ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 14/08/2019

GLOBO EM FOCO – 140819

-DEPUTADOS VOTAM HOJE DESTAQUES DA MP DA LIBERDADE ECONÔMICA

-CIDADES DE SANTA CATARINA REGISTRAM ATOS PELA EDUCAÇÃO

-DESFILE CÍVICO VAI REUNIR CERCA DE MIL ESTUDANTES

-CONDER FARÁ ASSEMBLEIA PARA ELEIÇÃO DE NOVA DIRETORIA

-EVENTO EM SÃO JOÃO DO OESTE LANÇA CAMPANHA LIXO ZERO

-LEO CLUBE DE ITAPIRANGA DEFINE QUATRO AÇÕES DE SOLIDARIEDADE

-POLUIÇÃO DE RIOS E RIACHOS PREOCUPA POLÍCIA AMBIENTAL

-MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE NO TREVO

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 19 graus. Neste momento graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A China ainda se recupera da passagem do tufão Lekima que chegou no sábado, ao leste do país. Pelo menos 49 pessoas morreram e dezenas seguem desaparecidas. O tufão também provocou o deslocamento de um milhão de pessoas no leste do país. Os ventos que atingiram o país chegaram a 190 quilômetros por hora. Autoridades chinesas estimam que o Lekima provocou danos avaliados em três bilhões e 500 milhões de dólares.

Uma coalizão de 22 estados e sete cidades dos Estados Unidos abriu processo contra o governo do presidente DONALD TRUMP nesta terça-feira para impedir que ele reduza as restrições às usinas a carvão. No processo, eles alegam que TRUMP iniciou um desmantelamento sistemático das regulamentações ambientais estabelecidas por seu antecessor, BARACK OBAMA, incluído o Plano Energia Limpa que estabelecia cortes nas emissões de gases de efeito estufa das usinas de energia.

A Assembleia Constituinte pró-governo da Venezuela concordou em criar uma comissão para estudar a antecipação das eleições parlamentares de 2020, o que daria ao governo uma oportunidade de reaver o controle do Congresso dominado pela oposição. O líder da Assembleia Constituinte, DIOSDADO CABELLO, disse que a comissão avaliará "de acordo com a lei, a Constituição e a situação política" qual seria o melhor momento para as eleições legislativas. As eleições parlamentares são realizadas a cada cinco anos e não deveriam ocorrer antes de dezembro de 2020 na Venezuela.

O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, marcou para esta quarta-feira a instalação da comissão especial que analisará o projeto de lei que reestrutura a carreira e o sistema de previdência social dos militares das Forças Armadas. A convocação para a reunião foi feita em Plenário, nesta terça-feira. Na reunião de instalação, serão eleitos presidentes e vice-presidentes, além da confirmação do deputado VINICIUS CARVALHO do PRB de São Paulo como relator. O texto propõe diversas alterações na contribuição previdenciária dos militares. Atualmente, ativos e inativos contribuem com sete e meio por cento sobre o rendimento bruto e o texto prevê alíquota de 10 e meio por cento.

Os líderes partidários do Senado definiram nesta terça-feira o calendário da tramitação da reforma da Previdência. Pelo calendário, a proposta será votada no plenário em primeiro turno em 18 de setembro e, em segundo turno, em dois de outubro. A reforma foi aprovada pela Câmara na semana passada e entregue ao Senado. O texto passará, primeiro, pela Comissão de Constituição e Justiça e, depois, seguirá para votação em plenário. O relator da reforma, senador TASSO JEREISSATI do PSDB cearense, já disse que o texto aprovado pelos deputados é "ótimo" e que eventuais mudanças devem ser feitas por uma PEC paralela. Se os senadores mudarem o texto da Câmara, os deputados terão de analisá-lo novamente.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira por 345 votos a 76 o texto-base da medida provisória conhecida como MP da liberdade econômica. Com a aprovação, os deputados agora devem analisar os destaques para concluir a votação. A sessão está marcada para esta quarta-feira. Em seguida, caberá ao Senado discutir a MP. Entre outros pontos, a proposta define regras para trabalho aos domingos, permitindo o trabalho em qualquer dia, inclusive feriados; estabelece que a carteira de trabalho será emitida "preferencialmente" em meio eletrônico e libera a obrigação de alvará para negócios de baixo risco.

