ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 14/05/2019

-STJ JULGA PEDIDO DE LIBERDADE DE TEMER NESTA TERÇA-FEIRA
-GOVERNADOR DEFENDE MANUTENÇÃO DA ELETROSUL EM SC
-PROJETO APROVADO DA APAE POSSIBILITA COMPRA DE CARRO NOVO
-ESCOLAS INICIAM PREPARAÇÃO PARA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
-CASAMENTO COMUNITÁRIO CELEBRA MATRIMÔNIO DE 15 CASAIS NO SÁBADO
-NOVO MUTIRÃO REGIONAL OFERECE MAIS DE 700 CIRURGIAS DE CATARATA
-GUARACIABA INVESTE 420 MIL NA COMPRA DE ESCAVADEIRA HIDRÁULICA
-COMISSÃO AVALIA ATUALIZAÇÃO DO CÓDIGO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM CEDRO
-INVESTIGADA POR TRÁFICO DE DROGAS É PRESA POR DESCUMPRIR ORDEM JUDICIAL
-POLÍCIA CIVIL RECUPERA NOTEBOOK FURTADO E PRENDE RECEPTADORES

O tempo é nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, de propriedade do Facebook, informou na segunda-feira que detectou uma vulnerabilidade em seu sistema que permitia que hackers instalassem spyware em alguns telefones e acessassem os dados contidos nos aparelhos. Os hackers faziam uma ligação através do WhatsApp para o telefone cujos dados queriam acessar e, mesmo que o destinatário não respondesse à chamada, um programa “espião” era instalado nos dispositivos. A empresa confirmou em comunicado à imprensa a informação publicada horas antes pelo "Financial Times" e pediu a um bilhão e meio de usuários em todo o mundo que "atualizem o aplicativo para sua versão mais recente".

Um segundo avião com remédios e suprimentos médicos da China chegou à Venezuela nesta segunda-feira como parte dos acordos de cooperação "técnicos humanitários" firmados entre o regime de NICOLÁS MADURO e o país asiático. Um Boeing 747 levou 71 toneladas de medicamentos e equipamentos médico-cirúrgicos para o país. O ministro da Saúde do regime chavista, CARLOS ALVARADO, disse que, somada essa segunda carga à primeira entregue pela Rússia e pela Cruz Vermelha, a Venezuela recebeu 166 toneladas de remédios e suprimentos.

A ex-presidente da Argentina, CRISTINA KIRCNHER lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro no país. O levantamento feito pelo instituto Synopsis aponta que CRISTINA tem 35 por cento das intenções de voto contra 30 por cento do atual presidente, MAURICIO MACRI. No segundo turno, no entanto, os dois perderiam para o candidato que ocupa a terceira posição das pesquisas. Nas simulações de segundo turno da Synopsis, ROBERTO LAVAGNA derrotaria a ex-presidente por 55 a 45 por cento dos votos úteis. Se LAVAGNA concorresse com MACRI, sairia vitorioso por 61 contra 39 por cento.

Para atender ao pedido do presidente JAIR BOLSONARO, a equipe econômica deve incluir mudanças no Imposto de Renda de Pessoa Física na reforma tributária a ser proposta. Assessores do ministro da Economia, PAULO GUEDES, analisarão como corrigir os valores da tabela do IR e compensar a perda de arrecadação com alterações em outros tributos ou renúncias fiscais. Sem compensações, a equipe econômica avalia que a correção da tabela terá pouco espaço para ser implementada em razão da crise fiscal. Cálculos preliminares apontam que uma correção da tabela do IR no próximo ano pela inflação de 2019, conforme pediu BOLSONARO, reduziram o imposto arrecadado entre seis e oito bilhões de reais.

