ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 14/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

As exportações da China caíram em dezembro, enquanto as importações também contraíram, indicando mais fraqueza na segunda maior economia em 2019 e deterioração da demanda global. Por outro lado, dados divulgados nesta segunda-feira também mostraram que a China teve em 2018 o maior superávit comercial com os Estados Unidos, o que pode levar o presidente norte-americano, DONALD TRUMP, a ampliar as ameaças sobre Pequim em sua disputa comercial.

No novo sábado de protestos dos coletes amarelos na França, 32 mil pessoas foram às ruas neste final de semana. As manifestações contra o governo do presidente EMMANUEL MACRON ocorreram em várias cidades. Em Paris, manifestantes entraram em confronto com a polícia. Com medo de novos episódios de violência, o Ministério do Interior voltou a aumentar o dispositivo policial, com 80 mil agentes mobilizados em todo o país, cinco mil deles em Paris.

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o oposicionista JUAN GUAIDÓ, foi detido por agentes do serviço de inteligência venezuelana neste domingo e liberado alguns minutos depois. A ação ocorreu numa rodovia que sai da capital Caracas em direção a La Guaira. O ministro de Comunicação e Informação, JORGE RODRÍGUEZ, confirmou que um grupo de funcionários manteve detido o deputado em uma ação "irregular e unilateral". Ele disse que os servidores serão demitidos e submetidos aos mais rigorosos processos disciplinares.

Um levantamento do site G1 mostra que o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados foi acionado 27 vezes nos últimos quatro anos. Nesse período, somente dois processos resultaram em punição, dos quais um levou EDUARDO CUNHA do MDB à cassação do mandato. Até mesmo casos de parlamentares presos ou condenados pela Justiça, incluindo o primeiro da Operação Lava Jato, não avançaram no colegiado. Do total de processos, 25 foram arquivados, a maior parte ainda na fase inicial de tramitação. Com o fim da atual legislatura, em 31 de janeiro, todos irão ao arquivo, em definitivo.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, decidiu neste sábado que o pedido da procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, de enviar denúncia no caso dos portos contra o ex-presidente MICHEL TEMER para a primeira instância e abrir cinco novos inquéritos contra ele, deve ser analisado pelo relator do caso após o recesso do Judiciário. TEMER foi denunciado no caso dos portos por corrupção e lavagem de dinheiro. TOFFOLI considerou que não há urgência que exija decisão da presidência do STF durante o recesso. O caso será analisado pelo ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, relator do caso, a partir de fevereiro.

CESARE BATTISTI já está na Itália para cumprir a pena por quatro assassinatos cometidos nos anos 1970. BATTISTI foi entregue pela polícia boliviana às autoridades italianas na cidade de Santa Cruz de La Sierra, onde foi preso neste sábado. Como entrou ilegalmente na Bolívia, ele foi expulso do país pelo governo local. O presidente JAIR BOLSONARO, que tentou trazer BATISTI para o Brasil antes do envio para a Itália, comemorou a prisão do foragido. Ele afirmou, via twitter, que “finalmente a justiça será feita ao assassino italiano e companheiro de ideais de um dos governos mais corruptos que já existiram no mundo”. BATTISTI será levado para o presídio de Roma.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, anunciou na última sexta-feira o nome do subtenente da Polícia Militar, RUDINEI FLORIANO para a presidência do Instituto de Metrologia de Santa Catarina, o Imetro. O novo presidente é graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina em gestão em segurança pública e cursa especializações nas áreas de gestão pública e de projetos. O Imetro assegura a confiabilidade das medições de instrumentos usados em caráter comercial no estado, como balanças, taxímetros e bombas medidoras de combustíveis.

O presidente estadual do PSL, LUCAS ESMERALDINO, fez, neste domingo,a primeira manifestação sobre o requerimento de três dos quatro deputados federais do partido, feito ao Diretório Nacional, pedindo a destituição da Executiva Estadual. Ele disse que “o momento é de transição, união e jamais de divisão”. ESMERALDINO anunciou a decisão de abrir mão do fundo partidário para que estes recursos sejam aplicados em saúde, segurança, educação e infraestrutura. No início da noite, foi confirmada a informação de que ele tinha convocado para esta segunda-feira, às oito horas da noite, a posse da nova Executiva Estadual do PSL, contestada pela maioria da bancada federal.

Santa Catarina fechou 2018 com aumento nas exportações das carnes de frango e suína. Conforme a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, o estado faturou dois bilhões 440 milhões de dólares e enviou para outros países um milhão e 400 mil tonelada dos produtos. A carne de porco, porém, teve queda no faturamento em relação a 2017, apesar de aumentar a quantidade exportada. Com o frango, o estado exportou mais de um milhão de tonelada, 12 por cento a mais do que 2017, para mais de 135 países. O faturamento com o produto foi de um bilhão e 800 mil de dólares.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus se prepara para agenda 2019. Segundo o padre em Campo Erê, CILDO ROCHEMBACK, apesar de ser um período de férias, os trabalhos da igreja não param, pois as celebrações seguem sendo feitas, assim como batizados e casamentos. A partir do próximo mês, afirma, que a Paróquia retoma suas atividades reorganizando todas as ações pastorais no processo de evangelização na igreja.

