ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 14/03/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Oito crianças morreram no desabamento de um edifício de três andares que abrigava uma escola de educação básica particular em Lagos, na Nigéria, na manhã desta quarta-feira. A escola afirma que mais de 100 crianças estavam no imóvel. As equipes de emergência foram mobilizadas e imagens mostram os socorristas em busca de sobreviventes sob os escombros. Ainda não se sabe o que teria provocado o desabamento.

O Parlamento britânico rejeitou nesta quarta-feira a saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo no dia 29 de março. Por 312 a 308 votos, foi aprovada uma emenda que rejeita a possibilidade da saída"a qualquer momento e sob qualquer circunstância". O resultado foi considerado uma derrota para a primeira-ministra THERESA MAY. Além da emenda, o Parlamento também votou uma moção descartando a saída sem acordo, desta vez por 321 votos a favor e 278 contra.

O regime de Nicolás Maduro anunciou nesta quarta-feira que a energia elétrica retornou a todo o território da Venezuela. Assim, o governo chavista retomou as atividades profissionais interrompidas pelo apagão – que começou há seis dias. Os estudantes, porém, só devem voltar às aulas na sexta-feira. O apagão na Venezuela começou na quinta-feira passada e atingiu todos os estados do país. A oposição a Maduro fala em mais de 15 mortos por causa do blecaute.

O júri dos quatro acusados da morte do menino BERNARDO BOLDRINI chegou ao quarto dia nesta quarta-feira, em Três Passos. Ontem, o principal momento do júri foi o depoimento do pai do menino, LEANDRO BOLDRINI. Ele negou qualquer envolvimento na morte do filho, disse que amava BERNARDO.Ele disse que faria tudo diferente e acusou GRACIELE UGULINI e EDELVÂNIA WIRGANOWICZ de cometer o assassinato de BERNARDO. Agora pela manhã, a madrasta do menino prestou depoimento. Chorando o tempo todo, ela alegou que a morte foi acidental.

O velório das vítimas do massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, começou por volta das seis e meia, desta quinta-feira. Os corpos chegaram ao local às seis e 10. Um adolescente e um homem encapuzados foram até a escola, mataram sete pessoas, sendo cinco alunos e duas funcionárias do colégio. Em seguida, um dos assassinos atirou no comparsa e, então, se suicidou. Pouco antes do massacre, a dupla havia matado o proprietário de uma loja da região. Os assassinos – GUILHERME TAUCCI MONTEIRO, de 17 anos, e LUIZ HENRIQUE DE CASTRO, de 25 – eram ex-alunos do colégio. A polícia diz que os dois tinham um "pacto" segundo o qual cometeriam o crime e depois se suicidariam.

O Ministério Público de São Paulo informou que vai investigar em que circunstâncias ocorreram as dez mortes do massacre em Suzano. O trabalho será realizado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. O objetivo é apurar a possível existência de uma organização criminosa que tenha colaborado para "eventual cometimento de crimes relacionados a terrorismo doméstico, como apontam os primeiros indícios", diz o órgão. O termo terrorismo doméstico é usado para definir atentados terroristas cometidos por cidadãos contra o seu próprio povo ou governo.

Uma operação conjunta de combate a uma grupo criminoso especializado em contrabando de cigarros foi deflagrada nesta quinta-feira no Oeste de Santa Catarina e em outros dois estados. A ação, denominada de Comboio, é realizada pela Polícia Federal com a Polícia Rodoviária Federal. Segundo a PF, nove mandados de prisão e 14 de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Arroio Trinta, no Oeste catarinense, e nos municípios de Altônia no Paraná e Caxias do Sul, Canoas e Taquara no Rio Grande do Sul. Participam da operação 60 policiais federais e policiais rodoviários federais.

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira o projeto de lei que suspende até 31 de julho os efeitos de dois decretos do poder executivo que retiravam benefícios fiscais para produtos da cesta básica e construção civil. Agora a proposta segue para sanção ou veto do governador. O projeto de lei aprovado nesta quarta também revoga dois pontos da LDO de 2019, que limitavam a renúncia fiscal do estado a 16 por cento da arrecadação. Além disso, estabeleciam que esse limite deveria ser atingido até 2022.

A Facisc e entidades empresariais das regiões Oeste, Extremo Oeste e Noroeste promovem nesta sexta-feira uma reunião de trabalho com os deputados estaduais e federais e senadores da região para discutir as principais ações em prol do desenvolvimento do Oeste Catarinense. O evento integra o calendário de ações do Voz Única, programa da Federação que elencou as principais necessidades de cada região de Santa Catarina e apresentou um diagnóstico completo do que Santa Catarina precisa para crescer. O encontro vai acontecer amanhã em Chapecó.