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça analisará nesta terça-feira o pedido de liberdade do ex-presidente MICHEL TEMER. O julgamento do habeas corpus está previsto para começar às duas horas. Também será analisado o pedido de liberdade do coronel reformado da Polícia Militar JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, o coronel LIMA. TEMER é suspeito de liderar uma organização criminosa que, segundo o Ministério Público, teria negociado propina nas obras da usina nuclear de Angra. O ex-presidente é acusado de ter cometido os crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Ontem à tarde, TEMER foi transferido da sede da Polícia Federal para o Comando de Policiamento de Choque da PM de São Paulo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, afirmou na manhã desta segunda-feira que não colocou qualquer condição quando aceitou o convite para integrar a equipe ministerial do presidente JAIR BOLSONARO. A afirmação foi feita um dia depois de BOLSONARO dizer que firmou compromisso com MORO para indicá-lo para uma vaga no Supremo Tribunal Federal e que vai honrar o que foi acertado. MORO se disse honrado com a possível indicação, mas argumentou que "é algo que tem que ser discutido no futuro", pois não há vagas atualmente no Supremo. A próxima deve ser aberta em novembro do ano que vem, quando se aposentará, aos 75 anos, o decano da Corte, ministro CELSO DE MELLO.

Um novo edital do Programa Mais Médicos, documento lançado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde, prevê vagas para seis municípios catarinenses: Água Doce, Campo Erê, Lebon Régis, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Major Vieira. As cidades contempladas são consideradas com alto índice de vulnerabilidade social. Há uma vaga para cada cidade. Os médicos interessados e que tenham registro profissional brasileiro devem se inscrever entre 27 e 29 de maio no site do programa. A previsão é de que eles comecem a atuar na atenção básica nessas cidades em junho.

O Badesc vai investir 58 milhões e 700 mil reais em municípios que apresentam alta evasão populacional e baixo repasse de recursos do IPM, entre outros índices de desenvolvimento. Neste primeiro momento, 46 municípios foram classificados no Protocolo de Intenções para financiar projetos pelo Programa Badesc Cidades. Eles têm até 31 de maio para entregar toda a documentação financeira na Agência. 38 por cento das cidades ficam na região oeste. A lista de municípios contemplados nesta primeira etapa pode ser conferida em www.badesc.gov.br. Nos últimos cinco anos, foram atendidos pelo Programa 241 municípios, o que gerou investimentos na ordem de 567 milhões na economia catarinense.

Uma audiência pública na manhã desta segunda-feira em Florianópolis discutiu o projeto da incorporação da Eletrosul por outra subsidiária da Eletrobrás, a empresa gaúcha Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica. Estiveram presentes na reunião deputados estaduais e federais, senadores, cerca de 500 funcionários da Eletrosul e representantes da empresa com sede em Florianópolis. Ficou decidido que os parlamentares tentarão marcar uma audiência com o presidente da República sobre o assunto. O governador catarinense, CARLOS MOISÉS do PSL é a favor da manutenção da Eletrosul em Santa Catarina e assinou um ofício em que se manifesta contrário à fusão.

Apae de São José do Cedro comemora conquista de veículo. A presidente da Escola Especial Viviane, MARILEI BROETTO lembra que o projeto aprovado foi no valor de 63 mil do BNDR. Ela ressalta que o recurso foi viabilizado por meio de um projeto apresentado via Fundo da Infância e Adolescência. MARILEI detalha que o valor foi na aquisição de um Ford Ka usado para o transporte da equipe multidisciplinar até os locais de atendimento, para cursos. A Apae cedrense foi a única do estado contemplada. A presidente lembra que a instituição depende e sobrevive de parcerias com as prefeituras e buscando recursos com projetos como este. Na semana passada houve confirmação de repasses do Instituto Guga Kurten. Ela cita auxílios da justiça e a atualmente a busca de produtos da receita federal. Em setembro a escola vai apresentar um novo projeto junto ao BNDR.

