ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 14 03 2019

-VÍTIMAS DE ATAQUE EM ESCOLA SÃO VELADAS EM SÃO PAULO

-ALESC APROVA PROJETO QUE SUSPENDE RETIRADA DE BENEFÍCIOS FISCAIS

-CÂMARA VOTA HOJE PROJETO DO HORÁRIO LIVRE PARA O COMÉRCIO

-QUALIFICAÇÃO RURAL PARA JOVENS ABRE NOVA TURMA EM ABRIL

-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISCUTE AMANHÃ DEMOCRACIA E SAÚDE

-MORADORES DO MUNICÍPIO SÃO PRESOS COM 5 MIL DÓLARES EM CHAPECÓ

-POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE FURTO NO JARDIM PEPERI


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.


Oito crianças morreram no desabamento de um edifício de três andares que abrigava uma escola de educação básica particular em Lagos, na Nigéria, na manhã desta quarta-feira. A escola afirma que mais de 100 crianças estavam no imóvel. As equipes de emergência foram mobilizadas e imagens mostram os socorristas em busca de sobreviventes sob os escombros. Ainda não se sabe o que teria provocado o desabamento.


O Parlamento britânico rejeitou nesta quarta-feira a saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo no dia 29 de março. Por 312 a 308 votos, foi aprovada uma emenda que rejeita a possibilidade da saída"a qualquer momento e sob qualquer circunstância". O resultado foi considerado uma derrota para a primeira-ministra THERESA MAY. Além da emenda, o Parlamento também votou uma moção descartando a saída sem acordo, desta vez por 321 votos a favor e 278 contra.


O regime de Nicolás Maduro anunciou nesta quarta-feira que a energia elétrica retornou a todo o território da Venezuela. Assim, o governo chavista retomou as atividades profissionais interrompidas pelo apagão – que começou há seis dias. Os estudantes, porém, só devem voltar às aulas na sexta-feira. O apagão na Venezuela começou na quinta-feira passada e atingiu todos os estados do país. A oposição a Maduro fala em mais de 15 mortos por causa do blecaute.



O júri dos quatro acusados da morte do menino BERNARDO BOLDRINI chegou ao quarto dia nesta quinta-feira, em Três Passos. Ontem, o principal momento do júri foi o depoimento do pai do menino, LEANDRO BOLDRINI. Ele negou qualquer envolvimento na morte do filho e disse que amava BERNARDO.Ele afirmou que faria tudo diferente e acusou GRACIELE UGULINI e EDELVÂNIA WIRGANOWICZ de cometer o assassinato de BERNARDO. Agora pela manhã, a madrasta do menino prestou depoimento. Chorando o tempo todo, ela alegou que a morte foi acidental, disse que não teve a intenção de matar BERNARDO e inocentou o pai do garoto. Ela afirmou que LEANDRO não teve nada a ver com o fato. Neste momento, quem presta depoimento é EDEVALNIA WIRGANOWICZ. Ela disse à pouco que foi coagida pela policia civil durante o depoimento que ela deu logo depois que o corpo de BERNARDO foi encontrado.


O velório das vítimas do massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, começou por volta das seis e meia, desta quinta-feira. Os corpos chegaram ao local às seis e 10. Um adolescente e um homem encapuzados foram até a escola, mataram sete pessoas, sendo cinco alunos e duas funcionárias do colégio. Em seguida, um dos assassinos atirou no comparsa e, então, se suicidou. Pouco antes do massacre, a dupla havia matado o proprietário de uma loja da região. Os assassinos – GUILHERME TAUCCI MONTEIRO, de 17 anos, e LUIZ HENRIQUE DE CASTRO, de 25 – eram ex-alunos do colégio. A polícia diz que os dois tinham um "pacto" segundo o qual cometeriam o crime e depois se suicidariam.


