ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 14/06/2019

-SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL CONFIRMA CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA
-MAIS DE 20 CIDADES DO ESTADO TEM ATOS CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
-PACIENTE ACAMADO REENCONTRA FAMILIARES APÓS 17 ANOS
-EPAGRI OFERECE OFICINAS SOBRE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E ITENS DE LIMPEZA
-COMISSÃO CONTABILIZA VENDA DE 2.200 INGRESSOS PARA SHOWS DA EXPO CEDRO
-COMUNIDADE RURAIS SÃO ATENDIDAS COM REDE DE ENERGIA TRIFÁSICA
-GUARACIABA FOMENTA AÇÕES PARA AUMENTAR A GERAÇÃO DE IMPOSTOS
-POSSIBILIDADE DE FUSÃO DE PEQUENOS MUNICÍPIOS MOBILIZA LIDERANÇAS EM AUDIÊNCIA
-VEÍCULO RECÉM-COMPRADOS É DESTRUÍDO POR INCÊNDIO
-SAÍDA DE PISTA DEIXA MOTORISTA LEVEMENTE FERIDA EM SJCEDRO

O tempo é estável com sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O presidente do Irã, HASSAN ROUHANI, afirmou nesta sexta-feira que as ações dos Estados Unidos ameaçam a estabilidade do Oriente Médio. A declaração foi feita durante um encontro na capital do Quirguistão, com líderes da Índia, China e Rússia, incluindo o presidente russo, VLADIMIR PUTIN. Os americanos acusam o Irã de ser responsável pelos danos causados a dois navios petroleiros no Golfo de Omã nesta quinta-feira. O país persa nega qualquer conexão com o ocorrido.

O ministro da Saúde do Reino Unido, MATT HANCOCK, anunciou nesta sexta-feira, no Twitter, que desistiu de concorrer ao cargo de primeiro-ministro do país. HANCOCK estava entre os sete candidatos classificados para a próxima rodada de votações que irão determinar quem vai substituir a atual premiê, THERESA MAY. Quem lidera o partido também ocupa, consequentemente, o cargo de premiê, porque o Partido Conservador ocupa a maioria na Câmara dos Comuns. O ministro defendia a permanência do país na União Europeia, mas atualmente prefere a saída com um acordo.

Longas filas de imigrantes venezuelanos se formam nesta quinta-feira na fronteira entre Equador e Colômbia com pessoas que tentam chegar ao Peru. Autoridades equatorianas e colombianas afirmaram que o fluxo aumentou nas últimas horas por dois motivos principais: o presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, decidiu abrir a fronteira com a Colômbia neste fim de semana e entrará em vigor à meia-noite de sábado a exigência de visto para entrar em território peruano. Os venezuelanos querem aproveitar a abertura para deixar o país enquanto o visto não é exigido.

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal de enquadrar a homofobia e a transfobia no racismo, o Brasil se tornou o quadragésimo terceiro país a criminalizar as práticas. O julgamento sobre o caso começou em fevereiro e foi concluído nesta quinta-feira. Dos 11 ministros, oito votaram a favor da criminalização. Outros três, contra. Ao todo, foram seis sessões destinadas à análise do tema. Conforme a decisão do STF, "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito" em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime com pena de um a três anos, além de multa.

Aliados do presidente JAIR BOLSONARO afirmaram nesta quinta-feira que tentarão, no plenário da Câmara, reintroduzir itens retirados pelo relator da reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA. O parecer do relator foi apresentado mais cedo, nesta quinta, à comissão especial da Câmara. A expectativa é que o texto, que modificou a proposta do governo, seja votado no próximo dia 25. Entre outros pontos, SAMUEL MOREIRA retirou o regime de capitalização, as mudanças na aposentadoria rural, os servidores estaduais e municipais e as mudanças no Benefício de Prestação Continuada. O relator manteve, entre outros pontos, a idade mínima de aposentadoria para homens aos 65 anos e mulheres aos 62 anos.

