ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 13-12-2018 Quinta-feira

-MINISTRO DO TRABALHO EM EXERCÍCIO É SUSPENSO DO CARGO

-SC É O QUARTO MELHOR ESTADO EM TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

-EDUCAÇÃO REGIONAL PREPARA ANO LETIVO DE 2019

-PREFEITURA DE IPORÃ DO OESTE ADQUIRE NOVOS VEÍCULOS E MÁQUINAS

-PALESTRA BENEFICENTE EM PROL DO HOSPITAL E CASA LAR SERÁ REALIZADA NESTA SEXTA-FEIRA

-GERENTE ESCLARECE PROBLEMAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-QUATRO MUNICÍPIOS DA REGIÃO JÁ FINALIZARAM PLANOS DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA

-PM ATIRA CONTRA BANDIDOS E RECUPERA CAMINHONETE ROUBADA

-POLÍCIA FLAGRA HOMENS ARROMBANDO PORTA DE MERCADO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.


A primeira-ministra britânica, THERESA MAY, venceu a votação no Parlamento e permanecerá no cargo. MAY enfrentou nesta quarta-feira um voto de desconfiança sobre a liderança do seu partido, o Conservador, depois que mais de 48 correligionários apoiaram a medida. Foram 200 votos favoráveis à sua manutenção na liderança – e consequentemente como premiê – e 117 contra. Ela precisava de 159 votos para continuar.


O primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SÁNCHEZ, anunciou nesta quarta-feira que decretará um aumento de 22 por cento do salário mínimo para 2019. Com o aumento, o salário mínimo no país do salário mínimo passará de 858 euros a mil e 50 euros brutos, o equivale a quatro mil 650 reais a partir de 2019. Será o maior desde 1977. SANCHEZ disse que “um país rico não pode ter trabalhadores pobres".


O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, acusou nesta quarta-feira os Estados Unidos de liderarem um complô com os governos de Brasil e Colômbia para derrubá-lo do poder e "assassiná-lo". De acordo com ele, os norte-americanos preparam um plano "para impor um governo ditatorial na Venezuela". MADURO acrescentou, referindo-se ao Brasil, que "vai dar uma lição" caso haja uma intervenção militar na Venezuela.


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a quinta fase da Operação Registro Espúrio, que investiga fraudes e desvios relacionados a registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho. O ministro substituto, RICARDO SANTOS SILVA LEITE, foi suspenso do cargo e impedido de entrar no ministério. O objetivo da nova etapa, de acordo com a PF, é aprofundar investigações em autorizações irregulares de restituição de imposto sindical. O dinheiro, segundo investigadores, foi desviado da Conta Especial Emprego e Salário, onde são depositadas restituições de imposto. De acordo com a PF, o esquema desviou mais de 12 milhões de reais.


Após autorizar medidas de busca e apreensão em imóveis do senador do PSDB AÉCIO NEVES, o ministro do STF, MARCO AURÉLIO MELLO, vai analisar o pedido da Polícia Federal para bloqueio de 128 milhões do parlamentar, alvo de operação policial nesta terça-feira. O valor se refere a suposta propina que ele teria recebido em troca de supostos favores ao grupo J&F, do empresário JOESLEY BATISTA. No mesmo pedido para realizar as buscas, a PF requereu o bloqueio dos valores em contas, poupanças, investimentos e plano de previdência. O objetivo seria garantir o ressarcimento aos cofres públicos por supostos desvios, caso se confirmem as suspeitas contra o senador.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que ele e o filho FLÁVIO BOLSONARO pagarão "a conta" se houver algo de "errado" com FABRÍCIO JOSÉ CARLOS DE QUEIROZ, ex-assessor de FLÁVIO. BOLSONARO deu a declaração durante transmissão ao vivo no Facebook e comentou o fato de o Conselho de Controle de Atividades Financeiras ter encontrado movimentação suspeita de um milhão na conta do ex-motorista de FLÁVIO. Segundo o Coaf, nove funcionários do gabinete do deputado transferiam dinheiro para a conta de FABRÍCIO QUEIROZ em datas que coincidem com as datas de pagamento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.


