-PRÉVIA DO PIB DO BANCO CENTRAL TEM RETRAÇÃO DE 0,7% NO MÊS DE MAIO
-GOVERNO DE SC IRÁ INSTALAR 10 MIL CÂMERAS DE SEGURANÇA EM ESCOLAS ESTADUAIS
-CÂMARA VOTA HOJE MAIS UM PROJETO DA REFORMA ADMINISTRATIVA DE ITAPIRANGA
-TUNÁPOLIS DESENVOLVE PROJETO PARA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS
-INSTRUTOR DO SENAR ORIENTA SOBRE REGULARIZAÇÃO DE MOTOSSERRAS
-AMEOSC LANÇA EM SETEMBRO A MARCA TURÍSTICA CAMINHOS DA FRONTEIRA
-BRIGA POR CIÚMES TERMINA COM AGRESSÕES E PRISÃO EM BAR
-PADRASTO É CONDENADO POR ESTUPRO DE ENTEADA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus. A máxima pode chegar a 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a segunda-feira cotado em cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0044 centavos.
Mais de 30 pessoas foram mortas e 100 ficaram feridas em confrontos armados na Síria, informou o ministério do Interior sírio na manhã desta segunda-feira no mais recente episódio de confrontos motivados por diferenças religiosas, étnicas ou ideológicas. A violência iniciou após uma onda de sequestros, incluindo o de um comerciante druso na sexta-feira, segundo testemunhas. A violência marcou o mais recente episódio de derramamento de sangue sectário na Síria, onde os temores entre grupos minoritários aumentaram desde que rebeldes liderados por islâmicos derrubaram o presidente BASHAR AL-ASSAD em dezembro, instalando seu próprio governo e forças de segurança.
Tirar o visto americano vai custar mais que o dobro para turistas, viajantes a negócios e estudantes, entre outras categorias, após o Congresso e o governo dos Estados Unidos aprovarem uma taxa extra de 250 dólares, cerca de mil 390 reais para o documento. O valor total para obter o visto, que é de 185 dólares subirá para 435. A lei prevê que a taxa pode ser reembolsada em determinadas condições. A tarifa foi incluída no megapacote tributário e orçamentário sancionado pelo presidente DONALD TRUMP no início de julho. Todos aqueles que pedirem um visto de não imigrante, incluindo turistas e viajantes a negócios, estudantes, alunos em intercâmbio, trabalhadores temporários e atletas e artistas, entre outros.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou neste domingo que espera que as negociações por um cessar-fogo entre Israel e o Hamas sejam "resolvidas" ao longo desta semana. Os Estados Unidos estão apoiando um cessar-fogo de 60 dias, com a libertação gradual de reféns, a retirada de tropas israelenses de partes de Gaza e negociações para encerrar o conflito. TRUMP afirmou ainda que enviará mísseis de defesa aérea Patriot para a Ucrânia afirmando que eles são necessários para defender o país porque o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, “fala de forma agradável, mas depois bombardeia todo mundo à noite”.
Representantes do governo federal e do Congresso Nacional vão discutir na próxima terça-feira, no STF, uma solução em uma audiência de conciliação sobre o embate de aumento ou não do Imposto sobre Operações Financeiras. A mesa de discussão será mediada pelo ministro relator do caso, ALEXANDRE DE MORAES. Os decretos do Executivo, que aumentava o imposto, e do Legislativo, que derrubava o aumento, estão suspensos desde o dia 4 de julho, por determinação do magistrado. A reunião vai ocorrer na sala de audiências do STF, a portas fechadas, entre as partes das ações. No Supremo, já há quatro ações que tratam sobre o IOF. Deputados e senadores articulam propostas que pretendem apresentar ao ministro ALEXANDRE DE MORAES durante a audiência de conciliação entre Executivo e Legislativo.
