ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 13-09-2019 Sexta-feira

-INCÊNDIO EM HOSPITAL DO RIO DE JANEIRO DEIXA 11 MORTOS

-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE CHEGA A MIL E 800 EM SANTA CATARINA

-PIQUENIQUE NA PRAÇA TERÁ NOVA EDIÇÃO NESTE SÁBADO

-COMITIVA DO OESTE NA ALEMANHA CONHECE REGIÃO DO HUNSRÜCK E SEUS ANTECEDENTES

-ESCOLA DE CATRES DESENVOLVE PROJETO DE RESGATE HISTÓRICO DA COMUNIDADE

-TUNÁPOLIS IRÁ REUNIR AGRICULTORES INTERESSADOS EM ADQUIRIR TERRA PELO CRÉDITO FUNDIÁRIO

-CÂMARA DE DESCANSO ABRE NOVO PROCESSO DE CASSAÇÃO DO PREFEITO

-EM UMA SEMANA, BOMBEIROS ATENDEM 27 OCORRÊNCIAS DE QUEIMADAS EM VEGETAÇÃO

-HOMEM MORRE PRENSADO POR CAMINHÃO EM ACIDENTE


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos e meio centavos para a compra e oito centavos para venda.


O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, anunciou nesta quinta-feira que não participará da Assembleia Geral da ONU neste mês de setembro, em Nova York, no momento em que trava uma luta pelo poder com o líder opositor JUAN GUAIDÓ. A Venezuela será representada pela vice-presidente, DELCY RODRÍGUEZ, e pelo chanceler, JORGE ARREAZA. MADURO disse que seus delegados levarão ao secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, mais de 12 milhões de assinaturas obtidas na iniciativa contra as sanções impostas por Washington.


Confrontos entre partidários e opositores ao presidente da Bolívia, EVO MORALES, deixaram seis feridos graves na noite desta quinta-feira na cidade de Santa Cruz, no leste do país. O incidente ocorreu durante atos do partido do governo visando as eleições gerais de outubro. A candidata à senadora MARÍA RENÉE LIÉVANA denunciou que "seis jovens estão internados após receberem golpes de porretes na cabeça e no estômago" durante a inauguração de um comitê de campanha. EVO MORALES concorre a um quarto mandato consecutivo nas eleições do dia 20 de outubro, apesar de a possibilidade ter sido rejeitada em um referendo de 2016.


A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou por unanimidade na quinta-feira um projeto de lei alimentar de emergência para permitir maiores recursos aos programas sociais. O texto ainda precisa ser ratificado pelo Senado. A proposta, que prevê um aumento de 50 por cento nos valores para programas de assistência alimentar, equivalente a cerca de 547 milhões de reais, foi apoiada por 222 deputados, uma abstenção e nenhum voto contrário. Ontem, manifestantes a favor do projeto organizaram um protesto no centro de Buenos Aires.



11 pacientes morreram em um incêndio que atingiu um hospital na zona norte do Rio de Janeiro nesta quinta-feira. O fogo iniciou por volta das seis e meia da tarde. A suspeita é de que as chamas começaram após um curto circuito em um gerador. Onze corpos - todos de pacientes - foram retirados durante o trabalho do Corpo de Bombeiros. 103 pessoas estavam internadas na unidade no momento do incêndio e 224 funcionários trabalhavam no turno quando as chamas começaram. A Unidade foi esvaziada e os pacientes foram levados para ruas próximas, onde ficaram em macas até serem transferidos para outros hospitais.


O Ministério Público do Rio de Janeiro está investigando a suspeita de contratação de "funcionários fantasmas" no gabinete do vereador CARLOS BOLSONARO, filho do presidente JAIR BOLSONARO. Durante boa parte dos cinco mandatos como vereador, CARLOS BOLSONARO deu emprego à ex-mulher do presidente, ANA CRISTINA VALLE, e outros sete parentes dela. Por essa razão, o MP investiga oficialmente indícios de que eles eram "funcionários fantasmas". Em uma rede social, o vereador CARLOS BOLSONARO escreveu que está "tranquilo e despreocupado" com esse fato.