Escolas iniciam oficinas de preparação para Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Conforme a supervisora de gestão de rede da unidade regional de ensino Dionísio Cerqueira, SILVANE PRESTES DE OLIVEIRA, o prazo de inscrição terminou ontem para o concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Ela comemorou a adesão, já que todas as escolas atendidas pelo polo aderiram. Na etapa seguinte uma comissão escolar vai avaliar os melhores em cada categoria até o mês de agosto. No segundo momento ocorrem seleções municipais em uma parceria em a coordenadora regional e as secretarias de educação de SJCedro, Princesa, Guarujá do Sul, Anchieta, Dionísio Cerqueira e Palma Sola. SILVANE percebe que a olimpíada é uma chance que os professores tem em apresentar e testar novas metodologias de ensino mais atrativos. Lembra que a disciplina é base para outras áreas do conhecimento. Nesta edição, a escritora mineira Conceição Evaristo é a homenageada. Entre as premiações aos professores vencedores está uma imersão pedagógica internacional e uma viagem cultural em cidade históricas do Brasil para os alunos.

Casamento Comunitário de Guaraciaba acontece no final de semana. A segunda edição do casamento comunitário já tem data definida e será neste sábado, às 15 horas, no Centro de Múltiplouso Armando Domingos Montagna. Nesta Edição, 15 casais irão se reunir em matrimônio. A realização do Casamento é feita em parceria entre a secretaria de Assistência Social com a Escrivania de Paz. Conforme a secretária de Ação Social IDIONE FABBI hoje começam ensaios com os casais que já participaram de outras atividades relacionadas ao matrimônio, como reuniões sobre toda a documentação exigida e também uma Palestra intitulada “Vida a Dois”. Ela percebe que havia uma demanda de casais interessados em formalizar a união que por vezes já se estende há mais de dez anos, porém, sem documentos legais.

Iporã do Oeste organiza sexto mutirão de cirurgias de catarata para pacientes de 30 municípios da região. De acordo com o secretário de saúde, MAURO BARELLA, os procedimentos iniciaram em outubro de 2017 e foi necessário fazer com que o estado percebesse que por meio dos mutirões seria possível atender uma grande demanda de pacientes de apenas uma vez. Ele ressalta que a expectativa no primeiro mutirão é de que haveria ao menos mil cirurgias de catarata para serem realizadas, mas com esta nova etapa, já chega e quase quatro mil cirurgias. O secretário informa que o novo mutirão será realizado de 20 a 24 de maio, atendendo pacientes que já realizaram o procedimento em um dos olhos, bem como, novos pacientes. A expectativa é realizar em torno de 750 cirurgias na próxima semana.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia promove o Congresso Estadual dos Profissionais que atuam em Santa Catarina. O objetivo é mobilizar a participação dos profissionais no debate sobre as propostas e projetos para o desenvolvimento do país. O tema deste ano é “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. Em Santa Catarina serão realizados 11 encontros regionais preparatórios, com apoio da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA. O encontro de hoje será a partir das seis horas da tarde em SMOeste quando serão eleitos os delegados que irão representar Santa Catarina no Congresso Nacional. O evento nacional será de 19 a 21 de setembro, em Palmas, Tocantins. O diretor regional, DOUGLAS PATEL, disse que a atuação do Sistema Confea/Crea e as prioridades para o próximos anos serão pautadas a partir do que for definido nos encontros. Entre os temas estão o papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade e a infraestrutura sob a ótica da Engenharia.

Projeto Cedro Mais Agricultura incentiva à diversificação das atividades na zona rural. Conforme o secretário da pasta PEDRINHO CASARIN, o projeto de SJCedro foi reconhecido em nível estadual com selo do Sebrae entre os melhores e mais completos. Ele explica quealém de ser abrangente, a ação tem objetivos para criar mecanismos que contribuam para o desenvolvimento, crescimento econômico e empreendedorismo na área rural. Ele explica que outra meta é reduzir o êxodo rural e incentivar a permanência do jovem no campo. O programa visa auxiliar nos custos do programa de silagem, subsidiar a distribuição do calcário, fornecer maquinários para piscicultura, transportar e coletar o lixo do meio rural. PEDRINHO cita ainda o intuito de melhorar a infraestrutura da propriedade através do cascalhamento na área de manejo e produção, fornecer materiais para melhoramento genético dos animais e capacitar os empreendedores. Para isso são feitas parcerias com Epagri, Cidasc, sindicatos e cooperativas.

