ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 14/07/2020

GLOBO EM FOCO – 14/07/20

-GOVERNO AMPLIA PRAZO PARA REDUÇÃO DE SALÁRIO E JORNADA DE TRABALHO

-EM NOVO DECRETO, GOVERNO ESTADUAL PROÍBE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS E EVENTOS

-SECRETÁRIO FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DE OBRAS EM ITAPIRANGA

-SÃO JOÃO DO OESTE TEM RESULTADO POSITIVO EM LICENÇAS AMBIENTAIS

-CEJA DE ITAPIRANGA ABRE INSCRIÇÕES PARA TURMAS EM CINCO MUNICÍPIOS

-PREFEITURA FARÁ LEILÃO ONLINE COM MAIS DE 800 ITENS

-MULHER É PRESA POR ABANDONAR CRIANÇA DENTRO DE VEÍCULO

-RAPAZ FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE NA REDE ELÉTRICA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Rússia anunciou que concluiu a primeira fase de testes de uma vacina contra a Covid-19 que começou a analisar no mês passado. O governo diz que os primeiros resultados foram satisfatórios e que, caso os testes continuem tendo bons resultados, a produção para imunização poderia começar já em setembro. O Ministério da Defesa do país diz que os 38 voluntários envolvidos na primeira fase de testes tiveram resposta imunológica com a vacina. Ainda são necessárias, entretanto, mais duas rodadas de testes: uma está prevista para 28 de julho e a outra, para 14 e 15 de agosto.

A Venezuela estendeu a proibição de voos comerciais devido à nova pandemia de coronavírus por mais 30 dias, até 12 de agosto, mantendo as restrições que começaram a ser aplicadas em março. A medida está enquadrada no "estado de alarme" declarado pelo governo venezuelano em 13 de março antes do novo coronavírus. Esse tipo de estado de emergência, que confere poderes especiais ao presidente socialista NICOLÁS MADURO e fornece uma base legal para uma quarentena em vigor desde março, também foi prorrogado na última sexta-feira por mais 30 dias.

O número de casos de Covid-19 no mundo chegou a 13 milhões nesta segunda-feira, segundo o monitoramento da Universidade Johns Hopkins. As mortes ultrapassam a marca de 570 mil. O número de recuperados é superior a 50 por cento e chega a mais de sete milhões e 200 mil pessoas que se curaram da doença. Estados Unidos e Brasil são os dois países a liderar os dois rankings, e também os locais onde os números continuam com maior crescimento. Segundo a OMS, apenas no domingo, os dois responderam por metade dos novos casos em todo o mundo.

O Ministério da Defesa informou nesta segunda-feira que encaminhará uma representação à Procuradoria-Geral da República contra o ministro do Supremo Tribunal Federal GILMAR MENDES. A medida foi anunciada por meio de nota e foi motivada pela declaração feita no último sábado pelo ministro do Supremo segundo qual o Exército se associou a um “genocídio” durante a pandemia do novo coronavírus. O vice-presidente HAMILTON MOURÃO também criticou a declaração do ministro GILMAR MENDES. Ele afirmou que o magistrado "ultrapassou o limite da crítica" e criou um "incidente" com o Ministério da Defesa.

O deputado federal PAULINHO DA FORÇA do partido Solidariedade é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral na manhã desta terça-feira. Os agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão em São Paulo e em Brasília, um deles no gabinete do parlamentar. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, as investigações apontam para indícios do recebimento, por parte do deputado, de "doações eleitorais não contabilizadas, de maneira dissimulada", durante as campanhas eleitorais dos anos de 2010 e 2012, no valor total de um milhão e 700 mil reais. Em nota, PAULINHO DA FORÇA disse que "desconhece os fatos apurados" e não recebeu uma cópia da decisão que autorizou as buscas no gabinete dele.

O governo federal editou decreto que amplia o prazo do programa que permite a redução de jornada e de salário e a suspensão de contratos de trabalho, medidas que foram anunciadas em meio à pandemia do novo coronavírus como forma de evitar uma perda maior de empregos. O decreto foi publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira. A medida provisória inicial, que foi sancionada no último dia seis e transformada em lei, previa a suspensão dos contratos de trabalho por até dois meses e a redução da jornada e de salários em até 70 por cento por até três meses. Com o decreto, tanto a redução da jornada e salários quanto a suspensão dos contratos passam a valer por 120 dias.


