ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 13 09 2018

-ESTUDO APONTA QUE INVESTIMENTO DO GOVERNO PARA 2019 É O MENOR EM 14 ANOS

-ALESC APROVA PROJETO QUE PÕE FIM AO AUXÍLIO-SAÚDE PAGO AOS DEPUTADOS

-OBRAS VÃO AMPLIAR CAPACIDADE DA UNIDADE PRISIONAL EM 17 VAGAS

-PREFEITURA QUER AGILIZAR REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO

-POLÍCIA AUMENTA FISCALIZAÇÃO CONTRA RACHAS NA WILLY BARTH

-POLICIAS CUMPREM MANDADOS DE PRISÃO NO EXTREMO-OESTE

-MOTOCILISTA MORRE EM SAÍDA DE PISTA NA SC 283

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em quatro reais para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a 13 centavos para venda e 11 centavos para a compra. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Um tribunal de El Salvador condenou nesta quarta-feira o ex-presidente ELÍAS ANTONIO SACA a dez anos de prisão pelo desvio de 301 milhões de dólares durante sua gestão, de 2004 a 2009. A Procuradoria destacou que SACA é o primeiro ex-presidente salvadorenho "condenado por crime de corrupção". Além da pena de dez anos de prisão, ele foi condenado a devolver ao Estado 260 milhões de dólares.

O Congresso chileno sancionou nesta quarta-feira a Lei da Identidade de Gênero que permite a mudança de nome e sexo para os maiores de 14 anos, acabando com uma batalha legislativa de cinco anos entre a comunidade LGBTI e os conservadores. A lei foi aprovada pela Câmara dos Deputados por 95 votos a favor e 46 contra, um resultado mais folgado do que o esperado. No início de setembro, o documento já havia recebido a autorização do Senado.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, partiu nesta quarta-feira para a China, seu maior aliado, em busca de acordos econômicos, após adotar um plano de medidas com o qual pretende resgatar o país. MADURO disse que sua viagem também busca aprofundar as "extraordinárias relações políticas" entre os dois países. O presidente pôs em vigor há três semanas um plano de reformas econômicas diante da grave crise que atravessa a Venezuela.

O investimento de 27 bilhões do governo federal previsto para 2019 é o menor em 14 anos, segundo informa a edição de setembro do Relatório de Acompanhamento Fiscal da Instituição Fiscal Independente, órgão do Senado Federal. Até agosto deste ano a entidade observou que os gastos com investimentos do governo federal somaram 23 bilhões, valor ainda abaixo do limite autorizado de 31 bilhões de reais para 2018. Os investimentos do governo estão sendo afetados pela regra do teto de gastos públicos, pela qual as despesas totais não podem crescer acima da variação da inflação em 12 meses até junho do ano anterior.

O ministro JOSÉ ANTONIO DIAS TOFFOLI toma posse nesta quinta-feira como novo presidente do Supremo Tribunal Federal. Aos 50 anos, será o mais jovem presidente do STF. A solenidade está marcada para as cinco horas da tarde na sede do Supremo. Sucessor de CÁRMEN LÚCIA no posto mais alto do Poder Judiciário, TOFFOLI acumulará também o comando do Conselho Nacional de Justiça pelos próximos dois anos. Também nesta quinta-feira, o ministro LUIZ FUX assume como vice-presidente do Supremo e do CNJ.

O ministro LUIZ EDSON FACHIN, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, deu prazo de 15 dias para a Procuradoria Geral da República decidir se denuncia o presidente MICHEL TEMER no inquérito que investiga repasses da Odebrecht ao MDB. EDSON FACHIN enviou à procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, o relatório final da Polícia Federal segundo o qual há indícios de que TEMER recebeu vantagem indevida da Odebrecht. A polícia aponta os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pela Constituição, um presidente não pode responder por um crime cometido fora do mandato e os fatos apurados no inquérito se referem a 2014, quando TEMER era vice-presidente da República.

