ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 14 05 2022

-GOVERNO PEDE AO STF SUSPENSÃO DE POLÍTICAS ESTADUAIS SOBRE O ICMS DO DIESEL

-SC TEM TAXA DE DESEMPREGO DE QUATRO E MEIO POR CENTO EM MARÇO

-SÃO MIGUEL TCHÊ É ABERTO COM PROVAS CAMPEIRAS NESTE SÁBADO

-CELESC VAI INVESTIR 80 MILHÕES EM NOVA LINHA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

-EXTREMO-OESTE JÁ ATINGIU 60 POR CENTO DA META DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

-PM INTENSIFICA AÇOES DE COMBATE AO CRIME DE EMBRIAGUES AO VOLANTE

-CASA DE IDOSOS É FECHADO EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 18 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e sete centavos. O euro está valendo cinco reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Os líderes da Europa e do mundo estão preocupados com um possível aumento no preço dos alimentos por todo o globo por culpa dos grãos ucranianos não estarem sendo distribuídos para os países compradores. Por conta da proximidade, a Ucrânia costuma vender muitos commodities para outros países do seu continente. Com a invasão russa algumas cidades altamente produtivas no setor da agricultura estão sitiadas ou dominadas por tropas russas. Isso gera um aumento no preço de certos alimentos no velho continente até que se consiga achar uma solução viável. Ontem, o presidente russo, VLADIMIR PUTIN disse ao chanceler alemão, OLAF SCHOLZ, em um telefonema, que o progresso nas negociações sobre o fim do conflito foi "essencialmente bloqueado por Kiev", mas que Rússia e Alemanha continuam as negociações em vários níveis.

Depois de afirmar no início da manhã desta sexta que havia temporariamente suspendido a compra do Twitter, o bilionário ELON MUSK afirmou que "ainda está comprometido com a compra" da rede social. As duas afirmações foram feitas no próprio Twitter. No mês passado, o empresário fechou acordo para adquirir a rede, em uma transação avaliada em 44 bilhões, mas afirmou que a negociação estava suspensa em razão do grande número de contas-robôs na plataforma. Depois da mensagem, as ações do Twitter caíram em torno de 20 por cento nas negociações pré-mercado da bolsa dos Estados Unidos. Na abertura das negociações, a queda no valor das cotas da empresa era de 10 vírgula 98 por cento.

O presidente turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, disse nesta sexta-feira que a Turquia não é a favor da adesão da Finlândia e da Suécia à Otan, acusando os países escandinavos de dar abrigo a militantes curdos. Ele afirmou que os países escandinavos são como uma casa de hóspedes para organizações terroristas". O chefe de Estado turco garantiu que não quer que se repita "o mesmo erro que foi cometido com a adesão da Grécia". A reação da Turquia é a primeira voz dissonante dentro da Otan sobre a possibilidade de Finlândia e Suécia aderirem à Aliança do Atlântico Norte.

Trabalhadores nascidos em maio podem, a partir de hoje, realizar o saque extraordinário no valor de até mil reais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Nas estimativas da Caixa Econômica Federal, são três milhões e 800 mil pessoas aptas a fazer o saque nesta etapa, em que dois bilhões e 700 milhões serão disponibilizados pelo governo federal, de um total de 30 bilhões direcionados ao saque extraordinário. Os nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril já tiveram os recursos liberados em datas anteriores. A retirada dos valores será possível até o dia 15 de dezembro. Ao todo, 42 milhões de trabalhadores estão aptos ao saque extraordinário do FGTS.

O governo federal, por meio da Advocacia-Geral da União, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda as políticas estaduais sobre o ICMS que incide no óleo diesel. O ICMS é estadual. Em março, uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Bolsonaro definiu que deveria haver em todo o país uma alíquota única do ICMS sobre o diesel. Antes da sanção dessa lei, a cobrança do ICMS era feita por um percentual sobre o preço, e cada estado tinha autonomia para estabelecer o próprio percentual. Agora, portanto, deve haver um valor fixo para todos os estados. O governo argumenta, porém, que o valor definido pelos estados ficou mais alto do que o cobrado anteriormente, o que permite aos estados burlar a lei sancionada.

