ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 14/10/2021

GLOBO EM FOCO – 14/10/21

-CÂMARA APROVA MUDANÇA NAS REGRAS DO ICMS PARA REDUZIR PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

-70% DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO JÁ RECEBERAM AS DUAS DOSES DA VACINA

-PROCON ALERTA PARA RISCOS EM COMPRAS PELA INTERNET

-ATRAÇÕES TURISTICAS RECEBEM INVESTIMENTOS PRIVADOS

-SERVIÇOS TERCERIZADOS VISAM ATENDER NOVAS DEMANDAS

-TUNÁPOLIS TEM PROJEÇÃO OTIMISTA PARA ORÇAMENTO DE 2022

-HOMEM É MORTO A TIROS EM BARRA DO GUARITA

-LADRÃO INVADE DOIS ESTABELECIMNETOS EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Um incêndio em um prédio em uma cidade no sul de Taiwan deixou mais de 80 mortos e feridos, informaram autoridades locais nesta quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade de Kaohsiung foram 46 mortes e 41 feridos. O incêndio começou em prédio de 40 na madrugada e só foi extinto ao amanhecer. O prédio já abrigou restaurantes, salas de karaokê e um cinema, mas atualmente estava parcialmente abandonado. O governo está investigando as causas do incêndio, inclusive se foi um ato criminoso.

Os deputados de oposição do Chile começaram, nesta quarta-feira, os procedimentos para abrir um processo de impeachment do presidente SEBASTIÁN PIÑERA. Ele é acusado de ter cometido possíveis irregularidades ao vender uma empresa de mineração. Os detalhes sobre essa operação foram revelados pela reportagem Pandora Papers. Neste mês, a Procuradoria do Chile afirmou que iria abrir uma investigação sobre a possibilidade de ter havido pagamento de propinas e violações de regras de impostos na venda. O processo de impeachment precisaria de 78 votos na Câmara dos Deputados para avançar.


O Banco Central do Chile anunciou nesta quarta-feira um aumento de sua taxa de juros de referência para dois vírgula 75 por cento ao ano a partir de um e meio por cento, o maior aumento em 20 anos, em um contexto de pressões inflacionárias. Em meio a uma deterioração "marcada e sistemática" dos mercados financeiros, a autoridade monetária elevou em 125 pontos base a taxa de juros a dois vírgula 75 por cento, diante de um "cenário macroeconômico que aumentou os riscos para a convergência da inflação para a meta de três por cento”. O Chile encerrou 2020 com inflação de três por cento.

O ministro MARCOS PONTES, da Ciência e Tecnologia, disse nesta quarta-feira ter sido "pego de surpresa" com o corte do governo em verbas para a ciência. Ele se declarou "chateado" com a decisão, mas afirmou que, em conversas com o presidente JAIR BOLSONARO e com a ministra FLÁVIA ARRUDA da Secretaria de Governo, o Planalto se comprometeu a recompor os recursos. Na quinta-feira da semana passada, o Congresso remanejou mais de 600 milhões do Orçamento da União, que anteriormente seriam utilizados para o financiamento de pesquisas, e destinou recursos para aplicações em outras áreas de sete ministérios. O projeto foi modificado no Congresso a pedido do Ministério da Economia e gerou protesto de oito entidades ligadas à ciência no país.


O Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, um projeto de lei que tenta dar maior rapidez à definição de medidas protetivas às vítimas de violência doméstica e familiar. O texto inclui no Código de Processo Penal a permissão para que o juiz determine medidas cautelares contra os agressores "de imediato",mesmo sem audiência com os envolvidos e sem manifestação do Ministério Público. Atualmente, a lei já prevê que algumas medidas cautelares, como a prisão preventiva, sejam aplicadas sem a manifestação do MP ou das partes, a regra vale para casos "de urgência ou de perigo de ineficácia da medida". A proposta segue agora para a câmara dos deputados.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que muda o cálculo da tributação a fim de se alcançar uma redução nos preços dos combustíveis. A proposta determina que o ICMS cobrado em cada estado será calculado com base no preço médio dos combustíveis nos dois anos anteriores. A votação foi concluída após a rejeição de todos os destaques que são sugestões pontuais de alteração no texto principal. Com isso, a matéria segue para o Senado. Atualmente, o ICMS aplicado nos combustíveis tem como referência o preço médio da gasolina, do diesel e do etanol nos 15 dias anteriores em cada estado. De acordo com o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, a mudança permitirá a redução do preço da gasolina em oito por cento.

