ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 14/08/2019

-DEPUTADOS VOTAM HOJE DESTAQUES DA MP DA LIBERDADE ECONÔMICA
-CIDADES DE SANTA CATARINA REGISTRAM ATOS PELA EDUCAÇÃO
-BPC DE IDOSOS E DEFICIENTES DESATUALIZADOS ESTÃO SENDO SUSPENSOS
-SETOR ONCOLÓGICO COMPLETA UM ANO COM 800 NOVOS PACIENTES
-MORADOR DENUNCIA CONTAMINAÇÃO EM RIO NA DIVISA DE CEDRO COM PALMA SOLA
-FORÇA-TAREFA DO IMA ANALISA PROJETOS DE PREFEITURAS DA REGIÃO
-CONDER ELEGE NOVA DIRETORA EM ASSEMBLEIA AMANHÃ
-VEREADOR QUESTIONA MOTIVO DE PROJETO NÃO ENTRAR EM PAUTA PARA 2ª VOTAÇÃO
-POLÍCIA APREENDE CARGA DE VINHO ARREGULAR AVALIADA EM 60 MIL
-MULHER É PRESA DESVIANDO DE DINHEIRO DO LOCAL DE TRABALHO

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 14 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A China ainda se recupera da passagem do tufão Lekima que chegou no sábado, ao leste do país. Pelo menos 49 pessoas morreram e dezenas seguem desaparecidas. O tufão também provocou o deslocamento de um milhão de pessoas no leste do país. Os ventos que atingiram o país chegaram a 190 quilômetros por hora. Autoridades chinesas estimam que o Lekima provocou danos avaliados em três bilhões e 500 milhões de dólares.

Uma coalizão de 22 estados e sete cidades dos Estados Unidos abriu processo contra o governo do presidente DONALD TRUMP nesta terça-feira para impedir que ele reduza as restrições às usinas a carvão. No processo, eles alegam que TRUMP iniciou um desmantelamento sistemático das regulamentações ambientais estabelecidas por seu antecessor, BARACK OBAMA, incluído o Plano Energia Limpa que estabelecia cortes nas emissões de gases de efeito estufa das usinas de energia.

A Assembleia Constituinte pró-governo da Venezuela concordou em criar uma comissão para estudar a antecipação das eleições parlamentares de 2020, o que daria ao governo uma oportunidade de reaver o controle do Congresso dominado pela oposição. O líder da Assembleia Constituinte, DIOSDADO CABELLO, disse que a comissão avaliará "de acordo com a lei, a Constituição e a situação política" qual seria o melhor momento para as eleições legislativas. As eleições parlamentares são realizadas a cada cinco anos e não deveriam ocorrer antes de dezembro de 2020 na Venezuela.

O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, marcou para esta quarta-feira a instalação da comissão especial que analisará o projeto de lei que reestrutura a carreira e o sistema de previdência social dos militares das Forças Armadas. A convocação para a reunião foi feita em Plenário, nesta terça-feira. Na reunião de instalação, serão eleitos presidentes e vice-presidentes, além da confirmação do deputado VINICIUS CARVALHO do PRB de São Paulo como relator. O texto propõe diversas alterações na contribuição previdenciária dos militares. Atualmente, ativos e inativos contribuem com sete e meio por cento sobre o rendimento bruto e o texto prevê alíquota de 10 e meio por cento.

Os líderes partidários do Senado definiram nesta terça-feira o calendário da tramitação da reforma da Previdência. Pelo calendário, a proposta será votada no plenário em primeiro turno em 18 de setembro e, em segundo turno, em dois de outubro. A reforma foi aprovada pela Câmara na semana passada e entregue ao Senado. O texto passará, primeiro, pela Comissão de Constituição e Justiça e, depois, seguirá para votação em plenário. O relator da reforma, senador TASSO JEREISSATI do PSDB cearense, já disse que o texto aprovado pelos deputados é "ótimo" e que eventuais mudanças devem ser feitas por uma PEC paralela. Se os senadores mudarem o texto da Câmara, os deputados terão de analisá-lo novamente.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira por 345 votos a 76 o texto-base da medida provisória conhecida como MP da liberdade econômica. Com a aprovação, os deputados agora devem analisar os destaques para concluir a votação. A sessão está marcada para esta quarta-feira. Em seguida, caberá ao Senado discutir a MP. Entre outros pontos, a proposta define regras para trabalho aos domingos, permitindo o trabalho em qualquer dia, inclusive feriados; estabelece que a carteira de trabalho será emitida "preferencialmente" em meio eletrônico e libera a obrigação de alvará para negócios de baixo risco.