No primeiro trimestre de 2022, o País tinha quase três milhões e 500 mil pessoas em situação de desemprego de mais longo prazo, ou seja, em busca de um trabalho há pelo menos dois anos. Se considerados todos que procuram emprego há pelo menos um ano, esse contingente em situação de desemprego de longa duração sobe a cinco milhões. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O total de pessoas em busca de emprego há dois anos ou mais equivale a 29 por cento do total de 11 milhões 949 mil desempregados existentes no período. Outros um milhão e meio buscavam emprego há pelo menos um ano.

O Estado de Santa Catarina foi condenado a pagar 200 mil reais a família de um preso que morreu por infecção generalizada em decorrência de um corte que sofreu acidentalmente no rosto ao fazer a barba. A decisão judicial cita omissão das autoridades no caso. O homem que estava preso preventivamente em Caçador teria solicitado atendimento médico logo após ter sofrido o ferimento, mas teve o pedido ignorado, segundo os familiares relataram no processo. No dia seguinte ao corte, o estado de saúde do detento piorou, mas também não houve socorro. Ele só foi encaminhado a um hospital quando já tinha dificuldades de se locomover e até de respirar, quando morreu em decorrência de um quadro de infecção generalizada. A indenização a título de danos morais será paga à esposa e aos três filhos do homem morto. A viúva também terá direito à pensão indenizatória até a data em que o marido fosse fazer 70 anos ou até quando ela se casar novamente. Cabe recurso.

O aumento no volume de chuva em grande parte do estado reduziu a estiagem e melhorou o abastecimento de água em Santa Catarina. Mesmo com os índices melhores, o monitoramento hidrometeorológico será mantido, fortalecendo a gestão nas cidades catarinenses. Essa é a recomendação do Boletim Hidrometeorológico Integrado publicado nesta semana que também destaca a análise das chuvas no mês de abril e os impactos do abastecimento urbano no estado. Como resultado das chuvas intensas, os acumulados mensais ficaram muito acima da média climatológica no Oeste, especialmente no Extremo Oeste, onde a precipitação registrada ultrapassou 200mm do volume médio esperado.

Santa Catarina encerrou o primeiro trimestre de 2022 com taxa de desemprego de quatro e meio por cento, o que indica uma leve alta frente ao último trimestre de 2021, quando registrou quatro vírgula três por cento. Mesmo assim, o Estado segue com a menor taxa de desocupação do Brasil, mostram os dados da pesquisa Pnad Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O total de desempregados em dezembro era de 172 mil e, agora, em março subiu para 181 mil. A taxa catarinense é considerada tecnicamente de pleno emprego, apesar de ter pessoas desocupadas e, ao mesmo tempo, ter vagas a preencher para funções que não contam com pessoas qualificadas.

O Peperi Debates deste sábado vai voltou a discutir os avanços e dificuldades que marcam o setor do turismo no município. Nos últimos anos, o segmento recebeu algumas ações que fortaleceram a atividade, como a definição de roteiros turísticos e a abertura de um centro de informações na praça do centro. O programa debateu se o setor de fato está avançando ou se esse processo ainda é lento e insuficiente. O debate reuniu a presidente do conselho municipal de turismo, MARLI DA ROSA, o representante do núcleo de turismo da Acismo, AIRTON MOSS e presidente da Governança de Instância Regional Caminhos da Fronteira, ADILSON ALMEIDA. As fotos e o áudio do debate estão no portal da Peperi na internet.