Quatro anos e três meses depois de ter sido preso, o empresário MARCELO ODEBRECHT visitou na tarde desta quinta-feira a sede da construtora Odebrecht em São Paulo. Ele retornou à empresa que presidiu por sete anos. De acordo com a assessoria da empresa, ele foi visitar amigos que trabalham na Odebrecht. De acordo com a Justiça Federal de São Paulo, depois da decisão do ministro do STF EDSON FACHIN, MARCELO ODEBRECHT conseguiu progredir de regime e saiu nesta quinta-feira da prisão domiciliar, que cumpria desde dezembro de 2017. Ele foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.



O número de casos de dengue em Santa Catarina chegou a mil 805 em 2019, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. Desse total, mil 606 pessoas contraíram a doença dentro do estado. Itapema, no Litoral Norte, continua sendo a cidade com mais casos de pacientes infectados no próprio local. Além desse município, Camboriú e Porto Belo, na mesma região, têm nível epidêmico de dengue. Em Itapema, foram registrados 696 casos da doença contraídos dentro do município. Somente a cidade tem 43 por cento dos pacientes infectados dentro do estado.


A Polícia Civil abriu nesta quinta-feira inquérito para investigar as causas do incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Palhoça, na Grande Florianópolis. O Instituto Geral de Perícias recebeu por volta das três da tarde desta quinta o pedido dos policiais para fazer a perícia na área queimada. Na quarta-feira, o Instituto do Meio Ambiente havia informado que cerca de mil hectares haviam sido queimados. Porém, no balanço final divulgado nesta quinta em coletiva de imprensa, foi informado que a área atingida foi de 800 hectares, o que equivale a 740 campos de futebol.


A Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina vai sediar, no final deste mês, a primeira audiência pública nacional convocada para debater a reforma política. Por meio da Comissão de Direito Eleitoral e em parceria com a OAB Nacional, a Seccional vai realizar, no próximo dia 26 de setembro, uma audiência pública para debater os itens referentes ao assunto. Estão na pauta os temas: candidaturas avulsas, voto impresso, sistemas eleitorais, cotas de gênero nas eleições e partidos políticos. A audiência ocorrerá no auditório Túlio César Godin, na sede da Seccional da OAB em Florianópolis.


-PIQUENIQUE NA PRAÇA TERÁ NOVA EDIÇÃO NESTE SÁBADO

-COMITIVA DO OESTE NA ALEMANHA CONHECE REGIÃO DO HUNSRÜCK E SEUS ANTECEDENTES

-ESCOLA DE CATRES DESENVOLVE PROJETO DE RESGATE HISTÓRICO DA COMUNIDADE

-TUNÁPOLIS IRÁ REUNIR AGRICULTORES INTERESSADOS EM ADQUIRIR TERRA PELO CRÉDITO FUNDIÁRIO

-CÂMARA DE DESCANSO ABRE NOVO PROCESSO DE CASSAÇÃO DO PREFEITO


Prefeitura vai formalizar lei que cede espaços públicos para entidades. A câmara de vereadores de Tunápolis recebeu diversos projetos do executivo para análise e votação. O presidente do legislativo, GILBERTO LUNKES chama atenção para contratos de cessão de uso para várias entidades. Relata a parceria para utilização de um poço artesiano com a Cooperativa dos Produtores da Microbacia do Lajeado Perau, a COOMILP. A prefeitura assume as despesas de perfuração, instalação de bomba e manutenção. A indústria fica responsável pela conta de energia elétrica e fará uso 50 por cento da vazão da água para a produção de derivados de leite. O restante será utilizado pelo município para rede de água na localidade de Canaleta. Segundo o vereador, é uma forma da prefeitura apoiar os produtores rurais e também a cooperativa.


