-ADVOGADO DA PETROBRÁS É CONFIRMADO COMO NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA
-SC BATE RECORDE COM DOIS MILHÕES DE TONELADAS DE CARNES EXPORTADAS EM 2025
-SENAR PROMOVE 19 CURSOS NA REGIÃO
-CRISE NO SETOR LEITEIRO SEGUE COMO PRIORIDADE DA FETAESC
-CONDER AMBIENTAL PROMOVE CAPACITAÇÕES E AMPLIA ATENDIMENTO
-DEPUTADO PROJETA CONCLUSÃO DE OBRAS NA REGIÃO EM 2026
-JOVEM ESTÁ DESAPARECIDO APÓS CAIR NO RIO URUGUAI
-OPERAÇÃO PROTETOR RESULTA EM GRANDE PREJUÍZO AO CRIME ORGANIZADO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus. A máxima pode chegar a 35 graus.
O manifestante ERFAN SOLTANI, de 26 anos, preso por conexão com protestos contra o regime dos aiatolás na cidade de Karaj, deverá ser executado na quarta-feira pelas autoridades iranianas. A informação foi divulgada por uma organização humanitária curdo-iraniana. Segundo a Fox News, ERFAN será enforcado, método mais comum nas execuções no Irã. As autoridades informaram à família que a sentença de morte era definitiva. De acordo com a família, ele foi preso em casa na última quinta-feira. Os parentes afirmam também que SOLTANI não teve permissão para acessar um advogado, nem houve qualquer audiência em um tribunal para julgar o caso.
A repressão aos protestos que ocorrem no Irã já deixou cerca de duas mil pessoas mortas. A informação foi divulgada nesta terça por um membro do governo iraniano à agência de notícias Reuters. A fonte ouvida pela Reuters culpou os manifestantes, que chamou de "terroristas", por mortes de cidadãos e agentes de segurança durante os protestos. As manifestações, que começaram em dezembro, tinham como foco a situação econômica do país, mas a repressão violenta levou os manifestantes a pedir o fim do regime dos aiatolás, que goveram o Irã desde a Revolução de 1979. Nesta terça, o alto comissário da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos, VOLKER TÜRK, se disse "horrorizado" com o que chamou de repressão das forças de segurança iranianas aos protestos pacíficos.
A Argentina encerrou 2025 com inflação de 31 virgula cinco por cento, segundo o Índice de Preços ao Consumidor, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos. O resultado ficou bem abaixo dos 117 por cento registrados em 2024 e é o menor valor desde 2017. Em dezembro, o indicador acelerou pelo quarto mês consecutivo, a dois virgula oito por cento no mês. Os dados do Indec mostram que o índice oficial de preços da Argentina apresentou forte melhora no ritmo mensal ao longo de 2024, primeiro ano da gestão do presidente JAVIER MILEI. O país passou por um forte ajuste econômico sob o comando do presidente.
A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira uma segunda fase da operação sobre um suposto esquema de fraudes financeiras no Banco Master que incluiu buscas em endereços ligados a DANIEL VORCARO, dono do banco, e parentes dele, incluindo o pai, a irmã e o cunhado dele. O empresário NELSON TANURE e o investidor JOÃO CARLOS MANSUR, ex-presidente da gestora de fundos Reag Investimentos, também estavam entre os alvos. A investigação detectou que havia captação de dinheiro, aplicação em fundos e desvio para o patrimônio pessoal de VORCARO e parentes. O celular do dono do Master foi apreendido. Procurada, a defesa VORCARO reiterou que seu cliente tem colaborado com as autoridades, além de ter "interesse no esclarecimento completo dos fatos".
O presidente LULA sancionou com vetos a lei que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços, tributo que vai substituir o ICMS e o ISS e será compartilhado entre estados, Distrito Federal e municípios nesta terça-feira. O Palácio do Planalto não informou os trechos da lei vetados. O comitê será responsável por administração, fiscalização e coordenação a operacionalização do novo imposto. Segundo o governo, a União, os estados e os municípios vão atuar de forma integrada na gestão do novo imposto. O governo também lançou a Plataforma Digital da Reforma Tributária, que deve dar suporte à nova estrutura tecnológica do sistema tributário brasileiro.
O governo federal confirmou o nome do advogado WELLINGTON CÉSAR LIMA E SILVA para assumir o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira. Ele vai substituir RICARDO LEWANDOWSKI que pediu demissão do cargo de ministro na última quinta-feira. O magistrado aposentado do STF assumiu o posto em fevereiro de 2024 e esteve a frente da pasta por quase dois anos. Mestre em Direito Penal e Criminologia, WELLINGTON CÉSAR LIMA E SILVA foi ministro da Justiça de DILMA ROUSSEFF por um breve período, e secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, entre 2023 e julho do ano passado, quando assumiu a advocacia da Petrobras.
