ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 14 01 2026

-ADVOGADO DA PETROBRÁS É CONFIRMADO COMO NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA

-SC BATE RECORDE COM DOIS MILHÕES DE TONELADAS DE CARNES EXPORTADAS EM 2025

-ARRECADAÇÃO FICA ABAIXO DO ESPERADO E TRIBUNAL DE CONTAS NOTIFICA MUNICIPIO

-PREFEITO PROTOCOLA PROJETO QUE RESTRINGE CONSUMO DE ALCOOL EM VIAS PÚBLICAS

-CÂMARA TERÁ SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PARA VOTAR REAJUSTE DOS SERVIDORES

-MOTOCICLISTA É PRESO POR SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS NO CENTRO DA CIDADE

-BOMBEIROS RETOMAM BUSCA POR RAPAZ QUE DESAPARECEU NO RIO URUGUAI

A previsão para as próximas horas é sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus. A máxima pode chegar a 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.

O manifestante ERFAN SOLTANI, de 26 anos, preso por conexão com protestos contra o regime dos aiatolás na cidade de Karaj, deverá ser executado na quarta-feira pelas autoridades iranianas. A informação foi divulgada por uma organização humanitária curdo-iraniana. Segundo a Fox News, ERFAN será enforcado, método mais comum nas execuções no Irã. As autoridades informaram à família que a sentença de morte era definitiva. De acordo com a família, ele foi preso em casa na última quinta-feira. Os parentes afirmam também que SOLTANI não teve permissão para acessar um advogado, nem houve qualquer audiência em um tribunal para julgar o caso.

A repressão aos protestos que ocorrem no Irã já deixou cerca de duas mil pessoas mortas. A informação foi divulgada nesta terça por um membro do governo iraniano à agência de notícias Reuters. A fonte ouvida pela Reuters culpou os manifestantes, que chamou de "terroristas", por mortes de cidadãos e agentes de segurança durante os protestos. As manifestações, que começaram em dezembro, tinham como foco a situação econômica do país, mas a repressão violenta levou os manifestantes a pedir o fim do regime dos aiatolás, que goveram o Irã desde a Revolução de 1979. Nesta terça, o alto comissário da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos, VOLKER TÜRK, se disse "horrorizado" com o que chamou de repressão das forças de segurança iranianas aos protestos pacíficos.

A Argentina encerrou 2025 com inflação de 31 virgula cinco por cento, segundo o Índice de Preços ao Consumidor, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos. O resultado ficou bem abaixo dos 117 por cento registrados em 2024 e é o menor valor desde 2017. Em dezembro, o indicador acelerou pelo quarto mês consecutivo, a dois virgula oito por cento no mês. Os dados do Indec mostram que o índice oficial de preços da Argentina apresentou forte melhora no ritmo mensal ao longo de 2024, primeiro ano da gestão do presidente JAVIER MILEI. O país passou por um forte ajuste econômico sob o comando do presidente.

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira uma segunda fase da operação sobre um suposto esquema de fraudes financeiras no Banco Master que incluiu buscas em endereços ligados a DANIEL VORCARO, dono do banco, e parentes dele, incluindo o pai, a irmã e o cunhado dele. O empresário NELSON TANURE e o investidor JOÃO CARLOS MANSUR, ex-presidente da gestora de fundos Reag Investimentos, também estavam entre os alvos. A investigação detectou que havia captação de dinheiro, aplicação em fundos e desvio para o patrimônio pessoal de VORCARO e parentes. O celular do dono do Master foi apreendido. Procurada, a defesa VORCARO reiterou que seu cliente tem colaborado com as autoridades, além de ter "interesse no esclarecimento completo dos fatos".

O presidente LULA sancionou com vetos a lei que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços, tributo que vai substituir o ICMS e o ISS e será compartilhado entre estados, Distrito Federal e municípios nesta terça-feira. O Palácio do Planalto não informou os trechos da lei vetados. O comitê será responsável por administração, fiscalização e coordenação a operacionalização do novo imposto. Segundo o governo, a União, os estados e os municípios vão atuar de forma integrada na gestão do novo imposto. O governo também lançou a Plataforma Digital da Reforma Tributária, que deve dar suporte à nova estrutura tecnológica do sistema tributário brasileiro.

O governo federal confirmou o nome do advogado WELLINGTON CÉSAR LIMA E SILVA para assumir o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira. Ele vai substituir RICARDO LEWANDOWSKI que pediu demissão do cargo de ministro na última quinta-feira. O magistrado aposentado do STF assumiu o posto em fevereiro de 2024 e esteve a frente da pasta por quase dois anos. Mestre em Direito Penal e Criminologia, WELLINGTON CÉSAR LIMA E SILVA foi ministro da Justiça de DILMA ROUSSEFF por um breve período, e secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, entre 2023 e julho do ano passado, quando assumiu a advocacia da Petrobras.

