ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 14/04/2020

GLOBO EM FOCO – 14/04/20

-COMEÇA HOJE PAGAMENTO DE 600 REAIS PARA MAIS 9,4 MILHÕES DE PESSOAS

-SANTA CATARINA TEM 26 MORTES POR CORONAVÍRUS E 826 CASOS CONFIRMADOS

-ITAPIRANGA REGISTRA SITUAÇÃO ESTÁVEL COM O NOVO CORONAVÍRUS

-VICE-PREFEITO ANUNCIA RECURSOS PARA O HOSPITAL DE SÃO JOÃO DO OESTE

-DEFESA CIVIL DE ITAPIRANGA SOLICITA DECRETO DE EMERGÊNCIA

-SINDICATO ALERTA AGRICULTORES SOBRE AUXILIO DO GOVERNO

-SECRETÁRIO PROJETA QUEDA NA RECEITA E MENOR INVESTIMENTO

-HOMEM MORRE EM ACIDENTE COM MÁQUINA AGRÍCOLA NO INTERIOR

-NÚMERO DE FERIDOS AUMENTA, MAS OPERAÇÃO SEMANA SANTA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e estável. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus. Neste momento graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A Espanha superou nesta terça-feira 18 mil mortes provocadas pela pandemia de coronavírus, anunciou o ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 567 óbitos, número que representa um leve aumento na comparação com segunda-feira. O número de contágios notificados no país, que é terceiro mais afetado pela Covid-19, passa de 172 mil e 500. Mais de 47 milhões de espanhóis seguem em isolamento e o governo reitera a recomendação para que as pessoas respeitem as medidas de distanciamento social. O confinamento no país permanecerá em vigor até 25 de abril.


A Itália inicia nesta terça-feira uma fase intermediária, liberando parcialmente a abertura de algumas atividades paralisadas pela pandemia de coronavírus e a adoção de novas regras, anunciadas pelo primeiro-ministro GUISEPPE CONTE na sexta-feira. A intenção é que ela preceda a “fase dois”, prevista para quatro de maio. Livrarias, papelarias e lojas de roupas para bebês e crianças poderão reabrir, exceto em Emilia-Romagna e nas províncias de Piacenza e Rimini. Já nas regiões de Lombardia e Piemonte, apenas as lojas de roupas infantis poderão funcionar. A Itália também passará a permitir que estrangeiros possam ingressar no país – exclusivamente a trabalho – por um período de até três dias, que pode ser prorrogado por mais dois.


O senador BERNIE SANDERS anunciou nesta segunda-feira que apoia a candidatura de JOE BIDEN para a presidência dos Estados Unidos. BIDEN é atualmente o único candidato à indicação do Partido Democrata, após a desistência do próprio SANDERS, na semana passada. O apoio foi anunciado em uma transmissão ao vivo em redes sociais. SANDERS disse que é preciso de unir para derrotar o mais perigoso presidente na história moderna. BERNIE SANDERS chegou a liderar as primárias pela nomeação do Partido Democrata para candidato a presidente, mas foi ultrapassado por JOE BIDEN e desistiu da candidatura.


As secretarias estaduais de Saúde confirmaram 23 mil 830 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com mil 355 mortes pela Covid-19. São Paulo e Rio de Janeiro continuam com o maior número de casos e mortes. São Paulo tem oito mil 895 casos e 608 mortes e o Rio de Janeiro tem três mil 231 casos e 188 mortes. O Ceará contabiliza mil 935 casos confirmados e 101 mortes. O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira, aponta 23 mil 430 casos confirmados e mil 328 mortes. Segundo boletim do ministério, 25 por cento dos mortos estavam fora do grupo de risco, ou seja, não tinham mais de 60 anos nem tinham fatores de risco.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto que recompõe durante seis meses as perdas de estados e municípios com a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e com o Imposto Sobre Serviços. O objetivo da proposta é reduzir os efeitos na economia da crise do novo coronavírus. O texto segue para o Senado. Os repasses da União para compensar as perdas dos estados com ICMS e das prefeituras com o ICMS serão feitos entre maio e outubro deste ano e os recursos deverão ser aplicados exclusivamente em ações para o combate à pandemia de coronavírus. O texto também prevê a suspensão das dívidas de estados e municípios com o BNDES e a Caixa Econômica Federal entre março e dezembro de 2020. O impacto total do projeto de lei é estimado em 89 bilhões nas contas públicas.