Trabalhos de pastoral passam por mudanças na Paróquia Sagrado de Jesus. A informação é do pároco CILDO ROCHEMBACK. Ele conta que a igreja deve receber nos próximos dias mais um padre. A irmã CLAUDIA CALEARO deixa a Paróquia para seguir outra missão, por isso outra irmã passará a ser a responsável pela catequese. Outro destaque para 2019, diz o padre, é a reativação dos ministérios litúrgicos do matrimônio e batismo nos quatro municípios que fazem parte da Paróquia.

Santas missões populares será um trabalho forte na igreja católica. O padre CILDO ROCHEMBACH – da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê, afirma que essa ação que já está em andamento nos municípios pertencentes a paróquia, será ainda mais intensificada neste ano. Até agora, conta que 10 comunidades foram atendidas, ainda faltam 60. O padre diz que quer atender a todas com calma e tempo, por isso o trabalho não será apenas para 2019, mas segue nos próximos anos.

Ano começa bem na Unidade Básica de Saúde. Quem avalia é MARLA FACHIN, secretária de Saúde de Saltinho. Segundo ela, as principais atividades não pararam nos feriados. Médico e dentista e demais serviços essenciais estão todos atuando. Ela comenta que nesse período, agora, a procura pelos serviços diminui por causa das férias das famílias. MARLA aproveita para programar as férias dos servidores da sua pasta, sem comprometer os plantões.

Melhoramentos na parte externa da Unidade Básica de Saúde. A secretária MARLA FACHIN informa que está sendo trabalhado o ajardinamento. O estacionamento está sendo ampliado. A UBS está com 2 novos veículos. MARLA acrescenta que a ambulância principal está toda equipada porque foram investidos 8 mil reais no veículo. Já, a ambulância menor deverá ser substituída esse ano.

Aumenta número de focos do mosquito aedes aegypt. MARIONE MASETTO - Agente de endemias de Campo Erê informa que desde o início do ano, já foram registrados cinco focos do mosquito transmissor da dengue. Esse número aciona um alerta na vigilância epidemiológica do município. MARIONE frisa que em 2018 foram 74 no total. Enfatiza que os focos foram encontrados nas armadilhas espalhadas pelo município.

Mesmo no período de férias os cuidados com a dengue devem continuar. O comentário é de MARIONE MASETTO. Afirma que com a circulação maior de pessoas pelo município e de outras que vão viajar, há perigo de transportar o vírus. Chegando até o município, com a grande quantidade de focos do mosquito transmissor, há possibilidade até de uma epidemia da dengue. MARIONE pede a ajuda de toda a população para deixar os locais limpos e sem armazenar água.

Produtores se voltam para colheita de grãos. Conforme o responsável técnico da Cooperalfa de Campo Erê TIAGO GARLET, o município, é uma vasta área de produção de grãos pelo clima favorável e altitude boa para produção. A estimativa é que a safra 20182019 tenha cerca de 22 mil a 22 mil e quinhentos hectares de área plantada. Destes, 18 mil é de soja, dois mil milho para silagem e dois mil milho grão. Lembra que a produção de trigo foi de mil e setecentos hectares. GARLET, comenta que com relação ao trigo, essa safra não foi boa, quem não perdeu dinheiro, empatou.

Região apresenta condição favorável de milho. GARLET explica que as noites frias e os dias quentes e longos são muito favoráveis para o cultivo. A expectativa de colheita para esta safra, diz o responsável técnico da Cooperalfa de Campo Erê é boa. A média de produção deve chegar a 12 mil quilos por hectare, o que equivale de 180 a 200 sacas por hectare.

Apesar da falta de chuva, estimativa para colheita de soja é boa. A observação é do responsável técnico da Cooperalfa de Campo Erê TIAGO GARLET. De acordo com ele, mesmo passando por dias de pequena estiagem, não há indícios de doenças nas lavoras, pois os produtores fizeram manejo antecipado. Quanto a perspectiva de colheita, GARLET, diz que existem áreas em que aposta até 80 sacas por hectare, e outras não chega a 50 sacas. Ao contrário do milho, o técnico explica que, as noites frias não são favoráveis para a lavoura de soja.

Campo Erê possui grande área de terra para plantio de grãos. O engenheiro florestal do município GUILHERME SCHWAD, relata que hoje, Campo Erê conta com aproximadamente 19 mil e quinhentos hectares de áreas propicias ao cultivo de lavouras, como soja, milho e trigo. Área total de Campo Erê gira em torno do que o IBGE já havia mapeado que é 48 mil hectares. O engenheiro afirma que cerca de 38 por cento do município é área produtiva de lavouras temporárias.