Volume de chuva tem danificado a malha viária no interior de Guarujá do Sul. A informação é do prefeito, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Conforme ele, o nível de precipitações dos últimos dias causou prejuízos à conservação das estradas rurais, especialmente nos trechos em que ainda não havia sido feito o serviço de recuperação por parte da Secretaria de Obras. O prefeito revela que os pontos mais críticos para o tráfego estão concentrados na região da Arara. Lembra que há duas semanas as equipes tentam realizar o cascalhamento e recuperação total da estrada desde a sede de Baixo Arara até a serra da Maidana. Ele destaca que nos últimos anos foram feitos apenas reparos dos pontos críticos nesse trecho e, agora, a pretensão é fazer a recuperação geral, por isso, a estimativa é de que as máquinas fiquem entre 40 e 60 dias naquela região. CLAUDINHO explica que conforme o serviço for retomado na estrada geral serão atendidos os pedidos do programa Porteira Pra Dentro.

A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública em Maravilha para debater melhorias e construção de trevos nas BRs 282 e 158. Os questionamentos e sugestões apresentados no encontro serão acolhidos pela bancada do Oeste e oficializados em documentos para serem apresentados. As obras mais reivindicadas incluem a alterações no projeto de construção do trevo no entroncamento das BRs 282 e 158, melhorias nos trevos de acesso a Cunha Porã e Palmitos, de acesso à empresa Aurora em Cunha Porã, de trevos de acesso à Udesc e Unoesc em Pinhalzinho, e implantação de perimetrais em trechos urbanos dos municípios da região. A intenção dos deputados é que o Dnit inclua as sugestões nos projetos que revitalização das rodovias.

Os projetos das BRs 282 e 158 ainda podem sofrer alterações. A informação é do superintendente do Dnit na região, DIEGO DA SILVA. Ele explicou que as sugestões e questionamentos que foram feitos na audiência pública de sexta-feira em Maravilha serão levadas para análise técnica e financeira e podem ser implantadas pelo órgão. Durante o encontro, o deputado FABIANO DA LUZ do PT, ex-prefeito de Pinhalzinho, destacou que obras nas duas rodovias não são classificadas como prioritárias pelo governo federal e por isso a importância da união dos parlamentares em busca de recursos e alterações para que elas sejam realizadas. ALTAIR SILVA do PP apresentou como sugestão construção de rotatórias nos trevos de Nova Itaberaba e em Flor do Sertão.

Instalações do Canil Setorial da PM devem ser inauguradas ainda neste mês. O capitão da companhia de Dionísio Cerqueira DEIBER HAEFLIGER explica que os investimentos para a implantação ocorrem numa parceria com a prefeitura de Dionísio Cerqueira e com a Associação Comercial, através de uma campanha para arrecadação de recursos, junto ao comércio das três cidades. A construção da estrutura física do Canil, e a compra de equipamentos, foram feitos por intermédio de doações. A parceria, além de viabilizar a implantação do Canil, permitiu a vinda de 12 novos policiais militares. O comandante ressaltou que entre as principais atividades do Canil, se destacam o emprego de cães na detecção de drogas e armas de fogo, busca e captura de foragidos, policiamento em praças desportivas e patrulhamento com cães. DEIBER afirmou que o Canil é uma ferramenta fundamental a mais da polícia para ações de prevenção e repressão na área de fronteira.