GILBERTO LUNKES também aponta projeto que estabelece a formalização de espaços cedidos pelo município para entidades. ICASA, Epagri e Sindicato dos Trabalhadores Rurais ocupam salas na sede da secretaria da agricultura. Já a AEST, Associação Empresarial Santa Helena e Tunápolis, tem sua sede no ginásio municipal de esportes. Os vereadores analisam a proposta de formalização destes espaços cedidos pelo município. Segundo LUNKES, a prestação destes serviços é fundamental para agricultores e comerciantes. A câmara de vereadores também terá a missão de analisar e votar projetos do orçamento de 2020. Já estão nas comissões a Lei de Diretrizes Orçamentária e o Plano Plurianual, nos próximos dias deve ser encaminhada a Lei Orçamentária Anual.


Prefeitura de Tunápolis vai simplificar plano de cargos e salários. Projeto de lei foi enviado para a câmara de vereadores para nova determinação. Conforme o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, DONATO LAUSCHNER, objetivo é dar maior clareza e desburocratizar unificando 18 leis que estão em vigor no momento estabelecendo condições de cargos e salários de servidores públicos municipais. O secretário diz que na nova lei será especificado com detalhes as atribuições de cada cargo em todos os setores da prefeitura. Segundo LAUSCHNER o novo plano de cargos e salários evita diferentes interpretações por ser uma única lei. O projeto deve ser votado nas próximas sessões.


CTG Candeeiro do Oeste promove janta e missa crioula neste sábado. O evento faz parte da semana farroupilha. A posteira artística do CTG, CLACI ANTUNES CZARNOBAY, destaca que a programação da semana farroupilha iniciou no último sábado com o tradicional costelão. Logo após o almoço houve a apresentação das invernadas artísticas e a gravação do programa do CTG. Na quarta-feira foi realizada janta, com cardápio típico da cultura gaúcha, aberta ao público em geral. CLACI destaca que assim como na segunda-feira, hoje ocorre o ensaio das invernadas artísticas. Para encerrar a programação da semana farroupilha, a posteira artística cita que neste sábado será realizada missa crioula a partir das 19 horas e 30 minutos no galpão do CTG, e na sequencia a janta, que terá como base o carreteiro de charque. A ficha da janta está sendo vendida ao valor de 15 reais. Para encerrar a noite, haverá música ao vivo aberto ao público. Haverá ainda uma programação para o dia do gaúcho, dia 20, a ser definida.


Prefeitura de Santa Helena concede incentivo aos agricultores para construção de fontes protegidas. De acordo com o secretário de agricultura, VALDIR CASANOVA, a prefeitura fornece um tubo, uma hora de serviço com máquina, além da mão de obra dos funcionários. O secretário ressalta que o agricultor tem a opção de construir fontes caxambu e o vertical, com o tubo de 80 centímetros. Ele lembra que quando forem necessários dois tubos, destes um é pago pela prefeitura.Conforme o secretário, a pedra rachão é obtida de locais do município. CASANOVA destaca que este ano várias fontes já foram concluídas, e o objetivo da municipalidade é realizar ao menos duas fontes por semana para garantir água de qualidade e em maior quantidade aos agricultores, levando em conta principalmente períodos de estiagem. A solicitação para construção das fontes deve ser feita na secretaria de agricultura.


São João do Oeste terá capacitação regional para servidores da saúde. Evento vai ocorrer no dia 24 de setembro no Termas São João. 300 funcionários das secretarias municipais estarão envolvidos. Conforme o secretário VITUS RITTER, São João do Oeste, Itapiranga, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste se uniram para promover a capacitação. A Secretaria de Estado vai destinar profissionais de Florianópolis para os cursos em dois períodos. Observa que os municípios precisam de organização para manterem o atendimento nas unidades de saúde com liberação intercalada dos funcionários. A primeira capacitação regional terá como tema principal o acolhimento dos pacientes. RITTER considera relevante ter um dia de estudos e atualização para aperfeiçoar o atendimento na atenção básica. O secretário reforça que os palestrantes vão abordar diferentes temas em um rodízio de programações na microrregião.