Com uma pauta de 42 itens, a Câmara dos Deputados pode votar emendas do Senado ao projeto de lei que estabelece regras gerais de licenciamento ambiental, regras para precatórios e dívidas municipais, e uso de dinheiro do Fundo Social para financiar dívidas rurais. Haverá sessões do Plenário de segunda-feira até quinta-feira. Também na pauta, um Projeto de Lei de 2023 usa recursos do Fundo Social do pré-sal para financiar dívidas de produtores rurais atingidos por calamidades públicas reconhecidas pelo governo federal em pelo menos dois anos no período de 2020 a 2025. Segundo o texto, poderão ser utilizadas receitas correntes do fundo dos anos de 2025 e 2026 e superávit financeiro, resultado de aplicações dos recursos, por exemplo, dos anos de 2024 e 2025.
O Índice de Atividade Econômica, divulgado pelo Banco Central do Brasil nesta segunda-feira, mostrou retração de zero vírgula sete por cento em maio na comparação com o mês anterior. O cálculo é feito após ajuste sazonal — ou seja, uma forma de comparar períodos diferentes. Maio representou a primeira queda do indicador neste ano. A última vez que o IBC-Br teve contração foi em dezembro do ano passado com menos zero virgula nove por cento. Para este ano, entretanto, o cenário projetado pelos analistas é de desaceleração do ritmo de crescimento da economia, sobretudo por conta do processo de alta dos juros para conter a inflação que vem sendo implementado pelo Banco Central nos últimos meses. Para 2025, a projeção do mercado financeiro é de uma expansão de dois virgula 23 por cento, bem abaixo do crescimento registrado no ano passado.
Os estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio das mil e 38 escolas estaduais de Santa Catarina participarão na próxima terça-feira, de simulados de verificação da aprendizagem. Essa ação é parte integrante do programa Qualifica SC, do Governo de Santa Catarina, e tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado. De acordo com a secretaria de Educação, o Programa de Qualificação da Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina é uma iniciativa que vai implementar ações estratégicas voltadas à melhoria do fluxo escolar, à permanência dos estudantes e ao desempenho escolar.
O governo do estado irá instalar cerca de 10 mil câmeras nas unidades de ensino de Santa Catarina. O reforço na segurança escolar acontece após a sessão ordinária da última quarta-feira, em que deputados da Alesc cobraram o cumprimento da Lei de 2023 que trata da instalação de câmeras nas escolas catarinenses. A nova iniciativa do governo prevê a instalação de câmeras de segurança e sensores de movimento para identificar possíveis agressores, ações e ataques suspeitos nas unidades escolares. A medida de segurança engloba mil e 38 unidades de ensino que além de contar com câmeras de segurança, serão contempladas com a instalação de botões de pânico.
A semana será marcada pela apreciação do pacote de projetos enviado pelo governo JORGINHO MELLO a Assembleia Legislativa. Dos 58 projetos enviados há quase duas semanas aos deputados, 31 foram incluídos no calendário especial, que reúne as propostas que serão analisadas antes do recesso parlamentar, com início marcado para quinta-feira. Os outros 27 textos devem ficar para o segundo semestre. Entre os projetos que vão ser votados nesta semana estão o que cria isenção de ICMS para alimentos da cesta básica, a criação do programa Estrada Boa Rural e a implantação do cadastro da população em situação de rua em Santa Catarina. A proposta que cria o Sistema Estadual Ferroviário, a instituição dos militares temporários, que poderão reforçar os quadros da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares, e propostas de reajustes salariais também devem ser votadas nesta semana.
E a justiça eleitoral fará atendimento presencial nesta semana em São João do Oeste. O cartório eleitoral da comarca de Itapiranga, por meio da campanha: Justiça Eleitoral em Movimento vai atender no auditório da prefeitura de São João do Oeste nesta quarta e quinta-feira. Será uma oportunidade para fazer a biometria, encaminhar o primeiro título de eleitor, além de fazer a transferência e a revisão do título. Será necessário levar documento oficial com foto. Jovens com 15 anos podem encaminhar o título de eleitor, mas só poderão votar se completarem 16 anos de idade até a próxima eleição. Este sistema de atendimento já ocorreu em Tunápolis e ainda será realizado na cidade de Iporã do Oeste.
