ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 14-05-2022 Sábado

-GOVERNO PEDE AO STF SUSPENSÃO DE POLÍTICAS ESTADUAIS SOBRE O ICMS DO DIESEL

-SC TEM TAXA DE DESEMPREGO DE QUATRO E MEIO POR CENTO EM MARÇO

-TRADICIONAL KERBFEST SERÁ REALIZADO NESTE ANO EM IPORÃ DO OESTE

-PREFEITURA DE DESCANSO TRABALHA PROJETOS PARA MELHORIA DA INFRAESTRUTURA

-COLONIZADORES E ENTIDADES DE MONDAÍ SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÃO SOLENE

-CELESC VAI INVESTIR 80 MILHÕES DE REAIS EM NOVA LINHA DE TRANSMISSÃO

-12 HABILITAÇÕES SÃO RECOLHIDAS DURANTE OPERAÇÃO LEI SECA

-HOMENS FICAM GRAVEMENTE FERIDOS EM QUEDA DE MOTOCICLETA NA SC 163


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se encoberto com muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e sete centavos. O euro está valendo cinco reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


Os líderes da Europa e do mundo estão preocupados com um possível aumento no preço dos alimentos por todo o globo por culpa dos grãos ucranianos não estarem sendo distribuídos para os países compradores. Por conta da proximidade, a Ucrânia costuma vender muitos commodities para outros países do seu continente. Com a invasão russa algumas cidades altamente produtivas no setor da agricultura estão sitiadas ou dominadas por tropas russas. Isso gera um aumento no preço de certos alimentos no velho continente, até que se consiga achar uma solução viável. Ontem, o presidente russo, VLADIMIR PUTIN disse ao chanceler alemão, OLAF SCHOLZ, em um telefonema, que o progresso nas negociações sobre o fim do conflito foi "essencialmente bloqueado por Kiev", mas que Rússia e Alemanha continuam as negociações em vários níveis.

Depois de afirmar no início da manhã desta sexta que havia temporariamente suspendido a compra do Twitter, o bilionário ELON MUSK afirmou que "ainda está comprometido com a compra" da rede social. As duas afirmações foram feitas no próprio Twitter. No mês passado, o empresário fechou acordo para adquirir a rede, em uma transação avaliada em 44 bilhões, mas afirmou que a negociação estava suspensa em razão do grande número de contas-robôs na plataforma. Depois da mensagem, as ações do Twitter caíram em torno de 20 por cento nas negociações pré-mercado da bolsa dos Estados Unidos. Na abertura das negociações, a queda no valor das cotas da empresa era de 10 vírgula 98 por cento.

O presidente turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, disse nesta sexta-feira que a Turquia não é a favor da adesão da Finlândia e da Suécia à Otan, acusando os países escandinavos de dar abrigo a militantes curdos. Ele afirmou que os países escandinavos são como uma casa de hóspedes para organizações terroristas". O chefe de Estado turco garantiu que não quer que se repita "o mesmo erro que foi cometido com a adesão da Grécia". A reação da Turquia é a primeira voz dissonante dentro da Otan sobre a possibilidade de Finlândia e Suécia aderirem à Aliança do Atlântico Norte.


Trabalhadores nascidos em maio podem, a partir de hoje, realizar o saque extraordinário no valor de até mil reais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Nas estimativas da Caixa Econômica Federal, são três milhões e 800 mil pessoas aptas a fazer o saque nesta etapa, em que dois bilhões e 700 milhões serão disponibilizados pelo governo federal, de um total de 30 bilhões direcionados ao saque extraordinário. Os nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril já tiveram os recursos liberados em datas anteriores. A retirada dos valores será possível até o dia 15 de dezembro. Ao todo, 42 milhões de trabalhadores estão aptos ao saque extraordinário do FGTS.

O governo federal, por meio da Advocacia-Geral da União, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda as políticas estaduais sobre o ICMS que incide no óleo diesel. O ICMS é estadual. Em março, uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Bolsonaro, definiu que deveria haver em todo o país, uma alíquota única do ICMS sobre o diesel. Antes da sanção dessa lei, a cobrança do ICMS era feita por um percentual sobre o preço, e cada estado tinha autonomia para estabelecer o próprio percentual. Agora, portanto, deve haver um valor fixo para todos os estados. O governo argumenta, porém, que o valor definido pelos estados ficou mais alto do que o cobrado anteriormente, o que permite aos estados burlar a lei sancionada.

No primeiro trimestre de 2022, o País tinha quase três milhões e 500 mil pessoas em situação de desemprego de mais longo prazo, ou seja, em busca de um trabalho há pelo menos dois anos. Se considerados todos que procuram emprego há pelo menos um ano, esse contingente em situação de desemprego de longa duração sobe a cinco milhões. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O total de pessoas em busca de emprego há dois anos ou mais equivale a 29 por cento do total de 11 milhões 949 mil desempregados existentes no período. Outros um milhão e meio buscavam emprego há pelo menos um ano.


