ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 13/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

A primeira-ministra britânica, THERESA MAY, venceu a votação no Parlamento e permanecerá no cargo. MAY enfrentou nesta quarta-feira um voto de desconfiança sobre a liderança do seu partido, o Conservador, depois que mais de 48 correligionários apoiaram a medida. Foram 200 votos favoráveis à sua manutenção na liderança – e consequentemente como premiê – e 117 contra. Ela precisava de 159 votos para continuar.

O primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SÁNCHEZ, anunciou nesta quarta-feira que decretará um aumento de 22 por cento do salário mínimo para 2019. Com o aumento, o salário mínimo no país do salário mínimo passará de 858 euros a mil e 50 euros brutos, o equivale a quatro mil 650 reais a partir de 2019. Será o maior desde 1977. SANCHEZ disse que “um país rico não pode ter trabalhadores pobres".

O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, acusou nesta quarta-feira os Estados Unidos de liderarem um complô com os governos de Brasil e Colômbia para derrubá-lo do poder e "assassiná-lo". De acordo com ele, os norte-americanos preparam um plano "para impor um governo ditatorial na Venezuela". MADURO acrescentou, referindo-se ao Brasil, que "vai dar uma lição" caso haja uma intervenção militar na Venezuela.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a quinta fase da Operação Registro Espúrio, que investiga fraudes e desvios relacionados a registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho. O ministro substituto, RICARDO SANTOS SILVA LEITE, foi suspenso do cargo e impedido de entrar no ministério. O objetivo da nova etapa, de acordo com a PF, é aprofundar investigações em autorizações irregulares de restituição de imposto sindical. O dinheiro, segundo investigadores, foi desviado da Conta Especial Emprego e Salário, onde são depositadas restituições de imposto. De acordo com a PF, o esquema desviou mais de 12 milhões de reais.

Após autorizar medidas de busca e apreensão em imóveis do senador do PSDB AÉCIO NEVES, o ministro do STF, MARCO AURÉLIO MELLO, vai analisar o pedido da Polícia Federal para bloqueio de 128 milhões do parlamentar, alvo de operação policial nesta terça-feira. O valor se refere a suposta propina que ele teria recebido em troca de supostos favores ao grupo J&F, do empresário JOESLEY BATISTA. No mesmo pedido para realizar as buscas, a PF requereu o bloqueio dos valores em contas, poupanças, investimentos e plano de previdência. O objetivo seria garantir o ressarcimento aos cofres públicos por supostos desvios, caso se confirmem as suspeitas contra o senador.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que ele e o filho FLÁVIO BOLSONARO pagarão "a conta" se houver algo de "errado" com FABRÍCIO JOSÉ CARLOS DE QUEIROZ, ex-assessor de FLÁVIO. BOLSONARO deu a declaração durante transmissão ao vivo no Facebook e comentou o fato de o Conselho de Controle de Atividades Financeiras ter encontrado movimentação suspeita de um milhão na conta do ex-motorista de FLÁVIO. Segundo o Coaf, nove funcionários do gabinete do deputado transferiam dinheiro para a conta de FABRÍCIO QUEIROZ em datas que coincidem com as datas de pagamento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Santa Catarina precisa de três bilhões de reais por ano, até 2022, para manter e ampliar a infraestrutura de transporte nos modais rodoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário. Só para as rodoviárias são necessários dois bilhões 250 milhões de reais. Essa é a estimativa feita na Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2019, lançada nesta quarta-feira pela Fiesc. Dentre investimentos estaduais e federais, o cálculo engloba obras importantes como duplicação e pavimentação das BRs 163 e a ampliação do aeroporto de Chapecó.

O projeto de lei que instituiu que os deputados estaduais de Santa Catarina devem receber 75 por cento do que ganham os deputados federais deve provocar impacto de dois milhões de reais a mais de despesa por ano na Assembleia Legislativa. Aprovada na terça-feira, a proposta foi para aprovação do governador EDUARDO PINHO MOREIRA, que tem 15 dias úteis para sancionar ou não. Se o texto for sancionado, os deputados federais precisam aprovar o aumento salarial deles em Brasília para valer o reajuste aos parlamentares do legislativo catarinense.

Santa Catarina aparece em quarto lugar entre os 27 estados brasileiros no ranking atualizado da transparência pública no Brasil, divulgado nesta quarta-feira pela Controladoria-Geral da União. O levantamento, chamado de Escala Brasil Transparente, avalia o grau de cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação. A nota final varia de 0 a 10 e Santa Catarina recebeu nove vírgula zero nove. No ano passado, o Estado ocupava a décima terceira posição na classificação, empatado com o Rio Grande do Norte.

Apae e promove últimas atividades do ano. Segundo a diretora da escola especial de Campo Erê LUCIANA ARTUSO para os alunos as aulas encerraram nesta semana. Porém os professores e direção seguem até dia 19. Esse período é necessário para encerramento, avaliação, organização, bem como um pré-planejamento para o próximo ano letivo. LUCIANA frisa que diversas ações e brincadeiras estão sendo feitas para marcar a última semana de aula.

