ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 13.10.2018

-MAIOR DOADOR DA ELEIÇÃO REPASSOU SETE MILHÕES A 53 CANDIDATOS
-UNIÃO VAI LIBERAR 20 MILHÕES PARA OBRAS NA SERRA DO RIO DO RASTRO
-VÍTIMAS DE BULLYNG PASSAM POR PROJETO DE “TRANSFORMAÇÃO”
-EPAGRI FOCA ORIENTAÇÕES NAS PASTAGENS PERENES
-EDIFÍCIO DA PEPERI É ITAPIRANGA SERÁ INAUGURADO HOJE
-SENADOR ELEITO CRITICA PESQUISAS ELEITORAIS FEITAS POR INSTITUTOS
-MORADORES CRITICAM LOCAL ESCOLHIDO PARA ESTAÇÃO DE ESGOTO
-CONDENADO POR AGREDIR A FILHA É PRESO EM PALMA SOLA
-GESTANTE FICA FERIDA EM ACIDENTE ENVOLVENDO VEÍCULO DA SAÚDE
-IDOSA MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO NO INTERIOR DE GUARACIABA

O tempo é chuva. A previsão para as próximas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira

O número de mortos pela passagem do MICHAEL subiu para 16 nesta sexta-feira, depois que cinco pessoas morreram na chegada da tempestade no estado de Virgínia. O número de vítimas deve aumentar ainda mais, já que ainda não foram contabilizadas mortes em comunidades à beira-mar. O MICHAEL atingiu a Flórida nesta quarta-feira como um furacão de categoria quatro e ventos de até 250 quilômetros por hora e foi rebaixado para tempestade tropical.

Um tribunal da Turquia decidiu nesta sexta-feira conceder liberdade ao pastor evangélico americano ANDREW BRUNSON. O tribunal sentenciou BRUNSON a três anos e um mês de prisão, mas concluiu que ele não precisará ficar mais tempo sob custódia por causa do tempo que já esteve preso. Ele foi preso em outubro por "terrorismo" e "espionagem", acusado de agir em nome de duas organizações consideradas terroristas pela Turquia.

Quatro militares venezuelanos foram libertados nesta quinta-feira após cumprirem pena por participar de um suposto plano para derrubar o presidente NICOLÁS MADURO em 2015. Um dos antigos oficiais, RICARDO ANTICH, cumpriu a totalidade da pena, enquanto os demais tiveram redução por admitirem sua participação no complô. A ONG Foro Penal declarou via twitter que eles jamais deveriam ter sido presos. Por este caso, cinco militares e três civis foram condenados a pena de entre três e dez anos de prisão.

O empresário RUBENS OMETTO ocupa o primeiro lugar no ranking de doadores nestas eleições. OMETTO repassou sete milhões a 53 candidatos de 14 partidos diferentes.. Desse grupo, 24 candidatos de 10 siglas conseguiram se eleger. Segundo a revista Forbes, a fortuna de OMETTO é de um bilhão e 400 milhões de reais. Atualmente, o empresário exerce a presidência do Conselho de Administração da Cosan, empresa com negócios nos segmentos de energia, gás e logística. O segundoº colocado no ranking de doadores foi NEVALDO ROCHA, fundador do Grupo Guararapes três milhões e 200 mil reais.

O candidato do PSL à Presidência da República, JAIR BOLSONARO, defendeu nesta sexta-feira, em uma rede social, uma reforma administrativa como forma de reduzir e remanejar "gastos desnecessários" e, assim, destinar mais recursos para áreas consideradas "essenciais". BOLSONARO avaliou que, ao combater fraudes em programas sociais, sobrarão mais recursos para "garantir maior renda aos mais necessitados". Ele disse que vai descentralizar recursos para que estados e municípios tenham maior autonomia financeira para atender as peculiaridades das regiões.

O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, afirmou nesta sexta-feira que, se eleito, vai ter como meta o desmatamento zero. Ele deu a declaração após participar de uma missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida em uma igreja na Zona Sul de São Paulo. Ainda no tema do meio ambiente, HADDAD disse que vai estimular o aumento da produtividade de terra cultivada e investir parte das reservas cambiais em energias renováveis. Ele também falou de propostas para a educação infantil e disse que a meta é colocar todas as crianças a partir de quatro anos na escola.

