ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 14/0819

-Deputados Votam Hoje Destaques Da Mp Da Liberdade Econômica.

-Cidades De Santa Catarina Registram Atos Pela Educação.

-Igreja Católica Celebra A “Semana Nacional Da Família”.

-Agosto Laranja Tem Objetivo De Conscientizar A População Sobre Prevenção Às Deficiências.

-Campanha De Doação Espontânea Do Corpo De Bombeiros Tem Boa Participação Da Comunidade.

-Novo Incêndio Em Vegetação Mobiliza Bombeiros Por Oito Horas.

-Polícia Rodoviária Estadual Apreende Carga De Vinho Avaliada Em 60 Mil Reais.

O tempo é de sol na região noroeste. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 14 graus. A mínima das últimas horas foi de 1 grau. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é 11 graus e 5 décimos. Umidade relativa do ar é 60 por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A China ainda se recupera da passagem do tufão Lekima que chegou no sábado, ao leste do país. Pelo menos 49 pessoas morreram e dezenas seguem desaparecidas. O tufão também provocou o deslocamento de um milhão de pessoas no leste do país. Os ventos que atingiram o país chegaram a 190 quilômetros por hora. Autoridades chinesas estimam que o Lekima provocou danos avaliados em três bilhões e 500 milhões de dólares.

Uma coalizão de 22 estados e sete cidades dos Estados Unidos abriu processo contra o governo do presidente DONALD TRUMP nesta terça-feira para impedir que ele reduza as restrições às usinas a carvão. No processo, eles alegam que TRUMP iniciou um desmantelamento sistemático das regulamentações ambientais estabelecidas por seu antecessor, BARACK OBAMA, incluído o Plano Energia Limpa que estabelecia cortes nas emissões de gases de efeito estufa das usinas de energia.

A Assembleia Constituinte pró-governo da Venezuela concordou em criar uma comissão para estudar a antecipação das eleições parlamentares de 2020, o que daria ao governo uma oportunidade de reaver o controle do Congresso dominado pela oposição. O líder da Assembleia Constituinte, DIOSDADO CABELLO, disse que a comissão avaliará "de acordo com a lei, a Constituição e a situação política" qual seria o melhor momento para as eleições legislativas. As eleições parlamentares são realizadas a cada cinco anos e não deveriam ocorrer antes de dezembro de 2020 na Venezuela.

O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, marcou para esta quarta-feira a instalação da comissão especial que analisará o projeto de lei que reestrutura a carreira e o sistema de previdência social dos militares das Forças Armadas. A convocação para a reunião foi feita em Plenário, nesta terça-feira. Na reunião de instalação, serão eleitos presidentes e vice-presidentes, além da confirmação do deputado VINICIUS CARVALHO do PRB de São Paulo como relator. O texto propõe diversas alterações na contribuição previdenciária dos militares. Atualmente, ativos e inativos contribuem com sete e meio por cento sobre o rendimento bruto e o texto prevê alíquota de 10 e meio por cento.

Os líderes partidários do Senado definiram nesta terça-feira o calendário da tramitação da reforma da Previdência. Pelo calendário, a proposta será votada no plenário em primeiro turno em 18 de setembro e, em segundo turno, em dois de outubro. A reforma foi aprovada pela Câmara na semana passada e entregue ao Senado. O texto passará, primeiro, pela Comissão de Constituição e Justiça e, depois, seguirá para votação em plenário. O relator da reforma, senador TASSO JEREISSATI do PSDB cearense, já disse que o texto aprovado pelos deputados é "ótimo" e que eventuais mudanças devem ser feitas por uma PEC paralela. Se os senadores mudarem o texto da Câmara, os deputados terão de analisá-lo novamente.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira por 345 votos a 76 o texto-base da medida provisória conhecida como MP da liberdade econômica. Com a aprovação, os deputados agora devem analisar os destaques para concluir a votação. A sessão está marcada para esta quarta-feira. Em seguida, caberá ao Senado discutir a MP. Entre outros pontos, a proposta define regras para trabalho aos domingos, permitindo o trabalho em qualquer dia, inclusive feriados; estabelece que a carteira de trabalho será emitida "preferencialmente" em meio eletrônico e libera a obrigação de alvará para negócios de baixo risco.

