ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 14 07 2020

-GOVERNO AMPLIA PRAZO PARA REDUÇÃO DE SALÁRIO E JORNADA DE TRABALHO

-EM NOVO DECRETO, GOVERNO ESTADUAL PROÍBE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS E EVENTOS

-AGRONÔMO DO MUNICÍPIO DISPUTA PRESIDENCIA DO CREA DE SANTA CATARINA

-MAIS DE 400 EMPRESAS CONFIRMAM ADESÃO NA CAMPANHA DA RASPADINHA DA CDL

-HOSPITAL REGIONAL MANTEM TAXA DE OCUPAÇÃO POR COVID ABAIXO DOS 50%

-PM PRENDE MAIS DUAS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NO MUNICÍPIO

-RAPAZ QUE LEVOU CHOQUE AO TROCAR LUMINÁRIA PERMANECE NA UTI

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 14 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Rússia anunciou que concluiu a primeira fase de testes de uma vacina contra a Covid-19 que começou a analisar no mês passado. O governo diz que os primeiros resultados foram satisfatórios e que, caso os testes continuem tendo bons resultados, a produção para imunização poderia começar já em setembro. O Ministério da Defesa do país diz que os 38 voluntários envolvidos na primeira fase de testes tiveram resposta imunológica com a vacina. Ainda são necessárias, entretanto, mais duas rodadas de testes: uma está prevista para 28 de julho e a outra, para 14 e 15 de agosto.

A Venezuela estendeu a proibição de voos comerciais devido à nova pandemia de coronavírus por mais 30 dias, até 12 de agosto, mantendo as restrições que começaram a ser aplicadas em março. A medida está enquadrada no "estado de alarme" declarado pelo governo venezuelano em 13 de março antes do novo coronavírus. Esse tipo de estado de emergência, que confere poderes especiais ao presidente socialista NICOLÁS MADURO e fornece uma base legal para uma quarentena em vigor desde março, também foi prorrogado na última sexta-feira por mais 30 dias.

O número de casos de Covid-19 no mundo chegou a 13 milhões nesta segunda-feira, segundo o monitoramento da Universidade Johns Hopkins. As mortes ultrapassam a marca de 570 mil. O número de recuperados é superior a 50 por cento e chega a mais de sete milhões e 200 mil pessoas que se curaram da doença. Estados Unidos e Brasil são os dois países a liderar os dois rankings, e também os locais onde os números continuam com maior crescimento. Segundo a OMS, apenas no domingo, os dois responderam por metade dos novos casos em todo o mundo.

O Ministério da Defesa informou nesta segunda-feira que encaminhará uma representação à Procuradoria-Geral da República contra o ministro do Supremo Tribunal Federal GILMAR MENDES. A medida foi anunciada por meio de nota e foi motivada pela declaração feita no último sábado pelo ministro do Supremo segundo qual o Exército se associou a um “genocídio” durante a pandemia do novo coronavírus. O vice-presidente HAMILTON MOURÃO também criticou a declaração do ministro GILMAR MENDES. Ele afirmou que o magistrado "ultrapassou o limite da crítica" e criou um "incidente" com o Ministério da Defesa.

O deputado federal PAULINHO DA FORÇA do partido Solidariedade é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral na manhã desta terça-feira. Os agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão em São Paulo e em Brasília, um deles no gabinete do parlamentar. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, as investigações apontam para indícios do recebimento, por parte do deputado, de "doações eleitorais não contabilizadas, de maneira dissimulada", durante as campanhas eleitorais dos anos de 2010 e 2012, no valor total de um milhão e 700 mil reais. Em nota, PAULINHO DA FORÇA disse que "desconhece os fatos apurados" e não recebeu uma cópia da decisão que autorizou as buscas no gabinete dele.

O governo federal editou decreto que amplia o prazo do programa que permite a redução de jornada e de salário e a suspensão de contratos de trabalho, medidas que foram anunciadas em meio à pandemia do novo coronavírus como forma de evitar uma perda maior de empregos. O decreto foi publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira. A medida provisória inicial, que foi sancionada no último dia seis e transformada em lei, previa a suspensão dos contratos de trabalho por até dois meses e a redução da jornada e de salários em até 70 por cento por até três meses. Com o decreto, tanto a redução da jornada e salários quanto a suspensão dos contratos passam a valer por 120 dias.