Estudantes, professores e sindicalistas realizaram manifestações em Santa Catarina nesta terça-feira Os atos eram contra os cortes de verbas para a educação e pediam o fim da reforma da Previdência. As ações fazem parte do movimento nacional chamado de "Tsunami da Educação". A maior manifestação foi realizada em Florianópolis. Segundo os organizadores, a manifestação na Capital reuniu cerca de 20 mil participantes. Inicialmente, a PM informou o mesmo número. À noite, o comandante do quarto Batalhão da PM, tenente-coronel FERNANDO ANDRÉ disse que a corporação considerava que cinco mil pessoas tinham participado do ato. Os atos também aconteceram em Criciúma, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul e Chapecó.

O prefeito de Bocaina do Sul, ?LUIZ CARLOS SCHMULER, do MDB?, foi condenado por improbidade administrativa e teve decretada a perda de função pública que exerce atualmente. Além disso, ele teve os direitos políticos suspensos por oito anos. A decisão da justiça foi tomada em uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público. O prefeito afirmou que não fez nada de errado e que irá recorrer. Segundo a acusação, o chefe do Executivo usou o cargo para determinar que um servidor púbico, operador de máquina da Secretaria de Obras, fosse prestar serviços em uma fazenda que está no nome da mulher dele, durante horário de expediente.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira admissibilidade de quatro projetos de resolução que cancelam os decretos 1866 e 1867, assinados pelo ex-governador EDUARDO PINHO MOREIRA no final do ano passado e que provocaram toda esta polêmica sobre os incentivos em Santa Catarina. A decisão foi tomada pelo próprio presidente da CCJ, deputado ROMILDO TITON, que avocou os projetos e emitiu parecer favorável. Agora, o governo tem 10 dias para que o governador se pronuncie.Se estes projetos foram aprovados em plenário fica tudo sem efeito em relação aos incentivos fiscais, retornando à situação anterior. TITON alegou que sua decisão foi causada pelo não cumprimento de compromisso do governo de resolver as pendências sobre o aumento do ICMS para a agricultura e de outros setores da economia.

Conder fará assembleia para eleição de nova diretoria. A Assembleia Geral acontece a partir das nove horas desta quinta-feira, na Sede da Ameosc em São Miguel do Oeste. O Consórcio foi criado em 2015 tendo como presidente, o prefeito de Belmonte GENÉSIO BRESSANI que foi reconduzido ao cargo em 2017, gestão que encerra no próximo dia 25. A nova diretoria assume no dia 26 de agosto. Segundo o atual presidente, GENÉSIO BRESSIANI, não são formadas chapas, e sim a escolha ocorre por indicação e aprovação dos demais prefeitos que integram o Consorcio. A Diretoria que será eleita amanhã terá um mandato “tampão”. Ocorre que o estatuto interno sofreu alterações recentes, entre elas, o fim da reeleição, e por isso, a diretoria que será eleita nesta quinta-feira, terá uma gestão que se estenderá até o final de 2020 quando encerram as gestões municipais dos prefeitos.

Um dos principais objetivos da criação do Consórcio foi a busca pela Usina de Asfalto, que está bem encaminhada, resultado de um esforço conjunto dos municípios participantes. Segundo o presidente, GENÉSIO BRESSANI em 2017 havia apenas sete município afiliados e durante assembleia, o Conder ampliou a sua estrutura incluindo os demais municípios da Ameosc reunindo um total de 19 municípios. Conforme ele, a força conjunta já mostra avanços consideráveis ecom possibilidade de muitas outras importantes conquistas. Ele citou os benefícios que geram, por exemplo, os processos licitatórios coletivos reduzindo custos em compras nos mais diversos setores da administração pública. BRESSIANI disse deixar o comando da entidade ciente de que o trabalho valeu a pena e enalteceuo empenho conjunto dos prefeitos e vices de toda a região nas conquistas.

