ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 14/09/19

- Processos Por Crimes Contra A Floresta Amazônica Caem 23% Em 2019.

- Produção Industrial De Santa Catarina Registra Alta De 4,2%

- Cei Prepara Dia Da Família Na Escola.

- Fundação Hospitalar Sedia Primeira Cirurgia Com Protocolo All-On-Four Para Implante Dentário.

- Declaração Do Itr É Feita Anualmente.

- Saltinho Deve Receber Materiais Da Ponte Hercílio Luz Para Reformar Pontes No Interior.

- Conversa Discute Plantação De Pepino Para Conserva.

- Prefeitura De Palma Sola Decreta Situação De Emergência Devido À Estiagem.

- Procura Dos Eleitores Para Revisão Do Eleitorado É Baixa.

- Caminhão É Apreendido Por Crime Ambiental.

- Ciclista Fica Gravemente Ferido Em Colisão.

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos e meio centavos para a compra e oito centavos para venda.

Paris viveu uma sexta-feira caótica nos transportes públicos em razão de uma greve, a mais grave dos últimos 12 anos, para protestar contra a reforma da previdência preparada pelo governo francês. Dez das 16 linhas do metrô de Paris estavam fechadas e as demais saturadas, os ônibus circulavam em número reduzido e houve grandes engarrafamentos nos acessos à capital. Esta greve é a primeira grande mobilização contra o plano do presidente MACRON de implementar um sistema de previdência "universal".

A Venezuela está "pronta" para se defender da invocação do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, defendida pelos Estados Unidos e uma dezena de países. A declaração foi feita em Genebra, nesta sexta-feira, pelo chanceler venezuelano, JORGE ARREAZA. Os Estados Unidos e países como o Brasil tentam enquadrar como ação belicosa as movimentações do exército venezuelano na fronteira com a Colômbia. Isso poderia autorizar uma intervenção militar na Venezuela.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, MIKE POMPEO, reforçou nesta sexta-feira a intenção de criar um fundo de cem milhões de dólares, cerca de 404 milhões de reais, para a conservação da biodiversidade na Amazônia. O fundo terá um prazo de 11 anos, e será liderado pelo setor privado. A promessa de criar o fundo foi anunciada em março, quando o presidente JAIR BOLSONARO esteve em Washington, em uma visita a DONALD TRUMP.

A seguir:

-PROCESSOS POR CRIMES CONTRA A FLORESTA AMAZÔNICA CAEM 23% EM 2019

Procuradores que ocupam importantes cargos na Procuradoria-Geral da República e em forças-tarefa afirmam que poderão deixar seus postos numa eventual gestão de AUGUSTO ARAS à frente do órgão. De acordo com o site G1, eles afirmaram que “se for necessário para defender o interesse público ou repudiar algo que seja errado, romperemos”. AUGUSTO ARAS foi indicado para o cargo na semana passada pelo presidente JAIR BOLSONARO. O procurador não concorreu e nem integrou a lista tríplice da categoria, o que gerou desconfiança em muitos procuradores. A indicação de ARAS à PGR ainda precisa ser aprovada pelo Senado.

O presidente da República em exercício, HAMILTON MOURÃO, afirmou nesta sexta-feira que o governo pretende renovar, nos próximos dias, a ordem para atuação das Forças Armadas no combate às queimadas e ao desmatamento na Amazônia. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem foi assinado pelo presidente JAIR BOLSONARO em 23 de agosto e vale até 24 de setembro. Já na assinatura do decreto o governo dizia que a operação poderia ser renovada, se necessário, até novembro, quando acaba a temporada de estiagem. MOURÃO disse ontem que a ideia, depois que o presidente voltar, é solicitar a prorrogação dessa medida.

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis aplicaram neste ano 23 por cento menos advertências e multas por crimes contra a flora na Amazônia Legal. Flora é o conjunto de plantas de uma determinada região. Incêndios provocados pela ação humana ou desmate são crimes contra a flora, assim como a venda de madeira ilegal. A queda foi verificada no período entre janeiro e agosto na comparação com o mesmo período de 2018. Nos primeiros oito meses deste ano, queimadas e alertas de desmatamento tiveram altas expressivas. Os dados analisados consideram os nove estados da Amazônia.

