-PRÉVIA DO PIB DO BANCO CENTRAL TEM RETRAÇÃO DE 0,7% NO MÊS DE MAIO
-GOVERNO DE SC IRÁ INSTALAR 10 MIL CÂMERAS DE SEGURANÇA EM ESCOLAS ESTADUAIS
-HOSPITAL REGIONAL REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NA REGIÃO
-VEREADORA PEDE AMPLIAÇAO DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
-MUNICÍPIO PROMOVE AMANHÃ AUDIÊNCIA PÚBLICA DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR
-DOIS HOMENS SÃO PRESOS EM FLAGRANTE POR AGRESSÃO A FUNCIONÁRIOS DE HOSPITAL
-HOMEM FURTA MOTOCICLETA NO BAIRRO SÃO GOTARDO E FOGE DA PM
A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus. A máxima pode chegar a 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a segunda-feira cotado em cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0044 centavos.
Mais de 30 pessoas foram mortas e 100 ficaram feridas em confrontos armados na Síria, informou o ministério do Interior sírio na manhã desta segunda-feira no mais recente episódio de confrontos motivados por diferenças religiosas, étnicas ou ideológicas. A violência iniciou após uma onda de sequestros, incluindo o de um comerciante druso na sexta-feira, segundo testemunhas. A violência marcou o mais recente episódio de derramamento de sangue sectário na Síria, onde os temores entre grupos minoritários aumentaram desde que rebeldes liderados por islâmicos derrubaram o presidente BASHAR AL-ASSAD em dezembro, instalando seu próprio governo e forças de segurança.
Tirar o visto americano vai custar mais que o dobro para turistas, viajantes a negócios e estudantes, entre outras categorias, após o Congresso e o governo dos Estados Unidos aprovarem uma taxa extra de 250 dólares, cerca de mil 390 reais para o documento. O valor total para obter o visto, que é de 185 dólares subirá para 435. A lei prevê que a taxa pode ser reembolsada em determinadas condições. A tarifa foi incluída no megapacote tributário e orçamentário sancionado pelo presidente DONALD TRUMP no início de julho. Todos aqueles que pedirem um visto de não imigrante, incluindo turistas e viajantes a negócios, estudantes, alunos em intercâmbio, trabalhadores temporários e atletas e artistas, entre outros.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou neste domingo que espera que as negociações por um cessar-fogo entre Israel e o Hamas sejam "resolvidas" ao longo desta semana. Os Estados Unidos estão apoiando um cessar-fogo de 60 dias, com a libertação gradual de reféns, a retirada de tropas israelenses de partes de Gaza e negociações para encerrar o conflito. TRUMP afirmou ainda que enviará mísseis de defesa aérea Patriot para a Ucrânia afirmando que eles são necessários para defender o país porque o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, “fala de forma agradável, mas depois bombardeia todo mundo à noite”.
Representantes do governo federal e do Congresso Nacional vão discutir na próxima terça-feira, no STF, uma solução em uma audiência de conciliação sobre o embate de aumento ou não do Imposto sobre Operações Financeiras. A mesa de discussão será mediada pelo ministro relator do caso, ALEXANDRE DE MORAES. Os decretos do Executivo, que aumentava o imposto, e do Legislativo, que derrubava o aumento, estão suspensos desde o dia 4 de julho, por determinação do magistrado. A reunião vai ocorrer na sala de audiências do STF, a portas fechadas, entre as partes das ações. No Supremo, já há quatro ações que tratam sobre o IOF. Deputados e senadores articulam propostas que pretendem apresentar ao ministro ALEXANDRE DE MORAES durante a audiência de conciliação entre Executivo e Legislativo.
Com uma pauta de 42 itens, a Câmara dos Deputados pode votar emendas do Senado ao projeto de lei que estabelece regras gerais de licenciamento ambiental, regras para precatórios e dívidas municipais, e uso de dinheiro do Fundo Social para financiar dívidas rurais. Haverá sessões do Plenário de segunda-feira até quinta-feira. Também na pauta, um Projeto de Lei de 2023 usa recursos do Fundo Social do pré-sal para financiar dívidas de produtores rurais atingidos por calamidades públicas reconhecidas pelo governo federal em pelo menos dois anos no período de 2020 a 2025. Segundo o texto, poderão ser utilizadas receitas correntes do fundo dos anos de 2025 e 2026 e superávit financeiro, resultado de aplicações dos recursos, por exemplo, dos anos de 2024 e 2025.
O Índice de Atividade Econômica, divulgado pelo Banco Central do Brasil nesta segunda-feira, mostrou retração de zero vírgula sete por cento em maio na comparação com o mês anterior. O cálculo é feito após ajuste sazonal — ou seja, uma forma de comparar períodos diferentes. Maio representou a primeira queda do indicador neste ano. A última vez que o IBC-Br teve contração foi em dezembro do ano passado com menos zero virgula nove por cento.
