ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 13/07/2020

GLOBO EM FOCO – 13/07/20

-MP VAI INVESTIGAR DEPUTADOS QUE USAM VERBA PÚBLICA PARA LUCRAR NA INTERNET

-JUSTIÇA DÁ 48 HORAS PARA GOVERNO EXPLICAR FALTA DE ANESTÉSICOS EM HOSPITAIS

-PANDEMIA PREJUDICA REALIZAÇÃO DE EVENTOS TRADICIONALISTAS

-ITAPIRANGA ABRE INSCRIÇÕES PARA 3ª FASE DE CERTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES

-SÃO JOÃO DO OESTE INOVA NA MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

-COMARCA DE ITAPIRANGA ESTÁ HÁ MAIS DE 8 MESES SEM DELEGADO TITULAR

-FILHO MATA O PAI COM GOLPE DE FACA E MORRE EM ACIDENTE DURANTE FUGA

-MOTOCICLISTA MORRE APÓS SAÍDA DE PISTA E COLISÃO EM RESIDÊNCIA

= O Tempo em Itapiranga apresenta-seinstável. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e seis centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O atual chefe de Estado da Polônia, o conservador ANDRZEJ DUDA, foi reeleito no segundo turno das eleições, que aconteceram no domingo. Ele conseguiu uma estreita margem de vantagem com relação ao prefeito de Varsóvia e representante da Plataforma Cívica, RAFAL TRZASKOWSK. A diferença foi de pouco mais de dois por cento. Durante a campanha eleitoral, Duda fez discursos pelos valores tradicionais da família polonesa, contra minorias, além de ter acusado a vizinha Alemanha de tentar ajudar a oposição.

As regiões espanholas da Galícia e do País Basco comparecem às urnas neste domingo para eleições regionais atípicas, com medidas reforçadas de higiene e centenas eleitores excluídos porque estão infectados pelo novo coronavírus. De acordo com os governos das duas regiões, 420 eleitores, de um total de quatro milhões 480 mil registrados para renovar os respectivos parlamentos, não podem votar neste domingo em nome da prevenção. As eleições das duas regiões deveriam ter acontecido em 5 de abril, mas foram adiadas pelo avanço da doença no país, que oficialmente matou mais de 28 mil e 400 pessoas na Espanha.

Na tentativa de forçar distritos escolares e universidades a reabrirem apesar do coronavírus, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse que o Departamento do Tesouro reexaminará seus status e financiamentos livres de impostos. Ele já ameaçou cortar seu financiamento federal e pretende expulsar universitários estrangeiros. O governo TRUMP está pressionando as escolas para que retomem as aulas presenciais no momento em que os casos do novo coronavírus aumentam em algumas das áreas mais populosas do país, o que levou algumas delas a recuarem dos planos de afrouxamento das restrições.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste sábado que o Ministério da Saúde tem feito repasses de recursos para estruturação da saúde e a compra de equipamentos, insumos e medicamentos, em meio à pandemia de coronavírus. A publicação nas redes sociais foi acompanhada por um vídeo que diz que o governo liberou nove bilhões e 900 milhões de reais para o combate à doença, com outros 13 bilhões e 800 milhões já autorizados. O presidente disse ainda que 700 serviços nacionais foram digitalizados desde o início de sua gestão, o que, de acordo com ele, gerou economia anual estimada de dois bilhões e 200 milhões de reais.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União vai pedir a abertura de uma investigação sobre o uso da cota parlamentar, abastecida com dinheiro público, para gerir canais monetizados no YouTube , com vídeos que arrecadam recursos de acordo com o número de visualizações. Deputados da base do governo e da oposição têm recorrido à prática. Ao menos sete parlamentares estão ganhando dinheiro dessa forma. Eles pagam produtoras que editam vídeos para o Youtube e ganham dinheiro com as visualizações. Para o MP, a prática pode configurar crime de peculato ou improbidade administrativa.