A Justiça mandou afastar do cargo o superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, VICTOR VALENTE SILVESTRE. Ele e mais dois ex-servidores comissionados foram denunciados por atos de improbidade administrativa, no favorecimento a algumas construtoras. A decisão cabe recurso. Os três denunciados respondem também a outro processo semelhante, em que são acusados de facilitar licenças de prédios de luxo em meio à Mata Atlântica, na Praia Brava.

Santa Catarina registrou queda no número de abates de frangos em abril, maio e junho de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta quarta-feira. Porém, o abate de suínos cresceu. As exportações dos dois tipos de carne também tiveram aumento. Os números não são positivos para o abate de frangos: houve queda de 13 por cento na comparação do segundo semestre de 2018 com o mesmo período em 2017. Em relação aos suínos, o estado teve um crescimento de um e meio por cento no abate no segundo trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na tarde desta quarta-feira o projeto que põe fim ao auxílio-saúde pago aos deputados estaduais. A votação foi unânime entre os parlamentares presentes. A redação final do projeto será votada na sessão desta quinta. Na terça, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o projeto de resolução que revoga a lei que autoriza a realização de despesa para fim médico-assistencial a deputados estaduais. Na votação em plenário ontem, foram 21 votos a favor do projeto. Com a aprovação da redação final, a medida entra oficialmente em vigor.

A Polícia Civil promoveu na tarde de ontem mais uma edição do projeto Delegado Mirim. Os alunos do segundo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Alberico Azevedo visitaram a Delegacia Regional de Polícia. As crianças conheceram a Delegacia e conversaram com a equipe policial da DPCAMI sobre boas ações, dicas para segurança pessoal e o trabalho da Polícia Civil. De acordo com a delegada LISIANE JUNGES, os alunos também receberam um certificado que atesta estarem prontos para aplicarem no seu dia a dia os conhecimentos recebidos.

A cavalgada da Integração Sul Brasileira chegou no final da tarde de ontem a São Miguel do Oeste. Os cavalarianos passaram a noite no parque de exposições Rineu Gransotto. Na manhã desta quinta-feira, 13, o grupo passou pelo centro da cidade e participou de um ato solene em frente ao CTG Porteira Aberta. Em seguida, os cavalarianos seguiram para a sede campeira da Linha Gramadinho onde haverá almoço para o grupo. A cavalgada conta com a participação de aproximadamente 60 cavalarianos da região. A atividade vai terminar domingo em Dionísio Cerqueira.

A Cavalgada da Integração Sul Brasileira é muito importante para manter a tradição da cultura gaúcha na região. A declaração é do coordenador da cavalgada, LEONIR BASEI. De acordo com ele, o evento acontece há 30 anos e neste ano 50 cavalarianos participam da atividade. BASEI citou que o principal objetivo é fortalecer o tradicionalismo e mostrar para os jovens e crianças a força dos valores dessa cultura. As fotos da passagem da cavalgada pelo município estão no portal da Peperi na internet.

A Epagri de Bandeirante está organizando uma caminhada ecológica neste final de semana. A atividade vai acontecer no sábado, as margens do Arroio Bandeirante. De acordo com a extencionista da Epagri, FRANCISCA FREIBERGER, o objetivo é fazer uma caminhada educativa para observar o trabalho realizado pelo grupo Amigos do Arroio Bandeirante. Ela disse que o projeto está completando 12 anos e conseguiu um bom resultado ambiental. Além da Epagri, empresas e entidades da região estão envolvidas na organização da caminhada deste sábado.

A caminhada ecológica deste sábado as margens do Arroio Bandeirante deve reunir cerca de 50 pessoas. A expectativa é da extencionista da Epagri, FRANCISCA FREIBERGER. De acordo com ela, a caminhada terá cerca de três quilômetros. O trajeto será da nascente do arroio até a estação da Casan. A caminhada começa a uma hora da tarde e para participar é preciso fazer a inscrição no escritório local da Epagri. FRANCISCA reforçou que haverá transporte para as comunidades interessadas em participar da atividade.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc entregou, na última semana, cinco projetos de paisagismo à Escola de Educação Básica Santa Helena.Os projetos para os espaços verdes e de convivência da escola foram desenvolvidos pelos acadêmicos do curso. De acordo com a coordenadora do curso, professora LEANDRA DAIPRAI, os espaços poderão ser incorporados ao processo de ensino-aprendizagem da escola, pois permitem uma vivência diferente da oferecida em sala de aula. Segundo a diretora da escola, ADRIANA TELOKEN, o projeto será executado ainda neste ano.