Uma iniciativa da Epagri, juntamente com Associação Catarinense de Supermercados, pretende estimular o consumo de produtos da agricultura familiar catarinense. Uma pesquisa da Epagri em 10 regiões do estado mapeou fornecedores, para a aproximação com as redes supermercadistas, para facilitar a chegada destes produtos aos consumidores catarinenses. O projeto pretende fortalecer a participação de pequenas empresas do estado, com a qualificação necessária - qualidade, preço e prazo - para oferecer produtos aos supermercados catarinenses, de forma regionalizada. Nessa primeira etapa foram mapeados 517 empreendimentos, em 13 categorias de produtos, que movimentará a economia nas 10 regiões de atuação da Acats.


As exportações da carne suína catarinense tiveram um aumento na quantidade enviada e no faturamento no primeiro semestre de 2020, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Agricultura divulgadas na tarde desta segunda-feira. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a quantidade exportada subiu 20 vírgula seis por cento e o faturamento, 38 virgula seis. Em números absolutos, o estado exportou no primeiro semestre deste ano 243 mil e 800 toneladas de carne suína, com faturamento de mais de 545 milhões de dólares. De acordo com a secretaria, esses são os maiores valores já registrados por Santa Catarina desde 1997, quando começou a ser feito o acompanhamento das exportações.

Um novo decreto com medidas de restrições para prevenção da transmissão do novo coronavírus foi feito nesta segunda-feira, anunciou o governo do estado. De acordo com o documento, ficam proibidos pelos próximos 14 dias eventos e competições esportivas organizados pela Fundação Catarinense de Esporte ou pela iniciativa privada. Também ficam suspensas atividades de cinemas, teatros, casas noturnas e museus. Além disso, foi proibida a realização de eventos, shows e outros espetáculos que gerem reunião de público. De acordo com o governador, a medida anunciada nesta segunda tem por objetivo achatar a curva de contágio no estado para evitar um colapso do sistema hospitalar. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva em Santa Catarina é de 71 vírgula sete por cento.

Municipalização das licenças ambientais tem resultado positivo em São João do Oeste. A liberação das licenças ambientais pelos municípios, por meio do Conder, iniciou em janeiro deste ano com o objetivo de agilizar o processo que por muitas vezes era moroso pelo Instituto do Meio Ambiente, o IMA. O diretor de movimento econômico e secretário de Agricultura de São João do Oeste, ROBERTO RAMBO, explica que após o pagamento da taxa os técnicos do Conder vêm ao município para vistoriar os empreendimentos que buscam a liberação da licença, e com a emissão do parecer técnico, o município emite a licença. Ele cita que neste período de meio ano foram emitidas 12 licenças ambientais de renovação para operação nas atividades de suinocultura e avicultura, uma licença ambiental prévia e uma licença ambiental de instalação para a indústria de cervejaria.

O secretário de Agricultura de São João do Oeste destaca também a emissão de cinco autorizações ambientais para estabelecimentos e a emissão de duas infrações ambientais na área da suinocultura. Uma infração foi emitida pelo responsável deixar vencer a licença ambiental de operação e outra infração foi para o proprietário de um chiqueiro novo que alojou antes da emissão da licença ambiental de operação. Outros quatro empreendimentos aguardam a vistoria técnica do Conder, para posterior liberação da licença. ROBERTO RAMBO avalia que a municipalização do serviço tem agindo seus objetivos, pois em cerca de 60 dias a licença já é emitida. Ele lembra que hoje todo o processo é digital, inclusive a emissão das taxas que são específicas para cada estabelecimento, não sendo necessária a impressão de documentos.

Prefeitura de Itapiranga entrega ordem de serviço para construção de ponte. A empresa vencedora da licitação está autorizada a iniciar as obras de concretagem da pista de rolamento da ponte baixa sobre o Rio Macaco Branco, na comunidade de Maria Goretti. O prefeito JORGE WELTER lembra que parte da travessia de madeira foi levada pela força das águas na enxurrada registrada no mês de junho. O prefeito salienta que a obra terá investimento de 178 mil reais. O município recebeu emenda parlamentar do deputado estadual MAURO DE NADAL de 107 mil reais. Ainda terá contrapartida do município de aproximadamente 71 mil reais.

Secretário faz avaliação positiva de obras em Itapiranga. Chuva atrasou alguns trabalhos na semana passada. Ontem teve inicio a escavação para estação elevatória da rede de esgoto na Avenida Uruguai. Conforme o secretário de Administração, Obras e Serviços Urbanos, JOSÉ GILVANE LAUER, a revitalização exige paciência pela complexidade das obras e transtornos que proporcionam. Salienta que 30 por cento do investimento será no subsolo com redes de esgoto e água, além do escoamento da água da chuva. LAUER lembra que a Avenida Uruguai registra seguidos problemas com rede de esgoto e também com a água pluvial. De acordo com o secretário, a escavação atingiu sete metros de profundidade para travessia da canalização nas duas pistas.

