ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 13-06-2020 Sábado

-GOVERNO REVOGA MP QUE PERMITIA A ESCOLHA LIVRE DE REITORES

-CONSELHO TUTELAR VAI ATUAR NOS CASOS DE ALUNOS QUE NÃO FAZEM ATIVIDADES

-ROTARACT CLUBE DE DESCANSO FARÁ CAMPANHA PARA ARRECADAR DONATIVOS

-BOMBEIROS ESCLARECEM NOVAS NORMAS DE ACESSIBILIDADE EXIGIDAS EM NORMATIVA

-GOVERNADOR ANUNCIA AUXÍLIO EMERGENCIAL, E GARANTE RECURSOS PARA REPARAR DANOS

-DEFESA CIVIL CONFIRMA TORNADO COMO FENÔMENO QUE ATINGIU DESCANSO E BELMONTE

-HOMEM É PRESO APÓS CAPOTAR CARRO FURTADO

-JOVEM FICA FERIDO EM COLISÃO DE MOTO E CAMINHÃO NA SC 386


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e três centavos. O euro está valendo cinco reais e 66 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O Twitter anunciou a remoção de 32 mil 242 contas vinculadas a máquinas estatais chinesas, turcas e russas nesta sexta-feira. Também foram excluídas cerca de 150 mil contas periféricas responsáveis por "ampliar" o conteúdo divulgado pelas contas principais. Segundo a rede social da Califórnia, essas contas estavam envolvidas em campanhas de desinformação ou promoviam a propaganda de seus respectivos estados. A grande maioria, mais de 23 mil deles vem da China, onde o Twitter é censurado.


O governo venezuelano prorrogou nesta sexta-feira por um mês o "estado de alerta" decretado em 13 de março para conter a propagação do novo coronavírus, medida que oferece uma base legal para a continuação da quarentena. "O Estado de Exceção de Alerta" foi estendido por mais 30 dias no país dadas as circunstâncias de ordem social que colocam gravemente em risco a saúde pública e a segurança dos cidadãos", diz o decreto presidencial, publicado no Diário Oficial. Esta é a terceira prorrogação decretada pelo governo socialista, no momento em que a Venezuela experimenta, desde primeiro de junho, uma flexibilização do confinamento, que havia paralisado as atividades não-essenciais.


A Argentina prorrogou nesta sexta-feira, pela quarta vez, o prazo de adesão à oferta de reestruturação de 66 bilhões 238 milhões de dólares em títulos de sua dívida sob legislação internacional. Dessa forma, o país vizinho prolonga as negociações com credores privados em busca de uma nova proposta que consiga "maximizar" o nivel de aceitação entre eles. O dia 19 de junho é o novo prazo estabelecido para que os detentores desses títulos deem aval para a proposta de swap que o país formalizou em 21 de abril na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Enquanto isso, o governo de Alberto Fernández manterá as negociações abertas com grandes grupos de credores, a maioria dos quais rejeitou a proposta inicial e está exigindo melhoras.


Para barrar o processo de impeachment que avança na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o governador, WILSON WITZEL, vai procurar na próxima semana o presidente da Casa, ANDRÉ CECILIANO. O governador argumenta que não pode ser julgado politicamente antes de um desfecho na Justiça a respeito das acusações de desvios na área da Saúde, durante a pandemia do coronavírus. A Assembleia decidiu, por unanimidade em votação, abrir o processo de impeachment contra o governador na quarta-feira. O pedido de impedimento de WITZEL aceito foi o dos deputados LUIZ PAULO e LUCINHA, ambos do PSDB, que acusam o governador de crime de responsabilidade. Outros 13 foram arquivados. Entre as acusações estão a compra de respiradores no combate ao coronavírus com suspeita de superfaturamento, construção dos hospitais de campanha, cuja licitação é investigada e suposto vínculo de WITZEL com empresários.


Levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Conselho Nacional de Justiça informa que ao menos 32 mil e 500 presos deixaram as unidades prisionais em razão da pandemia do novo coronavírus. Os dados são referentes a 18 estados e o Distrito Federal e representam quatro vírgula 78 por cento da população carcerária, sem levar em consideração presos em regime aberto ou em delegacias. Em março, o conselho publicou uma resolução na qual orientou a adoção de medidas pelo Poder Judiciário para evitar a disseminação do coronavírus nas prisões. Conforme o CNJ, os cerca de 32 mil e 500 presos que deixaram a cadeia tiveram a prisão adaptada para prisão domiciliar ou monitoramento eletrônico, por exemplo.


O presidente JAIR BOLSONARO revogou, nesta sexta-feira, a medida provisória que dava ao ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, o poder de nomear reitores por escolha própria para universidades federais durante a pandemia do coronavírus. A MP tinha sido editada na terça e previa essa possibilidade na substituição de todos os reitores e pró-reitores cujos mandatos terminassem ao longo da pandemia. No processo regular, o MEC escolhe o dirigente a partir de uma lista tríplice, montada com os votos de alunos, professores e servidores. Pela manhã, o presidente do Congresso Nacional, senador DAVI ALCOLUMBRE devolveu a MP dos reitores ao Palácio do Planalto. Com isso, o texto perdeu a validade.


Uma portaria do governo de Santa Catarina autorizou as atividades laborais no sistema prisional a partir de segunda-feira. O documento libera o funcionamento das oficinas e fábricas e determina normas para reduzir os riscos de contágio por coronavírus. O documento foi feito após debates entre representantes do sistema prisional, do Grupo de Monitoramento de Fiscalização do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. As atividades laborais estavam paradas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. Conforme a Secretaria de Administração Prisional, 18 detentos e um adolescente já foram diagnosticados com Covid-19 nos presídios, penitenciárias e centros socioeducativos do estado, sendo que dois dos presos estão recuperados. Entre os servidores, 21 contraíram a infecção e quatro estão curados.


A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarinadivulgou nesta sexta-feira o calendário com as datas para retirada dos kits de alimentação escolar para alunos da rede pública. As datas foram definidas por cada coordenadoria regional de Educação, por isso, é diferente para cada região e escolas. Algumas unidades de educação terão kits disponíveis para entrega a partir da segunda-feira. Serão 548 pontos para retirada dos alimentos em todo estado. Para fazer a retirada do kit alimentação nas escolas os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha do estudante ou acessar no celular o aplicativo 'Estudante On-line' com código QR-Code aberto. Quem não puder ir na escola na data definida para retirar o kit, poderá ir depois em um dia que a escola esteja aberta.


O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, NATALINO UGGIONI, afirmou nesta sexta-feira que o estado trabalha com a possibilidade de retomar as aulas presenciais no mês de agosto, dependendo das condições epidemiológicas do estado. As aulas estão suspensas desde março. Enquanto isso, o Conselho Tutelar deve passar a atuar nos casos de estudantes que não estejam participando das aulas à distância prevista no plano estadual. De acordo com ele, 34 mil estudantes estão sem fazer as atividades remotamente, sejam online ou impressas, a maioria deles do ensino médio. Conforme levantamento feito pelas escolas, o Estado está tentando chegar nesses alunos e vai acionar o Conselho Tutelar para isso. Na rede estadual de Santa Catarina há mais de 500 mil alunos matriculados.