Santa Catarina registrou, no ano passado, menos homicídios e menos roubos do que nos últimos 18 anos, além de redução em quase todos os índices criminais. O balanço foi divulgado nesta terça-feira. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu para menos da metade, passando de 11 virgula 65, com 705 registros em 2008, para cinco virgula dois em 2025. No ano passado, foram contabilizados 429 homicídios, o que representa 84 casos a menos em relação a 2024 e uma redução de 16 virgula quatro por cento em números absolutos. Em comparação com 2024, os roubos tiveram uma redução de 17 virgula seis por cento no número de casos. Já o crime de furto, caiu seis virgula dois por cento em relação ao ano anterior, com seis mil 671 ocorrências a menos em 2025.

Desde o início da pré-temporada de verão em Santa Catarina, em novembro de 2025, mil 267 pessoas foram salvas de afogamentos no Estado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Os dados, divulgados nesta terça-feira, revelam que, ao todo, cerca de 18 pessoas foram salvas por dia em território catarinense. Os números contemplam o período de primeiro de novembro de 2025, quando a pré-temporada de verão iniciou, ao dia 11 de janeiro deste ano, já durante a temporada. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, 60 pessoas se afogaram, mas acabaram se recuperando posteriormente, sem que os casos evoluíssem para óbitos. Entretanto, 12 pessoas morreram, sendo nove em regiões onde não havia guarnições. Em rios, foram sete mortes registradas, todas em regiões não guarnecidas.

O estado de Santa Catarina exportou dois milhões de toneladas de carnes em 2025. A receita estimada com a exportação chega a quatro bilhões e 50 milhões de dólares, cerca de 24 bilhões de reais, na cotação atual. As informações foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e sistematizados pela Epagri Cepa. Segundo os órgãos, os resultados são os melhores da série histórica iniciada em 1997, registrando um crescimento de dois virgula oito por cento em volume e de oito virgula quatro por cento em valor em relação a 2024. Em 2025, o Estado foi responsável por 19 e meio por cento do volume de carnes exportadas pelo Brasil, sendo a segunda principal unidade federativa exportadora de carne do país.

O Governo de Santa Catarina vai realizar o primeiro leilão de imóveis públicos de 2026, com destaque para um terreno em São Miguel do Oeste, avaliado em 870 mil. O imóvel tem área total de dois mil 717 metros quadrados. O leilão, promovido pela Secretaria de Estado da Administração será híbrido, ou seja, presencial e online. Os interessados poderão se cadastrar no site da leiloeira oficial, ANDRÉA BALDISSERA, e dar lances antecipados. A sessão de encerramento ocorrerá no dia 30 de janeiro, às nove horas da manhã, no auditório da SEA, em Florianópolis. Além de São Miguel do Oeste, outros municípios também terão imóveis leiloados, como Blumenau, Florianópolis, Tubarão, Chapecó, Joinville, entre outros.

Apenas uma candidata avançou para a etapa de eleição suplementar do conselho tutelar da criança e adolescente de Bandeirante. Na segunda-feira, as duas candidatas inscritas realizaram a capacitação nas áreas de Direito da Criança e do Adolescente e Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e sobre leis que envolvem o tema, como o Estatuto da Criança e adolescente. Após a capacitação, foi aplicada uma prova, e apenas a candidata JANETE DEGASPERI conseguiu a aprovação. A eleição para a escolha do suplente do conselho tutelar vai ocorrer dia 19 de janeiro na Secretaria de Assistência Social de Bandeirante, entre sete da manha e cinco da tarde.

O calendário letivo das escolas da rede pública estadual terá algumas novidades neste ano na comparação com o ano passado. A informação é da supervisora da coordenadoria de educação de São Miguel do Oeste, ROSANGELA FIAMETTI. De acordo com ela, os professores retornam aos trabalhos no dia dois de fevereiro e vão passar por duas semanas de formação. Antes disso, dias 26 e 27 de janeiro, os diretores das escolas do estado no extremo-oeste vão participar de uma capacitação em Chapecó. No dia três de fevereiro, todos os professores estaduais da região vão participar de um encontro de formação no centro cultural da Unoesc.

A escolha de vagas para os professores admitidos em caráter temporário está marcada para o dia 19 de janeiro. A informação é da supervisora da coordenadoria de educação de São Miguel do Oeste, ROSANGELA FIAMETTI. Ela disse que o objetivo do estado é que todos os ACTs estejam definidos até o final deste mês para que eles possam participar da preparação para o ano letivo já com a equipe da escola. Outra novidade desde ano é a criação da escola de formação que vai atender, durante o ano, os diferentes profissionais e professores de todas as disciplinas. As aulas na rede estadual vão começar no dia 19 de fevereiro.

A Secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste iniciou a revitalização da sinalização viária em frente às escolas da cidade. Os trabalhos estão sendo realizados durante o período de recesso escolar, aproveitando a menor movimentação de veículos e pedestres. A ação começou pelas instituições de ensino localizadas nos bairros, com a pintura completa das quadras ao redor das escolas. Segundo a Prefeitura, a medida tem o objetivo de garantir mais segurança para alunos, pais e profissionais da educação no retorno das aulas. A próxima etapa será nas escolas da região central e, logo após, os serviços seguirão para outras vias da cidade.

O cronograma de pintura das faixas de segurança e outras sinalizações incluem as ruas Waldemar Rangrab em direção ao Trevo, Marcílio Dias e 15 de Novembro. Esses locais devem receber nova sinalização nos próximos dias. A Prefeitura destacou que a pintura está sendo feita em toda a quadra ao redor das escolas, evitando intervenções pontuais e promovendo um padrão em toda a área escolar. Finalizada essa fase, os trabalhos devem continuar pelo centro da cidade e depois retornar aos bairros, ampliando a revitalização da sinalização viária em todo o município. De acordo com o prefeito EDENILSON ZANARDI, esse cuidado com a sinalização é fundamental para proteger pedestres, motoristas e, principalmente as crianças.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina alertou 26 municípios entre novembro do ano passado e janeiro deste ano por não terem atingido a meta de arrecadação no quinto bimestre do ano passado. De acordo com o TCE, eles vão precisar adotar medidas para limitar empenhos e a movimentação financeira até o reequilíbrio das contas. Entre as cidades notificado pelo órgão de controle está São Miguel do Oeste. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o município que não alcança a meta de arrecadação em um bimestre precisa adotar uma série de medidas de contingenciamento com o objetivo de readequar a execução orçamentária e financeira para garantir o equilíbrio das contas públicas e evitar que a despesa supere a receita arrecadada. Além do corte de gastos, o município deve especificar e implementar medidas destinadas à elevação da arrecadação.

No caso de São Miguel do Oeste, a arrecadação chegou a 90 por cento do que era esperado para o quinto bimestre de 2025. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, de cada cem previstos na arrecadação, a prefeitura recebeu, efetivamente, 90 nos meses de setembro e outubro. Por isso, o TCE notificou a equipe de controladoria interna da prefeitura. Esse procedimento do órgão é de praxe e serve para reforçar o alerta em relação ao que prevê a lei de responsabilidade fiscal em relação a arrecadação. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de São Miguel do Oeste, o município não vai se manifestar neste momento. Os dados completos serão apresentados na prestação de contas que deve ocorrer entre fevereiro e março deste ano.

A administração de São Miguel do Oeste encaminhou, nesta terça-feira, para a Câmara de Vereadores, o projeto de lei que trata da restrição do consumo de álcool em vias públicas do município. O projeto de lei tem o objetivo de substituir a lei considerada inconstitucional pelo Tribunal de justiça de Santa Catarina. A lei que estava em vigor era de autoria do ex vereador WAGNER PASSOS e proibia totalmente o consumo de álcool em vias públicas. O Ministério Público ingressou com uma ação na justiça contra a lei e o Tribunal de Justiça entendeu que a regra fere a liberdade individual das pessoas, declarando a inconstitucionalidade do diploma legal. O município, então, elaborou um novo projeto de lei que trata do tema e protocolou a proposta ontem para apreciação do poder legislativo.

O projeto de lei do poder executivo sobre consumo de álcool em vias públicas restringe esse prática, mas não proíbe totalmente o ato. A proposta proíbe, por exemplo, em qualquer horário, o consumo de bebidas alcoólicas acondicionadas em recipientes de vidro, como garrafas, copos ou similares. Em tese, o projeto não veda o consumo de latinhas de cerveja. O projeto proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas no raio de até cem metros dos estabelecimentos de ensino durante os horários de aula e até cem metros do entorno de hospitais, prontos-socorros, unidades básicas de saúde e demais estabelecimentos destinados à assistência à saúde. Também não será permitido o consumo de álcool no raio de cem metros de imóveis de uso predominantemente residencial entre 11 da noite e sete da manhã.

O projeto de lei que restringe o consumo de álcool em vias públicas também prevê normas para estabelecimentos 24 horas, como lojas de conveniências. A proposta prevê limite de horário para venda e consumo nesses locais. O projeto abre exceções para consumo de álcool em vias públicas nos eventos apoiados ou promovidos pelo poder público municipal. A proposta que será apreciada pelos vereadores fixa as punições em caso de descumprimento da normativa, como por exemplo, apreensão imediata das bebidas alcoólicas e dos recipientes e multa. O valor da multa é de 20 por cento da Unidade Fiscal Municipal, cerca de 850 reais. Em caso de reincidência específica no prazo de até 12 meses, o valor dobra e chega a cerca de mil e 700 reais.

