ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 14 08 19

-DEPUTADOS VOTAM HOJE DESTAQUES DA MP DA LIBERDADE ECONÔMICA

-CIDADES DE SANTA CATARINA REGISTRAM ATOS PELA EDUCAÇÃO

-SARAU LITERÁRIO MARCA 59 ANOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

-SEMINÁRIO DE TURISMO DA AMEOSC DEVE REUNIR CERCA DE 150 PESSOAS

-ONCOLOGIA DO REGIONAL COMPLETA UM ANO COM MAIS DE QUATRO MIL ATENDIMENTOS

-FUNCIONÁRIA É PRESA POR FURTAR DINHEIRO DA EMPRESA ONDE TRABALHA

-COLISÃO CONTRA CARRETA NO TREVO DA BR 282 DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 14 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A China ainda se recupera da passagem do tufão Lekima que chegou no sábado, ao leste do país. Pelo menos 49 pessoas morreram e dezenas seguem desaparecidas. O tufão também provocou o deslocamento de um milhão de pessoas no leste do país. Os ventos que atingiram o país chegaram a 190 quilômetros por hora. Autoridades chinesas estimam que o Lekima provocou danos avaliados em três bilhões e 500 milhões de dólares.

Uma coalizão de 22 estados e sete cidades dos Estados Unidos abriu processo contra o governo do presidente DONALD TRUMP nesta terça-feira para impedir que ele reduza as restrições às usinas a carvão. No processo, eles alegam que TRUMP iniciou um desmantelamento sistemático das regulamentações ambientais estabelecidas por seu antecessor, BARACK OBAMA, incluído o Plano Energia Limpa que estabelecia cortes nas emissões de gases de efeito estufa das usinas de energia.

A Assembleia Constituinte pró-governo da Venezuela concordou em criar uma comissão para estudar a antecipação das eleições parlamentares de 2020, o que daria ao governo uma oportunidade de reaver o controle do Congresso dominado pela oposição. O líder da Assembleia Constituinte, DIOSDADO CABELLO, disse que a comissão avaliará "de acordo com a lei, a Constituição e a situação política" qual seria o melhor momento para as eleições legislativas. As eleições parlamentares são realizadas a cada cinco anos e não deveriam ocorrer antes de dezembro de 2020 na Venezuela.

O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, marcou para esta quarta-feira a instalação da comissão especial que analisará o projeto de lei que reestrutura a carreira e o sistema de previdência social dos militares das Forças Armadas. A convocação para a reunião foi feita em Plenário, nesta terça-feira. Na reunião de instalação, serão eleitos presidentes e vice-presidentes, além da confirmação do deputado VINICIUS CARVALHO do PRB de São Paulo como relator. O texto propõe diversas alterações na contribuição previdenciária dos militares. Atualmente, ativos e inativos contribuem com sete e meio por cento sobre o rendimento bruto e o texto prevê alíquota de 10 e meio por cento.

Os líderes partidários do Senado definiram nesta terça-feira o calendário da tramitação da reforma da Previdência. Pelo calendário, a proposta será votada no plenário em primeiro turno em 18 de setembro e, em segundo turno, em dois de outubro. A reforma foi aprovada pela Câmara na semana passada e entregue ao Senado. O texto passará, primeiro, pela Comissão de Constituição e Justiça e, depois, seguirá para votação em plenário. O relator da reforma, senador TASSO JEREISSATI do PSDB cearense, já disse que o texto aprovado pelos deputados é "ótimo" e que eventuais mudanças devem ser feitas por uma PEC paralela. Se os senadores mudarem o texto da Câmara, os deputados terão de analisá-lo novamente.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira por 345 votos a 76 o texto-base da medida provisória conhecida como MP da liberdade econômica. Com a aprovação, os deputados agora devem analisar os destaques para concluir a votação. A sessão está marcada para esta quarta-feira. Em seguida, caberá ao Senado discutir a MP. Entre outros pontos, a proposta define regras para trabalho aos domingos, permitindo o trabalho em qualquer dia, inclusive feriados; estabelece que a carteira de trabalho será emitida "preferencialmente" em meio eletrônico e libera a obrigação de alvará para negócios de baixo risco.

