ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 14-05-2019 Terça-Feira

-STJ JULGA PEDIDO DE LIBERDADE DE TEMER NESTA TERÇA-FEIRA

-GOVERNADOR DEFENDE MANUTENÇÃO DA ELETROSUL EM SC

-TUNÁPOLIS AMPLIA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NA SAÚDE

-ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE ÁGUA DE SÃO JOÃO DO OESTE GERA NOVA TARIFA

-SECRETARIA DE SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA SEXTO MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA

-IPORÃ DO OESTE DEFINE PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

-INVESTIGADA POR TRÁFICO DE DROGAS É PRESA POR DESCUMPRIR MEDIDAS JUDICIAIS

-POLÍCIA CIVIL RECUPERA NOTEBOOK FURTADO E PRENDE DUAS PESSOAS POR RECEPTAÇÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


O aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, de propriedade do Facebook, informou na segunda-feira que detectou uma vulnerabilidade em seu sistema que permitia que hackers instalassem spyware em alguns telefones e acessassem os dados contidos nos aparelhos. Os hackers faziam uma ligação através do WhatsApp para o telefone cujos dados queriam acessar e, mesmo que o destinatário não respondesse à chamada, um programa “espião” era instalado nos dispositivos. A empresa confirmou em comunicado à imprensa a informação publicada horas antes pelo "Financial Times" e pediu a um bilhão e meio de usuários em todo o mundo que "atualizem o aplicativo para sua versão mais recente".


Um segundo avião com remédios e suprimentos médicos da China chegou à Venezuela nesta segunda-feira como parte dos acordos de cooperação "técnicos humanitários" firmados entre o regime de NICOLÁS MADURO e o país asiático. Um Boeing 747 levou 71 toneladas de medicamentos e equipamentos médico-cirúrgicos para o país. O ministro da Saúde do regime chavista, CARLOS ALVARADO, disse que, somada essa segunda carga à primeira entregue pela Rússia e pela Cruz Vermelha, a Venezuela recebeu 166 toneladas de remédios e suprimentos.


A ex-presidente da Argentina, CRISTINA KIRCNHER lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro no país. O levantamento feito pelo instituto Synopsis aponta que CRISTINA tem 35 por cento das intenções de voto contra 30 por cento do atual presidente, MAURICIO MACRI. No segundo turno, no entanto, os dois perderiam para o candidato que ocupa a terceira posição das pesquisas. Nas simulações de segundo turno da Synopsis, ROBERTO LAVAGNA derrotaria a ex-presidente por 55 a 45 por cento dos votos úteis. Se LAVAGNA concorresse com MACRI, sairia vitorioso por 61 contra 39 por cento.



Para atender ao pedido do presidente JAIR BOLSONARO, a equipe econômica deve incluir mudanças no Imposto de Renda de Pessoa Física na reforma tributária a ser proposta. Assessores do ministro da Economia, PAULO GUEDES, analisarão como corrigir os valores da tabela do IR e compensar a perda de arrecadação com alterações em outros tributos ou renúncias fiscais. Sem compensações, a equipe econômica avalia que a correção da tabela terá pouco espaço para ser implementada em razão da crise fiscal. Cálculos preliminares apontam que uma correção da tabela do IR no próximo ano pela inflação de 2019, conforme pediu BOLSONARO, reduziram o imposto arrecadado entre seis e oito bilhões de reais.


A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça analisará nesta terça-feira o pedido de liberdade do ex-presidente MICHEL TEMER. O julgamento do habeas corpus está previsto para começar às duas horas. Também será analisado o pedido de liberdade do coronel reformado da Polícia Militar JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, o coronel LIMA. TEMER é suspeito de liderar uma organização criminosa que, segundo o Ministério Público, teria negociado propina nas obras da usina nuclear de Angra. O ex-presidente é acusado de ter cometido os crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Ontem à tarde, TEMER foi transferido da sede da Polícia Federal para o Comando de Policiamento de Choque da PM de São Paulo.


O ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, afirmou na manhã desta segunda-feira que não colocou qualquer condição quando aceitou o convite para integrar a equipe ministerial do presidente JAIR BOLSONARO. A afirmação foi feita um dia depois de BOLSONARO dizer que firmou compromisso com MORO para indicá-lo para uma vaga no Supremo Tribunal Federal e que vai honrar o que foi acertado. MORO se disse honrado com a possível indicação, mas argumentou que "é algo que tem que ser discutido no futuro", pois não há vagas atualmente no Supremo. A próxima deve ser aberta em novembro do ano que vem, quando se aposentará, aos 75 anos, o decano da Corte, ministro CELSO DE MELLO.