Período de frio gera maior produção de leite na região. Inverno rigoroso favorece Itapiranga em diversos fatores. Conforme o Gerente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga, ADRIANO REIS, os dias de geada causam aumento de produção de pastagens de inverno, especialmente aveia e azevém, que tiveram mais do que um corte da colheita. Ele considera que esse potencial produtivo gerado pelo extremo frio garante qualidade no alimento para os animais durante todo o período de inverno. De acordo com REIS, a produção leiteira, principalmente em estábulos, com animais confinados, possui resultados melhores. O gado de leite apresenta menos rejeição ao inverno do que ao verão, com níveis de estresse menores e metabolismo mais eficiente.
Preço do leite apresenta leve queda durante período de inverno. Condição se dá pela grande produção, considerada atípica nesta época do ano. A informação é do Gerente da Cooafi, ADRIANO REIS. Ele comenta que culturalmente o preço do leite apresentava aumento nos meses de junho e julho. Este ano o movimento de mercado é contrário. Segundo ADRIANO REIS, o balanço deve se equilibrar nas próximas semanas. Ele menciona que a incerteza do mercado fez com que muitos produtores fossem para a produção de gado de corte.
Fanfarra inicia novo trabalho com alunos de escolas municipais. Escolas Esperança e Bela Vista foram as escolhidas para participar da fanfarra neste ano. Trabalho foi iniciado do zero, com alunos novos. Conforme o Maestro da Banda Municipal, AFONSO KRAEMER, os ensaios já começaram, visando a comemoração do dia sete de setembro. Ele considera que é um grande desafio iniciar o trabalho todo novamente. Para KRAEMER, o objetivo é de renovar a cultura novamente. Ele explica que são dois ensaios por semana por escola, ocorrendo durante todo o dia. No momento, são 48 pessoas treinando para a apresentação com tambores. Segundo AFONSO KRAEMER, o grupo anterior possuía pessoas ocupadas, sem disponibilidade para ensaios, por conta disso, se decidiu a renovação total da fanfarra municipal.
Instrutor do Senar orienta sobre regularização de motosserra. A grande repercussão da morte de um agricultor, natural de Tunápolis, gerou alerta sobre a necessidade de licenciamento de motosserra e outras máquinas usadas no corte de árvores. O homem foi morto em uma abordagem na Brigada Militar Ambiental de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Segundo o Engenheiro florestal e instrutor do SENAR, VALDEMAR CARDOSO, a legalização é bastante simples. Ele destaca o Cadastro Técnico Federal da motosserra, no IBAMA. O licenciamento pode ser feito por meio eletrônico e com pagamento de boleto inferior a 100 reais, com validade de dois anos.
O instrutor do SENAR alerta que este cadastro não dá direito de derrubar árvores, para isso é preciso ter licenciamento ambiental. O cadastro serve apenas para licenciamento da máquina que o agricultor vai utilizar em suas atividades. VALDEMAR CARDOSO observa que Santa Catarina tem características de muitas áreas em APP, com situações intocáveis e por isso é importante procurar órgãos competentes na prefeitura ou escritório de engenharia. Segundo o engenheiro florestal e instrutor do SENAR, VALDEMAR CARDOSO, existem situações diferentes para mata nativa e áreas de reflorestamento. Ele observa que a emissão de licenças pode ocorrer de forma ágil, com baixo custo e evitar transtornos aos agricultores.
