ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 13/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos e meio centavos para a compra e oito centavos para venda.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, anunciou nesta quinta-feira que não participará da Assembleia Geral da ONU neste mês de setembro, em Nova York, no momento em que trava uma luta pelo poder com o líder opositor JUAN GUAIDÓ. A Venezuela será representada pela vice-presidente, DELCY RODRÍGUEZ, e pelo chanceler, JORGE ARREAZA. MADURO disse que seus delegados levarão ao secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, mais de 12 milhões de assinaturas obtidas na iniciativa contra as sanções impostas por Washington.

Confrontos entre partidários e opositores ao presidente da Bolívia, EVO MORALES, deixaram seis feridos graves na noite desta quinta-feira na cidade de Santa Cruz, no leste do país. O incidente ocorreu durante atos do partido do governo visando as eleições gerais de outubro. A candidata à senadora MARÍA RENÉE LIÉVANA denunciou que "seis jovens estão internados após receberem golpes de porretes na cabeça e no estômago" durante a inauguração de um comitê de campanha. EVO MORALES concorre a um quarto mandato consecutivo nas eleições do dia 20 de outubro, apesar de a possibilidade ter sido rejeitada em um referendo de 2016.

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou por unanimidade na quinta-feira um projeto de lei alimentar de emergência para permitir maiores recursos aos programas sociais. O texto ainda precisa ser ratificado pelo Senado. A proposta, que prevê um aumento de 50 por cento nos valores para programas de assistência alimentar, equivalente a cerca de 547 milhões de reais, foi apoiada por 222 deputados, uma abstenção e nenhum voto contrário. Ontem, manifestantes a favor do projeto organizaram um protesto no centro de Buenos Aires.

11 pacientes morreram em um incêndio que atingiu um hospital na zona norte do Rio de Janeiro nesta quinta-feira. O fogo iniciou por volta das seis e meia da tarde. A suspeita é de que as chamas começaram após um curto circuito em um gerador. Onze corpos - todos de pacientes - foram retirados durante o trabalho do Corpo de Bombeiros. 103 pessoas estavam internadas na unidade no momento do incêndio e 224 funcionários trabalhavam no turno quando as chamas começaram. A Unidade foi esvaziada e os pacientes foram levados para ruas próximas, onde ficaram em macas até serem transferidos para outros hospitais.

O Ministério Público do Rio de Janeiro está investigando a suspeita de contratação de "funcionários fantasmas" no gabinete do vereador CARLOS BOLSONARO, filho do presidente JAIR BOLSONARO. Durante boa parte dos cinco mandatos como vereador, CARLOS BOLSONARO deu emprego à ex-mulher do presidente, ANA CRISTINA VALLE, e outros sete parentes dela. Por essa razão, o MP investiga oficialmente indícios de que eles eram "funcionários fantasmas". Em uma rede social, o vereador CARLOS BOLSONARO escreveu que está "tranquilo e despreocupado" com esse fato.

Quatro anos e três meses depois de ter sido preso, o empresário MARCELO ODEBRECHT visitou na tarde desta quinta-feira a sede da construtora Odebrecht em São Paulo. Ele retornou à empresa que presidiu por sete anos. De acordo com a assessoria da empresa, ele foi visitar amigos que trabalham na Odebrecht. De acordo com a Justiça Federal de São Paulo, depois da decisão do ministro do STF EDSON FACHIN, MARCELO ODEBRECHT conseguiu progredir de regime e saiu nesta quinta-feira da prisão domiciliar, que cumpria desde dezembro de 2017. Ele foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O número de casos de dengue em Santa Catarina chegou a mil 805 em 2019, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. Desse total, mil 606 pessoas contraíram a doença dentro do estado. Itapema, no Litoral Norte, continua sendo a cidade com mais casos de pacientes infectados no próprio local. Além desse município, Camboriú e Porto Belo, na mesma região, têm nível epidêmico de dengue. Em Itapema, foram registrados 696 casos da doença contraídos dentro do município. Somente a cidade tem 43 por cento dos pacientes infectados dentro do estado.