Um novo edital do Programa Mais Médicos, documento lançado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde, prevê vagas para seis municípios catarinenses: Água Doce, Campo Erê, Lebon Régis, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Major Vieira. As cidades contempladas são consideradas com alto índice de vulnerabilidade social. Há uma vaga para cada cidade. Os médicos interessados e que tenham registro profissional brasileiro devem se inscrever entre 27 e 29 de maio no site do programa. A previsão é de que eles comecem a atuar na atenção básica nessas cidades em junho.


O Badesc vai investir 58 milhões e 700 mil reais em municípios que apresentam alta evasão populacional e baixo repasse de recursos do IPM, entre outros índices de desenvolvimento. Neste primeiro momento, 46 municípios foram classificados no Protocolo de Intenções para financiar projetos pelo Programa Badesc Cidades. Eles têm até 31 de maio para entregar toda a documentação financeira na Agência. 38 por cento das cidades ficam na região oeste. A lista de municípios contemplados nesta primeira etapa pode ser conferida em www.badesc.gov.br. Nos últimos cinco anos, foram atendidos pelo Programa 241 municípios, o que gerou investimentos na ordem de 567 milhões na economia catarinense.


Uma audiência pública na manhã desta segunda-feira em Florianópolis discutiu o projeto da incorporação da Eletrosul por outra subsidiária da Eletrobras, a empresa gaúcha Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica. Estiveram presentes na reunião deputados estaduais e federais, senadores, cerca de 500 funcionários da Eletrosul e representantes da empresa com sede em Florianópolis. Ficou decidido que os parlamentares tentarão marcar uma audiência com o presidente da República sobre o assunto. O governador catarinense, CARLOS MOISÉS do PSL é a favor da manutenção da Eletrosul em Santa Catarina e assinou um ofício em que se manifesta contrário à fusão.


-TUNÁPOLIS AMPLIA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NA SAÚDE

-ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE ÁGUA DE SÃO JOÃO DO OESTE GERA NOVA TARIFA

-SECRETARIA DE SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA SEXTO MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA

-IPORÃ DO OESTE DEFINE PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO


Doenças causam problemas em forrageiras e deixam produtores em alerta. O vice-prefeito e secretário de agricultura de São João do Oeste demonstra preocupação com perdas em pastagens no município. GENÉSIO ANTON diz que a presença de ferrugem e fungos está dizimando algumas pastagens, em especial de aveia. O alerta se justifica pois a aplicação de fungicidas não tem eficiência nestes casos. O secretário explica que os agrônomos que atuam no município já constaram que o problema está sendo causado pelo longo período de chuva, com aproximadamente 10 dias de pouco sol. A alta umidade facilita a proliferação de fungos. ANTON também chama atenção para o excesso de adubação nitrogenada, pois aplicação de uréia causa desequilíbrio.


Combate a doenças em pastagens depende das condições do clima. A solução, conforme o secretário da agricultura de São João do Oeste, está na volta dos dias com sol e não no investimento em lojas agropecuárias. GENÉSIO ANTON diz que a situação afeta drasticamente o desenvolvimento de pastagens e pode resultado em aumento de custos na produção de leite e até redução no volume para ser entregue aos laticínios. A recomendação é providenciar sementes para novo plantio com os cuidados necessários. O secretário salienta que o problema afeta outros municípios da região, principalmente na produção de pastagens destinadas ao gado leiteiro. GENÉSIO ANTON recomenda cuidado com o desequilibro nutricional que acelera o apodrecimento das plantas. O problema se acentuou a partir do fim de semana.


Presidente da associação de pescadores de Mondaí cita desafios da pesca no período de inverno. Conforme EGON ULRICH, no período mais frio do ano e de cheia do rio Uruguai a disponibilidade de peixes diminuiu. Ele cita que as principais espécies são grumatã, cascudo, dourado, piaba, surubi e bocudo. EGON ULRICH diz que nessa época as dificuldades são maiores devido à cheia do rio, quando as redes acabam ficando mais fundas. O peixe pode ficar preso na rede por no máximo meio dia. ULRICH diz que no inverno os peixes costumam ficar mais no fundo onde a água é mais morna. O presidente da associação lembra que os pescadores também devem respeitar regras relacionadas ao tamanho da rede, para evitar que sejam pescados peixes que não estão no tamanho ideal. A embarcação mais usada são os caicos de madeira e barcos de alumínio. Os pescadores da associação são considerados profissionais, e possuem a carteirinha que certifica a atividade.