A atividade turística com viés econômico é fundamental para o desenvolvimento regional. A afirmação é do presidente da Instância de Governança Regional Caminhos da Fronteira, ADILSON ALMEIDA. Ele comentou que o turismo como vetor econômico está consolidado como ideia, mas ainda é preciso avançar em termos de quantidade e volume de ações. ALMEIDA destacou os produtos turísticos da região já vinham sendo apresentados há muito tempo, mas agora se percebe uma organização mais sistemática e profissional. Ele lembrou que o turismo se fundamenta em um tripé formado por ações de poder público, iniciativa privadas e associações e entidades do terceiro setor. Para ALMEIDA, os três tem uma preocupação maior com o setor e os resultados começam a aparecer, mas ainda é preciso mais articulação para que o dinheiro que o turismo gera entre na região.

A região passou a ter um outro olhar para o turismo, especialmente em razão da pandemia do coronavírus. A observação é da presidente do Conselho Municipal de Turismo, MARLI DA ROSA. Ela comentou que a pandemia forçou as pessoas a ver que a região tem um grande potencial turístico para recreação, descanso, cultura e eventos. MARLI destacou que a rede hoteleira local também melhorou muito para receber os turistas. Ela entende que é necessário fortalecer as estruturas de apoio as inciativas privadas. A presidente do conselho destacou que os municípios estão empenhados em incentivar as atividades turísticas e que existe um avanço evidente do setor. Ela também ressaltou algumas questões locais, como os roteiros criados no município, o centro ao turista na praça e uma linha do juro zero para o setor do turismo.

A efetivação do turismo como atividade econômica ainda está muito distante, mas a região está em um caminho promissor. A declaração é do empresário e integrante do núcleo de turismo da Acismo, AIRTON MOSS. Ele disse que a articulação entre poder público, iniciativa privada e associações vem melhorando, situação que não existia há cerca de 20 anos. MOSSO comentou que os municípios perderam muito tempo ao não dar a devida atenção ao segmento. Ele citou que, durante muitos anos, a região ficou isolada, com ações individualizadas dos empreendedores.O empresário defendeu, no Peperi Debates de hoje, a ampliação dos incentivos para a realização do turismo de evento, segmento que pode trazer visitantes e renda nova para a cidade. Ele disse que também é fundamental fortalecer um roteiro regional para fazer o turista ficar um período maior de tempo na região.

Começou nesta sexta-feira a vigésima segunda edição do São Miguel Tchê, um dos maiores eventos tradicionalistas da região. As primeiras provas campeiras foram disputadas nesta sexta-feira. O evento vai até domingo no parque de exposições Rineu Gransotto e a iniciativa do rodeio é do CTG - Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta e piquetes de laçadores. Segundo o patrão do CTG, Cleomar Zacchi, a programação começou com a recepção dos CTG’s e Piquetes nesta sexta. Entre as principais atrações deste sábado estão a Oração da Ave Maria, às seis horas e a abertura oficial do evento, que acontece às oito e meia da noite.

O município de Romelândia está migrando o sistema de blocos de produtor rural para o modelo digital. A partir de julho de 2023, todos os agricultores deverão emitir as notas eletrônicas. O bloco manual deixará de ser usado. A secretaria de Agricultura está orientando os produtores a migrar para o novo sistema dentro desse prazo. Para auxiliar os agricultores, o município está fornecendo o curso de notas de produtor rural eletrônicas. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria para se inscrever na capacitação. Outras informações de Romelândia podem ser conferidas no programa da prefeitura que vai ao ar todos os sábados na rádio Top 104, emissora integrante da Rede Peperi de Comunicação.

A Secretaria de Saúde divulgou nesta sexta-feira o cronograma de vacinação contra covid para a próxima semana em São Miguel do Oeste. O atendimento será das sete e meia as 11 e meia da manhã e à tarde entre uma e cinco horas na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. Na segunda, terça e quinta-feira haverá aplicação das vacinas contra a Covid. Na quarta e sexta-feira, o dia será dedicado à vacinação contra gripe. A semana começa com a aplicação da primeira e segunda dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias; segunda dose da PFIZER para crianças de 5 a 11 anos vacinadas em 18 e 21 de março e a segunda dose da BUTANTAN para vacinados em 18 de abril.