Pavimentações serão entregues no prazo previsto. A garantia é do secretário de Administração, Obras e Serviços Urbanos de Itapiranga, JOSÉ GILVANE LAUER. Ele cita ainda pavimentações na rua Primeiro de Janeiro, no bairro Santa Tereza Alto, rua Valentin Link, no Bairro das Flores e ainda a pavimentação da Estrada Beira Rio, no trecho do trevo nas proximidades da Uceff até o CTG Portão do Oeste. LAUER destaca que serão sete obras em andamento com recursos de emendas parlamentares, financiamento via Caixa Econômica Federal e dinheiro do município. O secretário reforça que o cronograma está mantido, embora reconheça transtornos causados pelo mau tempo.

Equipe multiprofissional complementa atendimento de usuários dos quatro municípios atendidos pelo CAPS de Mondaí. Conforme a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Mondaí, NATALIA DA SILVA, a equipe que faz o atendimento aos pacientes de Mondaí, Riqueza, Iporã do Oeste e São João do Oeste é composta por profissionais de várias áreas. NATÁLIA destaca que a equipe possui assistente social com carga horária de 20 horas, psicóloga com 40 horas, médica que atua por oito horas semanais nas terças e quintas-feiras a tarde, o psiquiatra que atende uma vez ao mês, além da própria coordenadora que também é enfermeira. O trabalho também é feito com auxílio de serviços gerais, artesãs e dois estagiários de psicologia e enfermagem. A coordenadora cita que o atendimento contempla vários fatores, como a doença em si do paciente, mas também a medicação, o que causa o problema, dificuldades, consequências e preocupações.

Mesmo durante a pandemia, a coordenadora destaca que o Centro de Atenção Psicossocial de Mondaí optou por manter o atendimento aos pacientes, mas de forma individual. NATALIA DA SILVA comenta que o CAPS sentiu esta necessidade pela demanda que é apresentada pelos usuários, mas adotando os devidos cuidados como higienização das salas após cada atendimento agendado e o uso de máscaras e álcool 70. Médica, psiquiatra, assistente social e psicóloga atendem os pacientes para reavaliação ou troca de medicamento. A coordenadora ressalta que para se manter o centro recebe recursos do governo do estado e um repasse do município de Riqueza, que foi o último a aderir ao CAPS em 2017. Quando criado em 2011, Mondaí não possuía 20 mil habitantes como era exigência para implantação de um Centro de Atenção Psicossocial, por isso o atendimento foi estendido para municípios vizinhos.

CEJA abre matrículas em cinco municípios. A mobilização é para garantir formação de turmas para o segundo semestre. Conforme a diretora do CEJA de Itapiranga, LAERTE STULP, as pessoas com interesse em completarem o ensino fundamental ou médio, possuem opção de enviarem o histórico escolar por e-mail e marcar data para assinatura da matricula. A regional abrange Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Santa Helena e Iporã do Oeste. A diretora chama atenção que ontem foi realizado trabalho de plantão especial das 14 horas às 20 horas. Este atendimento será repetido no dia 20. Os alunos interessados devem apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e histórico escolar. LAERTE observa que as vagas estão disponíveis em todas as unidades do Ceja. Destaca que é preciso respeitar o limite de idade para frequentar ensino fundamental e médio. Já os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Centro de Educação de Jovens e Adultos segue com grande demanda. Alunos fazem parte de diferentes faixas etárias e com argumentos variáveis para optarem por esta modalidade de ensino. Conforme a diretora a procura ainda é grande de pessoas que buscam e certificado por exigência do emprego ou realização de outros curso. LAERTE STULP afirma que boa parte dos alunos buscam o CEJA por necessidade, pois precisam atender exigências do mercado de trabalho. A Educação de Jovens e Adultos mantém orientação aos estudantes e cobra disciplina para atingir as metas que são estabelecidas. LAERTE afirma que todos os alunos seguem as normas de uma escola regular e precisam cumprir com as exigências de notas e frequência. No momento os estudantes do CEJA seguem o sistema de ensino a distância com opções de receberem os conteúdos pelo WhatsApp ou retirarem apostilas nas unidades.