Belmonte irá investir em melhorias de estufa e construção de abrigo para produção de mudas. O secretário de agricultura, VANDERSON GARBIN, destaca que a partir da próxima semana iniciam as reformas das instalações para produção de mudas. Será feito um abrigo com sombrite e uma estufa para cultivo das mudas de inverno. O investimento será de cerca de cinco mil reais nas melhorias e na aquisição de mangueira e vasos de flores. O secretário comenta que as mudas serão utilizadas na ornamentação de espaços públicos e o excedente será entregue a população. VANDERSON GARBIN lembra que a produção das mudas ocorria em parceria com o colégio estadual, mas as estufas onde a plantação era feita acabaram sendo danificadas pelas condições do tempo. A partir da reforma das estruturas, a parceria com a escola terá continuidade com o envolvimento dos próprios alunos e crianças atendidas pelo CRAS.


Secretaria de assistência social de Mondaí abre inscrições para o curso de formação de bombeiros da melhor idade. As inscrições devem ser confirmadas até dia 24 de maio. Segundo a secretária de assistência social, LUCIANE MARASCHIN, a turma terá 30 participantes, sendo 16 vagas para o município de Mondaí e 14 vagas para o município de Tunápolis. O curso de formação de Bombeiros da Melhor Idade faz parte do programa de capacitação da comunidade, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O treinamento terá 40 horas/aula, com conteúdo sobre: noções de primeiros socorros, noções de extinção de incêndio, sistemas preventivos contra incêndio, brigada de incêndio, e, noções de percepção de risco e atuação inicial em acidentes. O curso será realizado no período de 30 de maio a 30 de julho, sendo que as aulas acontecerão sempre, uma vez por semana, na parte da tarde no quartel em Iporã do Oeste. Mondaí disponibilizará transporte aos participantes.


Teatro e pedágio marcam programação alusiva a campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No dia 18 de maio é lembrado em todo o país o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Mondaí, a secretaria de assistência social e o Conselho Municipal da Infância e Adolescência, CMDCA organizaram uma programação alusiva à data, do dia 15 ao dia 17 de maio. No dia 15, os alunos das séries iniciais, das escolas municipais, assistem ao teatro com o tema “No Meu Corpo Não”. No dia 16, os alunos das séries finais assistem ao teatro com o tema “Quando o Segredo Gritar”. Os teatros serão apresentados no Centro de Eventos da Área de Lazer pela manhã e à tarde. No dia 17 será realiza um pedágio com entrega de material informativo pela manhã na rótula ao lado da Praça Central, com a participação dos membros do CMDCA, Conselho Tutelar e CRAS.


Tunápolis já está com 90% do público alvo vacinado contra a gripe. A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até dia 31 de maio. Conforme a enfermeira da secretaria de saúde, ROSELI BONAVIGO, de uma forma em geral, o público alvo está aderindo à campanha, e comparecendo a unidade de saúde para receber a vacina. A enfermeira chama atenção para a baixa adesão da população idosa, público alvo que até o momento foi o que menos procurou pela vacinação. ROSELI comenta que a expectativa é que os idosos procurem a imunização até o final deste mês, quando encerra a campanha. Ela cita que no total, devem receber a vacina em Tunápolis mil e 300 pessoas, sendo que destas, 88% já haviam sido vacinadas até o começo desta semana.


ROSELI BONAVIGO pede que ao procurar a unidade de saúde para receber a vacina, os munícipes tenham paciência e aguardem na fila. Ela explica que além de aplicar a vacina, é necessário fazer o registro das doses no sistema. A enfermeira da secretaria de saúde ressalta que o dia D de vacinação, realizado ainda no dia cinco de maio, não teve uma procura grande pelas vacinas, e a maior adesão foi em dias alternativos da campanha. ROSELI ressalta que a vacina contra a gripe é segura, e é elaborada com base em pesquisas que identificam os vírus circulantes. Com a vacinação a enfermeira lembra que diminuíram muito os casos de complicação e mortes relacionadas a gripe, principalmente de idosos, crianças, gestantese mulheres que tiveram filhos, que são os mais vulneráveis a doença e outras complicações que gera.


