ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 13 10 2018

-MAIOR DOADOR DA ELEIÇÃO REPASSOU SETE MILHÕES A 53 CANDIDATOS

-UNIÃO VAI LIBERAR 20 MILHÕES PARA OBRAS NA SERRA DO RIO DO RASTRO

-NOVA SEDE DA RÁDIO ITAPIRANGA SERÁ INAUGURADA HOJE A NOITE

-MERISIO E COMANDANTE MOISÉS FAZEM DEBATE QUENTE NA PEPERI

-PROGRAMA FOI O PRIMEIRO ENCONTRO DOS CANDIDATOS NO SEGUNDO TURNO

-COLISÃO FRONTAL MATA DUAS PESSOAS NA BR 282

-MULHER É ENCONTRADA MORTA EM AÇUDE NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O número de mortos pela passagem do MICHAEL subiu para 16 nesta sexta-feira, depois que cinco pessoas morreram na chegada da tempestade no estado de Virgínia. O número de vítimas deve aumentar ainda mais, já que ainda não foram contabilizadas mortes em comunidades à beira-mar. O MICHAEL atingiu a Flórida nesta quarta-feira como um furacão de categoria quatro e ventos de até 250 quilômetros por hora e foi rebaixado para tempestade tropical.

Um tribunal da Turquia decidiu nesta sexta-feira conceder liberdade ao pastor evangélico americano ANDREW BRUNSON. O tribual sentenciou BRUNSON a três anos e um mês de prisão, mas concluiu que ele não precisará ficar mais tempo sob custódia por causa do tempo que já esteve preso. Ele foi preso em outubro por "terrorismo" e "espionagem", acusado de agir em nome de duas organizações consideradas terroristas pela Turquia.

Quatro militares venezuelanos foram libertados nesta quinta-feira após cumprirem pena por participar de um suposto plano para derrubar o presidente NICOLÁS MADURO em 2015. Um dos antigos oficiais, RICARDO ANTICH, cumpriu a totalidade da pena, enquanto os demais tiveram redução por admitirem sua participação no complô. A ONG Foro Penal declarou via twitter que eles jamais deveriam ter sido presos. Por este caso, cinco militares e três civis foram condenados a penas de entre três e dez anos de prisão.

O empresário RUBENS OMETTO ocupa o primeiro lugar no ranking de doadores nestas eleições. OMETTO repassou sete milhões a 53 candidatos de 14 partidos diferentes.. Desse grupo, 24 candidatos de 10 siglas conseguiram se eleger. Segundo a revista Forbes, a fortuna de OMETTO é de um bilhão e 400 milhões de reais. Atualmente, o empresário exerce a presidência do Conselho de Administração da Cosan, empresa com negócios nos segmentos de energia, gás e logística. O segundoº colocado no ranking de doadores foi NEVALDO ROCHA, fundador do Grupo Guararapes três milhões e 200 mil reais.

O candidato do PSL à Presidência da República, JAIR BOLSONARO, defendeu nesta sexta-feira, em uma rede social, uma reforma administrativa como forma de reduzir e remanejar "gastos desnecessários" e, assim, destinar mais recursos para áreas consideradas "essenciais". BOLSONARO avaliou que, ao combater fraudes em programas sociais, sobrarão mais recursos para "garantir maior renda aos mais necessitados". Ele disse que vai descentralizar recursos para que estados e municípios tenham maior autonomia financeira para atender as peculiaridades das regiões.

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira que, se eleito, vai ter como meta o desmatamento zero. Ele deu a declaração após participar de uma missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida em uma igreja na Zona Sul de São Paulo. Ainda no tema do meio ambiente, HADDAD disse que vai estimular o aumento da produtividade de terra cultivada e investir parte das reservas cambiais em energias renováveis. Ele também falou de propostas para a educação infantil e disse que a meta é colocar todas as criança a partir de quatro anos na escola.

A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou nessa quinta-feira a relação de candidatos por vagas para o Vestibular de Verão 2019. Serão oito mil e 73 pessoas na disputa por mil 265 vagas de 47 cursos gratuitos de graduação presencial em nove municípios. Cada curso de graduação reservou 30 por cento das vagas para o vestibular, sendo 20 por cento para os que estudaram o Ensino Médio na rede pública e 10 por cento para negros. A prova objetiva e a redação serão no dia 25 de novembro. As provas de habilidade específica de Música e de Teatro ocorrerão em 24 de novembro e em 5 de dezembro, respectivamente.