Para este ano, entretanto, o cenário projetado pelos analistas é de desaceleração do ritmo de crescimento da economia, sobretudo por conta do processo de alta dos juros para conter a inflação que vem sendo implementado pelo Banco Central nos últimos meses. Para 2025, a projeção do mercado financeiro é de uma expansão de dois virgula 23 por cento, bem abaixo do crescimento registrado no ano passado.
Os estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio das mil e 38 escolas estaduais de Santa Catarina participarão na próxima terça-feira, de simulados de verificação da aprendizagem. Essa ação é parte integrante do programa Qualifica SC, do Governo de Santa Catarina, e tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado. De acordo com a secretaria de Educação, o Programa de Qualificação da Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina é uma iniciativa que vai implementar ações estratégicas voltadas à melhoria do fluxo escolar, à permanência dos estudantes e ao desempenho escolar.
O governo do estado irá instalar cerca de 10 mil câmeras nas unidades de ensino de Santa Catarina. O reforço na segurança escolar acontece após a sessão ordinária da última quarta-feira, em que deputados da Alesc cobraram o cumprimento da Lei de 2023 que trata da instalação de câmeras nas escolas catarinenses. A nova iniciativa do governo prevê a instalação de câmeras de segurança e sensores de movimento para identificar possíveis agressores, ações e ataques suspeitos nas unidades escolares. A medida de segurança engloba mil e 38 unidades de ensino que além de contar com câmeras de segurança, serão contempladas com a instalação de botões de pânico.
A semana será marcada pela apreciação do pacote de projetos enviado pelo governo JORGINHO MELLO a Assembleia Legislativa. Dos 58 projetos enviados há quase duas semanas aos deputados, 31 foram incluídos no calendário especial, que reúne as propostas que serão analisadas antes do recesso parlamentar, com início marcado para quinta-feira. Os outros 27 textos devem ficar para o segundo semestre. Entre os projetos que vão ser votados nesta semana estão o que cria isenção de ICMS para alimentos da cesta básica, a criação do programa Estrada Boa Rural e a implantação do cadastro da população em situação de rua em Santa Catarina. A proposta que cria o Sistema Estadual Ferroviário, a instituição dos militares temporários, que poderão reforçar os quadros da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares, e propostas de reajustes salariais também devem ser votadas nesta semana.
A Secretaria da Saúde de Descanso começa amanhã o serviço de coleta de sangue na Unidade de Saúde do Distrito de Itajubá. A iniciativa visa atender a um antigo pedido e ampliar e melhorar o atendimento aos moradores das comunidades próximas. Os atendimentos vão ocorrer duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, entre seis e 45 e oito horas da manhã. A medida busca facilitar o acesso aos serviços de coleta de sangue, proporcionando maior comodidade e agilidade para os cidadãos que necessitam realizar esse procedimento para os exames clínicos. De acordo com a Secretária, ALESSANDRA TUMELERO, a iniciativa é essencial para garantir que os moradores tenham acesso rápido e facilitado aos exames de sangue, o que contribui para um diagnóstico mais ágil e preciso.
A Unoesc está com inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento de Startups, uma iniciativa gratuita do Habitat de Inovação I.Nova. O objetivo da ação é impulsionar ideias inovadoras, transformando projetos em negócios reais com potencial de mercado. O programa é voltado a estudantes, egressos, professores e membros da comunidade em geral que tenham uma ideia inovadora ou com diferencial tecnológico e queiram iniciar sua jornada empreendedora com suporte técnico, mentoria especializada e acesso à estrutura da Universidade. O prazo de inscrições vai até o dia três de agosto no campos da Universidade no bairro Agostini. O I.Nova Unoesc é um espaço dedicado ao apoio à inovação, com foco na criação de conexões humanas e tecnológicas.
Durante seis meses, os participantes selecionados pelo Programa de Desenvolvimento de Startups passarão por etapas de validação da ideia, criação de protótipos e desenvolvimento do plano de negócios. Nesse período, eles vão receber acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de mentores e especialistas. O programa também oferece assessoria técnica, jurídica e suporte em registro de marcas, patentes e modelagem de negócios. As propostas podem ser inscritas em duas modalidades: residente, com uso da estrutura física da Unoesc; e não residente, com participação totalmente remota. De acordo com a universidades, o diferencial da pré-incubação é permitir que o participante estruture a ideia com segurança, minimizando riscos e testando o modelo de negócio antes de formalizar a empresa.