Secretário da saúde cita interesse dos servidores por capacitações. Segundo VITUS RITTER os cursos regionais atendem pedidos dos funcionários das secretarias. Destaca ainda o aumento constante na demanda de pacientes na atenção básica e o compromisso dos profissionais em aperfeiçoar o atendimento. De acordo com RITTER os municípios vão além da atenção básica devido à distância de hospitais de referência. O secretário da Saúde de São João do Oeste diz que é preciso buscar recursos dos governos estadual e federal para manutenção de atividades nos diversos programas implantados. VITUS RITTER pede a compreensão dos pacientes, pois haverá limite na capacidade de atendimento nos dias dos cursos regionais.


Piquenique na praça terá nova edição neste sábado. A programação mensal tem uma temática diferente a cada evento. Conforme a agente de articulação do PRODELI, SIMONE KLUNK, em função das festividades do Kerb Fest em Iporã do Oeste neste mês de setembro, a temática do piquenique deste sábado é “kerb da família na praça”. Além das crianças, os pais ou responsáveis também estão convidados a participar. Aos adultos será disponibilizada a mateada. SIMONE ressalta que a programação inicia às 14 horas com credenciamento, e logo após a divisão dos grupos e o início das atividades. Às 16 horas será realizado o lanche compartilhado, em que cada criança traz um alimento para a partilha. Após o lanche, SIMONE cita que haverá uma hora para brincadeiras livres, com acompanhamento dos responsáveis. No sábado, também haverá dia D no comércio, com atendimento até as 16 horas.


A diretora de cultura, LUCIANE FLACH TREIN, explica que no sábado, assim como nas edições anteriores, várias atrações serão oferecidas as crianças. Ela cita que a programação terá a presença do grupo de Escoteiros Tupã, da professora de dança VANDERLIZE, contação de histórias e brincadeiras antigas como bambolê, amarelinha e pula corda. LUCIANE lembra que a praça passou por revitalização, sendo um espaço agradável para a prática das atividades. Ela reforça que os familiares que quiserem se dedicar as compras no comércio podem deixar as crianças de seis a 14 anos na praça para momentos de lazer, ou então, acompanhar as crianças.


Escola de Educação Básica Padre Vendelino Junges de Catres desenvolve projeto de resgate histórico da comunidade. O projeto, denominado de “Catres, conhecendo minha história”, foi realizado por 16 alunos do quarto e quinto ano através da produção de um documentário. Conforme a professora CLAUDETE HOFSTATTER, o projeto iniciou em julho, e se estende até o final do ano letivo de 2019. Ela ressalta que o objetivo central foi resgatar nos alunos o sentimento de pertencimento a comunidade em relação a sua história, e também de buscar as suas identidades históricas. A professora explica que o projeto surgiu motivado por dúvidas apresentadas em sala de aula, como do porque do nome da comunidade, quem são os primeiros moradores e como foi o início da colonização. Os alunos foram divididos em equipes para realizar as pesquisas na comunidade, com familiares, conhecidos e em documentos históricos. Com os relatos e informações coletadas foi produzido o documentário.


Para o estudante do quinto ano, CRISTOFER HENRIQUE MEIER, como aluno e descendente de pioneiros, é muito importante conhecer a trajetória de luta que os primeiros moradores tiveram para constituir a comunidade. Ele afirma que se sente feliz e orgulhoso em fazer parte da história da comunidade, bem como, resgatar todas estas informações mais antigas. O aluno ressalta que o documentário, postado nas redes sociais da escola e compartilhado pelos demais educandos e pessoas da comunidade, teve uma grande repercussão desde a sua publicação no começo da semana. A professora CLAUDETE HOFSTATTER acrescenta que no documentário, os estudantes relatam as visitas feitas a igreja da comunidade e os cemitérios católico e evangélico. Outros locais históricos ainda serão visitados. Também com as turmas multiseriadas do quarto e quinto ano, foi desenvolvido no primeiro semestre do ano, um projeto de valorização do rio Uruguai, através da produção de poemas.