O presidente JAIR BOLSONARO demitiu nesta quinta-feira o ministro SANTOS CRUZ, da Secretaria de Governo. É a primeira baixa de um militar integrante do governo. O presidente já escolheu o sucessor: é o general LUIZ EDUARDO RAMOS BAPTISTA PEREIRA, comandante militar do Sudeste. Em carta à imprensa divulgada no fim do dia, SANTOS CRUZ confirmou a demissão, dizendo que deixava o governo "por decisão do Excelentíssimo Presidente JAIR MESSIAS BOLSONARO". Segundo fontes do Palácio do Planalto, a demissão de SANTOS CRUZ não abala o grupo militar que integra a equipe ministerial.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trocou de comandante-geral nesta quinta-feira. O coronel CHARLES ALEXANDRE VIEIRA assumiu o cargo em lugar do também coronel EDUPÉRCIO PRATTS, que estava na função desde fevereiro e havia pedido em maio para ir para a reserva. A cerimônia de passagem ocorreu no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis, e teve a presença do governador CARLOS MOISÉS. O coronel CHARLES ALEXANDRE VIEIRA é oficial há 25 anos e atuava como subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Santa Catarina registra 987 casos confirmados de dengue e duas cidades estão em situação de epidemia, conforme o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. Agora, Porto Belo também foi considerada com a epidemia. Itapema é a cidade de maior infestação do estado, com 428 casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. O índice é de 676,7 casos por 100 mil habitantes. Já Porto Belo registrou 65 casos, com índice de 312 casos por 100 mil habitantes. O estado está com 19 mil 415 focos do mosquito em 183 municípios.

A Receita Federal realiza nesta sexta-feira uma operação de combate ao contrabando no Centro de Triagem dos Correios, que fica em São José, na Grande Florianópolis. Durante a manhã, drogas foram encontradas entre as mercadorias. Agentes fiscalizam mercadorias suspeitas que chegaram do exterior para verificar se possuem documentação, em especial a nota fiscal. Entre os produtos analisados, com o apoio do Canil da polícia, foi encontrada uma caixa com um pacote de maconha. Cerca de 80 mercadorias foram retidas pela Receita Federal e passaram por fiscalização.

Oficina de Percussão do Cras é trabalhada com jeito diferente. A coordenadora do centro em SJCedro, GABRIELA TOIGO explica que a atividade ocorreu na quarta-feira envolvendo crianças e adolescentes que já participam das aulas. Ela comenta que a ideia é sempre inovar para que os participantes tenham estímulos. Na oportunidade além das abordagens e aulas instrumentais foram confeccionados acessórios de vestimentas. Tudo aconteceu por iniciativa dos próprios educandos. Ela salienta que os alunos trabalharam um pouco sobre cortecostura e confeccionaram fantasias de acordo com a personalidade. Esta oficina se apresenta em três módulos, sendo a primeira etapa de contato com o material de confecção, a segunda parte voltada à criação da peça ou acessório e terceira a amostra do produto final quando cada um teve oportunidade de falar sobre a ideia. A oficina é acompanhada pelo Educador Social VALDEMAR LOURENÇO e pelo monitor social GIOVANE JUSTEN.

Pioneiro de Anchieta morre aos 89 anos. ANGELINO CANCI, pai do prefeito IVAN CANCI faleceu na manhã desta sexta-feira. Seu ANGELO, como era chamado, foi um dos pioneiros no município atuando como liderança por mais de 40 anos em vários segmentos. Ele atuou na sindical dos trabalhadores rurais, nas comunidades eclesiais de base na igreja, como agente de pastorais, catequista e como ministro. CANCI é autor de livros e poesias sobre as experiências vividas em sua trajetória e sobre aspectos históricos do município de Anchieta. O velório acontece na Capela Mortuária, próximo da Igreja Matriz Santa Lúcia até amanhã, as às 7 horas. A celebração de despedida será realizada na igreja da comunidade São Roque às nove e meia da manhã, seguida do sepultamento. A Rádio Cedro