A possibilidade de fechamento da agência dos Correios de Descanso foi discutida no final do mês passado pelo prefeito SADI BONAMIGO durante audiência na Superintendência da empresa em Florianópolis. O superintendente MARCOS DA SILVA listou as readequações que o proprietário do imóvel onde está a unidade deveria fazer no local. Depois do encontro o prefeito determinou que o setor de Engenharia notificasse o proprietário da sala, pois os Correios não iriam renovar o contrato de aluguel caso as obras não fossem executadas. BONAMIGO disse que o proprietário fez termo de ajuste para a reforma. O prefeito garantiu que a agência dos Correios permanecerá em Descanso.

As obras de ampliação das vagas da unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste devem terminar até o final deste mês. A projeção é do gestor da cadeia, ANDRÉ DE OLIVEIRA. Ele explicou que a adaptação do espaço vai permitir a abertura de mais 17 vagas para presos. Atualmente, a unidade tem capacidade para 78 detentos, mas o local está com 106 presos. OLIVEIRA disse que o número é grande, mas a situação ainda é administrável. Ele explicou que as obras de ampliação das vagas foram bancadas com recursos buscados pela própria administração da cadeia em parceria com o judiciário e entidades.

Cerca de 40 por cento dos detentos da cadeia pública exercem algum tipo de trabalho. A informação é do gestor da cadeia, ANDRÉ DE OLIVEIRA. De acordo com ele, 40 presos exercem algum tipo de trabalho, 30 fora da unidade e 10 dentro da cadeia. OLIVEIRA explicou que o trabalho prisional ajuda a reduzir o tempo de pena e resulta em uma renda para os presidiários. Além disso, 25 por cento da remuneração do preso reverte para a cadeia. O valor é depositado em uma conta do estado e pode ser usado em investimentos na própria unidade prisional avançada.

A unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste fechou um convenio para permitir o acesso dos presos ao ensino superior. Segundo o gestor da cadeia, ANDRE DE OLIVEIRA, a parceria foi firmada com o polo da Unip e 10 presos vão começar o curso de Gestão Comercial no mês de outubro. Além disso, os detentos também tem acesso a aulas de alfabetização e ensino médio. OLIVEIRA disse que os projetos de trabalho e estudo na cadeia servem como recuperação e ressocialização dessas pessoas. Ele comentou que o objetivo é fazer com que o preso retorne para o convívio social em condições de continuar a sua vida sem voltar a cometer crimes.

Está em tramitação na câmara de vereadores o projeto de lei que trata do processo de regularização fundiária em São Miguel do Oeste. A matéria que foi protocolada na câmara no dia 16 de agosto deve facilitar a obtenção de escrituras para cerca de mil famílias do município. De acordo com o vice-prefeito ALFREDO SPIER explicou que a lei permite que a própria prefeitura faça a emissão dos documentos para casas e terrenos que hoje estão irregulares. Aqueles que fizeram o pedido de regularização em anos anteriores, ainda terão que aguardar o término dos processos que estão no Judiciário. SPIER espera a aprovação do projeto pelos vereadores o mais rápido possível.

O procedimento de regularização fundiária via administrativa vai trazer uma esperança para as famílias que ainda tem o imóvel sem documentos. O comentário é do vice-Prefeito ALFREDO SPIER, ele disse que o município vai montar uma comissão para analisar os processos e emitir os títulos de propriedade. O grupo responsável pelo serviço será composto por representantes do prefeito e dos setores de assistência social, engenharia e jurídico do município. SPIER comentou que a expectativa é de que o processo via prefeitura vai agilizar a emissão dos documentos, mas ele fez um alerta: os problemas não serão resolvidos como num passe de mágica.