Santa Catarina registrou, no ano passado, menos homicídios e menos roubos do que nos últimos 18 anos, além de redução em quase todos os índices criminais. O balanço foi divulgado nesta terça-feira. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu para menos da metade, passando de 11 virgula 65, com 705 registros em 2008, para cinco virgula dois em 2025. No ano passado, foram contabilizados 429 homicídios, o que representa 84 casos a menos em relação a 2024 e uma redução de 16 virgula quatro por cento em números absolutos. Em comparação com 2024, os roubos tiveram uma redução de 17 virgula seis por cento no número de casos. Já o crime de furto, caiu seis virgula dois por cento em relação ao ano anterior, com seis mil 671 ocorrências a menos em 2025.
Desde o início da pré-temporada de verão em Santa Catarina, em novembro de 2025, mil 267 pessoas foram salvas de afogamentos no Estado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Os dados, divulgados nesta terça-feira, revelam que, ao todo, cerca de 18 pessoas foram salvas por dia em território catarinense. Os números contemplam o período de primeiro de novembro de 2025, quando a pré-temporada de verão iniciou, ao dia 11 de janeiro deste ano, já durante a temporada. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, 60 pessoas se afogaram, mas acabaram se recuperando posteriormente, sem que os casos evoluíssem para óbitos. Entretanto, 12 pessoas morreram, sendo nove em regiões onde não havia guarnições. Em rios, foram sete mortes registradas, todas em regiões não guarnecidas.
O estado de Santa Catarina exportou dois milhões de toneladas de carnes em 2025. A receita estimada com a exportação chega a quatro bilhões e 50 milhões de dólares, cerca de 24 bilhões de reais, na cotação atual. As informações foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e sistematizados pela Epagri Cepa. Segundo os órgãos, os resultados são os melhores da série histórica iniciada em 1997, registrando um crescimento de dois virgula oito por cento em volume e de oito virgula quatro por cento em valor em relação a 2024. Em 2025, o Estado foi responsável por 19 e meio por cento do volume de carnes exportadas pelo Brasil, sendo a segunda principal unidade federativa exportadora de carne do país.
O Município de Itapiranga realizou mais um Termo de Fomento com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapiranga, a APAE. Para o exercício de 2026, o valor do repasse é de 332 mil reais, destinado à execução do projeto de atendimento aos alunos que frequentam a Escola Especial Irene Schroeder. O ato contou com a presença do prefeito ALEXANDRE RIBAS e da presidente da APAE, GREICY GRIEBELER e da diretora do Educandário, LUCIANA MAINARDI. O recurso deverá ser aplicado conforme as condições estabelecidas na Lei Municipal aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Executivo Municipal. O Plano de Trabalho apresentado prevê a realização de diversas ações ao longo do ano, com foco no atendimento das necessidades dos alunos matriculados na educação especial.
A crise no setor leiteiro segue como uma das maiores preocupações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina a Fetaesc neste início de 2026. Segundo o presidente da entidade, VALTER DRESCH, a queda nos preços pagos ao produtor, abaixo dos custos de produção, gerou prejuízos e incertezas para milhares de famílias no campo. Durante entrevista a Peperi, DRESCH afirmou que, embora haja uma leve recuperação no valor do litro pago aos produtores, o cenário ainda está longe do ideal. Ele destaca que a crise marcou o ano de 2025 e continua sendo pauta urgente, pois os produtores seguem no vermelho. A Fetaesc, junto com outras entidades do setor, apresentou uma série de reivindicações aos governos estadual e federal, como a prorrogação de dívidas rurais e o controle da importação de leite em pó. No entanto, segundo DRESCH, as respostas têm sido lentas e insuficientes.
Deputado faz projeção otimista para investimento em infraestrutura na região Extremo Oeste. O Parlamentar também admite alguns atrasos em obras importantes em Itapiranga e municípios vizinhos. O deputado estadual MAURO DE NADAL demonstra confiança na solução de alguns gargalhos da infraestrutura na região. Segundo ele, 2026 será um ano de definições e importantes projetos sendo desenvolvidos e outros concluídos. Ele reconhece que a demora na federalização da SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste tem causado problemas para a manutenção, pois nem governo estadual e nem o federal realiza investimentos necessários. De acordo com o parlamentar é preciso que o Ministério dos Transportes assuma a rodovia, pois outros trechos já são de responsabilidade do governo federal.