São João do Oeste cria comitê do turismo que terá como foco o plano municipal do setor. Conforme o presidente do conselho municipal de turismo, JONATHAN GRASEL, o plano municipal irá contemplar as estratégias que São João do Oeste pretende adotar no turismo para os próximos anos. Ele explica que o comitê é formado por um grupo reduzido de pessoas para trabalhar setores específicos e de forma mais ágil e objetiva. Os membros são integrantes do conselho de turismo, entidade esta que dará suporte ao comitê, e que é formada no total por 20 conselheiros de vários segmentos da sociedade. Como coordenadora do comitê responde a agente de turismo da agência Nilo Tur MÁRCIA PHILIPPSEN. O trabalho iniciou a cerca de um mês, e abrange todo o município. JONATHAN GRASEL destaca que inicialmente as ações estão sendo desenvolvidas nas escolas, com foco na orientação sobre a importância do turismo e na identificação da demanda da população neste setor.


Comissão Municipal da Agricultura de Tunápolis irá reunir agricultores interessados em adquirir terra pelo crédito fundiário. A reunião na segunda-feira terá início às 14 horas, na câmara de vereadores. Conforme o secretário e presidente da Comissão Municipal da Agricultura, PEDRO BAUMGRATZ, esta reunião com os interessados é uma exigência do programa para compra de terra, pois é o momento que os conselheiros fazem a aprovação dos agricultores e também da terra que pretendem adquirir. O secretário comenta que em outros momentos vários jovens tiveram a aprovação para compra de terra, e agora, mais recursos foram liberados para apresentação de mais propostas. BAUMGRATZ comenta que as melhores áreas de terra do município estão sendo comercializadas a um valor alto, e em desacordo com o que permite o crédito fundiário. O interessado na compra não pode ter mais de 40 mil reais em capital ou receita maior que esse valor, e o limite de financiamento é de 140 mil reais para compra de terra.


Apesar dos critérios do crédito fundiário tornarem a compra de terra no município quase inviável, o secretário ressalta que a aprovação dos interessados e da terra é uma condição que deve ser respeitada e cumprida. PEDRO BAUMGRATZ cita uma situação que facilita a aquisição de terra, que é a compra entre pai e filho, o que passou a ser permitido pelo programa. Em outros casos, o filho compra parte da terra do pai, para iniciar uma atividade diferente ou por conta própria na mesma propriedade. BAUMGRATZ avalia que esta é uma alternativa viável para garantir a sucessão familiar. O secretário lembra que antes da compra o interessado deve avaliar se a terra vai gerar o rendimento esperado, levando em conta quea parcela do crédito fundiário é de cerca de nove mil reais ao ano. Em Tunápolis, BAUMGRATZ diz que há muito interesse pela compra, mas é baixa a disponibilidade de terra para venda. Nesta segunda-feira, cinco agricultores interessados serão avaliados, e outros estão em fase de encaminhamento. Sobre o recurso, ainda não há previsão de liberação.


Comitiva do Oeste na Alemanha conhece história, cultura e economia na região do Hunsrück e seus antecedentes. A comitiva, formada por 27 pessoas da região Oeste, integra o projeto Resgate de Origens. Entre os participantes está o repórter e gerente da Rádio Oeste, LAÉRCIO ANTONIO, que diariamente traz informações direto da Alemanha. Muitas pessoas, pouca terra e inverno rigoroso frequente. Por aí começou a história da evasão de grupos de alemães rumo ao Brasil, o novo mundo, como chamavam na época. O tamanho geográfico da Alemanha não é muito grande, em comparativo, para exemplificar, em média o território catarinense e gaúcho juntos. Conforme MARC BORKAM, prefeito de oito cidades da região de Trier, principal cidade do Hunsrück, as famílias em geral eram numerosas antigamente, e com pouca terra para o cultivo, somado aos seguidos invernos rigorosos que acabaram com as plantações, levaram muitas famílias a tomaram a decisão de rumar o Brasil, especialmente a região Sul.