Desfile Cívico em São João do Oeste irá reunir cerca de mil estudantes. De acordo com a secretária de educação, SILVANE BAUMGARTEN, a programação alusiva à Semana da Pátria esteve na pauta da reunião realizada com as direções das escolas municipais e estaduais, na segunda-feira. A secretária explica que a Semana da Pátria inicia já no dia dois de setembro, na praça da igreja matriz, a partir das oito horas, e a tarde, às 15 horas e 45 minutos. Durante a hora cívica, cada escola irá fazer uma apresentação cultural. Cada aluno comparece à praça no seu turno matriculado. SILVANE ressalta que nas escolas do interior a abertura ocorre nos próprios educandários, também com hora cívica e apresentações culturais. Para o dia sete de setembro, dia da Pátria, a secretária destaca que será realizado desfile cívico, na cidade, reunindo todas as escolas do município. Cerca de mil alunos estarão envolvidos na programação.

A fanfarra municipal irá acompanhar a marcha dos estudantes no desfile cívico de São João do Oeste. Segundo a secretária de educação, foi acordado com as escolas que o desfile não terá uma temática específica e todos os alunos desfilam usando o uniforme fornecido pelo município. SILVANE BAUMGARTEN lembra que este uniforme está sendo entregue a partir de hoje nas escolas e, este ano, será disponibilizado o uniforme curto aos alunos, do maternal ao quinto ano. Ainda na reunião com as direções das escolas, realizada esta semana, SILVANE enfatiza que, além da Semana da Pátria, outras programações foram definidas. Ela cita o resgate do Festival da Canção Estudantil em todas as escolas, para o qual o regulamento está sendo concluído, com três categorias. Com as direções também foi discutida a organização da semana da biblioteca, além das datas comemorativas da semana da criança e o dia do professor, no mês de outubro.

As ações do IMA em Movimento continuam no Extremo Oeste. Conforme o gerente interino, ANDERSON STAUB, nas últimas semanas houve apoio de outras regiões para processos da área industrial, agrícolas e urbanas.Ele explica que os processos das forças-tarefas anteriores continuam sendo analisados, como por exemplo, a instalação da adutora de SMOeste, emitida em julho. Também estão no cronograma de prioridade as obras públicas da Estação de Tratamento de Esgoto de SJCedro e de Descanso.Ele disse que apesar do número maior de servidores, os processos estão seguindo o protocolo. STAUB recomenda que o empreendedor acompanhe com seu responsável técnico o status do processo no site do IMA, para que quando solicitada alguma complementação seja atendido prontamente. Ele afirma que o objetivo é finalizar as demandas de 2018, porém ainda há processos anteriores que necessitaram de urgência para evitar o arquivamento.

Produtores investem em cruzamento genético no aperfeiçoamento do gado de corte. VALMIR KRETSCHMER, extensionista da EPAGRI regional de SMOeste e também corresponsável do projeto de pecuária na região do extremo oeste, esclarece que a atividade pecuária esta presente desde a colonização na região. Nos últimos anos, o enfoque está no desenvolvimento através da introdução de cruzamento de raças para o gado de corte de origem europeia britânica como nelore zebuínos, Red Angus, Braford, Hereford, Red Poll e Charolês. VALMIR destaca que o produtor está se empenhando em melhorar o sistema alimentar dos bovinos com pastagem de alta qualidade, melhor manejo, melhoramento genético através de cruzamentos recebendo uma renumeração melhor pela carcaça.

A região oeste é o maior produtor de gado de corte do estado. Conforme VALMIR KRETSCHMER, na região, os maiores produtores de gado de corte estão em São Miguel do Oeste, Bandeirante, Paraíso, Santa Helena, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro e Romelândia. Em Barra Bonita a principal atividade agrícola é o gado de corte. Em Iporã do Oeste há alguns produtores que também se destacam. A região oeste é destaque no estado na produção de carne que abastece o mercado de consumo no estado. Conforme VALMIR, atualmente propriedades de produção de leite ingressam na área de gado de corte por não haver sucessão familiar e mão de obra disponível para a produção de leite. Aumenta também a quantidade de propriedades focadas no desmame e criação de terneiros que revendem para outra propriedade que termina a criação para o abate.