Paciente acamado em Dionísio Cerqueira reencontra família após 17 anos sem contato. PEDRO CARDOSO LENTES reencontrou sua família após 17 anos sem contato com uma das filhas e pelo menos uma década com os demais. O senhor de 64 anos sofreu um AVC no sábado e chamou a atenção por não ter nenhum acompanhante. A assistente social, IARA GNOATTO, iniciou o trabalho de busca dos familiares, localizando sua atual companheira que não sabia do paradeiro de PEDRO, já que o mesmo foi encontrado na rua após passar mal. Após a chegada dela, iniciaram as tentativas de contato com as filhas do paciente devido ao estado grave que se encontrava e queria vê-las. A busca foi feita em redes sociais com nomes relatados pelo paciente que estava confuso por causa do quadro.As filhas foram encontradas em Francisco Beltrão e nesta quarta-feira foi o reencontro. ARIANE viu o pai pela última vez quando tinha 8 anos, há 17 anos.A outra filha, VIVIANE, apresentou seus filhos LUIS HENRIQUE e LAURA que não conheciam o avô.

Epagri disponibiliza curtos e oficinas para agricultores de SJCedro. A extensionista social REJANE RIGO lembra que junto ao trabalho de assistência técnica e programas do Estado, a Epagri também repassa informações e métodos de ensino através de pequenos cursos e oficinas geralmente direcionados às mulheres e jovens do campo. Um dos temas mais procurados é relativo a produção de produtos de padaria e confeitados. Como a região possui um grande volume de leite outro foco é o processamento do produto para transformação em derivados como queijo, nata, manteiga, iogurte, dentre outros. Ela salienta que a intenção é o aproveitamento integral dos itens SONORA 1. REJANE informa que os interessados podem buscar o escritório para solicitar oficinas. A próxima já agendada ocorre no dia 26 deste mês sobre plantas medicinais no horto implantado em São Vendelino. Nesta etapa o estudo engloba o tratamento natural de doenças pulmonares e resfriados. Mariflor e Padre Réus também tem reuniões sobre o mesmo assunto. Na linha Santo Isidoro o mini-curso será sobre a produção de produtos de limpeza e higiene.

Guarujá do Sul realiza curso de compotas doces, salgados e geleias. A secretaria de Assistência Social e CRAS, e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou nesta semana o curso de produção de alimentos no centro dos Idosos. A vice-prefeita, ADELISE DE OLIVEIRA, destaca o objetivo do curso é contribuir na formação e qualificação dos participantes buscando desenvolver maiores habilidades com relação aos métodos de conservação e manipulação de alimentos. Ela comenta que o grupo aprendeu técnicas e boas práticas de higiene proporcionando maior aproveitamento de frutas e hortaliças com a preparação de conservas caseiras.

Os atos incluídos na greve geral de hoje vão além da reforma da previdência. A garantia é do presidente do Sintraf de SJCedro e Princesa, ARNÉLIO NADIM. Ele afirma que a concentração do sindicatos ocorre hoje no salão paroquial de Dionísio Cerqueira com caminhadas. O presidente revela que além da contrariedade ao projeto atual da reforma da previdência, os grevistas reivindicam flexibilização nas normativas do leite, repasse de verbas para educação e melhorias nas rodovias da região. NADIM destaca que como os atos servem para chamar atenção do governo, as pautas pontuais como a BR-163 e precariedade das rodovias estaduais também estão na pauta. O presidente do Sintraf de Dionísio Cerqueira, JONAS ANSOLIN também conversou com a Rádio Cedro e falou sobre a programação que iniciou as 9 horas com várias abordagens. Ele revela que a presença maciça de agricultores familiares, professores e estudantes. Ele sugere que as pessoas não vinculem a greve aos partidos políticos e sim ao direito das classes que serão atingidas.