-ROTARACT CLUBE DE DESCANSO FARÁ CAMPANHA PARA ARRECADAR DONATIVOS

-BOMBEIROS ESCLARECEM NOVAS NORMAS DE ACESSIBILIDADE EXIGIDAS EM NORMATIVA

-GOVERNADOR ANUNCIA AUXÍLIO EMERGENCIAL, E GARANTE RECURSOS PARA REPARAR DANOS

-DEFESA CIVIL CONFIRMA TORNADO COMO FENÔMENO QUE ATINGIU DESCANSO E BELMONTE


Ameosc soma movimento econômico de cinco bilhões e 500 milhões de reais em 2019. A informação é do responsável pelo setor da Ameosc, JACKSON SONAGLIO. De acordo com ele, o valor adicionado da associação dos municípios do Extremo Oeste é 6,19% a mais do que no ano anterior. A agricultura também cresceu e representa cerca de 54% da economia dos pequenos municípios. Apesar de positivo, o índice é menor do que a média estadual. O movimento econômico dos municípios catarinense cresceu cerca de 9 % na comparação com 2018. Lembra que esse montante leva em conta uma série de fatores. Ele lembra que por meio destes valores que a secretaria da fazendo faz os cálculos visando o repasse do ICMS. Com isso, os valores de 2019 vão refletir nos depósitos estaduais do ano que vem. Neste ano a previsão é redução do imposto devido ao fechamento do comercio. Os dados serão apurados ano que vem, e o reflexo da pandemia, com esta base, será ainda em 2022.


Pequenas cidades foram as que mais cresceram no movimento econômico de 2019. Iporã do Oeste, por exemplo, aumentou 17,31% na comparação com 2018, quase três vezes mais do que a taxa de crescimento da Ameosc e praticamente o dobro da média estadual. Em Tunápolis, o movimento econômico cresceu 12,8%, enquanto que São João do Oeste e Descanso tiveram alta de 11%. Em relação ao movimento agropecuário, o crescimento na região de Ameosc foi de 8,75%. Em SJCedro o crescimento for de 3,28%, totalizando cerca de 319 milhões de reais. Já no setor agropecuário SJCedro teve saldo negativo de 0,7%, aproximadamente. Princesa teve 0,74% de crescimento. Guarujá do Sul não teve crescimento, mas, deverá ingressar com pedido de revisão dos dados. O movimento que vem da agropecuária representa 53% do valor adicionado geral no Extremo Oeste.


Pauta inclui reivindicações para auxiliar agricultores afetados pelo temporal. Conforme o presidente da Microrregião Três Fronteiras dos Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, VANDERLEY RUTKOSKI, de forma geral, os prejuízos das fortes chuvas foram registrados em toda região. Ele afirma que a situação se agrava porque além dos estragos causados pelo temporal, a agricultura já vinha de um período de dificuldades devido à estiagem. RUTKOSKI cita que os sindicatos, por meio da Fetaesc, estão reivindicando auxílios dos governos para os agricultores. Ele comenta que videoconferências estão sendo realizadas entre os sindicalistas para discutir estas demandas, já que o momento não permite reuniões presenciais. Para o dia 25, novo encontro online está marcado. Levando em conta o lançamento do Plano Safra, no dia 17, o presidente cita que foi entregue uma pauta de reivindicações para atender a agricultura familiar.


Munícipes de Descanso recebem apoio devido ao abalo emocional causado pelo temporal. Segundo o diretor do hospital, PAULO CESAR BUSNELLO, a estrutura da entidade chegou a ser danificada, mas com pequenos danos já sendo recuperados, e a maior preocupação é com a saúde da população. Ele explica que ainda na quarta-feira o hospital atendeu três pacientes que tiveram ferimentos causados devido ao mau tempo, e que foram encaminhados ao hospital regional de SMOeste para avaliação detalhada. Estes pacientes foram liberados no dia seguinte, e passam bem. BUSNELLO ressalta que também foi grande a procura por pessoas abaladas com o ocorrido, e que necessitaram de atendimento. Ele afirma que isso se deve ao grande susto que o temporal causou, principalmente daquelas que tiveram algum prejuízo em sua propriedade. Próprios familiares dos funcionários do hospital também tiveram danos causados pelas chuvas.