Ano de grandes revoluções para Apae de Campo Erê. Quem avalia é a diretora da escola LUCIANA ARTUSO. De acordo com ela, 2018 teve muitos desafios mas também foi marcado por inúmeros avanços e superações. Toda equipe de profissionais da Apae esteve unida para trabalhar todas as ações propostas aos alunos.

Apae é contemplada com recurso do fórum. LUCIANA comenta que existe um dinheiro pago pelos apenados, que é revertido para projetos sociais, e Apae mais uma vez foi contemplada com adequação da quadra. Lembra que ela era apenas coberta, com chão de terra sem muito acesso aos cadeirantes. O trabalho de colocação de piso, já iniciou, e nos próximos dias atividade estará completa e pronta para o uso em 2019.

Instituto Guga Kuerten beneficia Apae de Campo Erê. A diretora LUCIANA ARTUSO frisa que em outros anos, a escola especial do município já havia sido contemplada pelo Instituto, mas agora ajuda veio para construção do jardim sensorial. A ideia é até fevereiro quando voltam as aulas que esteja tudo pronto. O jardim vai trabalhar e sensações através do tato, olfato e paladar. LUCIANA frisa que o jardim sensorial não será apenas para os apaeanos, mas aberta toda a rede de ensino do município para que eles também sintam as sensações.

Apae encerra atividades com piquenique entre os alunos. Quem comenta é a coordenadora pedagógica e diretora da escola em Anchieta IONE PRESSOTO. Segundo ela, as aulas encerraram ontem no Ar Livre Eco Turismo do município. A equipe pedagógica da escola ainda trabalha até a próxima quarta-feira. IONE, ressalta que devido à incerteza por parte do governo com relação a contratação de professores ACTs, ainda não tem a data para o início das aulas em 2019.

Manter e melhorar a escola é objetivo constante da Apae. Afirmação é da diretora IONE PRESOTTO Conforme ela, são inúmeras as atividades desenvolvidas pela escola especial para ajudar na manutenção e desenvolvimento das atividades com os alunos. Observa que teve um bom destaque a construção do plano individualizado dos alunos, que era um dos maiores objetivos do ano da gestão pedagógica.

Aposentados e pensionistas recebem segunda parcela do décimo terceiro salário. SILVESTRE SGANZERLA da Asapel – Associação dos Aposentados e Pensionistas de São Lourenço do Oeste e região, relata que o valor injetado na economia neste período em todo Brasil é muito alto. Além do INSS, tem ainda o dos demais trabalhadores. Conta que até ano passado o governo tirava 20 por cento da previdência para utilizar como quisesse, já neste, o valor subiu para 30 por cento. Na sua visão, isso não é justo, pois os aposentados e pensionistas contribuíram muitos anos para ter esse direito.

Equipe segue com organização do Itaipu Rural Show. MARCELO SALVATORI um dos membros da CCO, da feira de Pinhalzinho, relata que o Itaipu começou baseado nas lavouras de milho e por isso em todas as edições do Itaipu Rural Show faz demonstrações de diversas sementes de milho, soja, feijão, pastagem e fertilizantes. Acredita que até os dias do evento as plantações estejam ainda mais bonitas para demonstração aos visitantes. A feira acontece nos dias 30 e 31de janeiroe 1 e 02 de fevereiro.

Produtores participam de curso sobre notas eletrônicas. Quem informa é o secretário da Agricultura de saltinho ALÉRCIO PELENTR, o TATO. De acordo com ele, essa etapa que aconteceu nessa semana foi a terceira da formação. Com esse conhecimento os agricultores podem fazer a emissão de GTA que é o guia de trânsito animal da própria casa. Na opinião do secretário as três etapas do curso foram muito importantes para os produtores, pois além do conhecimento adquirido para emissão de GTA foi abordado outros assuntos relacionados é o trânsito de animais vivos.

Cooperalfa realiza pré-assembleia. VICENTE DAMBRÓS Gerente da alfa em Campo Erê, conta que objetivo é fazer a prestação de contas aos associados. Na manhã de hoje ocorreu com a filial de Campo Erê, São Bernardino e São Donato. VICENTE salienta que foram apresentados os números da movimentação financeira e econômica da cooperativa para que os associados fiquem a par da situação.

2018 foi um ano complicado para o setor pecuário. Afirmação é de VICENTE DAMBRÓS. Salienta que o setor está no vermelho com dificuldades na área da carne e leite, porém, a cooperativa está com bons resultados na área geral. O gerente ressalta que se sente feliz, pois a regional de Campo Erê teve um bom crescimento no ano. finaliza destacando que para 2019 as expectativas da Cooperalfa são ainda melhores.

Moradora de Anchieta reclama atraso nos serviços prestados pelo setor de obras. Conforme IVETE BUENO, que reside na Linha São Roque a família necessita de um escavo e terraplenagem para construção de uma nova estrebaria na propriedade. Ela explica que está é uma exigência das empresas que compram leite e por isso a família economizou recursos próprios durante o ano para aquisição dos materiais para edificação, porém, aguarda o serviço com as máquinas do setor de obras da prefeitura há mais de um ano.

