ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 13/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

O incêndio que atinge o norte da Califórnia desde quinta-feira, o Camp Fire, deixou 42 mortos até agora e se tornou o mais letal registrado no estado americano. 13 mortos foram encontrados nesta segunda-feira e dez deles estavam na cidade de Paradise, que tem 26 mil habitantes e que foi completamente destruída pelas chamas. O número de vítimas ainda pode subir nos próximos dias porque 228 pessoas estão desaparecidas. O incêndio obrigou 52 mil pessoas deixar suas casas.

Uma gravação ligada ao assassinato do jornalista JAMAL KHASHOGGI está sendo vista como uma indicação de que o príncipe saudita MOHAMMED BIN SALMAN teria envolvimento direto no caso. De acordo com matéria do “New York Times”, a gravação, coletada pela inteligência turca, contém a voz de ABDULAZIZ MUTREB, um dos 15 acusados pela morte, conversando com um superior por telefone, pedindo a este que “avise ao seu chefe” que o trabalho havia sido feito. O jornalista saudita foi morto dentro do consulado de seu país em Istambul, quando foi ao local para buscar um documento.

A Coreia do Norte opera pelo menos 13 bases não declaradas para ocultar mísseis móveis com capacidade nuclear. A informação foi divulgada em um estudo publicado nesta segunda-feira, o que gera dúvidas sobre a iniciativa da política externa adotada pelo presidente DONALD TRUMP. De acordo com os pesquisadores, as bases estão espalhadas por todo o país em instalações subterrâneas dotadas de túneis em vales montanhosos estreitos. Eles alertaram que o número desse locais pode chegar a 20.

O empresário e um dos donos do sítio em Atibaia, FERNANDO BITTAR, disse em interrogatório à Justiça Federal nesta segunda-feira que achava que o ex-presidente LULA faria o pagamento das obras na propriedade. BITTAR, o ex-presidente e outras 10 pessoas são réus no processo da Operação Lava Jato. Conforme o Ministério Público Federal, LULA recebeu propina de empresas como a OAS e a Odebrecht por meio da reforma e decoração no sítio em que frequentava com a família. BITTAR disse que a família de LULA começou a utilizar mais a propriedade, inclusive levando objetos pessoais para o local. O ex-presidente está preso em Curitiba.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, reconheceu nesta segunda-feira que há dificuldades em aprovar a reforma da Previdência ainda este ano. Segundo ele, a avaliação foi feita pelo economista PAULO GUEDES, que assumirá o superministério da Economia, e que está à frente das principais negociações sobre o tema. Para BOLSONARO, a reforma tem de começar pelo setor público, considerado por ele deficitário. Também afirmou que não se deve pensar em uma reforma baseada apenas em cálculos e números. Ele disse que é preciso pensar no impacto social da reforma.

A Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Superior Eleitoral informou nesta segunda-feira ao ministro LUÍS ROBERTO BARROSO ter encontrado "inconsistências" na prestação de contas da campanha do presidente eleito JAIR BOLSONARO. Na semana passada, ele entregou a prestação de contas com arrecadação de quatro milhões 377 mil reais e gastos de dois milhões 812 mil reais. Ao todo, foram apontadas 23 "inconsistências" que envolvem impropriedades, como erros formais ou dados inexatos, além de suspeitas de irregularidades na prestação e falta de documentos. BOLSONARO tem três dias para apresentar notas e documentos faltantes.

De acordo com pesquisa do Conselho Nacional de Justiça, cerca de 299 jovens estão internados no sistema socioeducativo em Santa Catarina. Destes, 16 vírgula 62 por cento são internos provisórios, ou seja, tiveram a liberdade privada sem uma sentença judicial definitiva. O levantamento informa ainda que 14 adolescentes são do sexp feminino. O CNJ concluiu que há, no Brasil, cerca de 22 mil 640 jovens privados de liberdade, internados em um dos 461 estabelecimentos socioeducativos existentes no país, acusados de terem praticado algum ato infracional.

O Tribunal Superior Eleitoral deve julgar hoje um recurso ajuizado pelo Ministério Público Eleitoral que pede o indeferimento do registro de candidatura de BETO MARTINS do PSDB. O ex-prefeito de Imbituba concorreu como segundo suplente do senador JORGINHO MELLO do PR, eleito com a segunda maior votação do Estado. , O Ministério Público Eleitoral aponta que a filiação partidária de MARTINS ao PSDB consta somente a partir de 12 de abril de 2018, ou seja, fora do prazo mínimo de seis antes das eleições. Ele alega que o partido se equivocou e trocou a data de filiação ao fazer o registro. O caso vai a julgamento para uma decisão colegiada. O processo é ovigésimo sétimo na pauta desta terça-feira.

O Tribunal Superior Eleitoral está investigando as contas de, pelo menos, 163 políticos catarinenses. A suspeita é de que haja irregularidades nos dados contábeis das campanhas deles. A maioria dos casos envolve problemas com doações registradas. Em todo o Brasil, foram registrados problemas semelhantes em aproximadamente 25 mil candidaturas. O Tribunal Regional Eleitoral informou que não vai se manifestar a respeito. Até o momento, foram identificados indícios de fraudes como doações de empresas para campanhas e de pessoas mortas que foram listadas como doadores, por exemplo.