Rotaract Clube de Descanso empossa nova diretoria em julho. Segundo a presidente do Rotaract Clube de Descanso, PATRÍCIA SOSTER, neste um ano em que esteve a frente da entidade, foram realizadas ações de conscientização para reciclagem do lixo, a confecção e instalação de lixeiras na cidade, a terceira edição da Gincaract Kids no mês de outubro alusiva ao dia das crianças e o Natal Solidário em parceria com o Lions Clube Mulher de Descanso. Nesta ação, 65 famílias carentes do município foram contempladas com uma cesta básica. PATRÍCIA enfatiza que a Gincaract, que estava prevista entre abril e maio, teve que ser cancelada em função da pandemia. A ideia da diretoria é realizar, se possível, o evento ainda este ano. A eleição da nova diretoria, feita entre a maioria dos membros, já ocorreu com a nomeação de MATHEUS CEREZER como novo presidente. A posse está prevista para o dia primeiro de julho, por meio de videoconferência.


O Rotaract Clube de Descanso, em parceria com entidades e cooperativas de crédito do município, irá desenvolver um projeto para arrecadar alimentos e produtos de limpeza. A ação, alusiva ao dia C de Cooperar, inicia dia 15 de junho, e se estende até dia quatro de julho. O objetivo é auxiliar famílias carentes do município de Descanso e também Belmonte. A presidente do Rotaract PATRÍCIA SOSTER explica que nestas entidades e nas cooperativas, além de mercados nos dois municípios, serão alocados pontos de recolha dos donativos. Ela comenta que a destinação das doações pelo CRAS as famílias está prevista para começo de julho. PATRÍCIA cita ainda a doação recente de um recurso para a Sociedade Protetora de Animais de Descanso, a SPAD, que no dia 11 de julho irá promover uma campanha de castração de cães e gatos, por meio da vinda do Castra Móvel. O valor doado será investido na castração de animais de rua.


Bombeiros esclarecem novas normas de acessibilidade exigidas em normativa. Conforme o chefe da seção de segurança contra incêndios do quartel, cabo BERTILO BOURSCHEIDT, a instrução normativa número nove, publicada no dia dois de junho, entra em vigor no dia 30 de julho. Ele lembra que caso seja projetada alguma nova edificação ou alteração, as novas normas da normativa já podem ser seguidas. O cabo cita entre as alterações a largura das portas das saídas de emergência, que antes a exigência era de um metro e 20 centímetros, que passa a ser de 80 centímetros. As barras anti-pânico passam a ser exigidas em clubes onde a lotação é acima de 500 pessoas. BERTILO explica que nas normas de acessibilidade a inclinação da rampa passou para 8,33%, e o guarda corpo em que a exigência era de um desnível de 55 centímetros, o que representava três degraus, agora deve ter um desnível de 19 centímetros, ou seja, um degrau.


Ainda em relação ao guarda corpo, em que a altura tinha que ser de um e dez, aumentou para um metro e 30 no caso de arquibancadas ou locais de reunião de público. O chefe da seção de segurança contra incêndios do quartel ressalta que outras mudanças já em vigor são as solicitações de vistorias, abertura de empresa e habite-se diretamente pelo site, e a partir da quitação das taxas, o serviço entra na fila para ser executado pelos bombeiros. Ele lembra que as exigências não serão cobradas imediatamente, mas conforme for feita alguma reforma ou melhoria na estrutura, o responsável já deve se adequar as novas normas. Conforme o cabo BERTILO BOURSCHEIDT, o objetivo é melhorar a segurança de todos que frequentam o espaço, sendo que o responsável pelo local irá responder caso ocorra algum acidente devido irregularidades.


Em poucos dias, Descanso recebe donativos o suficiente para atender famílias atingidas pelo temporal. Segundo a secretária, JOSEMARI WANDSCHER, desde o temporal na quarta-feira, o setor tem organizado as equipes para evitar aglomerações e facilitar o trabalho. Ela cita que o setor de Assistência Social e o Lions ficaram responsáveis pela arrecadação e também a entrega dos donativos, como alimentos, materiais de limpeza, material de construção civil e colchões. O ponto de recolha é o ginásio do bairro Jaroseski. A secretária lembra que todo o cuidado está sendo tomado para evitar a transmissão do coronavírus. JOSEMARI lembra que todas as famílias que retiram algum donativo estão assinando o nome em uma lista, para o controle do setor. Ela acrescenta que no momento não é possível a equipe se deslocar a outros municípios pegar donativos, porque todos estão envolvidos no trabalho do recebimento e entrega das doações.