A seguir:

-PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE SANTA CATARINA REGISTRA ALTA DE 4,2%

O trabalho de perícia na área atingida pelo incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Palhoça, na Grande Florianópolis, começou na tarde desta sexta-feira. Segundo o Instituto Geral de Perícias, a investigação deve ser concluída em 30 dias. Para a delegada regional de Palhoça, MICHELE ALVES REBELO, há indícios de que o incêndio seja criminoso. O fogo que atingiu o parque da Serra do Tabuleiro nesta semana destruiu cerca de 800 hectares de mata. Nesta sexta foi realizada uma avaliação inicial da área atingida pelo fogo e a perícia deve continuar na próxima semana.

O ministro DIAS TOFFOLI visitou, nesta sexta-feira, órgãos do poder judiciário em Santa Catarina. Pela manhã, no Tribunal de Justiça, ele ressaltou a importância da aproximação do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça com os órgãos estaduais. DIAS TOFFOLI disse que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina está entre os melhores tribunais do país, segundo o Conselho Nacional de Justiça, mas que é preciso aprimorar mecanismos para dar solução aos processos. Além de Santa Catarina, ele esteve em outros 12 estados tentando promover a aproximação com o judiciário dos estados no última ano.

A produção industrial catarinense acumula alta de quatro vírgula dois por cento neste ano. O aumento se refere aos sete primeiros meses de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado.Os dados são do IBGE e foram divulgados nesta semana pela Fiesc. O desempenho foi puxado principalmente pelas atividades de máquinas, aparelhos e materiais elétricos com alta de 12 por cento. A fabricação de produtos de metal também teve bom desempenho e cresceu quase 11 por cento. Santa Catarina teve o terceiro melhor resultado do país atrás dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. No ano, os estados da região sul registraram o melhor desempenho do país.

- A SEGUIR:

-CONVERSA DISCUTE PLANTAÇÃO DE PEPINO PARA

CONSERVA.

-PROCURA DOS ELEITORES PARA REVISÃO DO ELEITORADO

É BAIXA.

CEI prepara dia da família na escola. O Centro de Educação Infantil Turma da Mônica do Bairro Melo de Campo Erê, marcou para hoje o evento para a comunidade escolar. A diretora da creche ALINE RONCHI, conta que está é uma excelente oportunidade para os pais estarem no ambiente onde os filhos frequentam diariamente, e acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos por eles. Ela complementa que é importante para os professores terem constante contato com os pais dos alunos.

Dia da família na escola é importante para entidade escolar, pais e alunos. ALINE RONCHI, diretora do CEI Turma da Mônica, revela que o evento inicia daqui a pouco, às 14 horas. Além dos familiares dos alunos, a comunidade em geral pode participar, pois a escola aproveita a oportunidade para vender cachorro quente. ALINE, adianta que a direção irá utilizar o lucro da venda dos lanches, para comprar uma cama elástica para os alunos do CEI.

Fundação Hospitalar sedia primeira cirurgia com protocolo All-on-four para implante dentário. Nesta semana, uma equipe do Instituto do Sorisso Maviclin realizou, na Fundação Hospitalar São Lourenço, uma cirurgia utilizando o protocolo All-on-four (que em português significa tudo em quatro) para implante dentário. MARCIO FOLETTO – especialista no assunto explica que é um protocolo de reabilitação oral que permiti o tratamento de pessoas sem nenhum dente a partir da sustentação da prótese dentária em quatro implantes dentários estrategicamente posicionados.

Método é inédito em São Lourenço do Oeste. Segundo o especialista em ortodontia, reabilitação com implantodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, MARCIO FOLETTO, é uma técnica desenvolvida na Europa, através do português PAULO MALÓ, com quem teve a oportunidade de conhecer, e trazer essa técnica para Santa Catarina e Paraná. Segundo FOLETTO, a técnica se destaca, pois permite que o implante seja feito no mesmo dia. Numa técnica convencional, o paciente teria que reconstruir o osso, esperar uns seis meses, colocar os pinos, os implantes e depois os dentes. Isso levaria em torno de um ano a um ano e meio, sendo que a técnica All-on-four permite a instalação dos dentes no mesmo dia.

Fora a agilidade, tem a tranquilidade e a segurança para o paciente, já que todo o procedimento é feito no ambiente hospitalar. O comentário é do especialista MÁRCIO. Ele diz que o paciente vai para o hospital, os profissionais ministram os medicamentos necessários junto com o corpo clínico de anestesiologia e todo o procedimento é feito sem dor. Destaca que o corpo clínico de anestesiologia acompanha o procedimento, do início ao fim, para garantir a segurança do paciente.