Cerca de nove milhões e 400 mil pessoas recebem a partir desta terça-feira a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reais anunciado pelo governo para trabalhadores informais. A expectativa da Caixa é pagar cerca de quatro bilhões e 700 milhões até sexta-feira para beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único com conta de poupança digital na Caixa ou conta no Banco do Brasil, incluindo o grupo de mulheres chefes de família, que poderão ter direito a mil e 200. A Caixa já havia liberado mais de um bilhão e meio de reais para mais de dois milhões e 500 mil beneficiários. Os primeiros a receber, já na última quinta-feira, foram aqueles que estão no Cadastro Único do governo federal, mas não recebem Bolsa Família, e que já tinham conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa. Todas essas pessoas já tiveram o valor creditado em conta.


Sétimo Estado do Brasil com mais casos confirmados de coronavírus, Santa Catarina espera um repasse de 44 milhões do Ministério da Saúde para enfrentamento à pandemia. O valor é o nono maior do país entre os estados, de um montante de um bilhão e 300 milhões distribuído pelo governo federal com base em uma portaria publicada na última quinta-feira. Outros dois bilhões e 700 milhões repassados aos municípios do Brasil inteiro completam um pacote de quatro bilhões autorizado por Brasília. Segundo o Governo de Santa Catarina, os 44 milhões ainda não foram repassados pelo Ministério da Saúde, que não deu previsão de pagamento. Havia uma expectativa inicial de que o dinheiro caísse na conta ainda durante o feriado de Páscoa, o que não ocorreu. O recurso será utilizado para aquisição de equipamentos para instalação de leitos de UTI, compra de insumos e materiais e outras demandas da rotina de atendimento e combate ao coronavírus.

Com 50 novos casos de coronavírus confirmados nesta segunda-feira, Santa Catarina tem 826 pacientes contaminados pela doença. Desses, 105 pessoas estão internadas em Unidade de Tratamento Intensiva e 75 fazem uso de ventiladores para respirar. O número de mortes também subiu: são 26, segundo o governo do Estado. Os óbitos ocorreram em Joinville e em Criciúma - município que tem o número mais alto de mortes por coronavírus no estado. Os dois últimos pacientes que perderam a vida tinham 70 anos. 99 pessoas foram transferidas para leitos de enfermaria após apresentar melhora no quadro de saúde. Se comparado aos ao demais estados do país, Santa Catarina aparece em sétimo lugar em relação ao número de diagnósticos positivos para a doença, de acordo com balanço do Ministério da Saúde.

O governador do estado esclareceu os valores investidos no hospital de campanha que será instalado na Marejada, em Itajaí. Segundo ele, o custo para o Estado durante seis meses é de 76 milhões, levando em conta a construção, os profissionais e os insumos utilizados durante o período de funcionamento. O investimento foi comparado ao de um hospital construído pelo governo federal em outro estado que custou 10 milhões. CARLOS MOISÉS disse que o investimento da União é apenas na construção e que o hospital do estado tem uma estrutura completa, inclusive para manter a unidade aberta. Além dos 100 leitos de alta complexidade que estarão disponíveis, o Estado terá o custo de 22 milhões com profissionais capacitados para atuar no tratamento intensivo, e de 33 milhões com insumos, segundo o governador. Somente em equipamentos serão 18 milhões de reais.

Comissão Central Organizadora daEfacitus inicia devolução dos valores de ingressos dos Shows. A feira estava prevista para 24 a 26 de abril, mas devido à situação da pandemia e também da estiagem que afeta o município, foi cancelada. A partir desta quarta-feira, até 22 de abril, estará sendo feita a devolução dos valores para quem havia comprado os ingressos para a pista. Para a devolução, será necessário apresentar o comprovante de compra do ingresso. O valor será devolvido na sala da AEST em Tunápolis. A devolução de valores para os demais ingressos ainda serão comunicados. Segundo o presidente da CCO da Efacitus, ALCIDES HOFER, os valores que seriam investidos na feira serão utilizados na saúde e agricultura.

Vice-prefeito de São João do Oeste anuncia emenda e destinação de cortes do salário para o hospital. Um decreto municipal prevê o corte de 25% nos salários do prefeito e vice, e 20% dos secretários e cargos de confiança. De acordo com o vice-prefeito, GENÉSIO ANTON, este decreto é inconstitucional, pois para que a economia seja possível a adesão aos cortes deve ser voluntária. O vice-prefeito afirma que como não teve participação na decisão sobre o decreto que prevê os cortes, irá doar 25% do seu salário, durante os próximos três meses, para o hospital do município. ANTON afirma que o município está bem preparado financeiramente para o atendimento básico, mas caso sejam necessárias internações, o hospital precisará de auxílio. Ele anuncia também uma emenda de 200 mil do senador JORGINHO MELLO, para custeio livre na saúde, já na conta do município.