No próximo sábado, 16, será realizado em Santa Catarina o Dia D de mobilização estadual da Campanha de Multivacinação. Nesse dia, todos os municípios estarão engajados em um grande mutirão para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A recomendação do Estado é que todas as cidades ofereçam pontos de vacinação durante todo o dia, das oito da manhã as cinco da tarde para que pais e responsáveis possam levar os filhos. A Campanha de Multivacinação vai até o dia 29 de outubro. Nos postos são oferecidas 18 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças. Em uma semana de Campanha, Santa Catarina contabilizou a atualização da caderneta de 20.170 crianças e adolescentes.


Santa Catarina superou a marca de 146 mil profissionais da educação com a imunização completa contra a Covid-19, número que representa 72 vírgula nove por cento da categoria. Os dados estão disponíveis no Vacinômetro do Estado desta quarta-feira e incluem trabalhadores das redes pública e privada, do ensino básico ao superior. A vacinação dos profissionais da Educação em Santa Catarina começou no dia 26 de maio e, ao término do primeiro semestre letivo de 2021, em julho, cerca de 95 por cento deles já tinham recebido a primeira dose do imunizante. Ao todo, integram o grupo prioritário mais de 201 mil profissionais, entre professores e trabalhadores da equipe gestora, alimentação, transporte, segurança e serviços gerais em escolas e órgãos administrativos de Educação.


Santa Catarina foi o segundo Estado que mais resolveu assassinatos de acordo com o relatório "Onde Mora a Impunidade", divulgado pelo Instituto Sou da Paz nesta quarta-feira. Na pesquisa, os dados apresentados se referem a homicídios dolosos, ou seja, com a intenção de matar, que aconteceram a partir de 2018, mas foram esclarecidos até 2019. O Estado teve resolução de 83 por cento dos casos nesse período. Segundo o governo de SC, alguns municípios do Estado chegaram a atingir cem por cento de resolubilidade em casos de homicídios. O primeiro lugar no ranking é ocupado pelo Mato Grosso do Sul, com índice de 89 por cento de homicídios resolvidos. Os dois piores resultados são Paraná, com 12 por cento, e Rio de Janeiro, com apenas 14 por cento dos casos solucionados. Dez estados não informaram os números solicitados pelo levantamento.

Desde o começo da pandemia da Covid-19 as compras via internet aumentaram significativamente. A informação é da diretora do Procon de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO. De acordo com ela, é fundamental que os consumidores redobrem os cuidados para evitar aborrecimentos futuros. Conforme ela, nessa época do ano as promoções aumentam e os cuidados devem ser maiores ainda, principalmente na hora de pagamentos por boletos. Segundo ANALU, outro fator importante que deve ser observado pelas pessoas éem relação ao site que está sendo realizada a compra.


Compras realizadas em sites duvidosos geram prejuízos aos clientes e dificilmente o Procon consegue reverter a situação. A afirmação é da diretora da unidade de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO. Ela destacou que é de extrema importância que as pessoas pesquisem informações importantes, como por exemplo, número do CNPJ da empresa, se ela possui reclamações no Procon e se ela possui endereço físico. Outro detalhe é conferir se o preço final que será pago é o mesmo que consta no anuncio do produto a ser comprado.


O consumidor também precisa ter atenção em relação ao boleto emitido. O alerta é da diretora do Procon de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO. Ela citou o cuidado com a verificação se o boleto bancário está sendo emitido pela empresa vendedora e se o mesmo está em nome do consumidor. O documento também precisa estar em nome de pessoa jurídica e não física. Em casos de boletos falsificados a orientação é realizar um boletim de ocorrência, porém, o valor pago raras vezes é recuperado por parte do consumidor.


Tanto o Procon de São Miguel do Oeste quanto o órgão estadual possuem uma relação extensa de empresas que devem ser evitadas pelos consumidores. O lembrete é da diretora da unidade local, ANALU VALANDRO. Ela comentou que elas estão inseridas nesse contexto visto o alto número de reclamações existentes contra elas. Ela pontuou ainda que no caso de compras pela internet, o consumidor tem sete dias a contar do recebimento do produto para devolver o mesmo e ter o dinheiro de volta. A profissional frisou que dúvidas podem ser sanadas através do telefone 3631-2093 ou através do email, [email protected]

A ponte na fronteira da Argentina com o Brasil, no Rio Peperi Guaçu, segue fechada para o turismo. A informação foi confirmada pela Polícia e Receita Federal em Dionísio Cerqueira. Atualmente, apenas a ponte Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu, no marco das três fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai, está permitida a passagem de turistas, desde que apresente o teste negativo de Covid-19. O decreto argentino também prevê que um teste seja realizado em até 72 horas antes de entrar na Argentina e apresentado na aduana. Além do comprovante de vacinação completa com duas doses de qualquer fabricante em um prazo de 14 dias, também é necessário apresentar a carteira de identidade ou passaporte. A CNH não está mais sendo aceita igual acontecia antes da pandemia a moradores da região.

