ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 14/01/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 39 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O presidente do Irã, HASSAN ROUHANI, afirmou nesta teça-feira que todos os envolvidos na queda do avião ucraniano derrubado acidentalmente por um míssil do exército iraniano serão "castigados". Ele disse que os oficiais serão responsabilizados pela tragédia, e afirmou ainda que um acidente do tipo "nunca mais vai acontecer". A aeronave decolou de Teerã e seguia para Kiev, na Ucrânia, com 176 pessoas quando foi derrubado pelos militares iranianos. Ninguém sobreviveu.

O senador americano CORY BOOKER anunciou, nesta segunda-feira, que desistiu de participar da corrida presidencial dos Estados Unidos. BOOKER é senador pelo estado de Nova Jersey e concorria à nomeação pelo Partido Democrata, rival de DONALD TRUMP. Com a saída do senador, restam 12 concorrentes à nomeação democrata. Os mais cotados são o ex-vice-presidente JOE BIDEN, o senador BERNIE SANDERS, a senadora ELIZABETH WARREN e o prefeito PETE BUTTIGIEG. O partido vai nomear seu candidato em julho, durante a Convenção Nacional Democrata.

O ex-presidente da Bolívia EVO MORALES defendeu no domingo um pedido que fizera para a formação de grupos armados, em uma gravação que foi divulgada em uma rádio pública. MORALES, que está exilado na Argentina, confirmou ser sua a voz que pedia pela criação de milícias armadas na Bolívia "como as da Venezuela". Ele afirmou que as pessoas têm o direito a se defender se o novo governo atacá-las, acrescentando que não se referiu a portar armas, mas sim a grupos de defesa dos cidadãos que sempre existiram. MORALES explicou que não estava falando de armas, mas algo parecido com estilingues.

O Conselho Nacional de Justiça informou nesta segunda-feira ter recebido 99 sugestões para a implementação do juiz de garantias. As propostas foram apresentadas por meio de uma consulta pública na internet, aberta no dia 30 de dezembro e encerrada na última sexta-feira. O balanço contabiliza todas as contribuições do período. Agora, as propostas serão encaminhadas ao grupo de trabalho que discute o tema. Conforme a lei, caberá ao juiz de garantias acompanhar e autorizar etapas do processo, não a sentença, que caberá a outro magistrado. Partidos políticos e entidades já acionaram o STF contra a medida.

Deputados tentam costurar na Câmara um acordo para aprovar um texto que limitaria a ação de juízes de primeira instância em investigações sobre políticos e outras autoridades que hoje têm foro privilegiado, como juízes e procuradores. O dispositivo deve ser incluído, na forma de uma emenda, na proposta de emenda à Constituição que restringe o foro privilegiado. A informação foi publicada pelo jornal "O Globo" nesta segunda-feira.

A PEC, que já foi aprovada pelo Senado e está parada na Câmara há um ano, prevê reduzir o foro privilegiado. Pela emenda que os deputados negociam como uma maneira de facilitar a aprovação da PEC, juízes de primeira instância não poderiam decretar contra autoridade que hoje têm foro medidas cautelares como: prisão, quebra de sigilo bancário e telefônico e ordem de busca e apreensão. De acordo com a emenda, essas medidas teriam de ser decididas por tribunais superiores.

O Brasil registrou um milhão 544 mil 987 casos de dengue em 2019, um aumento de 488 por cento em relação a 2018, segundo dados do Ministério da Saúde. Desse total, 782 pessoas morreram em todo o país. No ano passado, o Brasil também registrou 10 mil 708 casos de zika, com três mortes, e 132 mil 205 ocorrências de chikungunya, com 92 mortes, um aumento, respectivamente, de 52 e de 30 por cento em relação aos casos de 2018. O Ministério da Saúde publicou um comunicado no dia 10 alertando a população que o "verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças".

As exportações de carne suína em Santa Catarina atingiram volume recorde histórico em 2019, ano em que a forte demanda da China impulsionou o setor. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, os embarques de carne de porco totalizaram 411 mil e 400 toneladas, avanço de 14 vírgula três por cento em relação ao ano anterior, com uma receita de 856 milhões de dólares, alta de 31 por cento. O balanço mostra que Santa Catarina aumentou a participação internacional e alcançou o maior volume e faturamento desde 1997, quando começaram as análises de dados de exportação.

A campanha 'Não é Não', de conscientização contra o assédio durante o carnaval, virou alvo de críticas do deputado estadual catarinense JESSÉ LOPES do PSL. No sábado, ele fez um post em uma rede social dizendo que homens e mulheres gostam de ser assediados, que isso seria um direito delas e "massageia o ego". Ele disse ainda que elas conquistaram "todos os direitos" e que o feminismo só tirou direitos e "imbecilizou o comportamento" delas. O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher manifestou repúdio às falas do deputado JESSÉ e informou que vai buscar providências cabíveis por meios legais. Para o órgão, posicionamentos como o do parlamentar contribuem para o aumento da violência contra as mulheres e atrapalham a criação de políticas públicas efetivas de gênero.