Exército reduz atividades e permanência do efetivo no quartel durante a pandemia. Conforme o comandante do décimo quarto Regimento Interno de Cavalaria Mecanizado de SMOeste, coronel CARLOS VAZ, o efetivo do exército está sendo empregado na operação de combate ao Covid-19. As tropas estão presentes na região de fronteira, a aduana de cargas em Dionísio Cerqueira, na ponte em Paraíso além de outros apoios pontuais em municípios da região. Na região de fronteira, o comandante explica que o exército presta apoio aos demais órgãos, como Ministério da Agricultura, ANVISA, CIDASC, Receita e Polícia Federal. Coronel CARLOS VAZ comenta que na aduana de cargas em Dionísio Cerqueira, por exemplo, o trânsito de veículos é diário, já que o tráfego de caminhões está autorizado no Brasil e na Argentina. Todos os órgãos precisaram redobrar os cuidados com a pandemia, por isso o exército auxilia no controle do trânsito de caminhões e da circulação das pessoas, além da segurança das instalações.

O coronel explica que para que o quartel continuasse prestando estes apoios, foi necessário redobrar os cuidados. Conforme o comandante do décimo quarto Regimento Interno de Cavalaria Mecanizado de SMOeste, o militar é monitorado desde o portão de entrada, e deve respeitar também medidas de higiene no refeitório, nos alojamentos e na instrução militar. Sobre os recrutas que estão cumprindo o alistamento militar obrigatório, coronel CARLOS VAZ esclarece que foram reduzidas as atividades noturnas e de acampamentos, e permanece apenas um efetivo mínimo pernoitando no quartel. O coronel lembra que até dia 30 de junho os jovens que completam 18 anos em 2020 devem fazer o seu alistamento, o que pode ser feito também pela internet.

Educação de Itapiranga inicia entrega de material de estudo nas escolas. As escolas da Rede Municipal de Ensino estão abertas às famílias no dia de hoje para a entrega do primeiro módulo com conteúdo para estudo não presencial. As atividades envolvem do maternal ao nono ano. As apostilas, com conteúdo específico para cada ano, deverão ser devolvidas na segunda-feira, dia 20, nas unidades escolares. Conforme o diretor da escola Funei, LUIS SCHAEFER, o novo processo atende uma necessidade dos alunos terem alguma forma de sequência nos estudos, devido à suspensão das aulas regulares até dia 31 de maio, conforme determina decreto estadual. A medida faz parte do programa de isolamento social para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Itapiranga registra situação estável com o novo coronavírus. Município não apresenta alterações no atendimento médico. Conforme boletim informativo diário da Secretaria de Saúde, atualmente são 13 pacientes monitorados com sintomas gripais, seis suspeitos de terem a Covid-19, um confirmado e cinco casos descartados. De acordo com o secretário de Saúde, DAVINO RAUBER, no momento não tem exame pendente, pois não ocorreu mais a coleta de material. RAUBER explica que a solicitação de exame depende de indicativos de vários sintomas e nenhum paciente preenche este protocolo. O secretário mantém o alerta de cuidado máximo na prevenção para evitar o contágio.

Ministério Público de Santa Catarina repassa 185 mil reais para Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Na Comarca de São Miguel do Oeste, o Ministério Público de Santa Catarina, destinou 185 mil reais, provenientes de transações penais e suspensões condicionais de processos firmadas em ações criminais ajuizadas pelo Ministério Público, para a compra de respiradores pelo Hospital Terezinha Gaio Basso. O hospital atende à comunidade da região Extremo-Oeste de Santa Catarina. Já são 47 os municípios beneficiados com recursos para combate ao coronavírus. Já passa de 11 milhões de reais a soma de valores direcionados a partir de valores decorrentes da atuação do Ministério Público de Santa Catarina para que o Estado e os municípios catarinenses adquiram equipamentos e insumos para o combate ao coronavírus.

Os recursos são de transações penais e suspensões condicionais de processos firmados em ações criminais ajuizadas pelo Ministério Público. Especificamente para o Estado, foram destinados 10 milhões de reais. Já 38 municípios receberam cerca de um milhão 450 mil reais direcionados pelos Promotores de Justiça das respectivas comarcas. O valor pode ser ainda maior, uma vez que a soma contempla apenas as Promotorias de Justiça que comunicaram a destinação à Procuradoria-Geral de Justiça. Os valores podem ser utilizados, em especial, para a compra de equipamentos de proteção individual - como máscaras, aventais descartáveis, luvas e óculos de segurança- e outros indispensáveis ao tratamento da doença, como termômetros digitais e respiradores pulmonares. Posteriormente, os municípios deverão prestar contas da forma como os recursos foram utilizados.