CEJA registra baixa desistência de alunos. A diretora LAERTE STULP diz que é opção de estudo para quem tem jornada de trabalho, pois oferece uma carga horária diferencia, podendo ser apenas uma ou duas noites por semana. Salienta que alunos que estão fora da faixa etária no ensino regular ou não consegue identificação com a turma encontram motivação no CEJA e apresentam bom rendimento. No momento apenas Tunápolis, não possui turma, porém alunos do município frequentam aula em Santa Helena. São João do Oeste tem núcleo ativo em Cristo Rei. Já Iporã do Oeste possui turmas na cidade e em linha Esperança. Na sede, em Itapiranga são turmas do ensino fundamental e médio em dois turnos, além do curso de língua portuguesa para estrangeiros. LAETER STULP informa que ao total são 175 alunos.

Prefeitura de Itapiranga terá leilão de 800 itens do patrimônio público. O leilão foi organizado em 49 lotes que devem render no mínimo 134 mil reais. Conforme o diretor de património da prefeitura, são aproximadamente 800 itens, porém com grande quantidade de objetos de pouco valor. OSMAR MULLER destaca que estão incluindo móveis de três escolas e outros materiais descartáveis que precisam ser leiloados. Recentemente foram desativadas as escolas das comunidade de Aparecida e Presidente Becker. Já linha Santo Antônio recebeu nova escola incluindo carteiras e cadeiras, tornando as antigas sem uso por parte do município. Também fazem parte do leitão materiais de informáticas e diversos bens de pequeno valor que precisam ser leiloados para serem retirados do patrimônio do município.

OSMAR MULLER também cita leilão de retroescavadeira, quatro veículos de passeio, duas vans que eram utilizadas pelas secretaria de Saúde, duas caçambas de caminhão, prancha em condições de transporte de máquinas e três distribuidores de esterco liquido. O diretor de patrimônio observa que as pessoas interessadas devem fazer cadastro com um dia de antecedência. O leilão online já está disponível com fotos dos 49 lotes de bens públicos inservíveis colocados à venda. Os lances serão permitidos no dia 23 de julho, a partir das nove horas. OSMAR MULLER explica os bens públicos foram avaliados por uma comissão aprovada pela câmara de vereadores. O leilão online está disponível para qualquer pessoa física ou jurídica, exceto funcionários. O diretor ressalta que a venda cumpre todos os requisitos com vistoria de uma comissão de vereadores e retorno do dinheiro arrecadado aos cofres do município.

Veículo com cinco ocupantes sai da pista na BR 163. O acidente de trânsito envolvendo veículo do Rio Grande do Sul, foi registrado ontem, na BR163, em linha São Francisco, em Guarujá do Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi uma saída de pista de um Honda Civic, placas de Gravataí, Rio Grande do Sul. No veículo estavam cinco pessoas, que relataram que estavam visitando parentes na cidade de Santo Antônio do Sudoeste no Paraná. Todos os ocupantes do veículo residem no município de Alvorada Rio Grande do Sul. Os Bombeiros encontraram o veículo caído em um barranco, de aproximadamente três metros. Os ocupantes do veículo estavam fora do carro, com ferimentos leves e dores no corpo. Todos foram atendidos e conduzidos ao Hospital de São José do Cedro.

Polícia Federal deflagra operação que combate contrabando na fronteira. A Polícia Federal de Dionísio Cerqueira deflagrou hoje, com apoio da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal, duas ações de combate ao contrabando e descaminho de produtos estrangeiros na fronteira com a Argentina. De acordo com o delegado DANIEL RESCHKE, na primeira ação se está dando cumprimento a dois mandados de prisão preventiva e a nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo Federal de Chapecó/SC. Além de medida de sequestro de automóveis, contra integrantes de um grupo criminoso que atua na fronteira praticando o contrabando de camarão e o descaminho de vinhos argentinos, dentre outros produtos. Um dos locais de busca é uma oficina mecânica que é utilizada pelo grupo para a manutenção dos veículos utilizados na prática criminosa.

Integrantes de contrabandistas eram investigados desde janeiro. Conforme o delegado DANIEL RESCHKE, na segunda ação estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um de sequestro de automóvel expedidos pelo Juízo da terceira Vara Federal em Foz do Iguaçu, na continuidade de investigação iniciada em 31 de janeiro desse ano, quando policiais militares de Barracão e Dionísio Cerqueira localizaram um depósito de camarão congelado e vinhos argentinos na área urbana de Barracão. Na época levantou fortes indícios de que três dos envolvidos naquele evento,que haviam empreendido fuga, fazem parte do grupo criminoso acima referido. Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em endereços localizados nos municípios de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e Barracão. O delgado explica que, via de regra, eram utilizados veículos locados com fraude e não restituídos, tendo também sido constatada a utilização de carros furtados ou que possuíam restrições decretadas judicialmente.