Vários Navios lotados de alemães ancoravam na região do Vale Dos Sinos no Rio Grande do Sul onde criaram as chamadas “Colônias Velhas” e que mais tarde migraram para o Oeste Catarinense criando as “Colônias Novas”. Hoje a região do Hunsrück é bem diferente. Desenvolvida e com qualidade de vida de primeiro mundo. A era das máquinas transformou a região que hoje produz uva e possui vinícolas em toda parte. De acordo com a coordenadora da escola de intercâmbios SK Idiomas, ARIELE BAUERMANN, que também integra a comitiva, é muito habitual os vinhos levarem o nome da propriedade de onde é colhida a uva. A cultura de vinhedos trazida pelos romanos antes de Cristo, é hoje a maior geração econômica da região com forte produção de vinhos. O Bier, bebida que no Brasil popularmente é conhecida como o CHOPP, também é produzido em grande quantidade com sabores cada vez mais diferentes. É possível encontrar várias marcas em cada cidade.


O Cooperativismo é muito forte na região do Hunsrück. A Agricultura é exemplo de organização, equilíbrio ambiental e econômico e a base do condomínio, trabalho conjunto. O prefeito MARC BORKAM esclarece que a região do Hunsrück e como na Alemanha toda, conta com um sistema em que áreas de terras são administradas por várias famílias, onde todo o trabalho é em cooperado e a produção dividida entre os mesmos. A produção agrícola é acompanhada pelo governo, com o objetivo do equilíbrio econômico das famílias e da comunidade num todo. Ou seja, o governo avalia e define o que e quanto é possível plantar, considerando sempre o equilíbrio entre produção e consumo com atenção também da situação climática.


O roteiro da comitiva do Oeste de Santa Catarina na Alemanha, organizado pela SK Idiomas, continua hoje pela região do Husnrück. Nesta sexta na parte matutina, ocorreu uma palestra com MARC BORKAM, prefeito de oito municípios da região de Trier. Interessante ressaltar que cada município possui um sub prefeito que não recebe salário como prefeito. Possui outra profissão e exerce a função de sub prefeito por algumas horas e permanece no cargo enquanto a população o aprovar. Já o prefeito que coordena vários municípios fica no cargo por sete anos. A tarde a comitiva visitou o museu de Konz e posterior visita a cidade de Trier. Cada dia são várias atividades de interação e conhecimento. O Grupo que conta com 27 integrantes de vários municípios da região Oeste catarinense se ambientou muito rapidamente, na terra de seus antecedentes, inclusive sem muita dificuldade na comunicação.


Câmara de Descanso abre novo processo de cassação do prefeito. A Câmara de Vereadores de Descanso instalou nesta quinta-feira, uma nova comissão processante contra o prefeito SADI BONAMIGO. Os vereadores analisaram e votaram em plenário um pedido de cassação protocolado por um eleitor da cidade. JUNIOMAR CAPELLARI apresentou o pedido com base em supostas irregularidades no processo licitatório para compra de sêmen pela secretaria de agricultura no ano de 2017. A denúncia é de direcionamento e favorecimento da licitação para uma empresa específica. Na sessão de ontem à noite, os vereadores acataram o pedido por seis votos a dois. Ontem mesmo, foi formada a comissão processante para apurar a denúncia contra o prefeito. Os vereadores têm 90 dias para apurar os fatos.