A Corregedoria do Ministério Público Federal pediu explicações a nove dos 12 procuradores que assinaram uma ação de improbidade administrativa pedindo o afastamento do cargo do ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES. A ação foi protocolada na Justiça Federal no Distrito Federal nesta semana sob argumento de que o ministro age para a "desestruturação dolosa das estruturas de proteção ao meio ambiente". Segundo a corregedoria, as explicações são necessárias, “principalmente pela ausência de motivação legal para tanto e sem prévia autorização do procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS.

A produção de mel da safra 2019-2020 já é considerada acima da média e deverá superar as seis mil e 500 toneladas em Santa Catarina. Em 2018/2019 foram colhidas cerca de cinco mil e 800 toneladas do produto. A estimativa é apontada pelo levantamento feito pela Epagri e Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina junto aos produtores do estado. De acordo com o chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, RODRIGO DA CUNHA, neste ano, um fator climático, em especial, ajudou os apicultores: o tempo mais seco permite que as abelhas saiam mais das colmeias e diminui a umidade do néctar, aumentando o rendimento no favo.

Com quatro mil 248 casos confirmados, Blumenau terá novas medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus na cidade. A partir de amanhã, o transporte coletivo será novamente suspenso, assim como a circulação de idosos e realização de atividades religiosas em grupo. O decreto foi assinado pelo prefeito MÁRIO HILDELBRANDT no domingo.. Blumenau já registrou 16 mortes por Covid-19, e até o fim de semana tinha 76 por cento dos leitos de UTI ocupados. O governo do estado também deve anunciar novas medidas restritivas nesta segunda-feira.


A Justiça deu 48 horas para o Estado de Santa Catarina prestar esclarecimentos sobre a falta de anestésicos, fundamentais para os procedimentos e entubação de pacientes com Covid-19 nas unidades de terapia intensiva. O prazo atende a um pedido do Ministério Público que entrou com ação civil pública com pedido de tutela de urgência contra o Estado, como medida de proteção ao direito fundamental à saúde, principalmente de pacientes internados em hospitais públicos. No documento, o MP diz que hoje faltam pelo menos 10 medicamentos essenciais para procedimentos oncológicos, cardiológicos e de urgências e emergências, nos quais se enquadram pacientes graves contaminados pelo novo coronavírus. A Secretaria da Saúde estadual disse sábado hoje que vem agindo para manter os estoques.

Legislativo confirma sobra de 200 mil reais no primeiro semestre. Valor será devolvido ao município para aplicação livre. O presidente da câmara de vereadores, ALEXANDRE SIQUEIRA, destaca que são várias possibilidades para o governo municipal faz uso do dinheiro devolvido. Ele cita a área da saúde que tem grande demanda em virtude da pandemia, o setor produtivo em auxilio as empresas ou na agricultura. SIQUEIRA informa que o legislativo teria direito até sete por cento da arrecadação do município, porém neste ano o orçamento é de 2,79 por cento do orçamento de Itapiranga. Percentual inferior em comparação a anos anteriores. De acordo com ALEXANDRE SIQUEIRA, a economia é fruto do empenho dos 11 vereadores e seis servidores do legislativo. Na sessão de hoje dois novos projetos entram em debate.

Prefeito de São João do Oeste aponta novas ações para garantir qualidade no trânsito nas estradas do interior do município. FERNANDO BISIGO diz que que a manutenção de estradas entra em nova fase. O município fará experiência com sistema de britagem nas vias públicas por propósito de maior duração dos serviços realizados e segurança no trânsito. O trabalho será próximo a cidade, em um trecho de mil e 200 metros na estrada geral de acesso as comunidades de Macuco e Fortaleza. Serão colocados aproximadamente 300 metros cúbicos de pedra brita, material que o município já solicitou. O prefeito informa que nos próximos dias inicia a escarificação da estrada e em seguida será colocada uma camada de brita graduada e feita a compactação com o rolo da prefeitura. BISIGO afirma que o projeto já tem resultado positivo no município de Mondaí e agora será aplicado em São João do Oeste.