Prefeitura investe 420 mil na compra de equipamento para atender a demanda de moradores e produtores rurais. O vice-prefeito VANDECIR DORIGON afirma que a administração de Guaraciaba investiu recursos próprios em uma escavadeira hidráulica que chegará no município nesta semana. Ele revela que o valor para compra é considerado alto, mas, existe uma demanda intensa de serviços desta natureza para escavações diversas. O vice-prefeito salienta que já havia duas máquinas semelhantes disponíveis, porém, o número de solicitações cresceu e para agilizar os serviços a equipe optou pela compra. Ele destaca que além das empresas e agricultores, a escavadeira é usada em serviços públicos na recuperação de estradas. NEGO DORIGON justifica que houve necessidade de investir recursos próprios devido a dificuldade em acessar emendas desde o ano passado. Ele reconhece que há valores sendo liberados, no entanto, 90 por cento deles são para saúde. O vice-prefeito argumenta que o uso do implemento vai gerar retorno para os cofres públicos.

Empregada doméstica assume vaga na Câmara de Vereadores de Princesa por trinta dias. MALENE RIGHI, do PSD, está exercendo o cargo no lugar do vereador SILMAR FRANCO, do PT. Ela assumiu a vaga por trinta dias pela segunda vez nessa legislatura. No ano passado, MALENE também havia assumido a função por trinta dias no lugar de VALDEMIRO GHIEL, do PPS. A suplente de vereadora de Princesa é empregada doméstica e esteve no programa Enfoque Legislativo neste sábado falando da oportunidade de representar, especialmente a classe das domésticas e diaristas e também donas de casa. Ele contou um pouco sobre o trabalho, responsabilidade e confiança que tem faz famílias onde trabalha diariamente e lembrou que no serviço público as mesmas qualidades precisam ser seguidas.MALENE falou sobre os projetos que tramitam, a exemplo da criação do Samae. Ela também convidou os moradores para se envolver mais nas sessões, acompanhado as votações e levando seus pedidos.

Equipe técnica do Conder começa a regularizar parte documental para implementação de sistema de licenciamento ambiental próprio no Extremo Oeste. A informação é da assessora jurídica da Ameosc, ÉDINA TREMEA SPIRONELLO. De acordo com ela, a partir da decisão dos 19 prefeitos da região em criar um sistema próprio de licenciamento ambiental para fazer frente à demanda por maior agilidade na análise dos processos, neste mês, já começaram a ser feitos os estudos para regularização documental. A assessora comenta que para que o sistema saia do papel é necessária a adequação da legislação ambiental, dos conselhos e da fundação ambiental de todas as cidades que integram o Conder. Além disso, segundo ela, é necessária autorização do Consema e o estabelecimento de parcerias com o Ministério Público e a Polícia Ambiental.

Comissão especial se reúne para analisar projeto de lei que institui o Código de Vigilância Sanitária de São José do Cedro. Na sexta-feira a presidente do Legislativo ISOLDI WILL e a assessora jurídica da Câmara, ÉDINA SPIRONELLO, receberam a assessora jurídica da prefeitura KARINE KAISER WOLFART, o controlador interno da prefeitura RUDIMAR WINTER e a equipe da Vigilância Sanitária do município. A comissão especial discutiu sobre pontos previstos na legislação e sugeriu alterações no texto da matéria que institui o Código atualizado. Segundo ISOLDI, o Código está tramitando desde dezembro de 2014. Após uma série de estudos os fiscais farão novas análises e em seguida o texto irá para Comissão para a emissão de um parecer. O projeto faz previsão sobre a composição, as atribuições e as metodologias de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal. O Código tem mais de 40 páginas e abrange questões da zona urbana e rural como o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, o controle de doenças em humanos e animais.