Marca da região turística Caminhos da Fronteira será lançada em setembro. O Presidente da Ameosc e Prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS defende maior valorização do Extremo Oeste no cenário do turismo estadual. Ele destaca que Santa Catarina possui várias regiões com ampla divulgação do turismo e defende maior valorização dos municípios que integram o roteiro Caminhos da Fronteira. O Presidente da Ameosc salienta que o primeiro passo foi o concurso público para a contratação de um turismólogo para atuar nos 19 municípios da região. Segundo RIBAS, o projeto regional possui envolvimento do Sebrae, com trabalho mais prolongado. O lançamento da marca vai ocorrer na segunda quinzena de setembro e visa impulsionar o turismo de cada município além de estabelecer roteiros regionais para atrair visitantes.
Prefeito lamenta recusa dos vereadores na contratação de servidores. Segundo ASLEXANDRE RIBAS, um dos setores afetados será de Transportes e Obras devido a falta de operadores e motoristas. Cita que o município tem feito investimentos significativo na compra de máquinas e caminhões e precisa de maior número de funcionários no setor. O Prefeito menciona ainda necessidade de maior número de pessoas na administração e na saúde. O Prefeito ALEXANDRE RIBAS considera que ocorreu erro na condução da votação e demonstra contrariedade ao número de emendas que alteraram de maneira significativa o projeto original.
Vereadores devem votar hoje outro projeto de lei da Reforma administrativa do governo de Itapiranga. Sessão do Legislativo inicia às 19 horas. Conforme manifestação de vereadores de oposição, novamente o executivo não terá todas as solicitações atendidas, pois a situação de cargos e salários é considerada de alto impacto na folha de pagamento da Prefeitura. O governo municipal também enviou para Câmara outro projeto de grande repercussão, que detalha o financiamento de até 25 milhões de reais para pavimentações na cidade e interior, com maior investimento nas interligações entre Asfalto da Fronteira e SC 163.
Briga por ciúmes termina com agressões e prisão em bar. Um caso de violência doméstica terminou com duas pessoas feridas e um homem preso na madrugada desta segunda-feira, em um bar localizado no bairro São Cristóvão, em São José do Cedro. Segundo a Polícia Militar, o agressor, de 32 anos, estava visivelmente embriagado quando iniciou uma discussão por ciúmes com a ex-companheira, de 56 anos. Durante o desentendimento, ele deu um soco no rosto da mulher e, na sequência, agrediu na cabeça outro homem, de 49 anos, com um pedaço de madeira. O agressor também danificou o carro dessa segunda vítima. De acordo com a Polícia Militar, o homem atingido precisou ser encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros devido à gravidade da lesão. O agressor foi preso em flagrante, e foi levado à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.
Um padrasto que estuprou a enteada diversas vezes durante dois anos foi condenado a 27 anos de reclusão, em regime inicial fechado, por estupro de vulnerável. Ele também foi sentenciado a pagar 20 mil reais à vítima pelos danos morais causados. O crime foi praticado entre os anos de 2022 e 2024, quando a menina tinha entre 11 e 13 anos. O caso ocorreu em um município do Extremo Oeste. De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, os crimes ocorreram quando o homem ficava a sós com a vítima, geralmente durante as manhãs, no quarto dela ou do casal. Nessas ocasiões, ele forçava a vítima a tirar as roupas e cometia os abusos. Para manter o silêncio da enteada e impedir que os crimes fossem descobertos, o homem a ameaçava e a chantageava. A vítima permaneceu em sofrimento por dois anos, submetendo-se aos abusos em razão das ameaças.
Ela só conseguiu relatar os fatos em setembro de 2024, durante um atendimento psicológico, no mesmo dia ele havia praticado conjunção carnal. Na ocasião, graças à ação da polícia, suas vestes foram coletadas e submetidas à perícia, que constatou a presença de material genético do acusado nas roupas íntimas da adolescente. Cabe recurso da sentença, mas a Justiça negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, tendo em vista que respondeu ao processo preso. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados, uma vez que o processo corre em segredo de justiça. A cidade também não foi informada, como forma de preservar a identidade da vítima.
