ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 14/02/2020

GLOBO EM FOCO – 14/02/20

-GOVERNO REGISTRA MAIOR REDUÇÃO NO NÚMERO DE SERVIDORES NA ATIVA EM 20 ANOS

-SANTA CATARINA TEM 52 CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE EM 2020

-ITAPIRANGA COMPLETA 66 ANOS DE AMANCIPAÇÃO

-TAINÁ DILL É A RAINHA DA OKTOBERFEST 2020

-PSICOLOGA RELATA IMPORTÂNCIA DAS DENÚNCIAS AO CONSELHO TUTELAR

-COMARCA DE ITAPIRANGA ALTERA ATENDIMENTO DA POLÍCIA CIVIL

-TRABALHADOR FICA FERIDO AO SER ATINGIDO POR ÁRVORE NO INTERIOR

-COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E CARRO FAZ VÍTIMA FATAL NA PR-158

- Estes são os principais destaques do Globo Em Foco que está começando agora....

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 37 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Todos os incêndios na Nova Gales do Sul, o estado mais afetado pela onda de calor na Austrália, já estão controlados. O problema agora são as chuvas intensas. Elas contribuíram para acabar com a crise dos incêndios que começou em setembro de 2019 e que matou 23 pessoas em todo país, mas agora, porém, têm causado inundações. A atenção está voltada para controlar as inundações, diante da previsão de mais chuva nos próximos dias. Nesta quinta-feira, vários pântanos perto de Sydney transbordaram após chuvas torrenciais.

O Senado dos Estados Unidos votou, nesta quinta-feira, a favor de uma resolução para limitar o poder de DONALD TRUMP em lançar operações militares contra o Irã. A aprovação, por 55 a 45 votos, foi possível porque oito senadores republicanos apoiaram colegas do Partido Democrata, contrariando o presidente. A resolução já tinha sido aprovada pela Câmara, mas tem valor basicamente simbólico. O texto é uma "resolução simultânea", o que significa que exige apenas a aprovação de ambas as câmaras do Congresso e não vai ao presidente para assinatura. Os republicanos argumentam que isso torna o projeto não vinculante, ou seja, sem cumprimento obrigatório.

O chanceler do México, MARCELO EBRARD, anunciou que o fluxo migratório de pessoas sem documentação regular que cruzam a fronteira para os Estados Unidos diminuiu 74 vírgula cinco por cento em oito meses desde que o México apresentou seu plano de migração e desenvolvimento. O chanceler afirmou que o fluxo irregular de migrantes está sendo reduzido e que as pessoas que estão no território nacional "estão seguras". Em junho de 2019, o México se comprometeu com os Estados Unidos a tomar "medidas sem precedentes" para conter a migração.

Todos os ministérios com gabinete no Palácio do Planalto passam a ser comandados por militares após o anúncio do presidente JAIR BOLSONARO nesta quinta-feira de que o general WALTER SOUZA BRAGA NETTO assumirá a Casa Civil. Os demais ministros "palacianos" são os seguintes: no Gabinete de Segurança Institucional está o general da reserva do Exército, AUGUSTO HELENO, o

Secretário de Governo é o general do Exércio, LUIZ EDUARDO RAMOS e a Secretaria-Geral é ocupada pelo major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal, JORGE OLIVEIRA. Responsável pela intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, em 2018, BRAGA NETTO é militar da ativa e atualmente comanda o Estado-Maior do Exército.

A deputada LÍDICE DA MATA do PSB da Bahia protocolou nesta quinta-feira uma representação na Procuradoria-Geral da República contra HANS RIVER DO RIO NASCIMENTO, que na última terça-feira prestou depoimento na CPI mista das Fake News. Relatora da comissão, LÍDICE DA MATA afirma no pedido que o depoente apresentou "diversas informações que, posteriormente, viriam a se mostrar inconsistentes ou inverídicas". HANS RIVER DO NASCIMENTO é ex-funcionário da empresa de marketing digital Yacows. A empresa é suspeita de participar do esquema de disparo de mensagens em massa no WhatsApp durante as eleições de 2018.

