ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quinta-feira - 13 12 2018

-MINISTRO DO TRABALHO EM EXERCÍCIO É SUSPENSO DO CARGO

-SC É O QUARTO MELHOR ESTADO EM TRANSPARENCIA PÚBLICA

-FALTA DE CHUVAS NA REGIÃO PODE AFETAR LAVOURAS DE MILHO

-SECRETARIA ABRE INSCRIÇOES PARA OFICINAS CULTURAIS DE 2019

-VEREADOR DEFENDE EMPRÉSTIMO DE 15 MILHÕES PARA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS

-ACUSADOS DE FURTOS NO INTERIOR SÃO CONDENADOS A 75 ANOS DE PRISÃO

-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO DE CARRO E MOTO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.


A primeira-ministra britânica, THERESA MAY, venceu a votação no Parlamento e permanecerá no cargo. MAY enfrentou nesta quarta-feira um voto de desconfiança sobre a liderança do seu partido, o Conservador, depois que mais de 48 correligionários apoiaram a medida. Foram 200 votos favoráveis à sua manutenção na liderança – e consequentemente como premiê – e 117 contra. Ela precisava de 159 votos para continuar.


O primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SÁNCHEZ, anunciou nesta quarta-feira que decretará um aumento de 22 por cento do salário mínimo para 2019. Com o aumento, o salário mínimo no país do salário mínimo passará de 858 euros a mil e 50 euros brutos, o equivale a quatro mil 650 reais a partir de 2019. Será o maior desde 1977. SANCHEZ disse que “um país rico não pode ter trabalhadores pobres".


O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, acusou nesta quarta-feira os Estados Unidos de liderarem um complô com os governos de Brasil e Colômbia para derrubá-lo do poder e "assassiná-lo". De acordo com ele, os norte-americanos preparam um plano "para impor um governo ditatorial na Venezuela". MADURO acrescentou, referindo-se ao Brasil, que "vai dar uma lição" caso haja uma intervenção militar na Venezuela.



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a quinta fase da Operação Registro Espúrio, que investiga fraudes e desvios relacionados a registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho. O ministro substituto, RICARDO SANTOS SILVA LEITE, foi suspenso do cargo e impedido de entrar no ministério. O objetivo da nova etapa, de acordo com a PF, é aprofundar investigações em autorizações irregulares de restituição de imposto sindical. O dinheiro, segundo investigadores, foi desviado da Conta Especial Emprego e Salário, onde são depositadas restituições de imposto. De acordo com a PF, o esquema desviou mais de 12 milhões de reais.


Após autorizar medidas de busca e apreensão em imóveis do senador do PSDB AÉCIO NEVES, o ministro do STF, MARCO AURÉLIO MELLO, vai analisar o pedido da Polícia Federal para bloqueio de 128 milhões do parlamentar, alvo de operação policial nesta terça-feira. O valor se refere a suposta propina que ele teria recebido em troca de supostos favores ao grupo J&F, do empresário JOESLEY BATISTA. No mesmo pedido para realizar as buscas, a PF requereu o bloqueio dos valores em contas, poupanças, investimentos e plano de previdência. O objetivo seria garantir o ressarcimento aos cofres públicos por supostos desvios, caso se confirmem as suspeitas contra o senador.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que ele e o filho FLÁVIO BOLSONARO pagarão "a conta" se houver algo de "errado" com FABRÍCIO JOSÉ CARLOS DE QUEIROZ, ex-assessor de FLÁVIO. BOLSONARO deu a declaração durante transmissão ao vivo no Facebook e comentou o fato de o Conselho de Controle de Atividades Financeiras ter encontrado movimentação suspeita de um milhão na conta do ex-motorista de FLÁVIO. Segundo o Coaf, nove funcionários do gabinete do deputado transferiam dinheiro para a conta de FABRÍCIO QUEIROZ em datas que coincidem com as datas de pagamento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.


Santa Catarina precisa de três bilhões de reais por ano, até 2022, para manter e ampliar a infraestrutura de transporte nos modais rodoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário. Só para as rodoviárias são necessários dois bilhões 250 milhões de reais. Essa é a estimativa feita na Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2019, lançada nesta quarta-feira pela Fiesc. Dentre investimentos estaduais e federais, o cálculo engloba obras importantes como duplicação e pavimentação das BRs 163 e a ampliação do aeroporto de Chapecó.