De acordo com o prefeito, a secretaria de Transportes e Obras mantém uma rotina de trabalho bastante intensa para recuperar estragos feitos pelas enxurradas em várias estradas. São diversos pedidos por serviços para patrolamento, troca de tubulação, retirada de entulhos e limpeza de sarjetas. Os serviços emergências tiveram prioridade após as fortes chuvas. Conforme FERNANDO BISIGO, é preciso dar atenção especial nas estradas para garantir o escoamento da produção e a entrega de insumos agrícolas. Ressalta ainda que as equipes do setor de obras seguem com os serviços de cascalhamento e alargamento de estradas. Ele elogia os servidores públicos da secretaria de Obras pela dedicação na solução rápida de problemas causados por enxurradas.

Ação conjunta da Fiesc e Cia. Hering doa 10 mil máscaras ao Instituto Santé. O vice-presidente Extremo-oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina, ASTOR KIST, realizou a entrega de 10 mil e 700 máscaras de tecido ao Instituto Santé, que administra quatro hospitais na região Extremo-oeste. Serão beneficiados os hospitais Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, em São Miguel do Oeste, São Lucas de Guaraciaba, Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira e o Sagrada Família, de Itapiranga. A entrega ocorreu na sede do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, com a presença do diretor executivo do Instituto Santé, JEFERSON GOMES. A doação faz parte de um total de 245 mil máscaras de tecido doadas à Fiesc pela Cia. Hering de Blumenau. O material foi distribuído à comunidade por meio da Liga de Doações Conecta SC.

Pandemia prejudica realização de eventos tradicionalistas. O vice-patrão do Clube do Cavalo Otto Veit de São João do Oeste, JEAN RITTER, destaca que por tradição a entidade realiza eventos mensais com os seus sócios, como jantas e cavalgadas, o que teve que ser cancelado em função da pandemia. Ele cita que também foi suspenso o tradicional costelão que seria realizado em abril, bem como, a participação do Clube do Cavalo na noite da piada a da mentira da semana alemã que seria realizada em julho. JEAN comenta que também é incerta a realização da semana farroupilha em setembro. O vice-patrão lembra que há cerca de um ano havia sido contratado um professor para atender as 16 crianças da invernada artística, aulas também canceladas. Ele diz que por ser uma entidade que valoriza a cultura, a tradição e união, o Clube do Cavalo terá o desafio de reunir os tradicionalistas novamente quando as atividades forem retomadas.

Capitão avalia primeiro ano a frente do comando da PMR. Conforme o comandante da terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária, capitão DEIBER HAEFLIGER, um dos objetivos principais ao assumir o comando foi o de aproximar a população da polícia, por meio de ações preventivas, palestras, orientações com foco na redução de acidentes. O capitão afirma que a execução desse projeto foi prejudicada em função de que neste um ano que responde pelo comando, durante quatro meses participou de cursos em Florianópolis e agora a situação imposta pela pandemia impede a realização de ações junto a comunidade. Na parte operacional e repressiva, o comandante avalia que foi positiva a resposta a população com a instalação do Tático Ostensivo Rodoviário, o TOR, que em seis meses já alcançou a meta de apreensão de drogas que foi realizada durante todo o ano passado, além do cumprimento de mandados de prisão e recuperação de veículos furtados ou roubados.

Polícia Militar Ambiental alerta sobre denúncias relacionadas à poluição sonora. Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCÁGLIO, este tipo de ocorrência gera grande demanda a PMA, mas nem todos os casos são considerados como poluição sonora. O capitão explica que algumas situações se enquadram como perturbação do sossego alheio ou do trabalho, e nestes casos a Polícia Militar deve ser acionada, além do registro de boletim de ocorrência. Já a poluição sonora, segundo o capitão, possui uma intensidade maior e é considerada mais grave. O capitão esclarece que a poluição sonora geralmente é causada por indústrias e estabelecimentos que ao realizarem suas funções emitem um ruído além do permitido. Para constatar o crime de poluição sonora, RONCÁGLIO comenta que é feita uma aferição dos ruídos, com uso de equipamento específico chamado de decibelímetro.