A queda no número de servidores públicos federais na ativa registrada em 2019, primeiro ano do governo JAIR BOLSONARO, foi a maior em pelo menos 20 anos, de acordo com o Painel Estatístico de Pessoal, mantido pelo Ministério da Economia. O governo federal chegou ao final de 2019 com 607 mil 833 servidores públicos na ativa, 22 mil 856 a menos do que o verificado ao final de 2018. Apenas o INSS perdeu quatro mil 645 servidores em 2019. Nas últimas semanas, o governo tem recebido críticas devido a atrasos na concessão de benefícios administrados pelo órgão. O Ministério da Economia alega que os problemas no INSS não estão relacionados à redução no número de funcionários. Entretanto, uma das medidas apresentadas pelo governo para reduzir as filas é a contratação de sete mil militares da reserva e de servidores aposentados do INSS.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis informou na noite desta quinta-feira que mais cinco casos de sarampo foram confirmados no Norte da Ilha. Com isso, a região registrou 12 casos da doença em uma semana. A gerente de Vigilância Epidemiológica da cidade, ANA VIDOR, afirmou que o Norte da Ilha vive um "surto" da enfermidade. Na terça-feira, foram confirmados sete casos de pessoas que deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento Norte no final de semana. A gerente orientou que os moradores da região que não estiverem imunizados procurem as salas de vacina o mais rapidamente possível. O sarampo é uma doença respiratória que pode causar complicações, como pneumonia, e, em casos mais graves, levar à morte.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina marcou para 26 de abril de 2020 a eleição para prefeito e vice-prefeito de São Francisco do Sul, no Norte catarinense. A data foi marcada em função da cassação dos mandatos de RENATO GAMA LOBO e WALMOR BERRETTA JUNIOR, prefeito e vice, em janeiro deste ano, por abuso de poder econômico. Eles foram condenados pela Justiça Eleitoral à perda dos cargos por pedirem votos por meio de ofertas de vantagens e ameaça velada de perda de emprego. Na quarta-feira, o presidente do TRE, desembargador CID JOSÉ GOULART JÚNIOR, avaliou o recurso especial dos dois políticos cassados e determinou que o caso seja remetido ao Tribunal Superior Eleitoral.

Santa Catarina registrou 52 casos confirmados de dengue em 2020, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado na tarde desta quinta-feira. O número representa aumento de 116 por cento. Desse total, sete foram contraídos dentro do estado. O território catarinense tem 99 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Os números são referentes ao período entre 29 de dezembro de 2019 e sábado passado. No mesmo intervalo no ano passado, o estado tinha 24 casos de dengue. Também houve aumento no número de focos do mosquito. Atualmente, são cinco mil 994 em 144 municípios, contra quatro mil e 85 em 132 cidades no mesmo período do ano passado.

TAINÁ DILL é a rainha da quadragésima segunda Oktoberfest. O desfile de escolha das soberanas foi realizado na noite de ontem, no Complexo Oktober, em comemoração aos 66 anos de emancipação de Itapiranga. TAINÁ DILL, representou o Grupo de Danças Folclóricas TCD Prost e a Comunidade de Presidente Becker. Primeira princesa foi eleita LUANA EIDT CARDOSO e segunda princesa, LUÍZA ISABELLA MALLMANN. Seis candidatas fizeram parte do concurso. A comunidade de Presidente Becker promove a abertura da Oktoberfest no dia 26 de setembro e o encerramento no dia 18 de outubro. Na cidade a festa ocorre de nove a 12 de outubro.

Itapiranga prepara a primeira campanha de recolha de lixo eletrônico do ano. Roteiro da próxima semana contempla cidade e interior. Descarte é constante e muitas vezes ocorre de maneira irregular com prejuízos ao meio ambiente. Segundo o diretor de urbanismo, JOÃO SCHMITZ, dias 17, 18 e 19, de segunda-feira a quarta-feira, a população poderá fazer o descarte correto de eletrônicos que não são mais utilizados. Observa que terá ponto de coleta nas escolas do interior nas comunidades de Santo Antônio, Sede Capela, Soledade e Popi, porém somente nos dias 17 e 18 de fevereiro. Já na cidade a campanha será estendida por três dias com a coleta no pavilhão de ferramentas do setor de urbanismo, ao lado da Praça dos Pioneiros, na Avenida Uruguai. JOÃO SCHMITZ observa que a campanha visa a recolha apenas de lixo eletrônico como televisores, computadores e impressoras.

Campanhas de recolham proporcionam destino correto ao lixo eletrônico. O diretor de urbanismo de Itapiranga informa que todo o material será recolhido por uma empresa da cidade de Seara que faz a destinação correta. JOÃO SCHMITZ também alerta que a recolha de lixo eletrônico não inclui pilhas, lâmpadas e toner. Ele lembra que são duas coletas por ano e sempre com grande volume. No ano passado foram aproximadamente 90 metros cúbicos de lixo eletrônico.

Tunápolis anuncia hoje as atrações da Efacitus. A Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de será realizada de 24 a 26 de abril. O lançamento da Efacitus será no Centro Municipal do Idoso, com início às 20 horas desta sexta-feira. Na oportunidade, serão anunciados os shows, informações sobre a venda de estandes e a revelação do vencedor do sexto concurso do slogan realizado entre alunos das escolas do município. Ao final será servido o coquetel de confraternização. Segundo o coordenador geral da feira, ALCIDES HOFER, a expectativa para os shows é grande. Ele antecipa que haverá atrações gauchescas, sertanejo raiz e universitário e pop rock. A venda de estandes será inicialmente para empresas de Tunápolis.