Durante a sessão da última quinta-feira da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, a vereadora SILVIA KUHN do MDB apresentou uma indicação sugerindo ao Executivo que estude a possibilidade de ampliar o funcionamento do Museu Municipal Ruy Arcádio Luchesi para os sábados, domingos e feriados. SILVIA argumentou que o museu é um espaço fundamental para a “preservação da memória, valorização da identidade local e promoção da educação cultural”, mas que o funcionamento restrito aos dias úteis limita o acesso de grande parte da população. A vereadora destacou que “trabalhadores, estudantes e turistas têm disponibilidade justamente nos fins de semana e feriados”, tornando necessário rever o atual modelo de atendimento.
A abertura do museu nos feriados e finais de semana vai ampliar as visitas ao espaço que reúne a história de São Miguel e da região. A vereadora SILVIA KUNH citou que, entre os benefícios da ampliação do horário do museu, estão a maior acessibilidade cultural à população local; estímulo ao turismo cultural e ao desenvolvimento econômico; incentivo ao lazer educativo em família; e maior divulgação do acervo e das atividades do museu. Para viabilizar a proposta, SILVIA sugere que a Administração Municipal avalie alternativas como escalas de trabalho, compensações de jornada ou convêniosparcerias, de forma a evitar impactos orçamentários significativos. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário municipal de Esporte e Cultura.
A autorização da famílias é o fator decisivo para ampliar a captação de órgãos para doação em São Miguel do Oeste. A afirmação é do enfermeiro assistencial e da Comissão de transplantes de Órgãos do Hospital Regional, LEONARDO ZANIN. Ele explicou que sem essa autorização, a doação de órgãos para transplantes não acontece. Na semana passada, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realizou a primeira captação de órgãos de 2025. O paciente doador, de 53 anos, estava em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva após um Acidente Vascular Cerebral e evoluiu para morte encefálica. Após todo protocolo, a família autorizou a doação de órgãos e foi iniciado o procedimento da Comissão Hospital de Transplante junto a SC Transplantes. Foram captadas as córneas e os pulmões do pacientes.
O Hospital Regional ainda se depara com muitas negativas aos pedidos de doação de órgãos. A observação é do enfermeiro assistencial e da Comissão de transplantes de Órgãos do Hospital Regional, LEONARDO ZANIN. Ele explicou que o tema ainda é cercado por mitos, tabus e preconceitos. O enfermeiro disse que é fundamental que as pessoas deixem claro, aos familiares, que querem doar os órgãos em caso de morte cerebral. Ele disse que a fila de pessoas aguardam um órgão para transplante é muito grande e, por isso, é preciso ampliar o número de doadores. LEONARDO lembrou que a regulação é feita pela SC Transplantes e não é possível direcionar a doação para uma pessoa específica.
É preciso reforçar a importância de se falar sobre a doação de órgãos em vida. A observação é do médico da Comissão Hospital de Transplante do Hospital Regional, PEDRO CETOLIN. De acordo com ele, nos últimos anos houve um aumento das negativas das famílias, ou seja, as famílias estão aceitando menos a doação de órgãos. Ele destacou que é preciso falar mais sobre o tema para ampliar o número de doadores de órgãos. Essa foi a primeira captação do ano por equipe externa. Em fevereiro, a equipe do Hospital Regional realizou a captação de córneas de um paciente com morte encefálica vítima de queda em altura.
A CDL de São Miguel do Oeste realizou, na manhã desta sexta-feira, o lançamento oficial do Liquida São Miguel 2025. O encontro reuniu patrocinadores, imprensa local e lideranças empresariais. O evento será realizado de 12 a 14 de setembro, no Parque Rineu Gransotto, e contará com mais de 100 empresas participantes, representando 20 diferentes segmentos do comércio, como vestuário, saúde, beleza, casa, tecnologia, setor pet, entre outros. A edição de 2024 reuniu mais de 20 mil visitantes e teve 105 estandes comercializados. Entre as atrações confirmadas para este ano estão a Praça de Alimentação com oito empresas já garantidas, o Feirão do Automóvel com cinco empresas participantes, além de um espaço kids para o público infantil e apresentações musicais com artistas e bandas locais.
O coordenador do Liquida São Miguel, ROGÉRIO DOS SANTOS e o presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR estiveram sábado, no Peperi Rádio Repórter e reforçaram a importância do evento para o comércio local. De acordo com JUARES, o evento terá 105 estandes neste ano e praticamente todos estão vendidos. Ainda existem algumas vagas no espaço do Feirão do Automóvel e na praça de alimentação. Ele explicou que a CDL limitou o número de estandes para garantir uma boa venda para todas as empresas. Segundo o presidente da entidade, a ampliação no número de expositores poderia representar um volume médio de vendas menor para quem participar do feirão. JUARES reforçou que o principal objetivo do Liquida é a venda de produtos e mercadorias durante o feirão.