A Polícia Civil abriu nesta quinta-feira inquérito para investigar as causas do incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Palhoça, na Grande Florianópolis. O Instituto Geral de Perícias recebeu por volta das três da tarde desta quinta o pedido dos policiais para fazer a perícia na área queimada. Na quarta-feira, o Instituto do Meio Ambiente havia informado que cerca de mil hectares haviam sido queimados. Porém, no balanço final divulgado nesta quinta em coletiva de imprensa, foi informado que a área atingida foi de 800 hectares, o que equivale a 740 campos de futebol.

A Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina vai sediar, no final deste mês, a primeira audiência pública nacional convocada para debater a reforma política. Por meio da Comissão de Direito Eleitoral e em parceria com a OAB Nacional, a Seccional vai realizar, no próximo dia 26 de setembro, uma audiência pública para debater os itens referentes ao assunto. Estão na pauta os temas: candidaturas avulsas, voto impresso, sistemas eleitorais, cotas de gênero nas eleições e partidos políticos. A audiência ocorrerá no auditório Túlio César Godin, na sede da Seccional da OAB em Florianópolis.

Santuário do Rio Elias tem estrutura preparada para realização da Romaria. A observação é do Padre GERALDO MACACNHAM – diretor do Instituto de Pesquisas da Diocese de PalmasFrancisco Beltrão. Segundo ele, a Romaria De Nossa Senhora da Salette, neste ano, acontece no dia 22, agora de setembro. No entanto, o padre lembra que existe um momento de preparação que inicia já no dia 19, que é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Salete. São 173 anos da aparição da santa, que aconteceu na França. Neste dia acontece o terço luminoso, às 19 horas, e as sete e meia da noite, a missa solene no santuário de Salete.

São três dias de tríduo antes da Romaria. Segundo o padre GERALDO, no dia 20, sexta-feira, acontece missa no mesmo horário às 19 horas e 30 minutos, e no dia 21, no sábado, terceiro dia do tríduo, haverá Santa Missa ás 15 horas. Ás 19 e 30 chegada da caminhada penitencial de Bom Sucesso do Sul, com carreta. Esse momento, cita o padre, já é preparatório para o dia seguinte, receber os romeiros. Neste ano, o tema é: “Com Maria da Salete, Enviados em Missão”.

Romaria do Rio Elias espera receber cerca de 20 mil fieis. Conforme o padre GERALDO MACGNHAM, no dia da Romaria, logo cedo, às 6 horas haverá missa com exposição do santíssimo, 10 horas a missa solene, ao meio dia, benção com a exposição das mãos. A tarde a programação segue: ás 14 horas terço meditado, e ás 15 horas benção da saúde, da água e dos objetos e a encenação da aparição da santa. Com base nos anos anteriores, se pode afirmar que a cada edição ela cresce ainda mais, e com isso aumenta também as responsabilidades, cita o padre. A cada ano, é preciso de uma nova organização para melhor receber os romeiros. O padre acrescenta que tem participação até de pessoas de outros países, no dia da romaria.

IBGE aponta crescimento na economia nos últimos meses. MARIA DA SILVA – presidente do Sinticom – Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário de São Lourenço do Oeste que atende toda a região, relata que o setor já apresenta resultados positivos com esse crescimento, principalmente na construção civil. Acredita que isso seja a esperança que o ramo precisa, e até final do ano se continuar assim certamente os resultados serão ainda mais satisfatórios. Segundo MARIA, comparado aos anos anteriores, a reação do mercado ainda está lenta, porém, observa que diante do cenário a situação tem melhorado bastante.

Município tem vagas de trabalho sobrando. MARIA DA SILVA, comenta que em São Lourenço do Oeste, existem várias oportunidades, sendo necessário muitas vezes buscar fora a mão de obra. Isso, de certa forma é um bom aquecimento no ramo da construção civil e do mobiliário. Os reflexos disso, são sinais de que existe desenvolvimento, e é fator que ajuda no crescimento da economia, registrado pelo IBGE nos últimos meses. Diante disso tudo, a presidente do Sinticom chama atenção dos trabalhadores para que busquem por qualificações, que estejam capacitados para atuar no mercado de trabalho, que a tendência daqui para frente é só melhorar, e ganha sempre quem tem mais conhecimento.

