ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 13/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Mais de 20 pessoas foram mortas ou estão desaparecidas devido a deslizamentos de terra e enchentes enquanto chuvas de Monções arrasam o Nepal. Chuvas pesadas desde a quinta-feira atingiram 20 dos 77 distritos do Nepal, nas montanhas e também nas planícies no sul do país. Uma nota do Ministério de Assuntos Domésticos disse que 15 pessoas haviam morrido, 6 estavam desaparecidas e 13 estavam feridas com as chuvas incessantes, que causaram deslizamentos e enchentes relâmpago em rios que se originam nos Himalaias.

A Rússia começou a entregar, nesta sexta-feira, um sistema avançado de mísseis de defesa antiaérea S-400 à Turquia. De acordo com a agência de notícias Reuters, a medida pode trazer sanções vindas dos Estados Unidos e ameaçar a aliança militar do Ocidente, a Otan. A organização considera que o sistema não deveria ser usado por um país membro. A entrega, anunciada pelo Ministério da Defesa turco e pelo serviço russo de cooperação militar, foi feita em uma base aérea militar perto da capital, Ankara.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, confirmou nesta sexta-feira a operação para deportar migrantes em situação irregular programada para este domingo. Ele afirmou que o governo vai expulsar as pessoas que vieram ilegalmente para os Estados Unidos e levá-las de volta para seus países. TRUMP disse estar "na obrigação" de levar a medida adiante. A operação, que começará no domingo, deve afetar duas mil pessoas em pelo menos 10 cidades.

A seguir:

-PEC DA PREVIDENCIA SERÁ VOTADA EM SEGUNDO TURNO

DEPOIS DO RECESSO

O Instituto Nacional do Seguro Social começou nesta sexta-feira o pente-fino nos seguintes benefícios previdenciários: Benefício de Prestação Continuada, pensão por morte, aposentadoria por idade e por tempo de contribuição. Serão analisados os benefícios que apresentam indícios de fraude e irregularidade. De acordo com o INSS, a revisão será prioritariamente nos BPCs, que é o pagamento de um salário mínimo benefício a pessoas com deficiência ou idosos a partir de 65 anos que comprovem não ter meios para sobreviver. Segundo o INSS, serão analisados, pelos próximos 18 meses, três milhões de benefícios com indícios de irregularidades.

A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta sexta-feira a votação em primeiro turno da reforma da Previdência, que cria novas regras para a aposentadoria. O texto ainda precisará ser aprovado em segundo turno antes de seguir ao Senado. A análise dos destaques começou na quarta-feira e só terminou nesta sexta. Os parlamentares aprovaram quatro mudanças pontuais no texto: a flexibilização das exigências para aposentadoria de mulheres; regras mais brandas para integrantes de carreiras policiais; redução de 20 anos para 15 anos do tempo mínimo de contribuição de homens que trabalham na iniciativa privada e regras que beneficiam professores próximos da aposentadoria.

O secretário de Previdência e Trabalho, ROGÉRIO MARINHO, reviu nesta sexta-feira a estimativa de economia com a reforma da Previdência para cerca de 900 bilhões de reais num período de dez anos. Quando o governo encaminhou o projeto da reforma para o Congresso, previa uma economia de um trilhão 230 bilhões. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, a reforma terá de ser aprovada em um segundo turno de votação, o que deve ocorrer somente depois do recesso parlamentar. O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, afirmou que a votação deve começar no dia seis de agosto. Ele pretende entregar o texto final da reforma da Previdência ao senado no dia nove do mês que vem.

A seguir:

-ESTADO DEVE USAR CARROS DE APLICATIVO PARA

TRANSPORTE DE SERVIDORES

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirmou na noite desta sexta-feira a morte do segundo paciente por febre amarela em Santa Catarina em 2019. A vítima é um homem de 40 anos morador de Itaiópolis, no Norte do estado. Ele não tinha registro de vacina na rede pública e morreu em 29 de junho. Para evitar novos casos, foi feito um mutirão de vacinação em um raio de dois quilômetros da casa do paciente, o que resultou em 492 pessoas imunizadas. O outro paciente que teve a morte registrada em 2019 em Santa Catarina foi um homem de 36 anos morador de Joinville. Ele também não tinha tomado a vacina.