Santa Catarina precisa de três bilhões de reais por ano, até 2022, para manter e ampliar a infraestrutura de transporte nos modais rodoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário. Só para as rodoviárias são necessários dois bilhões 250 milhões de reais. Essa é a estimativa feita na Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2019, lançada nesta quarta-feira pela Fiesc. Dentre investimentos estaduais e federais, o cálculo engloba obras importantes como duplicação e pavimentação das BRs 163 e a ampliação do aeroporto de Chapecó.


O projeto de lei que instituiu que os deputados estaduais de Santa Catarina devem receber 75 por cento do que ganham os deputados federais deve provocar impacto de dois milhões de reais a mais de despesa por ano na Assembleia Legislativa. Aprovada na terça-feira, a proposta foi para aprovação do governador EDUARDO PINHO MOREIRA, que tem 15 dias úteis para sancionar ou não. Se o texto for sancionado, os deputados federais precisam aprovar o aumento salarial deles em Brasília para valer o reajuste aos parlamentares do legislativo catarinense.


Santa Catarina aparece em quarto lugar entre os 27 estados brasileiros no ranking atualizado da transparência pública no Brasil, divulgado nesta quarta-feira pela Controladoria-Geral da União. O levantamento, chamado de Escala Brasil Transparente, avalia o grau de cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação. A nota final varia de 0 a 10 e Santa Catarina recebeu nove vírgula zero nove. No ano passado, o Estado ocupava a décima terceira posição na classificação, empatado com o Rio Grande do Norte.


-EDUCAÇÃO REGIONAL PREPARA ANO LETIVO DE 2019

-PREFEITURA DE IPORÃ DO OESTE ADQUIRE NOVOS VEÍCULOS E MÁQUINAS

-PALESTRA BENEFICENTE EM PROL DO HOSPITAL E CASA LAR SERÁ REALIZADA NESTA SEXTA-FEIRA

-GERENTE ESCLARECE PROBLEMAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-QUATRO MUNICÍPIOS DA REGIÃO JÁ FINALIZARAM PLANOS DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA


ADR de São Miguel do Oeste finaliza repasse de recursos para 11 Apaes da região. Os repasses da Agência de Desenvolvimento Regional para as Apaes ocorrem de maneira parcelada durante todos os meses do ano. O valor total em 2018 foi de mais de um milhão e 72 mil reais. As Apaes da região atendem 775 alunos. As associações de pais e amigos dos excepcionais recebem desde 2005 do Governo do Estado recursos para a aquisição de material permanente, de consumo e manutenção, conforme o plano de trabalho apresentado pelas entidades para a ADR. O valor é calculado sobre a arrecadação do estado, conforme o número de alunos de cada Apae. Os valores repassados em 2018 para Descanso somam mais de 85 mil, para Iporã do Oeste mais de 108 mil reais, Itapiranga mais de 88 mil, São João do Oeste mais de 61 mil e a APAE de Tunápolis e Santa Helena recebeu pouco mais de 55 mil reais.


Abertas inscrições para levantamento do número de alunos que estão estudando fora do município. A secretaria de educação de Belmonte está com as inscrições abertas para os alunos que precisam de transporte para instituições de ensino fora do município. Os interessados devem procurar a secretaria até o dia 21, das sete às 13 horas, portando os documentos pessoas e comprovante de matrícula do curso que frequentará em 2019. A secretária MARLI BERTOLETTI afirma que as inscrições são destinadas para quem possui matrículas ativas para o próximo ano na UCEFF de Itapiranga, na Unoesc e Instituto Federal de Santa Catarina em São Miguel do Oeste e Colégio Getúlio Vargas de Descanso. Segundo a secretária, com base nas informações, a administração fará um estudo de viabilidade para ofertar incentivo aos belmontenses que estão estudando nessas instituições.


O setor de tributos da prefeitura de Tunápolis alerta os contribuintes para quitarem suas dívidas até o fim do ano. Atraso no pagamento de contas de diversas origens com o poder público pode resultar um multa, juros e outros transtornos para os devedores. Segundo a responsável pelo setor de tributos de Tunápolis, JOSIELI HOFFMANN, os débitos devem ser quitados até fim do ano para evitar inscrição em dívida ativa. Ela explica que a origem dos débitos ocorre de várias formas e os contribuintes precisam honrar seus compromissos dentro do exercício anual até 29 de dezembro. JOSIELE diz o município tem interesse em contribuir para a quitação de dívidas para ter suas receitas e evitar transtornos aos contribuintes.