Estudantes, professores e sindicalistas realizaram manifestações em Santa Catarina nesta terça-feira Os atos eram contra os cortes de verbas para a educação e pediam o fim da reforma da Previdência. As ações fazem parte do movimento nacional chamado de "Tsunami da Educação". A maior manifestação foi realizada em Florianópolis. Segundo os organizadores, a manifestação na Capital reuniu cerca de 20 mil participantes. Inicialmente, a PM informou o mesmo número. À noite, o comandante do quarto Batalhão da PM, tenente-coronel FERNANDO ANDRÉ disse que a corporação considerava que cinco mil pessoas tinham participado do ato. Os atos também aconteceram em Criciúma, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul e Chapecó.

O prefeito de Bocaina do Sul, ?LUIZ CARLOS SCHMULER, do MDB?, foi condenado por improbidade administrativa e teve decretada a perda de função pública que exerce atualmente. Além disso, ele teve os direitos políticos suspensos por oito anos. A decisão da justiça foi tomada em uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público. O prefeito afirmou que não fez nada de errado e que irá recorrer. Segundo a acusação, o chefe do Executivo usou o cargo para determinar que um servidor púbico, operador de máquina da Secretaria de Obras, fosse prestar serviços em uma fazenda que está no nome da mulher dele, durante horário de expediente.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira admissibilidade de quatro projetos de resolução que cancelam os decretos 1866 e 1867, assinados pelo ex-governador EDUARDO PINHO MOREIRA no final do ano passado e que provocaram toda esta polêmica sobre os incentivos em Santa Catarina. A decisão foi tomada pelo próprio presidente da CCJ, deputado ROMILDO TITON, que avocou os projetos e emitiu parecer favorável. Agora, o governo tem 10 dias para que o governador se pronuncie.Se estes projetos foram aprovados em plenário fica tudo sem efeito em relação aos incentivos fiscais, retornando à situação anterior. TITON alegou que sua decisão foi causada pelo não cumprimento de compromisso do governo de resolver as pendências sobre o aumento do ICMS para a agricultura e de outros setores da economia.

Demora na atualização de cadastro e divergência de informações gera cancelamento de BPCs. O secretário da Assistência Social em SJCedro, ALEXANDRE VOGT destaca que desde o ano passado os servidores estão alertando as famílias que dependem deste benefício sobre a necessidade em atualizar o cadastro. Ele explica que o INSS está remetendo correspondências com o prazo para evitar transtornos. O secretário relata que houve casos em SJCedro de pessoas que perderam o BPC e estão buscando reverter a situação, porém, a análise está sendo demorada. O prazo de revisão ou de concessão para novos cadastros chega a sete meses. ALEXANDRE recorda que outra preocupação era referente aos valores. Hoje em dia pessoas com deficiência que não podem trabalhar e idosos que não tem direito a aposentadoria recebem um salário mínimo. A previsão a partir da aprovação da reforma da previdência era cortar o valor pela meta. Mas, VOGT afirmou que pelos indicativos e emendas no projeto, o benefício não deve ter redução.

Desfile de Sete de Setembro em Princesa tem 18 entidades confirmadas. O tradicional desfile cívico acontecerá no sábado, dia sete de Setembro, feriado nacional da Independência do Brasil. De acordo com o Secretário da Educação MILTON MUSTIFAGA, a programação ocorrerá a partir dás 8 horas com início do desfile em frente a mecânica Schmit, percorrendo a Rua Rio Grande Sul, encerrando em frente a antiga prefeitura, aonde estarão as autoridades. Dezoito entidades estão confirmadas e vão desfilar ao som da Banda Fanfarra do município de Princesa. A banda iniciou os ensaios na semana passada. O secretário explica que neste ano o Corpo de Bombeiros fará a abertura do desfile cívico.