Gato do mato é resgatado no interior de Itapiranga. Ele foi encontrado por populares na localidade de Presidente Becker. A veterinária KELLY SCHOLZ conta que recebeu o chamado e foi verificar de qual espécie se tratava e qual o quadro clínico do animal. Explica que imediatamente entrou em contato com o órgão ambiental cabível, a Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste. O atendimento inicial e introdução alimentar adequados foram realizados, estabilizando seu quadro clínico. Ela informa que ele foi encaminhado para a Polícia Militar Ambiental, juntamente com o Instituto do Meio Ambiente em São Miguel do Oeste e posteriormente levado ao centro de triagem e reabilitação de animais selvagens de Florianópolis. KELLY explica que esta espécie está em risco de extinção em nossa região. Ele é conhecido como Gato do Mato e tem nome científico de Leopardus Tigrinus.

Veterinária alerta para cuidados especiais com espécies selvagens. KELLY SCHOLZ, diz que nos cuidados do gato do mato encontrado em linha Becker contou com ajuda de seu pai, AFONSO SCHOLZ que é biólogo. KELLY relata que ao
encontrar um animal silvestre ferido ou um filhote sozinho é preciso avisar imediatamente a Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste que é a responsável pela região. É importante não fornecer nenhum tipo de alimento se não for orientado por profissionais da área. Cita como exemplo o leite de vaca não é indicado para animais carnívoros.

Psicóloga incentiva denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A presidente do CMDCA de São João do Oeste, TELMA CORTI, chama atenção para a importância das denúncias para combater a violência principalmente no ambiente familiar. Salienta que o Conselho Tutelar costuma receber informações sobre negligência de familiares ou de outros responsáveis por crianças e adolescentes. As principais preocupações são com violência de agressão física e de abuso sexual. Para a psicóloga, a denúncia é fundamental e são várias possibilidades para as pessoas denunciarem possíveis violação de direitos. TELMA CORTI avalia que é melhor que seja feita a denúncia e o crime não se confirme, que permitir a violação dos direitos de crianças e adolescentes. A presidente do CMDCA também destaca que ocorrem denúncias que não envolvem o conselho tutelar como a violência doméstica contra mulheres ou a idosos.

Conselheiros tutelares passam por treinamento para aprimorar atuação. Serão três etapas para capacitar a equipe nas diferentes atividades que desenvolvem. Segundo TELMA CORTI, os conselheiros tutelares que tomaram posse neste ano passam por treinamento oferecido pela FECAM. A primeira etapa ocorreu em Chapecó com abordagem de vários temas sobre a rotina de trabalho. No momento o foco está em treinamento online por web conferencia e na sequência outra capacitação presencial sobre o sistema utilizado para o trabalho de rotina. TELMA informa que ocorreu a renovação da equipe em São João do Oeste tendo a reeleição de apenas uma conselheira.

Associação Regional de Avicultura realiza levantamento do custo de produção para cobrar aumento no preço. O vice-prefeito, secretário de Agricultura de São João do Oeste, e também presidente da Associação Regional de Avicultura, GENÉSIO ANTON, ressalta que na tarde da quarta-feira foi realizada uma reunião em Descanso, com a presença de empresas de construções de aviários e o assessor contratado pela entidade para auxiliar nos trabalhos. Ele explica que a pauta foi à construção de novos aviários, valores de aviários já em produção e o levantamento do custo de produção. ANTON comenta que o objetivo é, com base nos dados, produzir uma planilha com o custo médio de produção e uma taxa de lucro sobre este custo que será apresentado a empresa. O presidente da associação ressalta que o preço da carne de frango teve um aumento elevado, o dólar está favorável e a expectativa é que a empresa repasse esses aumentos aos produtores.

Em função do selo de compartimentação conquistado pelos produtores da região, o presidente da Associação Regional de Avicultura ressalta que novos produtores precisam passar por um tempo de adequação as regras de biosegurança e sanidade animal para obter o selo, que está com os produtores, e não com a empresa. GENÉSIO ANTON enfatiza que os avicultores têm realizado grandes investimentos nos últimos anos, o que possibilitou a retirada de antibióticos da ração e o aumento da biosegurança nas propriedades. O presidente lembra que este ano também melhorou a oferta de financiamentos para a atividade, mas alguns ainda com a taxa de juros muito alta, de 7, 9,5 e até 10% ao ano, percentagem considerada bem mais elevada que a inflação. Ele afirma que a preocupação é com o endividamento dos produtores, considerando que o custo de investimento na avicultura é alto.