O Governo do Estado tem 45 dias pra fazer uma perícia nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, em Florianópolis. A determinação é do juiz LUIS FRANCISCO MIRANDA, da primeira Vara da Fazenda Pública. Ele determinou a elaboração de um relatório sobre a real situação das estruturas. No sábado passado, uma placa de ligação do asfalto de uma das estruturas se soltou, afetando o trânsito. A Justiça negou o pedido de perícia judicial feito na segunda-feira pelo Ministério Público de Santa Catarina, por considerar que o Estado tem profissionais capacitados para fazer essa avaliação. O juiz fixou prazo de 30 dias para que a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade apresente um plano de contingência e mais 30 dias para a implantação desta proposta.

A Secretaria de Administração de Santa Catarina publicou edital para a contratação de uma empresa para transportar os servidores do governo estadual. A ideia é economizar recursos que seriam usados para a manutenção de uma frota própria. Na quinta-feira, começou o prazo para que as empresas possam mandar propostas. A modalidade é pregão eletrônico, onde vale o menor preço por item. As propostas serão abertas em 30 de julho. A intenção do governo é fazer os deslocamentos da Grande Florianópolis via transporte por meio de aplicativo e os carros serão chamados conforme a necessidade. O estado afirmou que a economia deve chegar a cinco milhões de reais em 12 meses.

- A SEGUIR:

-FORMATURA DO PROERD REÚNE GRANDE PÚBLICO EM

CAMPO ERÊ.

-SINDICALISTA ASSUME SINTICOM PELA TERCEIRA VEZ.

Comunidade tem tudo pronto para Tradicional Festa do Coloco e Motorista. Afirmação é de JAIR MARTINS – coordenador da comunidade São Cristóvão de Campo Erê. De acordo com ele, a festa que acontece amanhã, é uma das maiores festas do município, pois todos os anos o número de participantes é muito grande. A programação vai ocorrer como de costume: a carreata com início as oito horas da manhã de frente da Praça da Igreja Matriz passando pela Rua Maranhão até o Fórum descendo pela Avenida Astor Schoeninger até a Coronel Bertaso onde ocorre a benção dos veículos e logo depois até o Bairro São Cristóvão, para realização da missa.

Interessados em almoçar na festa do Colono e Motorista precisam fazer a reserva de carne. MARTINS, comenta que as fichas estão sendo vendidas nos locais de costume e também com os integrantes da comunidade. O telefone para quem precisar ligar reservando a carne é 99927- 5868. A venda de carne suína será feita até hoje agora ao meio dia, e a carne de gado será comercializada até amanhã por volta das 10 horas da manhã. Os valores são: espeto com dois quilos e meio de carne de gado, 50 reais e a suína mesmo quantidade por 40 reais.

Programação para Festa do Colono e Motorista é extensa. O comentário é de MARISE KERKOVEN uma das organizadoras da festa. Ela diz que haverá sorteio de brindes e rifas, além de homenagens aos colonos e motoristas. Na programação tem ainda o tradicional desfile da rainha e rei da festa. Ás 14 horas tem início ao matinê com animação do Trio da Terra. MARISE frisa que quem almoçar na festa não paga entrada para o matinê a tarde.

Formatura do Proerd reúne grande público em Campo Erê.Segundo DIRCEU LUIZ SCHNEIDER – instrutor do programa e policial militar, foram quatrocentos e 30 alunos e pais se formando na noite de ontem no ginásio João Telles Padilha. Trezentos formandos são alunos dos quintos e sétimos anos, e 130 pais que participaram de encontros do Proerd Pais. A formatura contou com a participação de várias lideranças e autoridades, além do Canil da Polícia Militar.

