com a observação dos protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia do coronavírus, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

A Conferencia municipal de Educação de São Miguel do Oeste será realizada daqui à pouco. A etapa local da Conae está marcada para a uma e meia da tarde no auditório da escola Emma Balke. Segundo a secretária de Educação, SISSE VELOSO, a conferência deste ano terá como tema principal “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. Nos últimos dias, os grupos que formam os três eixos temáticos da conferencia discutiram as pré propostas que serão levadas para o encontro de amanhã. As proposições aprovadas na etapa local vão ser encaminhadas para a Conferência Regional de Educação, ainda sem data marcada. Além disso, o municípios também vai eleger os delegados para as próximas etapas da Conae.

O prefeito WILSON TREVISAN assinou, na tarde desta quarta-feira, a Ordem de Serviço para a segunda etapa das obras de ampliação da Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Estrela. O ato foi acompanhado por autoridades locais, como a secretária de Educação, SISSE VELOZO e pelo representante da empresa vencedora da licitação. O valor investido somente nesta etapa será superior a três milhões de reais. O projeto compreende o fechamento da estrutura em alvenaria, execução de pisos e acabamentos. Na fase inicial, o município já havia investido um milhão e 400 mil reais na construção da parte estrutural da obra. Ainda no ano passado, a Administração Municipal investiu 225 mil na aquisição do terreno de 705 metros quadrados que está sendo utilizado nas ampliações, totalizando quase quatro milhões e 800 mil reais em investimentos.

A nova estrutura, anexa à escola atual no bairro Estrela, será composta de quatro pavimentos, que abrigarão estacionamento, área administrativa, sala de professores, coordenação, cozinha, lavanderia, biblioteca, nove salas de aula, laboratório de informática, áreas de recreação coberta e descoberta e ambientes de apoio. A presidente da Associação de Pais e Professores, GISELE MASSIGNANI, que também é professora na unidade, disse que a comunidade escolar se sente realizada com esta obra, que era aguardada há muito tempo.. A secretária de Educação, SISSE VELOZO ressaltou que a unidade já é uma das maiores do município, atendendo a cerca de 500 estudantes, do pré-escolar ao nono ano. Com a ampliação, além do aumento das vagas nestes períodos, também passarão a ser oferecidas vagas de creche.

Além da autorização para as obras de ampliação da escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, o prefeito WILSON TREVISAN também assinou nesta quarta-feira a Ordem de Serviço para construção do Pavilhão da Cultura no bairro Estrela. O investimento na obra será de cerca de um milhão de reais. O espaço será utilizado por artesões na confecção da decoração natalina e demais necessidades da Secretaria de Esporte e Cultura. Atualmente, a produção da decoração natalina ocorre em um espaço alugado nas proximidades do Hospital São Miguel. O prefeito TREVISAN ressaltou que a construção de uma sede própria para esta finalidade permitirá ao município mais uma economia de recursos a médio e longo prazo.

Foi ativado na manhã desta quinta-feira, o CIT - Centro Integrado de Turismo, localizado na Praça Walnir Bottaro Daniel. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Conselho Municipal de Turismo e contou com a presença de autoridades, conselheiros e empreendedores do setor e imprensa. Na oportunidade, também foi lançada a logo do turismo local: Desbrave São Miguel, e a logo do Comtur. Também foram apresentados os quatro atrativos turísticos que já estão em funcionamento: Sítio Cherobim Santos, Roteiro dos Encantos, Datrilha e Kart. A presidente do Comtur, LEONILDA VILLANI disse que o local ficará aberto pela parte da manhã e à tarde para atender os turistas e pessoas da comunidades que desejam informações sobre o turismo.

A presidente do Comtur, LEONILDA VILLANI, também ressaltou que a ativação do Centro Integrado do Turismo é mais um passo para consolidar o setor como atividade econômica do município. Ela disse a que, depois de muito tempo, São Miguel do Oeste conseguiu estruturar a organização do turismo local e estabelecer os primeiros roteiros. LEONILDA comentou que nas primeiras semanas de atividades, esses locais já receberam um número expressivo de visitantes. Na ativação do CIT hoje pela manhã, o prefeito WILSON TREVISAN disse que o local é um avanço concreto nas ações turísticas e um marco para o município no desenvolvimento deste setor.

