ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 14 05 19

-STJ JULGA PEDIDO DE LIBERDADE DE TEMER NESTA TERÇA-FEIRA

-GOVERNADOR DEFENDE MANUTENÇÃO DA ELETROSUL EM SC

-PROJETO DA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA TERÁ SEGUNDA VOTAÇAO HOJE A NOITE

-ESTUDANTES PROMOVEM ABRAÇO PELA EDUCAÇÃO NO CAMPUS DO IFSC

-MUNICÍPIO TERÁ DUAS ATIVIDADES NA SEMANA DE COMBATE AO ABUSO INFANTIL

-SUSPEITOS RECEPTAÇÃO SÃO DETIDOS NO CENTRO DA CIDADE

-POLÍCIA CIVIL PRENDE MULHER SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, de propriedade do Facebook, informou na segunda-feira que detectou uma vulnerabilidade em seu sistema que permitia que hackers instalassem spyware em alguns telefones e acessassem os dados contidos nos aparelhos. Os hackers faziam uma ligação através do WhatsApp para o telefone cujos dados queriam acessar e, mesmo que o destinatário não respondesse à chamada, um programa “espião” era instalado nos dispositivos. A empresa confirmou em comunicado à imprensa a informação publicada horas antes pelo "Financial Times" e pediu a um bilhão e meio de usuários em todo o mundo que "atualizem o aplicativo para sua versão mais recente".

Um segundo avião com remédios e suprimentos médicos da China chegou à Venezuela nesta segunda-feira como parte dos acordos de cooperação "técnicos humanitários" firmados entre o regime de NICOLÁS MADURO e o país asiático. Um Boeing 747 levou 71 toneladas de medicamentos e equipamentos médico-cirúrgicos para o país. O ministro da Saúde do regime chavista, CARLOS ALVARADO, disse que, somada essa segunda carga à primeira entregue pela Rússia e pela Cruz Vermelha, a Venezuela recebeu 166 toneladas de remédios e suprimentos.

A ex-presidente da Argentina, CRISTINA KIRCNHER lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro no país. O levantamento feito pelo instituto Synopsis aponta que CRISTINA tem 35 por cento das intenções de voto contra 30 por cento do atual presidente, MAURICIO MACRI. No segundo turno, no entanto, os dois perderiam para o candidato que ocupa a terceira posição das pesquisas. Nas simulações de segundo turno da Synopsis, ROBERTO LAVAGNA derrotaria a ex-presidente por 55 a 45 por cento dos votos úteis. Se LAVAGNA concorresse com MACRI, sairia vitorioso por 61 contra 39 por cento.

Para atender ao pedido do presidente JAIR BOLSONARO, a equipe econômica deve incluir mudanças no Imposto de Renda de Pessoa Física na reforma tributária a ser proposta. Assessores do ministro da Economia, PAULO GUEDES, analisarão como corrigir os valores da tabela do IR e compensar a perda de arrecadação com alterações em outros tributos ou renúncias fiscais. Sem compensações, a equipe econômica avalia que a correção da tabela terá pouco espaço para ser implementada em razão da crise fiscal. Cálculos preliminares apontam que uma correção da tabela do IR no próximo ano pela inflação de 2019, conforme pediu BOLSONARO, reduziram o imposto arrecadado entre seis e oito bilhões de reais.

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça analisará nesta terça-feira o pedido de liberdade do ex-presidente MICHEL TEMER. O julgamento do habeas corpus está previsto para começar às duas horas. Também será analisado o pedido de liberdade do coronel reformado da Polícia Militar JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, o coronel LIMA. TEMER é suspeito de liderar uma organização criminosa que, segundo o Ministério Público, teria negociado propina nas obras da usina nuclear de Angra. O ex-presidente é acusado de ter cometido os crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Ontem à tarde, TEMER foi transferido da sede da Polícia Federal para o Comando de Policiamento de Choque da PM de São Paulo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, afirmou na manhã desta segunda-feira que não colocou qualquer condição quando aceitou o convite para integrar a equipe ministerial do presidente JAIR BOLSONARO. A afirmação foi feita um dia depois de BOLSONARO dizer que firmou compromisso com MORO para indicá-lo para uma vaga no Supremo Tribunal Federal e que vai honrar o que foi acertado. MORO se disse honrado com a possível indicação, mas argumentou que "é algo que tem que ser discutido no futuro", pois não há vagas atualmente no Supremo. A próxima deve ser aberta em novembro do ano que vem, quando se aposentará, aos 75 anos, o decano da Corte, ministro CELSO DE MELLO.