Estudantes, professores e sindicalistas realizaram manifestações em Santa Catarina nesta terça-feira Os atos eram contra os cortes de verbas para a educação e pediam o fim da reforma da Previdência. As ações fazem parte do movimento nacional chamado de "Tsunami da Educação". A maior manifestação foi realizada em Florianópolis. Segundo os organizadores, a manifestação na Capital reuniu cerca de 20 mil participantes. Inicialmente, a PM informou o mesmo número. À noite, o comandante do quarto Batalhão da PM, tenente-coronel FERNANDO ANDRÉ disse que a corporação considerava que cinco mil pessoas tinham participado do ato. Os atos também aconteceram em Criciúma, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul e Chapecó.

O prefeito de Bocaina do Sul, ?LUIZ CARLOS SCHMULER, do MDB?, foi condenado por improbidade administrativa e teve decretada a perda de função pública que exerce atualmente. Além disso, ele teve os direitos políticos suspensos por oito anos. A decisão da justiça foi tomada em uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público. O prefeito afirmou que não fez nada de errado e que irá recorrer. Segundo a acusação, o chefe do Executivo usou o cargo para determinar que um servidor púbico, operador de máquina da Secretaria de Obras, fosse prestar serviços em uma fazenda que está no nome da mulher dele, durante horário de expediente.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira admissibilidade de quatro projetos de resolução que cancelam os decretos 1866 e 1867, assinados pelo ex-governador EDUARDO PINHO MOREIRA no final do ano passado e que provocaram toda esta polêmica sobre os incentivos em Santa Catarina. A decisão foi tomada pelo próprio presidente da CCJ, deputado ROMILDO TITON, que avocou os projetos e emitiu parecer favorável. Agora, o governo tem 10 dias para que o governador se pronuncie.Se estes projetos foram aprovados em plenário fica tudo sem efeito em relação aos incentivos fiscais, retornando à situação anterior. TITON alegou que sua decisão foi causada pelo não cumprimento de compromisso do governo de resolver as pendências sobre o aumento do ICMS para a agricultura e de outros setores da economia.

Igreja católica celebra a “Semana Nacional da Família”. De acordo com o padre ARMANDO MAGALHÃES da paróquia Nossa Senhora das Graças de Palma Sola, nesse ano o tema é “A família, como vai? Segundo o padre, a semana iniciou no dia 11 e se estende até o dia 17, onde as comunidades estão fazendo encontros e celebração pra divulgar a importância desse trabalho com a pastoral familiar. A semana finaliza com a missa de assunção de Nossa Senhora, no próximo domingo.

Semana celebra os 25 anos da Campanha da Fraternidade de 1994. De acordo com o padre ARMANDO, segundo a diocese, o tema é inspirado na campanha daquele ano. O objetivo é retomar e responder tais reflexões que marcaram a campanha de 94. A proposta também é de avaliar a caminhada da diocese até aqui. Segundo o que a diocese encaminhou em carta às paróquias, a família deve buscar cada vez mais sua missão na igreja e comunidade para assim firmar seu papel na formação da sociedade.

Dentro das famílias é que se devem fazer as primeiras experiências. Afirmação é de ARMANDO MAGALHÃES- Pároco de Palma Sola. De acordo com ele, seguindo como DEUS fez. Salienta que isso deve ser feito levando como espelho a família de Nazaré, onde houve desafios e sofrimentos, mas que não desistiram, pois tinham certeza de estar realizando um projeto de Deus. Assim, o padre afirma que, por isso, deve-se ter noção da importância da construção da sociedade com valores fundamentados dentro da família.

Agosto laranja tem objetivo de conscientizar a população sobre prevenção às deficiências. O comentário é de IONE PRESOTTO- Diretora da APAE de Anchieta. Afirma que hoje é sabido que as deficiências em até 80 por cento podem ser evitadas. Por isso, segundo IONE, da importância de trabalhar o projeto ‘Prevenir” desenvolvido pelas escolas especiais. Além de ser o mês da referida campanha, também se celebra nos últimos dias a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A diretora afirma que assim, as atividades são realizadas juntas nesse mês.