Médicos das unidades de saúde de Itapiranga participam de capacitação. Atividade foi proporcionada pela secretaria municipal de Saúde. O palestrante foi o médico TIAGO SETTI, que abordou o assunto dor lombar. O profissional é especialista na área, possuí diversas especializações. A secretária de Saúde, CLAIR HEINEN, destaca que a dor lombar tem sido a principal demanda dos pacientes que procuram o posto de saúde. Conforme a secretária, a atividade realizada teve como objetivo capacitar os médicos, visando a melhoria do atendimento oferecido ao munícipe itapiranguense.

Período de intensa chuva, soluciona alguns problemas e provoca outros. Escassez hídrica já não existe mais, resolvendo uma grande preocupação que perdurou nos últimos dois anos. O Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN comemora a situação tranquila em relação ao abastecimento de água na cidade e interior. Granjas de grande consumo estão em situação tranquila no momento com reservatórios abastecidos. O secretário lamenta o surgimento de problemas nas estradas do interior do município com atoleiros que causam alguns transtornos e prioridade nas ações da equipe. Ele chama atenção que as máquinas da prefeitura e também empresas terceirizadas atuam para suprir a demanda.

ADRIANO GASSEN avalia como normal ter serviços mais urgentes e trabalhos que são realizados ao longo do ano sem urgência. O Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, destaca ainda ações em acessos sempre recebem atenção especial da equipe com usos de várias máquinas, cascalhamento e compactação. ADRIANO GASSEN reconhece que ainda tem grande demanda por melhorias em acessos a propriedades agrícolas. A disponibilidade de cascalho existe e o município compensa os proprietários com a prestação de serviços na propriedade.

Programação natalina já está definida em São João do Oeste. Segundo ANELISE KAUFFMANN, coordenadora do evento, o Tempo de Natal do município terá início no dia 27 de novembro, com atrações do sorteio “Movimenta São João” juntamente com o “Festival dos Pinheiros” promovido pela Associação Comercial junto com os lojistas. Já para o dia 28, primeiro domingo de advento dos quatro que antecedem a chegada do natal, está programada uma caminhada e o acendimento das luzes na praça. Para o mês de dezembro, no dia primeiro será lançada a campanha “Ilumina e Decora São João”, como um incentivo para que as famílias e os comerciantes decorem as casas e lojas. Nos dias quatro e cinco serão realizados os desfiles natalinos, sendo dia quatro pelas ruas do centro do município e no dia cinco pelas comunidades de Cristo Rei e Beato Roque.

No dia 18 de dezembro será realizado o “Me Liga Papai Noel”, que no último ano atingiu cerca de 500 crianças. Mais próximo à data natalina, no dia 23, terá o Show Natalino de Patinação Rosas do Sul, e no dia 24 será a tradicional Missa de Natal. No dia 26 terá uma Live show da Orquestra Clave de Sol e para encerrar a programação, no dia 27, terá o último sorteio do Movimenta São João. A organização dos eventos é formada por uma comissão de pessoas voluntárias que fazem parte da Associação Empresarial. Os materiais utilizados são reaproveitados dos outros anos, e para adquirir os materiais que faltam, os organizadores contam com o apoio dos patrocinadores.

Associação de Turismo de Itapiranga projeta aumento no número de visitantes. O setor privado é responsável por impulsionar o turismo em Itapiranga e outros municípios da região. Investimentos significativos fazem a diferença e proporcionam atrativos aos visitantes. Segundo o presidente da Assitur, ARIEL GIEHL, neste momento a Associação de Turismo de Itapiranga supera questões burocráticas para a realização de eventos. A equipe foca no planejamento com reuniões presenciais visando ações para 2022. Ele ressalta que o setor turístico foi afetado de forma significativa e precisa de persistência para aproveitar a retomada do crescimento. A Associação de Turismo de Itapiranga, busca parcerias com empreendimentos que apostam na criatividade para desenvolver o trabalho no município e região.