O deputado menciona que a federalização ganha maior importância devido os avanços para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. Na condição de Coordenador da Bancada do Oeste, DE NADAL considera que também é preciso solucionar com urgência o impasse em relação a ponte na comunidade de linha Chapéu, na SC 283, que sofre constantes atrasos devido a problemas no projeto. Conforme o deputado, 2026, será o ano para a conclusão do asfalto da fronteira, de Itapiranga a Tunápolis. MAURO DE NADAL considera que as obras seguem um cronograma mais lento devido ao grande número de pavimentações que as empresas estão realizando na região, gerando dificuldade para agilizar as demandas nos últimos anos.
MAURO DE NADAL também defende maior investimento em saúde na região. O deputado destacou que a Bancada do Oeste solicitou novo centro de hemodiálise em Maravilha. Objetivo é facilitar o acesso de pacientes de diversas cidades da região, pois atualmente o serviço é prestado somente em São Miguel do Oeste e Chapecó. DE NADAL considera que é imprescindível os pacientes que necessitam de hemodiálise ter o atendimento mais próximo de suas residências. O Deputado ainda chamou atenção para a importância do investimento de 23 milhões de reais que o governo estadual fará no hospital Regional de São Miguel do Oeste. Serão reformados o centro cirúrgico, a central de materiais esterilizados e a UTI, que ganhará cinco novos leitos.
São João do Oeste reiniciou atividades de fisioterapia direcionadas para a população da terceira idade. Os encontros semanais ocorrem em segundas-feiras no Lar dos Idosos, na cidade, além de Cristo Rei e Beato Roque. A coordenadora da terceira idade, LOIVA HOFF, enaltece a importância dessas atividades de fisioterapia visando uma melhor qualidade de vida aos idosos do município. Ela aproveita para convidar os demais idosos interessados nessas atividades físicas que são assistidas e coordenadas por duas profissionais fisioterapeutas contratadas pelo município. LOIVA lembra que as atividades são para pessoas acima de 60 anos ou munícipes que são encaminhados por profissionais de saúde ou de assistência social.
LOIVA HOFF acredita que essas atividades físicas semanais promovem um envelhecimento de forma mais ativa, além de trabalhar a prevenção e melhorar as condições de saúde. Segundo ela, durante os atendimentos são trabalhados exercícios para corrigir fraqueza muscular, posturas inadequadas, alterações de coordenação motora, entre outros. Os trabalhos são coordenados pelas fisioterapeutas contratadas pelo município.
Tributos de São João do Oeste reduz prazo para pagamento de alvará de empresas. Prazo final será em 10 de fevereiro. O alvará de funcionamento somente é liberado após o pagamento da tacha. De acordo com o fiscal de obras e tributos de São João do Oeste, ALEXANDRE MUNIFI, a redução do prazo para o pagamento foi por questões de maior eficiência, pois o alvará somente pode ser emitido após a quitação e por tanto o prazo maior não gerava benefício, pois a exigência do documento é a partir de primeiro de janeiro. Segundo o fiscal, quem não pagar a tacha no prazo estipulado até 10 de fevereiro, haverá cobrança de acréscimo. O município possui pouco mais de 500 alvarás.
Pagamento do IPTU será feito a partir de primeiro de fevereiro. A emissão dos boletos vai ocorrer até o final de janeiro, com prazo de pagamento até 31 de março. Segundo o fiscal de obras e tributos de São João do Oeste, ALEXANDRE MUNIFI, no caso do IPTU não ocorreu nenhuma alteração na forma de pagamento, sendo o prazo para pagamento com desconto até 31 de março. O contribuinte também tem a opção de parcelamento em até três prestações.
O Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, vai promover 19 cursos de qualificação profissional no Extremo Oeste durante o mês de janeiro. As capacitações fazem parte das ações do Senar dentro dos programas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, que visam melhorar a gestão, a produtividade e a qualidade de vida das famílias no campo. Ao todo, até o fim de janeiro, estão previstos 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina. Os treinamentos do Senar contemplam áreas estratégicas para o fortalecimento das propriedades rurais, com foco na prática e na aplicabilidade do conteúdo.
A Formação Profissional Rural abrange cursos voltados à agricultura, agroindústria, aquicultura, pecuária, silvicultura, prestação de serviços e atividades de apoio. Já a Promoção Social inclui capacitações em áreas como saúde, nutrição, organização comunitária, educação e alimentação. Para o superintendente do Senar em Santa Catarina, GILMAR ZANLUCHI, essas capacitações são fundamentais para manter os produtores atualizados, alinhados com as exigências legais e com o uso das boas práticas no campo. O superintendente do Senar destaca ainda que a capacitação contínua é um dos pilares para o desenvolvimento do meio rural. Segundo GILMAR ZANLUCHI, os treinamentos do Senar, em parceria com os sindicatos, levam conhecimento prático, tecnologia e gestão até o produtor rural.