Um homem foi flagrado portando um facão após ameaçar um funcionário de uma distribuidora de bebidas em Palma Sola. O fato ocorreu na tarde de sábado, por volta das 15 horas, no centro da cidade. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de ameaça e porte de facão. Um funcionário relatou que o homem havia o procurado para tirar satisfações em tom de ameaça, portando o facão. Enquanto os policiais confeccionavam o boletim de ocorrência, o suspeito retornou ao estabelecimento e foi abordado. Durante revista pessoal, o facão foi encontrado parcialmente escondido sob as vestes do homem. Ele foi compromissado a comparecer em juízo por meio de um Termo Circunstanciado. O facão foi apreendido e ambos os envolvidos foram orientados e liberados no local.
Equipes da Rocam, Rádio Patrulha e Canil da Polícia Militar foram acionadas para realizar buscas de um homem que furtou uma motocicleta no interior de São Miguel do Oeste. Ao ser confrontado pela PM, ele abandonou a moto e fugiu para uma região de mata. Por volta das 20 horas e 30 minutos, a Polícia Militar de São Miguel do Oeste realizou buscas intensas na noite deste domingo em uma área de mata no bairro Santa Rita. De acordo com informações da PM, o autor furtou uma motocicleta Honda XRE 300 na Linha Cruzinhas. Logo em seguida, nas proximidades da Barra do Guamerim, ele se deparou com a equipe da Rocam. Tentativas de abordagem foram iniciadas, mas o homem desobedeceu à ordem de parada e empreendeu fuga em direção ao bairro Santa Rita. Perseguido pelas guarnições, o suspeito acabou abandonando a motocicleta e fugindo para uma região de mata densa e não foi localizado.
Um atendimento da Polícia Militar a uma denúncia de violência doméstica acabou em agressão e disparos de bala de borracha na noite de sábado, em Bandeirante. Os policiais abordaram um veículo Santana com quatro ocupantes. Durante a entrevista com uma das mulheres que estavam no carro, um dos homens começou a fazer ofensas aos policiais. Um militar foi agredido com um soco e caiu no chão. Segundo a Polícia Militar, para conter a agressão, o policial fez um disparo de advertência com arma de fogo e, em seguida, usou uma espingarda com munição de borracha, atingindo um dos agressores. Civis que passavam pelo local ajudaram a conter os suspeitos, que ainda tentaram fugir e agredir quem prestava apoio. Uma faca foi encontrada próxima ao local e apreendida. O motorista do carro apresentava sinais de embriaguez e confirmou ter bebido, além de não possuir habilitação. Todos os envolvidos foram detidos, e o veículo foi levado ao pátio.
A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira registrou uma grave ocorrência de múltiplas infrações na noite deste domingo, no Hospital da cidade. Dois homens, de 40 e 33 anos, são os autores dos crimes de lesão corporal dolosa, desacato, ameaça, dano ao patrimônio público, desobediência e resistência. O tumulto começou quando os dois homens chegaram ao pronto-socorro em busca de atendimento e passaram a agredir os funcionários. Uma técnica de enfermagem de 55 anos foi ameaçada e agredida. Ao tentar defendê-la, um enfermeiro de 57 anos foi violentamente agredido, sofrendo lesões que incluem fratura. Durante a confusão, os agressores também danificaram a porta de vidro do hospital. Após o ocorrido, as guarnições do Pelotão de Patrulhamento Tático e do Canil Setorial iniciaram buscas e localizaram os suspeitos em um veículo parado em via pública.
Um dos homens tentou fugir a pé, mas foi detido. O outro resistiu à abordagem policial. Ambos foram contidos e algemados para garantir a segurança da equipe e das vítimas. Com escoriações leves, os homens receberam atendimento médico no próprio hospital antes de serem conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste. O enfermeiro agredido permaneceu internado para a realização de exames mais detalhados, devido à gravidade de suas lesões.