Município investe 300 mil reais na pavimentação de ruas. O prefeito de Princesa EDILSON VOLKWEIS destaca que as novas obras fazem parte do planejamento desenvolvido pela Administração, cujo objetivo é a pavimentação de todas as ruas do perímetro urbano até o final do mandato, no ano que vem. Ele enaltece a importância dessas obras, principalmente porque de acordo com as novas normas instituídas pelo Ministério das Cidades será obrigatória a pavimentação no acesso a cada lote urbano, para posterior liberação de novos financiamentos do programa "Minha Casa Minha Vida". O prefeito explica que seis empresas participaram do processo licitatório que possibilitou reduzir os custos. A obra foi orçada em 447 mil reais e a empresa vencedora desenvolverá o projeto por 296 mil, gerando uma economia de 150 mil reais. Além do calçamento, a obra prevê drenagem pluvial e sinalização viária. Aa equipe da secretaria de obras ajuda nos serviços. No total, serão atendido cerca de sete mil metros quadrados em cinco ruas.

Prefeitura de Princesa está buscando tornar o sistema de água mais eficiente. O prefeito EDILSON VOLKWEIS revela que além da infraestrutura está é outra meta que está sendo trabalhada atualmente com a criação do Samae, o serviço autônomo de gerencialmente de água de Princesa. O projeto foi remetido para câmara. Há uma engenheira sanitarista atuando e deve ocorrer concurso para uma vaga operacional. Já a direção geral será feita por nomeação de um cargo comissionado.A prefeitura assumiu o sistema há cerca de um ano e cinco meses e agora trabalha em ajustes. Ele afirma que o ano passado serviu para avaliar a viabilidade de custos e possível lucro. O prefeito comenta que em 2018 foram feitos investimentos com troca de canos e demais equipamentos e não houve sobras, mas, para este ano a expectativa é mais otimista. A arrecadação mensal com tarifas é cerca de 30 mil reais e as despesas com manutenção é cerca de 20 mil.

A PM de Dionísio Cerqueira atendeu duas ocorrências de destaque ontem. A primeira delas foi a uma e meia da tarde quando aconteceu um acidente com danos materiais, porém um dos veículos não estava com a documentação. A colisão foi entre as ruas vereador João Verona com a Rua Santos Dumont, envolvendo um Corsa emplacado em São Paulo e uma camionete Frontier de Dionísio Cerqueira. Os policiais realizaram todo o levantamento fotográfico, colheram o relato dos envolvidos, confeccionaram o auto de infração por causa do veículo que não estava devidamente licenciado e o recolheram ao pátio conveniado. Já às 15h30, durante patrulhamento no Distrito de São Pedro Tobias, os policiais abordaram um homem que estava em atitude suspeita. Em consulta ao sistema de mandados de prisão, foi constatado que ele possuía um mandado de prisão ativo em seu nome, sendo assim conduzido até a UPA de SJCedro.

Investigada por tráfico de drogas é presa por descumprir medidas judiciais. A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira deu cumprimento mandado de prisão preventiva em desfavor de uma mulher de 31 anos nesta segunda-feira. O mandado de prisão tem origem na investigação ocorrida no ano de 2018 na Delegacia, quando a mulher presa ontem era investigada pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A investigação culminou em sua prisão em flagrante em novembro de 2018. A investigada durante o curso do processo foi colocada em liberdade, sendo aplicadas medidas cautelares diversas da prisão, contudo, em razão do descumprimento das exigências foi expedido mandado de prisão.

Polícia Civil recupera notebook furtado e prende duas pessoas por receptação. A delegacia de fronteira da comarca de São Miguel do Oeste com apoio das equipes da DPCAMI e da DIC recuperou na tarde desta segunda-feira o objeto furtado. O furto do equipamento ocorreu no domingo em uma residência. Após arrombamento da porta da casa, o autor subtraiu o equipamento eletrônico. Ontem a polícia recebeu denúncia de que o notebook furtado, da marca Sony Vaio, estava sendo oferecido por um indivíduo que reside em uma comunidade. Após diligências, obteve-se a informação do local onde a negociação do objeto ocorreria, de modo que os policias lograram êxito em localizar o computador e prender em flagrante duas pessoas pelo crime de receptação, sendo um rapaz de 18 anos e outro de 22 anos. Além dos dois homens detidos, uma pessoa foi levada para prestar depoimento. A pena para o crime de receptação pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.