O Ministério Público de São Paulo informou que vai investigar em que circunstâncias ocorreram as dez mortes do massacre em Suzano. O trabalho será realizado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. O objetivo é apurar a possível existência de uma organização criminosa que tenha colaborado para "eventual cometimento de crimes relacionados a terrorismo doméstico, como apontam os primeiros indícios", diz o órgão. O termo terrorismo doméstico é usado para definir atentados terroristas cometidos por cidadãos contra o seu próprio povo ou governo.


Uma operação conjunta de combate a um grupo criminoso especializado em contrabando de cigarros foi deflagrada nesta quinta-feira no Oeste de Santa Catarina e em outros dois estados. A ação, denominada de Comboio, é realizada pela Polícia Federal com a Polícia Rodoviária Federal. Segundo a PF, nove mandados de prisão e 14 de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Arroio Trinta, no Oeste catarinense, e nos municípios de Altônia no Paraná e Caxias do Sul, Canoas e Taquara no Rio Grande do Sul. Participam da operação 60 policiais federais e policiais rodoviários federais.


Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira o projeto de lei que suspende até 31 de julho os efeitos de dois decretos do poder executivo que retiravam benefícios fiscais para produtos da cesta básica e construção civil. Agora a proposta segue para sanção ou veto do governador. O projeto de lei aprovado nesta quarta também revoga dois pontos da LDO de 2019, que limitavam a renúncia fiscal do estado a 16 por cento da arrecadação. Além disso, estabeleciam que esse limite deveria ser atingido até 2022.


A Facisc e entidades empresariais das regiões Oeste, Extremo Oeste e Noroeste promovem nesta sexta-feira uma reunião de trabalho com os deputados estaduais e federais e senadores da região para discutir as principais ações em prol do desenvolvimento do Oeste Catarinense. O evento integra o calendário de ações do Voz Única, programa da Federação que elencou as principais necessidades de cada região de Santa Catarina e apresentou um diagnóstico completo do que Santa Catarina precisa para crescer. O encontro vai acontecer amanhã em Chapecó.



A câmara de vereadores de Descanso está promovendo hoje a eleição dos vereadores mirins. De acordo com o presidente da casa, MARCOS BALDO, o projeto sofreu algumas alterações em relação ao ano passado. Neste ano, haverá apenas uma turma de nove vereadores reunindo alunos do ensino fundamental e médio. BALDO comentou que o projeto tem o objetivo de estimular o gosto pela política nos jovens com foco na participação consciente e ética. Ele disse que as escolas receberam bem a proposta e estão envolvidas com a escolha dos vereadores mirins.


O Sesc vai promover neste sábado a primeira edição do Sesc Saúde de 2019. A atividade começa as sete horas da manhã. De acordo com a técnica de assistência da entidade, JOICIANE PAGLIARINI, o evento de sábado tem como tema o dia mundial do rim. Ela explicou que serão oferecidos cerca de 150 testes por ordem de chegada. JOICIANE lembrou que as pessoas devem estar em jejum. Os exames são de creatinina, acuidade visual, teste de glicemia e pressão arterial. Ela reforçou que o Sesc Saúde tem o objetivo de promover a saúde e a conscientização das pessoas para a prevenção.


A Ameosc em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios realizou nesta terça-feira a apresentação e capacitação do programa RuralWeb. O treinamento foi realizado no Laboratório de Informática do Instituto Federal de Santa Catarina, unidade de São Miguel do Oeste. Ao todo, 38 servidores, incluindo agentes públicos e secretários de agricultura e pesca participaram da atividade. Toda a ação foi coordenada pela equipe da Fecam de Florianópolis. O objetivo do evento foi treinar as equipes das prefeituras para utilizar o programa nos municípios.


O Rural Web é uma ferramenta que servirá como gerenciador de dados para o campo. A informação é do secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA. De acordo com ele, o novo sistema vai substituir o SisRuralWeb, programa que é responsável pela emissão, cadastro e gerenciamento das notas de produtores rurais. Ele comentou que a troca é necessária visto que o sistema atual já está com sua capacidade máxima de uso. Conforme FONTANA, o novo sistema RuralWeb, além de gerenciar a emissão de blocos de notas de produtor rural, vai apresentar também módulos específicos para o controle de bonificação rural.