São Lourenço do Oeste sedia Assembleia Geral Ordinária do Cejesc. A informação é da coordenadora do núcleo dos jovens e empreendedores MORGANA KOLLING. De acordo com ela, o evento ocorreu no Poente Hotel, em São Lourenço do Oeste. Jovens empreendedores de todas as regiões do estado de Santa Catarina participaram da programação. Conta que o Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de São Lourenço, foi quem sediou o evento. Mais de 100 jovens participaram do evento, que teve duração de dois dias.

Cases empresariais são apresentados na Assembleia Geral Ordinária do Cejesc. Segundo MORGANA, o primeiro foi contado pelo empresário lorenciano e presidente do conselho superior da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, ERNESTO RECK. Na sequência, o grupo foi instigado pelo do diretor da Lugano Participações, ALDAIR MACHADO, com o tema “Gestão de empresas: um olhar financeiro”, ele compartilhou algumas experiências sobre a sua trajetória profissional e deixou claro que o mercado, tanto para o profissional, quanto para o empresário, está em constante e acelerada transformação.

Jovens fazem visitas técnicas ao Laticínios Lorenzo e à Kellogg’sParati. A coordenadora comenta que os dois dias foram de muitas ações, aprendizado e troca de experiências entre os participantesas empresas visitadas. Eles passaram ainda Loja da Enele Sofás e Planejados, onde participaram do “Negócio Aberto”. No final, os núcleos puderam dar sugestões e contribuições para a melhoria das atividades e do envolvimento dos jovens no movimento.

Assembleia é um momento para discutir rumos do movimento de jovens empreendedores de Santa Catarina. MORGANA KOLLING, destaca que o Cejesc é formado hoje por 71 núcleos de jovens empreendedores. Segundo ela, é a partir dessas reuniões que o Conselho define a linha de atuação e quais projetos serão trabalhados para fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia.

Assembleia Geral Ordinária do Cejesc é importante para todos os ramos. A coordenadora observa que independente da área de atuação de casa jovem empreendedor, os conhecimentos adquiridos no encontro servem para tudo. No seu entendimento, o evento foi um sucesso, pois, além da participação de jovens de todas as regiões do Estado, houve o apoio da Facisc e Acislo, além do patrocínio da Kellogg’sParati, Casa do MDF e Prefeitura de São Lourenço do Oeste, e apoio técnico do Sebrae e da Semana Global do Empreendedorismo.

Conferência dos direitos das crianças e adolescentes acontece hoje em Anchieta. Quem lembra é a presidente do conselho no município IONE PRESOTTO. De acordo com ela, o encontro acontece daqui a pouco às 13 horas, na Câmara de Vereadores. A Conferência da Criança e Adolescente vai debater proteção, diversidade e violência. IONE destaca que o tema central será: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências. Acrescenta que o promotor da comarca irá ministrar uma palestra, abordando os direitos e deveres das crianças e adolescentes.

Conferência dos direitos das crianças e adolescentes será aberta para toda comunidade. IONE PRESOTTO comenta que fez o convite principalmente às crianças e adolescentes, mas ressalta que a participação dos pais é muito importante. A presidente salienta que esse é o momento de debater e sugerir propostas para fazer enfrentar as violências que acontecem com esse público.

Saúde tem ações especiais para novembro azul, que visa a saúde do homem. MARLA FACHIN é a secretária da pasta em Saltinho. Ela avalia como muito positiva o Outubro Rosa que trabalhou a saúde da mulher, sempre com agendamentos lotados e bastante participação do público feminino. Nesta semana teve palestra no centro comunitário para homens e mulheres, com temas relacionados a saúde de ambos. MARLA, frisa a importância dos dois públicos cuidarem e se conscientizarem mais sobre a saúde.

Secretaria de Saúde tem atendimento especial para homens nesta semana. Afirmação é de MARLA FACHIN. Destaca que o foco principal é para homens acima dos 40 anos, porém, nada impede que homens de outra idade precisem e procuram pelo atendimento. As ações abrangem desde saúde bucal, consultas, exames e testes rápidos. A secretária frisa que no dia 30, agora de novembro, a pasta estará com horário diferenciado para atender os homens que não conseguem ir até a unidade no horário comercial. Será das 17 às 21 horas.

Ampec promove assembleia geral ordinária. Segundo o presidente da Associação de micro, pequenas empresas e empreendedores individuais de Campo Erê, ADELIR BUSSOLARO, a pauta do encontro foi a troca de diretoria para o biênio 20192020. INHO, destaca que está deixando a diretoria e agora está entregando associação. As chapas são apresentadas no momento da eleição.