Estudantes, professores e sindicalistas realizaram manifestações em Santa Catarina nesta terça-feira Os atos eram contra os cortes de verbas para a educação e pediam o fim da reforma da Previdência. As ações fazem parte do movimento nacional chamado de "Tsunami da Educação". A maior manifestação foi realizada em Florianópolis. Segundo os organizadores, a manifestação na Capital reuniu cerca de 20 mil participantes. Inicialmente, a PM informou o mesmo número. À noite, o comandante do quarto Batalhão da PM, tenente-coronel FERNANDO ANDRÉ disse que a corporação considerava que cinco mil pessoas tinham participado do ato. Os atos também aconteceram em Criciúma, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul e Chapecó.

O prefeito de Bocaina do Sul, ?LUIZ CARLOS SCHMULER, do MDB?, foi condenado por improbidade administrativa e teve decretada a perda de função pública que exerce atualmente. Além disso, ele teve os direitos políticos suspensos por oito anos. A decisão da justiça foi tomada em uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público. O prefeito afirmou que não fez nada de errado e que irá recorrer. Segundo a acusação, o chefe do Executivo usou o cargo para determinar que um servidor púbico, operador de máquina da Secretaria de Obras, fosse prestar serviços em uma fazenda que está no nome da mulher dele, durante horário de expediente.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira admissibilidade de quatro projetos de resolução que cancelam os decretos 1866 e 1867, assinados pelo ex-governador EDUARDO PINHO MOREIRA no final do ano passado e que provocaram toda esta polêmica sobre os incentivos em Santa Catarina. A decisão foi tomada pelo próprio presidente da CCJ, deputado ROMILDO TITON, que avocou os projetos e emitiu parecer favorável. Agora, o governo tem 10 dias para que o governador se pronuncie.Se estes projetos foram aprovados em plenário fica tudo sem efeito em relação aos incentivos fiscais, retornando à situação anterior. TITON alegou que sua decisão foi causada pelo não cumprimento de compromisso do governo de resolver as pendências sobre o aumento do ICMS para a agricultura e de outros setores da economia.

A JCI Câmara Júnior vai promover mais uma edição do Dia Mundial da Limpeza. De acordo com o coordenador do projeto, JUAREZ PEDAM, o dia da Limpeza começou na Estônia e hoje está em mais de 150 país. A ação começou em 2012 no país e a JCI promoveu o evento pela primeira vez na cidade no ano passado. Em 2018, foram retiradas 12 toneladas de lixo do meio ambiente. Ele explicou que a JCI está buscando o apoio de entidades, empresas e da comunidade para a edição deste ano. O dia da Limpeza está marcado para o dia 21 de setembro.

O parquinho da praça Walnir Botaro Daniel vem sendo alvo de vândalos frequentemente. A afirmação é da secretária de Desenvolvimento Urbano, MARLI DA ROSA. Ela disse que o local é fechado por volta das dez horas da noite, mas depois desse horário algumas pessoas pulam o cercado e utilizam os brinquedos. Como os aparelhos são projetados para crianças, alguns acabam quebrando. MARLI disse que já recebeu vídeos de vândalos que entram no espaço durante a madrugada e danificam os brinquedos. Ela confirmou que a prefeitura estuda uma forma de melhorar a segurança e o espaço do parquinho destinado para as crianças.

A Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo está realizando nessa semana em São Miguel do Oeste uma programação para comemorar os 59 anos de fundação da biblioteca pública municipal. Entre as atividades estão a Mostra Literária, exposição de livros, contação de histórias e o Sarau Literário. Nesta segunda-feira, a equipe da biblioteca iniciou o roteiro de contação de histórias para os alunos de escolas que agendaram horário. Ainda há vagas até o dia 23 de agosto. As escolas interessadas em participar da atividade devem agendar um horário pelo telefone 3631 2013.

