ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 14/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, de propriedade do Facebook, informou na segunda-feira que detectou uma vulnerabilidade em seu sistema que permitia que hackers instalassem spyware em alguns telefones e acessassem os dados contidos nos aparelhos. Os hackers faziam uma ligação através do WhatsApp para o telefone cujos dados queriam acessar e, mesmo que o destinatário não respondesse à chamada, um programa “espião” era instalado nos dispositivos. A empresa confirmou em comunicado à imprensa a informação publicada horas antes pelo "Financial Times" e pediu a um bilhão e meio de usuários em todo o mundo que "atualizem o aplicativo para sua versão mais recente".

Um segundo avião com remédios e suprimentos médicos da China chegou à Venezuela nesta segunda-feira como parte dos acordos de cooperação "técnicos humanitários" firmados entre o regime de NICOLÁS MADURO e o país asiático. Um Boeing 747 levou 71 toneladas de medicamentos e equipamentos médico-cirúrgicos para o país. O ministro da Saúde do regime chavista, CARLOS ALVARADO, disse que, somada essa segunda carga à primeira entregue pela Rússia e pela Cruz Vermelha, a Venezuela recebeu 166 toneladas de remédios e suprimentos.

A ex-presidente da Argentina, CRISTINA KIRCNHER lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro no país. O levantamento feito pelo instituto Synopsis aponta que CRISTINA tem 35 por cento das intenções de voto contra 30 por cento do atual presidente, MAURICIO MACRI. No segundo turno, no entanto, os dois perderiam para o candidato que ocupa a terceira posição das pesquisas. Nas simulações de segundo turno da Synopsis, ROBERTO LAVAGNA derrotaria a ex-presidente por 55 a 45 por cento dos votos úteis. Se LAVAGNA concorresse com MACRI, sairia vitorioso por 61 contra 39 por cento.

Para atender ao pedido do presidente JAIR BOLSONARO, a equipe econômica deve incluir mudanças no Imposto de Renda de Pessoa Física na reforma tributária a ser proposta. Assessores do ministro da Economia, PAULO GUEDES, analisarão como corrigir os valores da tabela do IR e compensar a perda de arrecadação com alterações em outros tributos ou renúncias fiscais. Sem compensações, a equipe econômica avalia que a correção da tabela terá pouco espaço para ser implementada em razão da crise fiscal. Cálculos preliminares apontam que uma correção da tabela do IR no próximo ano pela inflação de 2019, conforme pediu BOLSONARO, reduziram o imposto arrecadado entre seis e oito bilhões de reais.

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça analisará nesta terça-feira o pedido de liberdade do ex-presidente MICHEL TEMER. O julgamento do habeas corpus está previsto para começar às duas horas. Também será analisado o pedido de liberdade do coronel reformado da Polícia Militar JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, o coronel LIMA. TEMER é suspeito de liderar uma organização criminosa que, segundo o Ministério Público, teria negociado propina nas obras da usina nuclear de Angra. O ex-presidente é acusado de ter cometido os crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Ontem à tarde, TEMER foi transferido da sede da Polícia Federal para o Comando de Policiamento de Choque da PM de São Paulo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, afirmou na manhã desta segunda-feira que não colocou qualquer condição quando aceitou o convite para integrar a equipe ministerial do presidente JAIR BOLSONARO. A afirmação foi feita um dia depois de BOLSONARO dizer que firmou compromisso com MORO para indicá-lo para uma vaga no Supremo Tribunal Federal e que vai honrar o que foi acertado. MORO se disse honrado com a possível indicação, mas argumentou que "é algo que tem que ser discutido no futuro", pois não há vagas atualmente no Supremo. A próxima deve ser aberta em novembro do ano que vem, quando se aposentará, aos 75 anos, o decano da Corte, ministro CELSO DE MELLO.

Um novo edital do Programa Mais Médicos, documento lançado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde, prevê vagas para seis municípios catarinenses: Água Doce, Campo Erê, Lebon Régis, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Major Vieira. As cidades contempladas são consideradas com alto índice de vulnerabilidade social. Há uma vaga para cada cidade. Os médicos interessados e que tenham registro profissional brasileiro devem se inscrever entre 27 e 29 de maio no site do programa. A previsão é de que eles comecem a atuar na atenção básica nessas cidades em junho.

O Badesc vai investir 58 milhões e 700 mil reais em municípios que apresentam alta evasão populacional e baixo repasse de recursos do IPM, entre outros índices de desenvolvimento. Neste primeiro momento, 46 municípios foram classificados no Protocolo de Intenções para financiar projetos pelo Programa Badesc Cidades. Eles têm até 31 de maio para entregar toda a documentação financeira na Agência. 38 por cento das cidades ficam na região oeste. A lista de municípios contemplados nesta primeira etapa pode ser conferida em www.badesc.gov.br. Nos últimos cinco anos, foram atendidos pelo Programa 241 municípios, o que gerou investimentos na ordem de 567 milhões na economia catarinense.