O apoio de JAIR BOLSONARO já provoca enfrentamento judicial neste segundo turno da disputa pelo governo de Santa Catarina. O candidato do PSL, COMANDANTE MOISÉS, ingressou com representação solicitando a remoção das redes sociais da campanha de GELSON MERISIO do PSD de “imagens incluindo nome, número ou quaisquer referência ao candidato à presidência da República” do PSL. O pedido do COMANDANTE MOISÉS se estende à propaganda eleitoral do adversário em rádio e televisão. Para o PSL, o uso de materiais do candidato do PSD ao lado de Bolsonaro pode “confundir o eleitor, criando a falsa realidade de que JAIR BOLSONARO e GELSON MERÍSIO estão coligados”.

A Serra do Rio do Rastro vai receber cerca de 20 milhões de reais para obras de contenção de encostas, confirmou o ministro da Secretaria de Governo, CARLOS MARUN, em reunião com o governador de Santa Catarina, EDUARDO PINHO MOREIRA, nesta sexta-feiraem Florianópolis. Há meses ocorrem deslizamentos na região, causando risco aos motoristas. O governo do estado informou que até a próxima semana será lançado um edital para os trabalhos. São 25 pontos que devem sofrer intervenção.

A comunidade de Linha Aparecida realizou nesta sexta-feira a vigésima sétima edição da Romaria de Nossa Senhora. O tema da celebração deste ano é “Com Jesus e Maria, em igreja missionária”. A programação começou por volta das dez horas da manhã com a celebração na igreja da comunidade. Ao meio-dia, foi servido churrasco no salão comunitário e à tarde aconteceu a matiné. Não houve a procissão pela BR 282, mas algumas famílias mantiveram a tradição e foram caminhando até a comunidade.

O tradicional desfile da quadragésima Oktoberfest de Itapiranga foi realizado na tarde desta sexta-feira. O atividade durou mais de uma hora e reuniu vários carros alegóricos, grupos de danças, autoridades e mais de 50 ex-soberanas da festa. De acordo com os organizadores, esse foi o maior desfile da história da Oktober, lotando praticamente toda a Rua do Comércio. Os bailões começaram as oito horas da noite. Para hoje está marcada a inauguração do prédio da rádio Itapiranga a partir das seis da tarde.

Um grande público acompanhou a final do Canta São Miguel na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel nesta sexta-feira. O festival teve a participação de 45 participantes, 15 em cada categoria: infantil, infanto-juvenil e adulto. O cinco melhores colocados da eliminatória de quinta-feira se classificaram para a final de ontem à noite. Os vencedores do festival ganharam premiação em dinheiro e troféu. As fotos do Canta São Miguel estão no portal da Peperi na internet.

A festa da Cultura prossegue neste final de semana com muitas atrações na praça Walnir Botaro Daniel. A programação será retomada hoje, as três horas da tarde, com a gastronomia das Etnias e a transmissão ao vivo do Programa de Rádio "Saudades da Querência" da Peperi. As quatro horas tem Feira de Artesanato, Feira do Livro e mateada na área coberta. Para as seis horas da tarde está previsto a desfile Cultural pelas ruas da cidade. As sete e meia da noite ocorre a noite cultural com apresentações artísticas das etnias, grupos folclóricos, CTG e outras entidades.

Os vencedores do Canta São Miguel vão fazer uma apresentação especial neste domingo. Os ganhadores do festival nas categorias infanto-juvenil, juvenil e adulto vão voltar ao palco da rua coberta para uma edição especial do Palco Aberto. A apresentação dos 15 finalistas está marcada para as quatro horas da tarde. A programação também prevê a apresentação de outros artistas regionais. O encerramento da Festa da Cultura de São Miguel do Oeste vai acontecer as seis horas da tarde de domingo

A associação dos municípios do extremo-oeste realizou nesta semana a assembleia geral dos prefeitos em Itapiranga. O encontro aconteceu na quinta-feira, antes das apresentações culturais da Oktoberfest na cidade. De acordo com o prefeito de Itapiranga e presidente da Ameosc, JORGE WELTER, a pauta do encontro foi a emissão de Guia de Transporte Animal com o número da nota do produtor rural e a nova legislação do Sistema Inspeção de produtos de origem vegetal e animal. Os prefeitos também conheceram detalhes do projeto para produção de energia a partir de dejetos da suinocultura.