Objetivo é de envolver toda comunidade nessas atividades. Segundo IONE PRESOTTO, no dia primeiro de agosto foi realizada a segunda caminhada laranja, com o intuito de chamar a atenção da comunidade. Já foi trabalhado também a semana da auto defensoria, onde foi feito visitas em vários lugares para os alunos conhecer os cultivos de chás. Foi visitado também o quartel de Corpo de Bombeiros do município, sendo explicado aos alunos sobre as práticas de trabalho.

Atividades seguem com assembleia na quinta feira. Segundo IONE PRESOTTO, todos os pais e responsáveis devem participar. Será trabalhado sobre os direitos e deveres dos alunos e também das famílias. Devem fazer parte da assembleia a Assistente Social do fórum e o Promotor de Justiça de Anchieta. No dia 16 será realizado o pedágio nas ruas do município.A diretora informa também que no dia 28 será realizado um encontro em Guarujá do Sul com as quatro APAES da regional de Dionísio Cerqueira.

Trabalhos de prevenção à dengue seguem no município. VALDIR PEREIRA- Responsável pela dengue em Saltinho afirma que o foco do trabalho agora é com as armadilhas em pontos estratégicos. VALDIR agradece as agentes de saúde que estão contribuindo com o trabalho, além da secretária de saúde e todos os profissionais. Salienta que a população também está contribuindo, pois foi verificado uma diminuição nos focos do mosquito. O profissional pede que continuem os cuidados, pois o verão não demora a chegar e a preocupação aumenta com as altas temperaturas e chuvas constantes.

Acislo tem nova diretoria. MÁRCIO NIERÓTIKA deixa Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste. A diretoria 20192021, encabeçada pelo atual vice-presidente da associação, DENI BOITO, foi a única chapa inscrita e teve aval unânime. O ex-presidente, cita algumas ações realizadas pela diretoria nestes dois anos: Encontro de ACIs, Fórum Empresarial, Feal, Torra Tudo e Acislo na Escola. NIEROTKA fala do esforço para aproximar o setor privado do público e, consequentemente, a realização da Efaislo em 2020. Sobre as reivindicações, frisa a recuperação da SC-305, algo que vem de outras diretorias, e deve seguir na próxima.

Missão é dar continuidade ao trabalho e as ações. A frase é do presidente eleito para Acislo, DENI BOITO. A posse será feita em novembro, mas o grupo já está em transição com a atual diretoria. O presidente eleito diz que a responsabilidade é grande, pois Acislo tem um compromisso com a classe empresarial que representa. Atualmente são mais de 430 empresas associadas. Segundo ele, o espírito de doação que faz de São Lourenço do Oeste uma cidade diferenciada.

Conheça a Diretoria eleita da Acislo 20192021. Presidente: DENI BOITO e vice, FERNANDO PRESSOTTO; BRUNA PAN e WALMOR PEDERSSETTI são do administrativo - financeiro; ELCIO KLAUS, diretor de Prestação de Serviço; SANDRA HAEFLIGER, diretora do comércio e FÁBIO MACHADO da indústria. LUIZ DE ALMEIDA, diretor de assuntos econômicos e tributários e ANA MULLER, diretora de soluções e capacitações. Já o diretor do Empreender é KALU LESSA; HAROLDO FARINON, diretor de relações institucionais; EDSON VERDI, diretor de patrimônio e CÉLIO JANCZESKI da assessoria jurídica.

Campanha de Doação Espontânea do Corpo de Bombeiros tem boa participação da comunidade. O presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários de Campo Erê, EZEQUIEL ANTUNES, ressalta que a campanha é feita através da FECABOM - Federação Catarinense de Bombeiros, juntamente com a Celesc, e tem a finalidade de arrecadar recursos através de doações espontâneas. Explica que isso pode ser feito pela população por meio da conta de energia elétrica, doando a partir de dois reais por mês, sendo cobrado já na tarifa. Até agora as contribuições estão sendo muito boas, avalia o presidente, pois a população tem colaborado bastante.

Doação será revertida para os bombeiros comunitários do município. O presidente da Associação dos Bombeiros, ressalta que serão comprados fardamentos e equipamentos de segurança para os bombeiros voluntários, que prestam serviços sem remuneração. Ressalta ainda, que a visita à população está sendo feita por bombeiros comunitários. Eles passam nas casas, devidamente fardados, explicando para a comunidade como funciona a campanha.