Um novo edital do Programa Mais Médicos, documento lançado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde, prevê vagas para seis municípios catarinenses: Água Doce, Campo Erê, Lebon Régis, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Major Vieira. As cidades contempladas são consideradas com alto índice de vulnerabilidade social. Há uma vaga para cada cidade. Os médicos interessados e que tenham registro profissional brasileiro devem se inscrever entre 27 e 29 de maio no site do programa. A previsão é de que eles comecem a atuar na atenção básica nessas cidades em junho.

O Badesc vai investir 58 milhões e 700 mil reais em municípios que apresentam alta evasão populacional e baixo repasse de recursos do IPM, entre outros índices de desenvolvimento. Neste primeiro momento, 46 municípios foram classificados no Protocolo de Intenções para financiar projetos pelo Programa Badesc Cidades. Eles têm até 31 de maio para entregar toda a documentação financeira na Agência. 38 por cento das cidades ficam na região oeste. A lista de municípios contemplados nesta primeira etapa pode ser conferida em www.badesc.gov.br. Nos últimos cinco anos, foram atendidos pelo Programa 241 municípios, o que gerou investimentos na ordem de 567 milhões na economia catarinense.

Uma audiência pública na manhã desta segunda-feira em Florianópolis discutiu o projeto da incorporação da Eletrosul por outra subsidiária da Eletrobras, a empresa gaúcha Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica. Estiveram presentes na reunião deputados estaduais e federais, senadores, cerca de 500 funcionários da Eletrosul e representantes da empresa com sede em Florianópolis. Ficou decidido que os parlamentares tentarão marcar uma audiência com o presidente da República sobre o assunto. O governador catarinense, CARLOS MOISÉS do PSL é a favor da manutenção da Eletrosul em Santa Catarina e assinou um ofício em que se manifesta contrário à fusão.

O filme Vingadores: Ultimato entra amanhã na última semana de exibição no Cine Peperi. A produção da Marvel, que está há cerca de três semanas em cartaz, teve uma grande procura no município. As primeiras sessões no Cine Peperi tiveram longas filas com lotação esgotada. Vingadores Ultimato terá sessões até quarta-feira da semana que vem, dia 22. Ao todo, serão mais nove sessões nos próximos dias. Nesta quinta-feira ocorre a estreia do filme Superação – O Milagre da Fé. Da companhia Fox Filmes, a produção é baseada na história real e inspiradora do amor de uma mãe diante de um envolvendo o filho dela. A sessão de estreia será quinta, as sete horas da noite.

Mais de 80 por cento do público alvo já foi imunizado pela vacina da gripe em Guaraciaba. A informação é da secretária de Saúde, DAIANE DORIGON. De acordo com ela, mais de duas mil e 800 pessoas já foram vacinadas no município. Segundo a secretária, a meta é vacinar 90 por cento dos três mil 661 moradores que tem direito à vacina. A profissional explicou que a vacina está disponível para pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, profissionais da área de saúde e professores da rede pública e privada, além de crianças de seis meses a cinco anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas.. A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 31 de maio e o medicamento está disponível para os grupos prioritários na unidade de saúde.

A equipe de combate à dengue divulgou nesta segunda-feira o resultado da campanha de recolhimento de lixo eletrônico, pneus e móveis em desuso no bairro Estrela. De acordo com o coordenador da equipe, CELIO SILVA, a segunda etapa do trabalho atingiu os objetivos. Apesar da chuva do final de semana, foram recolhidos 400 quilos de lixo eletrônico, 15 pneus usados e uma carga de móveis velhos. Ele explicou que esse tipo de material foi retirado do bairro e levado para o Ecoponto da Ameosc. No próximo sábado, a campanha será realizada no bairro Agostini. A campanha vai acontecer entre sete e meia e 11 e meia da manhã. O objetivo da ação é reduzir o número de focos do mosquito da dengue na cidade.

O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste está desenvolvendo mais uma edição da campanha do Agasalho. De acordo com o tenente JOÃO RUDINI, as pessoas podem fazer as doações de roupas e cobertores até o dia 22 de junho. Ele disse que a solidariedade da comunidade é muito expressiva e a previsão é de uma grande adesão da população. Esta é a terceira edição da coleta de donativos para entidades beneficentes do município. RUDINI explicou que o Corpo de Bombeiros apenas arrecada as roupas, mas a destinação para as famílias carentes é feita por uma entidade. Neste ano, os bombeiros fizeram uma parceria com o Sesc para ampliar o volume de doações. Ele lembrou que as pessoas podem doar roupas, calçados, mantas e cobertores.