Os prefeitos também aprovaram na assembleia geral desta semana a programação do primeiro congresso de municípios da Ameosc. O evento está confirmado para os dias 22 e 23 de novembro na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente da associação, JORGE WELTER, um dos eixos temáticos do encontro será o meio ambiente e as dificuldades enfrentadas pelos municípios. Um dos debates será o diagnóstico sócio ambiental que as prefeituras precisam realizar. WELTER citou que os outros dois eixos são a inovação e o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios.

Além das palestras e debates sobre os três eixos temáticos, o congresso dos municípios da Ameosc terá um espaço para a apresentação das boas práticas das prefeituras nessas áreas. De acordo com o presidente da Ameosc, JORGE WELTER, as prefeituras vão apresentar ações que já estão sendo promovidas no meio ambiente, turismo e inovação e desenvolvimento sustentável. WELTER citou que o objetivo é trocar experiências. O congresso também vai prestar uma homenagem aos ex-presidentes da Ameosc, entidade que está completando 47 anos de atuação no extremo-oeste.

A Peperi promoveu neste sábado o primeiro debate do segundo turno no estado entre os candidatos a governador de Santa Catarina. O programa reuniu o candidato do PSD, GELSON MERÍSIO e do PSL, COMANDANTE MOISÉS. O debate começou as oito horas da manhã e teve cerca de duas horas de duração. O encontro foi marcado pela apresentação de propostas e pela troca de acusações em alguns momentos. O debate foi será transmitido pelas rádios Peperi, Oeste, Cedro, Atalaia e Itapiranga. Além disso, houve transmissão pelas redes sociais da Peperi, como o Facebook e o Instagram.

Eleitores dos dois candidatos a governador se concentraram em frente a Peperi durante o debate deste sábado. Os apoiadores de GELSON MERÍSIO do PSD e COMANDANTE MOISÉS do PSL aguardaram o final do debate para cumprimentar os candidatos. Eles levaram bandeiras para saudar os dois postulantes ao cargo de governador. A chuva atrapalhou a presença do público em frente a rádio, mas mesmo assim, os dois grupos se organizaram e levaram a militância para apoiar os candidatos.

O debate deste sábado com os candidatos a governador na Peperi teve quatro blocos e três deles foram destinados para perguntas diretas entre GELSON MERÍSIO e COMANDANTE MOISÉS.No primeiro bloco, eles responderam a seguinte pergunta formulada pela produção. Cada candidato teve três minutos para responder qual o principal problema do estado e como o candidato vai resolver essa dificuldade, citando, inclusive, de onde vai tirar o dinheiro para adotar a solução. Ainda no primeiro bloco, eles falaram sobre funcionalismo público, rodovias, segurança pública, dívida pública, terceira idade e meio ambiente. Ao longo do segundo, terceiro e quatro blocos cada candidato fez cinco perguntas ao oponente. No bloco de encerramento, haverá espaço para as considerações finais.

A infraestrutura é um dos principais problemas de Santa Catarina. A declaração é do candidato do PSL, COMANDANTE MOISÉS. Ele respondeu à pergunta da produção citando que o estado tem sérios problemas de rodovias e aeroportos. MOISÉS citou que é preciso investir em melhorias nas estradas para beneficiar, especialmente, a agricultura.

Na visão do candidato do PSD GELSON MERÍSIO, o principal problema de Santa Catarina é a segurança pública. Ele disse que o estado está no limite da capacidade de resposta e é preciso investir nessa área. MERISIO afirmou que vai contratar mais policiais para aumentar a segurança do catarinense tanto na cidade quanto nas áreas rurais dos municípios.