O projeto de lei que instituiu que os deputados estaduais de Santa Catarina devem receber 75 por cento do que ganham os deputados federais deve provocar impacto de dois milhões de reais a mais de despesa por ano na Assembleia Legislativa. Aprovada na terça-feira, a proposta foi para aprovação do governador EDUARDO PINHO MOREIRA, que tem 15 dias úteis para sancionar ou não. Se o texto for sancionado, os deputados federais precisam aprovar o aumento salarial deles em Brasília para valer o reajuste aos parlamentares do legislativo catarinense.


Santa Catarina aparece em quarto lugar entre os 27 estados brasileiros no ranking atualizado da transparência pública no Brasil, divulgado nesta quarta-feira pela Controladoria-Geral da União. O levantamento, chamado de Escala Brasil Transparente, avalia o grau de cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação. A nota final varia de 0 a 10 e Santa Catarina recebeu nove vírgula zero nove. No ano passado, o Estado ocupava a décima terceira posição na classificação, empatado com o Rio Grande do Norte.


O município de Descanso vai realizar um show natalino no próximo sábado como parte da programação dos 62 anos de emancipação. O evento está marcado para as oito horas da noite no Bairro Jaroseski em conjunto com a Patinação Artística Magia Sobre Rodas. A programação prevê ainda um espetáculo de balé. Logo depois ocorreu o descerramento da placa de identificação do ginásio comunitário de Casemiro Jaroseski. O evento não terá cobrança de ingresso.


O Natal Regional "Viva essa alegria" terá uma programação especial neste domingo na praça Walnir Bottaro Daniel. A população que for até a praça central poderá acompanhar o Palco Aberto, com a participação especial de ODA e DEIZE, a partir das quatro da tarde. O show será de clássicos da MPB. A apresentação também marca o encerramento da segunda temporada do Palco Aberto. O projeto deve ser retomado no mês de março. Além disso, a programação prevê a edição especial de Natal do Brique do Sesc, com exposição e comercialização de produtos confeccionados por artesãos do município. Entre cinco e sete da tarde, o Papai Noel para atender as crianças.


Os produtores e artesãos que vão participar do Brique da Praça neste domingo participaram de uma capacitação para o evento. De acordo com a técnica de assistência do Sesc, JOICIANE PAGLIARINI, o curso aconteceu na noite de terça-feira e teve o foco voltado para a qualidade do atendimento. Ela disse que os participantes das outras edições também passaram por capacitações parecidas. Além do Brique, o Sesc vai promover a troca de livros e apresentações culturais. A exposição vai acontecer na parte de cima da praça, ao lado do Palco Aberto.


A Administração de Paraíso está executando as obras de recuperação da base e recapeamento asfáltico das ruas do centro do município. De acordo com o Assessor de Planejamento GEMERSON SCHANNE, os trabalhos estão ocorrendo nas ruas Alcides Zanin, Guilherme José Misen, Atilio Granzotto e Alair Schmitt Zanin. Essas obras fazem parte do projeto de revitalização do centro da cidade e visam melhorar as condições de trafegabilidade e acessibilidade. Outro benefício do investimento é a melhoria do aspecto visual do centro. O projeto prevê ainda reforma e revitalização da avenida professor João Lindermayer e área frontal aos Prédios da Prefeitura e Câmara de vereadores.


O sindicato dos trabalhadores rurais vai realizar nesta quinta-feira a assembleia geral da entidade. O encontro está marcado para as duas horas da tarde no salão paroquial, no centro da cidade. De acordo com o presidente do sindicato, JOEL DE MOURA, a pauta principal é a discussão e aprovação da previsão orçamentária para o ano que vem. Outro tema da assembleia é a queda do preço do leite. Segundo MOURA, alguns produtores relataram uma redução de 40 centavos o que baixou o preço para menos de um real o litro. A intenção é discutir o tema e medidas para enfrentar esse problema.