O ponto alto da programação de aniversário da Biblioteca Pública José de Alencar deve ser o Sarau Literário que vai ocorrer na noite de hoje. A informação é da bibliotecária, LUCILENE FACCIO. O evento está previsto para as sete horas da noite na biblioteca. De acordo com ela, o sarau vai contar com a participação de músicos e escritores. A programação prevê a apresentação de músicas, receitais de poesias e poemas e debates sobre obras literárias. Segundo LUCILENE, toda a população está convidada a prestigiar a programação que é totalmente gratuita.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste confirmou nesta terça-feira a saída de LEILA DOS SANTOS da secretária municipal de Gestão de Pessoas e Transparência. Ela estava à frente da pasta e solicitou o desligamento do cargo por motivos particulares. A secretaria foi criada pelo governo de WILSON TREVISAN em 2017 e instalada no começo de 2018. LEILA assumiu no final do ano passado no lugar do então secretário de Gestão, PAULO DRUMM, que foi para a secretaria de Educação. Com a saída de LEILA, o secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI, vai responder interinamente pela pasta de Gestão de Pessoas e Transparencia.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste catarinense vai promover neste mês um seminário regional sobre o turismo. A informação é do secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA. De acordo com ele, o evento está marcado para ocorrer no dia 23 de agosto no parque de eventos da família Baugartz em Tunapolis. FONTANA comentou que o objetivo do evento é fortalecer os empreendimentos turísticos na região. Durante o evento, os municípios da Ameosc vão socializar conhecimentos e experiências. Além das palestras e debates, o seminário de Turismo também prevê um encontro de negócios e exposição de produtos turísticos da região extremo-oeste.

O Seminário regional sobre o Turismo vai durar o dia todo no dia 23 de agosto. O evento começa as oito e meia da manhã e vai até o final da tarde. O secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA disse que o seminário terá três momentos mais importantes para discutir a situação e o espaço do turismo na região extremo-oeste. FONTANA explicou como será a dinâmica no próximo dia 23 em Tunápolis.

Mais de 120 pessoas já se inscreveram para participar do Seminário de Turismo em Tunápolis. A informação é do secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA. Ele destacou que a meta do colegiado de Cultura é reunir cerca de 150 pessoas, número deve ser alcançado já que o prazo de inscrições ainda está aberto. Para participar do evento, os interessados devem acessar o site da Ameosc e realizar a inscrição. Ele disse que também serão aceitas inscrições no dia do evento. AIRTON FONTANA comentou que o local do evento em Tunapolis é de fácil acesso e deve abrigar um bom número de pessoas.

O setor de Oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso completou na última semana um ano de funcionamento. A unidade começou as atividades em nove de agosto de 2018. De acordo com o diretor de apoio da unidade, RODRIGO LOPES, esse primeiro momento foi desafiador para toda a equipe, tanto na questão burocrática quanto na questão de atendimentos. Conforme ele, no inicio, os profissionais pensavam em promover um aumento gradativo nos atendimentos, o que segundo ele acabou não acontecendo. LOPES destacou que o emprenho dos profissionais foi fundamental nesse primeiro ano e isso é um dos motivos do sucesso do setor em São Miguel do Oeste.

O setor de Oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso já realizou cerca de quatro mil atendimentos no primeiro ano de funcionamento. A informação é do diretor de apoio da unidade, RODRIGO LOPES. Desse total, 800 foram novas consultas. Ele explicou que o volume de atendimentos superou a expectativa do estado que projetava um número menor de casos de câncer atendidos na unidade de São Miguel do Oeste.

A maioria dos pacientes que estão em tratamento contra o câncer no Hospital Regional são homens. O público masculino corresponde a 54 por cento dos atendimentos enquanto as mulheres representam 46 por cento. Atualmente, as pessoas que estão em tratamento são de 24 municípios da região, a maioria de São Miguel do Oeste. Em seguida, vem Maravilha e Itapiranga. Entre os tipos de câncer diagnosticados estão os de próstata, mama e de cólo. Questionado sobre a questão financeira do setor, RODRIGO LOPES disse que essa é questão tranquila. Ele disse que desde a instalação do setor de oncologia não houve atrasos nos pagamentos por parte do governo estadual.