O município de Itapiranga vai receber neste final de semana mais um grupo de venezuelanos. São cerca de 20 pessoas e todas já possuem emprego garantido no frigorifico de abate de suínos. O Gerente da unidade de suínos da JBS, EVERTON ZERBIELLI explicou que a parte legal já foi resolvida. Os imigrantes virão para a região em voo fretado pelo exército brasileiro até Chapecó. A empresa fará o transporte da parte final da viagem até Itapiranga. ZERBIELLI disse que a busca por venezuelanos ocorreu em razão da grande necessidade de mão de obra. Ele afirmou que a agroindústria não consegue atender o plano de expansão de produção devido à falta de trabalhadores no frigorífico. Desde o ano passado, a empresa procura preencher vagas que ainda permanecem abertas.

O frigorifico de abate de suínos de Itapiranga já possui mais de 70 trabalhadores venezuelanos. A vinda do primeiro grupo no ano passado motivou a mobilização com ONGs, prefeitura e outras entidades para trazer a mão de obra do exterior. O novo grupo de venezuelanos vai iniciar a atividades no abate de suínos no dia três de junho atuando nas linhas produção, abate, corte, embalagens e tuneis de congelamento. O Gerente da unidade de suínos da JBS, EVERTON ZERBIELLI destacou que os venezuelanos estão vivendo em extrema pobreza e chegam com apenas algumas peças de roupa. Quem quiser auxiliar com doações podem procurar a Assistência Social de Itapiranga ou ligar no telefone 3194 2000.

Cerca de 300 estudantes participaram de um abraço pela educação no campus local do Instituto Federal de Santa Catarina. A atividade foi realizada na tarde de ontem. De acordo com a direção do campus, o “abraço” está relacionado ao anúncio, por parte do Ministério da Educação, de um bloqueio de 30 por cento no orçamento das universidades e institutos federais. A suspensão no repasse dos recursos vai criar dificuldades para o custeio básico do IFSC e pode, inclusive, levar o campus a encerrar o ano letivo antes do prazo. As fotos do “Abraço pela educação” estão no portal da Peperi na internet.

O Instituto Federal de Santa Catarina, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação estão organizando um protesto para esta quarta-feira no município. A mobilização faz parte das atividades do dia de greve nacional contra a reforma da previdência e contra o contingenciamento de recursos para as universidades e institutos federais. A atividade vai começar as duas horas da tarde de amanhã na praça Belarmino Anoni. Os manifestantes deve seguir em caminhada pelas ruas da cidade. A previsão é de que a mobilização termine com um novo ato na praça Walnir Botaro Daniel.

Um empresário do centro da cidade reclamou hoje da falta de conserto de um buraco aberto na Marcilio Dias. De acordo com IVANEI JEZUIR, a Casan fez um trabalho de reparação na rede de água há cerca de 30 dias e o buraco aberto para o conserto ainda não foi reparado. Ele explicou que os veículos acabam trafegando pela contramão para desviar do buraco. JEZUIR disse que já procurou a prefeitura e a Casan para resolver o problema, mas até agora a questão não foi solucionada. O empresário disse que já colocou pedras britas para reduzir o tamanho do buraco no asfalto, mas o problema só se agrava sem uma solução.

O fechamento de buracos abertos pelo serviço de manutenção da rede de água é uma responsabilidade da prefeitura e da Casan. A afirmação é do chefe da agencia local da empresa, EDNILSON MELLO. Ele disse que conhece o problema denunciado pelo empresário da Marcilio Dias, mas a prefeitura e a Casam dependem do cronograma da empresa contratada para fazer a usinagem e recolocação do asfalto nos trechos abertos pelas equipes da manutenção. MELLO citou que a chuva também atrapalha e atrasa o fechamento dos buracos. A saída para esse tipo de situação é a transferência da rede de água do centro para as laterais das ruas da cidade.

São Miguel do Oeste terá dois eventos nesta semana para marcar o dia de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Na quarta-feira, profissionais da Polícia Militar, Civil e do poder judiciário vão passar o dia nas escolas conversando com professores e alunos. Além disso haverá a entrega de um gibi informativo elaborado pelo Tribunal de Justiça. A atividade vai ser desenvolvida nas turmas do quarto e do quinto ano de 11 escolas do município. No sábado, as equipes da secretaria de Assistência Social vão passar de casa em casa entregando um folder sobre como evitar e denunciar os casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é orientar e conscientizar a população sobre o assunto.