Uma iniciativa da Epagri, juntamente com Associação Catarinense de Supermercados, pretende estimular o consumo de produtos da agricultura familiar catarinense. Uma pesquisa da Epagri em 10 regiões do estado mapeou fornecedores, para a aproximação com as redes supermercadistas, para facilitar a chegada destes produtos aos consumidores catarinenses. O projeto pretende fortalecer a participação de pequenas empresas do estado, com a qualificação necessária - qualidade, preço e prazo - para oferecer produtos aos supermercados catarinenses, de forma regionalizada. Nessa primeira etapa foram mapeados 517 empreendimentos, em 13 categorias de produtos, que movimentará a economia nas 10 regiões de atuação da Acats.

As exportações da carne suína catarinense tiveram um aumento na quantidade enviada e no faturamento no primeiro semestre de 2020, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Agricultura divulgadas na tarde desta segunda-feira. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a quantidade exportada subiu 20 vírgula seis por cento e o faturamento, 38 virgula seis. Em números absolutos, o estado exportou no primeiro semestre deste ano 243 mil e 800 toneladas de carne suína, com faturamento de mais de 545 milhões de dólares. De acordo com a secretaria, esses são os maiores valores já registrados por Santa Catarina desde 1997, quando começou a ser feito o acompanhamento das exportações.

Um novo decreto com medidas de restrições para prevenção da transmissão do novo coronavírus foi feito nesta segunda-feira, anunciou o governo do estado. De acordo com o documento, ficam proibidos pelos próximos 14 dias eventos e competições esportivas organizados pela Fundação Catarinense de Esporte ou pela iniciativa privada. Também ficam suspensas atividades de cinemas, teatros, casas noturnas e museus. Além disso, foi proibida a realização de eventos, shows e outros espetáculos que gerem reunião de público. De acordo com o governador, a medida anunciada nesta segunda tem por objetivo achatar a curva de contágio no estado para evitar um colapso do sistema hospitalar. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva em Santa Catarina é de 71 vírgula sete por cento.

A Unoesc vai retomar o segundo semestre letivo no dia três de agosto. Em nota, a instituição informou que está organizando o retorno às atividades acadêmicas presenciais dos Cursos de Graduação, porém, diante das atuais circunstâncias iniciará o segundo semestre ofertando os componentes curriculares com carga horária teórica de forma remota. Já os componentes curriculares de carga horária prática e de estágios, de acordo com a organização e especificidades de cada curso, seguem de modo presencial. A Unoesc de São Miguel do Oeste criou um plano de retomada gradual das atividades que foi aprovado pelo comitê de crise do coronavírus.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina aguarda com expectativa a aprovação do projeto de lei 735 que estabelece várias medidas para ajudar agricultores familiares durante o estado de calamidade pública em razão da pandemia do coronavírus. De acordo com o coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER, a proposta é necessária para as famílias que pequenos agricultores da região.Entre as ações previstas no projeto estão um benefício especial, recursos para fomento da atividade e prorrogação de condições para o pagamento de dívidas. Poderão ter acesso às medidas os agricultores e empreendedores familiares. Segundo o texto, o agricultor que não tiver recebido o auxílio emergencial de 600 reais poderá receber do governo federal parcela única de três mil reais.

As medidas previstas no projeto de lei 735 complementam as deficiências do plano safra anunciado recentemente pelo governo federal. A observação é do coordenador daFetraf Sul, JANDIR SELZLER. Ele disse que o plano safra não contemplou as necessidades da agricultura familiar e o projeto 735 é fundamental para o setor. SELZLER explicou que a proposta que está em tramitação prevê, entre outras questões, um crédito de 10 mil reais com 10 anos para pagar, sendo três anos de carência e juros de até um por cento. Ele reforçou que esse socorro é de extrema importância para a manutenção dos pequenos agricultores familiares nas propriedades.

A campanha de coleta de entulhos e materiais diversos no centro e bairros segue para mais uma comunidade nesta terça-feira. A ação, realizada em parceria pelas secretarias de Saúde e de Urbanismo, consiste na retirada de entulhos que podem acumular agua parada e resultado na criação de novos focos do mosquito da dengue. Até ontem, os contêineres estiveram ao lado do posto de saúde do bairro Jardim Peperi. A partir de hoje, a campanha será realizada no bairro Progresso. O ponto de coleta dos entulhos será ao lado do ginásio de esportes do da comunidade. Os contêineres ficarão no bairro até segunda-feira da semana que vem.