A CPI dos Assessores concluiu o trabalho de apuração das denúncias de supostas irregularidades envolvendo os assessores dos vereadores. A informação é do presidente da comissão parlamentar de inquérito, VAGNER PASSOS. Ele disse que o grupo já ouviu todos os vereadores e assessores e a comissão aguarda a emissão do parecer da relatora, MARIA TEREZA CAPRA. PASSOS disse que a vereadora deve entregar o relatório para votação nos próximos dias. O presidente da CPI disse que a comissão já tem um veredito, mas que não vai comentar o conteúdo. A comissão averiguou a denúncia de que alguns vereadores estariam empregando os assessores parlamentares em atividades particulares e nas empresas dos políticos.


O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste levou cerca de oito horas para controlar um incêndio em vegetação ontem no Bairro São Francisco. O fogo iniciou por volta das duas e meia da tarde e atingiu uma área de reflorestamento de pinos e eucalipto. Foram utilizadas cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e um Caminhão Pipa da Prefeitura. 12 bombeiros atuaram no trabalho, além de várias pessoas da comunidade. Na segunda-feira, os bombeiros já haviam combatido outro incêndio que durou cerca de nove horas. A corporação reforça que as queimadas são crimes passíveis de detenção e multa, além de causarem poluição e danos à saúde.

A Polícia rodoviária de São Lourenço do Oeste apreendeu uma carga de vinho avaliada em cerca de 60 mil reais nesta terça-feira. O flagrante aconteceu por volta das nove horas da noite na SC-157. Os policiais abordaram uma camionete Fiat Toro de Cascavel durante uma operação de rotina. O veículo era dirigido por um homem de 49 anos. Dentro do veículo, foram encontradas 59 caixas de vinho com seis garrafas em cada caixa sem o devido desembaraço aduaneiro. Diante da irregularidade, o veículo, a mercadoria, e o condutor da caminhonete foram conduzidos para Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Uma mulher foi presa nesta semana por furtar dinheiro da empresa onde trabalhava no centro de Maravilha. O furto aconteceu por volta das três horas da tarde na avenida Sete de Setembro, no centro da cidade. A funcionária foi flagrada fazendo desvio de parte do dinheiro do caixa da empresa. Foram recuperados 150 reais em cédulas amassadas no bolso da calça da autora do furto. Também foram recuperados cerca de três mil reais oriundos de furtos em dias anteriores no mesmo estabelecimento. A mulher foi presa em flagrante e levada para delegacia.

A Polícia Civil de Maravilha deflagrou uma operação contra o tráfico de drogas no Bairro Bela Vista nesta segunda-feira. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Três pessoas de 21 e 22 anos foram presos por suspeita de participação nos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Durante as buscas foram apreendidas porções de maconha, crack e uma arma de fogo modificada. A investigação sobre o grupo criminoso, responsável pelo tráfico de drogas no Bairro Bela Vista, iniciou há cerca de quatro meses, período que foi identificada intensa comercialização de drogas no local.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na manhã de ontem no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das dez e meia da manhã no cruzamento da Almirante Barroso com a via de mão única Marcílio Dias. O condutor da Hillux, placas de Bandeirante, entrou na Marcílio e não viu o motociclista, ocasionando o acidente. Com o impacto, o homem perdeu o controle, bateu no meio-fio e caiu. Ele teve uma batida na bacia e escoriações pelo corpo. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital Regional.

Um adolescente que estava desaparecido desde a última semana e acabou retornando para casa na madrugada desta terça-feira. ARIEL NARDES foi visto pela última vez na sexta-feira e a família estava preocupada com o sumiço do rapaz. O irmão de Ariel, FERNANDO NARDES confirmou que a família havia registrado um Boletim de Ocorrência e o caso estava sendo investigado. Na manhã de ontem, FERNANDO entrou em contato com a Peperi para informar que o irmão retornou para casa. Ele disse que ARIEL estava na casa da namorada no estado do Mato Grosso e retornou assim que ficou sabendo que a família estava a sua procura. O jovem passa bem e está com a família.

Um acidente deixou uma pessoa gravemente ferida na manhã de hoje no trevo da BR 282 em São Miguel do Oeste. Por volta das dez horas da manhã, uma motocicleta colidiu contra uma carreta placa de Jussara no Paraná. O condutor da moto sofreu ferimentos na cabeça e suspeita de fraturas. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso onde recebeu atendimento médico. As fotos do acidente estão no portal da Peperi.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.