Setor de Oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso completa um ano. Nesta terça-feira, durante o encontro do Grupo Onco +Vida, o primeiro ano foi lembrado com a apresentação de números do atendimento. O paciente, DIMÍTRI ABDALLA e o psicólogo WILLIAM LIMA também apresentaram poesia e música e o palestrante ÁLVARO LORO, deixou seu depoimento aos participantes. O diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES, destaca que os números representam o crescimento esperado, mas muito mais rápido que o planejado. Ele revela que a unidade chegou a realizar 60 procedimentos cirúrgicos em um mês.Ao todo, nos 12 meses de atendimento, foram realizadas mais de 4 mil consultas e retornos, sendo que do total, quase 800 são de pacientes novos. Os dados reforçam o estudo e a portaria do Ministério da Saúde que estimavam 600 novos casos ao ano na região atendida.

Nos primeiros 365 dias do serviço, foram realizados cerca de 17.500 exames clínicos, de imagem e de patologia. O diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES cita que foram 500 procedimentos cirúrgicos realizados fechando uma média de mais de 40 cirurgias por mês. No setor de quimioterapia, são mais de 100 pacientes em tratamento ou que realizaram sessões. Desse total, 54 por cento são homens e 46 por cento são mulheres. O maior percentual de atendimento é de SMOeste que presenta 28 por cento, cerca de 15 por cento dos pacientes são de Maravilha, dez por cento de Itapirangae sete por cento de São José do Cedro. Entre os tipos de câncer, os diagnósticos mostram os três principais: câncer de próstata e de mama são cerca de 30 por cento cada, e de cólon 13 por cento.LOPES comenta que o serviço iniciou com 2 médicos, um oncologista clínico e um cirurgião oncológico. Atualmente, o número dobrou, sendo contratados dois novos profissionais da área. Além disso, toda equipe foi reforçada em número e qualificação com treinamentos na área.

Poluição de rios e riachos tem sido motivo de preocupação para Polícia Ambiental. O comandante no Extremo Oeste, EVERTON RONCAGLIO revela que a polícia possui uma série de atividades voltadas à prevenção, mas, a quantidade de denúncias e crimes ainda é grande. Ele revela que a poluição da água é a maior preocupação na região devido à importância dos recursos natural para toda sociedade. No final de semana a Rádio Cedro e a Polícia Ambiental receberam informação de um morador do interior sobre a mortandade de peixes em uma comunidade próxima a divisa com Palma Sola. A suspeita é que houve despejo de algum produto químico gerando a contaminação do Lajeado Grande. O capitão explica que a partir das denúncias a equipe vai ao local para acompanhar a situação e tentar identificar o autor do crime ambiental que é punido. O relato é que se tratava de defensivos agrícolas devido ao odor e coloração. O comandante revela que infelizmente existe ainda muitas situações de despejo irregular dos dejetos de animais.

Falta de chuva aumenta chance de poluição de mananciais d’água. O comandante da Polícia Ambiental, EVERTON RONCAGLIO comenta que o risco com agrotóxicos é maior em locais com menor vazão, já que o produto se espalha com maior facilidade. Porém, ele ressalta que independente do tamanho do curso d’água a prática é ilegal e cabe notificação, multa e processo. O capitão lembra que o debate em torno da liberação e taxação na compra de agrotóxicos está em debate atualmente em nível federal e também estadual. Para ele, o assunto deve ser debatido profundamente, analisando a necessidade e os impactos para agricultura, e para saúde. Além disso, RONCAGLIO menciona um grande número de casos de crimes flagrados no perímetro urbano. Ele comenta que são situações diversas e algumas delas também se referem ao descarte de lixo e outros materiais de forma irregular nos rios. Por último, ele recomenda que as pessoas tenham consciência do reflexo de suas ações, já que as multas ambientais são altas.

