ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 14/01/2020

GLOBO EM FOCO – 14/01/20

-BRASIL TEVE AUMENTO DE 488 POR CENTO NOS CASOS DE DENGUE EM 2019

-ADVOGADO PROTOCOLA NA ALESC PEDIDO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR MOISÉS

-REGIÃO REGISTRA PROBLEMA COM DESCARTE IRREGULAR DE LIXO

-CONFIRMADA INSTALAÇÃO DE QUARTEL DOS BOMBEIROS EM MONDAÍ

-SECRETÁRIO DA SAÚDE ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE DOIS MÉDICOS

-PREFEITO CONFIRMA MAIS DE 10 MILHÕES DE REAIS PARA INFRAESTRUTURA EM ITAPIRANGA

-SOLDADO DO EXÉRCITO MORRE EM ACIDENTE NA BR-163

-MOTOCICLISTA MORRE AO COLIDIR CONTRA COLHEITADEIRA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O presidente do Irã, HASSAN ROUHANI, afirmou nesta teça-feira que todos os envolvidos na queda do avião ucraniano derrubado acidentalmente por um míssil do exército iraniano serão "castigados". Ele disse que os oficiais serão responsabilizados pela tragédia, e afirmou ainda que um acidente do tipo "nunca mais vai acontecer". A aeronave decolou de Teerã e seguia para Kiev, na Ucrânia, com 176 pessoas quando foi derrubado pelos militares iranianos. Ninguém sobreviveu.

O senador americano CORY BOOKER anunciou, nesta segunda-feira, que desistiu de participar da corrida presidencial dos Estados Unidos. BOOKER é senador pelo estado de Nova Jersey e concorria à nomeação pelo Partido Democrata, rival de DONALD TRUMP. Com a saída do senador, restam 12 concorrentes à nomeação democrata. Os mais cotados são o ex-vice-presidente JOE BIDEN, o senador BERNIE SANDERS, a senadora ELIZABETH WARREN e o prefeito PETE BUTTIGIEG. O partido vai nomear seu candidato em julho, durante a Convenção Nacional Democrata.

O ex-presidente da Bolívia EVO MORALES defendeu no domingo um pedido que fizera para a formação de grupos armados, em uma gravação que foi divulgada em uma rádio pública. MORALES, que está exilado na Argentina, confirmou ser sua a voz que pedia pela criação de milícias armadas na Bolívia "como as da Venezuela". Ele afirmou que as pessoas têm o direito a se defender se o novo governo atacá-las, acrescentando que não se referiu a portar armas, mas sim a grupos de defesa dos cidadãos que sempre existiram. MORALES explicou que não estava falando de armas, mas algo parecido com estilingues.

O Conselho Nacional de Justiça informou nesta segunda-feira ter recebido 99 sugestões para a implementação do juiz de garantias. As propostas foram apresentadas por meio de uma consulta pública na internet, aberta no dia 30 de dezembro e encerrada na última sexta-feira. O balanço contabiliza todas as contribuições do período. Agora, as propostas serão encaminhadas ao grupo de trabalho que discute o tema. Conforme a lei, caberá ao juiz de garantias acompanhar e autorizar etapas do processo, não a sentença, que caberá a outro magistrado. Partidos políticos e entidades já acionaram o STF contra a medida.

Deputados tentam costurar na Câmara um acordo para aprovar um texto que limitaria a ação de juízes de primeira instância em investigações sobre políticos e outras autoridades que hoje têm foro privilegiado, como juízes e procuradores. O dispositivo deve ser incluído, na forma de uma emenda, na proposta de emenda à Constituição que restringe o foro privilegiado. A informação foi publicada pelo jornal "O Globo" nesta segunda-feira. A PEC, que já foi aprovada pelo Senado e está parada na Câmara há um ano, prevê reduzir o foro privilegiado. Pela emenda que os deputados negociam como uma maneira de facilitar a aprovação da PEC, juízes de primeira instância não poderiam decretar contra autoridade que hoje têm foro medidas cautelares como: prisão, quebra de sigilo bancário e telefônico e ordem de busca e apreensão. De acordo com a emenda, essas medidas teriam de ser decididas por tribunais superiores.

