ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 13 07 2020

-MP VAI INVESTIGAR DEPUTADOS QUE USAM VERBA PÚBLICA PARA LUCRAR NA INTERNET

-JUSTIÇA DÁ 48 HORAS PARA GOVERNO EXPLICAR FALTA DE ANESTÉSICOS EM HOSPITAIS

-BRECHÓ DE ROUPAS USADAS ARRECADA MAS DE 13 MIL REAIS PARA MENINA COM AME

-FACISC VAI ELEGER NOVO VICE-PRESIDENTE REGIONAL NO FINAL DESTE MÊS

-MESMO COM PANDEMIA, SINDUSCON APOSTA EM CRESCIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

-VEÍCULO CARREGADO COM VINHO FURA BARREIRA E BATE EM VIATURA DA PM

-MOTOCICLISTA MORRE EM SAÍDA DE PISTA E COLISÃO CONTRA CASA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e seis centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O atual chefe de Estado da Polônia, o conservador ANDRZEJ DUDA, foi reeleito no segundo turno das eleições, que aconteceram no domingo. Ele conseguiu uma estreita margem de vantagem com relação ao prefeito de Varsóvia e representante da Plataforma Cívica, RAFAL TRZASKOWSK. A diferença foi de pouco mais de dois por cento. Durante a campanha eleitoral, Duda fez discursos pelos valores tradicionais da família polonesa, contra minorias, além de ter acusado a vizinha Alemanha de tentar ajudar a oposição.

As regiões espanholas da Galícia e do País Basco comparecem às urnas neste domingo para eleições regionais atípicas, com medidas reforçadas de higiene e centenas eleitores excluídos porque estão infectados pelo novo coronavírus. De acordo com os governos das duas regiões, 420 eleitores, de um total de quatro milhões 480 mil registrados para renovar os respectivos parlamentos, não podem votar neste domingo em nome da prevenção. As eleições das duas regiões deveriam ter acontecido em 5 de abril, mas foram adiadas pelo avanço da doença no país, que oficialmente matou mais de 28 mil e 400 pessoas na Espanha.

Na tentativa de forçar distritos escolares e universidades a reabrirem apesar do coronavírus, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse que o Departamento do Tesouro reexaminará seus status e financiamentos livres de impostos. Ele já ameaçou cortar seu financiamento federal e pretende expulsar universitários estrangeiros. O governo TRUMP está pressionando as escolas para que retomem as aulas presenciais no momento em que os casos do novo coronavírus aumentam em algumas das áreas mais populosas do país, o que levou algumas delas a recuarem dos planos de afrouxamento das restrições.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste sábado que o Ministério da Saúde tem feito repasses de recursos para estruturação da saúde e a compra de equipamentos, insumos e medicamentos, em meio à pandemia de coronavírus. A publicação nas redes sociais foi acompanhada por um vídeo que diz que o governo liberou nove bilhões e 900 milhões de reais para o combate à doença, com outros 13 bilhões e 800 milhões já autorizados. O presidente disse ainda que 700 serviços nacionais foram digitalizados desde o início de sua gestão, o que, de acordo com ele, gerou economia anual estimada de dois bilhões e 200 milhões de reais.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União vai pedir a abertura de uma investigação sobre o uso da cota parlamentar, abastecida com dinheiro público, para gerir canais monetizados no YouTube , com vídeos que arrecadam recursos de acordo com o número de visualizações. Deputados da base do governo e da oposição têm recorrido à prática. Ao menos sete parlamentares estão ganhando dinheiro dessa forma. Eles pagam produtoras que editam vídeos para o Youtube e ganham dinheiro com as visualizações. Para o MP, a prática pode configurar crime de peculato ou improbidade administrativa.

A Corregedoria do Ministério Público Federal pediu explicações a nove dos 12 procuradores que assinaram uma ação de improbidade administrativa pedindo o afastamento do cargo do ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES. A ação foi protocolada na Justiça Federal no Distrito Federal nesta semana sob argumento de que o ministro age para a "desestruturação dolosa das estruturas de proteção ao meio ambiente". Segundo a corregedoria, as explicações são necessárias, “principalmente pela ausência de motivação legal para tanto e sem prévia autorização do procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS.