Sala do MEI organiza Feira de Negócios. A informação é do coordenador da sala do empreendedor de Campo Erê NELSON TRESSSOLDI. Ele conta que depois de uma conversa com todos os empreendedores do município, ficou acertado que nos dias 15 e 16 de dezembro, será realizada uma feira no Centro de Eventos. Objetivo é que cada empreendedor independente do ramo, possa expor seus produtos e serviços.

Feira de negócios em dezembro acontece em datas estratégicas. Segundo TRESSOLDI, nesta época, os consumidores sempre estão em busca de produtos com promoção, e também é um período em que os trabalhadores recebem o decimo terceiro salário. O coordenador frisa, que ação não terá custo nenhum para os expositores, o espaço é disponibilizado pela administração por meio da Sala do Empreendedor. Convida a todos os empreendedores do município para participar.

Feira de negócios atrai consumidores. NELSON TRESSOLDI – coordenador da Sala do Empreendedor de Campo Erê, ressalta que o evento é uma oportunidade não apenas para os consumidores comprarem produtos com preços menores, mas também dos lojistas exporem seus produtos e serviços, diminuindo as chances de feiras de fora do município virem para Campo Erê

Setor de blocos terá mudanças no atendimento. LUIZ CARLOS NEGRI- Responsável pelo setor de blocos de São Bernardino, salienta que a mudança ocorre em dezembro, onde serão atendidas somente emergências.Afirma que os agricultores devem se programar e conferir os blocos para que se precisar de algum serviço, ainda possam procurar nesse restante do mês de novembro. NEGRI comenta que durante o mês de dezembro estará de férias, por isso a mudança no atendimento.

Somente emergências serão atendidas em dezembro. Quem reafirma é LUIZ CARLOS NEGRI, complementa que durante o próximo mês um outro profissional estará atendendo algumas situações do setor de blocos, mas lembra que somente casos de emergência.LUIZ CARLOS salienta que nesse mês de novembro os serviços ocorrem normalmente, das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. O profissional avalia positivamente os trabalhos no setor, afirma que os blocos estão todos controlados com os lançamentos em dia.

Operação Proclamação da República 2018. A Polícia Rodoviária Federal inicia amanhã a Operação. Serão cinco dias de aumento na fiscalização nas rodovias federais do estado, visando educar, prevenir, manter a normalidade do fluxo de veículos e reduzir o número de acidentes e vítimas no trânsito. Ação será realizada até as 23 horas e 59 minutos de domingo. As principais infrações a serem evitadas são o excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, não uso cinto de segurança ou de dispositivos de retenção para as crianças, ultrapassagens indevidas e uso de telefone celular.

PRF em Santa Catarina contará com reforço de 10 policiais rodoviários federais. No ano passado, neste mesmo período de cinco dias foram registrados 141 acidentes, nos quais 180 pessoas se feriram e quatro morreram nas rodovias federais do estado. Espera-se um aumento considerável no fluxo de veículos principalmente na quarta-feira à tarde e noite, quinta-feira pela manhã e no domingo à tarde. Como acontece em todos os feriados prolongados, o tráfego de veículos com dimensões excedentes e tipo cegonha será restrito em alguns momentos nas rodovias federais de pista simples.

Restrição dos veículos com dimensões excedentes e tipo cegonha visa aumentar a fluidez do trânsito. Nos dias e horários de maior movimento, esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem descarregados ou possuírem Autorização Especial de Trânsito.

Duas casas são arrombadas no mesmo bairro. A Polícia Militar de Marmeleiro foi solicitada para atender a uma ocorrência de furto em residência, na Rua dos Papagaios. A vítima relatou que se ausentou por cerca de 45 minutos da casa, e percebeu que a porta da frente estava arrombada, dando falta de uma televisão de 42 polegadas. A vítima disse ainda que foi pedir emprestado o telefone do vizinho para ligar pra PM, mas não tinha ninguém na residência e ela também estava arrombada. Um dos moradoradores próximo disse ter visto um sedan de cor verde escura, ocupado por um casal, com boas vestimentas, parado em frente à residência, e que o homem saiu da casa com a televisão nas mãos, levando até o carro. Foi realizado patrulhamento, porém nada foi localizado até o momento.

Operação conjunta das policias civil e militar resulta na recuperação de quatro veículos. Durante uma operação ontem, a Polícia Militar, em conjunto com a Civil, recuperou quatro carros furtados em São Lourenço do Oeste. Foram encontrados um Voyage furtado em São Lourenço do Oeste, um Vectra abandonado no interior com sinais de arrombamento, um Gol furtado em Novo Horizonte e um Apolo recuperado em Vitorino.

Denuncia ajuda polícia recuperar veículos. Segundo a PM, houve uma denúncia de que quatro homens estavam em um posto de combustíveis na SC-157, bairro Perpétuo Socorro, com um carro furtado e fazendo o abastecimento. Ao verem a viatura, fugiram, mas acabaram entrando em uma rua sem saída e abandonaram o carro, fugindo a pé. Durante a perseguição, três homens, um de 33, 37 e outro de 22 anos, foram localizados e presos. O quarto envolvido não foi localizado, porém foi identificado. Eles foram conduzidos para a delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.