O Estado de Santa Catarina foi condenado a pagar 200 mil reais a família de um preso que morreu por infecção generalizada em decorrência de um corte que sofreu acidentalmente no rosto ao fazer a barba. A decisão judicial cita omissão das autoridades no caso. O homem que estava preso preventivamente em Caçador, teria solicitado atendimento médico logo após ter sofrido o ferimento, mas teve o pedido ignorado, segundo os familiares relataram no processo. No dia seguinte ao corte, o estado de saúde do detento piorou, mas também não houve socorro. Ele só foi encaminhado a um hospital quando já tinha dificuldades de se locomover e até de respirar, quando morreu em decorrência de um quadro de infecção generalizada. A indenização a título de danos morais será paga à esposa e aos três filhos do homem morto. A viúva também terá direito à pensão indenizatória até a data em que o marido fosse fazer 70 anos ou até quando ela se casar novamente. Cabe recurso.

O aumento no volume de chuva em grande parte do estado reduziu a estiagem e melhorou o abastecimento de água em Santa Catarina. Mesmo com os índices melhores, o monitoramento hidrometeorológico será mantido, fortalecendo a gestão nas cidades catarinenses. Essa é a recomendação do Boletim Hidrometeorológico Integrado publicado nesta semana que também destaca a análise das chuvas no mês de abril e os impactos do abastecimento urbano no estado. Como resultado das chuvas intensas, os acumulados mensais ficaram muito acima da média climatológica no Oeste, especialmente no Extremo Oeste, onde a precipitação registrada ultrapassou 200mm do volume médio esperado.

Santa Catarina encerrou o primeiro trimestre de 2022 com taxa de desemprego de quatro e meio por cento, o que indica uma leve alta frente ao último trimestre de 2021, quando registrou quatro vírgula três por cento. Mesmo assim, o Estado segue com a menor taxa de desocupação do Brasil, mostram os dados da pesquisa Pnad Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O total de desempregados em dezembro era de 172 mil e, agora, em março subiu para 181 mil. A taxa catarinense é considerada tecnicamente de pleno emprego, apesar de ter pessoas desocupadas e, ao mesmo tempo, ter vagas a preencher para funções que não contam com pessoas qualificadas.


Celesc vai investir 80 milhões de reais em nova linha de transmissão até Itapiranga. Projeto vai dobrar a capacidade de energia elétrica na microrregião. Este é um investimento de curto, médio e longo prazo para vários municípios. A nova linha de Distribuição de São Miguel do Oeste a Itapiranga vai proporcionar o dobro da capacidade atual de energia elétrica para os municípios de Itapiranga, Tunápolis, Santa Helena, Belmonte e Descanso. Conforme o gerente da Divisão de Meio Ambiente da Celesc, ORLANDO FOES NETO, é grande a carência de energia elétrica para o setor industrial e empreendimentos agropecuários. Itapiranga e municípios vizinhos possuem elevado consumo de energia em granjas de aves e suínos e também na produção de leite.

A linha de Distribuição dois de São Miguel do Oeste a Itapiranga será implantada paralela a atual rede elétrica. A capacidade será de 138 kV, sendo que a atual é de apenas 69kV. A extensão será de aproximadamente 54 quilômetros, com traçado predominante rural com investimento previsto de 80 milhões de reais e prazo de execução de 12 meses. ORLANDO FOES NETO admite que o valor final pode ser ainda maior, em virtude do constante reajuste no valor dos materiais. O gerente da Divisão de Meio Ambiente da Celesc salienta que o primeiro passo é obter a licença ambiental. A Celesc vai realizar na próxima quarta-feira, dia 18, uma audiência pública presencial para apresentar e discutir o Relatório de Impacto Ambiental da Linha. Será no auditório da Prefeitura de Tunápolis, às 19 horase vai ocorrer em parceria com o IMA, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

Outros municípios da região serão contemplados com o reforço na rede de distribuição de energia elétrica. De acordo com o gerente da Divisão de Meio Ambiente da Celesc, ORLANDO FOES NETO, a rede vai percorrer os municípios de São Miguel do Oeste, Descanso, Belmonte, Santa Helena, Tunápolis e Itapiranga. A obra será composta por estruturas metálicas e de concreto, iniciando na Subestação São Miguel do Oeste II e terminando na Subestação Itapiranga. Como vai dobrar a capacidade na Subestação de Itapiranga, municípios como São João do Oeste e Mondaí também serão beneficiados devido a folga que terá no sistema elétrico da região. A justificativa para a implantação da linha é o fortalecimento do sistema elétrico na região Extremo Oeste, visando ampliação da oferta de energia e garantia de confiabilidade do sistema.