O Brasil registrou um milhão 544 mil 987 casos de dengue em 2019, um aumento de 488 por cento em relação a 2018, segundo dados do Ministério da Saúde. Desse total, 782 pessoas morreram em todo o país. No ano passado, o Brasil também registrou 10 mil 708 casos de zika, com três mortes, e 132 mil 205 ocorrências de chikungunya, com 92 mortes, um aumento, respectivamente, de 52 e de 30 por cento em relação aos casos de 2018. O Ministério da Saúde publicou um comunicado no dia 10 alertando a população que o "verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças".

As exportações de carne suína em Santa Catarina atingiram volume recorde histórico em 2019, ano em que a forte demanda da China impulsionou o setor. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, os embarques de carne de porco totalizaram 411 mil e 400 toneladas, avanço de 14 vírgula três por cento em relação ao ano anterior, com uma receita de 856 milhões de dólares, alta de 31 por cento. O balanço mostra que Santa Catarina aumentou a participação internacional e alcançou o maior volume e faturamento desde 1997, quando começaram as análises de dados de exportação.

A campanha 'Não é Não', de conscientização contra o assédio durante o carnaval, virou alvo de críticas do deputado estadual catarinense JESSÉ LOPES do PSL. No sábado, ele fez um post em uma rede social dizendo que homens e mulheres gostam de ser assediados, que isso seria um direito delas e "massageia o ego". Ele disse ainda que elas conquistaram "todos os direitos" e que o feminismo só tirou direitos e "imbecilizou o comportamento" delas. O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher manifestou repúdio às falas do deputado JESSÉ e informou que vai buscar providências cabíveis por meios legais. Para o órgão, posicionamentos como o do parlamentar contribuem para o aumento da violência contra as mulheres e atrapalham a criação de políticas públicas efetivas de gênero.

Um advogado de Santa Catarina protocolou nesta segunda-feira um pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, e a vice-governadora, DANIELA REINEHR, ambos do PSL. O autor da tentativa de retirar o chefe do Executivo do cargo é RALF GUIMARÃES ZIMMER JÚNIOR, ex-defensor público-geral do Estado. O texto contesta a decisão administrativa que aumentou o salário dos procuradores do Estado a partir de outubro de 2019. O aumento custará 767 mil por mês aos cofres do Estado e configura, na visão de GUIMARÃES ZIMMER, crime de responsabilidade. O pedido de impeachment do governador será encaminhado e examinado pela Procuradoria da Assembleia, que deverá verificar a existência dos pressupostos legais da solicitação. Se o pedido atender aos requisitos, o governador será informado e terá 15 dias para apresentar a sua defesa.

Região registra problema com descarte irregular de lixo. Fraldas, vidros, restos de móveis, plásticos, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos são alguns dos materiais encontrados ao longo da rodovia, no sentido de Descanso a Iporã do Oeste. O lixo é facilmente encontrado em todo o trecho, mas dois pontos chamam atenção. Um deles é atrás de um abrigo de ônibus, em frente ao cemitério evangélico na linha Cabeceira do Taquarussu, e o outro, alguns metros à frente, em uma área de mata. O depósito do lixo nestes locais ocorre com frequência, e alguns materiais permanecem no local por muito tempo. Conforme o responsável pela empresa Serni Reciclagem Seletiva, SÉRGIO MALLMANN, materiais como fraldas, vidros, restos de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos não entram na coleta seletiva de lixo do perímetro urbano. No interior a recolha é também somente do lixo reciclável.

O responsável pela recolha de lixo orienta que para este tipo de materiais há campanhas específicas de recolha, não havendo a necessidade das pessoas fazerem o descarte de forma irregular. Conforme a Polícia Militar Ambiental, o descarte incorreto de lixo é um crime de poluição que resulta em reclusão de um a quatro anos. Além disso, é também uma infração administrativa que prevê multa que varia de cinco mil reais até 50 milhões de reais, dependendo da gravidade do ato. A Polícia Ambiental lembra que a população deve denunciar esse tipo de crime, sendo importante qualquer informação sobre a identificação do responsável. A Polícia conta também com uma estratégia de coleta e análise do material descartado para identificar e punir o responsável, mesmo que o fato não tenha sido flagrado no ato.