Venda de ingressos para shows da Expo Cedro 2019 tem superado as expectativas. A opinião é do presidente da Comissão Central Organizadora, FERNANDO WILL. De acordo com ele, a movimentação nos pontos de venda dos ingressos para os shows da feira é grande e há também um ponto móvel no posto Avenida para facilitar o acesso. WILL disse que até esta quarta-feira, mais de 2.200 ingressos para o show de FERNANDO e SOROCABA no dia 26 de julho e para as atrações nacionais de sábado com FRED e GUSTAVO. A prioridade inicial foi para que a população cedrense comprasse os ingressos com preços mais atrativos. O valor arrecadado até o momento com a venda passa de 109 mil reais. A expectativa é que haja ainda mais procura no mês que vem, nos dias que antecedem a feira. A partir de um percentual de venda, o retorno financeiro voltará para os cofres do município. O custo das atrações foi 160 mil reais.

Trabalhos das comissões da Expo Cedro se concentram na infraestrutura do parque de exposições. O presidente FERNANDO WILL afirma que há uma série de servidores da secretaria de obras, do Semae e de uma empreiteira diariamente no local. O objetivo é concluir a edificação do novo galpão, nos canteiros, limpeza, paisagismo e decoração do local. Também já foi instalada a internet necessária para o período que antecede a feira e para uso durante os três dias. Ele comenta que os visitantes perceberão algumas mudanças no evento quanto a localização dos espaços que serão modificados. Quanto a venda dos stands internos FERNANDO afirma que já foram todas concluídas. Já na parte interna vagou um terreno que poderá ser comercializado nesta semana. A arrecadação com a venda corresponde a cerca de 116 mil reais em relação aos 69 estandes internos e 37 externos.

Programa Celesc Rural chega ao Extremo Oeste. O gerente regional da empresa, JOSÉ VOLKWEIS afirmou que o objetivo é ampliar a oferta de energia elétrica aos agricultores. Ele explicou que a proposta é substituir a rede atual que é monofásica pela trifásica. A troca do sistema melhora a qualidade da energia que chega as propriedades rurais. Outra ação do programa é a substituição dos cabos condutores de energia. O gerente afirma que os atuais cabos condutores de energia elétrica usados na rede da Celesc são sensíveis e a troca vai ampliar a segurança do abastecimento de energia no meio rural. ZECA justifica que o atual sistema é sem isolação e por isso fica mais suscetível as quedas. Qualquer vegetação ou animais que encosta nos fios gera a interrupção no fornecimento de energia. Como os problemas gerados por quedas de galhos e arvores na rede são bastante comum, os novos materiais trarão segurança.

A ideia da Celesc é construir cerca de 80 quilômetros de rede trifásica nos municípios da região Extremo Oeste entre 2019 e 2020. A afirmação é do gerente regional da Celesc, JOSÉ VOLKWEIS. Segundo ele, nesta primeira etapa já licitada a quantidade vai abranger quatro quilômetros na linha Esperança e mais cinco na linha Santo Antonio, em São José do Cedro. Também prevê quatro quilômetros na linha Araça e cinco na linha São Marcos em Anchieta. Cita os 3,5 km na linha São Vicente em Guaraciaba. A Celesc informou que a seleção das localidades por onde passa o traçado da rede trifásica é realizada a partir de análise técnica que considera a necessidade de um sistema elétrico com mais qualidade para o fomento da produção. A partir da construção da rede, os interessados em ter o sistema trifásico deverão solicitar a instalação do transformador novo e da rede de baixa tensão entre a nova rede e sua propriedade. O gerente comentou que o obra já está em fase de licitação e deve começar em breve. Em outubro deve ocorrer a segunda etapa.