Nova Rede de Distribuição da Celesc vai permitir ampliar a entrega de energia no sistema trifásico. O gerente da Divisão de Meio Ambiente da Celesc, ORLANDO FOES NETO, explica que o próximo passo será a substituição de redes monofásicas por trifásica, permitindo atender a demanda nos empreendimentos do agronegócio e também para empresas no perímetro urbano.NETO observa ainda que após o licenciamento ambiental, será possível agilizar as obras do empreendimento para implantação da linha de transmissão. O investimento também contempla a Subestação de Itapiranga com novo transmissor. A obra deve ser concluída no início de 2024 para colocação do novo sistema em operação.

Sessão Solene da Alesc homenageia colonizadores e entidades de Mondaí. Ato oficial foi realizado na noite desta sexta-feira, no clube Ipanema. O evento foi proposto pelo deputado, ALTAIR SILVA. De acordo com ele, o objetivo principal foi de homenagear o município pelos 100 anos de colonização comemorados em maio. A Sessão Solene foi presidida pelo vice-presidente da Alesc, deputado MAURÍCIO ESKUDLARK e contou com a presença dos deputados estaduais MARCOS VIEIRA, MAURO DE NADAL, ALTAIR SILVA e autoridades locais, além de um grande público. Em seus pronunciamentos, os deputados enalteceram a potência que Mondaí representa ao estado de Santa Catarina, com alto movimento econômico no agronegócio e nos setores da indústria têxtil e moveleira, tendo a maior fábrica de móveis do país instalada na cidade.

O prefeito de Mondaí, Valdir Rubert, destacou em entrevista ao vivo à Rádio Oeste, que foi uma alegria muito grande receber o evento no município em comemoração ao centenário de colonização, enaltecendo que Mondaí serviu de porta de entrada para o desbravamento de todo o Extremo Oeste de Santa Catarina. O ato solene também prestou homenagens às entidades e aos colonizadores do município e suas famílias, que contribuíram para o desenvolvimento de Mondaí ao longo da história. A Sessão Solene teve duração de aproximadamente duas horas e após o encerramento os presentes foram brindados com um coquetel.

Lions Clube prepara Café Colonial especial do centenário de Mondaí. Clube de serviço completou 45 anos de fundação no dia sete de maio e prepara atividades especiais. De acordo com a presidente, SILVÂNIA GOLDBECK, as festividades do Lions se somam ao centenário de colonização do município, que contam com várias atividades e eventos durante todo o mês. Ela destaca que o clube trabalha nos preparativos do tradicional café colonial, que será servido no feriado municipal de 20 de maio, no pavilhão luterano ao lado da praça central, no horário das 16h às 21h. SILVÂNIA observa que as fichas já estão sendo vendidas com os integrantes do clube no valor de 60 reais para adultos e 30 reais para crianças de sete à 12 anos. Crianças menores de sete anos não pagam.

SILVÂNIA GOLDBECK convida a todos para participar da edição especial do Café Colonial e enaltece os trabalhos do clube com a realização de diversas campanhas. Cita como exemplos, a arrecadação de lacres de latinhas para trocar por cadeiras de rodas e a arrecadação de pares de meias para trocar por cobertores, em uma parceria com a Unimed Extremo Oeste. Os materiais serão posteriormente emprestados aos necessitados do município. Além disso, SILVÂNIA lembra de outras duas campanhas em andamento, que são a do meio ambiente sustentável e uma campanha específica em prol das famílias menos favorecidas do município de Mondaí. No dia 11 de junho, o clube também promoverá um baile de aniversário no Clube Ipanema, com a banda Bee Gees Way de São Paulo.

O tradicional Kerbfest voltará a ser realizado neste ano em Iporã do Oeste. A afirmação partiu do presidente da ASI - Associação das Sociedades do município, ILMO WALTER. De acordo com ele, com o retorno de vários eventos como bailes e festas, as entidades decidiram em uma reunião realizada na última semana, pela retomada da realização do Kerbfest, com estimativa de uma grande presença de público. WALTER destaca que a festividade vai ocorrer através da parceria de várias entidades que integram a ASI. De acordo com o presidente da Associação das Sociedades de Iporã do Oeste, ILMO WALTER, o evento geralmente acontecia no fim do mês de setembro, mas com o anúncio da realização da Efacitus em Tunápolis no mesmo período, a data foi antecipada para que cada munícipio possa realizar suas festividades da melhor forma. WALTER destaca que o Kerbfest de Iporã do Oeste acontecerá entre os dias 15 e 20 de setembro e os detalhes da programação seguem sendo elaborados para divulgação completa em breve. Ele adianta que uma das novidades será a realização do Kerbfest com diferentes atrações durante toda a semana no município.