A secretária de Assistência Social de Descanso diz que o volume de doações é grande e com a ajuda de tantas pessoas será possível suprir a necessidade de todas as famílias com vestuário, calçados, cobertores, roupas de cama e alimentos, entre outros materiais. JOSEMARI WANDSCHER agradece a ajuda de todos, e caso sejam necessários mais donativos, será informado. Durante o levantamento da Defesa Civil, as famílias declararam as suas maiores necessidades. JOSEMARI acrescenta que ainda estão sendo aceitas doações em dinheiro, sendo que o Lions disponibiliza de contas bancárias para a qual podem ser feitas as doações. As contas são Banco do Brasil, agência 321-2, conta poupança 96 481-6, ou no Sicoob, agência 00019, conta poupança 63 217 963-5. Em Belmonte, a maior necessidade é de produtos de higiene pessoal e limpeza, e alimentos. A entrega de donativos já recebidos iniciou ontem, e se estende no final de semana.


Durante a manhã de sexta-feira, o Chefe da Defesa Civil do Estado, coronel JOÃO BATISTA, esteve em Iporã do Oeste, onde visitou pontos danificados pelo temporal e anunciou kits para instalação de novas pontes. À tarde, acompanhado da comitiva do governador CARLOS MOISÉS, o coronel esteve também em Descanso e Belmonte. Coronel JOÃO BATISTA comenta que recebeu dos municípios o levantamento detalhado dos prejuízos, para a partir disso, tratar da liberação de auxílios. O chefe da Defesa Civil afirma que pelo fato do governador ser egresso dos bombeiros, e já ter atuado na coordenação da Defesa Civil, se sensibiliza e se compromete com a causa. O coronel chamou atenção para os vários gestos de solidariedade de toda região, em auxílio aos municípios de Descanso e Belmonte, para reconstrução das residências e estabelecimentos danificados, a arrecadação e entrega de donativos as famílias atingidas.


Na coletiva de imprensa realizada durante a tarde de ontem em Belmonte, o governador CARLOS MOISÉS disse que a vinda da comitiva a região objetiva inicialmente trazer solidariedade as famílias atingidas. A comitiva sobrevoou a região afetada, o que segundo o governador, junto com as imagens de satélite, vai possibilitar uma análise mais detalhada dos estragos e do fenômeno que os causou. Em Belmonte foram mais de 200 em Descanso mais de 300 residências danificadas. MOISÉS enfatizou o trabalho realizado pelas equipes municipais da Defesa Civil, que já encaminharam os pedidos de decreto de situação de emergência. Ele anunciou que um plano está sendo elaborado para viabilizar a recuperação dos municípios atingidos, mas não repassou mais detalhes. Ainda durante a coletiva, o governador se mostrou confiante quanto ao enfrentamento da pandemia, com ações no momento, voltadas a realidade de cada região.


Para o prefeito de Belmonte, GENÉSIO BRESSIANI, diante de toda dificuldade que o município vem passando, é preciso valorizar os gestos de solidariedade que os belmontenses têm recebido, tanto em doações ou prestação de serviço para reconstrução dos danos. O prefeito afirma que a vinda da comitiva do governador traz uma confiança maior de que o estado está atento ao que acontece também nos municípios pequenos, e disposto a auxiliar. BRESSIANI comenta que no final de semana deverá chegar ao município o material destinado pela Defesa Civil, como telhas e cestas básicas. O prefeito lembra que o auxílio não será com recursos, mas sim, ajuda humanitária. Ele comenta que o auxílio financeiro será tratado com o governo do estado a partir de segunda-feira, e as expectativas quanto a isso são positivas, levando em conta a conversa realizada com a comitiva nesta sexta-feira.