A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou nessa quinta-feira a relação de candidatos por vagas para o Vestibular de Verão 2019. Serão oito mil e 73 pessoas na disputa por mil 265 vagas de 47 cursos gratuitos de graduação presencial em nove municípios. Cada curso de graduação reservou 30 por cento das vagas para o vestibular, sendo 20 por cento para os que estudaram o Ensino Médio na rede pública e 10 por cento para negros. A prova objetiva e a redação serão no dia 25 de novembro. As provas de habilidade específica de Música e de Teatro ocorrerão em 24 de novembro e em 5 de dezembro, respectivamente.

O apoio de JAIR BOLSONARO já provoca enfrentamento judicial neste segundo turno da disputa pelo governo de Santa Catarina. O candidato do PSL, COMANDANTE MOISÉS, ingressou com representação solicitando a remoção das redes sociais da campanha de GELSON MERISIO do PSD de “imagens incluindo nome, número ou quaisquer referência ao candidato à presidência da República” do PSL. O pedido do COMANDANTE MOISÉS se estende à propaganda eleitoral do adversário em rádio e televisão. Para o PSL, o uso de materiais do candidato do PSD ao lado de Bolsonaro pode “confundir o eleitor, criando a falsa realidade de que JAIR BOLSONARO e GELSON MERÍSIO estão coligados”.

A Serra do Rio do Rastro vai receber cerca de 20 milhões de reais para obras de contenção de encostas, confirmou o ministro da Secretaria de Governo, CARLOS MARUN, em reunião com o governador de Santa Catarina, EDUARDO PINHO MOREIRA, nesta sexta-feira em Florianópolis. Há meses ocorrem deslizamentos na região, causando risco aos motoristas. O governo do estado informou que até a próxima semana será lançado um edital para os trabalhos. São 25 pontos que devem sofrer intervenção.

Profissionais de São José do Cedro fazem projeto de “transformação” para vítimas de bullying. Em 2017, ANA MARIA BEKER e ANA CAROLINE DIEMER foram convidadas para representar a comunidade de Vista Alegre de Princesa na divulgação da Kerb Fest. Elas foram vítimas de comentários maldosos e críticas sobre sua aparência após a divulgação do folder e de participação em emissoras da rádio. As ofensas foram cruéis e partiram via redes sociais. Conforme a esteticista e cosmetóloga MARINA RAMOS CORDEIRO, foi a partir da repercussão nacional do caso que surgiu a ideia de usar seu trabalho em favor das vítimas. Ela foi a responsável por desenvolver o projeto Transforme-se, que tinha o objetivo de devolver a autoestima das jovens com o auxílio da estética, finalizando com um ensaio fotográfico para esse recomeço ficar eternizado.

Projeto contou com apoio de outras empresas e profissionais para ser posto em prática. Foram realizados tratamentos faciais, como design das sobrancelhas, que foi realizado pela própria MARINA CORDEIRO. EDUARDA SALTON ofereceu a maquiagens e os cílios permanentes. A cabeleireira KATIA DA LUZ ficou responsável pelo penteado e ANA SIQUEIRA pelas unhas. Os looks ficaram por conta da Loja Vemar. Houve ainda a ajuda de DILVANE GASPAR na questão de organização e comunicação e de GABRIELA LANZA com dicas de imagem e postura na sessão de fotos. A vereadora de Princesa, FABI PANCOTTE ficou responsável pelo transporte das jovens e a farmácia Poupalar contribuiu com kits de produtos de beleza pras meninas se cuidarem e manterem o projeto em casa. A fotógrafa BABI LERMEN explica que as ANAS chegaram no studio prontas, preparadas e felizes para registrar as transformações em forma de imagem. BABI destaca que as fotos tiveram o objetivo de mostrar essa transformação do corpo e da alma, já que o ensaio pode contribuir positivamente com pessoas com problemas de autoestima.

Foco dos trabalhos da Epagri de Princesa está concentrado em orientações na produção de leite à base de pastagem perene. A afirmação é do extensionista, LEANDRO HUBNER. Segundo ele, nos últimos meses, a Epagri tem trabalhado intensamente no repasse de orientações para agricultores com foco na produção de leite a base de pastagens perenes. Ele entende que este modelo de gestão rural garante uma série de benefícios para o animal, para a propriedade e para o lucro do agricultor, especialmente familiar. Ela esclarece que a pastagem perene oferece cobertura no solo e garante que o animal vai ingerir uma pastagem de qualidade. Outro aspecto positivo, segundo ele é que a pastagem acaba reduzindo o custo, diminuindo o consumo de silagem e de ração.