Deinfra será extinto e regionais terão nova estrutura. A informação é do superintendente, JANIO SCHREINER. De acordo com ele, com a extinção o departamento será incorporado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e passara a ter a denominação de Coordenadoria Regional da Infraestrutura. Segundo o superintendente, o governo do estado está fazendo alterações com objetivo de agilizar os serviços de manutenção das rodovias estaduais. JANIO deve continuar na coordenação e anuncia como prioridade a recuperação de vários trechos já mapeados no ano passado. Ele considera que algumas delas não comportam mais serviços de tapa buracos e necessitam de investimento maior. Está prevista também a realização de concurso público para contratação de engenheiros. A Secretaria de Estado da Infraestrutura vai contratar 50 profissionais e dois serão destinados para a região. Os engenheiros com atuação na regional iniciam no dia 18 de junho. SCHREINER diz que atualmente o órgão tem deficiência de funcionários que acaba afetando a prestação de serviços. A regional abrange 40 municípios com limites em Dionísio Cerqueira, São Lourenço, Águas de Chapecó e Itapiranga. São aproximadamente 700 quilômetros de rodovias estaduais.

O processo de municipalização dos serviços ambientais no Extremo Oeste foi discutido ontem na assembleia geral do Conder. O Consórcio vai assumir a responsabilidade pela emissão de licenças ambientais de menor impacto em nome das prefeituras. Durante o encontro o prefeito de Benedito Novo e presidente do consórcio do Médio Vale, JEAN GRUNDMAN, explicou como os municípios da região trabalham com esse sistema. O prefeito de SJCedro PLINIO DE CASTRO participou e explicou que a entidade está encaminhando a parte legal e documental para assumir os serviços de análise e emissão das licenças ambientais, desafogando o volume de trabalho na regional do IMA. Lembrou que há algum tempo o SJCedro vinha manifestando a vontade de assumir os Licenciamentos através da criação de uma fundação municipal.PLINIO citou a construção de uma empresa particular, que está parada há 1 ano e cinco meses, pois o empresário ainda não conseguiu a sua liberação apesar de a construção não está em área de APP. Ele elencou outras situações que geram desgaste e travam o desenvolvimento como o próprio parque industrial três que só teve a liberação neste ano.

Guaraciaba fomenta ações para incrementar o movimento econômico. O vice-prefeito VANDECIR DOGIRON lembra que a prefeitura oferece programas conforme houver recursos e os principais repasses vêm de impostos. Ele explica que por isso a parceria dos agricultores, empresas e dos próprios consumidores é fundamental. O vice-prefeito revela que nos últimos anos houve uma série de campanhas de incentivo a emissão das notas fiscais e do bloco do produtor. Neste período a emissão de notas da agricultura era baixa e a equipe percebeu que havia dúvidas. Os agricultores pensavam que a emissão gerava taxas e também não tinham conhecimento sobre o retorno dos impostos para reinvestimentos. VANDECIR exemplifica que há mercadorias que necessitam das notas para o transporte e revenda com a cobrança maior, mas no caso do leite havia sonegação. Ele acredita que a conscientização através de palestras e reuniões ajudou. Houve aumento de 20 por cento do movimento econômico de 2017, analisado no ano passado, cujos reflexos estão vindo agora.

Movimento econômico anual de Guaraciaba subiu de 340 para mais de 480 milhões. O vice-prefeito VANDECIR DORIGON comenta que o desempenho fez o município subir no ranking de comparação na região, se tornando o quarto maior movimento econômico da Ameosc. Ele explica que o estado fica com 75 por cento do total arrecadado com o imposto. Dos 25 por cento restantes, uma parte é dividida igualmente entre todas as prefeituras, e a outra é rateada de acordo com o movimento econômico dos municípios. Por isso, a intenção é continuar incentivando o desenvolvimento através de ações públicas como: a parceria em terraplenagens, oferta de equipamentos subsidiados para construção de galpões e estruturas de confinamento, dentre outras iniciativas que abrangem ainda o setor de indústria e comércio. As empresas recebem incentivos dentro da Lei. DORIGON afirma que com o incremento verificado em 2017 o aumento no repasse relativo a movimentação foi de 2,7 por cento, equivalente a 250 mil reais.