A produção de mel da safra 2019-2020 já é considerada acima da média e deverá superar as seis mil e 500 toneladas em Santa Catarina. Em 20182019 foram colhidas cerca de cinco mil e 800 toneladas do produto. A estimativa é apontada pelo levantamento feito pela Epagri e Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina junto aos produtores do estado. De acordo com o chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, RODRIGO DA CUNHA, neste ano, um fator climático, em especial, ajudou os apicultores: o tempo mais seco permite que as abelhas saiam mais das colmeias e diminui a umidade do néctar, aumentando o rendimento no favo.

Com quatro mil 248 casos confirmados, Blumenau terá novas medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus na cidade. A partir de amanhã, o transporte coletivo será novamente suspenso, assim como a circulação de idosos e realização de atividades religiosas em grupo. O decreto foi assinado pelo prefeito MÁRIO HILDELBRANDT no domingo.. Blumenau já registrou 16 mortes por Covid-19, e até o fim de semana tinha 76 por cento dos leitos de UTI ocupados. O governo do estado também deve anunciar novas medidas restritivas nesta segunda-feira.

A Justiça deu 48 horas para o Estado de Santa Catarina prestar esclarecimentos sobre a falta de anestésicos, fundamentais para os procedimentos e entubação de pacientes com Covid-19 nas unidades de terapia intensiva. O prazo atende a um pedido do Ministério Público que entrou com ação civil pública com pedido de tutela de urgência contra o Estado, como medida de proteção ao direito fundamental à saúde, principalmente de pacientes internados em hospitais públicos. No documento, o MP diz que hoje faltam pelo menos 10 medicamentos essenciais para procedimentos oncológicos, cardiológicos e de urgências e emergências, nos quais se enquadram pacientes graves contaminados pelo novo coronavírus. A Secretaria da Saúde estadual disse sábado hoje que vem agindo para manter os estoques.

Voluntários de São Miguel do Oeste realizaram mais uma ação para arrecadar recursos para o tratamento de SOFIA HELENA neste final de semana. A menina, que mora com a família em Saudades, luta contra Atrofia Muscular Espinhal. O Brechó vendeu roupas novas e usadas em ação que ocorreu no Clube Comercial. Todo o dinheiro arrecadado com a vendas das roupas será destinado para a família de Sofia Helena. Segundo uma das organizadoras, CRISTIANE BAZZI, as vendas fecharam em 13 mil e 77 reais. O caixa solidário arrecadou mais 246 reais. Ao todo, cerca de 13 mil e 300 reais serão repassados nos próximos dias para a famílias de SOFIA HELENA.

Os voluntários que organizaram o brechó deste final vão promover mais uma ação para arrecadar recursos para o tratamento de SOFIA HELENA, a menina que tem Atrofia Muscular Espinhal. A informação é de uma das coordenadoras da iniciativa, CRISTIANE BAZZI. De acordo com ela, o objetivo agora é fazer uma liquidação para a venda das roupas que não foram comercializadas no final de semana. A venda dos produtos começa na quinta-feira, das 11 da manhã as sete e meia da noite, também no Clube Comercial. Na sexta, a venda vai ocorrer no mesmo horário. No sábado, o atendimento será das nove as quatro da tarde. As roupas serão comercializadas a preço máximo de cinco horas.

A campanha de coleta de entulhos e materiais diversos no centro e bairros segue para mais uma comunidade nesta terça-feira. A ação, realizada em parceria pelas secretarias de Saúde e de Urbanismo, consiste na retirada de entulhos que podem acumular agua parada e resultado na criação de novos focos do mosquito da dengue. Hoje, os contêineres ainda estão ao lado do posto de saúde do bairro Jardim Peperi. Amanhã, a campanha será realizada no bairro Progresso. O ponto de coleta dos entulhos será ao lado do ginásio de esportes do da comunidade. Os contêineres ficarão no bairro até segunda-feira da semana que vem.