Defesa Civil de Itapiranga solicita decreto de emergência. Conselho Municipal da Defesa Civil avalia efeitos da estiagem. Conforme o coordenador da Defesa Civil, comandante dos bombeiros ANDRÉ RAUBER as perdas na produção são significativas, principalmente na safrinha de milho e produção de leite. RAUBER observa que a avaliação tem por base dados da secretaria da Agricultura, Epagri e secretaria de Administração. O coordenador chama atenção que é preciso avaliar ainda as projeções para o futuro para contabilizar queda na arrecadação e fundamentar o decreto de emergência. ANDRÉ RAUBER lembra que o decreto de situação de emergência necessita de homologação da defesa civil estadual e nacional para contemplar o município com recursos específicos.

Prejuízos com estiagem ultrapassa quatro milhões de reais. Conforme dados da Defesa Civil de Itapiranga, no mês de março ocorreu que de 30 por cento na produção de soja e milho com valor estimado de três milhões e 500 mil reais. Já a produção de leite apresentou queda 10 por cento no total, aproximadamente 500 mil litros de leite, com valor estimado de 700 mil reais. O coordenador da Defesa Civil, ANDRÉ RAUBER, salienta que os produtores de suínos e aves possuem cisternas, porém o baixo nível de chuva esgotou os reservatórios. Todos foram afetados de maneira drástica, pois o transporte de água eleva de forma significativa o custo de produção. Na última noite teve registro de chuva com média de 60 milímetros. RAUBER afirma que a previsão não é otimista, mantendo pouco volume de chuva para os próximos meses.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais retomou o trabalho normal nesta semana. Prestação de serviços ocorre em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Momento é de auxilio aos agricultores e informações sobre benefícios para o setor agrícola em período de pandemia. Conforme o presidente do Sindicato, NESTOR HAMMERSCHMITT, o Ministério da Agricultura anunciou políticas públicas que vão contribuir de maneira significativa aos produtores rurais. O presidente explica que o prazo para pagamento de financiamentos foi adiado em 120 dias permitindo melhor planejamento para quitação das dívidas. Já valores que foram que foram buscados pelos agricultores destinados para o custeio teve prazo prorrogado por até sete anos. HAMMERSCHMITT considera que é preciso ter calma e avaliar com critério as medidas a serem adotadas neste momento.

Pequenos agricultores terão linha especial de crédito. Para quem tiver enquadramento no Pronaf terá direito até 20 mil reais. 40 por cento do valor é para aplicação livre e 60 por cento necessita de projeto para justificar o investimento. A devolução será em três anos com 12 meses de carência. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, NESTOR HAMMERSCHMITT, avalia que será um recursos interessante e que deve ser aplicado de forma correta para garantir retorno e a devolução sem problemas. HAMMERSCHMITT alerta para o agricultores terem cuidado com o auxílio de 600 reais dos governo federal. Neste caso o cadastro deve ser feito com autônomo e com isso perde direito a aposentadoria como agricultor. Salienta ainda que o trabalhador rural também terá auxílio financeiro, porém o encaminhamento é diferente e ainda não saiu a especificação que vai depender do movimento econômico.

Secretário aponta necessidade de redução de despesas públicas. O Momento Econômico ainda não possui números específicos sobre queda de arrecadação, porém as projeções não são otimistas. Reflexo imediato está no retorno de ICMS que é o maior percentual do município. Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços pode ter redução de até 50 por cento conforme estimativa da FECAM. A previsão de orçamento de São João do Oeste não será atingida, seguindo a realidade de todos os municípios. Conforme o diretor do Movimento Econômico e secretário da Agricultura, ROBERTO RAMBO, o maior retorno constitucional é do ICMS e a queda neste retorno preocupa. Ele salienta que o cenário exige replanejamento do orçamento para fechar as contas no fim de ano. Será preciso rever algumas situações com paciência sobre o comportamento do mercado. RAMBO observa que o FPM, o Fundo de Participação dos Municípios é o segundo item na arrecadação e neste retorno o Governo Federal vai repor a diferença da queda.

O diretor do movimento econômico avalia que cortes serão necessários para manter as finanças do município equilibras. Fator preocupante está com a arrecadação proveniente do turismo que reflete no comércio, indústria e prestação de serviço. Segundo ROBERTO RAMBO, o movimento econômico de 2020 terá reflexo em 2022 e até em 2023. Destaca que algumas questões são imediatas, já o índice de retorno dos municípios é para dois ou até três anos mais tarde. Na agricultura a maior preocupação é com as perdas que ocorreram com a estiagem que afetou de maneira bastante forte a produção agrícola. RAMBO lamenta que são duas preocupações que vão afetar a movimentação financeira . Salienta ainda que é preciso evitar a propagação de projeções negativas para não causar ainda mais problemas. O poder público também terá que ter cuidado com investimentos neste momento devido a queda na arrecadação.