Associação empresarial empossa nova diretoria. Conforme o presidente de 2019 da associação empresarial de Santa Helena e Tunápolis, AEST, ANDERSON EIDT, dia primeiro de fevereiro a partir das 19 horas no CTG Última Porteira terá a solenidade de posse da nova diretoria eleita na assembleia em novembro. A diretoria para 2020/2021 é composta pelo presidente BRUNO SALDIVIA, vice, TAILAN FREY, além dos diretores em diversos departamentos. Dos 10 diretores, dois são de Santa Helena e os demais de Tunápolis. O objetivo é de haver representantes dos dois municípios na diretoria.

AEST investe em reformas na sua sede. ANDERSON explica que sede da associação, atualmente, é cedida pela prefeitura municipal de Tunapolis e haverá um investimento em reformas no assoalho, modificação das divisórias, troca de moveis, reparos elétricos para oferecer um bom ambiente aos associados. Conforme ANDERSON, nos últimos anos houve um expressivo crescimento no numero de associados participantes nos núcleos pertencentes a AEST. Pela atual situação física os núcleos procuram outros espaços para suas formações e encontros. ANDERSON cita que as reformas começaram ontem dia 13 e irão até dia 26. Nesse período, o atendimento presencial e via telefone fixo não será realizado, mas a direção está a disposição dos associados via celular da AEST ou em caso de necessidade celular particular das duas secretarias, a disposição também via email, pelo comercial e executivo.

Associação investe em capacitações. ANDERSON avalia seu trabalho positivamente, sua ênfase foi no fortalecimento da entidade e em capacitação. Na visão dele, a mudança do cenário econômico passa pelas pessoas, e essas precisam aprender coisas novas para gerarem as mudanças. Assim, na sua administração houve capacitações nos mais diferentes ramos promovendo constantes melhorias. ANDERSON agradece a toda equipe e a todos os associados pela confiança e empenho durante estes dois anos que, para ele, foi um período de muitas aprendizagens.

Comando dos bombeiros confirma instalação de quartel no município de Mondaí para 2020. De acordo com major MARCO ANTONIO EIDT, as tratativas para instalação do quartel em Mondaí já iniciaram há alguns anos, mas especificamente a partir de 2019 iniciou a discussão com o prefeito VALDIR RUBERT. O major explica que o município de Mondaí é atendido pela guarnição dos bombeiros de Iporã do Oeste, e com a instalação do quartel, o objetivo é agilizar e garantir mais eficiência aos atendimentos. O major EIDT cita que já há um recurso pré-destinado para compra de uma nova ambulância, e é aguardado o processo licitatório por parte da prefeitura para execução da obra física do quartel. Assim que a obra da sede tiver início, o comandante afirma que também será possível lançar a licitação para compra da ambulância. A área para construção do quartel também já está definida.

Em relação ao efetivo dos bombeiros, o major MARCO ANTONIO EIDT esclarece que além dos bombeiros militares que serão destinados a Mondaí, haverá também a cedência de funcionários pelas prefeituras para reforçar as guarnições, assim como já acontece nos demais municípios. A administração de Riqueza também já confirmou que prestará auxílio no reforço do efetivo, pois será contemplado com o atendimento do quartel de Mondaí. O quartel de Iporã do Oeste também deverá destinar ao novo quartel de Mondaí um caminhão de combate a incêndio. Conforme o sub-comandante do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, uma contribuição importante será a prestação de serviço pelos bombeiros comunitários, que passaram a ser remunerados pelas horas trabalhadas no quartel. O major afirma que levando em conta todo trabalho já realizado e em andamento, o quartel de Mondaí deverá ser estruturado e entrar em funcionamento ainda este ano.