Os fatos que geraram o pedido e a abertura de uma nova comissão processante contra o prefeito SADI BONAMIGO são os mesmos da CPI instalada no legislativo em 2017. Naquele ano, os vereadores investigaram as supostas irregularidades no caso da compra de sêmen pela secretaria de agricultura e abriram um processo de cassação do mandato. A comissão foi arquivada por decisão judicial porque os vereadores não respeitaram o prazo limite para conclusão dos trabalhos. Como o relatório foi emitido depois do prazo de 90 dias, o processo perdeu a validade e foi arquivado sem o julgamento do prefeito. Agora, a câmara instalou uma nova comissão processante com base em um novo pedido feito por um morador da cidade. A mesa diretora da câmara vai publicar a resolução que constituiu a comissão de processamento do prefeito. Em seguida, Bonamigo será notificado para apresentar a defesa no prazo de 10 dias. Na manhã de hoje a administração realizou uma coletiva de imprensa para se pronunciar a respeito do pedido e da abertura de processo de cassação.


-EM UMA SEMANA, BOMBEIROS ATENDEM 27 OCORRÊNCIAS DE QUEIMADAS EM VEGETAÇÃO

-HOMEM MORRE PRENSADO POR CAMINHÃO EM ACIDENTE


Condutora perde controle e colide em carro estacionado no bairro Estrela. O acidente aconteceu por volta das 13 horas e 20 minutos desta quinta-feira, na rua Antônio Gonçalves Dias, no bairro Estrela, em São Miguel do Oeste. Segundo os moradores que viram o acidente, a condutora do Pálio com placas de Barracão, no Paraná, descia pela Gonçalves Dias quando perdeu o controle e colidiu na lateral de um Peugeot Hoggar. Com o impacto, o veículo rodou na pista e parou de lado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o atendimento da mulher que conduzia o Pálio. Apesar do susto, ela não teve ferimentos e foi liberada no local mesmo. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos.


Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste destrói materiais apreendidos em ocorrências. A destruição de materiais apreendidos foi realizada nesta terça-feira. Entre os materiais destruídos estão aproximadamente mil e 500 metros de redes, tarrafas, varas de pesca, além de 62 gaiolas de pássaros e ainda 34 esporas e biqueiras de aço usadas em rinhas de galo. Os materiais foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental durante atendimentos de ocorrências, e após o tramite dos processos administrativos foi decidido pela destruição. Após a destruição, parte dos resíduos foram destinados para a Associação dos Catadores de São Miguel do Oeste , a ACOMAR, para a reciclagem.


Polícia Civil prende mulher responsável por comercializar documentos falsos na região. A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a condenação dos indiciados na primeira fase da Operação Falsário, deflagrada pela Polícia Civil. Na tarde desta quarta-feira, Policiais Civis da DICFROn de São Miguel do Oeste cumpriram dois mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário em face de uma mulher indiciada e condenada na “Operação Falsário” à pena de 25 anos, 10 meses e 12 dias de reclusão. Ela cumpria pena domiciliar e com uso de tornozeleira eletrônica até decisão final do recurso. A Divisão de Investigação Criminal de SMOeste, deflagrou em março de 2017 a primeira fase da operação denominada “Falsário”, prendendo cautelarmente seis pessoas e cumprindo sete Mandados de Busca e Apreensão.


A investigação durou aproximadamente 60 dias, e identificou uma associação criminosa, responsável pela comercialização e distribuição de cheques, CNH’s e documentos de veículos falsos em São Miguel do Oeste e região. Uma mulher residente em SMOeste centralizava os pedidos e negociava com o falsificador, residente no Paraná. Os documentos eram remetidos para o endereço da mulher residente no município que, por sua vez, vendia cada folha de cheque a 100 reais, cada Carteira Nacional de Habilitação a três mil e os documentos de veículos com valor aproximado de 250 reais. Em setembro de 2017 o Juízo da Vara Criminal de SMOeste condenou quatro pessoas cujas penas ultrapassaram 51 anos de prisão.