ARIEL GIEHL reforça que o trabalho conjunto do setor privado e público garante consultorias e capacitações e isso agrega ao setor privado. O presidente da Assitur considera que o turismo é uma realidade em Itapiranga graças ao trabalho de vários equipamentos turísticos que surgiram nos últimos anos. Investimentos do setor privado são significativos para criar atrativos aos visitantes. As belezas naturais contribuem e a estruturação dos locais torna Itapiranga referência para outros municípios que buscam exemplos de projetos bem sucedidos. Rio Uruguai, atrações rurais e culinárias germânica estão entre os destaques para os turistas em todas as épocas do ano.

Tunápolis tem projeção otimista para aumento de arrecadação em 2022. Ações da prefeitura também focam na ampliação de benefícios em programas de incentivo à produção. O prefeito de Tunápolis lembra que a prefeitura trabalha com recursos próprios, retorno do FPM e ICMS, além das emendas parlamentares dos governos estadual e federal. MARINO FREY diz que o município tem sido contemplados com verbas de todas as siglas partidárias que possuem representação no município. Já são mais de dois milhões de reais em emendas parlamentares neste ano, valor que permite investimentos significativos em vários setores. O prefeito avalia que todos os vereadores devem priorizar contatos e solicitações de recursos para o município em prol da população. Cita que desta forma está sendo possível melhorar a infraestrutura, contemplar a APAE que terá sua sede própria, realizar asfaltamento de rua e construir novas praças esportivas.

MARINO FREY diz que é preciso união de esforços, pois a demanda é bastante grande em vários setores. O prefeito faz projeção otimista para o orçamento do próximo ano, saltando dos atuais 23 milhões 750 mil reais, para arrecadação de 27 milhões 350 mil reais em 2022. Este orçamento foi debatido na manhã de hoje em audiência pública em Tunápolis. Projeto ainda depende de aprovação na câmara de vereadores especificando investimentos de cada secretaria. FREY observa que vários setores da economia tiveram resultado positivo em pleno pandemia, em especial o agronegócio e construção civil e isso vai elevar a arrecadação, permitindo uma projeção otimista para o próximo ano . Com aumento de orçamento, o prefeito de Tunápolis já projeta aumentar valor para benefícios em vários programas que o município possui para a produção agrícola e para empresas.

O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY também cita a necessidade urgente de fazer aquisição de novas máquinas para a secretaria de Transportes e Obras. A situação precária que se encontra o parque de máquinas da prefeitura resulta em alto custo de manutenção e menor capacidade de realização de serviços. Sobre prioridade para os 75 dias que restam do primeiro ano de mandato, o prefeito MARINO FREY aponta a importância de concluir Centro Multiuso, na comunidade de Pitangueira, ampliação da creche municipal e aquisição de veículos e máquinas. O prefeito aguarda liberação de recursos que foram destinados para o município por meio de emendas parlamentares.

Prefeito aponta cenário favorável para o desenvolvimento de Tunápolis. Segundo MARINO FREY, o ambiente de harmonia entre executivo e legislativo tem apresentado resultado positivo neste ano. Observa que as rixas políticas ficam para o período de campanha, pois os projetos do governo visam proporcionar melhor atendimento à população. A câmara de vereadores tem contribuído com aprovação de projetos e na busca de recursos com parlamentares. FREY destaca que o benefício final é para a população que usufrui de melhorias em diferentes setores e o município tem capacidade de maior investimentos.

Homem é morto com disparo de arma de fogo em Barra do Guarita. A informação é do delegado ROBERTO AUDINO, que responde pela delegacia de Barra do Guarita. Segundo ele, o homicídio ocorreu nessa madrugada de hoje. A polícia aguarda resultado da necropsia para esclarecer a causa da morte. Conforme o delegado UADINO, o crime ocorreu por volta da uma hora da madrugada desta quinta-feira. JEFERSON BOESING, 28 anos foi alvejado por disparos de arma de fogo na porta de sua residência em linha Seca no interior de Barra do Guarita RS. Foi acionado o Samu, porém quando a guarnição chegou ao local a vítima já estava morta. Polícia Militar e Polícia Civil também estiveram no local. A esposa da vítima conseguiu fugir do local com um filho menor.