Débitos com prefeitura têm várias origens. Segundo JOSIELE HOFFMANN entre os principais fontes de arrecadação no setor de tributos está o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, além da taxa de serviços no meio rural, serviços de máquinas e licença de funcionamento. Pagamento pode ser feito diretamente na agência do Sicoob, por boleto impresso no site da prefeitura ou diretamente no setor de tributos. Conforme a responsável pelo setor de tributos de Tunápolis, os contribuintes em atraso com a prefeitura devem regularizar os débitos para seguirem com vários benefícios concedidos. JOSIELI HOFFMANN salienta que as informações sobre débitos podem ser obtidas no setor de tributos ou em contato por telefone.


Legislativo de São João do Oeste realiza penúltima sessão ordinária do ano. O presidente da câmara de vereadores CORNÉLIO SCHNEIDER destaca que a sessão na terça-feira foi mais extensa em função dos vários projetos em discussão. Ele comenta que deu entrada um projeto extenso, já rejeitado em março do ano passado, e que trata de algumas normas do abastecimento de água e a taxa paga pelos munícipes. CORNÉLIO cita também o questionamento dos vereadores a respeito de um projeto que trata da bonificação gradativa de uma empresa laticínios do município. O vereador considera que o projeto está vago, por isso dos questionamentos. Outro projeto analisado pelos vereadores é em relação ao estatuto dos servidores, que o vereador avalia importante a discussão primeiro com os servidores para depois receber alterações no legislativo. No dia 18, ultima sessão do ano, será eleita a nova mesa diretora.


Secretaria da Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste terá alteração no atendimento. De acordo com o padre OSNI DE SOUZA, dezembro é um mês intenso de celebrações nas comunidades e bairros, devido ao tempo do advento e da organização das atividades para 2019. A agente de pastoral LENIRSE RENZ destaca que hoje ocorre a última preparação de batismo de pais e padrinhos deste ano. Interessados devem se inscrever na secretaria paroquial. Do dia 17 ao dia 21 o expediente na secretaria será normal. A agente de pastoral lembra que nos dias 24, 25 e 31 de dezembro não haverá expediente. Do dia primeiro ao dia 24 de janeiro não haverá atendimento na secretaria devido a férias, com exceção dos dias de sete a 10 de janeiro em que o expediente será no período da tarde. O padre solicita ainda que as famílias que não estão em dia com o dízimo para que façam a sua contribuição ainda este ano.


Educação regional prepara ano letivo de 2019. A escolha de vagas é destinada para professores de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. São 83 vagas para escolha a partir desta quinta-feira. Conforme o supervisor de gestão de pessoas da Unidade Regional de Educação, ISIDORO MELZ, serão quatro dias de processo de escolha de vagas seguindo cronograma estabelecido para amanhã e sexta-feira, além de segunda e terça da próxima semana. Estão disponível diversas disciplinas para ensino fundamental e médio. Ainda serão definidos professores para atuação no CEJA e vagas para educação especial onde o professor acompanha alunos que necessitam de atenção específica. A contratação será em quatro de fevereiro, com aulas a partir do dia 11.


ISIDORO MELZ salienta que os professores terão preferência de escolha conforme a classificação que tiveram no processo seletivo podendo optar em qualquer um dos cinco municípios de atuação da Unidade de Educação de Itapiranga com liberdade para escolher em que educandário o professor vai atuar no próximo ano. ISIDORO MELZ informa que a escolha será na Unidade Regional de Educação que abrange 15 escolas de cinco municípios. O início da escolha será sempre às 13 horas e 30 minutos seguindo o edital lançado no mês de agosto. O supervisor lembra os professores da necessidade de apresentar documentação pessoal.


A prefeitura de Tunápolis vai manter o ritmo de trabalho na secretaria de Transportes e Obras no fim de ano. Segundo o vice-prefeito e coordenador da secretaria, AQUILES BAMBERG a demanda de serviço é grande e precisa ser atendida. Destaca que a equipe de trabalho teve problemas com dois rolos compactadores e duas máquinas giratórias que precisaram de reformas. Ficou apenas uma giratória disponível para atender os serviços do interior. A partir da próxima semana as máquinas já devem estar disponíveis novamente. BAMBERG diz que é necessário a compreensão dos agricultores para aguardarem a realização dos serviços em estradas, acessos e nas propriedades.


