ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 14 02 2020

-GOVERNO REGISTRA MAIOR REDUÇÃO NO NÚMERO DE SERVIDORES NA ATIVA EM 20 ANOS

-SANTA CATARINA TEM 52 CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE EM 2020

-DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO SERÁ NESTE SÁBADO

-ENCONTRO DEFINE PLANOS DE AÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 25 ANOS NO MUNICÍPIO

-VEREADORES DEFENDEM ISONOMIA ENTRE POLÍCIAIS MILITARES E CIVIS

-POLÍCIA MILITAR APREENDE CAMINHONETE COM REGISTRO DE ROUBO NO MUNICÍPIO

-HOMEM FICA FERIDO AO SER ATINGIDO POR ÁRVORE EM PROPRIEDADE RURAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Todos os incêndios na Nova Gales do Sul, o estado mais afetado pela onda de calor na Austrália, já estão controlados. O problema agora são as chuvas intensas. Elas contribuíram para acabar com a crise dos incêndios que começou em setembro de 2019 e que matou 23 pessoas em todo país, mas agora, porém, têm causado inundações. A atenção está voltada para controlar as inundações, diante da previsão de mais chuva nos próximos dias. Nesta quinta-feira, vários pântanos perto de Sydney transbordaram após chuvas torrenciais.

O Senado dos Estados Unidos votou, nesta quinta-feira, a favor de uma resolução para limitar o poder de DONALD TRUMP em lançar operações militares contra o Irã. A aprovação, por 55 a 45 votos, foi possível porque oito senadores republicanos apoiaram colegas do Partido Democrata, contrariando o presidente. A resolução já tinha sido aprovada pela Câmara, mas tem valor basicamente simbólico. O texto é uma "resolução simultânea", o que significa que exige apenas a aprovação de ambas as câmaras do Congresso e não vai ao presidente para assinatura. Os republicanos argumentam que isso torna o projeto não vinculante, ou seja, sem cumprimento obrigatório.

O chanceler do México, MARCELO EBRARD, anunciou que o fluxo migratório de pessoas sem documentação regular que cruzam a fronteira para os Estados Unidos diminuiu 74 vírgula cinco por cento em oito meses desde que o México apresentou seu plano de migração e desenvolvimento. O chanceler afirmou que o fluxo irregular de migrantes está sendo reduzido e que as pessoas que estão no território nacional "estão seguras". Em junho de 2019, o México se comprometeu com os Estados Unidos a tomar "medidas sem precedentes" para conter a migração.

Todos os ministérios com gabinete no Palácio do Planalto passam a ser comandados por militares após o anúncio do presidente JAIR BOLSONARO nesta quinta-feira de que o general WALTER SOUZA BRAGA NETTO assumirá a Casa Civil. Os demais ministros "palacianos" são os seguintes: no Gabinete de Segurança Institucional está o general da reserva do Exército, AUGUSTO HELENO, o

Secretário de Governo é o general do Exércio, LUIZ EDUARDO RAMOS e a Secretaria-Geral é ocupada pelo major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal, JORGE OLIVEIRA. Responsável pela intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, em 2018, BRAGA NETTO é militar da ativa e atualmente comanda o Estado-Maior do Exército.

A deputada LÍDICE DA MATA do PSB da Bahia protocolou nesta quinta-feira uma representação na Procuradoria-Geral da República contra HANS RIVER DO RIO NASCIMENTO, que na última terça-feira prestou depoimento na CPI mista das Fake News. Relatora da comissão, LÍDICE DA MATA afirma no pedido que o depoente apresentou "diversas informações que, posteriormente, viriam a se mostrar inconsistentes ou inverídicas". HANS RIVER DO NASCIMENTO é ex-funcionário da empresa de marketing digital Yacows. A empresa é suspeita de participar do esquema de disparo de mensagens em massa no WhatsApp durante as eleições de 2018.