Na segunda fase das investigações, a DICFROn identificou o falsificador residente no estado do Paraná. Foram presas quatro pessoas na posse de uma camionete NISSAN/FRONTIER adulterada e que estava sendo entregue a mulher residente em São Miguel do Oeste pelo valor de 20 mil reais. Em novembro de 2017 o Juízo da Vara Criminal de São Miguel do Oeste condenou cinco pessoas pela prática dos crimes de organização criminosa, falsificação de documento, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, uso de documento falso e corrupção ativa, pois um dos presos ofereceu vantagem indevida ao delegado a fim de que fossem liberados do flagrante. As penas ultrapassaram 68 anos de prisão.


Homem morre prensado por caminhão em acidente no centro de Pinhalzinho. Um acidente tirou a vida de uma pessoa nesta quinta-feira, na rua São Salvador, próximo à Praça do Lago, no centro de Pinhalzinho. O acidente foi registrado por volta das 15 horas e 30 minutos, envolvendo um caminhão guincho que manobrava no local. Conforme o Corpo de Bombeiros, populares relataram que a vítima, de 29 anos, havia fechado o veículo e estava fora dele. O caminhão começou a desandar e prensou o rapaz contra o muro de uma residência. A Polícia Civil esteve no local para prestar socorro à vítima, mas ela já estava sem os sinais vitais.


De sábado até terça-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu 27 ocorrências de queimadas em vegetação, matas de arvores nativas e áreas de reflorestamento com eucalipto. Somente nesses quatro dias, 135 hectares foram destruídos pelo fogo. Os dois casos mais graves foram na Linha Leste, em Descanso, onde foram queimados 15 hectares de eucalipto e na Linha Guataparema, em Guaraciaba, onde as chamas atingiram 45 hectares de eucaliptos e mata nativa. Está no ar nas emissoras afiliadas da Peperi uma campanha de alerta e conscientização sobre as queimadas. O promocional ressalta o risco das queimadas e pede que as pessoas não sejam cúmplices desse crime. O objetivo da campanha é envolver a comunidade para evitar novos casos e denunciar as ocorrências.


As condições climáticas favorecem o aumento dos casos de queimadas em vegetação no Extremo Oeste. A afirmação é do capitão do Corpo de Bombeiros, DIOGO BATAGLIN. De acordo com ele, a estiagem, a baixa umidade relativa do ar e a vegetação seca contribuem para a rápida proliferação dos incêndios florestais. BATAGLIN informou que a maioria dos casos é provocada por queimadas rurais que fogem do controle e atinge, áreas maiores. Ele citou que o quadro é bastante crítico na região, especialmente porque muitos casos ocorrem em locais de difícil acesso para o combate das chamas. BATAGLIN pediu que as pessoas evitem qualquer tipo de queimada, seja para limpar terrenos ou eliminar resíduos. Entidades como Fetaesc e o sindicato dos trabalhadores rurais se posicionam contra as queimadas na agricultura. As entidades orientam os agricultores a evitar as queimadas para limpar os terrenos para o cultivo de novas safras.


As queimadas são um crime ambiental e os responsáveis podem ir para a cadeia. O alerta é do comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO. Ele disse que provocar incêndio em mata ou floresta é um crime tipificado na lei ambiental com pena prevista de dois a quatro anos de reclusão. Além disso, a lei prevê multa em dinheiro. RONCAGLIO comentou que mesmo que não exista a intenção direta de provocar o incêndio, a pessoa pode responder a um processo criminal. Ele explicou que a Polícia Ambiental já recebeu muitas denúncias da população e dos bombeiros. O órgão pode aplicar multas e promover a abertura de processos para investigar a responsabilidade criminal dos envolvidos. O fogo que atinge uma área de mata provoca um desequilíbrio grave ao ecossistema local. Os incêndios afetam a flora, o solo, os cursos de água e provocam a morte de animais. Uma área queimada leva pelo menos uma década para se recuperar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.