O número de imóveis em situação irregular pode ser ainda maior do que a estimativa da prefeitura. De acordo com o vice-prefeito ALFREDO SPIER, os dados atuais do município apontam para a existência de cerca de mil casas ou terrenos sem a devida documentação. Ele comentou que com o início da regularização fundiária pela via administrativa é possível que situações novas apareçam. SPIER comentou que o regularização dos imóveis é importante para as famílias e também para a prefeitura que terá um controle mais efetivo da cidade.

Os vereadores aguardam a resposta de um pedido de informações protocolado pela comissão de educação para votar o projeto de regularização fundiária. Os vereadores querem saber mais detalhes sobre a composição da comissão municipal que vai analisar os pedidos de regularização de casas e terrenos sem documentos. O presidente da câmara, CLAUDIO BARP, disse que assim que o pedido for respondido, a matéria poderá ser analisada em plenário. A próxima sessão da câmara de vereadores está marcada para a próxima quinta-feira, dia 20 de setembro.

O número de acidentes de trânsito na avenida Willy Barth está preocupando as policias civil e rodoviária federal. Ontem a tarde, as duas instituições convocaram a imprensa para apresentar dados sobre o assunto. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal foram registros 61 acidentes com 117 veículos envolvidos na via nos últimos 12 meses. 44 pessoas tiveram ferimentos leves e nove sofreram lesões graves. Sete acidentes foram do tipo colisão em poste. Em seis deles o motorista havia ingerido bebida alcóolica ou estava em alta velocidade. Segundo a PRF, os números são graves.

A Polícia Civil está investigado pelo menos um caso de racha na avenida Willy Barth. De acordo com o delegado CONRADO CINTRÃO, o fato aconteceu no mês de agosto. Um carro atingiu um poste da rede elétrica e o condutor fugiu.. Imagens do sistema de viodemonitoramento da avenida mostram que o motorista estaria apostando racha no momento da ocorrência. CINTRÃO disse que esse tipo de situação é muito grave.

Sábado tem mais um debate do projeto eleições 2018 da Rede Peperi. O programa deste final de semana vai reunir os candidatos ao senado. Até o momento, seis postulantes ao cargo confirmaram presença no debate. Neste ano, Santa Catarina vai eleger dois senadores para um mandato de oito anos. O debate de sábado terá quatro blocos com ênfase na troca de perguntas diretas entre os candidatos. O programa começa as oito horas da manhã no Cine Peperi. Cada candidatos terá direto a indicar 10 assessores ou convidados para acompanhar o debate na plateia do cinema. O programa terá transmissão ao vivo pelas rádio Atalaia, Cedro, Itapiranga, Oeste e Peperi, além do Instagram e Facebook.

A Polícia Militar prendeu um foragido da justiça nesta quarta-feira em Saltinho. De acordo com a PM, o homem de 49 anos possuía um mandado de prisão expedido pela comarca de Catanduvas no Paraná pelo crime de roubo com arma de fogo. O assalto teria ocorrido em um assentamento. A PM conseguiu localizar o homem na linha Santa Rita, interior de Saltinho. Ele não ofereceu resistência no momento da abordagem e foi levado para a Unidade Prisional.

As Polícias Militar e Civil de Mondaí e Riqueza realizaram uma operação conjunta para cumprir mandados de prisão nesta quarta-feira. Durante a ação, dois homens foram presos. Em Mondaí, o suspeito detido tem 27 anos e em Riqueza, o preso tem 50 anos de idade. Os mandados de prisão decorreram de condenações da Vara Única da Comarca de Mondaí, por crimes de ameaça e embriaguez ao volante. Os detidos são resistiram a abordagem dos policiais.

Um motociclista morreu em um acidente de trânsito no final da tarde de quarta-feira no município de Riqueza. De acordo com a Polícia rodoviária Estadual, uma moto conduzida por REGIS MANFRON saiu da pista e colidiu em árvores nas margens da rodovia SC-283. O acidente aconteceu por volta das seis horas da tarde na estrada que liga Riqueza a Caibi. O motociclista de 25 anos sofreu múltiplas fraturas e morreu na hora.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.