Itapiranga vai contratar quatro novos profissionais para a saúde.

Desafio é atender a demanda de paciente nas cinco unidades de saúde do município. Excesso de calor facilita surgimento de virose e a busca por atendimento médico cresce no início do ano gerando dificuldades para atender todos os pacientes. A contratação de uma pediatra soluciona o problema de saúde em crianças que também tem registrado grande movimento nos primeiros dias de 2020. O secretário da Saúde, DAVINO RAUBER aguarda para a próxima semana a homologação dos aprovados em concurso público realizado em dezembro. Município tem urgência na contratação de dois médicos e duas técnicas de enfermagem para atender a demanda de atendimento. O secretário explica que uma profissional efetiva está de licença e ainda tem a necessidade de mais um médico para manter o atendimento normal em todas as unidades de saúde em período de férias.

DAVINO RAUBER lembra ainda que Itapiranga fará a contratação imediata de duas técnicas de enfermagem, também aprovadas em concurso público. O secretário diz que é preciso contar com a compreensão dos pacientes em virtude do aumento fora do normal para esta época do ano nas unidades de saúde do município. Ele considera fora do comum o grande movimento na busca de consultas . O secretário da Saúde de Itapiranga lembra ainda que terá sequência o programa de cirurgias eletivas ortopédicas. De acordo com DAVINO RAUBER, no período de 25 a 27 de janeiro os profissionais do litoral catarinense retornam à Itapiranga para dar sequência aos atendimentos no Hospital Sagrada Família.

Itapiranga terá aplicação de mais de 10 milhões de reais em infraestrutura. O prefeito JORGE WELTER demonstra alivio em finalmente ter liberação de recursos para obras importantes na cidade e interior. Projetos que se arrastaram nos últimos anos, estão sendo liberados e o total de investimentos para os próximos meses supera 10 milhões de reais. O prefeito destaca que o principal impacto está na pavimentação asfáltica atendendo reivindicações antigas. Serão três milhões de reais para pavimentação de centros comunitários com recursos de emendas parlamentares do deputado federal CELSO MALDANER. Para Soledade e Conceição os recursos já foram liberados. O município aguarda para o máximo até fevereiro a confirmação da verba para o asfalto em Santo Antônio. Também terá mais de um milhão de reais com recursos próprios para asfalto no Bairro São Cristóvão, na localidade de Santa Fé Alta.

O prefeito JORGE WELTER informa que estão garantidos os recursos para pavimentação da rua Valentim Link, no bairro Sol Poente. Também terá investimento em rua na linha Chácara e no acesso ao bairro Portal do Sol. O prefeito informa que serão destinados 150 mil reais para a revitalização da Rua do Comércio. Na infraestrutura ainda terá investimento significativo na Rua do Lazer, na reforma do ginásio de esportes no Bairro Santa Tereza, na construção do almoxarifado na garagem da prefeitura e para a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto. O prefeito chama atenção para construção de duas pontes sobre o rio Macaco Branco nas comunidade de Maria Goretti e Guabiroba com verbas dos governos estadual e federal, além de contrapartida domunicípio. Estas obras totalizam mais de 10 milhões de reais.

JORGE WELTER, faz questão de citar a revitalização da Avenida Uruguai que já teve vários adiamentos e agora está em processo de atualização de valores. O município terá que aumentar a suplementação de recursos. Serão quatro milhões e meio do governo federal e mais um milhão de reais de contrapartida. O prefeito diz que a equipe técnica trabalha para garantir autorização de projetos e licitações até fim de março. Lembra que três licitações já foram feitas na primeira semana de janeiro e os recursos disponibilizados para iniciarem as obras. O prefeito JORGE WELTER anuncia ainda a garantia de manutenção da Estrada Beira Rio. Foi renovado o Termo de Cooperação com o governo do estado para manutenção da SC 283 trecho não pavimentado de Itapiranga a Mondaí.