A Epagri de Bandeirante vai realizar, daqui a pouco, uma reunião para apresentação dos trabalhos desenvolvidos em 2018 pela empresa e pela Anater no município. De acordo com o técnico da Epagri, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA, o encontro está marcado para as duas da tarde na câmara municipal de vereadores. Na primeira parte da atividade será apresentado o relatório das ações da Anater junto as famílias. Logo depois ocorrer a apresentação das ações da Epagri e entidades parceiras. O encontro termina com a divulgação do Plano de Trabalho para 2019.


A estiagem que atinge a região extremo-oeste já tem consequências para a agricultura. De acordo com o gerente regional da Epagri, JONAS RAMON, a falta de chuva preocupa bastante o setor. Ele disse que o quadro de estiagem pode provocar a diminuição do potencial produtivo das culturas de verão, como o soja e o milho. RAMON comentou que as lavouras de milho plantadas no final de agosto e início de setembro está na fase de colheita e não são afetadas pela pouca chuva. O problema está nas áreas semeadas entre final de setembro e início de outubro. Essa áreas, segundo RAMON, estão em fase de floração e precisam de agua para ter produção. Ele não falou em índice de perdas, mas a estiagem pode provocar uma redução da produtividade no campo.


A produção de leite também pode ser afetada pelo período de estiagem iniciado no final de novembro. Segundo o gerente regional da Epagri, JONAS RAMON, a falta de chuva tem impacto na recuperação da pastagem que pode resultar na queda de produtividade dos animais. Ele explicou que os produtores que trabalham no sistema de pastoreio rotativo, por exemplo, estão demorando mais tempo para recuperar os piquetes. Em média, as áreas de pastagens demoram uma semana a mais para ter o pasto pronto para os animais. RAMON disse que a expectativa é de chova nesta semana para evitar prejuízos mais expressivos para a agricultura e pecuária regional.


A pouca chuva dos últimos dias revela a importância de armazenar água para períodos como esse. O comentário é do gerente regional da Epagri, JONAS RAMON. Ele disse que os agricultores devem adotar práticas que aumentem a capacidade de enfrentar épocas de pouca chuva. RAMON citou a importância do plantio direto para reduzir a evaporação da agua solo e a descompactação das áreas destinadas ao plantio. Ele disse que a região tem um volume anual de dois mil e 500 milímetros de chuva e é preciso reservar mais água, seja por meio de cisternas ou barragens nas propriedades.


Os vereadores aprovaram nesta semana um requerimento de informações sobre a nova sede do Creas. A estrutura foi inaugurada oficialmente na semana, mas a população está sendo atendida no local há mais de um mês. A vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA, solicitou um relatório com cópia do projeto, do processo licitatório para contratação da empreiteira e cópia do Habite-se. Ela questiona qual o motivo da obra ter sido entregue sem a construção da calçada padrão e do estacionamento. MARIA TEREZA também perguntou se já foram tomadas providências sobre os problemas de rachaduras e infiltrações que a obra já possui. O requerimento foi encaminhado ao prefeito WILSON TREVISAN e a Secretária de Assistência Social, MARTA SOTILLI.


A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Transparência divulgou nesta semana a data da escolha de vagas abertas pelo processo seletivo da secretaria municipal de educação. A escolha pelos candidatos aprovados será feita no dia 28 de janeiro de 2019 e a convocação foi feita no site da prefeitura. Os aprovados serão contratados em caráter temporário para atuação nas unidades escolares da rede municipal no próximo ano letivo. Os candidatos devem comparecer na data definida, no auditório da Secretaria de Educação, antiga câmara de vereadores, para a escolha das vagas. Quem não estiver no local será considerada desistente.


As vagas de professor, coordenador pedagógico e auxiliar de creche nas unidade de ensino da rede municipal serão preenchidas conforme a ordem de classificação no processo seletivo. A informação é da secretária de Educação, ROSANI PELISSARI. De acordo com ela, a escolha será no dia 28 de janeiro nos seguintes horários: oito horas da manhã para professor de Ensino Fundamental anos iniciais; nove horas para educação infantil; 10 horas para professor de Educação Especial e as 11 para coordenador pedagógico. Na parte da tarde, as vagas para auxiliar de creche serão escolhidas a partir da uma e meia e os professores de áreas específicas escolhem as vagas as duas horas.