Além do Centro Integrado de Turismo, a administração de São Miguel do Oeste ativou, na manhã de hoje, o Balcão Municipal de Empregos. O ponto de atendimento será na Praça Walnir Bottaro Daniel, junto ao CIT que também foi ativado hoje. A secretária de Desenvolvimento, MARLI DA ROSA explicou que o Balcão de Empregos funcionará de forma integrada entre digital e presencial. O site pode ser acessado por meio de link disponibilizado na página oficial do município: saomiguel.sc.gov.br. ou diretamente no endereço balcaodeempregos.saomiguel.sc.gov.br. Os interessados também pode buscar o atendimento diretamente no espaço aberto na manhã de hoje na praça do centro.

As pessoas que quiserem acessar as vagas, devem efetuar um cadastro na página do Balcão de Empregos e, em seguida, agendar o atendimento presencial na sede do Balcão. Dois profissionais vão atender durante o horário comercial e serão responsáveis por identificar os perfis dos candidatos às vagas e colocá-los em contato com as empresas. Já os empresários interessadas em cadastrar suas vagas disponíveis devem entrar em contato com a prefeitura ou no CIT da praça Walnir Botaro Daniel. A secretária de Desenvolvimento MARLI DA ROSA disse que o balcão vai aproximar as empresas das pessoas que estão em busca de emprego.

A abertura da fronteira entre Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira deve acontecer nas próximas 48 horas. Essa é a expectativa do Chefe de Gabinete do município argentino que faz fronteira com o Brasil. Ele disse que Bernardo de Irigoyen está aguardando a aprovação do protocolo de prevenção a Covid-19 elaborado pelo governo de Missiones e entregue ainda na semana passada ao governo federal. A abertura fronteiriça também deve ocorrer entre Encarnación e Posadas, cidades na fronteira entre Paraguai e Argentina. Para possibilitar a entrada de turistas, o governo de Missiones deve preparar uma equipe de profissionais da Saúde próximo às fronteiras com objetivo de solicitar o teste negativo para Covid-19, como também um PCR negativo que deverá ser realizado em até três dias antes de atravessar as fronteiras. O governo de Missiones também deve disponibilizar o teste do antígeno gratuitamente para viajantes do Brasil.

A Polícia Militar Rodoviária divulgou nesta quarta-feira, os números das operações, realizadas nas rodovias estaduais das regiões oeste e extremo-oeste durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com o Sargento, EDSON BARBOSA, comandante do Posto 12 de Iporã do Oeste, neste ano foram registrados 17 acidentes envolvendo 24 veículos. 12 pessoas feridas com pouca gravidade. O número de acidentes graves foi menor do que o número registrado na operação de 2020. Em cinco dias de operação foram abordados 377 veículos e 103 motoristas foram autuados pelo cometimento de alguma infração de trânsito. 12 veículos foram removidos ao Pátio Conveniado. Além disso, a Polícia Rodoviária Estadual flagrou 10 motoristas embriagados e apreendeu nove carteiras de habilitação.

Quinze motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool durante a operação da Polícia Rodoviária Federal no feriado de Nossa Senhora Aparecida nas rodovias federais que cortam o Oeste de Santa Catarina. De acordo com a PRF, a ação teve início na sexta-feira e terminou a meia noite de terça-feira. A operação aconteceu nas BRs 282 e 163 com aumento do efetivo para a fiscalização de transito. De acordo com o Chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF, Inspetor ADRIANO FIAMONCINI, além das infrações envolvendo a condução de veículos sob efeito de álcool ou drogas os agentes também flagram 98 ultrapassagens em locais proibidos, 33 ocupantes sem cinto de segurança, seis utilizando celular enquanto dirigem e oito crianças sem cadeirinha. FIAMONCINI salientou que foram registrados 12 acidentes com 12 pessoas feridas e nenhuma morte.

A Polícia Militar registrou uma ocorrência de injúria racial na manhã de ontem em São Miguel do Oeste. A Guarnição foi acionada via central e se deslocou até local onde os fatos teriam acontecido. Os comunicantes relataram que estavam fazendo uma reforma em um apartamento em conformidade com as normas do condomínio quando uma mulher chegou e passou a xingar os três pedreiros que estavam no local. Segundo os homens, a mulher falou que precisava trabalhar e após proferiu ofensas raciais aos pedreiros. Eles relataram que a mulher falou: “Vocês não sabem com quem estão lidando seus pretos favelados”. Já a mulher relatou aos policiais que foi pedir para os pedreiros pararem de fazer o barulho e os mesmos a mandaram calar a boca e sair do local. Ela contou que pediu mais respeito pois eles estavam agindo como bandidos. Com base nos relato, os envolvidos foram conduzidos para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.