População pode encerrar quando quiser a contribuição. O presidente explica, que como a doação é espontânea, a pessoa contribui com o valor que quiser e também por quanto tempo quiser. Assim como terão o aparato dos bombeiros para iniciar na campanha, também terão quando desejarem parar com as doações. A campanha está sendo feita nos municípios de Campo Erê, sede do quartel, mais São Bernardino eSaltinho.

Novo incêndio em vegetação mobiliza bombeiros por oito horas. Por volta das 14 horas e 30 minutos de ontem, as guarnições deslocaram até a Rua Juraci Vilani Bairro São Francisco em São Lourenço do Oeste, para atender a um incêndio em vegetação do tipo reflorestamento de pinos e eucalipto. Foram utilizados cinco viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste, um Caminhão Pipa da Prefeitura e 12 bombeiros atuaram no trabalho, além de várias pessoas da comunidade que auxiliaram.

O tempo de atendimento a ocorrência foi de aproximadamente oito horas de combate ao fogo. Diversas residências corriam risco iminente de serem atingidas pelas chamas. Foram gastos cerca de 30 mil litros de água. Ainda segundo os bombeiros, foi utilizado água da reserva técnica da empresa Keloggs, para a extinção do fogo.

A área atingida pelo fogo foi de aproximadamente 120 mil metros quadrados. Na segunda-feira, os bombeiros já haviam combatido outro incêndio que durou cerca de nove horas. O Corpo de Bombeiros lembra que queimadas é crime passível de detenção e multa, além de causar poluição de qualquer natureza causando danos à saúde.

Polícia Civil realiza prisões e apreensões durante ação de repressão ao tráfico de droga. Na manhã de hoje, a Polícia Civil de Maravilha, com apoio Militar, deflagrou uma operação contra o tráfico ilícito de entorpecentes, no Bairro Bela Vista. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. Foram presos dois rapazes, com 21 anos e outros com 22, em decorrência de ordem judicial de prisão. Também foi preso outro de 22 anos pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Durante as buscas foram apreendidas porções de maconha, crack, bem como outros elementos caracterizadores do tráfico de drogas, além de uma arma de fogo modificada. A investigação sobre o grupo criminoso, responsável pelo tráfico de drogas no Bairro Bela Vista, iniciou aproximadamente há quatro meses, período que foi identificada intensa comercialização de drogas no local. A constante troca de informações entre a Polícia Civil e Polícia Militar resultou na prisão dos principais envolvidos, contudo as investigações prosseguem. Também participaram da operação, policiais civis de Cunha Porã, da DIC de São Miguel do Oeste, além das equipes do Canil da Polícia Civil, totalizando 30 policiais.

Policial de folga prende três pessoas. O PM é de São Lourenço do Oeste, mas estava em Chapecó no final de semana, onde aconteceu o fato. Ação ocorreu na avenida Nereu Ramos, no bairro Seminário, quando o policial avistou um homem num veículo. Ele estava passando uma embalagem para dois suspeitos, que estavam em uma moto. O policial apreendeu com os homens cerca de 100 gramas de crack. Segundo a Polícia, o PM de folga saiu de seu carro e deu voz de prisão aos três suspeitos. Um deles jogou a embalagem na rua. Os suspeitos alegaram que ganhariam cerca de 200 reais para levar a droga até o bairro Efapi. A PM ainda apreendeu a motocicleta, um telefone celular, a base para a droga e dinheiro.

Polícia Rodoviária Estadual apreende carga de vinho avaliada em 60 mil reais. O flagrante aconteceu por volta das 21 horas de ontem, no KM 05 da SC-157, em São Lourenço do Oeste. A guarnição do décimo sétimo Grupo de Polícia Militar Rodoviária realizava uma ação de fiscalização em frente ao Posto Rodoviário quando abordou uma camionete Fiat Toro de CascavelPR. O veículo era dirigido por um homem de 49 anos. Foram feitas vistorias, sendo localizadas 59 caixas de vinho com seis garrafas em cada, sem o devido desembaraço aduaneiro, importados ilegalmente da Argentina, no valor aproximado de 60 mil. O veículo, a mercadoria e o envolvido foram conduzidos para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.