Município esperava anúncio imediato de recursos para reparar danos. Conforme o secretário de Administração, PAULO LAUXEN, as telhas anunciadas pela Defesa Civil são destinadas para as residências danificadas. Para os espaços públicos, o secretário destaca que o governador se comprometeu em também auxiliar financeiramente. Além de casas e empresas, o temporal causou estragos nas escolas Getúlio Vargas e Paulo Henrique Pissaia, prefeitura, garagem, academia da saúde na praça e estádio municipal.LAUXEN cita que o prejuízo estimado é de dois milhões e meio de reais. O secretário afirma que a prioridade é a reconstrução das casas, o restabelecimento da água e luz as famílias, e depois o município irá tratar da reconstrução dos espaços públicos, para os quais, ele diz que a expectativa era de anúncio imediato de auxílio pelo estado. Das mais de 300 casas atingidas, LAUXEN cita ainda que cerca de 46% possuem seguro.


Defesa Civil confirma tornado como fenômeno que atingiu Descanso e Belmonte. Ainda na quarta-feira, após o temporal que atingiu municípios do Extremo Oeste, e causou estragos maiores em Descanso e Belmonte, a Defesa Civil publicou uma nota preliminar que indicava a possibilidade da ocorrência de um tornado na região, com base nas imagens de radar e em fotos realizadas no campo. Nesta sexta-feira a Defesa Civil realizou um levantamento com drone e entrevistou moradores. Após a análise detalhada de imagens, fotos, vídeos e relatos além de consultas com especialistas em tornados, a exemplo do doutor ERNANI NASCIMENTO, da Universidade de Santa Maria, foi possível confirmar a ocorrência de um tornado na cidade de Descanso, e que atingiu também o município vizinho de Belmonte. As condições de tempo severo em Santa Catarina vêm sendo monitoradas desde a semana passada.


No domingo a Defesa Civil emitiu um boletim especial de condições de tempo adverso entre os dias 9 e 11 de junho, com previsão de chuva moderada a forte e persistente, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, além de temporais com ventos intensos. Esta nota foi atualizada nos dias 7 e 8 de junho. Nos dias seguintes, foram atualizadas diariamente os avisos meteorológicos, reforçando as condições para chuva forte e persistente no estado, indo do nível de observação até o nível mais alto de risco aviso no dia do evento. Durante todo o evento foram emitidos um alerta de nível máximo, 96 atenções de nível alto, e 102 observações de nível moderado. As notificações foram enviadas para diversas regiões do estado para temporais, chuvas intensas, alagamentos, inundações e deslizamentos.


Por volta das 15 horas e 48 minutos da quarta-feira a previsão de curtíssimo prazo, “nowcasting”, feita pela Defesa Civil do Estado, emitiu um alerta nível máximo para temporais com raios e granizo, nas proximidades de Itapiranga, Iporã do Oeste, Tunápolis e Mondaí. Este alerta foi transmitido por SMS, TV digital e publicado nas redes sociais e site da Defesa Civil. O alerta foi emitido após identificar nas imagens do Radar do Oeste, localizado em Chapecó, a formação e o desenvolvimento de uma supercélula de tempestade severa nas redondezas das cidades de Belmonte, Descanso e Iporã do Oeste, no qual acabou originando a uma célula nas proximidades.