O novo programa Rural Web vai conter informações do controle de horas máquinas e também do movimento econômico agrícola de cada município. O comentário é do secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA. Segundo ele, com os novos módulos, as administrações municipais terão mais agilidade e informações na criação de políticas públicas que visam ajudar os produtores a produzir mais e com maior qualidade, fortalecendo dessa forma o produtor no campo. Além da capacitação dessa semana, a Ameosc vai realizar mais três capacitações neste ano de 2019. Ele disse que os encontros serão nas mais diversas áreas e terão por objetivo principal fortalecer ainda mais os 19 municípios associados da Ameosc.


A quinta turma do programa de qualificação rural para jovens da Epagri vai começar as aulas no mês que vem. A informação é do gerente regional da empresa, JONAS RAMON. De acordo com ele, a capacitação é voltada para 25 jovens filhos de agricultores. A qualificação prevê aulas práticas e teóricas sobre temas ligados a produção e gestão rural. O objetivo, segundo RAMON, é levar conhecimento para a juventude rural e formar lideranças no campo. A Epagri entende que esse tipo de ação ajuda a combater a saída de jovens do interior e aumenta as condições para a sucessão nas pequenas propriedades.


Cerca de 125 jovens já passaram pelo programa de qualificação rural da Epagri na região extremo-oeste. De acordo com o gerente regional da Epagri, JONAS RAMON, a maioria deles optou por permanecer no campo e o conhecimento adquirido no curso contribui para essa decisão. RAMON explicou que o curso não quer forçar ninguém a ficar no meio rural, mas dar subsídios para uma decisão consciente dos jovens que residem no interior dos municípios.


Além do programa estadual de qualificação rural para jovens, quatro municípios da região vão realizar uma versão municipal da iniciativa. São Miguel do Oeste, Princesa, Palma Sola e Guarujá do Sul montaram turmas neste ano. A capacitação segue o mesmo modelo do programa estadual, mas com algumas adaptação que variam de um município para outro. O gerente regional da Epagri, JONAS RAMON disse que a ação é muito importante e mostra a preocupação dos jovens em buscar conhecimento que é um insumo de grande valor para a agricultura. Ele comentou que os municípios definiram os temas ligados a produção, como bovinocultura de leite por exemplo, sem esquecer de aspectos da gestão da propriedade.


O município de Bandeirante vai promover no final deste mês a conferencia municipal de saúde. O evento está confirmado para o dia 29 de março no centro de múltiplo uso. De acordo com o secretário de saúde, NEURI BIASI, a conferencia vai acontecer à tarde e nesse dia o posto de saúde estará fechado. BIASI disse que o encontro será muito importante para ouvir a população e discutir ações para melhorar o atendimento dos moradores. Ele comentou que a última edição aconteceu em 2015 e a adesão dos moradores foi muito boa. BIASI citou que esse é o espaço para a população apontar problemas e sugestões para a saúde pública.


Em São Miguel do Oeste, a para amanhã a sétima edição da conferencia Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste. O evento vai acontecer durante todo o dia no auditório do Colégio Jesus Maria José. O tema da conferencia deste ano é "Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. De acordo com o secretário de Saúde, LEONIR CARON, o evento vai reunir profissionais e servidores da área da saúde, representantes de segmentos sociais como entidades, associações, clubes de serviço, sindicatos, prestadores de serviços em saúde, além de usuários e a população em geral.


A conferência de saúde acontece a cada quatro anos e serve para avaliar a situação da saúde no município. A explicação é do secretário LEONIR CARON. Além disso, o evento vai discutir diretrizes para a formulação de políticas de saúde para a população. Pela parte da manhã, a conferencia terá três palestras sobre os eixos temáticos escolhidos pelo Ministério da Saúde. O tema do direito à saúde será abordado pelo professor de Direito da Unoesc, EVERTON DA ROSA. A doutora MARTA KOSS vai explanar os avanços e a consolidação do SUS. A palestra sobre financiamento do Sistema Único de Saúde será com os médicos ANTONIO e MELINA.