Uma audiência pública na manhã desta segunda-feira em Florianópolis discutiu o projeto da incorporação da Eletrosul por outra subsidiária da Eletrobras, a empresa gaúcha Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica. Estiveram presentes na reunião deputados estaduais e federais, senadores, cerca de 500 funcionários da Eletrosul e representantes da empresa com sede em Florianópolis. Ficou decidido que os parlamentares tentarão marcar uma audiência com o presidente da República sobre o assunto. O governador catarinense, CARLOS MOISÉS do PSL é a favor da manutenção da Eletrosul em Santa Catarina e assinou um ofício em que se manifesta contrário à fusão.

Equipe Multisetorial de saúde participa de matriciamento no Caps. Segundo a secretária de saúde de Saltinho MARLA FACHIN, um encontro recente, reuniu médicos, psicólogo, odontólogo e enfermeiras, no Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê, para discutir a particularidade do atendimento a cada paciente. Frisa que o CAPS atende pacientes de Saltinho, e esse trabalho de alinhamento entre as duas equipes é fundamental para um bom resultado no tratamento dos pacientes.

Saltinho tem 21 pacientes encaminhados ao CAPS em Campo Erê. A secretária de saúde conta que eles fazem parte do grupo de saúde mental. Na sua avaliação todos que atendem esses pacientes precisam estar em sintonia para que o resultado final seja mais eficiente.

Profissionais precisam ser capacitados para tratar de saúde mental. O entendimento é do psicólogo da Secretaria de Saúde de Saltinho ALISSON MONTEIRO. Ele destaca que é fundamental o entrosamento da equipe da saúde pública de Saltinho, com os profissionais do Caps. Essa troca de informação resulta em um atendimento de mais qualidade.

Preconceito com saúde mental ainda é grande. Afirmação é do psicólogo ALISSON MONTEIRO. De acordo com ele, ainda existe aquelas pessoas que acham que psicólogo e psiquiatra são para loucos. Os profissionais trabalham para mudar essa visão, pois saúde mental são emoções, e quando não cuidadas, refletem diretamente não só no emocional, mas também na saúde física das pessoas.

Reunião na AMNoroeste discute Sistema Único de Assistência Social de Santa Catarina. Segundo ROSE GUARDA – Coordenadora do Colegiado Social da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina de São Lourenço do Oeste, a reunião contou com a presença de representantes de cada município de abrangência da entidade. Diversos assuntos estiveram em pauta, entre eles: participação do Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, que será realizado nos dias 29, 30 e 31, agora de maio, em Canasvieiras, Florianópolis.

Objetivo do Seminário, é atualizar temas que dizem respeito a implementação e a qualificação do SUAS. Antes do Seminário estadual, ROSE, lembra que tem o regional de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, que será realizado amanhã e quinta-feira em Chapecó. A principal proposta desse encontro, é ampliação do conhecimento sobre a gestão do trabalho e da educação permanente do SUAS, com temas importantes para o aprimoramento profissional, qualificação de serviços, programas, projetos, benefícios socioassistenciais e para a implementação da política de assistência social

Trabalho de tubulação é feito em escola em construção no Bairro Cohab. A informação é do secretária da Cidade e Desenvolvimento Local de Campo Erê CARLOS FERLIN. De acordo com ele, assim que o tempo colaborar a atividade será concluída, para dar início ao plantio de grama no pátio da escola. Conta que também estão sendo feitos os muros. FERLIN, comenta que serão colocados cerca de 100 tubos, sem a drenagem e colocação desses tubos, o secretário diz que fica difícil a conclusão dos muros.

Pinturas e limpeza das ruas é um trabalho forte da Secretaria da Cidade. Afirmação é do responsável pela pasta em Campo Erê. Ele diz que a limpeza da cidade é uma ação permanente do setor. Agora nesses últimos dias os funcionários estão trabalhando na pintura de algumas faixas nas ruas. É um trabalho de demanda de tempo bom, o que não tem ocorrido nos últimos dias. Porém, FERLIN, assegura que assim que o tempo melhorar será concluído ação de pintura. Além disso, está sendo feito também uma operação tapa buraco em algumas ruas.

Vereadores mirins recebem capacitação pela Acanor. Quem informa é o coordenador do programa Parlamento Jovem EDERSON HERMANN. Conforme ele, ação faz parte do cronograma de ações da Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina. Objetivo dessa capacitação é auxiliar nos trabalhos e atividades das Câmaras Mirins. O encontro reuniu representantes dos municípios de Jupiá, Galvão, São Domingos, Irati, Novo Horizonte, São Lourenço do Oeste e Marema, totalizando um público de 80 participantes.

Coordenadores, servidores e vereadores participam de capacitação na Acanor. EDERSON, conta que o evento também foi aberto a esse público, não foi destinado apenas aos vereadores mirins. Destaca que a capacitação aconteceu na sede da entidade, junto a Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste, e foi conduzida pelo secretário executivo por ele. Os temas trabalhados nesta capacitação foram divididos em conhecimentos sobre a formação do Estado e sua estrutura organizacional; a repartição dos Poderes, legislação, atuação parlamentar e proposições.