Encenação da paixão e morte de Jesus Cristo começa a ser organizada. Quem informa é REMI BIANCHI - um dos organizadores desse trabalho religioso na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê. O organizador frisa que esse trabalho é muito importante para a comunidade. Após alguns anos, a encenação voltou a ser feita na Paróquia no ano passado. BIANCHI, lembra que muitas pessoas cobraram ação, por isso agora, a organização já iniciou, e deve continuar.

Apesar de muitos cristãos já saberem como é a encenação, cada ano, os fieis procuram e gostam de participar. O comentário é de REMI BIANCHI. Ele destaca que ouve até algumas queixas de pessoas ligadas a igreja, falando que a encenação tinha muitas cenas fortes de violência. Porém, BIANCHI assegura que a sociedade tem mais atos de violência todo dia. E essa encenação feita na Paixão e Morte de Cristo dentro da igreja, vem para abrir os olhos da sociedade e de alguma forma buscar meios de promover a paz e não a violência.

Ensaios para paixão e morte de cristo devem iniciar na próxima semana. REMI BIANCHI, conta que o grupo de integrantes para ação ainda é pequeno, precisa de mais gente para ajudar. Organizador convida toda população para participar e ajudar na encenação. São diversos papeis por isso a demanda é grande. O organizador destaca que é importante despertar esse desejo nos jovens, para que no futuro eles possam dar sequência a esse trabalho.

Cooperalfa promove palestra para mulheres. A informação é do gerente da filial de Campo Erê VICENTE DAMBROS. Segundo ele, acontece amanhã no centro de eventos do município, um evento especial para as mulheres associadas, clientes e mulheres em geral. A palestra será ministrada por MARITANIA BAGNARA, que atua nessa área social na Cooperalfa em Chapecó. O gerente frisa que o evento é aberto apenas ao público feminino, pois o tema é: “A Arte de Ser Mulher”.

Palestra para mulheres envolve três filiais da Cooperalfa. CÉLIA JACOVAS da filial de Campo Erê, destaca a importância das mulheres se envolverem com momentos como esse. Devem participar mulheres de Campo Erê, São Donato e São Bernardino. Objetivo é mostrar ao público feminino que elas podem e devem ser valorizadas. Durante a palestra, elas serão motivadas a serem mulheres e ocupar seu espaço na sociedade. A entrada será gratuita e após o evento será oferecido um coquetel.

Videoconferência da Defesa Civil sobre dengue acontece hoje. Quem lembra é ROGÉRIO GOLIN – coordenador da defesa civil regional. Conforme ele, ela acontece daqui a pouco às 14 horas e 30 minutos. O público alvo são os gestores municipais, secretários de saúde, coordenadores de sala de situação da dengue e coordenadores municipais de defesa civil.

Defesa Civil está bastante preocupada com infestação do mosquito Aedes Aegypti. GOLIN, ressalta que isso poderá ocasionar uma epidemia regional de Dengue, Chikungunya e Zica, causando inúmeros transtornos de ordem administrativa e financeira. Diante dessa preocupação é que os profissionais estão tomando a iniciativa e fazendo a videoconferência desta tarde.

É necessário apoio de toda sociedade no controle do Aedes Aegypti. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil ROGÉRIO GOLIN, é preciso conscientizar a população que todos são responsáveis pelo ambiente, e que se não somar força, poder público constituído, sociedade civil organizada e população em geral, as chances de uma epidemia serão muito grandes. GOLIN explica que os valores necessários para uma ação de resposta no caso de epidemia são muito maiores do que é investido na prevenção e pior disso tudo, avalia o coordenador, serão as consequências para população atingida, pois a demanda de atendimento será muito grande nos setores de saúde.

Federação dos trabalhadores da agricultura familiar sai satisfeita da primeira audiência com governador do estado. Avaliação é do coordenador da Fetraf sul, ALEXANDRE BERGAMIN. De acordo com ele, a primeira audiência da federação com o novo governo foi positiva. Durante o encontro, a Fetraf apresentou o histórico do movimento e a pauta de reivindicações do setor. BERGAMIN diz que os pedidos são os mesmos há vários anos porque os últimos governos não atenderam a pauta da agricultura familiar. Comenta que CARLOS MOISÉS se mostrou a favor das questões centrais para a Fetraf, como a produção orgânica e a compra governamental de produtos da agricultura familiar.