Proerd comemora 20 anos de atuação em Campo Erê. De acordo com o policial LUIZ, durante o evento de ontem, teve vários momentos de homenagens aos ex - instrutores e aos atuais também e parceiros do programa. LUIZ, conta que está como instrutor no programa há 15 anos e em todo esse tempo várias pessoas abraçaram a causa e foram parceiras. Ele afirma que está feliz com os resultados do Proerd desse ano no município, algumas situações diz ele, desanimam, mas em compensação quando vê de perto os resultados do seu trabalho a motivação em querer continuar para deixar crianças e adolescentes longe das drogas é muito gratificante.

Sindicalista assume Sinticom pela terceira vez. Em solenidade realizada ontem a noite em São Lourenço do Oeste, MARIA DA SILVA assumiu pela terceira vez a presidência do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e no Mobiliário. Outros 14 membros da diretoria também assinaram os termos de posse, num restaurante da cidade. No seu discurso, MARIA citou as dificuldades da categoria, principalmente nas negociações com a classe patronal. O Sinticom atua em 10 cidades da nossa região.

Trabalhadores na construção civil do Noroeste prestigiam posse da nova diretoria. Uma das presenças de destaque foi ISAIAS OTAVIANO, da Federação dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário, de Brusque. PEDRO NOGUEIRA, presidente do SITICOM de Joaçaba também foi prestigiar a posse de MARIA DA SILVA. Outra personalidade foi CLÓVIS RAMOS, da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, que fica em Lages. Todos manifestaram preocupação com as reformas da Previdência.

Secretária de saúde participa de Congresso em Brasília. MARLA SUTIL responsável pela pasta em Saltinho, relata que recentemente esteve na capital federal, juntamente com demais gestores municipais de Saúde da região, participando do Congresso Nacional de Secretarias Municipais da Saúde. O encontro teve como tema, “Diagnósticos no Cotidiano do SUS”. Teve ainda, Mostras Brasil Aqui tem SUS com a presença do Ministro da Saúde LUIZ HENRIQUE MANDETTA, que na oportunidade, anunciou investimentos e fortalecimento ao SUS. MARLA, conta que durante o congresso ocorram várias palestras e discussões relacionadas à saúde pública.

Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde reúne gestores de várias regiões. ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde de Campo Erê, conta que participou recentemente em Brasília desse encontro. Com o tema "Diálogos no Cotidiano do SUS", o Congresso do Conasems promoveu o encontro de mais de cinco mil congressistas, entre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades.

Congresso é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS e Consórcios de Saúde. A observação é da secretária. Segundo ela, durante o evento, foi promovido também a décima sexta edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS", com apresentação de quinhentas experiências de Secretarias Municipais de Saúde. Objetivo, segundo ELIZANDRA, é mostrar o SUS que dá certo em todas as regiões do país.

Congresso Conasems acolhe Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira. Segundo ELIZANDRA, ação é de iniciativa do Conasems e desenvolvimento em conjunto com entidades parceiras, que tem como objetivo a implementação de estratégias de prevenção das arboviroses e do manejo do mosquito e suas consequências, com foco na capacitação de gestores e técnicos da Saúde. O evento contouainda com a tradicional "Feira Brasil aqui tem SUS", onde instituições e empresas, públicas e privadas, puderam expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços, tecnologias e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos. SONORA

É importante fortalecer os municípios para o SUS. Segundo ELIZANDRA, os secretários municipais estão à frente do SUS, e são as maiores autoridades desse sistema. O ministro da saúde, disse em seu depoimento que vai trabalhar no ajuste e liberação de recursos para os Consórcios, viabilização e melhoramentos SUS. Em sua fala também reforçou a importância dos consórcios de saúde, usando o estado do Paraná como referência. ELIZANDRA, frisa que hoje, Campo Erê faz parte do CONIMS, (Consórcio Intermunicipal de Saúde) de Pato Branco.

Secretária de saúde busca recursos na capital federal. ELIZANDRA DA SILVA – responsável pela pasta em Campo Erê, destaca que aproveitou a oportunidade da viagem até Brasília para buscar recursos para a saúde de Campo Erê. Para isso, vários ofícios e pedidos foram protocolados junto a Superintendência Federal.