A vacinação contra a Covid na semana que vem continua na terça-feira com a primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários ou vacinados até 17 de janeiro, quarta dose para idosos com idade acima de 70 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses e a segunda dose PFIZER para vacinados em 22 e 23 de março. Na quinta-feira ocorre a aplicação da primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários e a quarta dose para idosos com idade acima de 70 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses.

O município também reforçou, nesta sexta-feira, a informação de que a terceira dose ainda não foi autorizada pelo Ministério da Saúde para crianças e adolescentes. As pessoas com a segunda dose da vacina BUTANTAN em atraso, também podem agendar atendimento pelo telefonewhats 9 9168-1133. As pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN não precisam fazer a terceira dose ou dose de reforço. Para receber a vacina, é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para adolescentes que não estejam acompanhados dos pais, também é necessário um Termo de Consentimento. Crianças de 5 a 11 anos que não puderem estar acompanhadas dos pais, precisam levar um Termo assinado por eles e ter algum outro responsável acompanhando.

Assim como em outras regiões do estado catarinense, no Extremo Oeste a vacinação contra gripe e sarampo também está abaixo do esperado. A declaração é da responsável pela imunização na regional de São Miguel do Oeste, DILA POSSATI. De acordo com ela, a campanha de imunização contra as duas doenças iniciou no dia quatro de abril e segue sendo realizada até o próximo dia três de junho. Conforme ela, com a proximidade do final da ação, a regional de Saúde está preocupada visto a baixa procura pelos imunizantes por parte dos grupos prioritários até o momento. Segundo DILA, é de extrema importância que a população se conscientize e faça a vacinação contra a gripe e o sarampo.

A campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo foi dividida em duas etapas nesta edição. O lembrete é da responsável pela imunização na regional de São Miguel do Oeste, DILA POSSATI. Ela destacou que no primeiro momento foram vacinadas pessoas acima de 60 anos e trabalhadores de Saúde, sendo está ação encerrada no último dia 30 de abril. Já a segunda fase está em andamento e se destina para as crianças entre seis meses e cinco anos e demais grupos contemplados nesta campanha. DILA POSSATI frisou que os integrantes dos grupos prioritários devem procurar as salas de vacina de cada município da região para receber os medicamentos, evitando dessa forma, casos graves da gripe e também do sarampo.

Com a chegada do inverno as doenças respiratórias aumentam consideravelmente e quem não estiver imunizado pode sofrer mais que outros que fizeram a vacina. O alerta é da responsável pela imunização na regional de São Miguel do Oeste, DILA POSSATI. Ela pontuou ainda que atualmente a cobertura vacinal na região Extremo Oeste está entre 60 e 65 por cento, sendo que a meta é imunizar mais de 90 por cento do público-alvo. Ele salientou que os dados são referentes aos 22 municípios de abrangência da regional de Saúde e corresponde desde Itapiranga até Dionísio Cerqueira.

Vários municípios da região estão com a cobertura vacinal abaixo de 50 por cento. O comentário é da responsável pela imunização na regional de São Miguel do Oeste, DILA POSSATI. Ela disse que são poucas as cidades que estão com uma cobertura vacinal maior que esse índice. Questionada sobre o município com menor taxa de vacinação, ela citou Dionísio Cerqueira, porém, reforçou que vários outros também estão em uma situação preocupante em relação a vacinação contra gripe e o sarampo.