O foco está na produção de carne de boa qualidade que concede alta rentabilidade. Uma boa genética associada com um bom manejo traz os lucros esperados, conforme o extensionista VALMIR orienta agora. O extensionista da EPAGRI, enfatiza que o produtor atinge boa qualidade não só com investimentos no cruzamento de raças, mas complementando com um bom manejo, boa alimentação, controle sanitário e de doenças. VALMIR observa que é necessário garantir o bem estar do animal observando questões climáticas e de insalubridades. KRETSCHMER destaca ainda que um investimento na produção de gado de corte poderá fornecer bons retornos ao desenvolvimento econômico agrícola da região do oeste catarinense.

APAE promove evento alusivo ao projeto Agosto Laranja. A diretora da Escola Especial de Itapiranga, CARLA DAL SOTO está otimista com os projetos desenvolvidos com os alunos. Nesta semana ocorreu encontro com os pais para debater projeto sobre alimentação saudável. Meta é trabalhar na questão de saúde da família em um programa coordenado pela nutricionista MICHELLY BOHNEN. Segundo a diretora, na primeira etapa terá envolvimento dos pais e familiares dos alunos. Em seguida os profissionais e escolas também serão incluídos. A diretora defende que a alimentação saudável também é uma forma de obter qualidade de vida. Outro assunto em pauta sobre relativo a uma viagem no mês de setembro.

CARLA DAL SOTO reforça que assuntos importantes são discutidos com pais e familiares para estabelecer o melhor caminho para ações desenvolvidas na escola. A equipe também está mobilizada para desenvolver ações do Agosto Laranja. Este mês foi definido pela Federação das APAEs de Santa Catarina para campanhas de prevenção, em especial o período de 21 a 28 de agosto com a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas. CARLA DAL SOTO informa que a mobilização iniciou na semana passada e inclui a distribuição de cartaz informativo e pedido para decoração das vitrines dos estabelecimentos comerciais na cor laranja. De acordo com a diretora isso ajuda fomentar o tema de fundamental importância para a sociedade.

Campanha de Lixo Zero será lançada neste sábado em evento do Núcleo do Jovem Empreendedor. Noite do Rock será realizada no Parque de Águas Termais. De acordo com o presidente da Associação Comercial de São João do Oeste, JONATHAN GRASEL, a mobilização segue modelo de campanhas nacionais com foco na redução de lixo causado pelo descarte de embalagens de plástico. O slogan adotado é: não basta reciclar, é preciso reutilizar e reduzir. GRASEL cita como exemplo o uso de copos plásticos de 400ml, bastante comuns em eventos com consumo de bebida alcoólica e que causam grande volume de lixo. A proposta é de implantar copo reutilizável evitando assim o descarte. GRASEL diz que a Noite do Rock será uma grande oportunidade com apoio do Núcleo dos Jovens Empreendedores da Associação Comercial.

Campanha Lixo Zero busca conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. O presidente da Associação Comercial de São João do Oeste reconhece que a proposta vai enfrentar resistência de algumas pessoas que precisam levar copo de casa. JONATHAN GRASEL informa que a meta é disponibilizar máquinas para lavar as embalagens e com isso as pessoas podem devolver o copo no final do evento e receber parte do valor investido na aquisição. Considera que o custo será reduzido e as pessoas precisam adotar o hábito de reutilizar. JONATHAN GRASEL destaca que a Noite do Rock terá Flashback Cover de bandas consagradas como Queen, Mamonas, Assassinas e AcDc.

Leo Clube de Itapiranga amplia suas ações e busca apoio da comunidade. Segundo o integrante, MATHEUS MICHELS PAULUS serão quatro eventos seguidos. Neste sábado ocorre o BicicleLEO, a partir das 15 horas, na Praça dos Pioneiros. Objetivo é realizar uma pedalada solidária ao longo da cidade, com premiação às bicicletas enfeitadas, onde poderão participar crianças de até 13 anos. Após a participação do circuito de pedalada, haverá programações na Praça dos Pioneiros com música, lanches e brinquedos. MATHEUS informa que o grupo foi desafiado a modificar uma sala da Unidade de Saúde do Bairro Santa Tereza Alto. O Leo Clube implantou uma brinquedoteca. O lançamento será no dia 20 de agosto. Será um espaço divertido e aconchegante voltado as crianças. Os voluntários estão solicitando doação de brinquedos para ampliar a disponibilidade.