A eleição da nova diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina foi suspensa. A decisão foi anunciada na tarde de ontem pelo Crea. A escolha dos novos dirigentes do conselho estava marcada para amanhã, mas foi suspensa por ordem judicial. O adiamento se deu por força de uma liminar concedida pela Justiça Federal que suspendeu as eleições do Sistema nesse período de pandemia. Em nota, o Crea informou que a Comissão Eleitoral Federal do Confea apresentará nova data das eleições em breve, nos limites da decisão judicial, com os ajustes necessários ao Calendário Eleitoral e com todas as normas de segurança sanitária.

Quatro candidatos disputam a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina neste ano. Um deles é o engenheiro agrônomo de São Miguel do Oeste, JOSÉ CARLOS PAIVA FILHO. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a candidatura dele é resultado de um longa caminhada na categoria. PAIVA lembrou que foi candidato no pleito de 2017 e foi o segundo mais votado entre os cinco candidatos a presidente. Ele disse que pretende assumir a presidência do Crea para promover a mudança de gestão que o conselho precisa neste momento. O Crea representa mais de 55 mil profissionais e mais de 15 empresas no estado.

A principal missão do Crea é fiscalizar as atividades de engenharia e agronomia para proteger a sociedade da atuação de pessoas que não estão habilitadas para prestar esses serviços. O comentário é do candidato a presidente do Conselho no estado, JOSE CARLOS PAIVA. Ele disse que pretende intensificar a fiscalização, não sobre o profissional, mas sobre o leigo que atua no setor. PAIVA comentou que essa será a grande ação que ele propõe para o próximo mandato, se for eleito.

Cerca de 400 empresas da cidade vão participar da campanha “Raspou, achou, ganhou” da CDL. A informação é do presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. O prazo para inscrições terminou na sexta-feira e os dados foram atualizados ontem. 417 empresas aderiram a iniciativa. SPENGLER disse que está já é a maior adesão a uma campanha vendas da história da Câmara de Dirigentes Lojjstas. Ao todo, elas solicitaram cerca de um milhão de raspadinhas. Agora, o material sera confeccionado e, a partir de primeiro de setembro, os consumidores que fizerem compras no comércio local vão receber uma raspadinha com prêmios de até 500 reais em vale-compras. Compras acima de 50 reais dão direito a uma raspadinha.

O número de empresas participantes da campanha “Raspou, achou, ganhou” surpreendeu a diretoria da CDL. O comentário é do presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que o Show de Prêmios do ano passado teve a adesão de cerca de 180 empresas. A campanha da Raspadinha vai envolver 417 empresas, mais do que o dobro da previsão da CDL. SPENGLER explicou a grande adesão mostra o acerto da entidade ao inovar e lançar uma campanha diferente do tradicional sorteio de um carro na praça no final do ano.

A campanha “Raspou, achou, ganhou” da CDL vai movimentar a economia da cidade nos quatro últimos meses do ano. A projeção é do presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que o incentivo aos consumidores vai ter um impacto positivos no comércio nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Ele comentou que o formato da campanha vai premiar um número maior de consumidores e beneficiar mais empresas porque os prêmios em vale-compras serão gastos no próprio comércio que aderiu a iniciativa. Além disso, cada grupo de cem raspadinhas não premiadas podem ser trocadas por brindes na CDL. Para SPENGLER, todos vão ganhar com a campanha de vendas deste ano.

O município de São Miguel do Oeste registrou quatro novos casos de covid-19 nesta segunda-feira, em três mulheres e um homem. Três destes pacientes estão em isolamento domiciliar e um em internação hospitalar. Outras cinco pessoas entraram para a lista de recuperados de covid-19 no dia de hoje, sendo quatro homens e uma mulher. Ao todo, a cidade tem 151 casos confirmados. Desse total, 136 estão recuperados da doença. 15 pacientes estão com o vírus ativo, 14 deles em isolamento domiciliar e apenas um está internado no Hospital.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste teve duas altas hospitalares de pacientes de Covid-19. São dois moradores de Guaraciaba que se recuperaram e deixaram a unidade de saúde. Ontem, um dos pacientes que estave em leito simples foi encaminhado para a UTI. O Regional tem oito pessoas com Covid-19 internadas. Quatro estão nos leitos de UTI, o que dá uma taxa de ocupação de 44 por cento. Outras quatro estão na enfermeira, setor que tem 14 por cento dos leitos ocupados. Os pacientes com Covid-19 são dos municípios de Modelo, Itapiranga, Iporã do Oeste, Descanso, Maravilha, Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste.