Bombeiros de Itapiranga combatem fogo em área de vegetação. Foi por volta das 18 horas e 30 minutos de ontem em linha Laranjeira, próximo ao Mirante na margem do Rio Uruguai. O incêndio em vegetação rasteira atingiu uma área de aproximadamente mil metros quadrados. O fogo se alastrava rapidamente para áreas próximas devido ao forte vento no local. A equipe utilizou bombas costais manuais e abafadores além de soprador a combustão para conter as chamas e efetuar o rescaldo. Populares que acionaram a guarnição não souberam informar o que deu início as chamas.

PRF flagra diversas infrações de trânsito no segundo final de semana de 2020. A Polícia Rodoviária Federal realizou fiscalização intensa neste segundo final de semana de 2020. Durante o final de semana a PRF flagrou 143 motoristas dirigindo sob efeito de álcool nas rodovias federais de Santa Catarina. Além disso, outros 205 ocupantes de veículos foram flagrados sem cinto de segurança e 90 motoristas foram multados por realizarem ultrapassagem em local proibido. De acordo com a PRF, também foram flagrados 26 veículos transportando crianças sem o uso do equipamento. No total, foram lavrados mil 746 autos de infração no final de semana e 621 motos foram fiscalizadas.

Atropelamento de cachorro deixa homem ferido em Bandeirante. O acidente foi registrado por volta das sete horas e 20 minutos desta terça-feira, na SC-492, interior de Bandeirante. Segundo populares, a vítima seguia sentido São Miguel do Oeste, onde trabalha, quando em uma curva foi surpreendida por um cachorro que atravessava a rodovia e acabou acontecendo o atropelamento. Com impacto, o homem caiu e sofreu ferimentos generalizados. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez o atendimento e conduziu o rapaz até o Hospital Regional, sem gravidade. O cachorro também ficou ferido mas segundo os moradores levantou e saiu do local, não sendo mais encontrado. A Polícia Militar este presente no local.

Motociclista morre ao colidir contra colheitadeira em Palmitos. Um motociclista identificado como LEOCLIDES KERBER, de 46 anos, morreu em acidente próximo a Ilha Redonda, em Palmitos na noite desta segunda-feira. A ocorrência foi registrada por volta das 20 horas na SC-497. No local os bombeiros atenderam vítima de uma colisão lateral envolvendo uma colheitadeira e a motocicleta conduzida pela vítima. Os socorristas chegaram a ir até a rodovia prestar socorro, mas, o motociclista não resistiu à gravidade dos ferimentos e já estava em óbito. A Polícia Militar esteve no local do acidente prestando apoio aos socorristas. O corpo foi recolhido ao IML de Chapecó.

Mulher morre em colisão frontal contra caminhão na BR-282 em Paraíso. Uma colisão frontal entre um caminhão placas de Curitiba e um Ford Focus acabou tirando a vida de uma mulher no final da manhã de ontem, na BR-282, nas proximidades do Camping Lizot, na Linha Castelo Branco, em Paraíso. A motorista do Focus seguia sentido São Miguel do Oeste quando acabou invadindo a pista contrária, vindo a colidir de frente com um caminhão carregado de nitrogênio. Ela estava sozinha no automóvel e acabou falecendo no local do acidente. Já no caminhão o condutor não se feriu, porém o caroneiro acabou quebrando uma das pernas com o impacto.

Soldado do exército morre em acidente na BR-163. Foi identificado na tarde desta segunda-feira, o jovem que morreu ao dar entrada no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, depois de um grave acidente na BR-163 em São Miguel do Oeste, em Bela Vista das Flores. Ele foi identificado como sendo FELIPE SANTOS PEIXOTO, 19 anos, morador de Dionísio Cerqueira e era soldado do décimo quarto RCMec. PEIXOTO e um amigo estavam em deslocamento para o quartel de São Miguel do Oeste quando tiveram a frente cortada por uma Spin que entrou em um posto de combustíveis. Com a colisão, ambos ficaram gravemente feridos e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Após a imobilização foram conduzidos ao Hospital Regional. O outro jovem passou por cirurgia e está em estado estável.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.