Fetraf Sul e governo catarinense definem calendário de encontros setoriais para avaliar a pauta da agricultura familiar. De acordo com o coordenador da federação, ALEXANDRE BERGAMIN, o roteiro prevê encontros da entidade com as secretarias de Agricultura, Saúde, Educação e Casa Civil. A primeira audiência está marcada para amanhã na secretaria de Agricultura. BERGAMIN diz que a pauta é extensa e começa com uma política especifica para as agroindústrias familiares e ações de fortalecimento dos pequenos agricultores.

Um dos pedidos da Fetraf Sul é a ampliação do volume de compras governamentais da agricultura familiar. De acordo com o coordenador, o setor tem condições para fornecer mais do que mínimo fixado na lei. Atualmente, 30 por cento da merenda escolar, por exemplo, deve vir da agricultura familiar. BERGAMIN ressalta que os pequenos produtores tem capacidade para entregar mais do que isso. A pauta da Fetraf na educação envolve o não fechamento das escolas do campo e a definição de um currículo voltado a realidade do homem do campo com temas como o cooperativismo.

Sintraf incentiva produção de peixes para agregação de renda aos produtores. O presidente do sindicato em Palma Sola, DOUGLAS GUERGEM destaca que existem várias formas de incentivar alterativa de renda com atividades que podem ser fomentadas junto com o leite. Ele percebe que há famílias que querem continuar apostando na cadeia leiteira, mas, devido à instabilidade também gostaria de iniciar outras atividades que sejam lucrativas na região. O sindicalista lembra que a própria prefeitura tem recebido consultorias e ajudado a orientar os agricultores sobre algumas opções, entre elas, a produção e venda de peixes.

Em Palma Sola o próprio Sintraf faz o intermédio com a empresa para venda dos alevinos que são de diversas espécies e cada um possui certa particularidade. DOUGLAS comenta que nesse período ocorre nova encomenda Em Janeiro foram mais de 4 mil alevinos entregues para produtores locais e nessa remessa serão cerca de 5 mil unidades. GUERGUEM destaca que o município conta com feira livre para comercialização dos peixes. Ele destaca que existe incentivo ainda para o consumo, já que o peixe é uma excelente fonte de proteínas.

Revogação dos benefícios fiscais estadual preocupa associados. EDERSON HERMANN – secretário executivo da Acanor ressalta que por proposição da Câmara de Vereadores de Galvão, associada à Acanor, foi debatida a revogação de dois decretos. Um deles retira a isenção eou a redução na base de cálculo, diferimento e regimes especiais, de produtos do setor agropecuário e da cesta básica. Conforme os autores, essa ação impactará de forma muito prejudicial alguns setores da economia, se tornando uma competição desleal com os demais estados próximos, que terão alíquotas menores, resultando em prejuízos há muitos comerciantes e produtores.

Associados aprovam moção de apelo ao governador para que reveja situação e mantenha os benefícios. HERMANN frisa que tanto os cidadãos catarinenses, em especial do Oeste, e diversos setores da economia catarinense, necessitam dos auxílios para continuarem atuando, e assim gerar alimentos, renda e emprego. O presidente da entidade, CLAIR MUNARO, de Palma Sola, foi quem conduziu o encontro. Segundo o secretário, ele se mostrou satisfeito pela participação dos vereadores e servidores, e a preocupação com o desenvolvimento da região, e que, junto à diretoria da Acanor, buscarão realizar muitas ações, tanto para os associados, como para os municípios e a região.

Homem com pena de 28 anos, seis meses e 20 dias é preso na SC 157.

A Polícia Militar Rodoviária, Posto 17 de São Lourenço do Oeste, cumpriu mandado de prisão, ontem, na rodovia SC 157, km 5, município de São Lourenço do Oeste. A Guarnição durante Operação de Barreira Policial abordou o veículo IM.Benz ML 350 CDI, emplacado no município de Primavera do LesteMT, conduzido por um homem de 53 anos. Durante consulta da documentação foi verificado que o veículo possui restrição judicial e também foi verificada a existência de um mandado de prisão ativo, expedido em 18 de abril de 2018, com validade até 17 de agosto de 2039, o qual foi confirmado junto ao Tribunal de Justiça Mato Grosso, com pena imposta de 28 anos, seis meses e 20 dias, no regime Fechado. Foi dada voz de prisão ao condutor do veículo e encaminhado para o Presídio de Xanxerê.

Homem fica ferido por arma branca. Por volta da meia note e 55 minutos de hoje, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada pela Polícia Militar para atender a um homem nas proximidades do tênis clube, Rua Alagoas. Ao chegar no local se deparou com um homem de 24anos, consciente e orientado com odor etílico. Ele estava sentado dentro da casa, com ferimento no braço, que segundo ele, proveniente de agressão com faca. Após procedimentos de APH, ele foi levado ao Hospital Santo Antônio. A Polícia Militar esteve no local.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.