MATHEUS MICHELS também chama atenção para a macarronada beneficente e bingo solidário que ocorre no dia 24, no salão da Paróquia São Pedro Canísio. Salienta que a arrecadação visa obter recursos para futuros eventos e projetos sociais. O roteiro de ações deste mês termina com visita a Casa Lar em Iporã no dia 31. Voltado ao eixo solidariedade o LEO Clube Ômega Itapiranga estará realizando uma visita aos idosos, com o objetivo de passar um dia com os residentes do local. MATHEUS diz que os jovens, querem proporcionar momentos de descontrações e diversão como jogos de mesas, contação de histórias e bate papo. Ele defende que os idosos precisam de atenção e é sempre bom essa troca de experiências.

Poluição de rios e riachos tem sido motivo de preocupação para Polícia Ambiental. O comandante no Extremo Oeste, EVERTON RONCAGLIO revela que a polícia possui uma série de atividades voltadas à prevenção, mas, a quantidade de denúncias e crimes ainda é grande. Ele revela que a poluição da água é a maior preocupação na região devido à importância dos recursos natural para toda sociedade. No final de semana a Polícia Ambiental recebeu informação de um morador do interior sobre a mortandade de peixes em uma comunidade próxima a divisa com Palma Sola. O capitão explica que a partir das denúncias a equipe vai ao local para tentar identificar o autor do crime ambiental que é punido. O relato é que se tratava de defensivos agrícolas devido ao odor e coloração. O comandante revela que infelizmente existe ainda muitas situações de despejo irregular dos dejetos de animais.

Falta de chuva aumenta chance de poluição de mananciais d’água. O comandante da Polícia Ambiental, EVERTON RONCAGLIO comenta que o risco com agrotóxicos é maior em locais com menor vazão, já que o produto se espalha com maior facilidade. Porém, ele ressalta que independente do tamanho do curso d’água a prática é ilegal e cabe notificação, multa e processo. O capitão lembra que o debate em torno da liberação e taxação na compra de agrotóxicos está em debate atualmente em nível federal e também estadual. Para ele, o assunto deve ser debatido profundamente, analisando a necessidade e os impactos para agricultura, e para saúde. Além disso, RONCAGLIO menciona um grande número de casos de crimes flagrados no perímetro urbano. Ele comenta que são situações diversas e algumas delas também se referem ao descarte de lixo e outros materiais de forma irregular nos rios.

Polícia Rodoviária Estadual apreende carga de vinho avaliada em 60 mil reais. O flagrante aconteceu por volta das 21 horas desta terça-feira, em São Lourenço do Oeste. A guarnição do Grupo de Polícia Militar Rodoviária realizava uma ação de fiscalização em frente ao Posto Rodoviário quando abordou uma camionete Fiat Toro de CascavelPR. O veículo era dirigido por um homem de 49 anos. Foram feitas vistorias, sendo localizadas 59 caixas de vinho com seis garrafas em cada, sem o devido desembaraço aduaneiro, importados ilegalmente da Argentina, no valor aproximado de 60 mil reais. O veículo, a mercadoria e o motorista foram conduzidos para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Motociclista fica gravemente ferido em acidente no trevo. A colisão aconteceu por volta das 10 horas desta quarta-feira, no trevo de acesso a São Miguel do Oeste. Segundo informações do motorista da carreta, um FH de Jussara do Paraná, ele seguia em direção a Descanso e entrou no trevo momento em que aconteceu a colisão. Ele relatou que pegou no ponto cego e não viu a motocicleta vindo, ocasionando o choque. O motociclista vinha de Maravilha e estava na preferencial quando foi atingido. Após a colisão, o motoqueiro foi arremessado a alguns metros e sofreu ferimentos graves. Os bombeiros realizaram o atendimento e conduziram a vítima até o Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.