Será inaugurado hoje o Edifício Peperi em Itapiranga. Inauguração faz parte das comemorações da quadragésima Oktoberfest. Para o diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, a construção do Condomínio Rádio Itapiranga é um presente da Peperi para o povo do município e da região. Ele destaca, ainda, que a administração da Peperi é feita valorizando a cultura de cada região onde atua. O edifício, construído em estilo germânico já faz parte do mapa turístico de Itapiranga e chama atenção de moradores e visitantes. O evento de inauguração está programado para as 18 horas como parte da programação da quadragésima Oktoberfest que iniciou na quarta-feira e prossegue até amanhã.

Construção do Edifício Peperi teve como prioridade o estilo germânico. O diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, salienta que a obra é fruto da parceria com anunciantes, colaboradores e equipe de trabalho. O prédio já conta com o funcionamento da Rádio Itapiranga, no entanto a inauguração oficial aproveita as comemorações dos 40 anos da Oktoberfest em Itapiranga para celebrar um edifício que valoriza a cultura germânica em um evento festivo com autoridades, lideranças e comunidade em geral. BALDISSERA observa que o investimento da Rede Peperi vai permanecer como um marco da cultura alemã para a história de Itapiranga e municípios vizinhos.

O resultado da eleição para o senado em Santa Catarina desmentiu os institutos de pesquisa. A afirmação é do senador eleito pelo PR, JORGINHO MELLO. Ele fez mais de um milhão 226 mil votos e ficou com a segunda vaga do estado. Durante a campanha, todas as pesquisas colocaram o candidato na quarta e até na quinta posição. JORGINHO disse que os levantamentos não eram verdadeiros e “faziam de conta” que ele não estava crescendo. O senador eleito disse que o momento foi de mudança e os políticos que resistiram a essa tempestade de corrupção e falta de ética tem agora o dever de virar a página negra da política brasileira.

JORGINHO MELLO disse que pretende ser um senador municipalista. Ele afirmou que pretende trabalhar a partir de primeiro de janeiro para promover o pacto federativo e destinar mais recursos para as prefeituras. JORGINHO ressaltou que a primeira ação como senador será deixar claro para o governo federal que Santa Catarina precisa de mais respeito. O senador eleito do PR também disse que vai defender bandeiras que ajudam os municípios e o estado. MELLO disse em entrevista que vai trabalhar para aprovar as reformas política e tributária. Ele também comentou que vai buscar contato com os outros dois senadores do estado para fazer um trabalho conjunto. Além de JORGINHO, ESPIRIDIÃO AMIN, eleito neste ano, e DARIO BERGER, são os representes catarinenses no senado federal. Ele afirmou que os senadores se respeitam e não há porque cada um puxar para um lado e deixar o estado sem os recursos necessários para se desenvolver.

A Peperi promoveu neste sábado o primeiro debate do segundo turno no estado entre os candidatos a governador de Santa Catarina. O programa reuniu o candidato do PSD, GELSON MERÍSIO e do PSL, COMANDANTE MOISÉS. O debate começou as oito horas da manhã e teve cerca de duas horas de duração. O encontro foi marcado pela apresentação de propostas e pela troca de acusações em alguns momentos. O debate foi será transmitido pelas rádios Peperi, Oeste, Cedro, Atalaia e Itapiranga. Além disso, houve transmissão pelas redes sociais da Peperi, como o Facebook e o Instagram.

Eleitores dos dois candidatos a governador se concentraram em frente a Peperi durante o debate deste sábado. Os apoiadores de GELSON MERÍSIO do PSD e COMANDANTE MOISÉ do PSL aguardaram o final do debate para cumprimentar os candidatos. Eles levaram bandeiras para saudar os dois postulantes ao cargo de governador. A chuva atrapalhou a presença do público em frente a rádio, mas mesmo assim, os dois grupos se organizaram e levaram a militância para apoiar os candidatos.

O debate deste sábado com os candidatos a governador na Peperi terá quatro blocos e três deles foram destinados para perguntas diretas entre GELSON MERÍSIO e COMANDANTE MOISÉS.No primeiro bloco, eles responderam a seguinte pergunta formulada pela produção. Cada candidato teve três minutos para responder qual o principal problema do estado e como o candidato vai resolver essa dificuldade, citando, inclusive, de onde vai tirar o dinheiro para adotar a solução. Ainda no primeiro bloco, eles falaram sobre funcionalismo público, rodovias, segurança pública, dívida pública, terceira idade e meio ambiente. Ao longo do segundo, terceiro e quatro blocos cada candidato fez cinco perguntas ao oponente. No bloco de encerramento, haverá espaço para as considerações finais.