Moradora diz que a administração se comprometeu em realizar o pedido, porém, além do atraso não houve respostas sobre prazos. Ela questionou a administração sobre o motivo desta diferenciação entre os atendidos e aqueles que estão sendo deixados de lado. A agricultora gostaria de saber se existe problema com as máquinas, com a ordem do cronograma, com a equipe da pasta ou se é de ordem política.

Agricultores que ajudam na economia de Anchieta exigem a contrapartida do poder público. Afirmação é de IVENE BUENO que reside numa propriedade cerca de oito quilômetros distante da cidade. Ela relata que todo material para construção da estrabaria foi comprado no comércio local para ajudar os lojistas. Além disso, ela garante que mensalmente existe retirada de notas fiscais do leite vendido e insumos comprados na totalidade para que o município receba os impostos, mas, a família também quer a contrapartida em atendimentos e programas. Ela percebe que a vida está cada vez mais difícil para os pequenos produtores, especialmente aqueles que estão na atividade leiteira, devido as regras rígidas e aumento de custos na produção

Agricultora considera justa a valorização em forma de incentivo para que os produtores continuem na atividade. IVETE pede que os vereadores que foram pedir votos também retornem visitar a comunidade para saber das demandas. A moradora lembra que o prefeito é agrônomo de formação e sabe das necessidades e dificuldades de quem vive no campo.

Prefeitura de Anchieta chegou a iniciar trabalho em propriedade onde moradores estão fazendo acobrança. A informação é do secretário de Obras ITAMAR CAVASIN. Ele afirma que a equipe esteve no local no dia 27 do mês passado para realização do escavo e terraplenagens para colocação de cargas de cascalho. O secretário justifica que como o município está em turno único a equipe ficou de retornar no dia seguinte junto ao cronograma de recuperação de estradas. Ele explica, no entanto, que no dia seguinte choveu e não foi possível finalizar. O secretário garante que houve contato com o proprietário para esclarecer sobre o problema e o acordo seria que esse trabalho acontecerá nesta semana.

Secretário garante que não houve diferenciação, mas, que há demanda de serviços público em decorrências das chuvas e danos causados em estradas, pontes e bueiros. CAVASIN, admite que a prioridade é fazer os serviços públicos primeiro para garantir trafegabilidade e em seguida, pedidos particulares. O secretário lembra que esse trabalho relativo as horas máquinas é cobrado e por isso o produtor em caso de urgência poderia ter contratado outro prestador do serviço terceirizado.

PRF faz grande apreensão de cigarro. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 30 mil maços de cigarro ontem em Marmeleiro. Os policiais fizeram a abordagem na BR-280. O motorista, um homem de 40 anos, apresentou nervosismo e prestou informações conflitantes durante a abordagem. Além da carga de cigarros foi encontrado um rádio clandestino e constatou-se que o caminhão está com chassi e número do motor raspados. O homem foi detido por contrabando, adulteração de sinal identificador e uso irregular de radiotransmissor. A carga seguiu para a Receita Federal de Cascavel e o homem foi encaminhado para a Polícia Judiciária do mesmo município.

PM recupera camionete roubada depois de atirar contra bandidos. Uma grande movimentação da Polícia chamou a atenção da população de Barracão e de Dionísio Cerqueira no final da tarde de ontem. A ocorrência, que culminou no Bairro Alvorada, na divisa com a Argentina, teria iniciado por volta das 18 horas e 30 minutos, com o roubo de uma caminhonete em Salgado Filho. Naquele local, dois homens armados e a bordo de uma motocicleta deram voz de assalto à vítima, que foi amarrada junto a sua esposa dentro da residência. Do local os bandidos roubaram uma camionete Ford Ranger, 02 celulares e a quantia de mil e meio em dinheiro.

Logo após o roubo os bandidos fugiram sentido à fronteira. De posse dessas informações as equipes policiais de Barracão iniciaram as atividades de campana nas proximidades da divisa com o país vizinho, sendo que poucos minutos depois foi avistada a referida camionete vindo em direção à equipe PM. Imediatamente foi dada voz de abordagem, sendo que em um primeiro momento os bandidos deram a entender que se deteriam, no entanto, o caroneiro tirou a arma e apontou contra os policiais, enquanto o motorista acelerou o veículo em direção aos PMs. Diante da ameaça um dos policiais reagiu e efetuou dois disparos contra a camionete, sendo que um dos disparos atingiu o para-brisas e o outro a lateral do veículo.

Em alta velocidade os bandidos seguiram em fuga até uma rua sem saída, onde acabaram abandonando a camionete e seguiram a fuga a pé, já pelo país vizinho. As informações foram repassadas às equipes policiais da Argentina, que iniciaram as buscas pelos ladrões. A ocorrência também contou com apoio das equipes do BPFron, Rotam e PMs da região, inclusive das equipes da PM catarinense. A camionete foi apreendida e, apesar do esforço das equipes policiais, os bandidos não foram localizados até o momento.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.