Atividades práticas fazem parte da capacitação dos vereadores mirins. HERMANN conta que cada Câmara Mirim desenvolveu uma proposição e simulou sua apresentação, discussão e votação, envolvendo assim a prática em plenário. Complementa que outras atividades dinâmicas envolveram ética, conduta e postura durante o exercício do mandato, tanto nas atividades legislativas como na sociedade.

Existem muitas divergências na contribuição sindical rural. Quem comenta é o presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Marmeleiro DIEGO KOWALD. De acordo com ele, pessoas físicas e jurídicas que possuem imóvel rural com ou sem empregados eou empreendem a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “empresários” ou “empregadores rurais” tem até o dia 22, agora de maio, para fazer o recolhimento da Contribuição Sindical Rural Pessoa Física e Jurídica referente ao exercício de 2019.

Guias são emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. Essas informações foram repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. A orientação é que os produtores rurais procurem o Sindicato e conheçam todas as ações que o Sistema Sindical representado pela CNA tem feito. Frisa que o principal objetivo do sistema sindical rural é a defesa dos direitos, reivindicações e interesses, de todos os produtores rurais enquadrados como empresários ou empregadores rurais, independentemente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade.

Noventa e cinco por cento da silagem já está pronta. A informação é de ALAÉRCIO PELENTIR- o Tatto - Secretário de Agricultura de Saltinho. De acordo com ele, o que falta ainda é a do tarde, mas que em poucos dias fecham os 100 por cento. Salienta que todos os agricultores já estão com a silagem guardada e se sente satisfeito com o andamento do trabalho no município.

Três góbby são adquiridos pela secretaria de agricultura de Saltinho. Segundo o secretário Tatto, esse investimento são com recursos próprios, foi licitado ontem as três máquinas no valor de 21 mil e 900 cada uma, totalizando um investimento de 65 mil e 700 reais. A empresa Freitas do Paraná foi a vencedora e tem 30 dias para a entrega ao município. De acordo com Tatto, após elas serão repassadas para as três patrulhas agrícolas para atender aos agricultores. Uma draga deve ser licitada também nos próximos dias.

Grande quantidade de chuvas trás reflexos negativos para agricultura. Quem conta é ADEMIR CIMA, secretário de agricultura de São Bernardino. Ele conta que em seu município além das estradas sofrerem, as lavouras de pastagem foram bastante atingidas. Explica que a chuva torrencial abre valetas nas lavoras, levando embora as sementes plantadas. Chama atenção ao comunicado da defesa civil, alertando que o mês de maio e junho será um período de bastantes chuvas.

Palestra marcada em São Bernardino é transferida. A informação é de ADEMIR CIMA, ele lembra que a princípio a palestra sobre a previdência, plano safra e perspectivas para o jovem no meio rural estava marcada para o dia 24 deste mês. No entanto, ele conta que o palestrante comunicou que nesta data, não poderá vir ao município. CIMA afirma que uma nova data será marcada.

Maio é o mês de prevenção de acidentes no trânsito. De acordo com o Sargento comandante do corpo de bombeiros de Palma Sola, JOÃO CARLOS RAMALHO, é de costume neste mês, intensificar as ações de prevenções no trânsito. Ele conta que no seu município de atuação, estão sendo realizadas palestras nas escolas e orientações nas comunidades. Assinala que o objetivo é passar informações que possam evitar acidentes na cidade.

Acidentes, inclusive com mortes preocupam bombeiros. O comandante do quartel de Palma Sola, cita o acidente ocorrido em Flor da Serra do Sul na última sexta-feira, que levou duas vidas. Fala que as pessoas estão com suas vidas, cada dia mais aceleradas, e por vezes sem dar a devido atenção á estrada. Complementa que o maio amarelo vem somar neste sentido. Alertando aos cuidados básicos que todo motorista deve tomar ao dirigir.

Dois homens são presos por furto de veículos. Um de 26 e outro de 20 anos, foram presos depois de serem flagrados furtando um automóvel. Segundo a Polícia Militar, eles foram abordados no acesso Sul, bairro Santa Catarina, em São Lourenço do Oeste. A PM conta que eles chegaram a fugir, tendo que ser perseguidos pelos policiais. Ao resistir a prisão, os homens entraram em luta corporal e foram algemados e conduzidos à delegacia. Os policiais recuperaram um Fusca, sendo que a proprietária ainda não tinha notado o furto. Também foi recuperado em Gol, furtado horas antes.

Polícia Militar prende homem após agressão a filha e neto. Foi na linha São Miguel, em Formosa do Sul. O homem de 53 anos foi flagrado agredindo a filha de 25 anos e o neto de apenas oito meses. A jovem apresentava lesões no pescoço e no rosto em decorrência das agressões. Já a criança possuía hematomas no rosto e na testa. Foi dado voz de prisão e juntamente com as vítimas, foi encaminhado para a delegacia de Quilombo.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.