A queda no número de servidores públicos federais na ativa registrada em 2019, primeiro ano do governo JAIR BOLSONARO, foi a maior em pelo menos 20 anos, de acordo com o Painel Estatístico de Pessoal, mantido pelo Ministério da Economia. O governo federal chegou ao final de 2019 com 607 mil 833 servidores públicos na ativa, 22 mil 856 a menos do que o verificado ao final de 2018. Apenas o INSS perdeu quatro mil 645 servidores em 2019. Nas últimas semanas, o governo tem recebido críticas devido a atrasos na concessão de benefícios administrados pelo órgão. O Ministério da Economia alega que os problemas no INSS não estão relacionados à redução no número de funcionários. Entretanto, uma das medidas apresentadas pelo governo para reduzir as filas é a contratação de sete mil militares da reserva e de servidores aposentados do INSS.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis informou na noite desta quinta-feira que mais cinco casos de sarampo foram confirmados no Norte da Ilha. Com isso, a região registrou 12 casos da doença em uma semana. A gerente de Vigilância Epidemiológica da cidade, ANA VIDOR, afirmou que o Norte da Ilha vive um "surto" da enfermidade. Na terça-feira, foram confirmados sete casos de pessoas que deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento Norte no final de semana. A gerente orientou que os moradores da região que não estiverem imunizados procurem as salas de vacina o mais rapidamente possível. O sarampo é uma doença respiratória que pode causar complicações, como pneumonia, e, em casos mais graves, levar à morte.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina marcou para 26 de abril de 2020 a eleição para prefeito e vice-prefeito de São Francisco do Sul, no Norte catarinense. A data foi marcada em função da cassação dos mandatos de RENATO GAMA LOBO e WALMOR BERRETTA JUNIOR, prefeito e vice, em janeiro deste ano, por abuso de poder econômico. Eles foram condenados pela Justiça Eleitoral à perda dos cargos por pedirem votos por meio de ofertas de vantagens e ameaça velada de perda de emprego. Na quarta-feira, o presidente do TRE, desembargador CID JOSÉ GOULART JÚNIOR, avaliou o recurso especial dos dois políticos cassados e determinou que o caso seja remetido ao Tribunal Superior Eleitoral.

Santa Catarina registrou 52 casos confirmados de dengue em 2020, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado na tarde desta quinta-feira. O número representa aumento de 116 por cento. Desse total, sete foram contraídos dentro do estado. O território catarinense tem 99 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Os números são referentes ao período entre 29 de dezembro de 2019 e sábado passado. No mesmo intervalo no ano passado, o estado tinha 24 casos de dengue. Também houve aumento no número de focos do mosquito. Atualmente, são cinco mil 994 em 144 municípios, contra quatro mil e 85 em 132 cidades no mesmo período do ano passado.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir as questões que impedem o desenvolvimento do município. O programa vai aproveitar o aniversário de 66 anos de São Miguel do Oeste para discutir o crescimento da cidade e quais são as carências e necessidades que precisam ser resolvidas de forma prioritária. O Peperi Debates deste sábado vai reunir a secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA, o presidente do Legislativo, EVERALDO DI BERTI, o presidente da Acismo, AIRTON MOSS e o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, JOEL DE MOURA. O programa, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Retrato Falado deste final de semana vai receber mais uma pioneira do município. A entrevista de amanhã será com MODESTA DALLAGNOL. Ela veio com a família do Rio Grande do Sul e chegou a Vila Oeste em 1945. Dona MODESTA vai lembrar das dificuldades e das histórias de superação dos primeiros moradores de São Miguel do Oeste. Uma das recordações mais marcantes que ela tem é a epidemia de febre tifoide que atingiu a comunidade. O Retrato Falado com MODESTA DALLAGNOL pode ser acompanhado a partir das dez horas da manhã deste sábado.

O Sesc Santa Catarina promove, neste sábado, o evento Sesc Realiza. A ação oferece para as comunidades de todas as regiões do estado uma série de atividades gratuitas. A programação ocorre em 26 cidades, entre elas São Miguel do Oeste. De acordo com a gerente do Sesc no município, SCHEILA GESING, entre as atividades estão pilates, testes de saúde, sessões de massagem, aulas experimentais de música, sessões de cinema, oficinas de recreação e artes e ações de nutrição. Para pessoas com idade acima dos 60 anos serão oferecidas oficinas e vivências com orientações sobre o uso do computador e smartphone. SCHEILA explica que esta é a sétima edição do projeto que tem como objetivo mostrar quais são os serviços oferecidos pelo Sesc. A programação ocorre entre as dez da manhã e as cinco da tarde.

Começou nesta semana o curso de Mestrado em Educação da Unoesc campus de São Miguel do Oeste. A aula inaugural da primeira turma do Mestrado foi realizada, no auditório da Universidade. Durante a cerimônia de abertura, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação, doutor ELTON LUIZ NARDI, destacou que o curso tem o objetivo de formar docentes, pesquisadores aptos e comprometidos com a produção, a difusão e com o avanço do conhecimento científico da área da educação. A turma é composta por 17 mestrandos, que atuarão nas seguintes linhas de pesquisa:Educação, Políticas Públicas e Cidadania e Processos Educativos. O curso terá duração de dois anos.