A infraestrutura é um dos principais problemas de Santa Catarina. A declaração é do candidato do PSL, COMANDANTE MOISÉS. Ele respondeu à pergunta da produção citando que o estado tem sérios problemas de rodovias e aeroportos. MOISÉS citou que é preciso investir em melhorias nas estradas para beneficiar, especialmente, a agricultura. Na visão do candidato do PSD GELSON MERÍSIO, o principal problema de Santa Catarina é a segurança pública. Ele disse que o estado está no limite da capacidade de resposta e é preciso investir nessa área. MERISIO afirmou que vai contratar mais policiais para aumentar a segurança do catarinense. Ele reforçou que o investimento é necessário tanto na cidade quanto nas áreas rurais dos municípios.

O funcionalismo público foi o primeiro tema sorteado pelo candidato do PSL no debate desta manhã na Peperi. COMANDANTE MOISÉS afirmou que o tamanho da maquina é um grande desafio para o próximo governador. Ele disse que o estado tem cargos de confiança em excesso e dificuldade com contratação de ACTs. MOISÉS defendeu a valorização dos servidores da segurança, saúde e educação. O candidato do PSL afirmou que é preciso reduzir o tamanho do estado e manter esses três setores fortalecidos. MOISÉS disse que em outros setores o governo pode trabalhar com a terceirização e as parcerias públicas privadas.

O primeiro tema sorteado pelo candidato do PSD, GELSON MERISIO foi turismo. Ele afirmou que a primeira infraestrutura necessária para promover o turismo é a segurança pública. Na visão de MERISIO, um destino seguro vai atrair um número ainda maior de visitantes. O candidato do PSD disse que para a região é preciso desenvolver um sistema integrado com os estados vizinhos para receber os turistas. MERISIO também defendeu a participação do mercado e das empresas para o fortalecimento do setor. O caminho para o turismo, segundo ele, é investimento público na infraestrutura e segurança, e privado em roteiros turísticos.

A Rede Peperi, mais uma vez, cumpriu com o seu papel de levar informação para o eleitor. A declaração é do diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA. Ele comentou que a principal missão das rádios é garantir que as pessoas recebam informações corretas e imparciais. Para BALDISSERA, o debate tem exatamente objetivo e a Peperi contribui para que o eleitor possa comparar os candidatos e decidir em quem votar. Ele destacou que a Peperi tem tradição em debates e coberturas eleitorais e pretende manter essa atuação por muitos anos.

Aprovado projeto que autoriza a prefeitura de SJCedro a comprar área de terra para provável construção de Estação de Tratamento de Esgoto. A matéria gerou amplo debate nas duas últimas semanas, sendo questionada já na semana passada pelo morador PITER LAUSCHNER, vizinho da área a ser adquirida. Ele fez uma série de apontamentos sugerindo que o local onde a prefeitura pretende construir a estação de tratamento de esgoto não é o ideal. O projeto de lei pede autorização para a prefeitura desapropriar, em favor do Semae, uma área de 10 mil metros quadrados, localizada no loteamento São Domingos. Na justificativa, a líder do Governo ISOLDI WILL afirmou que esta desapropriação é o pontapé inicial para o projeto de esgotamento sanitário. Conforme adiantou a vereadora, foi feito levantamento em relação ao valor a ser pago pelo imóvel devendo ser de 350 mil reais. Segundo o projeto, a estação de tratamento deve beneficiar inicialmente ou duas mil pessoas. ISOLDI garantiu aos moradores que, a partir da elaboração do projeto e dos estudos técnicos será convocada uma audiência pública para esclarecimentos.

Moradores criticam escolha do local para construção futura da estação de tratamento de esgoto. Nesta semana, o morador PETER LAUSCHNER esteve acompanhado com outros cerca de 25 vizinhos na câmara. Ele justificou que na condição de vizinho se sente prejudicado porque não há garantias que esta estação funcione sem gerar cheiro, vetores, ou outras questões que podem até desvalorizar os imóveis. Segundo ele, o projeto é necessário, mas, desde que haja comprovação de viabilidade e que ninguém enfrente transtornos. Durante a sessão, ele entregou aos vereadores algumas imagens do terreno e disse que, em caso de chuva, o local sofre com alagamentos. O morador ainda frisou que há várias famílias que moram nas imediações e que estes terrenos tem córregos e nascentes o que pode inviabilizar a continuidade do empreendimento. Ele afirmou que teme por gastos desnecessários do poder público, pois o local que é um declive dificulta outras obras, caso projeto não se concretize. Após aprovação LAUSCHNER lembrou que os vereadores que aprovaram a matéria “no escuro” responderão pelos passos seguintes.