A Secretaria de Cultura abriu nesta semana o prazo de inscrições para as oficinas que serão ofertadas à população de São Miguel do Oeste em 2019. Os interessados em participar das aulas gratuitas devem ir até o Centro Cultural e fazer a inscrição. Os documentos exigidos são cópias da Carteira de Identidade e do comprovante de residência. De acordo com o secretário de Cultura, CARLOS CHAVES, são cerca de mil e 400 vagas em 23 oficinas. Neste ano, a procura foi muito grande e algumas oficinas tiveram fila de espera. As inscrições estarão abertas até o momento em que as vagas forem preenchidas.

No primeiro dia de inscrições, as oficinas culturais mais procuradas pela população foram ballet, piano e patchwork. A informação é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele disse que também existe uma boa procura pelos cursos de acordeon, canto, coral adulto, coral infantil, biscuit, crochê e tricô, violão, percussão, pintura em tecido e pintura em tela. As aulas das oficinas acontecem nas dependências do Centro Municipal Cultural, na casa locada na rua Primeiro de Janeiro, na casa de vidro da praça central e em diversos locais nos bairros e comunidades do interior. As oficinas não tem nenhum custo para os alunos.


Além do aspecto cultural, muitas oficinas podem resultar em atividades econômicas para os moradores. A observação é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele disse que algumas pessoas que participaram das oficinas acabaram transformando o conhecimento adquirido em uma profissão. CHAVES exemplificou que o artesanato é uma fonte de renda alternativa para muitas famílias. Ele disse que os produtos de outras atividades também podem ser comercializados pelos alunos. As aulas das oficinias da temporada 2019 começam na primeira semana do mês de março.


O executivo encaminhou dois projetos de autorização para empréstimos de 15 milhões de reais porque existem duas possibilidades diferentes para acessar os recursos do governo federal. A explicação é do vereador do PSD, ELIAS ARAÚJO. De acordo com ele, um dos projetos autoriza a prefeitura a contrair o financiamento pelo Programa Finisa – Modalidade Apoio Financeiro da Caixa Economica Federal. A outra matéria é para financiamento via Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. ELIAS ressaltou que o município somente poderá efetivar uma única e exclusiva contratação de operação de crédito junto à Caixa. Ele explicou que além dessa observação contida no texto da lei aprovada, a prefeitura não teria capacidade de endividamento para obter dois empréstimos dessa envergadura.


O empréstimo de 15 milhões de reais para infraestrutura urbana será importante para a continuidade das ações voltadas a melhoria da mobilidade urbana de São Miguel do Oeste. O comentário é do vereador do PSD, ELIAS ARAÚJO. Ele disse que a administração fez uma série de investimentos e mudanças no setor, como por exemplo, as vias de mão, o estacionamento rotativo e o projeto para um novo modelo de transporte público urbano. O recurso do empréstimo deve ser implantado em vias urbanas vitais para a melhoria do fluxo de veículos na cidade.

Uma colisão envolvendo um Pálio e uma motocicleta, ambos com placas de São Miguel do Oeste, deixou uma pessoa ferida no final da tarde de ontem. O acidente aconteceu por volta das seis horas na rua Oiapoque, proximidades do Colégio La Salle Peperi. A mulher que conduzia a motocicleta teve ferimentos leves. Ela foi socorrida pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso onde recebeu atendimento médico.


Quatro homens acusados de furtos em cinco municípios da região foram condenados a 75 anos de prisão. Os crimes ocorreram durante o mês de maio deste ano em comunidades do interior de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Santa Helena e Iporã do Oeste. Eles foram denunciados pelo Ministério Púbico por 14 furtos, danos ao patrimônio público e associação criminosa. Segundo o juiz de direito RODRIGO PEREIRA ANTUNES, a somatória das penas de ANDRÉ GEBERT, ELIAZER DOS SANTOS, JACKSON ALQUIERI e JULIANO RODRIGUES chega a 75 anos e seis meses. A maior pena é para ANDRÉ e ELIAZER, condenados a 28 anos e seis meses de cadeia. Durante o mês de maio deste ano, eles atuaram com frequência no interior de cinco municípios furtando botijões de gás, bebidas, ferramentas, dinheiro, produtos alimentícios e outros objetos. Os condenados arrombavam portas e janelas de clubes comunitários, mas também invadiram residências e escolas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.