Alteração no sistema de água de São João do Oeste gera nova tarifa. O município está fazendo várias alterações na estrutura o setor de água e esgoto. Já ocorreu à nomeação do diretor do departamento e novas tarifas entrarão em vigor a partir de junho. Objetivo é melhorar a qualidade do serviço prestado e equilibrar as contas. Conforme o secretário de administração, finanças, planejamento, WILSON WEBER, a nova lei municipal entra em vigor a partir de primeiro de junho. Ele considera que serão mudanças significativas que podem gerar dúvidas aos consumidores. O secretário cita algumas modificações de maior impacto. O corte no fornecimento de água ocorria após a terceira fatura sem pagamento. Nova lei estabelece suspensão a partir de 45 dias de atraso.


WILSON WEBER justifica que o sistema de água e esgoto precisa equilibrar despesas com arrecadação e o consumidor terá que fazer sua parte. São João do Oeste vai implantar a ligação provisória solicitada para a realização de obras. Neste caso o valor da taxa mínima será maior para motivar a conclusão da obra. Outra mudança, já terá presença do setor de fiscalização, as edificações com mais de uma sala comercial ou apartamento, terão taxa mínima para cada estabelecimento. Segundo WEBER, a recomendação é para instalação individual de hidrômetros, caso contrário um único medidor poderá ter várias taxas dependendo do número de residências ou salas comerciais. Valor arrecadado ajuda custear despesas fixas de captação, tratamento e distribuição de água, uso de veículos e servidores públicos do setor.


Tunápolis amplia atendimento especializado na saúde. Novos profissionais iniciam trabalho nesta terça-feira. O vice-prefeito e secretário da saúde, AQUILES BAMBERG, anuncia ampliação aos pacientes no atendimento especializado. Hoje iniciam atividades no Centro Municipal de Saúde, um ortopedista e uma pediatra. Contratação ocorreu via credenciamento de preço. Meta é proporcionar melhor atendimento à população e reduzir de maneira significativa filas de espera no sistema público. O ortopedista vai trabalhar das 18 às 21 horas, com consultas para diagnosticar problemas e a necessidade de cirurgia. O médico também fará procedimentos cirúrgicos no hospital de Tunápolis. O secretário explica que os problemas mais comuns são de ombro, joelho, cotovelo, pulso e coluna. No entanto serão atendidos apenas os casos de ombro, cotovelo e pulso.


Tunápolis vai manter parceria com outros municípios em cirurgias ortopédicas. AQUILES BAMBERG diz que cirurgias de coluna e joelho são alta complexidade e o município terá parcerias com outros hospitais. Salienta que a demanda é grande e o consórcio regional e SUS não conseguem atender. O secretário avalia que a contratação de ortopedista visa à solução de problemas e evitar presença frequente dos pacientes nas unidades em busca de consultas e medicação. O profissional vai prestar atendimento em todas as terças-feiras. AQUILES BAMBERG diz que a situação da pediatria é um pouco diferente e o atendimento será duas vezes por mês, sempre em terças-feiras com as consultas entre oito e 17 horas. Salienta que esta era uma necessidade urgente para atendimento a crianças. A equipe da saúde fará a seleção de prioridades.


Especialidades seguem entre as prioridades na saúde de Tunápolis. O secretário AQUILES BAMBERG lembra que o município possui cinco médicos fixos com investimento anual superior a um milhão de reais em folha de pagamento. Cita que a equipe ainda conta com dois ginecologistas e psiquiatra, agora também conta com ortopedista e pediatra. O próximo investimento será na contratação de oftalmologista. O secretário diz que estão sendo feitos encaminhamentos para equipar uma sala para atendimento. Segundo BAMBERG, já existe o concurso e falta apenas equipamentos que devem estar instalados a partir de junho ou julho. O secretário já solicitou orçamentos para o investimento visando a realização de pequenas cirurgias e avaliação para a necessidade de uso de óculos.


Equipe da Saúde de Tunápolis inicia amanhã roteiro de reuniões no interior do município. Objetivo é percorrer todas as comunidades. Conforme o secretário, AQUILES BAMBERG, a programação inicia nesta quarta-feira em linha São José, às 20 horas e 30 minutos. Quinta-feira no salão da comunidade de Fátima, 19 horas e 30 minutos. Objetivo é explicar sobre funcionamento das unidades de saúde. BAMBERG também aponta entre as prioridades o esclarecimento sobre o uso de fitoterápicos com orientação médica. Também será definido grupo para implantação de canteiros de chás. O trabalho será em parceria com a Pastoral da Saúde que é mantida pela Paróquia Santíssima Trindade de Tunápolis. Outros setores da administração também vão participar das reuniões em Tunápolis.