As ações do IMA em Movimento continuam no Extremo Oeste. Conforme o gerente interino, ANDERSON STAUB, nas últimas semanas houve apoio de outras regiões para processos da área industrial, agrícolas e urbanas. Estas ações irão perdurar até a normalização das análises.Ele explicou em contato com a Rádio Cedro que os processos das forças-tarefas anteriores continuam sendo analisados, como por exemplo, a instalação da adutora de SMOeste, emitida em julho. Também estão no cronograma de prioridade as obras públicas da Estação de Tratamento de Esgoto de SJCedro e de Descanso; Loteamento industrial de Guarujá do Sul e o desassoreamento do Rio Timbó, em Modelo.Ele disse que apesar do número maior de servidores, os processos estão seguindo o protocolo. STAUB recomenda que o empreendedor acompanhe com seu responsável técnico o status do processo no site do IMA, para que quando solicitada alguma complementação seja atendido prontamente. Ele afirma que o objetivo é finalizar as demandas de 2018, porém ainda há processos anteriores que necessitaram de urgência para evitar o arquivamento.

Prefeitura de SJCedro deve aplicar mais de 50 mil reais para conserto de pontes. Conforme o secretário de Transportes e Obras, VOLNEI DALLO, o recurso será aplicado na recuperação das cabeceiras de nove pontes, chamadas afogadas, edificadas no interior. Ele lembra que essas pontes deveriam ter sido feitas com capacidade maior, já que atualmente, a cada chuva mais forte as cabeceiras ficam danificadas. O secretário lembra que a manutenção é constante e os gastos também são altos. Ele destaca que para gerar uma melhoria mais efetiva, o setor está concretando o acesso a essas pontes para evitar novos transtornos. DALLO informa que o serviço já foi feito em uma "ponte afogada" da linha São Domingos e agora da linha Santa Terezinha. A previsão é que os trabalhos em nove locais possam ser concluídos em três ou quatro meses.

Prazo para declaração do ITR, o Imposto sobre o Imóvel Rural inicia nesta semana. Conforme o presidente do Sintraf de SJCedro e Princesa, ARNELIO NADIN, os proprietários de imóveis rurais têm prazo até 30 de setembro para fazer a declaração. Todo produtor rural ou possuidor de imóvel rural deve fazer a declaração do ITR. Informações incorretas ou incompletas podem gerar notificações e multas da Receita Federal. Ele comenta que esta declaração tem que ser feita pelo site da Receita Federal. O pagamento do imposto pode ser parcelado em até quatro vezes, desde que cada parcela não seja inferior a 50 reais. O imposto é anual e pago por todo contribuinte, pessoa física ou jurídica, que possui imóvel rural. Ele explica que a novidade neste ano é a necessidade de levar junto o Cadastro Ambiental Rural. O CAR passou a ser obrigatório e a partir de então ocorrem cruzamento de dados.

Pagamento do IPTU em parcela única pode ser feito até amanhã. O alerta é do fiscal de Tributos da prefeitura, JUNIOR MATTOS. Segundo ele, o vencimento da cota única, com 10 por cento de desconto, será neste dia 15 de agosto. Para quem optar pelo parcelamento do Imposto o prazo da primeira também é nesta quinta-feira. Ele revela que cerca de 75 por cento das guias foram emitidas, já que no município a impressão é feita pelo contribuinte. Ainda restam cerca de 530 de um total de 1.768 boletos a serem emitidos. A estimativa neste ano é arrecadar 607 mil reais com o total dos pagamentos. Ele detalha 405 provem do imposto, 8 mil e 500 reais da Contribuição de Iluminação Pública e 193 mil para a coleta de lixo. Os contribuintes que solicitaram isenção e tiveram seus pedidos deferidos são 52 neste ano. O valor das isenções soma 9 mil e 300 reais.