Conder Ambiental amplia atuação em mais quatro municípios. Consórcio vai promover capacitações para melhorar a eficiências dos conselhos municipais. O Conder Ambiental também foca no trabalho educativo para ter maior eficiência na com regularização das atividades de quem necessita de licença. Também ocorre fiscalização para garantir que a legislação está sendo respeitada. Conforme a Diretora do Conder Ambiental, KATALINE CHIESA, estão sendo feitos ajustes para atender a Lei Geral do Licenciamento, que entra em vigor a partir de fevereiro. Ela lembra que Santa Catarina já realizou atualização do código do meio ambiente em 2022, porém ainda é preciso adaptar os sistemas e atividades.
KATALINE CHIESA cita a capacitação dos conselhos municiais do meio ambiente neste ano. Será um projeto piloto em parceria com o Ministério Público, em especial com a promotoria de São Miguel do Oeste. Serão proporcionadas orientações sobre a legislação e forma correta de atuação dos conselhos. A Diretora salienta que o Conselho Municipal do Meio Ambiente tem atuação decisiva, podendo reduzir ou suspender multas aplicadas pelo órgão ambiental. Muitas vezes estas equipes contam com pessoas que não possuem conhecimento técnico e o Conder pretende nivelar o conhecimento de todos os integrantes e promover ação efetiva. Serão quatro encontros durante o ano, com palestras envolvendo diferentes profissionais.
KATALINE CHIESA garante que a equipe atual é suficiente para o licenciamento ambiental. Diretora do Conder Ambiental O Conder Ambiental passa a contar com a participação dos municípios de Pinhalzinho, Modelo, Riqueza e Serra Alta. KATALINE informa que em 2025 foram realizadas duas mil 876 licenças atividades empresariais e da agricultura. 60 por cento dos processos são avicultura, suinocultura e produção de leite. Segundo KATALINE isso expõe com clareza a realidade regional, com municípios baseados na produção de proteína animal.
A Polícia Civil divulgou os resultados da Operação Protetor em 2025. A ação, coordenada pela Diretoria de Polícia da Fronteira, mira o crime organizado nos 89 municípios do Oeste catarinense, que fazem divisa com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina. Segundo a Polícia Civil, foram empregados 300 policiais civis na operação, resultando em 50 prisões, apreensão de 34 armas, duas mil e 300 munições e quase 600 quilos de drogas. O material retirado de circulação representa um prejuízo estimado em dois milhões e 500 mil reais para as organizações criminosas da região. A Operação Protetor é uma iniciativa permanente do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco no combate ao crime organizado. A Operação Protetor na Comarca de Itapiranga aprendeu em torno de 50 quilos de drogas desde a chegada do novo delegado, FABIANO ANDRADE.
Um jovem foi preso por tráfico de drogas na madrugada desta quarta-feira, por volta da uma hora, na Rua Marcílio Dias, em São Miguel do Oeste. O suspeito foi abordado enquanto conduzia uma motocicleta CG. Durante a ação, os policiais perceberam que ele havia jogado um objeto próximo ao veículo. Um invólucro foi encontrado e, dentro dele, estavam sete porções de cocaína fracionadas e embaladas, prontas para a venda. A droga totalizou cinco gramas. Na revista pessoal, os policiais encontraram ainda mais uma bucha de cocaína escondida dentro de uma carteira de cigarro, que estava vazia. Além do flagrante por tráfico, os agentes constataram que o motociclista estava com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias. Ele foi autuado pelas infrações de trânsito, e a motocicleta foi apreendida e levada ao pátio credenciado. O jovem, de 24 anos, foi preso e encaminhado a Delegacia.
Um jovem está desaparecido após cair no rio Uruguai, no final da tarde de ontem, na área de lazer de Mondaí. O rapaz, de 22 anos, identificado como MAICON YURI DI DOMENICO, pescava na barranca do rio, junto com a namorada, quando, ao tentar recuperar uma isca artificial, entrou na água e não conseguiu retornar à margem. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou buscas superficiais e nas margens, porém sem sucesso. Os mergulhadores foram acionados e começaram as buscas no início da manhã de hoje. A vítima morava e trabalhava em Riqueza e é natural de São José do Laranjal.
Buscas por jovem que se afogou em Mondaí continuam. MAICON YURI DI DOMENICO, de 22 anos, está desaparecido desde o final da tarde de ontem quando entrou no Rio Antas, na confluência com o Rio Uruguai, em Mondaí, enquanto pescava. Segundo relatos, o rapaz pescava na barranca do rio, junto com a namorada, quando, ao tentar recuperar uma isca artificial, acabou entrando na água e não conseguiu retornar à margem. Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram buscas superficiais e varreduras com embarcação durante a noite de ontem, porém sem êxito. No início da manhã de hoje, os mergulhadores do décimo segundo batalhão foram acionados e começaram as buscas. Até o momento, o corpo da vítima, que morava em Riqueza, não foi encontrado.