Secretaria de saúde de Iporã do Oeste organiza sexto mutirão de cirurgias de catarata. De acordo com o secretário de saúde, MAURO BARELLA, os mutirões iniciaram com 19 municípios, aumentaram para 26, depois 30 municípios e agora já são 32 cidades de toda região oeste sendo atendidas. Desde que os procedimentos iniciaram no hospital de Iporã do Oeste, em outubro de 2017, o secretário destaca que foi necessário fazer com que o estado percebesse que por meio dos mutirões seria possível atender uma grande demanda de pacientes de apenas uma vez. BARELLA ressalta que a expectativa no primeiro mutirão é de que haveria ao menos mil cirurgias de catarata para serem realizadas, mas com esta nova etapa, somente em Iporã do oeste já serão quase quatro mil cirurgias.


Os procedimentos realizados no hospital Nossa Senhora das Mercês são pagos pelo estado em parceria com o ministério da saúde. Em todo o estado já são 26 mil cirurgias de catarata realizadas. O secretário de saúde cita que o novo mutirão será realizado de 20 a 24 de maio, atendendo pacientes que já realizaram o procedimento em um dos olhos, bem como, novos pacientes. A expectativa é realizar em torno de 750 procedimentos na próxima semana. MAURO BARELLA lembra que além de reduzir a demanda de pacientes, os mutirões contribuem para aumentar a arrecadação do hospital. Ainda em relação a recursos, o secretário enfatiza que os repasses acabam sendo prejudicados devido a troca de governo, apesar das emendas já articuladas.


O secretário de saúde destaca que de fevereiro até o momento foram feitas 440 ressonâncias. Cada procedimento tem um valor de 280 reais. MAURO BARELLA cita também mais de 800 ultrassonografias, ao valor de 36 reais cada uma. A maior demanda é de exames laboratoriais, como hemograma, colesterol e triglicerídeos. O secretário diz que o problema é que muitos pacientes chegam a solicitar exames a cada dois meses. Ao menos que o paciente tenha alguma doença que necessite desse acompanhamento frequente, BARELLA afirma que não há necessidade de realizar os exames com tanta freqüência. Ele lembra que a liberação dos exames eletivos será feita duas vezes ao ano. O município possui uma cota de oito mil e 800 reais do SUS por mês para realização dos exames, mas a secretaria de saúde gasta em média 18 mil reais por mês em exames laboratoriais.


Iporã do Oeste define programação alusiva ao trigésimo aniversário do município. No dia primeiro de junho Iporã do Oeste comemora 30 anos de emancipação político administrativa. Além da programação de aniversário, haverá eventos alusivos a sexta semana das etnias, a segunda semana cultural e as feiras do livro e do artesanato. A exemplo do ano passado, os eventos iniciam nas comunidades. De acordo com a coordenadora de cultura, LUCIANE FLACH TREIN, a programação inicia no dia 27 de maio, com a abertura da semana das etnias na comunidade de São Lourenço, a partir das 19 horas e 30 minutos. Haverá apresentações culturais dos alunos que integram as oficinas do INDACI, como patinação, CTG, banda municipal, orquestra de gaitas, corais de Macucozinho, São Lourenço e Quilombo, e o grupo italiano Um Toquetim Della Itália. Após as apresentações haverá matiné.


No dia 28 de maio a comunidade a sediar as apresentações será São Vendelino, com a presença do CTG, companhia de danças da Jussara, grupo de patinação, grupo de violões, orquestra de gaita, banda municipal, coral de Aparecida, coral infanto juvenil e o grupo italiano Amici Della Cantoria. As apresentações iniciam também às 19 horas e 30 minutos, encerrando com matiné. Na cidade, a coordenadora de cultura destaca que no dia 29, no ginásio Artur Friedrich, ocorre a abertura da feira do livro e do artesanato, a partir das oito horas e 30 minutos, com apresentações culturais e teatro infantil. A mesma programação será realizada a tarde e a noite. LUCIANE FLACH TREIN lembra que no dia 29 também será disponibilizado o palco livre para apresentações de talentos locais e regionais. Haverá também uma exposição alusiva aos 30 anos do município.