Uma das soluções apontadas pela Polícia Militar Ambiental para resolução do problema de poluição sonora é respeitar a divisão entre área residencial e industrial. O capitão EVERTON RONCÁGLIO ressalta que muitas vezes uma indústria está instalada há anos em uma área, e os seus arredores começam a ser povoados. Ou também ao contrário, quando um estabelecimento que causa ruídos se instala em área residencial. Em função disso, o comandante da Polícia Militar Ambiental orienta que é necessário que ocorra e que seja respeitada a divisão das áreas destinadas para indústrias ou casas. Ele lembra que em muitos casos não é possível alocar uma indústria para outro local, por isso essa questão deve ser observada anteriormente.

Epagri de Mondaí orienta sobre aplicação de calda para eliminar pragas e doenças em plantas frutíferas. O extensionista PAULO KUHN ressalta que Mondaí leva o título de capital da fruta, principalmente pelo citrus, e no momento, se destaca a produção de laranja, uva e o pêssego. Ele cita que no cultivo da laranja especificamente, nesta época do ano é normal a aplicação de produtos para controle de pragas e doenças, a exemplo da calda sulfocálstica. A calda pode ser comprada pronta nas agropecuárias, mas também preparada pelo agricultor na propriedade. PAULO KUHN comenta que a orientação é que a calda seja aplicada somente nos troncos das plantas de frutas cítricas, para eliminar fungos e musgos. Já nos pessegueiros e áreas de uva a calda deve ser aplicada somente se não houver brotação ou flores. A aplicação da calda também não deve ser feita nas folhas para não ocasionar queimaduras.

Além de nutrir a planta, por ser feita a base de enxofre e cobre, o extensionista diz que a calda irá eliminar várias pragas e com isso diminuir a incidência de doenças e o risco de afetar a produção. PAULO KUHN cita que a calda é composta por enxofre 99% e cal virgem. O extensionista explica que para fazer cinco litros de calda sulfocálstica devem ser adicionados 625 gramas de cal virgem, e um quilo e 250 gramas de enxofre em pó. Ele cita que a forma de preparo é dissolver o cal e o enxofre de forma separada com água quente, e depois os ingredientes são misturados em cinco litros de água fervente. Tudo deve ser fervido em fogo baixo por uma hora até atingir uma coloração avermelhada. Depois que o excesso de cal se sedimenta no fundo do recipiente, deve ser envazado o restante do líquido. A dose para aplicação na plantação é de dois litros de calda para uma maquinada de 20 litros de água.

Itapiranga abre inscrições para nova etapa do programa de certificação de propriedades. Objetivo é a erradicação de Brucelose e Tuberculose. Os produtores rurais do município já podem procurar a secretaria da Agricultura para fazerem parte da certificação. Prazo encerra no final de julho. É preciso ter informações pessoais e o inventário de animais atualizado pela Cidasc. Conforme o secretário de Agricultura HERWALD TREBIEN, na sequencia serão feitos os encaminhamentos para visitas da equipe técnicas e realização de exames. Itapiranga já possui certificação de 11 mil e 700 animais que são testados com dois exames. O secretário salienta que o plantel de bovinos no município é de 39 mil cabeças, maior parte na bovinocultura de leite. TREBIEN chama atenção que a nova etapa de exames visa ampliar de maneira significativa os benefícios aos produtores.

Parcerias contribuem para a certificação de propriedades agrícolas. Itapiranga tem 75 por cento dos pedidos de certificados em Santa Catarina. Conforme o secretário de Agricultura, HERWALD TREBIEN, atualmente são 160 propriedades certificadas garantindo melhores preços na produção de leite e também segurança alimentar, pois a Brucelose e Tuberculose são doenças transmissíveis Já o status sanitário proporciona segurança ao produtor e também para quem consome carne ou leite destes rebanhos. HERWALD TREBIEN lembra que o município é destaque em Santa Catarina no programa de certificação de propriedades e tem foco na exportação de produtos lácteos com vários derivados do leite.