Fusão de municípios com menos de cinco mil habitantes é tema de audiência pública. Lideranças da região participam do encontro que iniciou as 9 horas da manhã no centro cultural, em Cunha Porã. O evento reúne representantes dos pequenos municípios do Extremo Oeste, entre eles, de Princesa, Barra Bonita, Belmonte, Paraíso, Bandeirante, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e vários outros. O presidente da câmara de Princesa LEANDRO SCHEIN lembra que o projeto de Lei Complementar proposto pelo Tribunal de Contas trata de criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, ou seja, propõe a extinção dos municípios sem capacidade econômica. Ele afirma que o tema é polêmico e o objetivo é que ocorra uma espécie de plebiscito para que a população se manifeste. LEANDRINHO considera um retrocesso a possibilidade que apesar de remota, poderia ocorrer por pressão de interessados em esferas superiores. Ele sugere que os municípios que não tem viabilidade econômica em se manter voltem a ser incorporados ou comprovem a sustentação. Mas garante que no caso de Princesa a ideia é fora de cogitação devido ao desenvolvimento que emancipação trouxe junto com obras, emprego e serviços públicos.

PM recupera celular furtado de residência. Por volta das 22 horas de ontem a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto e recuperação de objeto furtado na rua Padre Aurélio Canzi, no bairro São Sebastião em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada após atender uma ocorrência de furto de celular, o qual estava no interior de uma residência e a proprietária estava nos fundos da casa no momento do furto. Foram recebidas informações do possível autor do fato, e em buscas foi recuperado o celular furtado. A guarnição pediu para a Central Regional de Emergência ligar para o número e ouviu o aparelho chamando em um terreno próximo a residência do suposto autor do fato. O celular foi devolvido a proprietária.

Uma mulher ficou levemente ferida em uma colisão lateral na manhã desta quinta-feira na SC-163 em São Miguel do Oeste. O acidente envolveu dois veículos Gol emplacados em Descanso e Tunápolis. A colisão aconteceu por volta das oito horas em frente ao Parque de Exposições Rineu Gransotto. Policiais militares e o Corpo de Bombeiros foram mobilizados para atender a ocorrência. De acordo com a condutora do Gol de Descanso, ela teve a lateral direita atingida pelo outro veículo que estaria parado no acostamento. A motorista do carro de Tunápolis não teria percebido a aproximação do automóvel e invadiu a pista, ocasionando a colisão. As duas motoristas tiveram ferimentos leves.

Incêndio destrói veículo no Bairro Santa Rita. Um incêndio destruiu um veículo na noite desta quinta-feira, na Rua Hercílio Luz, em São Miguel do Oeste. O proprietário, de 27 anos, informou que há cerca de dois dias o Escort, apresentava problemas para dar a partida. Ele tentou fazer o veículo pegar no tranco, mas sem sucesso. Ainda conforme o motorista, ele acionou um mecânico para avaliar o automóvel. Quando o profissional abriu o capô e pediu para girar a chave na ignição, houve uma espécie de explosão no compartimento do motor iniciando as chamas que rapidamente se alastraram. Toda a parte interna foi consumida pelo fogo. Conforme o proprietário, o veículo estava em sua posse há poucos dias e, à princípio, a suspeita é de que uma falha no sistema elétrico possa ter ocasionando o sinistro. O homem foi orientado a registrar um Boletim de Ocorrência. Apesar do susto, não houve feridos.

Motorista fica ferida em saída de pista na BR-163 em SJCedro. Os bombeiros foram chamados por volta das 22h45 da noite desta quinta-feira, para atendimento de um acidente nas proximidades do posto de combustível, na saída para Guaraciaba. No local foi registrada uma saída de pista seguida de queda em barranco. A motorista do carro relatou dores no braço esquerdo, porém, sem lesões aparentes. Ela afirmou estar usando o cinto de segurança no momento do acidente. Após ser avaliada a vítima foi conduzida ao hospital devido ao estado emocional abalado. O esposo da vítima ficou no local responsável acionamento do guincho e demais procedimentos cabíveis ao caso junto a Polícia Rodoviária Federal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.