A Celesc vai realizar na próxima quarta-feira uma audiência pública presencial para apresentar e discutir o Relatório de Impacto Ambiental de uma nova Linha de Distribuição de energia na região. A informação é do gerente da Divisão de Meio Ambiente da Celesc, ORLANDO FOES NETO. A audiência será em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarin e ocorrerá no auditório da Prefeitura de Tunápolis, às sete horas da noite. A nova linha de distribuição de energia elétrica, em 138 quilowatts tem extensão aproximada de 54 quilômetros, com traçado predominante rural. A linha sai de São Miguel do Oeste e passa por Belmonte, Tunápolis, Descanso e Santa Helena até chegar a Itapiranga.

O objetivo da nova linha de distribuição de energia elétrica no extremo-oeste será composta por estruturas metálicas e de concreto, iniciando na Subestação São Miguel do Oeste Dois e terminando na Subestação Itapiranga, ambas da Celesc. Segundo o do gerente da Divisão de Meio Ambiente da Celesc, ORLANDO FOES NETO, o investimento tem o objetivo de fortalecer do sistema elétrico na região Extremo-Oeste catarinense, visando ampliação da oferta de energia e garantia de confiabilidade do sistema. Ele disse que a rede também vai beneficiar diretamente a região de Itapiranga, mas aliviar a subestação que abastece São Miguel do Oeste.

O orçamento estimado para a instalação de nova linha de distribuição de energia entre a Subestação São Miguel do Oeste Dois e a Subestação de Itapiranga é de cerca de 80 milhões. A afirmação é do gerente da Divisão de Meio Ambiente da Celesc, ORLANDO FOES NETO. Ele explicou que o projeto está fase de obtenção da licença ambiental prévia. Depois da audiência pública de quarta em Tunapolis, o IMA deve emitir a primeira licença e a Celesc ingressa com o pedido para a licença ambiental de operação. Somente depois disso é que as obras devem começar. O planejamento da empresa é iniciar a instalação da linha de distribuição em 2023 e concluir os trabalhos no começo de 2024.

O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira promoveu na noite desta sexta-feira, 13, a Operação Lei seca em São Miguel do Oeste. A ação aconteceu na Waldemar Rangrab e outros pontos da cidade. Segundo a Polícia Militar, o principal objetivo foi identificar motoristas alcoolizados e evitar acidentes. Mais de 230 veículos foram abordados. As principais notificações foram a recusa pelo bafômetro. Três motoristas não habilitados foram flagrados e dois veículos foram recolhidos por não estarem licenciados. Além disso, 12 habilitações foram recolhidas das pessoas que estavam sob o efeito de álcool ou por se recusarem a fazer o teste.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na madrugada deste sábado na SC 163. O fato aconteceu por volta das cinco e meia nas proximidades da Linha Itajubá, interior do município de Descanso. O condutor de uma moto Fazer, 250 cilindradas, perdeu o controle da direção e saiu da pista. Os socorristas do Corpo de Bombeiros atenderam o condutor e o caroneiro da motocicleta. O motociclista, um homem de 26 anos, apresentava suspeita de luxação ou fratura no braço, além de várias escoriações. Já o caroneiro, de 29 anos, apresentava suspeita de luxação ou fratura no tornozelo e ferimentos generalizados. Os dois foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste.

Um estabelecimento de longa permanência que abriga idosos no centro de São Lourenço do Oeste foi fechado em uma operação da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Vigilância Sanitária e Conselho Municipal dos Idosos e Assistência Social. Nesta semana, as instituições foram fiscalizar uma denúncia de maus-tratos contra idosos no local. Segundo a Polícia Civil, nove idosos estavam com as vidas em risco por falta de suporte medicamentoso necessário e alimentação adequada. Duas mulheres, 36 e de 53 anos de idade estão sendo investigadas pelo crime de expor a perigo a vida, integridade e saúde de idosos pela privação de alimentos e cuidados indispensáveis. A Vigilância Sanitária notificou a proprietária e determinou o fechamento do estabelecimento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/B0kKsrxCeWMdR3zlLadidZwpyyTsIomup7ISdRWS): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185