O Corpo de Bombeiros de Mondaí atendeu durante a madrugada duas ocorrências de queda de árvore na pista, em decorrência do vento que acompanhou a chuva. Uma das árvores caiu na SC 283, na Linha Sanga Forte, em direção a Riqueza. Os bombeiros cortaram a árvore que estava bloqueando a passagem na via, por volta da uma e meia desta quinta-feira. Outra árvore caiu sobre a estrada geral na Linha Barra do Laju e chegou a bloquear a passagem de um ônibus escolar. A guarnição do Corpo de Bombeiros cortou a árvore e limpou a estrada, por volta das seis horas. Já os bombeiros de Itapiranga atenderam ocorrência por volta de uma hora e 30 minutos com queda de árvore na SC 163, na comunidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste.

Polícia Rodoviária Federal flagra 15 motoristas dirigindo sob efeito de álcool na região durante o feriadão. A PRF realizou trabalho especial durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida nas rodovias federais que cortam o Oeste de Santa Catarina. De acordo com o Chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF, Inspetor ADRIANO FIAMONCINI, além das infrações envolvendo a condução de veículos sob efeito de álcool ou drogas os agentes também flagram 98 ultrapassagens em locais proibidos, 33 ocupantes sem cinto de segurança, seis utilizando celular enquanto dirigem e oito crianças sem cadeirinha. FIAMONCINI salienta que foram registradas na região 12 acidentes com 12 pessoas feridas e nenhuma morte.

PM atende ocorrência de injúria racial em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar a ocorrência foi registrada ontem, na rua Almirante Tamandaré em São Miguel do Oeste. Os comunicantes relataram que estavam fazendo uma reforma em um apartamento em conformidade com as normas do condomínio e uma mulher passou a xingar três funcionários. Segundo os homens, a mulher falou que precisava trabalhar e após proferiu ofensas raciais aos pedreiros. Eles relataram que a mulher falou, Vocês não sabem com quem estão lidando seus pretos favelados. Já a mulher relatou que foi pedir para os pedreiros pararem de fazer o barulho e os mesmos a mandaram calar a boca e sair do local. Que então falou para eles terem mais respeito, pois estavam agindo como bandidos. Com base nos relatos e na vontade de manifestar interesse em representar dos homens, os envolvidos foram conduzidos para a delegacia de polícia.

Ladrão invade dois estabelecimentos comerciais no interior de Itapiranga. As ações ocorreram na noite de terça-feira, porém divulgados pela Polícia Militar somente na manhã de hoje. Imagens de câmeras de monitoramento enviadas ao Portal Peperi, flagraram as ações em açougue e posto de combustíveis, ambos às margens da SC 163, no interior do município. Os crimes ocorreram na noite de terça-feira, no Feriado Nacional. No açougue, na comunidade de Santa Fé Alta, o homem vestindo um casaco cinza, com uma mochila preta nas costas e de capacete prata durante toda ação, teve a audácia de entrar duas vezes no estabelecimento. Às 19 horas e 29 minutos ele chega em uma motocicleta Fazer de cor prata, rompe a fechadura da porta e entra na direção do caixa. Logo em seguida ele sai sem levar nada. Às 19 horas e 58 minutos ele retorna ao açougue e leva vários quilos de salame 20 reais em moedas.

É possível perceber que ele busca dinheiro e insiste em abrir o cofre, sem ter sucesso. Minutos depois, por volta das 20 horas e 20 minutos, o mesmo homem chega no Posto de Combustíveis de Linha Santa Isabel, também no interior de Itapiranga, arromba a porta e vai direto para o caixa. Com rapidez, o bandido furta aproximadamente 250 reais em dinheiro e vai embora. Um fato que chama atenção nas imagens é a audácia e tranquilidade demonstrada pelo ladrão no interior dos estabelecimentos. No açougue o criminoso liga a lâmpada para facilitar sua ação sem preocupação em ser avistado.

A Polícia investiga os indícios para identificar ladrão de estabelecimentos comerciais em Itapiranga. Conforme a delegada, LISIANE JUNGES, responsável pelo caso, a Polícia Civil possui imagens dos sistemas de videomonitoramento do açougue do posto de combustível. Segundo a delegada, a equipe possui informações sobre autoria dos crimes, porém mantém investigações em sigilo para evitar prejuízos ao trabalho. LISIANE JUNGES não confirma envolvimento em outros arrombamentos de estabelecimentos comerciais e nem a identidade do suspeito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.