Conder fará assembleia para eleição de nova diretoria. A Assembleia Geral acontece a partir das 09 horas desta quinta-feira, na Sede da Ameosc em São Miguel do Oeste. O Consórcio foi criado em 2015 tendo como presidente, o prefeito de Belmonte GENÉSIO BRESSANI que foi reconduzido ao cargo em 2017, gestão que encerra no próximo dia 25. A nova diretoria assume no dia 26 de agosto. Segundo o atual presidente, GENÉSIO BRESSIANI, não são formadas chapas, e sim a escolha ocorre por indicação e aprovação dos demais prefeitos que integram o Consorcio. A Diretoria que será eleita amanhã terá um mandato “tampão”. Ocorre que o estatuto interno sofreu alterações recentes, entre elas, o fim da reeleição, e por isso, a diretoria que será eleita nesta quinta-feira, terá uma gestão que se estenderá até o final de 2020 quando encerram as gestões municipais dos prefeitos.

Um dos principais objetivos da criação do Consórcio foi a busca pela Usina de Asfalto, que está bem encaminhada, resultado de um esforço conjunto dos municípios participantes. Segundo o presidente, GENÉSIO BRESSANI em 2017 havia apenas sete município afiliados e durante assembleia, o Conder ampliou a sua estrutura incluindo os demais municípios da Ameosc reunindo um total de 19 municípios. Conforme ele, a força conjunta já mostra avanços consideráveis ecom possibilidade de muitas outras importantes conquistas. Ele citou os benefícios que geram, por exemplo, os processos licitatórios coletivos reduzindo custos em compras nos mais diversos setores da administração pública. BRESSIANI disse deixar o comando da entidade ciente de que o trabalho valeu a pena e enalteceuo empenho conjunto dos prefeitos e vices de toda a região nas conquistas.

Vereadores mantém contato com a comunidade e recebem pedidos durante o recesso. Conforme a vereadora ALICE LIMBERGER, apesar do período sem encontros formais, em julho foram mantidos contatos com agricultores, empresários, estudantes e demais eixos da sociedade. Ela comenta que estão sendo apresentados pedidos. Citou um deles referente a abertura da rua que vem da Vila Sulina e dá acesso à escola estadual Elza Mancelos de Moura que encurtaria distâncias e agilizaria abertura dos novos loteamentos que estão sendo feitos nas proximidades. ALICE também reforçou a solicitação de providências acerca da utilização do distribuidor de calcário em Guarujá do Sul, já feita em outras oportunidades. Ela foi informa que o equipamento está passando por reforma há mais de trinta dias. A preocupação, conforme a vereadora, é que o período atual é destinado a este trabalho porque no mês que vem já começam os plantios. Houve sugestão da compra de uma máquina nova. ALICE solicitou também a destinação de um veículo exclusivo para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise em São Miguel do Oeste. Conforme ela, o pleito foi atendido e vai agilizar a vida destes pacientes.

Projeto prevendo mudanças em cargos em Princesa não está aprovado definitivamente. A afirmação é do vereador, VALDIR MARKUS. Segundo ele, a matéria aprovada na segunda-feira passada em primeira votação por maioria teve apenas o seu posicionamento contrário. O projeto prevê extinção do cargo de secretária da assistência social, mudança em pagamento de gratificações e criação do cargo de gestor do Samae. O vereador justificou sua opinião contrária porque para ele estas mudanças precisam ser melhor debatidas inclusive com sugestões dos servidores que atuam neste setor. Ele comentou que vários funcionários estiveram na câmara para mostrar o descontentamento. Conforme MARKUS, isso ocorre pelo pagamento de gratificações para duas pessoas que desempenham função semelhante de outros servidores, mas, que não seriam beneficiados. A previsão é a nova votação acontecesse na segunda-feira. O vereador firma que a maior surpresa foi saber que o setor social já estaria sendo reorganizado com as novas funções sem a aprovação em segunda instância, que para ele, pode nem ocorrer.