O primeiro leilão de gado geral de 2020 está marcado para este sábado no parque de exposições Rineu Gransotto. A iniciativa é a da Associação de Criadores de Bovinos do Extremo-oeste. A comercialização dos animais para recria e engorda começa a uma e meia da tarde na pista de remates do parque. De acordo com o presidente da Associação, MOACIR PIROCA, serão sete leilões ao longo do ano. As datas serão publicadas ainda no calendário oficial da Secretaria de Agricultura do Estado. O segundo remate do ano, por exemplo, está programado para o dia 21 de março.

O Velho Oeste Car Clube vai realizar neste final de semana a terceira edição do encontro de carros antigos. O evento faz parte da programação de aniversário de São Miguel do Oeste. De acordo com um dos coordenadores do encontro, GIOVANI GOBBI, cerca de 150 carros devem estar em exposição sábado e domingo na praça Walnir Botaro Daniel. O evento começa amanhã, por volta das nove horas da manhã. Ele explicou que o encontro acontece a cada dois anos e envolve as pessoas que tem paixão por carros antigos na região. A exposição dos veículos continua até a tarde de domingo.

Amanhã é o dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. Mesmo com o feriado do dia do município, a secretaria de saúde vai imunizar as pessoas contra a doença. A vacinação vai acontecer entre as oito horas da manhã e as cinco da tarde nos postos de saúde do centro e do bairro Agostini. A campanha contra a doença é voltada para pessoas com idade entre seis meses e 49 anos. A vacinação foi determinada pelo Ministério da Saúde diante do aumento de casos de sarampo em todo o país, inclusive em Santa Catarina.

Os Planos de Ação do projeto “São Miguel: Estratégias Mais 25” foram apresentados durante evento realizado na manhã desta quarta-feira no Senac. Representantes de entidades, instituições, clubes de serviço e órgãos públicos explanaram sobre o que precisa ser feito para que as prioridades em cada setor do município sejam efetivadas no decorrer dos próximos 25 anos. A secretária municipal de Desenvolvimento Sustentável, SISSE VELOZO, lembrou que o projeto teve início durante a programação de aniversário do município em 2019. Naquele ano, foram constituídos grupos temáticos que elencaram as demandas de seus respectivos eixos. Em seguida, os itens foram debatidos, colocados em ordem de importância e referendados em plenária. Nesta semana, foram apresentados os planos de ação.

O principal objetivo do projeto “São Miguel: Estratégias Mais 25” é apontar os objetivos para nortear o desenvolvimento do município para os próximos 25 anos. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Na primeira etapa da construção do plano foram promovidos três eventos para a definição das prioridades de cada segmento ou setor da cidade. Posteriormente, a Administração Municipal distribuiu cada um dos eixos temáticos para uma entidade, instituição, clube de serviço ou órgão público, que ficou responsável por elaborar os Planos de Ação que foram apresentados nesta semana. O prefeito destaca que a intenção é envolver a sociedade organizada em uma iniciativa apartidária, onde o atendimento às principais demandas tenha uma continuidade com o passar dos anos, por meio de um planejamento sério e realista.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o comandante da nona região da Polícia Militar, Tenente-coronel ALEXANDRE CABRAL. Ele está indo para a reserva e deixando o comando regional na semana que vem. CABRAL vai fazer uma avaliação do período em que esteve à frente da nona região. Antes disso, ele também foi comandante do décimo primeiro batalhão. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das principais notícias da semana. A entrevista com o coronel ALEXANDRE CABRAL inicia por volta das 11 e meia.

O atual comandante no decimo primeiro Batalhão de Polícia Militar esteve no Peperi Entrevista desta quinta-feira e fez uma avaliação muito positiva do período em que esteve no cargo. Em um ano e meio de comando, MARCELO DE WALLAU disse que conseguiu reduzir os principais índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população. Segundo o policial, esse quadro se deve a alguns fatores, especialmente as ações de prevenção. WALLAU disse que a marca da gestão dele na PM foi a implantação e fortalecimento de programas preventivos com o Rede de Vizinhos, o Rede Catarina de proteção a mulher e o Rede de Segurança Escolar. WALLAU vai deixar o comando do batalhão na próxima quarta-feira para assumir a nona região da Polícia Militar.