Administração de Descanso trabalha em diversos Projetos para melhoria da infraestrutura. De acordo com o prefeito, SADI BONAMIGO, nesta semana ocorreu com êxito o Processo Licitatório de uma obra aguardada há cerca de 20 anos pelos munícipes. Trata-se do asfalto na Rua Humberto de Campos, que passa pelo bairro Ouro Verde, no sentido ao silo da Cooper A1 e faz ligação com a rodovia em direção à Belmonte. BONAMIGO recorda que essa obra havia sido licitada ainda no ano passado, mas não houve empresa interessada na época. Nesta nova etapa, duas empresas apresentaram propostas e a vencedora foi a Gaia Rodovias. O prefeito destaca que agora o município trabalha na parte burocrática para que nos próximos dias possa ocorrer a assinatura do contrato e início da obra, com recursos de emenda parlamentar na ordem de dois milhões de reais e contrapartida de 201 mil reais do Governo Municipal.

SADI BONAMIGO afirma que a obra tem perspectiva de ficar muito bonita e a ideia é colocar uma ciclo faixa após a conclusão, com recursos já garantidos também para essa obra secundária. O prefeito afirma que o asfalto demorou a ser concretizado e a administração irá se empenhar para que a execução ocorra da melhor forma. Outro destaque do prefeito de Descanso é a revitalização do morro do Cristo, que será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 20 de maio. No local foi instalada uma praça de alimentação com pergolado e também foi construída toda a rua desde o Rio Macaco, passando pela gruta, subindo até o Cristo, com luminárias em todo o trecho. SADI BONAMIGO afirma que esse é mais um local de muito aconchego para confraternização de famílias e amigos, além de ser um importante ponto turístico do município de Descanso, que recebeu importantes investimentos da administração pública.


O décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizada de São Miguel do Oeste, realizou festividades alusivas ao Dia da Arma de Cavalaria, na manhã desta sexta-feira. Participaram do evento, autoridades e familiares dos soldados incorporados em 2022. A tropa realizou diversas apresentações para homenagear o patrono da Cavalaria, Marechal Manuel Luis Osório – O Marquês do Herval. Na oportunidade, os soldados também receberam de seus familiares a Boina Preta, símbolo do combatente da Arma de Heróis, que é a Cavalaria.

O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira promoveu na noite desta sexta-feira, a Operação Lei seca em São Miguel do Oeste. A ação aconteceu na Waldemar Rangrab e outros pontos da cidade. Segundo a Polícia Militar, mais de 230 veículos foram abordados e destes vários foram notificados. As principais notificações foram pela recusa do bafômetro, três motoristas não eram habilitados e dois veículos foram recolhidos por não estarem licenciados. Além disso, ao menos 12 habilitações foram recolhidas das pessoas que estavam sob o efeito de álcool ou por se recusarem a fazer o teste. A PM também informou que dois Termos Circunstanciados foram feitos, um por dirigir com a CNH suspensa e outro por atrapalhar o serviço da polícia, onde o homem se recusou a fazer o teste de alcoolemia e começou a provocar algazarra durante a operação. O principal objetivo da realização da ação foi a prevenção, salvar vidas e evitar acidentes.

Um homem ficou ferido em um acidente por volta das 23h15 desta sexta-feira na SC 492, entre São Miguel do Oeste e Bandeirante. Um jovem conduzia um veículo Voyage pela rodovia em direção a Bandeirante, quando perdeu o controle da direção e sofreu o acidente. O SAMU foi acionado e prestou os primeiros socorros ao condutor, que era o único ocupante do carro. Ele foi encaminhado para avaliação médica e a Polícia Militar realizou o controle do trânsito até a chegada da Polícia Militar Rodoviária.

O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu um acidente de trânsito na rodovia SC-163, nas proximidades da Linha Itajubá, no interior de Descanso. A saída de pista de uma motocicleta YamahaFazer 250, placa de São Miguel do Oeste, ocorreu por volta das 05h20 deste sábado. Os socorristas atenderam o condutor e o caroneiro da motocicleta. O condutor, um homem de 26 anos, estava deitado ao lado da via com sinais vitais alterados e amparado por populares, com suspeita de fratura fechada no braço direito e várias escoriações pelo corpo.Já o caroneiro, de 29 anos, estava sentado ao lado da via, com sinais vitais alterados, apresentando suspeita de fratura fechada no tornozelo direito, ferimento cortante no tornozelo esquerdo, ferimento cortante na mão direita e escoriações pelo corpo. Após avaliação no local, as vítimas foram imobilizadas, receberam curativos simples e em seguida foram encaminhadas para o Hospital. A Polícia Militar Rodoviária auxiliou no atendimento da ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/zHnS0fBsoewUZFpD6D9X2ByuPzi5CCuzdD9Kk1WL): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185