No dia 30 de maio, no ginásio Artur Friedrich, às 14 horas, será realizado o festival da canção estudantil, fase municipal. Se apresentam durante a tarde as categorias da educação infantil, primeiro ao terceiro ano, e a noite, as categorias do quarto ao nono ano e ensino médio. Antes de cada categoria se apresentar haverá a participação especial da APAE. LUCIANE FLACH TREIN ressalta que no dia 31 de maio, no ginásio poliesportivo, ocorre o baile do município animado pela banda Os Reis da Alegria, a partir das 21 horas. O baile segue com a banda Indústria Musical, encerrando com show sertanejo de EDUARDO GUSTAVO. Não haverá cobrança de ingresso. No dia primeiro de junho, dia do aniversário, a programação inicia às 14 horas com encontrão da terceira idade, apresentações culturais, corte do bolo de 30 metros, e matiné com Os Guri.


-INVESTIGADA POR TRÁFICO DE DROGAS É PRESA POR DESCUMPRIR MEDIDAS JUDICIAIS

-POLÍCIA CIVIL RECUPERA NOTEBOOK FURTADO E PRENDE DUAS PESSOAS POR RECEPTAÇÃO


Caminhão encepa na subida e gera lentidão na SC 283. O fato ocorreu às oito horas de ontem na SC 283 em Riqueza. Segundo informações de populares, o caminhão trator Mercedes Benz 1935 emplacado no município de Abelardo Luz não conseguiu subir o morro no trecho entre Mondaí e Riqueza, e acabou encepando na subida. O veículo ficou travado sobre a pista, e gerou filas e lentidão no local. O motorista, um homem de 27 anos, não se feriu.


Moradores resgatam tucano vítima de maus tratos. A Polícia Militar foi chamada no sábado para atender a ocorrência. Um tucano ferido, com uma das asas quebradas e com sangramentos, foi encontrado por moradores na estrada geral da comunidade de Lageado Raul, interior de São Lourenço do Oeste. A PM conta que os moradores disseram que ouviram tiros vindo de um terreno próximo e, logo depois, o tucano caiu. A Polícia Militar levou a ave até uma clínica veterinária. Nenhum dos responsáveis foi localizado.


Instalações do Canil Setorial da PM devem ser inauguradas ainda neste mês. O capitão da companhia de Dionísio Cerqueira DEIBER HAEFLIGER explica que os investimentos para a implantação ocorrem em parceria com a prefeitura de Dionísio Cerqueira e Associação Comercial, através de uma campanha para arrecadação de recursos, junto ao comércio das três cidades. A construção do Canil, e a compra de equipamentos, foram feitos por intermédio de doações. A parceria, além de viabilizar a implantação do Canil, permitiu a vinda de 12 novos policiais militares. O comandante ressaltou que entre as principais atividades do Canil, se destacam o emprego de cães na detecção de drogas e armas de fogo, busca e captura de foragidos, policiamento em praças desportivas e patrulhamento com cães. DEIBER afirmou que o Canil é uma ferramenta fundamental a mais da polícia para ações de prevenção e repressão na área de fronteira.


Investigada por tráfico de drogas é presa por descumprir medidas judiciais. A Policia Civil de Dionísio Cerqueira cumpriu mandado de prisão preventiva de uma mulher de 31 anos nesta segunda-feira. A investigação iniciou em 2018, quando a mulher presa ontem era investigada pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A investigação culminou com sua prisão em flagrante em novembro de 2018. A investigada durante o curso do processo foi colocada em liberdade, sendo aplicadas medidas cautelares diversas da prisão, contudo, em razão do descumprimento das exigências foi expedido novo mandado de prisão.


Polícia Civil recupera notebook furtado e prende duas pessoas por receptação. A delegacia de fronteira da comarca de SMOeste com apoio das equipes da DPCAMI e da DIC, recuperou na tarde desta segunda-feira, o objeto furtado. O furto do equipamento ocorreu no domingo, em uma residência. Após arrombar a porta da casa, o autor subtraiu o equipamento eletrônico. Nesta segunda-feira, a polícia recebeu denúncia de que o notebook furtado, da marca Sony Vaio, estava sendo oferecido por um indivíduo que reside em uma comunidade. Os policias localizaram o computador e prenderam em flagrante duas pessoas pelo crime de receptação, sendo um rapaz de 18 anos e outro de 22 anos. Além dos dois homens detidos, uma pessoa foi levada para prestar depoimento. A pena para o crime de receptação pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.