Comarca de Itapiranga está há mais de oito meses sem delegado titular. O Delegado JOÃO WESTPHAL encerrou seu trabalho na comarca de Itapiranga em outubro do ano passado. Ele foi promovido para coordenador da Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste. O cada mês o delegado regional, WESLEY ANDRADE, escala um responsável pela comarca que abrange Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. CLEVERSON MÜLLER, foi designado como responsável pela delegacia nos meses de junho e julho. WESLEY ANDRADE afirma que não tem previsão para nomeação de um novo profissional para assumir a comarca de forma definitiva. A alternativa segue com o revezamento dos delegados que atuam na área de abrangência da regional. A Polícia Civil reconhece a necessidade de maior atenção nos municípios da região de fronteira.

O delegado CLEVERSON MÜLLER, afirma que está dando prosseguimento nos inquéritos em andamento sem alterar a rotina de trabalho na delegacia de Itapiranga. Ele destaca a parceria entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além de policiais da Argentina no combate a criminalidade. MÜLLER diz que cada estado tem seu sistema de banco de dados e no sul do Brasil já ocorre o compartilhamento das informações, algo que ainda não é possível no cenário nacional. Por ser área de fronteira, a parceria com troca de informações é fundamental para as investigações e o sucesso do trabalho da Polícia Civil. O delegado alerta que a população precisa redobrar cuidados para evitar golpes. Em período de pandemia, este tipo de crime tem registrado aumento de vítimas. A recuperação do dinheiro raramente ocorre, pois os golpistas já usam meios que impedem o bloqueio dos valores obtidos em golpes.

Polícia Militar dá continuidade às ações na fronteira na Operação Hórus. Na sexta-feira a Polícia Militar realizou ações voltadas ao enfrentamento aos crimes transfronteiriços na área da fronteira em 35 municípios. Com a coordenação da nona Região de Polícia Militar de Fronteira, foram realizadas uma série de barreiras policiais fixas e móveis nas rodovias que cortam a região de fronteira, além de também serem realizadas vistorias em bares e similares. Nas barreiras, os policiais militares vistoriaram 865 veículos, dos quais 48 foram notificados por irregularidades de trânsito diversas. Em bares e similares, 25 estabelecimentos foram vistoriados, sendo que 883 pessoas foram abordadas. Nas ações de trânsito, três condutores foram autuados por recusa em realizar o teste de alcoolemia. Nas demais ações, em São Miguel do Oeste uma pessoa foi detida por tráfico de drogas, sendo apreendidas com ele cinco virgula quatro gramas de cocaína embaladas em sete “buchas”. Em outra abordagem foram apreendidas cinco gramas de maconha.

Durante tentativa de fuga, motorista bate em viatura policial. Em continuidade a Operação Hórus, a guarnição Reforçada de Fronteira da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira realizava barreira na BR 280 na manhã deste domingo, 12, por volta das oito horas, no Distrito de Idamar, em combate aos crimes de contrabando/descaminho. Durante a barreira, aproximaram-se dois veículos, e ao ser dado voz de abordagem e parada, tentaram fugir dos policiais. Um dos veículos acabou colidindo na viatura e seu condutor fugiu em direção a uma área de mata, não sendo mais localizado. O veículo estava carregado com 291 garrafas de vinhos de diversas marcas oriundos da Argentina, sem os devidos despachos aduaneiros e coberto por uma lona preta. O valor de mercado dos vinhos no Brasil é de aproximadamente 75 mil reais. A mercadoria e o veículo foram apreendidos.