Cinco comunidades serão atendidas neste sábado durante a atividade do dia de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. O trabalho vai acontecer no Santa Rita, Vila Nova Um e Dois, Pedreira e Alberico Azevedo. De acordo com a gerente de infância e juventude do município, SABRINA MALMANN, ainda é preciso falar sobre o tema, levar informação e conscientizar a população porque a maioria dos casos demora para chegar ao conhecimento das autoridades. No segundo semestre do ano passado, o município recebeu oito denúncias de abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes. Entre janeiro e março deste ano, foram cinco casos. SABRINA reforçou que a denúncia e o envolvem-no da comunidade é fundamental para enfrentar esse problema.

A câmara de vereadores tem sessão ordinária marcada para as sete horas da noite de hoje. Entre outros projetos, os vereadores devem apreciar, em segundo turno, o projeto que trata da licitação para exploração de terminal rodoviário da cidade. Na primeira votação que ocorreu na semana passada, a matéria por aprovada por unanimidade. O projeto estabelece os requisitos mínimo para a rodoviária e também prevê a implantação do termina rodoviário urbano. A sessão desta noite será transmitida ao vivo pela rádio Peperi.

A área de cobrança pelas vagas de estacionamento no centro da cidade será ampliada nos próximos dias. De acordo com o gestor do estacionamento digital, JUNIOR DE OLIVEIRA, o rotativo será estendido para a quadra da rua Santos Dumont, entre a Afubra e a esquina do Ministério Público Federal. Ele explicou que a empresa já concluiu a pintura das ruas e a implantação das placas de sinalização. Além disso, um parquímetro já foi instalado nas proximidades da estação rodoviária. A expectativa é de que o rotativo seja ativado ainda nesta semana.

A ampliação do estacionamento rotativo na rua Santos Dumont atende aos pedidos dos comerciantes instalados na quadra entre a Afubra e a sede do Ministério Público. A afirmação é do gestor do estacionamento digital, JUNIOR DE OLIVEIRA. Ele disse que muitos veículos ficavam longos períodos estacionados na quadra porque não havia cobrança. Essa prática criava uma certa dificuldade para as empresas localizadas na rua. A ampliação do rotativo vai abrir as vagas em frente aos estabelecimentos comerciais da Santos Dumont.

Um princípio de incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste na manhã desta terça-feira. O fato foi registrado na Avenida Salgado Filho, no Bairro Agostini. Uma mulher esqueceu uma panela sobre o fogão. O utensílio pegou fogo, provocando muita fumaça na residência. Os vizinhos chamaram os bombeiros que retiraram a panela do fogão, evitando que o fogo se alastrasse. Nenhum dano maior foi registrado.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste recuperou nesta segunda-feira uma motocicleta com registro de furto. O veículo foi encontrado abandonado no bairro Cohab por volta das duas horas da tarde. De acordo com a PM, a moto estava sem a placa de identificação e bastante danificada. Os policiais confirmaram, via sistema, que o veículo tem um registro de furto ou roubo. A moto foi recolhida e será devolvida ao proprietário.

A Polícia Civil recuperou, na tarde desta segunda-feira, um notebook furtado na cidade de São Miguel do Oeste e prendeu duas pessoas suspeita de receptação. O furto do equipamento ocorreu na manhã de domingo em uma residência do município. Nesta segunda-feira, a polícia recebeu denúncia de que o notebook furtado, da marca Sony Vaio, estava sendo oferecido por um homem que reside em uma comunidade. A Polícia Civil foi até o local onde o aparelho seria vendido e prendeu em flagrante duas pessoas pelo crime de receptação, sendo um rapaz de 18 anos e outro de 22. Além dos dois homens detidos, uma pessoa foi levada para a delegacia para prestar depoimento. A pena para o crime de receptação pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa.

A Policia Civil de Dionísio Cerqueira prendeu nesta segunda uma mulher suspeita de tráfico de drogas na região. O mandado de prisão judicial teve origem na investigação ocorrida no ano de 2018. A mulher presa ontem era investigada pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A investigação culminou em sua prisão em flagrante em novembro de 2018. Durante o curso do processo, ela foi colocada em liberdade Como a mulher descumpriu as medidas cautelares impostas pela justiça, ela voltou a ser presa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.