Município tem dois mil 340 hectares de floresta plantada. SCHWAD destaca que nessa classe são cultivados pinos, eucalipto, erva mate e araucária. Já de área nativa, o engenheiro conta que seu levantamento de Georreferenciamento aponta nove mil 312 hectares. Além disso, cita ainda áreas de APP de rio, nascentes e banhados que se classificam como nativas, somando 14 mil hectares. SCHWAD explica que esses dados são de um levantamento feito por ele, por meio de informações do governo do estado. São dados aero fotográficos disponibilizados a todos os municípios pelo governo.

Campo Erê tem quinhentas e sessenta e seis propriedades rurais. Os dados são do levantamento do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo VILMAR DREY – representante para a região de São Lourenço do Oeste, os números são do último senso realizado em 2017 e 2018. Conta que área total rural declarada pelos agricultores foi de 39 mil 764 hectares.

Áreas de terra são divididas em grupos por tamanho. Segundo DREY – responsável pelo IBGE em Campo Erê e região, o primeiro grupo são os de 10 e 20 mil hectares, que somam 144 agricultores. O segundo possui 118 propriedades e são os que tem entre cinco e 10 hectares. O terceiro grupo tem 113 propriedades com 20 e 50 hectares de terra.

O quarto grupo com 44, é o dos agricultores que possuem entre 20 e 100 hectares de terra. O quinto grupo é de 30 propriedades com área de 200 a 500 hectares e o sexto grupo é de 25 propriedades que são os agricultores entre 100 e 200 hectares.

17 propriedades rurais de Campo Erê tem menos de cinco hectares de terra. Segundo o coordenador do IBGE para região VILMAR DREY, o último senso aponta ainda as propriedades que tem menos de um hectare. O número é de 13 propriedades. DREY destaca que dos municípios atendidos pela sua coordenadoria o maior em índice de áreas de terra é Abelardo Luz, depois vem Campo Erê, Palma Sola e São Domingos.

Duas pessoas ficam feridas por arma branca após confusão. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionado pela Polícia Militar de São Bernardino, na noite de ontem para atender a uma ocorrência. Eles estavam na delegacia em Campo Erê, quando a PM chamou para o atendimento. Dois homens, com ferimentos nas mãos foram atendidos pelos bombeiros. Um deles, foi levado ao hospital e outro optou por permanecer no local sob os cuidados da PM.

Filho ameaça mãe após desentendimento. A Polícia Militar atendeu ontem a uma ocorrência de violência doméstica, na Rua Juraci Vilani, Bairro São Francisco em São Lourenço do Oeste. No local foi feito contato com a vítima, e constatado que se tratava de desentendimento entre mãe e filho. A mãe optou por representar contra o filho por conta das ameaças e ofensas que sofre. Diante dos fatos, o autor e vítima foram conduzidos à delegacia.

Morre nesta madrugada jornalista vítima de acidente. Morreu por volta de 02h na Policlínica Pato Branco a jornalista FRANCIELE GASPARINI, 28 anos, que foi uma das vítimas do acidente registrado na sexta-feira na PR-280 em Mariópolis envolvendo um ônibus e um caminhão. Ela estava na UTI do hospital desde o dia do acidente. No local do acidente morreram o motorista do ônibus ROBERTO NUNES, 51 anos e os passageiros MARIA PADILHA, 56 anos, ITAMAR DALPIZZOL, 51 anos, ICLEA DE SOUZA, 45 anos e ELISA FERREIRA, 45 anos. Outros 15 passageiros sofreram ferimentos e foram encaminhados a hospitais em pato Branco. O motorista do caminhão também sofreu ferimentos e após receber atendimento médico foi encaminhado para prestar depoimento e foi preso. Segundo o delegado, ele pagou fiança de quatro mil e 900 reais e responderá em liberdade.

GLOBO-REGIONAL-SEGUNDA-14.01.19-MÁRCIA

Mulher morre vítima de afogamento. O fato ocorreu no sábado, em Anchieta. A ocorrência foi registrada pouco depois das 15 horas em um rio na comunidade de Linha Aparecida. A vítima identificada como MARIVONI FRONZA LAGO, de 43 anos, foi socorrida por populares e encaminhada ao hospital, no entanto, já estava sem os sinais vitais.

Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou ao local a vítima já havia sido conduzida. Segundo os bombeiros, uma guarnição foi acionada, porém, quando chegou ao local dos fatos, populares haviam conduzido a vítima até o pronto atendimento. Ela e o marido estavam pescando, quando o marido foi até o veículo para pegar iscas, momento que ouviu os gritos da mulher. Ao retornar encontrou a vítima dentro do rio, e na tentativa de retirá-la da água, quase se afogou também.

Marido diz que procurou ajuda de populares que entre eles estava um bombeiro comunitário. Segundo o esposo, o bombeiro auxiliou na retirada e nas manobras de ressuscitação, enquanto era encaminhada ao hospital, mas não foi possível reverter o quadro. MARIVONI era funcionária pública e trabalhava no posto de saúde de Anchieta.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.