Segundo o especialista, ao dominar a técnica de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, o profissional tem condições de fazer cirurgias reconstrutivas da face.

Quando um paciente se acidenta de carro e fratura todo o rosto, o profissional habilitado para fazer a reconstrução não precisa ser o médico. No entanto, MÁRCIO explica que o profissional da odontologia tem que ter essa especialidade e habilitação hospitalar.

FOLETTO adianta que há um projeto em construção, em conjunto com a Fundação Hospitalar, para que toda a região possa ser atendida na área de trauma de face. Ele diz: “Ainda estamos em projeto, mas a ideia é desenvolver essa especialidade aqui dentro do hospital”. Hoje ele já atende nessa área em Francisco Beltrão e Pato Branco. A ideia, em médio prazo, é centralizar esses serviços em São Lourenço do Oeste. “

Declaração do ITR é feita anualmente. Quem lembra é DOUGLAS GUERGEN – presidente do Sintraf de Palma Sola. Segundo ele, todos os agricultores que possuem propriedade rural em seu nome precisam fazer. Todos os dados lançados no momento da declaração são acompanhados pela receita federal. Por isso, é importante que o agricultor no momento de declarar o ITR apresente os dados concretos da área declarada. Lembra que é necessário levar a documentação do ano anterior.

Saltinho deve receber materiais da Ponte Hercílio Luz para reformar pontes no interior. ALAÉRCIO PELENTIR, o TATO, relata que o anuncio foi feito por meio do deputado VALDIR COBALCHINI. Com a reforma da ponte em Florianópolis, o material que não será mais utilizado será destinado aos municípios do estado para melhorias nas pontes de madeira. Diante disso, foram elaborados projetos que vão beneficiar a ponte da Linha Samambaia ligando a comunidade de Campinas. Ponte no Lajeado Elizeu, outra na Boa Fé e o quarto projeto na Linha Inês. Foram quatro pedidos enviados para a defesa civil do estado, que em breve TATO, acredita que o material estará no município para reformar dessas pontes.

Pontes do interior estão bastante danificadas. PELENTIR, destaca que esse material da Hercílio Luz, vem em boa hora, pois Saltinho tem umas quatro pontes que necessitam com urgência de reparos, o que já vinha sendo estudado pela pasta. O secretário frisa que foi feito pedido para reforma de quatro pontes, e acredita que serão beneficiados com pelo menos dois, dos quatro projetos. Assim que as propostas forem analisadas pela defesa civil, o material será encaminhado e os trabalhos já começam.

Conversa discute plantação de pepino para conserva. A informação é do secretário de agricultura e infraestrutura rural de Campo Erê ANTÔNIO TEIXEIRA DA ROSA. De acordo com ele, estiveram reunidos nesta semana, na Câmara de Vereadores, agricultores do município com técnicos de Araucária, Paraná para discutir essa cultura que pode trazer muita renda para os pequenos agricultores do município.

Cultura de pepino para conserva é uma segunda opção de renda para pequenos agricultores. A observação é do secretário em Campo Erê ANTÔNIO TEIXEIRA. Ele diz que muitos estão desanimados com a bacia leiteira, devido as novas normativas, em vigor desde maio desse ano, bem com o período de estiagem que deixou ainda mais complicada a situação. Para ter uma alternativa a mais, o setor busca essa parceria com os técnicos, afim de ajudar os agricultores. A pasta entraria com toda parte técnica, se surgir interesse por parte dos agricultores nessa cultura. SONORA

Investimento para cultura de pepino para conserva é baixa. Quem constata é o secretário de agricultura e infraestrutura rural de Campo Erê ANTÔNIO TEIXEIRA DA ROSA. Conforme ele, o investimento do agricultor será pequeno diante da rentabilidade da cultura. O investimento com água para irrigação também é pequeno comparado a outras plantações. O pepino, cita TEIXEIRA, é uma hortaliça que produz muito. Ele pode ser comercializado de duas formas: pepino em conserva que precisa atender aos tamanhos exigidos para o mercado e o chamado “salmorinha”, quando atinge um tamanho um pouco maior.