- A SEGUIR:

-INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO MOBILIZA BOMBEIROS.

-CAPOTAMENTO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR-

280.

Família procura por homem desaparecido em Palma Sola. Amigos e familiares procuram RENÉ JOSÉ POERSCH, de 62 anos. Ele sumiu ontem pela manhã. O local onde foi visto pela última vez, fica cerca de 2km da cidade e do estádio municipal de futebol. Conforme as informações, ele foi até uma área de terra para tratar o gado. Em seguida, ligou para família dizendo que iria ensacar o milho, no entanto, não retornou.

O homem desapareceu no local onde havia ido soltar o rebanho e não teria chegado até onde faria o trabalho com os grãos. RENÉ estava trajando jaqueta marrom, calça jeans e boné azul. Ele possui algumas dificuldades na fala. Qualquer informação pode ser enviada para família no 49 9-91434055.

Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros. Por volta das 20 horas e 45 minutos da noite de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionada para verificar um possível incêndio em vegetação rasteira. O sinistro foi na Linha Divisor, Campo Erê. Ao chegar no local a guarnição constatou o sinistro, o fogo já havia tomando uma área aproximada de mil e quinhentos metros. Os bombeiros iniciaram o combate às chamas. Foram utilizados cerca de mil litros de água e após uma hora de serviço o incêndio foi controlado e extinto. Não foi encontrado nenhum responsável pela área até o momento.

Polícia apreende menores com droga e carregador de pistola. A Polícia Militar de Maravilha abordou ontem, um homem de 30 anos, usuário de droga no Bairro Bela Vista em Maravilha. Em revista pessoal, foi encontrado com ele, uma porção de crack e uma de maconha. O homem informou a PM, onde teria conseguido a droga, que é um local já conhecido pelas guarnições. Os policiais se deslocaram até lá e abordaram dois menores de idade, um de 15 e outro de 17 anos, suspeitos de serem os vendedores. Próximo de um deles, a PM localizou cerca de 100 reais em dinheiro trocado e também uma porção de maconha.

Foi acionado o Canil de São Miguel do Oeste para fazer uma varredura na casa e arredores. Os cães encontraram mais uma quantia de maconha e um carregador de pistola com dez munições calibre 380. A suspeita é que o carregador seja objeto de furto da casa de um policial da reserva há alguns dias. Os dois receberam voz de prisão e foram encaminhados junto com a droga, o carregador e o dinheiro para a delegacia.

Colisão causa ferimentos leves em motociclista na SC-305. O acidente ocorreu por volta de meio-dia de ontem, na SC-305, na área industrial de Anchieta. No local foi registrada uma colisão entre uma motocicleta com placa de Anchieta e uma picape Montana de Chapecó. Conforme os bombeiros que atenderam o piloto do moto, ele foi encontrado caído sobre a rodovia estadual apresentando escoriações. Ele teve ferimento em um pé e foi levado para o pronto atendimento local. O condutor da Montana saiu ileso.

Capotamento deixa duas pessoas feridas na BR-280. Os bombeiros de Palma Sola foram chamados na madrugada de hoje, por volta das 4 horas, para atendimento de um acidente na BR-280, em Flor da Serra do Sul, nas proximidades do trevo que dá acesso para Salgado Filho. No local foi registada uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Celta preto, com placas de Vitorino. O carro era ocupado por duas pessoas sendo um homem de 22 anos e uma mulher de 28. O rapaz apresentava suspeita de fratura nas pernas, nas costelas e traumatismo craniano. Já a mulher apresentava suspeita de fratura na região lombar e traumatismo craniano.

Após os primeiros socorros no locas as vítimas foram conduzidas para o hospital de Palma Sola. Conforme os bombeiros, os dois ocupantes relataram que havia mais pessoas no Celta, porém, apesar das buscas, ninguém foi localizado nas imediações. A Polícia Militar que estava no local que o automóvel era ocupado somente pelo casal e que o relato poderia ter sido pelo estado de ambos que estavam desorientados.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.