Um advogado de Santa Catarina protocolou nesta segunda-feira um pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, e a vice-governadora, DANIELA REINEHR, ambos do PSL. O autor da tentativa de retirar o chefe do Executivo do cargo é RALF GUIMARÃES ZIMMER JÚNIOR, ex-defensor público-geral do Estado. O texto contesta a decisão administrativa que aumentou o salário dos procuradores do Estado a partir de outubro de 2019. O aumento custará 767 mil por mês aos cofres do Estado e configura, na visão de GUIMARÃES ZIMMER, crime de responsabilidade. O pedido de impeachment do governador será encaminhado e examinado pela Procuradoria da Assembleia, que deverá verificar a existência dos pressupostos legais da solicitação. Se o pedido atender aos requisitos, o governador será informado e terá 15 dias para apresentar a sua defesa.

Saltinho está com risco de epidemia de dengue. A confirmação é de VALDIR PEREIRA – responsável pelo programa em Saltinho. Conforme ele, o número de focos é muito alto e isso traz grande preocupação, pois o município continua com o status de infestado pelo Aedes Aegypti. O último LIRA – Levantamento de Índices do Aedes Aegypti, apontou que o risco de epidemia é médio em Saltinho. A preocupação aumenta nesta época do ano, pois é um período em que as famílias estão de férias e a circulação de pessoas de um município para outro é maior, podendo ser favorável para transmissão do vírus.

Medidas de combate ao mosquito da dengue seguem sendo feitas no município. PEREIRA, frisa que apesar de toda informação que a população tem, com relação a proliferação do mosquito, ainda assim o número segue aumentando. Com isso, as medidas feitas pelos agentes de endemia, seguem e são intensificadas nessa época. São feitas as vistorias para verificação dos focos, acompanhadas as armadilhas, pontos estratégicos para saber como está o fluxo dos focos.

População precisa ajudar no controle a dengue. VALDIR PEREIRA, frisa que se a população não fizer sua parte, a tendência é só piorar e os casos de dengue vão começar a aparecer. É preciso ter cuidado e não deixar água acumulada, seja em casa ou seja na rua. Se não evitar os criadouros não vai diminuir os focos e os riscos da epidemia podem aumentar de médio para alto.

Saltinho tem vários recursos gestionados para 2020. ALAÉRCIO PELENTIR, o TATO, comenta que o ano começou com bastante novidades e trabalho. Já está confirmado e chega nos próximos dias, do senador DÁRIO BERGER uma retroescavadeira para atender os agricultores. Além disso, do deputado federal CELSO MALDANER, tem uma emenda no valor de 150 mil reais para compra de sêmen. Tem ainda previsto para entrega nos próximos dias, um ônibus para educação e uma Van para saúde.

250 mil de emenda parlamentar será investido em pavimentação asfáltica. ALAÉRCIO PELENTIR, o TATO, comenta que o dinheiro vem da deputada GEOANA DE SÁ. Tem ainda recursos próprios que segundo o secretário, o prefeito vai investir em mais ruas da cidade. Outra obra importante que será iniciada neste ano, é a construção do Centro de Eventos, para isso, já está na conta da prefeitura, 500 mil reais do deputado CELSO MALDANER. TATO, frisa que essa obra é muito esperada, especialmente pelo público jovem do município.

Ano inicia com os trabalhos de silagem em São Bernardino. A informação é do secretário de agricultura no município, ADEMIR CIMA. Ele conta que os principais trabalhos realizados nessa época, são abertura e limpeza de silos, para que estejam prontos quando o milho atingir o ponto ideal. CIMA salienta que os atendimentos na silagem vão funcionar da mesma maneira que ano passado.

Os agricultores utilizam o bônus leite, e fazem seu pedido, recebem em conta e escolhem quem vai fazer sua silagem. CIMA explica que para os produtores que preferirem, a prefeitura também vai estar realizando os trabalhos, até o limite de três horas e meia definidos pelo programa. O secretário ainda informa que o bônus leite estará disponível aos agricultores a partir de amanhã.

Patrulhas agrícolas só recebem maquinário em março. ADEMIR cita que foram criados três grupos em São Bernardino, porém, ainda não foi possível fazer a entrega dos tratores, ensiladeiras e carretões para o trabalho. O secretário salienta que essas máquinas já estão na prefeitura, mas devido a uma questão burocrática, em que é necessário fazer licitação para entregar legalmente, vai demorar cerca de 60 dias para que os grupos recebam os equipamentos.

Produção de silagem em Novo Horizonte enfrenta problemas com estiagem. A informação é do secretário da agricultura no município, JOSÉ PANDINI. Ele conta que a falta de água tem preocupado os agricultores, pois obriga o milho amadurecer antes, podendo ocasionar uma silagem seca e de menor qualidade. O secretário diz, que tem procurado atender da melhor forma possível os agricultores. Também está preocupado, pois a silagem é o alimento do gado leiteiro, muito importante para a economia do município.