O prefeito EDENILSON ZANARDI convocou a câmara de vereadores para uma sessão extraordinária neste mês. O pedido foi encaminhado na segunda-feira com dois projetos na pauta. Um deles trata do reajuste anual dos salários dos servidores públicos municipais. A proposta é de reajuste de cinco por cento. O índice é composto de quatro virgula 26 por cento de reposição da inflação e zero virgula 74 por cento de ganho real. O mesmo percentual será aplicado para os servidores do poder legislativo. Os agentes políticos como prefeito, vice-prefeito e secretários vão receber apenas a correção da inflação.

O segundo projeto da pauta da convocação extraordinária da câmara de vereadores prevê um ajuste no orçamento de 2026. A alteração trata-se de um ajuste com a criação de dotação orçamentária para o pagamento de rateio da usina de lixo do Conder ambiental. O presidente da câmara de vereadores, RAVIER CENTENARO, já enviou a convocação para os vereadores. A sessão extraordinária está marcada para sexta-feira, as oito e meia da manhã. A sessão vai tratar exclusivamente dos dois projetos que constam na pauta da convocação. Os vereadores não recebem nenhum tipo de gratificação para participar da sessão extraordinária.

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira, os resultados da Operação Protetor em 2025. A ação, coordenada pela Diretoria de Polícia da Fronteira mira o combate ao crime organizado nos 89 municípios do Oeste catarinense, que fazem divisa com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina. Segundo a Polícia Civil, ao longo do ano foram realizadas 50 prisões, apreendidas 34 armas de fogo e duas mil 329 munições, além de 582 quilos de drogas. O material retirado de circulação representa um prejuízo estimado em dois milhões e meio de reais para as organizações criminosas da região. O diretor da DIFRON, delegado FERNANDO CALLFASS destacou que a operação “se consolida a cada ano como um importante instrumento de trabalho integrado das forças de segurança pública no combate ao crime organizado".

O homem de 74 anos, preso suspeito de tentar matar o próprio pai, de 94 anos, com uma motosserra em Palmitos, discutiu por cerca de um mês com o pai antes de atacá-lo. A informação é do delegado responsável pela investigação, DANIEL FARIAS. O conflito teria começado por divergências sobre o uso de agrotóxicos na propriedade rural onde os dois moravam. O crime aconteceu na sexta-feira, após mais um desentendimento entre pai e filho. FARIAS disse que o pai era contra a aplicação de herbicidas na área, onde há plantações de chás e mandioca, enquanto o filho insistia no uso do produto. O idoso sofreu cortes na mão e no antebraço esquerdo, além de escoriações pelo corpo, mas passa bem. O suspeito foi preso em flagrante no mesmo dia e, após audiência de custódia, teve a prisão convertida em preventiva.

A Polícia Militar registrou uma ocorrência de tentativa de roubo nesta terça-feira na Linha Boa Fé, zona rural do município de Saltinho. De acordo com a Polícia Militar, três veículos pararam em frente ao imóvel, sendo que um deles entrou na propriedade. Três homens desceram de um dos veículos, permaneceram na porta da residência e questionaram se poderiam entrar. Uma idosa de 87 e uma criança de 10 anos estavam em casa no momento. Os suspeitos entraram na residência, seguraram a criança e a idosa pelos braços e as colocaram em locais distintos. Ele reviravam o interior do imóvel e vistoriaram outras estruturas da propriedade. Em seguida, eles deixaram o local e o caso foi registrado como tentativa de roubo.

Um homem foi preso por trafico de drogas na madrugada desta quarta-feira no centro de São Miguel do Oeste. Durante policiamento de rotina, por volta da uma hora, a guarnição abordou uma moto CG na rua Marcilio Dias. O condutor da moto, um homem de 24 anos de idade, havia se desfeito de um invólucro de plástico ao lado da motocicleta contendo sete buchas de cocaína fracionada, embaladas e prontas para venda. Em consulta ao sistema foi constatado que o homem se encontrava com a CNH vencida há mais de 30 dias. A moto foi apreendida e o homem foi preso por tráfico de drogas.

As buscas pelo rapaz que desapareceu o rio Uruguai ontem a tarde foram retomadas na manhã desta quarta-feira pelo Corpo de Bombeiros. MAICON DI DOMENICO, de 22 anos, pescava na barranca do rio, junto com a namorada, quando foi tentar recuperar uma isca artificial. Ele entrou na água e conseguiu retornar à margem. Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram buscas superficiais e varreduras com embarcação durante a noite de ontem, porém sem êxito. No início da manhã de hoje, os mergulhadores do batalhão de bombeiros foram acionados e recomeçaram as buscas. Até o momento, o corpo da vítima, que morava em Riqueza, não foi encontrado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.