A Epagri vai promover nesta semana uma capacitação online sobre manejo e conservação do solo e da água. O curso será realizado nesta terça e quarta-feira. De acordo com o agrônomo responsável pelos programas da área ambiental na Epagri regional, extensionista CLISTENES GUADAGNIN, a palestra de abertura será as duas horas da tarde de amanhã com o agrônomo ANDRE RECH. Ele vai falar sobre manejo de plantas de cobertura e os benefícios para solos produtivos. Já na quarta-feira, a partir das três horas da tarde, a palestra será com o doutor na área de biologia do solo, CARLOS ALBERTO CASALI. Cada palestra online terá duração estimada de duas horas. O curso pode ser acessado pela plataforma do Google Meet, pelo link que é disponibilizado no site da Epagri.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste entregou, na última sexta-feira, mais uma remessa de máscaras ao setor público. Desta vez, o material foi destinado à Secretaria de Assistência Social do município. As mais de 400 unidades, produzidas pela D'Lamb Sport, em parceria com o Programa São Miguel em Ação, devem ser utilizadas para ações junto aos programas e setores daquela pasta. Conforme a secretária ANDRÉIA REBELATTO, os Equipamentos de Proteção Individual serão distribuídos para o CREAS, dois CRAS, usuários que chegam ao Caic sem máscara, grupos de idosos e abrigo institucional. Participaram da entrega, o diretor de Divulgação e Eventos da Acismo, ANTÔNIO DALTOÉ, e a diretora de Gestão da Secretaria de Assistência Social, DAIANA MACHADO.

A vice-presidência regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina realizou a entrega de 10 mil e 700 máscaras de tecido ao Instituto Santé, que administra quatro hospitais na região Extremo-oeste. Os materiais foram entregues na última sexta-feira pelo vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Serão beneficiados os hospitais Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, em São Miguel do Oeste, São Lucas de Guaraciaba, Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira e o Sagrada Família, de Itapiranga. A doação faz parte de um total de 245 mil máscaras de tecido doadas à Fiesc por uma fábrica de roupas de Blumenau. As mascaras devem ser utilizadas em pacientes, acompanhantes e colaboradores dos setores onde é permitido o uso do equipamento de proteção individual de tecido.

A Facisc vai eleger, no final deste mês, o novo vice-presidente regional do Extremo-oeste. A escolha vai ocorrer de forma virtual no dia 28 de julho. Podem se candidatar ao cargo pessoas que já presidiram as associações comerciais e industriais dos municípios da região. Tem direto a voto apenas os atuais presidentes de ACIs. O atual vice-presidente da Facisc é o empresário do município de Palmitos, ELSO OTTO. Ele participou do RPN primeira edição e disse que em setembro ocorre a eleição da nova diretoria estadual da Facisc. OTTO comentou que o nome presidente da Facisc em Santa Catarina deve ser de consenso. O nome ainda não foi definido.

O novo vice-presidente regional da Facisc deve ser indicado pela associação comercial de Tunapolis. A informação é do vice-presidente da federação, ELSO OTTO. Ele explicou que existe um acordo de cavalheiros para permitir que todos os municípios assumam o cargo. Os últimos três mandatos foram ocupados por empresários indicados pelas associações comerciais de São Miguel do Oeste, Itapiranga e Palmitos. OTTO disse que poderia disputar a reeleição, mas o entendimento é de que esse rodízio na vice-presidência regional deve ser mantido. Segundo OTTO, esse sistema fortalece o associativismo e dá espaço para que todos participem da federação.

A Facisc realiza um trabalho bastante muito importante de suporte às associações comerciais do extremo-oeste. A avaliação é do atual vice-presidente regional da entidade, ELSO OTTO. De acordo com ele, o associativismo é um modelo onde todos se ajudam e fortalecem as associações e as empresas. Durante o RPN primeira edição de hoje, ele fez uma avaliação positiva do mandato que vai até o dia 28 deste mês.

Apesar dos impactos da pandemia do coronavírus, o setor da construção civil buscou alternativas para retomar as atividades. O comentário é do vice-presidente financeiro do Sindicato da Construção Civil, ELIAS LUNARDI. Ele participou do Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que as empresas do segmento tiveram que adaptar os trabalhos e adotar novas rotinas para garantir a prevenção contra o coronavírus. Segundo LUNARDI, o Sinduscon definiu novos procedimentos de segurança,distanciamento e higienização para manter as obras em andamento. Ele citou que a cartilha elaborada em conjunto com o Sesi contém mais de 20 itens. LUNARDI disse que as medidas deram certo e o setor não registrou nenhum caso de Covid na cidade.

O retorno das obras de construção civil ocorreu dentro da normalidade, apenas com o afastamento dos trabalhadores que estão nos grupos de risco. O vice-presidente do Sinduscon, ELIAS LUNARDI, disse que o ritmo das obras, de forma geral, está dentro do normal. Ele citou que os projetos municipais sofreram uma retração, mas obras com recursos federais e estaduais estão sendo realizadas. As obras privadas, como casas e prédios, também não sentiram os efeitos da pandemia. Ele citou, como exemplo, o aumento de 21 por cento no volume de contratos de crédito habitacional no primeiro semestre deste ano na comparação com o ano passado. Para LUNARDI, isso é um sinal de que o setor está aquecido também no extremo-oeste.