Pepino para conserva leva cinco meses e meio de cuidado antes da colheita. Segundo TEIXEIRA, apesar de ser um serviço leve, não dispensa cuidados diários. Ele é feito em três etapas de plantio, e no final certamente vai garantir a renda do pequeno agricultor que aderir essa cultura no município. Caso algum agricultor tenha interesse, e não participou do encontro nessa semana na Câmara de Vereadores, pode procurar a Secretaria de Agricultura para ficar a par do assunto e começar os investimentos para essa nova opção de renda para o homem do campo.

Comitê Rio das Antas faz alerta sobre baixos níveis de chuva na região. O presidente, GIOVANI JOSÉ TEIXEIRA, afirmou, que a tendência de baixa precipitação de chuva poderá causar prejuízos elevados na região do Extremo Oeste, na Bacia Hidrográfica que abrange 36 municípios. A análise dele se baseia em dados obtidos na EpagriCiram que mostram que a quantidade de chuva ocorrida desde fevereiro deste ano está abaixo da média histórica de precipitações. Afirma que o volume baixo de chuvas amenizou o calor, mas, não serviu para aumentar os reservatórios.

Agosto teve apenas 43 milímetros. Segundo GIOVANI JOSÉ TEIXEIRA a medição preocupa, já que a média histórica é de 146 milímetros. Segundo o presidente do Comitê, a situação merece cuidado diante das baixas perspectivas de chuva uma vez que a região tem como principal fonte de renda a produção agropecuária que, como produtora de alimentos, precisa de água em quantidade e qualidade e disponível com regularidade.

Prefeitura de Palma Sola decreta situação de emergência devido à estiagem. O coordenador da defesa civil no município, DOUGLAS RIBEIRO afirma que a situação se prolonga há cerca de cem dias, mas o problema maior ocorre mês passado. Ele revela que há também uma centena de famílias que está precisando de ajuda da prefeitura, bombeiros e do órgão para terem água para consumirem, para afazeres domésticos e demais necessidades básicas. Esta era a maior preocupação.

Havia previsão de chuvas em um volume maior nos primeiros dias de setembro, o que não se confirmou. RIBEIRO destaca que a medida visa amenizar os prejuízos com lavouras principalmente do trigo, produção de leite e os transtornos. O coordenador reconhece que o decreto não vai trazer medidas imediatas, mas, vai ajudar em ações, entre elas, acionar o seguro agrícola. A queda na produção de leite até o momento é de 20 por cento do normal, mas a tendência é que os números de agosto e esse começo de setembro registrem um declínio ainda maior, refletindo nos lucros da propriedade.

Procura dos eleitores para revisão do eleitorado é baixa. A observação é de ORLANDO VAIRICHI – chefe do Cartório Eleitoral de São Lourenço do Oeste. De acordo com ele, a biometria é obrigatória para o município de São Lourenço, porém, ainda não há um prazo estipulado para o fim do serviço. Contudo, orienta que o eleitor procure o Cartório para fazer a sua revisão com o cadastramento biométrico, a fim de evitar filas e maiores transtornos mais pra frente.

Cartório Eleitoral atende em um período. ORLANDO, lembra que o funcionamento do Cartório eleitoral é do meio dia às 19 horas de segunda a sexta-feira. Para fazer a revisão, o eleitor precisa levar seus documentos pessoais, comprovante de endereço atualizado. O chefe do cartório lembra, que a equipe está fazendo um plantão por mês, para beneficiar aquelas pessoas que não tem possibilidade de comparecer nos dias de semana. A data para esse mês, ainda não foi definida, mas adianta que será um domingo.

- A SEGUIR:

- Caminhão é apreendido por crime ambiental

- Ciclista fica gravemente ferido em colisão

Caminhão é apreendido por crime ambiental. Foi na tarde de ontem, por volta das 15 horas e 45 minutos, na SC 157, em São Lourenço do Oeste. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária abordou o caminhão SCANIA A6X2 de Chapecó, condutor de 63 anos. Durante a fiscalização no ARLA32 foi constatado adulteração no líquido, o que pode causar danos à saúde humana.Os responsáveis pela empresa foram responsabilizados pelo crime ambiental.

Ciclista fica gravemente ferido em colisão.O acidente foi registrado na noite de ontem, por volta de 20 horas em Francisco Beltrão, envolvendo um veículo Meriva e uma bicicleta. O ciclista de 24 anos, sofreu ferimentos graves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento médico.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.