Celesc recebe centenas de reclamações sobre interrupções e picos de energia. O gerente regional da empresa em São Miguel do Oeste JOSÉ VOLKWEIS afirma que somente na terça-feira houve mais de duzentos chamados e reclamações sobre o problema que está sendo causado pelos fortes ventos. Ele afirma que as rajadas chegaram a 70 quilômetros por hora em vários municípios que tiveram queda de galhos e até árvores. Lembra que existem locais na faixa de domínio onde a Celesc pode fazer o corte das árvores, principalmente dos eucaliptos que caem em cima da rede, danificando a fiação e o sistema

Gerente aponta outro problema grave neste período que está interferindo diretamente no sistema da região, que é relativo às queimadas. ZECA reconhece que neste ano as ocorrências estão mais abrangentes e houve inclusive postes de madeira consumidos pelas chamas. A orientação é que não seja colocado fogo em vegetação, no entanto, se necessário, que os postes sejam isolados. Está sendo feito um relatório sobre o período de interrupção, possíveis causas, locais e números.

Celesc registra acidentes diários em que veículos colidem em postes de energia elétrica. O gerente regional JOSÉ VOLKWEIS afirma que havia uma grande incidência na Willy Barth em São Miguel do Oeste entre 2017 e 2018, mas, hoje em dia praticamente toda região possui registros de choque de carros, caminhões e implementos em postes ou na fiação. A média é de um caso por dia. Ele afirma que isso também gera transtornos e um trabalho extra para os técnicos.

Após as colisões em postes, a legislação cobra que a empresa faça a substituição imediata, porém, existe também amparo legal para cobrar o ressarcimento do causador. O gerente regional da Celesc revela que todas as semanas são vários casos, principalmente nos sábados e domingos. Nesta semana um dos registros foi em Dionísio Cerqueira, onde uma retroescavadeira bateu e derrubou um poste, deixando ruas sem luz. Além da Celesc, operadoras de telefonia e internet também registram a injeção de grandes volumes financeiros para a recuperação da rede.

Agricultores precisam ficar atentos ao final do prazo para declaração do ITR. A orientação é do presidente do Sintraf de São Lourenço do Oeste ÉRICO ECKER. Segundo ele, o prazo segue até dia 30, agora de setembro. Todos os agricultores que tem imposto a recolher são obrigados a entregar a declaração do imposto territorial rural. Esse serviço pode ser feito no Sintraf do município. Ação pode ser feita por sócios e não sócios do Sindicato.

Agricultor não pode esquecer de apresentar ITR do ano anterior no momento da declaração de 2019. ECKER explica que esse documento é indispensável para o ITR desse ano. Além, dos demais documentos da área de terra que será declarada. Um ponto importante, cita o presidente, é que muitos agricultores possuem lotes urbanos, e não informam na declaração. Porém, isso é fundamental, pois está descrito na lei que o agricultor precisa declarar todos os imóveis. Chama atenção também ao valor declarado. Hoje tem agricultor declarando o mesmo valor de dez, 15 anos atrás, sem se dar conta de que as propriedades rurais tem valorizado bastante nos últimos anos.

Cadeia produtiva do leite é o setor que mais sofre com a estiagem. Afirmação é do médico veterinário de Saltinho ADENILSON SUTIL. De acordo com ele, o período de estiagem preocupa e muito todos os setores em especial o do leite. Mesmo com o pouco volume de chuva desses últimos dias, ainda não foi o suficiente para resolver o problema. A situação se torna um pouco mais crítica, pois o início do inverno foi bastante chuvoso, depois seco e agora que é época do plantio não tem nem como plantar devido as condições climáticas.

Preço do leite é um fator que se soma aos problemas da estiagem. ADENILSON SUTIL, relata que havia rumores de que teria aumento no preço pago pelo produto. Porém, acredita que devido também a essas condições climáticas a qualidade tenha caído e por consequência afetado diretamente no preço. Muitos agricultores estão relatando a falta de alimento para os animais. Ai que entra a questão do planejamento com reservas de alimentos para enfrentar situações como essa. A falta de preparo dos produtores com alimentação, pode além de ter a produção afetada, levar a perda no rendimento mensal, e prejudicar a saúde do animal.