O diretor do movimento econômico e secretário da Agricultura de São João do Oeste é otimista para o futuro. ROBERTO RAMBO destaca que a dificuldade mundial do momento é uma grande oportunidade para o Brasil evoluir. Cita que é preciso mudar alguns paradigmas e rever várias situações, principalmente no setor público que é extremamente burocrático. Observa que no momento os encaminhamentos são facilitados e geram agilidade nas ações públicas e privadas. RAMBO defende mudanças no setor público reduzindo a burocracia que causa tantos transtornos no cotidiano e dificulta o desenvolvimento em todos os setores. O secretário faz um questionamento em relação a órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal que estão sem utilidade no momento e talvez não se justificam diante da pouca eficiência.

Número de feridos aumenta, mas Operação Semana Santa encerra sem mortes na região. A Polícia Militar Rodoviária desenvolveu em todo estado desde a quarta-feira às oito horas de segunda-feira, a Operação Semana Santa 2020. A operação teve por finalidade proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais catarinenses durante o período prolongado do feriado da Semana Santa e Páscoa. Conforme o comandante da terceira Companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, capitão DEIBER HAEFLIGER, nos três postos da PMR, Iporã do Oeste, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus, foram registrados durante o feriado de Páscoa sete acidentes, que resultaram em seis pessoas feridas. Na operação do ano passado foram mais acidentes, um total de 11, e com quatro pessoas feridas. Nenhum óbito foi registrado durante o feriadão nas rodovias estaduais da região Extremo Oeste Catarinense.

O capitão da PMR chama atenção que apesar das restrições da quarentena, percebeu-se na região um grande aumento no fluxo de veículos, principalmente a partir de quinta-feira, o que mostra que muitas pessoas desrespeitaram a orientação de isolamento social. Segundo o capitão DEIBER HAEFLIGER, a PMR desenvolveu um trabalho de conscientização dos usuários, com o objetivo de prevenir ao máximo a ocorrência de acidentes de trânsito, bem como possíveis infrações. No estado em geral, durante a operação Semana Santa de 2019 ocorreram nas rodovias estaduais 96 acidentes, sendo 37 acidentes com vítimas e 59 acidentes sem vítimas, envolvendo 160 veículos e causando ferimentos em 56 pessoas, além de três mortes. Na operação de 2020 foram registrados 37 acidentes nas rodovias sociais, 19 acidentes com vítimas e 18 sem vítimas, envolvendo 64 veículos e causando ferimentos em 32 pessoas e duas mortes.

Homem morre em acidente com máquina agrícola no interior. O acidente ocorreu nesta segunda-feira, 13, na Linha Guaraci interior de Campo Erê divisa com o Paraná. A vítima, identificada como Vilson Borges Vieira, 42 anos, foi atropelada pelo trator que operava. Ele constatou problemas mecânicos e quando foi conferir a máquina acabou atropelando Vieira. Vilson morava em Campo Erê e trabalhava no interior. O corpo está sendo velado na funerária Cechetti e o sepultamento está marcado para esta terça-feira, 14, as 10h, com culto de corpo presente, rumando logo após para o Cemitério Municipal de Campo Erê.

Carro sai da pista e colide em árvore na SC 496. O acidente de trânsito ocorreu por volta das 13 horas e 45 minutos desta segunda-feira na SC 496, no município de Belmonte. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, foi uma saída de pista seguida de choque em árvore, envolvendo uma Fiat Strada, conduzida por um homem de 35 anos. No relato feito a Polícia, o motorista disse que uma carretinha agrícola teria atravessado a via e provocado o acidente, e em seguida se evadido do local. Não houve feridos.

Homem morre após veículo sair da pista e cair em ponte na BR-163. Um homem de 29 anos morreu em um acidente de trânsito na madrugada de ontem na rodovia BR-163, em Capanema. GIOVANI FONSECA, 29 anos estava em um veículo Fiat/Pálio que acabou saindo da pista entre a comunidade de Cristo Rei e Linha Pinheiro e caiu na ponte do Rio Lageado Grande. O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar atendimento e constatou o óbito. O corpo da vítima foi removido ao IML de Francisco Beltrão. GIOVANI seguia para Capitão Leônidas Marques onde era proprietário de uma pizzaria. Ele era natural de São José do Cedro onde residem familiares.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.