O funcionalismo público foi o primeiro tema sorteado pelo candidato do PSL no debate desta manhã na Peperi. COMANDANTE MOISÉS afirmou que o tamanho da maquina é uma grande desafio para o próximo governador. Ele disse que o estado tem cargos de confiança em excesso e dificuldade com contratação de ACTs. MOISÉS defendeu a valorização dos servidores da segurança, saúde e educação. O candidato do PSL afirmou que é preciso reduzir o tamanho do estado e manter esses três setores fortalecidos. MOISÉS disse que em outros setores o governo pode trabalhar com a terceirização e as parcerias públicas privadas.

O primeiro tema sorteado pelo candidato do PSD, GELSON MERISIO foi turismo. Ele afirmou que a primeira infraestrutura necessária para promover o turismo é a segurança pública. Na visão de MERISIO, um destino seguro vai atrair um número ainda maior de visitantes. O candidato do PSD disse que para a região é preciso desenvolver um sistema integrado com os estados vizinhos para receber os turistas. MERISIO também defendeu a participação do mercado e das empresas para o fortalecimento do setor. O caminho para o turismo, segundo ele, é investimento público na infraestrutura e segurança, e privado em roteiros turísticos.

A Rede Peperi, mais uma vez, cumpriu com o seu papel de levar informação para o eleitor. A declaração é do diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA. Ele comentou que a principal missão das rádios é garantir que as pessoas recebam informações corretas e imparciais. Para BALDISSERA, o debate tem exatamente objetivo e a Peperi contribui para que o eleitor possa comparar os candidatos e decidir em quem votar. Ele destacou que a Peperi tem tradição em debates e coberturas eleitorais e pretende manter essa atuação por muitos anos.

A Polícia Civil e a Polícia Militar de Palma Sola cumpriram um mandado de prisão contra um homem de 36 anos em Dionísio Cerqueira. De acordo com as investigações, ele praticou o crime de lesão corporal de natureza grave contra a filha. A vítima e a irmã dela foram afastadas do convívio familiar por decisão judicial.

Na época, o acusado chegou a ser preso preventivamente, obtendo posteriormente o benefício de responder ao processo em liberdade. Com a sentença definitiva de oito anos e 10 meses de reclusão, decretada nesta semana, o agressor foi localizado e preso. Segundo a Polícia Civil, a agressão sofrida pela vítima causou comoção na cidade de Palma Sola em razão da crueldade empregada. O preso foi encaminhado à UPA de São José do Cedro.

A Polícia Civil prendeu nesta semana um homem indiciado em inquérito policial por envolvimento em crime de roubo ocorrido em Dionísio Cerqueira. O assalto aconteceu em junho de 2017. Na companhia de outras duas pessoas, ele atraiu um entregador de pizza para um local afastado e o trio levou a motocicleta do trabalhador. O acusado já havia sido preso pela Polícia Civil no ano passado, mas teve a prisão revogada mediante imposição de medidas cautelares. Ele descumpriu diversas determinações e por isso teve novamente decretada a prisão.

Duas pessoas morreram em um colisão no começo da tarde de ontem na nas proximidades do campus da Udesc em Pinhalzinho. O acidente aconteceu nas proximidades do campus da Udesc de Pinhalzinho e envolveu um Palio, de Pinhalzinho, e uma motocicleta, placa de Nova Erechim. O motorista do Pálio e o condutor da motocicleta morreram no local. Um deles foi identificado como LUCAS PRESTES, de 27 anos. Duas pessoas, uma mulher com suspeita de traumatismo craniano e uma criança, que apresentava ferimentos generalizados, foram conduzidas ao Hospital de Pinhalzinho para avaliação. Devido à gravidade, o menino de cinco anos foi transferido para Chapecó pelo helicóptero do Saer Fron.

Uma mulher foi encontrada morta em um açude no interior do município de Guaraciaba. A ocorrência foi registrada por volta das sete e meia da manhã deste sábado pelos bombeiros. A guarnição foi chamada para atendimento de uma vítima de um afogamento na Linha Welter, interior do município. CLARA HENKES, 73 anos, foi encontrada pelo filho boiando em um açude da propriedade. Ele retirou o corpo e tentou manobras de ressuscitação, sem êxito. Ao chegar ao local os bombeiros encontraram a idosa já sem os sinais vitais. A causa da morte agora será investigada pela polícia civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.