Prefeitura disponibiliza trator, carretão e ensiladeira para agricultores. PANDINI diz que a secretaria de agricultura de Novo Horizonte tem a disposição dos que agendarem os serviços, seis tratores para a confecção da silagem. Ele ainda ressalta que os agricultores recebem como incentivo da parte da prefeitura, uma hora máquina a cada quatro mil reais em notas de produtor tiradas, podendo acumular no máximo cinco horas por produtor. As horas utilizadas, além do bônus tem custo de 50 reais ao agricultor. Segundo o relatório de 2019, foram feitas 1818 horas com as máquinas da prefeitura, atendendo 322 agricultores.

Vistorias do Corpo de Bombeiros em estabelecimentos comerciais, industrias e demais espaços. ALAN SUTILLI – soldado em Campo Erê, explica que a vistoria é feita anualmente pelos bombeiros, em alguns casos demora um pouco mais, sendo feita a cada dois ou três anos, conforme a lei exige. Agora no início do ano as vistorias acontecem com maior intensidade. Quem precisa de alvará da prefeitura e delegacia para venda de bebida alcoólica, deve ir até o quartel para solicitar o alvará do Corpo de Bombeiros.

Alvará pode ser solicitado de três maneiras. Segundo SUTTILI do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, quem necessita do documento pode ir diretamente no quartel, solicitar através do site do bombeiro ou então por meio de um contador. No quartel, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13 ás 19 horas. O contato pode ser feito também por telefone, (49) 3372-1126.

Várias são as exigências do Corpo de Bombeiros para tirar alvará. ALAN SUTILLI – soldado da corporação de Campo Erê, explica que tudo depende do tipo de edificação. Em locais de aglomeração de pessoas, o número de documentos necessários para liberação do alvará é maior, se passar de quinhentas pessoas é preciso ter no mínimo um brigadista particular, se o número de pessoas for maior, aumenta os brigadistas. Além disso, é necessário ter extintor de incêndio, luz de emergência e placas de identificação de abandono de local.

Extintores precisam estar em condições de uso durante vistoria. SUTILLI, comenta que o bombeiro analisa a parte hidrostática do extintor, que é o teste de capacidade que ele aguenta. Durante as vistorias, é verificado ainda o prazo de validade e a carga precisa estar no verde e o lacre não pode estar rompido.

Praça da Liberdade sofre com atos de vandalismo. As ações foram registradas em São Lourenço do Oeste, nas últimas semanas, o que acarreta prejuízo aos cofres públicos. O governo municipal divulga que o Centro de Comercialização, onde é realizada a Feira de Produtos da Agricultura Familiar, teve portas, lâmpadas e banheiro quebrados. Também na praça, brinquedos do parquinho foram quebrados por atos de vandalismo e mau uso.

Empresa responsável pela instalação dos brinquedos já foi chamada para fazer levantamento do que foi quebrado na Praça. O valor do prejuízo ainda não foi estimado. As autoridades policiais já foram informadas e vão averiguar os fatos para encontrar os responsáveis. Com a situação, a prefeitura está constantemente reparando os danos causados, utilizando recursos que poderiam estar sendo investidos em melhorias para a cidade. Quem presenciar ou tiver conhecimento de alguma irregularidade, pode colaborar ligando para a prefeitura.

Veículo carregado de cigarros do Paraguai é apreendido pela polícia. Por volta do meio dia de ontem após uma denúncia, a Polícia Militar localizou na Rua Fortaleza em Francisco Beltrão, um Gol parcialmente carregado com cigarros contrabandeados, e ao lado do veículo, cigarros que já haviam sido descarregados próximo a um estabelecimento comercial. No local, em vistorias num Jetta, a PM encontrou uma quantia em dinheiro.

Numa mesa os policiais localizaram chaves dos veículos e mais dinheiro. O dono do estabelecimento disse que conhecia as pessoas, e que haviam pedido para deixar o Gol em sua garagem, mas desconhecia a carga de cigarro. Em consulta ao sistema, foi constatado que o Gol estava com placas frias e tinha registro de furto em Mogi das CruzesSP. Os veículos e o cigarro foram encaminhados para a Receita Federal, e o dinheiro para a delegacia da Polícia Federal de Cascavel.

Homem ameaça pessoas em supermercado e na rua. Na noite de ontem, a Polícia Militar foi acionada na Avenida Júlio Assis Cavalheiro, em Francisco Beltrão, onde um homem estava armado com uma faca e ameaçando as pessoas. Em seguida ele foi localizado ameaçando um homem num veículo na Avenida Cristo Rei, e ao avistar a viatura jogou a faca dentro do carro. O motorista disse que seria assaltado se não fosse a chegada da polícia. O suspeito foi detido pela equipe e levado até o mercado onde foi reconhecido como o autor das ameaças. A faca e detido foram encaminhados para a décima nona Subdivisão de Polícia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.