Vice-prefeito diz que o maior entrave na reforma de máquinas é a licitação de peças. Segundo AQUILES BAMBERG o processo de compra atrasa em média 30 dias os serviços de recuperação. Para 2019 o município vai fazer o registro de preços, uma modalidade permitida na lei de licitações e que possibilita agilidade na compra de peças. Conforme AQUILES BAMBERG, as estradas do interior estão em boas condições e as máquinas serão mantidas disponíveis para os serviços de manutenção, incluindo as três patrolas que a prefeitura possuí. O vice-prefeito lembra que o município mantém uma escavadeira hidráulica para abertura de silos e cascalhamento nas propriedades no período mais intenso de silagem de milho.


Município realiza obras complementares em pavimentação asfáltica. O vice-prefeito AQUILES BAMBERG comenta que as empresas já concluíram os asfalto no centro comunitário de Pitangueira e também na cidade no acesso a Estrada da Fronteira. A maior demanda de serviço para a prefeitura será em Pitangueira com acostamento e passeio público que também terá envolvimento dos moradores. Já na cidade iniciou esta semana a colocação de meio fio e calçadas. Conforme BAMBERG ocorreu alto investimento por parte dos governos Estadual e Federal, agora cabe ao município as obras complementares. O vice-prefeito lembra que está sendo pavimentada a Rua 24 de Abril com serviços que serão concluídos ainda este ano.


Prefeitura de Iporã do Oeste adquire três veículos, ambulância e duas máquinas. A aquisição ocorreu por meio de processo licitatório. O prefeito LÚCIO MALLMANN explica que a aquisição ocorreu devido ao desgaste natural dos veículos existentes na frota, e por não atenderem mais as necessidades da administração. Foi adquirido um veículo Sedan para o transporte de pacientes, com investimento de 62 mil e 300 reais,um veículo para o gabinete do prefeito, no valor de 101 mil e 900 reais e uma caminhonete para a secretaria de transportes e obras, com investimento de 56 mil 990 reais. Foi adquirida ainda uma ambulância para o Corpo de Bombeiros, onde foram investidos 232 mil reais. Na tarde de quarta-feira foi entregue ao município uma escavadeira hidráulica, maior que as duas que a prefeitura possui, comprada por 382 mil reais.


Ainda está sendo aguardada a entrega de uma retroescavadeira no valor de 299 mil e 900 reais. Conforme a administração de Iporã do Oeste, as máquinas serão incorporadas ao parque de máquinas, para auxiliar nos trabalhos da secretaria de transportes o obras, principalmente na continuação dos trabalhos de modernização das estradas. Ainda está sendo licitado um trator de pneu, para também integrar o parque máquinas do município. Este investimento passa de um milhão de reais.


Palestra beneficente em prol do hospital e da Casa Lar de Iporã do Oeste será realizada nesta sexta-feira. O evento terá início às 20 horas, no pavilhão Católico, e o ingresso será um quilo de alimento não perecível que será doado às duas entidades. O palestrante será VANTUIR BOPPRE, diretor e produtor da série de documentários Caminhos da América que mostra de moto os mais belos cenários e histórias da América Latina. VANTUIR BOPPRE é o primeiro motociclista do mundo a atingir os quatro extremos do Brasil e da América do Sul de moto. Ele já viajou mais de 120 mil quilometros pela América do sul. Cruzou sozinho toda a Transamazônica de moto em mais de quatro mil quilometros de estradas de terra para escrever o livro: Transamazônica, uma estrada para ser vista da Lua, falando sobre tribos, comunidades ribeirinhas e mostrando o interior da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.


O motociclista percorreu todo o litoral do Brasil de moto mostrando a cultura e histórias das pessoas que vivem a beira do mar, além de registrar as praias e cenários da costa brasileira. VANTUIR BOPPRE esteve no meio da Cordilheira dos Andes de moto, encontrando os restos do avião uruguaio que caiu nos Andes em 1972 com uma equipe de rugby, episódio conhecido como o milagre dos Andes. Essa história avaliada como uma das mais emocionantes vivenciadas pelo motociclista, foi contada no documentário Vale das Lágrimas, onde VANTUIR entrevista sobreviventes, equipe de resgate e personagens da aventura. O motociclista é instrutor de pilotagem de moto aventura onde ensina as técnicas de domínio da moto em qualquer território. Também participou do grupo de pilotos que se destacou por colaborar durante as enchentes no Vale do Itajaí em locais de difícil acesso.