A segunda parte da conferencia de saúde vai envolver os participantes na discussão de propostas para melhorar o atendimento da população. De acordo com o secretário de Saúde, LEONIR CARON, o público presente no evento será dividido em grupos para discutir os eixos e apontar as questões que devem ser seguidas pelo município, governo do estado e União. CARON esteve no RPN segunda edição de ontem e já defendeu algumas ideias que devem aparecer na conferência de amanhã.


As propostas aprovadas na conferência municipal de São Miguel do Oeste vão ser levadas para a conferencia estadual de saúde. A informação é do secretário LEONIR CARON. Ao final do evento de amanhã também serão eleitos quatro delegados que vão representar o município nas etapas estadual e nacional das conferencias em Florianópolis e Brasília. Em razão da Conferência, haverá atendimento de saúde somente na UPA 24h e no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Os postos municipais estarão fechados nesta sexta-feira. CARON disse que a participação da população é fundamental.


A câmara de vereadores vai votar hoje à noite o projeto que institui o horário livre do comércio em São Miguel do Oeste. A proposta é de autoria do poder executivo e extingue a taxa para abertura em horário especial. O presidente da casa, EVERALDO DI BERTI disse que a matéria já passou pelas comissões e vai ser debatida e votada em plenário nesta noite. A sessão começa as sete horas da noite e será transmitida ao vivo pela rádio Peperi.



A Polícia Militar realizou mais uma edição da Operação Fronteira Segura. A PM promoveu barreiras móveis nas principais vias que cortam a região de fronteira e nos acessos aos municípios. Ao todo, foram abordados 598 veículos e identificadas mais de mil e cem pessoas. Os policiais militares expediram 35 notificações por infrações de trânsito e seis veículos foram apreendidos. Em Campo Ere, uma pequena quantia de maconha foi apreendida dentro de um carro. A Operação contou com a participação de 118 policiais militares.


Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde de ontem ns SC 386. A colisão aconteceu por volta da uma e meia na Linha Tigre, em Mondaí e envolveu uma moto CG 150 e uma caminhonete. De acordo com o condutor da motocicleta, o acidente aconteceu quando o veículo tentou ultrapassar a moto, mas acabou colidindo lateralmente. Com a colisão, a motocicleta caiu. Ele e o caroneiro, de 50 anos, tiveram ferimentos leves. Eles foram atendidos pelos bombeiros de Iporã do Oeste e levados para o Hospital.


Três pessoas de São Miguel do Oeste foram detidas nesta quarta-feira com cerca de cinco mil e 500 dólares em um shopping de Chapecó. A ação da Polícia Civil ocorreu após a denúncia de que dois rapazes e uma jovem estavam realizando compras vultuosas nas lojas e realizando o pagamento com dinheiro em espécie. O dinheiro estava separado em maços vultuosos, despertando a atenção dos lojistas. A polícia abordou o trio e confirmou que eles possuem passagens policiais por envolvimento em diversos crimes. A adolescente que estava com o grupo alegou que os valores apreendidos foram furtados em São Miguel do Oeste.


A Polícia Militar recuperou um veículo furtado nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. O carro estava na rua Ângelo Longhi, proximidades do conjunto habitacional Vila Nova. No local, estava estacionado um veículo Monza, destravado e com fios cortados, o que indica que o autor do furto tenha feito ligação direta. O veículo foi recolhido pela Polícia Militar e deixado no pátio da Polícia Civil para devolução ao proprietário.


Um homem suspeito de furto foi preso nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Na noite anterior, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto no interior de um veículo, do qual foi levado uma sacola com um notebook e uma carteira. Com base nas características do autor do furto repassadas pela vítima, a PM abordou um suspeito na tarde de ontem. Ele confessou que escondeu os objetos furtados em uma área de mata e a carteira da vítima estava na residência deste homem. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.