O cemitério São Miguel e Almas foi alvo de vandalismo e furto na madrugada desta sexta-feira. De acordo com a administração do local, os ladrões levaram uma roçadeira é uma podadeira. Além disso, vidros do prédio da administração foram quebrados. A Polícia Militar esteve no local e pediu para que a comunidade denuncie caso alguém ofereça esses equipamentos para venda. Qualquer informação deve ser repassada para o telefone 190.

Adolescente é apreendido em tentativa de furto próximo à Aduana. A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira apreendeu na tarde desta quinta-feira, um adolescente de 17 anos por tentativa de furto. A ocorrência iniciou após uma denúncia anônima, recebida pela Central de Emergências da PM, de que uma pessoa estaria tentando arrombar a janela de uma residência localizada nas proximidades da Aduana de Cargas. De imediato, foram acionadas viaturas de serviço, que deslocaram ao local e flagraram o menor tentando arrombar a janela, com um martelo. Ele foi apreendido e encaminhado ao órgão competente. Segundo a PM, a ocorrência demonstra a importância do engajamento da população para uma comunidade mais segura, pois sem a intervenção deste cidadão anônimo, certamente o furto teria acontecido.

Condenado por agredir a filha é preso em Palma Sola. A Polícia Civil e Polícia Militar de Palma Sola deram cumprimento a um mandado de prisão expedida em desfavor de um homem com 36 anos de idade, expedido pelo Poder Judiciário de Dionísio Cerqueira. De acordo com as investigações, o autor praticou o crime de lesão corporal de natureza grave, na cidade de Palma Sola. Na ocasião a vítima, que é filha do acusado, e sua irmã, foram afastadas do convívio familiar para garantir a integridade de ambas. Na época, o acusado chegou a ser preso preventivamente, obtendo posteriormente o benefício de responder o processo em liberdade. Mas, com a sentença definitiva de 8 anos e 10 meses de reclusão, decretada ao longo desta semana, o agressor foi localizado e preso na ação conjunta. Segundo a Polícia Civil, a agressão sofrida pela vítima causou comoção em razão da crueldade empregada. Após procedimentos necessários, o preso foi encaminhado a UPA de São José do Cedro, onde permanece à disposição da justiça.

Gestante fica ferida em acidente envolvendo veículo da saúde de Barracão. O acidente ocorreu em Marmeleiro ontem pela manhã. A colisão frontal seguida de tombamento envolveu um Polo, de Palma Sola, ocupado por duas mulheres, e um Onix da Saúde de Barracão ocupado por cinco pessoas. O carro da saúde seguia sentido à Francisco Beltrão, enquanto que o Polo fazia o sentido contrário. Ao chegar ao local a motorista do Polo teria dormido ao volante e acabou perdendo o controle da direção, vindo de encontro com o Onix. O motorista da saúde ainda teria tentado evitar a colisão mas não conseguiu. Logo após a colisão frontal, o condutor do Onix perdeu o controle, colidiu no barranco e acabou tombando. Como consequência do acidente os ocupantes da saúde que seguiam para Francisco Beltrão, onde a gestante passaria por uma cesariana, acabaram ficando feridos. O condutor e outros três ocupantes sofreram ferimentos leves e a gestante tinha fratura no braço. Eles foram atendidos no local e encaminhados ao hospital.

Idosa morre vítima de afogamento no interior de Guaraciaba. A ocorrência foi registrada por volta das sete e meia da manhã deste sábado, pelos bombeiros de Guaraciaba. A guarnição foi chamada para atendimento da vítima de um afogamento na Linha Welter, interior do município. Conforme o filho, Clara Henkes de 73 anos, encontrava se boiando sobre a água em um açude na propriedade. Ele retirou o corpo e tentou manobras de ressuscitação, sem êxito. Ao chegar ao local os bombeiros encontraram a idosa já sem os sinais vitais. A Polícia Militar realizou isolamento do local, foram acionados o IGP, Policia Civil e IML para remoção do corpo e perícia na área.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.