Polícia Civil concluiu inquérito que apurava crimes de tráfico de droga e associação para o tráfico. Ao todo cinco pessoas suspeitas de envolvimento com a comercialização de drogas foram presas de Maravilha. No dia 14 do mês passado, a Polícia Civil, em conjunto com a Militar, desencadeou operação contra o tráfico de drogas no Bairro Bela Vista, em Maravilha. Na oportunidade foram cumpridos mandados de busca e apreensão, quando foram presos três envolvidos com o tráfico. Depois disso, outros dois suspeitos foram identificados. O Inquérito Policial foi concluído com cinco indiciados pelos crimes de tráfico de droga e associação para o tráfico. Todos estão presos e, em caso de condenação, as penas podem chegar a 15 anos de reclusão, além de multa.

Acusado de agredir mulher é condenado a quatro meses de prisão. O homem acusado de ter tentado assassinar uma mulher no ano passado em Palma Sola foi julgado nesta semana, no Tribunal do Júri na Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira. Conforme a denúncia do Ministério Público, na manhã do dia 04 de novembro, na rua Paraná, Bairro Palmares, o acusado teria empurrado sua própria companheira nas escadas da residência. Ao cair no chão a mulher sofreu um ferimento na cabeça e na sequencia o homem agrediu a mulher no chão com uma paulada.

De acordo com a denúncia o homem só não matou a mulher, pois vizinhos acionaram a Polícia Militar que deteve o acusado e encaminhou a vítima para atendimento médico.Após ouvir as alegações da acusação e defesa, considerando que o acusado foi preso em novembro de 2018 ficando encarcerado até maio de 2019, a juíza CAROLINA DENARDIN, fixou pena ao réu para quatro meses de prisão por lesão corporal grave em regime semiaberto, visto que no entendimento da justiça o homem cumpriu tempo superior à condenação, sendo então determinado a extinção da pena pelo cumprimento.

Polícia recupera veículo furtado. Na madrugada de hoje, a equipe da Polícia Militar de Renascença em patrulhamento tentou abordagem de uma caminhonete Hilux, cor prata, cujo condutor fugiu em direção a Marmeleiro. As equipes de Marmeleiro e Flor da Serra do Sul foram comunicadas, e houve nova tentativa de abordagem em Marmeleiro, porém o condutor jogou a caminhonete para cima da equipe e fugiu em direção à Flor da Serra do Sul pela BR-280. Após vários quilômetros de acompanhamento, o condutor perdeu o controle e saiu da pista quando finalmente foi abordado. Ele foi preso, e constatado que a caminhonete tinha registro de roubo no dia 11 de setembro, no estado do Rio Grande do Sul. Após os procedimentos o condutor e a caminhonete recuperada foram encaminhados para delegacia de Francisco Beltrão.

Réu é condenado a nove anos e seis meses por tentativa de homicídio. Ontem ocorreu júri popular na comarca de Marmeleiro. Foi submetido a julgamento por dupla tentativa de homicídio ANTÔNIO RIBERA, 51 anos. Segundo denúncia do Ministério Público, os fatos ocorreram no dia 10 de fevereiro de 2012 na Rua São Leopoldo, bairro Passarela, por volta de 20 horas e 55 minutos. ANTÔNIO RIBERA efetuou disparos de arma de fogo contra TIAGO CHAVES e JUCELI DE QUEIROS. Acertando a mulher com tiro na clavícula do lado direito e ainda causou lesões em TIAGO na cabeça.

Julgamento ocorreu no Tribunal do Júri da Comarca de Marmeleiro. Ele foi presidido pelo Juiz JOSÉ MILANEZI. No Ministério Público, atuou o Promotor, ARTUR MENDONÇA E ARAÚJO e na defesa a advogada CARLA VAGNER. Ao final o réu foi condenado a sentença de nove anos e seis meses de reclusão em regime inicialmente fechado.

Polícia registra tentativa de homicídio. Um homem de 27 anos sofreu uma tentativa de homicídio em linha Platanéia, Novo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, ele foi atingido por tiros nas duas pernas, na região das coxas, bem como no antebraço. A vítima recebeu atendimento no Hospital da Fundação. Em conversa com os policiais, disse que estava passando pela comunidade quando foi alvejado por inúmeros disparos de arma de fogo, segundo ele, duas espingardas. Os autores dos disparos seriam dois homens. Aos policiais, a vítima relatou não saber a motivação do crime e também que não sabe onde eles moram. Até o momento, a polícia não informou se alguém foi preso.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.