A Polícia Federal de Dionísio Cerqueira deflagrou hoje, com apoio da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal, duas ações de combate ao contrabando e descaminho de produtos estrangeiros na fronteira com a Argentina. De acordo com o delegado DANIEL RESCHKE, na primeira ação foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo Federal de Chapecó. Além de medida de sequestro de automóveis, contra integrantes de um grupo criminoso que atua na fronteira praticando o contrabando de camarão e o descaminho de vinhos argentinos, dentre outros produtos. Um dos locais de busca é uma oficina mecânica que é utilizada pelo grupo para a manutenção dos veículos utilizados na prática criminosa.

As investigações contra integrantes de um grupo de contrabandistas começaram em janeiro na região. Conforme o delegado DANIEL RESCHKE, na segunda ação estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um de sequestro de automóvel expedidos pelo Juízo da terceira Vara Federal em Foz do Iguaçu, na continuidade de investigação iniciada em 31 de janeiro desse ano, quando policiais militares de Barracão e Dionísio Cerqueira localizaram um depósito de camarão congelado e vinhos argentinos na área de fronteira. Na época, a operação levantou fortes indícios de que três dos envolvidos naquele evento,que haviam empreendido fuga, fazem parte do grupo criminoso. Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em endereços localizados nos municípios de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e Barracão. O delgado explica que, via de regra, eram utilizados veículos locados com fraude e não restituídos, tendo também sido constatada a utilização de carros furtados ou que possuíam restrições decretadas judicialmente.

Pela quinta vez consecutiva em pouco mais de 30 dias, a Polícia Militar prendeu um homem por tráfico de drogas na Vila Basso em São Miguel do Oeste. A nova prisão aconteceu neste domingo.A guarnição estava realizando rondas pela comunidade quando foi recebida a pedradas por um homem. Ele tentou fugir, mas foi detido pela PM. Com ele, foram encontrados 30 gramas de maconha e uma balança de precisão. O homem foi detido por tráfico, dano ao patrimônio público e por danificar uma residência na comunidade. No final de semana, a PM realizou mais duas prisões, uma por embriaguez ao volante e outra por violência doméstica.

A PM fez mais uma prisão por tráfico de drogas neste final de semana em São Miguel do Oeste. A guarnição estava empenhada na operação Hórus quando abordou uma motocicleta na Waldemar Rangrab. Durante a revista pessoal, os policiais localizaram nas roupas íntimas do homem, uma carteira de cigarros contendo sete buchas de cocaína. O homem estava com mil e 800 reais em dinheiro e é suspeito de estar realizando tráfico de drogas.

O entorpecente e a motocicleta foram apreendidas e o homem foi preso.

Também neste final de semana, a Polícia Militar prendeu um homem em flagrante por furto em um supermercado da cidade. Imagens do sistema de videomonitoramento da empresa mostram o suspeito colocando os produtos dentro de uma mochila. Ele foi abordado por funcionários da empresa que encontraram 10 quilos de carne e uma garrafa de Whisky dentro da mesma. A PM foi chamada e o homem foi conduzido para a delegacia de polícia. O suspeito tem várias passagens policial por crimes desse tipo.

Uma mulher foi detida pela Polícia Militar ao deixar uma criança de três de idade sozinha dentro de um carro por cerca de uma hora. A PM foi chamada por volta das 10 horas para verificar uma denúncia de que abandono de incapaz na rua Barão do Rio Branco. Ao chegar no local indicado, os policiais encontraram a criança sendo acalmada por algumas pessoas. Enquanto a guarnição estava fazendo o boletim de ocorrência, uma mulher chegou e disse que estava responsável por cuidar da criança enquanto os pais estavam trabalhando. Ela disse que estava em uma consulta e, como não tinha mais máscaras, deixou a criança dentro do carro. A mãe foi chamada e ficou com o menino de três anos. A mulher, que estava com a responsabilidade de cuidar da criança, foi detida e levada para a delegacia de polícia pelo crime de abandono de incapaz.

Um rapaz de 23 anos que sofreu um acidente de trabalho no município de Santa Helena permanece internado na UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. VINICIUS MENEGOTTO, morador de São Miguel do Oeste, estava trocando uma luminária na cidade quando uma descarga elétrica. Ele teve parada cardiorrespiratória e foi socorrido por uma equipe da saúde de Santa Helena. VINICIUS foi levado para o Hospital de Tunapolis e transferido para o Hospital Regional. O rapaz permanece internado na UTI do Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.