VANTUIR BOPPRE destaca que no evento de sexta-feira serão abordadas as histórias inspiradoras que conheceu durante suas viagens de moto por toda América do Sul. Ele afirma que são histórias que levam as pessoas a refletir e dar mais valor a vida. O motociclista enfatiza que entre as histórias que lhe marcaram nessa jornada, está o documentário em busca da cidade perdida dos Incas, em que foram percorridos 18 mil quilometros em cinco países da América do Sul. Nessa busca foram encontrados vestígios de civilizações e histórias de pesquisadores, que mostram a semelhança, apesar da distância geográfica, da povoação Inca com a povoação Grega, na construção das pirâmides, barcos e tradições. O motociclista também irá abordar na palestra o poder de transformação e os benefícios que as viagens e a interação com outras pessoas proporcionam.


Quatro municípios da região já finalizaram planos de emergência em saúde pública. A fiscal da vigilância sanitária de Descanso ELAINE MELZ participou de um evento na segunda-feira em Lages, que tratou sobre os planos de emergência em saúde pública e desastres. A capacitação teve a presença de representantes de 83 municípios do estado, e da região, além de Descanso participou também o fiscal sanitário e o secretário de saúde de Mondaí. ELAINE destaca que quatro municípios da região já concluíram os planos: São José do Cedro, Itapiranga, Descanso e Mondaí. Os demais tem prazo para conclusão até março de 2019. A fiscal enfatiza que os planos são necessários para minimizar os danos a saúde pública, decorrentes de desastres naturais, como tempestades, estiagens e quedas de solo. Ela lembra que o foco é a prevenção não apenas dos danos materiais, mas principalmente dos riscos que os desastres oferecem a saúde.


A fiscal da vigilância sanitária explica que em Descanso houve a necessidade da elaboração de dois planos de emergência em função da rodovia que passa pelo centro da cidade e devido ao escoamento de veículos que levam produtos inflamáveis, explosivos, contaminantes, corrosivos, tóxicos ou radioativos. O objetivo é além de desastres naturais, evitar também acidentes com produtos perigosos. ELAINE MELZ destaca que caso ocorra um acidente envolvendo veículos com esse tipo de carga o plano irá prever ações emergenciais no atendimento aos atingidos ou para minimizar os impactos ao meio ambiente. A fiscal enfatiza que para a elaboração dos planos os municípios receberam um modelo padrão do estado, e houve a seleção de alguns municípios por regionais de saúde para receber a visita do fiscal responsável pela elaboração do plano modelo para motivar secretários e fiscais na elaboração dos planos.


Para a elaboração e a implantação das ações previstas nos planos os municípios devem contar com uma estrutura da defesa civil para atender as emergências e um planejamento na área da saúde para atuação imediata em caso de urgências. ELAINE MELZ enfatiza que os municípios devem compor um gabinete de crise, uma equipe da prefeitura convocada pelo prefeito para definição das ações. A fiscal sanitária de Descanso cita que as três estratégias principais dos planos de emergência são prevenção e preparação, monitoramento e alerta. Ela comenta que no caso da saúde o representante no gabinete de crise irá mobilizar o restante da equipe após receber a orientação. Também haverá representantes do SAMU, defesa civil municipal e estadual, bombeiros, vigilância sanitária e epidemiológica e assistência farmacêutica, além da equipe do governo municipal.


Gerente da Casan esclarece problemas no abastecimento de água que causaram reclamação de consumidores. LUIZ MICKNA, responsável pela unidade da Casan de Iporã do Oeste, explica que os maiores transtornos foram causados devido ao rompimento de redes por empresas terceirizadas que trabalham na pavimentação. Nos bairros Ruschel e Vila Nova romperam as duas principais redes de abastecimento, transtorno que levou dias para ser solucionado. MICKNA cita também o rompimento de rede e vazamento de água por três ou quatro dias próximo a APAE e a praça, o que além do problema no abastecimento causou o desperdício de água. Nos últimos dias houve ainda a queima de um equipamento que faz o bombeamento no poço artesiano, o que exigiu a retirada do equipamento para conserto. Ainda de sexta-feira para sábado a Casan registrou um problema na estação de tratamento.