O tenente-coronel MARCELO DE WALLAU defendeu a importância do trabalho desenvolvido pela nona região da Polícia Militar. Ele explicou que o batalhão tem uma atuação operacional, de policiamento na rua. Já a nona região tem um papel administrativo e de busca de investimentos e melhorias na Polícia WALLAU disse que entre as metas do novo comando estão o reforço do aperfeiçoamento do efetivo e a garantia de mais recursos para a PM do extremo-peste. Ele destacou que a nona região tem um papel importante para a autonomia policial na região.

Os vereadores aprovaram na sessão desta quinta-feira dois projetos de lei em segundo turno. Um deles prevê a alteração do orçamento municipal para a construção da Casa de Apoio para atender acompanhantes de pacientes em tratamento de saúde na cidade. O projeto trata da abertura de um crédito adicional especial de 886 mil 116 reais para a construção da estrutura. Outra proposta que foi aprovada na sessão de ontem é o Projeto de Lei Complementar que altera a quantidade e vencimentos de cargos em comissão do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Planejamento. Os dois projetos foram aprovados em segunda votação e agora seguem para a sanção do prefeito.

Durante a sessão desta quinta-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversos requerimentos de informação e indicações. Entre os assuntos abordados pelos vereadores estão a sugestão de obras e serviços relacionados à infraestrutura da cidade. Também foi aprovado um pedido de realização de audiência pública. O pedido da vereadora MARIA TEREZA CAPRA do PT é para uma audiência pública para debater a necessidade de implantação de uma unidade do Hemosc e do de Serviço de Radiologia em São Miguel do Oeste. A audiência deve ser realizada no dia 19 de março deste ano.

A câmara de vereadores aprovou, nesta quinta-feira, uma moção de apelo pedindo tratamento isonômico entre categorias de servidores na reforma da previdência estadual. Eles querem que o projeto alcance todos os integrantes da segurança pública. Os vereadores sugerem estender para as carreiras da Polícia Civil, da Polícia Penal e Instituto Geral de Perícias todas as regras de aposentadoria já previstas para os policiais militares, assegurando tratamento isonômico. A moção cita que existem algumas diferenças que precisam ser equiparadas, como por exemplo, a previsão de reduzir a pensão dos dependentes para 50 por cento, diferente "do tratamento dispensado aos policiais militares, que garante a integralidade, paridade e a pensão de cem por cento. A moção foi aprovada por unanimidade.

O delegado SANDRO ZANCANARO participou da sessão da câmara de vereadores na noite de ontem e defender a moção de apelo apresentada pelos vereadores. Ele falou em nome dos policiais civis e ressaltou que há uma ideia equivocada na sociedade de que a Polícia Civil não corre riscos como os policiais militares. Ele lembrou que os policiais não fazem apenas trabalho burocrático, mas que atendem ocorrências, prestam plantão, vão até os locais do crime e cumprem mandados judiciais. ZANCANARO afirmou que os policiais são alvos dos grandes grupos perigosos e organizações criminosas do país e que merecem o mesmo tratamento dispensado pela legislação aos militares.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente de trânsito nesta sexta-feira na BR 163. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da manhã no cruzamento da rodovia com aAvenida Washington Luiz, em Dionísio Cerqueira. No local houve uma colisão lateral envolvendo um Palio e um Gol, ambos emplacados em Dionísio Cerqueira. O Palio era conduzido por um homem de 33 anos que não se feriu. O condutor do Gol, um homem de 50 anos, teve ferimentos leves. A vítima foi socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada para atendimento médico. Segundo os socorristas o homem apresentava escoriações no rosto.

A Polícia Militar apreendeu um veículo com registro de roubo nesta quinta-feira no centro de São Miguel do Oeste. Por volta das quatro horas da madrugada, uma guarnição da PM abordou uma caminhonete Toyota com placa de Barracão. O veículo presentava indícios de adulterações no chassi. Mais tarde, a PM confirmou que o chassi era de um veículo de Xaxim com registro de roubo em 2018. O homem foi preso e o veículo apreendido.

Uma árvore caiu sobre um trabalhador no começo da manhã de hoje no interior do município de Bandeirante. O acidente de trabalho aconteceu por volta das sete e 15 em uma propriedade rural de linha Novo Encantado. Um homem, morador de São Miguel do Oeste, estava efetuando o corte de eucalipto, acompanhado de outros trabalhadores, quando acabou sendo atingido por uma árvore. Ele chegou a ficar inconsciente logo após o acidente e foi atendido pelos bombeiros de São Miguel do Oeste. O homem foi encaminhado para avaliação médica no hospital regional. A vítima relatava dores nas costas e, segundo os bombeiros, o estado de saúde é estável.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.