-HOMEM É PRESO APÓS CAPOTAR CARRO FURTADO

-JOVEM FICA FERIDO EM COLISÃO DE MOTO E CAMINHÃO NA SC 386


Rodovias do Oeste terão implantação de mais de 40 radares. Segundo o supervisor regional do Dnit, DIEGO FERNANDO DA SILVA, a instalação dos novos equipamentos começou neste mês, em trechos da BR 282, na região de Xaxim e Xanxerê. Estes primeiros radares instalados ainda estão em caráter educativo. A aplicação de multas começa após aferição dos equipamentos realizada pelo Inmetro, o que deve ocorrer em breve. Ele revela que a instalação dos demais equipamentos deve ocorrer no segundo semestre. Na região de Chapecó a Dionísio Cerqueira está prevista a instalação de radares em 45 pontos, das BR 282, 163 e 158. A definição dos locais foi feita por meio de estudos técnicos sobre número de acidentes e ocorrências relacionadas ao excesso de velocidade. O foco será principalmente em áreas urbanas. Uma licitação foi realizada pelo Dnit para firmar novos contratos e retomar a instalação dos controles de velocidade.


Região recebe visita do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O comandante de nova região da PM, MARCELO DE WALLAU, afirma que o objetivo foi tratar sobre o programa VIGIA que fortalece o enfrentamento aos crimes, organizações criminosas, tráfico, corrupção, contrabando, descaminho, “pirataria”, crimes ambientais e lavagem de dinheiro. Santa Catarina aderiu ao programa e em abril deflagrou as ações da Operação Hórus. Nos dias 9 e 10 de junho um integrante do Ministério da Justiça e da Segurança Pública esteve na região participando de encontros. Na quarta-feira foi realizado um encontro com os representantes da Polícia Civil, Polícia Federal e da nona Região de Polícia Militar. No dia seguinte foram realizados encontros em Dionísio Cerqueira com os participantes das instituições de segurança e com os prefeitos integrantes do CIF. Os assuntos foram relativos às ações de integração e avaliação dos números.


Jovem sofre ferimentos em queda de motocicleta. O Corpo de Bombeiros atendeu um acidente de trânsito por volta das 19 horas e 30 minutos desta sexta-feira, na Rua Ioapoc, proximidades da UPA 24 horas, no Bairro Agostini em São Miguel do Oeste. Foi uma saída de pista seguida de queda, envolvendo um jovem que saía do trabalho. Ele estava consciente, mas não soube dizer o que aconteceu. Segundo populares, o jovem que pilotava uma Honda CG perdeu o controle, pulou um barranco e caiu. Ele sofreu diversos ferimentos pelo corpo. O motociclista foi socorrido e encaminhado para atendimento médico.


Jovem fica ferido em colisão de moto e caminhão na SC 386. O acidente ocorreu por volta do meio dia de ontem, na SC 386, na linha São Lourenço, em Iporã do Oeste. A colisão envolveu um caminhão VW 11.180 emplacado em Chapecó, conduzido por um homem de 27 anos, e a motocicleta Honda CBX 250 Twister emplacado no município de Bandeirante, conduzido por um rapaz de 25 anos. Os dois veículos trafegavam no mesmo sentido. Após a colisão contra o caminhão, a moto ainda colidiu em uma árvore as margens da rodovia. O motociclista foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Ele teve suspeita de fratura no ombro direito e ferimento no joelho direito. Após atendimento dos bombeiros o piloto foi encaminhado ao hospital de Iporã do Oeste.


Homem é preso após capotar carro furtado. Um homem foi preso pela Polícia Militar na manhã de ontem, após furtar uma Saveiro em Belmonte e capotar o veículo em SMOeste. De acordo com a PM, o autor, com ajuda de um comparsa, furtou a Saveiro em uma propriedade de Belmonte, ainda na madrugada de quinta-feira. Após capotar o carro ele pediu carona no trevo de SMOeste e retornou a Belmonte. O Canil Setorial, com um boné do autor, encontrou o homem em uma residência de Belmonte, onde desacatou policiais e ameaçou moradores. Ao ser preso confessou o crime. Ele foi detido e encaminhado à delegacia de SMOeste. O pai do proprietário da Saveiro contou a reportagem que estava trabalhando na recuperação da residência atingida pelo temporal e não acreditou quando a PM ligou informando que haviam encontrado o veículo completamente destruído. O autor do furto tem diversas passagens por roubo, furto e ameaças na região.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.