Empresa já está autorizada a iniciar projetos de BR-163. A ordem de serviço para revitalização de parte da BR 163 no Extremo Oeste catarinense, trecho entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, foi assinada ainda na terça-feira passada. O contrato, orçado em 210 milhões de reais prevê a restauração do pavimento, adequação de capacidade, implantação de terceira faixa e travessias urbanas, além de todo o processo de planejamento, que a empresa responsável pela obra já está autorizada a realizar. Segundo o supervisor regional do Dnit, DIEGO FERNANDO DA SILVA, o prazo para entrega da obra é de três anos, sendo seis meses para elaboração dos projetos. Ao ser questionado sobre o trecho entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba, o engenheiro relatou que esse está em fase de análise, devido a necessidade de implantação do tão solicitado contorno viário, que deve desviar o trânsito pesado das vias urbanas.

Homemé flagrado portando pequena porção de maconha em Guarujá do Sul. A ocorrência aconteceu na noite desta terça-feira por volta de 19 horas e 45 minutos, na Rua Presidente Vargas próximo a BR 163, em Guarujá do Sul. A guarnição fazia rondas pelo local quando visualizou um homem com uma mochila nas costas, o qual aparentou nervosismo ao perceber a viatura. Os policiais realizaram a abordagem e durante a revista pessoal localizaram uma pequena de porção de maconha, aproximadamente um grama. Segundo a PM, o homem declarou ser usuário de drogas e que adquiriu a maconha em Guarujá do Sul no valor de 10 reais. Diante dos fatos a guarnição realizou boletim de ocorrência e expediu o termo de compromisso e comparecimento na Comarca de São José do Cedro no dia 4 de novembro.

Polícia Rodoviária Estadual apreende carga de vinho avaliada em 60 mil reais. O flagrante aconteceu por volta das 21 horas de ontem no da SC-157, em São Lourenço do Oeste. A guarnição do 17º Grupo de Polícia Militar Rodoviária realizava uma ação de fiscalização em frente ao Posto Rodoviário quando abordou uma camionete Fiat Toro de CascavelPR. O veículo era dirigido por um homem de 49 anos. Foram feitas vistorias sendo localizadas 59 caixas de vinho com seis garrafas em cada caixa sem o devido desembaraço aduaneiro, importados ilegalmente da Argentina no valor aproximado de 62 mil reais. Diante da irregularidade constatada, o veículo, a mercadoria, e o envolvido na ocorrência foram conduzidos para Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Acidente deixa motociclista ferido no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das 10h30 desta terça-feira, no cruzamento da Almirante Barroso com a via de mão única Marcílio Dias, centro de São Miguel do Oeste. Segundo informações obtidas no local, o condutor da Hillux, placas de Bandeirante, entrou na Marcílio e não viu o motociclista, ocasionando o acidente. Com o impacto, o homem perdeu o controle, bateu no meio-fio e caiu. Ele teve uma batida na bacia e escoriações pelo corpo. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital Regional. O Pelotão de Patrulhamento Tático controlou o trânsito e fez todos os levantamentos.

Mulher é presa desviando dinheiro do local de trabalho. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto qualificado ocorrido por volta das 15h, na Avenida Sete de Setembro, no centro de Maravilha. Conforme a polícia foi possível presenciar o crime em flagrante, quando uma funcionária estaria fazendo desvio de parte do dinheiro do caixa. Foram recuperados 150 reais em cédulas amassadas no bolso da calça da autora do furto. Também foram recuperados três mil reais oriundos de furtos em dias anteriores no mesmo estabelecimento. A mulher foi presa em flagrante e levada para delegacia.

Motociclista fica gravemente ferido em acidente no trevo. A colisão aconteceu por volta das 10 horas desta quarta-feira, no trevo de acesso a São Miguel do Oeste. Segundo informações do motorista da carreta, um FH de Jussara do Paraná, ele seguia em direção a Descanso e entrou no trevo momento em que aconteceu a colisão. Ele relatou que pegou no ponto cego e não viu a motocicleta vindo, ocasionando o choque. O motociclista vinha de Maravilha e estava na preferencial quando foi atingido. Após a colisão, o motoqueiro foi arremessado a alguns metros e sofreu ferimentos graves em várias partes do corpo com intensa hemorragia. Os bombeiros realizaram o atendimento e conduziram a vítima até o Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.