O gerente da Casan ressalta que para os serviços rotineiros de manutenção a equipe de servidores é suficiente para atender a demanda. LUIZ MICKNA comenta que com a contratação recente de mais um servidor aprovado no concurso, a Casan conta com três funcionários. Ele afirma que o problema são os serviços não programados que devido a demanda levam tempo para serem atendidos. MICKNA comenta que para evitar que os moradores ficassem muito tempo sem água ocorreu um remanejamento de água para abastecer as residências afetadas. Ele lembra que na terça-feira foi concluída a ampliação da estação de tratamento, que deve entrar em funcionamento pleno esta semana com expectativa de melhorar significativamente o abastecimento. Com a ampliação, a capacidade de tratamento passa de nove para 12 litros de água por segundo. MICKNA lamenta os transtornos e garante que os trabalhos são para garantir que ocorram novamente.


-PM ATIRA CONTRA BANDIDOS E RECUPERA CAMINHONETE ROUBADA

-POLÍCIA FLAGRA HOMENS ARROMBANDO PORTA DE MERCADO


Colisão deixa motociclista ferida em São Miguel do Oeste. Uma colisão envolvendo um Pálio e uma moto, ambos com placas de São Miguel do Oeste, foi registrada por volta das 18 horas desta quarta-feira, na Rua Oiapoque, nas proximidades do Colégio La Salle Peperi. A mulher, de 30 anos, que conduzia a motocicleta teve escoriações nos joelhos e no cotovelo direito, e foi encaminhada ao Hospital Regional pelo Corpo de Bombeiros.


PM flagra homens arrombando porta de mercado em SMOeste. A Polícia Militar prendeu dois homens por tentativa de furto em estabelecimento comercial na Rua Marcílio Dias, em São Miguel do Oeste. Uma guarnição, em rondas, visualizou um homem mexendo na porta de um mercado. Ele, ao ver a Polícia Militar, saiu correndo e um veículo que estava estacionado próximo do local saiu em alta velocidade também. Com apoio de mais duas viaturas policiais, o veículo foi abordado. O homem parou o carro e tentou fugir a pé, sendo abordado, e posteriormente o outro envolvido também foi encontrado. No interior do veículo foram apreendidos um facão, ferramentas manuais, uma bala-clava e uma marreta, objetos utilizados na prática do crime. A fechadura da porta do mercado já estava arrombada, sendo acionada a empresa de segurança. Os autores foram presos em flagrante.


PM recupera caminhonete roubada depois de atirar contra bandidos. A movimentação da Polícia chamou a atenção da população de Barracão e de Dionísio Cerqueira no final da tarde de quarta-feira. A ocorrência, que culminou no Bairro Alvorada, na divisa com a Argentina, teria iniciado por volta das 18 horas e 30 minutos de ontem, com o roubo de uma caminhonete em Salgado Filho. Naquele local, dois homens armados e a bordo de uma moto anunciaram o assalto à vítima, que foi amarrada junto a sua esposa dentro da residência. Do local os bandidos roubaram uma Ford Ranger, dois celulares e a quantia de mil e 500 reais. Logo após o roubo os bandidos fugiram sentido à fronteira. Policiais de Barracão iniciaram as buscas na divisa com o país vizinho, sendo que poucos minutos depois foi avistada a caminhonete vindo em direção à equipe PM.


Assim que a polícia fez a abordagem, em um primeiro momento os bandidos deram a entender que se deteriam, no entanto, o caroneiro tirou a arma e apontou contra os policiais, enquanto o motorista acelerou o veículo em direção aos PMs. Diante da ameaça um dos policiais reagiu e efetuou dois disparos contra o carro, sendo que um dos disparos atingiu o para-brisas e o outro a lateral do veículo. Em alta velocidade os bandidos seguiram em fuga até uma rua sem saída, onde acabaram abandonando a caminhonete e seguiram a fuga a pé, já pelo país vizinho. As informações foram repassadas às equipes policiais da Argentina, que iniciaram as buscas pelos ladrões. A ocorrência contou com apoio de várias equipes da polícia. A caminhonete foi apreendida e, apesar do esforço das equipes policiais, os bandidos não foram localizados até o momento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.