Policias eram monitoradas por rádio. Segundo o delegado da PF, DANIEL RESCHKE, em muitos desses veículos foi constatada a utilização de placas falsas e a instalação de rádios transceptores, utilizados tanto para acompanhar as comunicações das forças policiais como para comunicação entre os integrantes do grupo durante as empreitadas criminosas, nas quais costumavam ser utilizados como batedores. No período abrangido pela investigação, em diversas ocorrências atendidas pelas forças policiais, foram apreendidos, com apoio da Receita Federal, 19 veículos, 850 caixas de vinho e grandes quantidades de camarão, desodorantes, cigarros e papel seda. Os integrantes da organização criminosa são investigados pelos crimes de descaminho, contrabando, receptação, uso de documento falso e associação criminosa, além de crime de telecomunicações.

Homem é preso por ameaçar queimar a irmã com gasolina. Por volta das 15 horas de ontem, a central de emergências de Dionísio Cerqueira recebeu informação de que um homem teria despejado combustível em frente à casa de sua irmã e ameaçado atear fogo com ela dentro em Dionísio Cerqueira, no Bairro União. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e deslocou ao local, onde encontrou o homem de 22 anos. Foi dada voz de prisão, porém ele apresentou resistência e ainda, desacatou os policiais, sendo necessário uso de força para contê-lo. Depois de imobilizado e algemado, foi entregue na central de flagrantes.

Mulher é presa por abandonar criança dentro de veículo. O fato foi registrado pela PM ainda na manhã da última sexta-feira na Rua Barão do Rio Branco no centro de SMOeste. Quando a guarnição da PM chegou no local uma pessoa relatou que viu a criança dentro do carro chorando por cerca de uma hora, e que ficou esperando mas como ninguém apareceu para acalmar o menor, acionou aPolícia Militar. Enquanto a PM estava fazendo o boletim de ocorrência uma mulher chegou ao local e disse que era responsável por cuidar da criança enquanto os pais estavam trabalhando. A mulher relatou ainda que estava em uma consulta e não levou a criança junto pois não tinha mascará, mas que demorou mais que o previsto. A mãe compareceu no local para buscar a criança, e a responsável por cuidar do menino de três anos foi presa pelo crime de abandono de incapaz.

Adolescente é apreendido com drogas após jogar pedras contra viatura da polícia. A ocorrência foi atendida por volta das 20 horas do sábado na Rua Celeste Alves da Silva em SMOeste. A Polícia Militar em rondas abordou dois homens, que após serem liberados jogaram pedras em direção a guarnição. Algumas pedras atingiram a lataria da viatura e também atingido uma policial em seu braço direito. Mais três viaturas compareceram no local, sendo realizado um cerco, e mesmo assim as pedras continuavam sendo jogadas contra as viaturas. Em buscas na mata foi preso um adolescente, o qual estava com maconha no bolso, uma balança de precisão, e vinte reais em dinheiro. No local casas foram danificadas com as pedradas. O adolescente, de 17 anos, já tem passagem por tráfico de drogas. A Polícia Militar flagrou nos últimos meses diversas vezes tráfico no mesmo local, e em uma das ocorrências aproximadamente 800 comprimidos de ectasy foram apreendidos.

Rapaz fica gravemente ferido em acidente na rede elétrica. VINICIUS MENEGOTTO, 23 anos, morador de São Miguel do Oeste, está internado na UTI do Hospital Regional. O rapaz estava trocando uma luminária na cidade de Santa Helena, na tarde desta segunda-feira, quando sofreu o acidente de trabalho. Segundo socorrista do SAMU e motorista da Saúde em Santa Helena, MARCIANO ALMEIDA, ele e sua colega SIMONE MAZZARDO, que é técnica de enfermagem, flagram a situação e realizaram a reanimação no rapaz, que estava em parada cardiorrespiratória. Vinicius ficou grudado na rede de alta tensão e precisou ser retirado do local por um colega. Após fazer os primeiros procedimentos, ele foi conduzido ao Hospital de Tunápolis e após atendimento inicial o SAMU fez a condução da vítima ao Hospital Regional. Seu estado de saúde é grave.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.