Delegacia de Tunápolis tem novo policial. A comarca de Itapiranga tem alteração no trabalho da polícia civil. O agente FÁBIO DA SILVA, assumiu a delegacia de Tunápolis. Ele atuou por mais de 11 anos da sede da comarca em Itapiranga e agora substitui o policial ROQUE WELTER, que atuou em Tunápolis por 15 anos. SILVA relata que será um grande desafio, pois em Itapiranga possuía funções específicas de investigação e responsável pelo Citran. A partir de agora terá responsabilidade por todas as funções incluindo depoimentos, licenças e alvarás. Ele vai manter atividades relacionadas a sede da comarca em auxilio a equipe de investigação. FÁBIO DA SILVA diz que a condição de cidades pequenas e pacatas, não se confirma no trabalho da polícia civil. Cita grande volume de registros de ocorrências repassadas pela Polícia Militar e de pessoas que buscam atendimento na delegacia no horário das 13 horas às 17 horas.

FÁBIO DA SILVA estabelece prioridades para agilizar atendimento em Tunápolis. O novo responsável pela delegacia do município vai residir em Tunápolis e ter exclusividade no atendimento as demandas locais. O policial também terá tempo específico para diligencias externas e coleta de depoimentos. Desde novembro do ano passado a comarca de Itapiranga, que abrange ainda os municípios de Tunápolis e São João do Oeste está sem delegado titular. JOÃO WESTEPHAL foi promovido a coordenador da Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste. A cada mês a Delegacia Regional escala um delegado da região para atuar em Itapiranga. Atualmente a responsabilidade é do delegado ERIC ROSADA. O delegado regional WESLEY ANDRADE ainda não tem previsão para a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina destinar um profissional para esta função.

FÁBIO DA SILVA deixa o cargo de presidente do Conselho de Trânsito de Itapiranga. Ele vai residir em Tunápolis o que torna incompatível manter a função que ocupava. O policial relata que ainda tinha projetos para serem implantados e tinha interesse em contribuir mais, porém a nova função na delegacia de Tunápolis inviabiliza conciliar. Nesta semana ele solicitou afastamento e aguarda os procedimentos legais para nova diretoria . FÁBIO DA SILVA ressalta que a demanda por mudanças no trânsito de Itapiranga é grande e causam impacto na rotina das pessoas.

Mulher sofre ferimentos em colisão entre moto e carro em Itapiranga. Foi por volta das 14 horas e 40 minutos de ontem, na esquina da Rua São Bonifácio com a rua São José, próximo ao Edifício Peperi. A guarnição dos bombeiros atendeu a condutora da motocicleta Honda Biz de Itapiranga, uma mulher de 24 anos. Ela apresentava escoriações na perna e braço direito, foi realizada a limpeza do ferimento, aferição dos sinais vitais e em seguida a vítima conduzida ao posto de saúde. A motorista do automóvel Kia Sportage, uma mulher de 38 anos, relatou estar bem e permaneceu no local do acidente.

Trabalhador fica ferido ao ser atingido por árvore no interior de Bandeirante. O acidente de trabalho ocorreu por volta das sete horas e 15 minutos desta sexta-feira, em uma propriedade rural de linha Novo Encantado, interior de Bandeirante. Segundo informações obtidas pela reportagem da Peperi no local da ocorrência, um homem, morador de São Miguel do Oeste, estava efetuando o corte de eucalipto, acompanhado de outros trabalhadores, quando acabou sendo atingido por uma árvore na região das costas. O trabalhador, que chegou a ficar inconsciente logo após o acidente, foi atendido pelos bombeiros de São Miguel do Oeste e encaminhado para avaliação médica no hospital regional. A vítima relatava dores nas costas e conforme informações iniciais seu estado de saúde é estável.

Colisão entre caminhão e carro faz vítima fatal na PR-158. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atendeu na manhã desta sexta-feira, um acidente de trânsito com morte entre os municípios de São Lourenço do Oeste e Vitorino, Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu um Fiat Uno, placas de Marialva/PR, e dois caminhões de São Lourenço do Oeste, um dirigido por um homem de 25 anos e outro de 35. O Uno era dirigido por uma mulher, de 51 anos. Os motoristas dos caminhões não sofreram ferimentos.

Segundo informação da Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste, a vítima fatal, NEIVA FOGASSA, era moradora de Vitorino e trabalhava em São Lourenço do Oeste na Escola Maria Goretti. Ela era orientadora da Escola, havia passado num concurso público e chamada a pouco tempo. Estiveram na cena do acidente além dos bombeiros de São Lourenço, a Secretaria de Saúde de Vitorino, Corpo de Bombeiros do Paraná, Samu do Paraná e Polícia Militar Rodoviária do Paraná.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.