O Liquida São Miguel vai manter a ideia central de oferecer produtos e mercadorias com descontos acima do que se costuma se praticar durante o ano. A afirmação é do presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR. Ele disse a Feirão terá descontos de até 70 por cento e que a projeção para a edição de 2025 é superar os números anteriores, tanto em público quanto em negócios gerados. JUARES confirmou que o acesso ao evento é gratuito, com entrada e estacionamento liberados. Ele destacou que o Liquida reforça o compromisso da CDL em promover um ambiente acessível e de oportunidades para consumidores e empreendedores.
A CDL também vai manter, para o Liquida São Miguel deste ano, a proposta de criar uma espécie de shopping no final de semana no parque de exposições Rineu Gransotto. A afirmação é do coordenador do Liquida São Miguel, ROGÉRIO DOS SANTOS. Ele disse que além da venda de produtos e mercadorias com descontos, o Liquida terá uma programação voltada a família e para as pessoas que querem ter mais uma opção de atividades no final de semana.
A Comissão para Acompanhamento da Revisão do Plano Diretor de São Miguel do Oeste vai realizar, amanhã, a audiência pública para apresentação do Diagnóstico – Leitura da Realidade do município. A versão final do documento foi aprovada pelos membros da comissão com algumas ressalvas que serão consideradas nos próximos passos do processo. A Audiência Pública está marcada para as sete horas da noite, no Auditório do Centro Administrativo. De acordo com o diretor de Engenharia da prefeitura, ADRIANO STURMER, o material é fundamental para a elaboração das diretrizes, objetivos e propostas que nortearão a próxima etapa da revisão do Plano Diretor de São Miguel do Oeste.
A participação da população é fundamental para a revisão do plano diretor de São Miguel do Oeste. O comentário é do diretor de Engenharia da prefeitura, ADRIANO STURMER. Ele disse que o Plano Diretor é complexo e envolve as leis que tratam do desenvolvimento urbano sob diferentes aspectos. STURMER antecipou, em entrevista para a Peperi, os principais pontos levantados pelo Diagnóstico – Leitura da Realidade do município e que serão debatidos na audiência de amanhã à noite.
Uma ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Federal resultou na apreensão de aproximadamente 400 caixas de vinho neste final de semana em Dionísio Cerqueira. Por volta das 11 e 50 da noite de sábado, a Polícia Militar prestou apoio à Polícia Federal em uma operação de combate ao descaminho de bebidas alcoólicas na BR-163, no bairro industrial em Dionísio Cerqueira. Na ação, três veículos foram identificados e dois motoristas tentaram fugir da abordagem. Um Ford Fiesta, adaptado para transporte de carga por estar sem os bancos traseiros, foi abordado. O condutor, um homem de 23 anos confessou estar ajudando no transporte da mercadoria. Os vinhos foram apreendidos e levados para a Receita Federal.
Dois homens foram presos em flagrantes por agressão contra dois funcionários do Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada por volta das oito e meia da noite deste domingo. De acordo com a PM, dois homens, de 40 e 33 anos, chegaram ao pronto-socorro em busca de atendimento e passaram a agredir funcionários. Uma técnica de enfermagem, de 55 anos, foi ameaçada e agredida, e ao tentar defendê-la, o enfermeiro, de 57 anos, acabou sendo violentamente agredido, sofrendo lesões que indicam possível fratura. Durante o tumulto, os autores ainda danificaram a porta de vidro do hospital. Eles foram localizados e presos logo depois pela PM. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.
Um atendimento da Polícia Militar a uma denúncia de violência doméstica acabou em agressão e disparos de bala de borracha na noite de sábado no município de Bandeirante. Por volta das 11 e meia da noite, os policiais abordaram um veículo Santana. Durante a abordagem, um dos homens começou a fazer ofensas e questionar a atuação dos policiais. No momento em que o policial se dirigia à viatura para checar os dados do carro e da CNH do condutor, foi agredido com um soco e caiu no chão. Segundo a Polícia Militar, para conter a agressão, o policial fez um disparo de advertência com arma de fogo e, em seguida, usou uma espingarda com munição de elastômero, atingindo um dos agressores. Civis que passavam pelo local ajudaram a conter os suspeitos, que ainda tentaram fugir e agredir quem prestava apoio. Todos os envolvidos foram detidos e levados para a delegacia.
Uma moto XRE foi furtada na noite deste domingo na Linha Cruzinhas, entre São Miguel do Oeste e Descanso. Durante a fuga, o autor acabou se deparando as guarnições da Polícia Militar que realizavam operação com motos nas proximidades do Kart Clube. Ao perceber a ação dos policiais, o condutor desobedeceu a ordem de parada e iniciou uma fuga em alta velocidade. Durante a perseguição, o suspeito entrou em uma estrada de chão no Bairro Santa Rita, onde abandonou a motocicleta e fugiu a pé em direção a uma área de mata. A moto que ele conduzia estava sem os faróis. O homem não foi localizado e a moto foi devolvida ao proprietário.