O atual momento é propício para a construção civil e as empresas do setor devem lançar novos projetos mesmo com os efeitos da pandemia do coronavírus na economia. A projeção é do vice-presidente do Sinduscon, ELIAS LUNARDI. Ele disse que este é um período onde o setor deve crescer e fortalecer a sua condição de opção segura de investimento. LUNARDI citou que as dificuldades econômicas geradas pela pandemia não teve afetar os preços dos imóveis e que o setor vai continuar aquecido.

A Polícia Militar divulgou hoje o balanço das ações voltadas ao enfrentamento dos crimes na área da fronteira realizadas na sexta-feira passada. A PM promoveu uma série de barreiras fixas e móveis nas rodovias que cortam a região, além de também serem realizadas vistorias em bares e similares. Nas barreiras, os policiais militares vistoriaram 865 veículos, dos quais 48 foram notificados por irregularidades de trânsito diversas. Nas ações em bares e similares, 25 estabelecimentos foram vistoriados, sendo que 883 pessoas foram abordadas e identificadas. Em São Miguel do Oeste, uma pessoa foi detida por tráfico de drogas. O suspeito carregava sete “buchas” de cocaína prontas para comercialização.

Um veículo carregado com vinhos da Argentina colidiu contra uma viatura policial durante uma tentativa de escapar de uma barreira neste domingo na região. O bloqueio para fiscalização de veículo foi montado na manhã de ontem no Distrito de Idamar em Dionísio Cerqueira. O motorista de um Fiesta tentou furar a barreira e acabou colidindo na viatura. O condutor fugiu em direção a uma área de mata e não foi localizado. O veículo estava carregado com 291 garrafas de vinhos de diversas marcas da Argentina. O produto não tinha os devidos despachos aduaneiros e estava coberto por uma lona preta. O valor de mercado dos vinhos no Brasil é de aproximadamente 75 mil reais. A mercadoria e o veículo foram apreendidos.

Uma casa foi parcialmente destruída por um incêndio neste final de semana em Romelândia. O fogo atingiu uma casa de alvenaria de cerca de 70 metros quadrados na comunidade de Vista Alegre. Os bombeiros foram chamados por volta das dez e meia da manhã deste domingo para atender a ocorrência. O fogo atingiu a área de festa e garagem da casa. Segundo o proprietário, apenas a filha dele estava em casa. Ela chamou o pai e os vizinhos que tentaram controlar as chamas até a chegada dos bombeiros. Cerca de 50 por cento da residência foi destruída pelo fogo.

Em Iporã do Oeste, um incêndio também destruiu parcialmente uma casa no interior do município. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste por volta das dez horas da manhã de sábado na Linha Quilombo. O incêndio ocorreu em uma garagem nos fundos do terreno. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já haviam sido controladas pelos familiares e vizinhos com uso de baldes e mangueiras. O fogo pode ter sido causado por um forno artesanal que estava sendo usado para defumar salame. O incêndio também atingiu um carro e uma moto que estavam na garagem.

Duas pessoas ficaram feridas em um colisão envolvendo duas motos neste domingo na SC 163. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia da tarde nas proximidades da comunidade de Linha Campina, município de Descanso. Os dois feridos eram ocupantes de uma das motos: o condutor de 18 anos e a caroneira de 19. Eles tiveram escoriações generalizadas. Os dois foram socorridos e levados para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

Mais um acidente de transito envolvendo motocicleta foi registrado neste final de semana na região. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma moto perdeu o controle da direção e sofreu uma queda na SC 492. O acidente aconteceu as sete e meia da noite de ontem nas proximidades da comunidade de Linha Novo Encantado, interior de Bandeirante. O motociclista de 27 anos sofreu escoriações generalizadas., Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional.

Um rapaz de 24 anos morreu em um acidente de transito na noite deste domingo na SC 161. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o condutor de uma moto CBX Twister saiu da pista e bateu contra uma residência. O acidente aconteceu por volta das oito horas no município de Romelândia. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do Hospital. A vítima foi identificada como ANDERSON DA SILVA, de 24 anos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.