Queda de moto deixa homem ferido em Bandeirante. O acidente aconteceu na noite deste domingo, na SC-492, linha Novo Encantado, em Bandeirante, por volta das 19 horas. Segundo apurado com moradores do local, um homem de 27 anos que conduzia uma Honda Strada com placa de São Miguel do Oeste, seguia sentido ao município, quando saiu da pista e caiu. Com a queda, a vítima teve escoriações pelo corpo e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. Após a imobilização, ele foi conduzido ao Hospital Regional.

Duas pessoas ficam feridas envolvendo motos na BR 163. Por volta das 16 horas e 20 de ontem o Corpo de Bombeiros de São Miguel atendeu a um acidente de trânsito, envolvendo duas motocicletas, na BR 163, próximo a comunidade de Linha Campina, Município de Descanso SC. Em uma das motocicletas estava um jovem de 18 anos. Encontrava-se em deitado, consciente e orientado. Apresentava escoriação membro superior esquerdo com luxação no ombro. Também foi atendido a caroneira de 19 anos. Apresentava escoriação na braço esquerdo e perna esquerda e relatava dor abdominal. Ambos foram conduzidos ao hospital Regional.

Condutor e passageira ficam feridos em acidente envolvendo duas motos na SC 163. O acidente foi atendido pela Policia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste por volta das 16 horas e 20 minutos deste domingo, na SC 163, na linha Campinas em Descanso. A colisão traseira envolveu a motocicleta Honda CG 150 Titan emplacada em Tunápolis, conduzida por um rapaz de 18 anos, e a motocicleta Yamaha Fazer 250, também de Tunápolis, conduzida por outro rapaz de 18 anos. O condutor e a caroneira da motocicleta Honda CG 150 sofreram ferimentos leves. O motociclista apresentava escoriação no braço esquerdo com luxação no ombro. Já a passageira de 19 anos apresentava escoriação no braço e perna esquerdose relatava dor abdominal. Após o atendimento dos bombeiros os dois foram conduzidos ao hospital regional.

Incêndio danifica residência e veículos no interior de Iporã do Oeste. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste por volta das 10 horas do sábado, em residência na Linha Quilombo, interior de Iporã do Oeste. O incêndio ocorreu em uma garagem nos fundos do terreno. Quando os bombeiros chegaram ao local as chamas já haviam sido controladas pelos familiares e vizinhos com uso de baldes e mangueiras, evitando que o fogo chegasse até a casa. Os socorristas utilizaram ainda aproximadamente mil litros de água para o rescaldo. Foi constatado pela guarnição que na garagem havia um forno artesanal, no qual estavam defumando salame. No local havia também um carro e uma moto que foram retirados, e tiveram pequenos prejuízos.

Motociclista morre após saída de pista e colisão em residência na SC 161. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu por volta das 20 horas deste domingo um acidente de trânsito na SC 161 em Romelândia. Foi uma saída de pista seguida de choque em casa de alvenaria, envolvendo uma motocicleta Honda CBX 250 Twister, emplacada em Romelândia. O motociclista, um homem de 24 anos, foi socorrido mas veio à óbito à caminho do hospital. Os danos na motocicleta foram de média monta.

Filho mata o pai com golpe de faca e morre em acidente durante fuga no PR. O crime brutal ocorreu neste domingo em Bom Jesus do Sul. Um dos pioneiros da comunidade de Linha Panasolo foi assassinado com um golpe de faca no peito após um desentendimento. PAULINO PANASSOLO, 82 anos, havia ido ao culto na igreja da comunidade e ao retornar para casa, teve um desentendimento com o filho, JOSÉ LIMA DOS SANTOS, 56 anos. Durante a discussão, o filho acabou desferindo um golpe de faca no peito do próprio pai. O golpe levou PAULINO a óbito. Logo em seguida, o filho pegou uma caminhonete Nissan e na fuga, chegando emPranchita, bateu de frente com uma carreta e morreu na hora. O motorista da carreta foi atendido pelos enfermeiros de Pranchita e levado ao hospital. Polícia, IML e a criminalística de Francisco Beltrão foram acionados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.